Toni André Scharlau Vieira
Possui graduação em Comunicação Social Habilitação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1988), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor Associado do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, PR. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria e Ética do Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo gráfico, Jornalismo eletrônico em rádio e televisão, WEB, comunicação, sociedade, políticas de comunicação e cultura. Participa, também, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPR.
Informações coletadas do Lattes em 09/08/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Comunicação
1995 - 2000
Universidade de São Paulo
Título: Jornalismo como mediação autoral - Um estudo sobre processos de produção a partir da noção de mito e das classificações por gêneros
Cremilda Celeste de Araújo Medina. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Jornalismo.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração / Especialidade: Teoria e Ética do Jornalismo. Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Outros Setores; Qualidade e Produtividade.
Mestrado em Ciências da Comunicação
1989 - 1994
Universidade de São Paulo
Título: Comunicação no meio sindical - Proposta de uma política para as entidades
, Ano de Obtenção: 1994.Carlos Eduardo Lins da Silva.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: comunicação; Jornalismo; Sindicalismo; Trabalho; Política de Comunicação.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Outros Setores; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Mercado de Trabalho e Mão-De-Obra.
Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo
1984 - 1988
Pós-doutorado
2021 - 2022
Pós-Doutorado. , Universidade Pedagógica, UP, Moçambique. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: comunicação.
Formação complementar
2017 - 2017
capacitação técnica para aulas na modalidade de Educação a Distância nos Es. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
2014 - 2014
metodologia do ensino superior. (Carga horária: 90h). , COPEFOR - Coordenação de Políticas de Formação do Professor, COPEFOR, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Capacitação de tutures em EAD. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2010 - 2010
Jornalismo 2.0 para professores. (Carga horária: 60h). , knight center for journalism, KNIGHT, Estados Unidos.
2003 - 2003
pedagogia dop ensino superior. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Pato Branco, FADEP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Teoria e Ética do Jornalismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão/Especialidade: Radiodifusão.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico).
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Organização de eventos
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Conferência Internacional Brasil-Moçambique Interculturalidades passadas no presente, realizada no dia 7 de novembro de 2023 no Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR),. 2023. (Outro).
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Conferência Internacional Brasil-Moçambique Interculturalidades passadas no presente. 2023. (Outro).
VIEIRA, Toni André Scharlau. . palestra a experiencia de radiojornalismo na web. 2010. (Outro).
VIEIRA, Toni André Scharlau. . ecologia - o jornalismo e a idéia da consciência ecológica. 2010. (Outro).
VIEIRA, Toni André Scharlau. . uso do software livre e seus reflexos na sociedade contemporanea. 2010. (Outro).
Cremilda Medina ; VIEIRA, Toni André Scharlau. . Do positivismo ao diálogo dos afetos: revisão epistemológica. 2009. (Outro).
Cremilda Medina ; VIEIRA, Toni André Scharlau. . São Paulo de perfil - Um laboratório de prática dialógica. 2009. (Outro).
VIEIRA, Toni André Scharlau. . vestibular unificado e as políticas publicas para a educação. 2009. (Outro).
VIEIRA, Toni André Scharlau. . a reportagem na televisão. 2008. (Outro).
Participação em eventos
XII Congresso da Lusocom.Educomunicação Brasil ? Moçambique, trajetória da pesquisa e extensão desenvolvida conjuntamente pelas duas instituições. 2018. (Outra).
35° SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITARIA DA REGIÃO SUL - SEURS.Experiências extesionalistas internacionais - Nucleo de Comunicação e Educação - NCEP-UFPR. 2017. (Seminário).
XII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã.Mídia Cidadã 2017. 2017. (Outra).
midia cidada.Panorama do jornalismo investigativo. 2016. (Outra).
III Congresso de cultura e educação para a integração da américa latina. Comunicação na america latina. 2012. (Congresso).
VIII Conferência brasileira de mídia cidadã.Jornal da população de rua de Curitiba. 2012. (Outra).
XI Congresso Brasileiro de Marketing Político ? POLITICOM. membro do comitê científico e relator de mesa. 2012. (Congresso).
XXXV INTERCOM Congresso Brasileiro de Pesquisadores em Comunicação Social. Alunos conectados: o uso didático da internet para o ensino de redação jornalística. A experiência na UFPR. 2012. (Congresso).
29 SEURS.Jardim Graciosa e núcleo de comunicação e educação popular: um relato de experiência. 2011. (Seminário).
29 SEURS.Jornal da população de rua e nucleo de comunicação e educação popular: um relato de experiência. 2011. (Seminário).
3 Seminário de Ciberjornalismo.Ciberjornalismo laboratorial: a experiência da UFPR. 2011. (Seminário).
I Fórum Paranaense de Educomunicação.Trabalho em educomunicação com escolas públicas em regiões de baixo idh de curitiba e litoral parnaense. 2011. (Outra).
III Encontro de Pesquisa em Comunicação.A divisão da produção jornalística por gêneros como base para a suposta imparcialidade dos meios de comunicação na sociedade contemporânea. 2011. (Encontro).
INTERCOM. A educomunicação como forma de ampliar a capacidade de consumo pró ativo nos meios de comunicação. 2009. (Congresso).
VIII Semana Acadêmica de Comunicação da UFV.Produção do Jornalismo Contemporâneo. 2009. (Outra).
midiacom 2008.Comunicação e Poder. 2008. (Outra).
XXVII Congresso Brasileiro. XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2004. (Congresso).
I Congresso Luso-Brasileiro de Estudos Jornalísticos. I Congresso Luso Brasileiro de estudos Jornalísticos. 2003. (Congresso).
I Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo.I Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. 2003. (Encontro).
III Seminário de Comunicação e Esporte.O herói esportivo frente as novas mídias. 2003. (Seminário).
Semana acadêmica do Curso de Jornalismo da UNIPAR.Semana acadêmica do Curso de Jornalismo da UNIPAR. 2003. (Outra).
XXVI Congresso Brasiliero de Ciências da Comunicação. XXVI Congresso Brasiliero de Ciências da Comunicação. 2003. (Congresso).
INTERCOM. Jornalismo no Interior - Potencialidades Éticas e Técnicas. 2002. (Congresso).
IV Simpósio Comunicação e Educação.Comunicação Educação e Saúde: proposta de trabalho em Comunicação para as disciplinas de Fisioterapia. 2002. (Simpósio).
VI Seminário Internacional de Comunicação: cultura, poder e tolerância em um mundo complexo.Atividade Jornalística no Interior - dificuldades e potencialidades. 2002. (Seminário).
XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Jornalismo no Interior: potencialidades éticas e técnica. 2002. (Congresso).
8 Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação.8 Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós - Graduação em Comunicação. 2000. (Encontro).
II Colóquio Brasil-Estado Espanõl de Ciências da Comunicación Audivisual.II Colóquio Brasil - Estado Espanõl de Ciências da Comunicación Audiovisual. 1998. (Outra).
Congresso Nacional dos Jornalistas. Congresso Nacional dos Jornalistas. 1996. (Congresso).
Seminário Internacional.Seminário Internacional. 1996. (Seminário).
Curso de atualização de professores sobre Processo de Avaliação no Ensino Superior.Curso de atualização de professores sobre processo de avaliação no Ensino Superior. 1994. (Outra).
Debate - As Ciências Sociais e a Globalização.Debate - As Ciências Sociais e a Globalização. 1994. (Outra).
Seminário da Revista da Comunicação.Seminário da Revisa da Comunicação. 1994. (Seminário).
A Decadência do futuro e a construção do presente.A Decadência do futuro e a construção do presente. 1993. (Seminário).
Curso da atualização de professores sobre Processo de Avaliação no Ensino Superior.Curso de atualização de professores sobre Processo de Avaliação no Ensino Superior. 1993. (Outra).
Curso de atualização de professores em Metodologia do Ensino Superior.Curso de atualização de professores em Metodologia do Ensino Superior. 1992. (Outra).
Curso de atualização de professores sobre o Processo de Avaliação no Ensino Superior.Curso de atualização de professores sobre Processo de Avaliação no Ensino Superior. 1992. (Outra).
Curso de Formação.Curso de Formação em Processos Grupais. 1992. (Outra).
Seminário Internacional de Pólis e Cultura.Seminário Internacional Pólis e Cultura. 1992. (Seminário).
Comgresso Brasileiro de Pesquisadores da Comunicação. Congresso Brasileiro de Pesquisadores da Comunicação. 1991. (Congresso).
Seminário sobre Recepção aos Meios de Comunicação Social - sujeito o lado oculto do receptor.Recepção aos Meios de Comunicação Social : Sujeito - o lado oculto do Receptor. 1991. (Seminário).
Seminário de Extensão Universitária.Seminário de Extensão Universitária Imprensa Popular A Comunicação dos de baixo. 1989. (Seminário).
Participação em bancas
SANVECA, L.;VIEIRA, Toni André Scharlau.; SALTIEL, J.. A Divulgação Científica na imprensa moçambicana: uma análise sobre a cobertura do Jornal Notícias. 2021. Dissertação (Mestrado em Jornalismo e Media Digitais) - Universidade Pedagógica - Moçambique.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; SANVECA, L.; NGOENHA, A.. A CONTRIBUIÇÃO DAS TIC S PARA REDUÇÃO DE CASOS DE GRAVIDEZ PRECOCE ENTRE RAPARIGAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: CIDADE DE MAPUTO. 2020. Dissertação (Mestrado em Jornalismo e Media Digitais) - Universidade Pedagógica - Moçambique.
SANVECA, L.;VIEIRA, Toni André Scharlau.. A MODERNIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO INTERNA NA FUNÇÃO PÚBLICA, POR MEIO DAS TIC: O CASO DO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ? ISAP. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Jornalismo e Media Digitais) - Universidade Pedagógica.
PEDRAZZI, F. K.;VIEIRA, Toni André Scharlau.. A Qualidade do Processo de Captação da Informação Jornalística no Rádio - Um estudo sobre a realidade das emissoras AM de Santa Maria / RS. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria.
GONCALVES, P. D. A. C. P.; MANUEL, A. M.; BUQUE, D.; SANVECA, L.;VIEIRA, Toni André Scharlau.. A Televisão e a Educação para Valores da Cultura Local em Moçambique: Um Estudo a Partir da Grelha de Programação de Três Canais de Televisão (TVM, Miramar e STV). 2023. Tese (Doutorado em faculdade de Educação) - Universidade Eduardo Mondlane.
MIGUEL, J.; Freitas, vanusa;VIEIRA, Toni André Scharlau.. O LUGAR DA COMUNICAÇÃO NAS CAMPANHAS DE PREVENÇÃO DA CÓLERA NAS COMUNIDADES DO DISTRITO DE MONAPO, NAMPULA, MOÇAMBIQUE. 2023. Tese (Doutorado em Doutoramento em Ciências da Comunicação) - Universidade Católica de Moçambique.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; DSI, P. V. B.; TRINDADE, A. D.; COSTA, H.; DIAS, L. R.. De Carrossel a Aventuras de Poliana: metamorfoses de personagens negras em telenovelas brasileiras voltadas ao público infantil. 2022. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO SOCIOLOGIA - 40001016032P2) - Universidade Federal do Paraná.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; Freitas, vanusa; Ribeiro, Nélson; NASCIMENTO, Silvia. Gestão de Relacionamento como factor catalizador para a fidelização e fortalecimento da lealdade do cliente. Um estudo de caso na Seguradora Global Alliance Seguros S.A.. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Doutoramento em Ciências da Comunicação) - Universidade Católica de Moçambique.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; Freitas, vanusa; CHUVA, Longo; BRANDAO, Nuno; Ribeiro, Nélson. Estratégias de comunicação como factor determinante na adesão aos serviços de vacinação: uma análise ao Distrito Alfa - (Distrito de Nampula). 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Doutoramento em Ciências da Comunicação) - Universidade Católica de Moçambique.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; CHUVA, Longo; Freitas, vanusa; MIGUEL, J.. Macaringue. As narrativas sobre saúde e bem- estar na Imprensa Moçambicana: cidadania ou tentativa de controlo social nas coberturas dos jornais ?Notícias? e ?O País?. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Doutoramento em Ciências da Comunicação) - Universidade Católica de Moçambique.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; Freitas, vanusa; PEREIRA, Neusa; MARQUES, Rafael. Comunicar Saúde para desbravar Fronteiras: Uma Odisseia sobre as estratégias de comunicação do MISAU na promoção da saúde - desafios e oportunidades na Prevenção e Combate à Malária no Distrito de Nampula. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Doutoramento em Ciências da Comunicação) - Universidade Católica de Moçambique.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; CUAMBE, Ana. D.; MARQUES, Rafael; Freitas, vanusa. A percepção do valor da marca no processo de decisão de compra da Coca-Cola pelos consumidores na cidade de Nampula. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Doutoramento em Ciências da Comunicação) - Universidade Católica de Moçambique.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; BRANDAO, Nuno; Freitas, vanusa. A Comunicação Interna e o seu Contributo na Gestão de Conflitos Interpessoais Caso de Estudo dos profissionais do Hospital Central de Quelimane- 2022-2023. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Doutoramento em Ciências da Comunicação) - Universidade Católica de Moçambique.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; VASCO, Sofia; MIGUEL, J.; Freitas, vanusa; MARQUES, Rafael. Comunicação Pública em Moçambique ? A percepção da população do Distrito de Mossuril no processo de gestão do orçamento descentralizado e seus impactos para o Desenvolvimento Local. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Doutoramento em Ciências da Comunicação) - Universidade Católica de Moçambique.
lima. osvaldo luciano dos santos; michaud, ney hamilton;VIEIRA, Toni André Scharlau.. a imparcialidade no jornalismo através das imgens. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; MESSAGI Jr, Mário; liviski, isabel. a construção da noticia como expressão da singularidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná.
MESSAGI Jr, Mário;VIEIRA, Toni André Scharlau.; faxina, elson. liberdade de expressão: the new york times representando os EUA X a Folha de S. Paulo representando o Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná.
MESSAGI Jr, Mário;VIEIRA, Toni André Scharlau.; castro, emerson. a imprensa na época do estado novo e sua irrelevancia para a construção do discurso historiográfico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná.
PANKE, L.; VEIGA, Luciana;VIEIRA, Toni André Scharlau.. COMUNICAÇÃO POLÍTICA ? ANÁLISE DAS CAMPANHAS TSE VEICULADAS NA TELEVISÃO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; MOUTINHO, Larissa; CAETANO, Rodney. SUPLEMENTO: SOBE O TOM. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná.
VENDRAME, S. I.;VIEIRA, Toni André Scharlau.. Mídia sem Máscara ? Análise do Discurso de Olavo de Carvalho. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação em Jornalismo) - Faculdade Dinâmica das Cataratas.
BACIN, M.;VIEIRA, Toni André Scharlau.. As ideias de modernidade no discurso de Lassiê Martins. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
WAINBERG, J. A.;VIEIRA, Toni André Scharlau.. Formatos de WEB Jornalismo, análise do Clic RBS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
ENDLER, S. F.;VIEIRA, Toni André Scharlau.. Os padrões de manipulação no Correio do Povo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; JAHN, C. A.; ENDLER, S. F.. Literatura com mídia um estudo de caso: a Trilogia da Princesa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; MAROCCO, B. A.; OSORIO, P. L. S.. Jornalismo popular: apelo social, futebol e sexo nas capas do Diário Gaúcho. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; ALVES, V. M. N. S.; JAHN, C. A.. Análise do aproveitamento editorial do material enviado por parte da assessoria de comunicação da prefeitura de Gravataí para o jornal Correio de Gravataí. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; WEBER, P.; OSORIO, P. L. S.. Ética um compromisso do profissional da imprensa com a sociedade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
VENDRAME, S. I.; MENDONCA, S.;VIEIRA, Toni André Scharlau.. 97 Esportes. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação em Jornalismo) - Faculdade Dinâmica das Cataratas.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; VENDRAME, S. I.; SCHIMIT, R.. Análise do Leitor: programaço - o jornal do turista. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação em Jornalismo) - Faculdade Dinâmica das Cataratas.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; BACIN, M.; CARRAVETTA, L.. Comunicação e turismo o jornalismo e o case de sucesso gramado. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; WEBER, P.; ENDLER, S. F.. Rádio Trensurb. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; BACIN, M.; TESCHE, A. M.. Caderno de esportes de Zero Hora Agonia nas páginas de Zero Hora. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; ZIEGLER, P. R.; FURTADO, T. H.. A comunicação interna como fator de sucesso na organização. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; WEBER, P.; RIBEIRO, N. M. B.. Correspondente Ipiranga: a transformação do gênero radiofônico da síntese noticiosa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; JAHN, C. A.; RIBEIRO, N. M. B.. Sindicato e associado: a comunicação necessária. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; MAROCCO, B. A.; ZIEGLER, P. R.. Análise comparativa das editorias de política dos jornais Zero Hora e Correio do Povo nas eleições de 2002. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; ZIEGLER, P. R.; BACIN, M.. Governo estadual na mídia: abordagem nos editoriais do correio do povo e zero hora. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; WEBER, P.. A evolução narrativa esportiva no futebol gaúcho. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; BACIN, M.; TESCHE, A. M.. O agendamento do cotidiano nas crônicas de Paulo Sant'ana. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; ENDLER, S. F.; WEBER, P.. Encontro de Opiniões: um estudo de caso do programa Encontro Maior, veiculado pela rádio Independente, de Lajeado/ RS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; ZIEGLER, P. R.; BAPTISTA, M. L. C.. O papel do assessor de imprensa como gestor de imagem no processo de construção da notícia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; BASEGGIO, Alex; TELLES, Arnaldo. Analise do programa Brasil Urgente a viloencia como tematica jornalistica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Faculdade de Pato Branco.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; SANDALOVSKI, Marieli; PAVAN, Ricardo. Blog e jornalismo on line - potencialidades profissionais na contemporaniedade tecnologica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Faculdade de Pato Branco.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; SANDALOVSKI, Marieli; SCORSATO, Douglas. O jornalismo opinativo: da censura á coluna de Diogo Mainardi na Veja. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Faculdade de Pato Branco.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; MÜLLER, Claudio; SCORSATO, Douglas. Os processos de sociabilidade gerados a partir da Tv e da internet no contexto escolar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Faculdade de Pato Branco.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; MÜLLER, Claudio; PAVAN, Ricardo. A discriminação dos pobres e negros nas noticias policiais: um estudo sobre o telejornal Naipi Aqui agora. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Faculdade de Pato Branco.
VIEIRA, Toni André Scharlau.. jornalismo publico: um novo conceito do fazer jornalismo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; BACIN, M.; CARRAVETTA, L.. Atenas 2004: a televisão ao vivo no grande evento da mídia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; JAHN, C. A.; OSORIO, P. L. S.. Uma vila e seus pseudo-eventos - estudo das estratégias de comunicação dos moradores da vila Santo Operário. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; JAHN, C. A.; ROCHA, J. A. M.. Usabilidade: a interface com o leitor no jornalismo online. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; ENDLER, S. F.; BARROS, A. T. P.. Tipologia das entrevistas do programa Gaúcha repórter. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; ZIEGLER, P. R.; OSORIO, P. L. S.. Gerenciamento de crises com a opinião pública. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; WAINBERG, J. A.; FERREIRA, J. G.. A censura na Imprensa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; PRIMAZ, Elton; FERRARI, Lélia. Assessoria de imprensa: jornalistas X relações públicas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Luterana do Brasil.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; PRIMAZ, Elton; CABRAL, Nilo Dias. O perfil dos leitores de Webjornal com base em estudantes de comunicação social da ulbra e da ufrgs. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Luterana do Brasil.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; CARRAVETTA, L.; KILPP, S.. A Casa das Sete Mulheres e identidade cultural gaúcha: um jogo dos sete erros. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; ALVES, V. M. N. S.. O jornalismo da revista Carta Capital e os seus ideários constituintes. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; ZIEGLER, P. R.. A presença e o tratamento da Ética no Jornalismo impresso: As práticas de monitoramento e Controle - Entrevista com os Diretores de Redação dos Jornais Correio do Povo e Zero Hora. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; MOURA, M. F. C.. Um retrato da exclusão nos telejornais gaúchos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; OSORIO, P. L. S.. As notícias de trânsito no jornal Zero Hora: um estudo de caso. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
SESSEGOLO, M. M.;VIEIRA, Toni André Scharlau.. Jornalismo Ambiental - Análise da Abordagem de Correio do Povo e Zero Hora. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Luterana do Brasil.
MARTINS, L. D.;VIEIRA, Toni André Scharlau.. Legião Urbana e a comunicação das tribos jovens. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Luterana do Brasil.
VIEIRA, Toni André Scharlau.; BASEGGIO, Alex. Teste seletivo para admissão de professores colaboradores da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Paraná. 2004. Universidade Estadual do Centro-Oeste.
PRUDÊNCIO, Kelly; joao somma;VIEIRA, Toni André Scharlau.. Professor substituto. 2009. Universidade Federal do Paraná.
VIEIRA, Toni André Scharlau.. 3 Congresso Nacional de Extensão Universitária / 12 Encontro de Atividades Científicas da Unopar. 2009. Universidade Norte do Paraná.
Celsi Brönstrup Silvestrin; Glaucia da Silva Brito;VIEIRA, Toni André Scharlau.. Professor substituto. 2009. Universidade Federal do Paraná.
VIEIRA, Toni André Scharlau.. 11 Encontro de Atividades Científicas. 2008. Universidade Norte do Paraná.
Orientou
Comunicação Pública em Moçambique ? A percepção da população do Distrito de Mossuril no processo de gestão do orçamento descentralizado e seus impactos para o Desenvolvimento Local; Início: 2023; Tese (Doutorado em Doutoramento em Ciências da Comunicação) - Universidade Católica de Moçambique; (Orientador);
Macaringue; As narrativas sobre saúde e bem- estar na Imprensa Moçambicana: cidadania ou tentativa de controlo social nas coberturas dos jornais ?Notícias? e ?O País?; Início: 2023; Tese (Doutorado em Doutoramento em Ciências da Comunicação) - Universidade Católica de Moçambique; (Orientador);
O impacto da Comunicação Pública nas comunidades locais: Estudo de Caso do Distrito de Nampula; Início: 2023; Tese (Doutorado em Doutoramento em Ciências da Comunicação) - Universidade Católica de Moçambique; (Orientador);
Estratégias de comunicação como factor determinante na adesão aos serviços de vacinação: uma análise ao Distrito Alfa - (Distrito de Nampula); Início: 2023; Tese (Doutorado em Doutoramento em Ciências da Comunicação) - Universidade Católica de Moçambique; (Orientador);
AS RÁDIOS COMUNITÁRIAS E A PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E HUMANO NA INTERFACE COM EDUCOMUNICAÇÃO POTENCIALIDADES NO TRABALHO DO ICS E FORCOM; 2024; Dissertação (Mestrado em FACULDADE DE DIREITO MESTRADO EM COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO) - Universidade Eduardo Mondlane,; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Análise do design editorial na legibilidade do jornal; 2016; Dissertação (Mestrado em Jornalismo e Estudos Editoriais) - Universidade Pedagógica - Moçambique,; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Educomunicação e Deficiência Auditiva Proposta de Criação de Programas Televisivos visando a inclusão e aprendizagem em moçambique; 2016; Dissertação (Mestrado em Jornalismo e Estudos Editoriais) - Universidade Pedagógica - Moçambique,; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
O Jornal diário e a Língua Portuguesa Análise do uso de técnicas de comunicação e expressão nas capas do jornal Notícias; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Jornalismo e Estudos Editoriais) - Universidade Pedagógica,; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Revista Gaia - jornalismo como instrumento de educação ambiental; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Jornalismo e o universo dos games; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
proposta de planejamento estratégico de comunicação para a organização virtual movingstone; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
caminhos da graciosa - livro reportagem fotográfico sobre as paisagens, recantos e pessoas que vivem da e para a estrada da Graciosa em Morretes - PR; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
as fotografias de advertencia nas carteiras de cigarro e pontos de venda: a repercussão entre jovens universitários; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
jornal comunicação: 30 anos de história e o novo projeto editorial para o presente; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
estímulo na publicidade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
comunidade fora do rádio: análise de programação de conteúdo das rádios comunitárias de Curitiba; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
livro reportagem - tudo é um só coração, pra frente Brasil - um relato do futebol na ditadura militar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
retratos da fé : os romeiros de Aparecida - SP; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
a relação entre as escolhas graficas e a cobertura do oscar feita pela revista Set; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
O caso João Hélio; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
A Influência dos Blogs como formadores de opinião; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Habilitação em Jornalismo) - Faculdade Dinâmica das Cataratas; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
A Recepção do Programa Caminhos do Oeste; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Habilitação em Jornalismo) - Faculdade Dinâmica das Cataratas; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Análise das Revistas em Foz do Iguaçu; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Habilitação em Jornalismo) - Faculdade Dinâmica das Cataratas; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Discurso de Renato Azevedo na Revista Veja; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Habilitação em Jornalismo) - Faculdade Dinâmica das Cataratas; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Narciso está com medo: uma análise da editoria de polícia no jornal Pioneiro; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
A contra-informação no jornal Boca da Rua e sua assimilação pelo público leitor; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Diploma de Jornalismo: um debate inacabado; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Bastidores do Telejornalismo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Habilitação em Jornalismo) - Faculdade Dinâmica das Cataratas; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Em defesa dos animais; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Habilitação em Jornalismo) - Faculdade Dinâmica das Cataratas; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
JORNALISMO PARTICIPATIVO NO BRASIL - Analise das seções de conteúdo gerado pela audiência nos portais Terra, Globo; com e iG; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Jornalismo de aprofundamento: a informação ampliada como diferencial no caso Felipe Klein; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Quando a sineta toca: Análise da cobertura jornalística feita pela Zero Hora das greves do magistério de 2000 e 2004; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Reponsabilidade nos meios de comunicação: o caso Ibsen Pinheiro nas coberturas das Revistas Veja e IstoÉ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Comunicação Escolar: o uso da assessoria de comunicação e do marketing educacional para captar e fidelizar alunos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Homossexualismo e preconceito: como os leitores do Diário Gaúcho encaram o comportamento gay; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Jornalismo esportivo e bairrismo: análise de caso da imprensa gaúcha; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Opinião e informação no jornal do almoço; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Programa de Futebol: proposta de um novo produto jornalístico; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
A transformação do leitor em fonte - Análise de caso do Diário Gaúcho; 2004; 78 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
O mercado da Internet para o jornalismo; 2004; 84 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Opinião camuflada - Estudos das variantes desinformativas nos textos informativos do jornal Zero Hora; 2004; 67 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Midia e esporte - analise do conteudo da informação dirigida aos jogos abertos do Paraná; 2004; 95 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Faculdade de Pato Branco; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
O impacto da Tv digital na vida do profissional; 2004; 63 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Faculdade de Pato Branco; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Copa 2002 - o tratamento veiculado pela Folha de S; Paulo para descrever a participação de Rivaldo no mundial; 2004; 64 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Faculdade de Pato Branco; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Jornalismo no interior - o potencial profissional a partir da analise de caso do diario do povo de Pato Branco; 2004; 71 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Faculdade de Pato Branco; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
A postura da midia nos debates das eleições presidencias de 2002; 2004; 89 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Faculdade de Pato Branco; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Imprensa feminina e identidade feminina o caso das revistas boa forma e nova; 2004; 76 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Faculdade de Pato Branco; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Lei de Imprensa, um mal necessário? estudo sobre o impacto de uma lei específica para os meios na sociedade contemporânea; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Jornalismo investigativo a experiência de Giovani Grizotti nos telejornais da RBS TV; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Opinião camuflada: Estudo das variantes desinformativas nos textos informativos do jornal Zero Hora; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Espelhos da opinião ou formadoras da opinião? as pesquisas eleitorais ao governo gaúcho em 2002; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
A secretaria executiva bilingue como gestora de ações nas secretarias de Programa de Pós-Graduação Scritu Sensu na região Sul; 2003; 110 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Secretaria: metáforas de poder; 2003; 113 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Zona de Impacto - uma análise da linguagem da faixa de programação veiculada no Sport TV; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
TV de Aluno - Proposta de um modo de produção para trabalhos; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Emoção na Fotografia - As influências emocionais na representação e na interpretação; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Novos Negócios - Os conceitos de Marketing trabalhados e desenvolvidos a partir dos novos modelos de negócios; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Dois Toques e Virando a Mesa: Um estudo sobre a prática do Jornalismo Esportivo na Televisão; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Os Métodos de Comunicação da Coluna Prestes; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Cinema e Jornalismo; Deu pra Ti, Anos 70; O Retrato de um Tempo; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Propaganda na Internet; Estudo sobre estratégias para captura do comsumidor; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Fotojornalismo e assessoria; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Jornalismo On-line; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Plantão Esportivo; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Música e Jornalismo no período Vargas; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Pasquim; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Novo Jornalismo; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Jornalismo e Política; Parcialidade e editorialização nas cobertura cotidianas; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Rádio e política - Um estudo sobre a importância do rádio na campanha da legalidade; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
E aí Brô, beleza? A fala dos surfistas e bodyboarders; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Fotojornalismo - Informação e arte a serviço da História; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
O Jornalismo on-line; O impacto da linguagem digital sobre os meios de comunicação; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Jornalismo e Política; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Sedução e Cotidiano nos comerciais; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
O Radiojornalismo e as novas tecnologias de Comunicação; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
O impacto do DTP no mercado publicitário; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Televisão e Companhia - Um estudo da relação do indivíduo com a televisão; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
TV, violência e adolescentes - Estudo sobre o comportamento dos adolescentes diante da programação televisiva; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Comunicação Sindical - A construção e recepção da linguagem nos veículos impressos do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Alimentação de Porto Alegre; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Televisão e Comunidade - O canal comunitário de Porto Alegre; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Rádio Difusora de Taubaté - Jornalismo Regional; 1991; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Taubaté; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Proposta de um jornal laboratório; 1991; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Taubaté; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Rádio projeto gráfico em Jornalismo; 1991; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Taubaté; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Jornalimo on-line; 2001; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Jornalismo e Mito; 1999; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Comunicação e Sindicallismo; 1997; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Toni André Scharlau Vieira;
Produções bibliográficas
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL ? DESIGUALDADES NO PLANO SIMBÓLICO. REVISTA UNINTER DE COMUNICAÇÃO , v. 5, p. 47-59, 2017.
-
CARVALHO, GUILHERME ; SCHARLAU, toni André ; GOMES, EVANISE RODRIGUES . De Curitiba para MoÃambique: aÃÃes de educomunicaÃÃo e comunicaÃÃo popular. Comunicação & Educação , v. 21, p. 15-26, 2016.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . A divisão da produção jornalística por gêneros como base para a suposta imparcialidade dos meios de comunicação social contemporâneos. Comunicação: Reflexões, Experiências, Ensino , v. 5, p. 95-104, 2013.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . alunos conectdos: o uso didático da internet para o ensino de redação jornalística. A experiência da UFPR. comunicação: reflexões, experiências, ensino , v. 6, p. 45, 2013.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . MÍDIA NINJA ENTRE A TECNOLOGIA, A POLÍTICA E A PRÁTICA PROFISSIONAL. Razón y Palabra , v. 85, p. internet, 2013.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . PRODUÇÃO JORNALÍSTICA - ABERTURAS E DEVIRES. Revista Científica da Faculdade Dinâmica das Cataratas - UDC , v. 1, p. 47-52, 2007.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . As novas tecnologias como campo de possibilidades para os movimentos populares e comunitários. In Pauta , Pato Branco - PR, v. 1, n.1, p. 11-25, 2003.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. ; PASQUIM, Daina Patricia Follman . Como o jornalismo contribui para a alfabetização da sociedade para que esta consuma imagens de forma cidadã. In Pauta , Pato Branco - PR, v. II, p. 199-207, 2003.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Opinión Versus Información: Nuevas Formas de Consumo, Viejos Métodos de Producción. Sala de Prensa, 2002.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Comunicaçao e sindicalismo. Constelaciones de La Comunicación, Buenos Aires - Argentina, v. 1, n.1, 2000.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . O espaço opinativo da Televisão brasileira. Textura (Canoas) , Canoas -RS, v. 1, p. 123-128, 1999.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Periodismo de balcón. Pulso Del Periodismo, Internet, 1998.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Apreensão de jornais no RS. Observatório da Imprensa, Internet - São Paulo, v. 56, 1998.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Diploma, ruim com ele .. Site do Instituto Gutenberg, WEB, 1998.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Jornalismo de balcão. Observatório da Imprensa, WEB, 1998.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . El uso de los medios de comunicación por las entidades sindicales. Curso de Formación Sindical, Salta - Argentina, v. 1, p. 12-16, 1994.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . O uso dos meios de comunicação pelas entidades sindicais. Logos, Canoas - RS, v. 5, n.2, p. 13-16, 1993.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. ; ALLI, E. . Jornalismo Sindical no Brasil. Latin American Labor News, Miami - EUA, p. 7-8, 1992.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Comunicação sindical: caminhos e descaminhos. Verso Reverso, São leopoldo - RS, v. V, n.9, p. 113-118, 1991.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Papel histórico do Ciespal. Simpósio Em Comunicações e Artes, São Paulo - SP, v. 5, p. 22-26, 1990.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Comunicação Sindical; proposta de uma política para as entidades. 1ª. ed. Canoas - RS: Editora da ULBRA, 1996. v. 1. 152p .
-
MACUACA, A. P. ; VIEIRA, Toni André Scharlau. . Educomunicação e deficiência auditiva: proposta de criação de programas televisivos para o ensino e aprendizagem. In: Rosane Rosa, Andreia Oliveira, Felix Singo, Leonilda Sanveca. (Org.). Mediações Educomunicativas e Interculturais entre Brasil e Moçambique,. 1ed.porto alegre: AFI, 2020, v. , p. 63-79.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Jornalismo ou comunicação sindical, história e técnica. In: Guilherme Carvalho, (org.). (Org.). Jornalismo e cidadania: iniciativas colaborativas, alternativas, comunitárias, populares e sindicais no Brasil. 1ed.Curitiba: Intersaberes, 2020, v. 1, p. 178-217.
-
PRUDÊNCIO, Kelly ; VIEIRA, Toni André Scharlau. . Comunicação e novas tecnologias no curso de Comunicação social da UFPR: problematização teórica e produção laboratorial. In: Claudia Quadros, Kati Caetano e Álvaro Larangeira. (Org.). Jornalismo e convergência: Ensino e práticas profissionais. Covilhã, Portugal: livros LabCom, 2011, v. , p. -.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Ensino de Jornalismo e novas tecnologias: a experiência da UFPR. In: MACHADO, Elias. (Org.). O ensino de jornalismo na era da convergência - conceitos, metodologias e estudos de casos no Brasil. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2011, v. 1, p. 215-232.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Os conteúdos de opinião e a produção no âmbito da Comunicação popular e sindical. In: Cicília M. Krohling Peruzzo. (Org.). Vozes Cidadãs: Aspectos Teoricos e Análises de Esperiências de Comunicação Popular e Sindical na América Latina. São Paulo: angellara editora, 2004, v. 1, p. -.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Jornalismo no interior - potencialidades éticas e técnicas. In: Antonio Hohlfeldt; Marialva Barbosa. (Org.). Jornalismo no século XXI: A cidadania. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2002, v. 1, p. 121-133.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Jornalismo e relato de fatos. In: Marília LEVACOV et al.. (Org.). Tendências na Comunicação. 1ed.Porto Alegre: L & PM, 1998, v. 1, p. 146-152.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Lição de ecologia e cidadania. In: Edvaldo pereira Lima. (Org.). Econautas - ecologia e jornalismo literário avançado. 1ªed.Canoas - RS: Editora da ULBRA (co edição com a Editora Fundação Peirópolis, 1996, v. 1, p. 82-95.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Dia comum, dia de decisões. In: Cremilda Medina e Milton Greco. (Org.). A Agonia de Leviatã. 1ªed.São Paulo: ECA/USP: CNPq, 1996, v. 5, p. 153-156.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Um jornalismo cidadão. Diário do Povo, Pato Branco - PR, p. 2 - 2, 07 abr. 2004.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . dê um assobio. Diario do Povo, Pato Branco - PR, , v. 1, p. 2 - 2, 10 ago. 2003.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Nova lei da imprensa no Brasil. Razón y Palabra, http:www.razonypalabra.org.mx, 19 maio 1999.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . O curso de comunicação. O Vale Paraibano, São José dos campos - SP, p. 2 - 2, 08 jun. 1991.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Sindicato como organizador social. Folha Metalúrgica, Porto Alegre - RS, p. 2 - 2.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Sindicatos prisioneiros das campanhas salariais. Versão Popular, Montenegro - RS, , v. 14, p. 2 - 2.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . El espacio de opinión en la television brasilena. Revista Latina de Comunicación Social, Cuba.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Jornais Eletrônicos feitos a Chumbo. Sala de Prensa e Observatório da Imprensa.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Mídia cidadã e inclusiva: articulações e ações comunicativas - o caso Brasil Moçambique. In: Conferência brasileira de Midia Cidadã, 2015, Bauru - SP. Mídia cidadã e inclusiva: articulações e ações comunicativas, 2015.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Jornal da população de rua e nucleo de comunicação e educação popular: um relato de experiência. In: 29 seminario de extensão universitaria da regiao sul SEURS, 2011, foz do iguaçu. Jornal da população de rua e nucleo de comunicação e educação popular: um relato de experiência, 2011.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Jardim Graciosa e núcleo de comunicação e educação popular: um relato de experiência. In: seminario de extensão universitaria da região sul SEURS, 2011, foz do iguaçu. Jardim Graciosa e núcleo de comunicação e educação popular: um relato de experiência, 2011.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Trabalho em educomunicação com escolas públicas em regiões de baixo idh de curitiba e litoral parnaense. In: forum paranaense de Educomunicação, 2011, curitiba. Trabalho em educomunicação com escolas públicas em regiões de baixo idh de curitiba e litoral parnaense, 2011.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . A LAJE: CONSTRUÇÃO DE UM JORNAL DA POPULAÇÃO DE RUA EM CURITIBA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: forum paranaense de educomunicação, 2011, curitiba. A LAJE: CONSTRUÇÃO DE UM JORNAL DA POPULAÇÃO DE RUA EM CURITIBA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, 2011.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Ciberjornalismo laboratorial: a experiência da UFPR. In: 3 Seminário de Ciberjornalismo, 2011, Campo Grande - MS. Ciberjornalismo laboratorial: a experiência da UFPR, 2011.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . A divisão da produção jornalística por gêneros como base para a suposta imparcialidade dos meios de comunicação na sociedade contemporânea. In: III Encontro de Pesquisa em Comunicação, 2011, curitiba. A divisão da produção jornalística por gêneros como base para a suposta imparcialidade dos meios de comunicação na sociedade contemporânea, 2011.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. ; MESSAGI Jr, Mário ; Lucas Gandin ; Bruna BILL ; Michelle TORINELLI ; Bruno CALZAVARA ; Aline MICHALSKI ; Luiza BARRETO ; Juliana BLUME ; Cássia MAROCKI . Educomunicação, A experiência com escolas públicas em regiões de baixo IDH de Curitiba e litoral. In: - I CONFERENCIA SUL-AMERICANA DE MIDIA CIDADÃ, 2010, Pato Branco. Educomunicação, A experiência com escolas públicas em regiões de baixo IDH de Curitiba e litoral, 2010.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . ensino de jornalismo e novas tecnologias - a experiência da UFPR. In: I Seminário Nacional de Ensino de Jornalismo, 2010, Florianópolis. ensino de jornalismo e novas tecnologias - a experiência da UFPR, 2010.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Pesquisa na graduação nas escolas privadas: um quadro do sudoeste do paraná. In: 7 Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, 2004, Florianópólis. Pesquisa na graduação nas escolas privadas: um quadro do sudoeste do Paraná, 2004.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Giornalismo: dalla specializzazione grammaticalizzata al pluralismo comunicativo. In: II Colloquio Italo-Brasiliano di Scienze della Comunicazione, 2001, Firenze - Italia. Giornalismo: dalla specializzazione grammaticalizzata al pluralismo comunicativo, 2001.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Jornalismo: uma especialização gramaticalizada ou um pluralismo comunicativo?. In: Simpósio Regional de Comunicação da Região Sul - SIPEC - SUL, 2001, São Leopoldo. Jornalismo: uma especialização gramaticalizada ou um pluralismo comunicativo, 2001.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Opinião X informação - Novas forma de consumo velhos métodos de produção. In: V Seminário Internacional de Comunicação - Internet, e depois?, 2001, Porto Alegre. Opinião X informação - Novas forma de consumo velhos métodos de produção, 2001.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . El periodismo como organizador social. In: III Encuentro Latinoamericano Comunicar las Instituciones: Los medios, 2001, Buenos Aires. El periodismo como organizador social, 2001.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . O ciberespaço como campo de possibilidades para o Jornalismo. In: IV Encontro Lusófono de Ciências da Comunicação, 2000, São Vicente - SP. Anais do IV Encontro Lusófono de Ciências da Comunicação, 2000. v. único.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . O descompasso entre o discurso sindical e o trabalho de base também é uma questão de Comunicação. In: V Congresso da Associação Latino-americana de Pesquisadores da Comunicação, ALAIC, 2000, Santiago do Chile. Anais do V Congresso da Associação Latino-americana de Pesquisadores da Comunicação, ALAIC, 2000. v. único.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Das especializações gramaticalizadas ao pluralismo comunicativo. In: IV Seminário Internacional de Comunicação, 2000, Porto Alegre. Anais do - IV Seminário Internacional de Comunicação, 2000. v. único.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . A divisão por gêneros: uma história de equívocos. In: XXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2000, Manaus. A divisão por gêneros: uma história de equívocos, 2000.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Jornalismo como mediação cultural. O resgate do complexo acontecer das cenas sociais cotidianas. In: X Encontro Latino-americano de Faculdades de Comunicação Social, 2000, São paulo. Anais do X Encontro Latino-americano de Faculdades de Comunicação Social, 2000. p. 23.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Periodismo desde una especialización gramaticazida al pluralismo comunicativo. In: III Encuentro Internacional de Investigadores Y Estudiosos de la Información y la Comunicación (ICOM 2000),, 2000, La Habana. Jornalismo da especialização gramaticalizada ao pluralismo comunicativo, 2000.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . A potência do complexo ciberespaço. In: 2° Encontro Latino-Americana de Ensino de Jornalismo, 1999, São Paulo. anais do 2° Encontro Latino-Americana de Ensino de Jornalismo, 1999. v. único.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Gêneros jornalísticos, opinião e mitos. In: III Encontro Lusófono de Ciências da Comunicação, 1999, Braga - Portugal. Anais do III Encontro Lusófono de Ciências da Comunicação, 1999. v. único.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Comunicação e sindicalismo. In: Encuentro latinoamericano: Comunicar las instituciones, 1999, Buenos Aires, 1999.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Os equívocos das classificações da produção jornalística. In: 51ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progressso da Ciência, 1999, Porto Alegre. Os equívocos das classificações da produção jornalística, 1999. v. CD Rom.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Jornalismo e mito - Estudo sobre o uso dos mitos e suas dogmatizações no processo da produção jornalística opinativa.. In: XXI INTERCOM, Congresso Brasileiro de Pesquisadores em Comunicação Social, 1998, Recife - PE. Anais do XXI INTERCOM, Congresso Brasileiro de Pesquisadores em Comunicação Social, 1998. v. Único.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Os conteúdos de opinião e a produção no âmbito da Comunicação popular e sindical. In: IV ALAIC, Congresso Latino-americano de Ciências da Comunicação, 1998, Recife - PE. Anais do IV ALAIC, Congresso Latino-americano de Ciências da Comunicação, 1998. v. único.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . O espaço opinativo na televisão brasileira. In: V IBERCOM, Encontro Ibero-americano de Pesquisadores da Comunicação, 1998, Porto - Portugal. Anais do V IBERCOM, Encontro Ibero-americano de Pesquisadores da Comunicação, 1998. v. único.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Texto El espacio de opinion en la television brasilea. In: III Encontro Iberoamericano de Información y Comunicación, 1998, La Habana. Anais - III Encontro Iberoamericano de Información y Comunicación, 1998. v. único.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Jornalismo de opinião - mitos e dogmas em pauta. In: II Lusocom - Encontro Lusófono de Ciências da Comunicação, 1998, Aracaju - Sergipe. Lusocom. Aracaju - Sergipe, 1998. v. II. p. 91-98.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Comunicação Sindical: questões históricas. In: XX INTERCOM Congresso Brasileiro de Pesquisadores em Comunicação Social, 1997, Santos. Anais - XX INTERCOM Congresso Brasileiro de Pesquisadores em Comunicação Social, 1997. v. único.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Comunicação Sindical e globalização: as tendências no Brasil e Argentina. In: XIX INTERCOM Congresso Brasileiro de Pesquisadores em Comunicação Social, em Londrina - PR, 1996, Londrina - PR. Anais do XIX INTERCOM Congresso Brasileiro de Pesquisadores em Comunicação Social, em Londrina - PR, 1996. v. único.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Comunicação Sindical - perspectivas para os anos 90. In: XVIII INTERCOM Congresso Brasileiro de Pesquisadores em Comunicação Social, 1995, Aracajú. Relatório final do XVIII INTERCOM Congresso Brasileiro de Pesquisadores em Comunicação Social, 1995. v. único.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Educomunicação Brasil ? Moçambique, trajetória da pesquisa e extensão desenvolvida conjuntamente pelas duas instituições. In: LUSOCOM - 8 congresso dos pesquisadores em Comunicação do universo Lusófono, 2018, Maputo. Educomunicação Brasil ? Moçambique, trajetória da pesquisa e extensão desenvolvida conjuntamente pelas duas instituições, 2018.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Violações das questões éticas no jornalismo em Moçambique. In: Conferência Brasileira de midia cidadã, 2017, Juiz de Fora - MG. Violações das questões éticas no jornalismo em Moçambique, 2017.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . ?Jornalismo alternativo na era digital: percurso de investigação?. In: Conferência Brasileira de Midia Cidadã, 2016, Vitória ES. ?Jornalismo alternativo na era digital: percurso de investigação?, 2016.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . O aspecto etico nas publicações eletrônicas. In: III Colóquio Brasil Itália de Ciências da Comunicação, 2003, Belo Horizonte, 2003.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Ensino de jornalismo e mitologia - proposta para trabalhar pedagogicamente a ancestralidade das narrativas. In: I Congresso luso-brasileiro de estudos jornalísticos, 2003, Porto - Portugal. Ensino de jornalismo e mitologia - proposta para trabalhar pedagogicamente a ancestralidade das narrativas, 2003.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . O JORNALISMO COMO ESPAÇO DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS. In: I Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2003, Brasília. O JORNALISMO COMO ESPAÇO DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS, 2003.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Ensino de jornalismo e mitologia - proposta para trabalhar pedagogicamente a ancestralidade das narrativas. In: I Fórum de Ensino Superior do Sudoeste do Paraná, 2002, Pato Branco. Ensino de jornalismo e mitologia - proposta para trabalhar pedagogicamente a ancestralidade das narrativas. Pato Branco: CEFET, 2002. v. 1. p. 121-125.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Atividade jornalística no interior - dificuldades e potencialidades. In: VI Seminário Internacional de Comunicação: cultura, poder e tolerância em um mundo complexo, 2002, Porto Alegre. Atividade jornalística no interior - dificuldades e potencialidades, 2002.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Jornalismo no interior - potencialidades éticas e técnicas. In: XXV INTERCOM Congresso Brasileiro de Pesquisadores em Comunicação Social, 2002, Salvador - Bahia. Atividade jornalística no interior - dificuldades e potencialidades, 2002.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Ensino de jornalismo para alunos com deficiência: pensando alto sobre um problema que não é só acadêmico. In: Ensino de jornalismo para alunos com deficiência: pensando alto sobre um problema que não é só acadêmico, 2002, Porto Alegre. Ensino de jornalismo para alunos com deficiência: pensando alto sobre um problema que não é só acadêmico, 2002.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . A divisão da produção jornalística por gêneros como base para suposta imparcialidade dos dos meios de comunicação na sociedade contemporânea. Comunicação: Reflexões, Experiências, Ensino , 2013.
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Educomunicação Brasil ? Moçambique, trajetória da pesquisa e extensão desenvolvida conjuntamente pelas duas instituições. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . critica da midia e historias de vida: duas perspectivas na comunicação cidadã. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Midia criticism em Moçambique. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Jornalismo investigativo no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Panorama do ensino de jornalismo no Brasil Histórico e análise após a aprovação do novo currículo mínimo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Alunos conectados: o uso didático da internet para o ensino de redação jornalística. A experiência na UFPR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. ; NASCIMENTO, Felipe de Oliveira ; SCHRAMM, Franciele Petry . 29 Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - SEURS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Comunicação e educação: experiência no sudoeste no Paraná. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GOMES, E. R. ; CARVALHO, G. ; SCHARLAU, toni André . Internacionalização da Educomunicação:desafios metedológicos na relação Curitiba-Maputo. São Paulo: ABPEducom, 2016 (capitulo e-book).
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . O Ensino de Jornalismo (Currículos, Metodologias e Estado da arte). Salvador: UFBA, 2011 (capítulo de livro aguardando publicação).
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . cotidianos. Foz do Iguaçu - PR: Hapra, 2007 (coluna em jornal impresso).
-
VIEIRA, Toni André Scharlau. . O imperio do instante: os novos meios e o tempo de experiência, 2004. (Tradução/Artigo).
Outras produções
VIEIRA, Toni André Scharlau. . REVISTA UNINTER DE COMUNICAÇÃO. 2017.
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Relatório de Pesquisa Casos de violações das questões éticas no jornalismo em Moçambique. 2015.
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Prêmio de Jornalismo da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná. 2002.
VIEIRA, Toni André Scharlau. . XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2011.
VIEIRA, Toni André Scharlau. . XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2011.
VIEIRA, Toni André Scharlau. . 5 Congresso Brasileiro de Extensão Universtária. 2011.
VIEIRA, Toni André Scharlau. . 1 Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo. 2011.
VIEIRA, Toni André Scharlau. ; Areu, Graciela Inés Presas ; DREWINSKI, Jane Maria de Abreu . banca examinadora de teste seletivo. 2010.
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Concurso público Edital n 002/2010. 2010.
VIEIRA, Toni André Scharlau. ; FORT, Monica . Membro de banca examinadora de concurso público. 2010.
VIEIRA, Toni André Scharlau. . 3 Congresso Nacional de Extensão Universitária. 2009.
VIEIRA, Toni André Scharlau. . 17 Evento de Iniciação Científica. 2009.
VIEIRA, Toni André Scharlau. . docência em Comunicação e mercado de trabalho. 2009.
VIEIRA, Toni André Scharlau. . 2 Congresso Nacional de Extensão Universitária. 2008.
VIEIRA, Toni André Scharlau. . 16 Evento de Iniciação científica. 2008.
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Regulamento do Prêmio AMSOP de Jornalismo edição 2003. 2003.
VIEIRA, Toni André Scharlau. . #Festival Negritude UFPR 2023. 2023. (organização do evento).
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Jornalismo Popular, Sindical e Comunitário. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ensino a distancia).
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Comunicação Organizacional Integrada. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
VIEIRA, Toni André Scharlau. ; ALLI, E. . cartilha educomunicação. 2010. (criação de produto midiático).
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Mercados Emergentes em Comunicação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
VIEIRA, Toni André Scharlau. ; PANKE, L. . Oratoria. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Coluna de crônicas semanais. 2003. (criação de produto midiático).
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Ensino da língua italiana. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Coluna de atualidades em comunicação de massa. 2002. (criação de produto midiático).
VIEIRA, Toni André Scharlau. . folhetim. 2004 (ficção).
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Assessoria para a estruturação da rádio Comunitária de Francisco Beltrão - PR. 2003 (assessoria) .
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Assessoria de Comunicação; um exercício jornalístico. 2003 (Palestra) .
VIEIRA, Toni André Scharlau. . premio Amsop de jornalismo. 2003 (Membro da comissão julgadora) .
VIEIRA, Toni André Scharlau. . A experiência dos jornais escolares e comunitários como inclusão social. 2001 (Palestra) .
VIEIRA, Toni André Scharlau. ; FAUSTO NETO, A. ; SIMÃO, A. R. F. . Terrorismo nos EUA e o comportamento dos meios de comunicação - Descontrole, sinal de mudança ou a permanência do modelo puramente comercial ?. 2001 (Palestra) .
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Trabalho de assessoria para a Secretaria de Educação de Porto Alegre - RS. 2001 (assessoria) .
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Tendências na Comunicação. 1999 (Palestra) .
VIEIRA, Toni André Scharlau. . 1 Encuentro latinoamericano: Comunicar las instituiciones. 1999 (Palestra) .
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Le Ragioni del Giornalismo e i nuovi bisogni di formazione. 1998 (Colaboração na tradução de texto) .
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Prêmio ARI de Jornalismo (Prêmio da Associação Rio Grandense de Imprensa). 1996 (Membro da comissão julgadora) .
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Seminário de Comunicação. 1994 (Palestra) .
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Seminário sobre Comunicação Sindical. 1994 (Palestra) .
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Simpósio de Comunicação Social. 1992 (Palestra) .
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Seminário de Comunicação do Sindicato dos metalúrgicos de Porto Alegre. 1992 (Palestra) .
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Simpósio novos Paradigmas para a pesquisa em Comunicação. 1991 (Palestra) .
VIEIRA, Toni André Scharlau. . A Emergência do Jornalismo Holístico. 1991 (Coordenador e Organizador do Curso) .
VIEIRA, Toni André Scharlau. . Pauta e Sociedade. 1991 (Coordenador e Organizador do Curso) .
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
Visibilidade midiática da filosofia africana no Brasil análise acerca do uso da filosofia africana, trabalhos, métodos e técnicas nos Cursos de Comunicação de Universidades de Moçambique e do Brasil, Descrição: Este projeto tem como principal premissa ampliar o conhecimento sobre a filosofia africana e sua aderência e aplicabilidade no ensino de comunicação no Brasil. O estudo será bibliográfico, havendo também uma comparação analisando conteúdo de duas publicações online que deverão ser escolhidas em cada país (Moçambique e Brasil). A partir desses levantamentos e pesquisas se construirá uma metodologia para aplicação em disciplinas do Curso de Comunicação Social, além de disponibilizar dados para a Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD) e o Núcleo de Estudos Afro Brasileiros (NEAB) da UFPR. Serão analisadas documentações curriculares e se trabalhará de maneira colaborativa com interlocutores locais, distintos agentes das universidades. Será trabalhada uma comparação com o fim de estabelecer semelhanças e diferenças nos contextos moçambicano e brasileiro no que tange a metodologias e programas envolvendo Comunicação e Filosofia. Esse conteúdo ficará disponível on-line possibilitando sua atualização e trocas de experiências, especialmente entre a UFPR e as universidades moçambicanas que irão participar do projeto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Toni André Scharlau Vieira - Coordenador.
-
2014 - Atual
Educomunicação e Desenvolvimento Social Moçambique ? Brasil. Proposta para alavancar ações culturais, políticas, econômicas, educacionais e de energias sustentáveis, Descrição: Projeto aprovado no edital 33/2012 do Programa Internacional de Apoio à Pesquisa e ao Ensino por meio da Mobilidade Docente e Discente Internacional ? Pró-Mobilidade Internacional (Capes/AULP). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Toni André Scharlau Vieira - Coordenador / Mário Messagi Jr. - Integrante / João Miguel - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2010
Comunicação Comunitária na Escola, Descrição: é uma iniciativa que busca introduzir fundamentos da educomunicação e da comunicação comunitária em escolas do litoral paranaense. A educomunicação é uma vertente da educação que compreende a necessidade de capacitação dos jovens para que tenham uma visão crítica dos meios de comunicação, compreendendo a função social, política e cultural da mídia. Outro objetivo é capacitar a comunidade para que produza seus próprios veículos de comunicação. Ou seja, educar pela comunicação e para a comunicação. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Toni André Scharlau Vieira - Integrante / Mário Messagi Jr. - Coordenador., Financiador(es): secretaria de estado de ciencia e tecnologia - Auxílio financeiro.
-
2008 - Atual
Estudo dos aspectos geradores da divisão da produção jornalística por gêneros, Descrição: Este estudo se propõe a pensar mais amplamente os aspectos geradores da divisão da produção jornalística por gêneros e seus reflexos na contemporaneidade. Ênfase para os veículos impressos com circulação no Paraná e a dicotomia opinião-informação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Toni André Scharlau Vieira - Coordenador.
-
2002 - 2002
Viagem de estudos a São Paulo, Descrição: Tratou-se de uma viagem de estudos dos alunos de graduação da Faculdade de Pato Branco. Foram realizados roteiros para conhecer alguns dos principais veículos de comunicação da capital paulista.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Toni André Scharlau Vieira - Coordenador / Thiago Mafessoni - Integrante.
Projetos de desenvolvimento
-
2002 - 2003
Criação da Revista acadêmica IN PAUTA, Descrição: Participação na comissão que originou a criação da Revista Científica da Faculdade de pato Branco, ISSN 1678-6238, lançada em agosto de 2003.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Toni André Scharlau Vieira - Coordenador / Débora Lopez - Integrante / Marielle Sandalovski Santos - Integrante., Financiador(es): Faculdade de Pato Branco - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2002
produção do estatuto da Fundação Walderez Bertolin, Descrição: Pesquisa, redação e debates para produção de proposta de estatuto da Fundação Walderez Bertolin. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Toni André Scharlau Vieira - Coordenador., Financiador(es): Faculdade de Pato Branco - Outra.
-
2002 - 2003
Criação da Revista acadêmica IN PAUTA, Descrição: Participação na comissão que originou a criação da Revista Científica da Faculdade de pato Branco, ISSN 1678-6238, lançada em agosto de 2003.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Toni André Scharlau Vieira - Coordenador / Débora Lopez - Integrante / Marielle Sandalovski Santos - Integrante., Financiador(es): Faculdade de Pato Branco - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2002
produção do estatuto da Fundação Walderez Bertolin, Descrição: Pesquisa, redação e debates para produção de proposta de estatuto da Fundação Walderez Bertolin. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Toni André Scharlau Vieira - Coordenador., Financiador(es): Faculdade de Pato Branco - Outra.
-
2002 - 2003
Criação da Revista acadêmica IN PAUTA, Descrição: Participação na comissão que originou a criação da Revista Científica da Faculdade de pato Branco, ISSN 1678-6238, lançada em agosto de 2003.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Toni André Scharlau Vieira - Coordenador / Débora Lopez - Integrante / Marielle Sandalovski Santos - Integrante., Financiador(es): Faculdade de Pato Branco - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2002
produção do estatuto da Fundação Walderez Bertolin, Descrição: Pesquisa, redação e debates para produção de proposta de estatuto da Fundação Walderez Bertolin. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Toni André Scharlau Vieira - Coordenador., Financiador(es): Faculdade de Pato Branco - Outra.
-
2002 - 2003
Criação da Revista acadêmica IN PAUTA, Descrição: Participação na comissão que originou a criação da Revista Científica da Faculdade de pato Branco, ISSN 1678-6238, lançada em agosto de 2003.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Toni André Scharlau Vieira - Coordenador / Débora Lopez - Integrante / Marielle Sandalovski Santos - Integrante., Financiador(es): Faculdade de Pato Branco - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2002
produção do estatuto da Fundação Walderez Bertolin, Descrição: Pesquisa, redação e debates para produção de proposta de estatuto da Fundação Walderez Bertolin. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Toni André Scharlau Vieira - Coordenador., Financiador(es): Faculdade de Pato Branco - Outra.
-
2002 - 2003
Criação da Revista acadêmica IN PAUTA, Descrição: Participação na comissão que originou a criação da Revista Científica da Faculdade de pato Branco, ISSN 1678-6238, lançada em agosto de 2003.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Toni André Scharlau Vieira - Coordenador / Débora Lopez - Integrante / Marielle Sandalovski Santos - Integrante., Financiador(es): Faculdade de Pato Branco - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2002
produção do estatuto da Fundação Walderez Bertolin, Descrição: Pesquisa, redação e debates para produção de proposta de estatuto da Fundação Walderez Bertolin. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Toni André Scharlau Vieira - Coordenador., Financiador(es): Faculdade de Pato Branco - Outra.
-
2002 - 2003
Criação da Revista acadêmica IN PAUTA, Descrição: Participação na comissão que originou a criação da Revista Científica da Faculdade de pato Branco, ISSN 1678-6238, lançada em agosto de 2003.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Toni André Scharlau Vieira - Coordenador / Débora Lopez - Integrante / Marielle Sandalovski Santos - Integrante., Financiador(es): Faculdade de Pato Branco - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2002
produção do estatuto da Fundação Walderez Bertolin, Descrição: Pesquisa, redação e debates para produção de proposta de estatuto da Fundação Walderez Bertolin. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Toni André Scharlau Vieira - Coordenador., Financiador(es): Faculdade de Pato Branco - Outra.
-
2002 - 2003
Criação da Revista acadêmica IN PAUTA, Descrição: Participação na comissão que originou a criação da Revista Científica da Faculdade de pato Branco, ISSN 1678-6238, lançada em agosto de 2003.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Toni André Scharlau Vieira - Coordenador / Débora Lopez - Integrante / Marielle Sandalovski Santos - Integrante., Financiador(es): Faculdade de Pato Branco - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2002
produção do estatuto da Fundação Walderez Bertolin, Descrição: Pesquisa, redação e debates para produção de proposta de estatuto da Fundação Walderez Bertolin. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Toni André Scharlau Vieira - Coordenador., Financiador(es): Faculdade de Pato Branco - Outra.
-
2002 - 2003
Criação da Revista acadêmica IN PAUTA, Descrição: Participação na comissão que originou a criação da Revista Científica da Faculdade de pato Branco, ISSN 1678-6238, lançada em agosto de 2003.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Toni André Scharlau Vieira - Coordenador / Débora Lopez - Integrante / Marielle Sandalovski Santos - Integrante., Financiador(es): Faculdade de Pato Branco - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2002
produção do estatuto da Fundação Walderez Bertolin, Descrição: Pesquisa, redação e debates para produção de proposta de estatuto da Fundação Walderez Bertolin. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Toni André Scharlau Vieira - Coordenador., Financiador(es): Faculdade de Pato Branco - Outra.
-
2002 - 2003
Criação da Revista acadêmica IN PAUTA, Descrição: Participação na comissão que originou a criação da Revista Científica da Faculdade de pato Branco, ISSN 1678-6238, lançada em agosto de 2003.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Toni André Scharlau Vieira - Coordenador / Débora Lopez - Integrante / Marielle Sandalovski Santos - Integrante., Financiador(es): Faculdade de Pato Branco - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2002
produção do estatuto da Fundação Walderez Bertolin, Descrição: Pesquisa, redação e debates para produção de proposta de estatuto da Fundação Walderez Bertolin. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Toni André Scharlau Vieira - Coordenador., Financiador(es): Faculdade de Pato Branco - Outra.
-
2002 - 2003
Criação da Revista acadêmica IN PAUTA, Descrição: Participação na comissão que originou a criação da Revista Científica da Faculdade de pato Branco, ISSN 1678-6238, lançada em agosto de 2003.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Toni André Scharlau Vieira - Coordenador / Débora Lopez - Integrante / Marielle Sandalovski Santos - Integrante., Financiador(es): Faculdade de Pato Branco - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2002
produção do estatuto da Fundação Walderez Bertolin, Descrição: Pesquisa, redação e debates para produção de proposta de estatuto da Fundação Walderez Bertolin. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Toni André Scharlau Vieira - Coordenador., Financiador(es): Faculdade de Pato Branco - Outra.
-
2002 - 2003
Criação da Revista acadêmica IN PAUTA, Descrição: Participação na comissão que originou a criação da Revista Científica da Faculdade de pato Branco, ISSN 1678-6238, lançada em agosto de 2003.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Toni André Scharlau Vieira - Coordenador / Débora Lopez - Integrante / Marielle Sandalovski Santos - Integrante., Financiador(es): Faculdade de Pato Branco - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2002
produção do estatuto da Fundação Walderez Bertolin, Descrição: Pesquisa, redação e debates para produção de proposta de estatuto da Fundação Walderez Bertolin. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Toni André Scharlau Vieira - Coordenador., Financiador(es): Faculdade de Pato Branco - Outra.
Prêmios
2008
Patrono, formandos do Curso de Jornalismo da UDC, Foz do Iguaçu - PR.
2006
Sangue novo, Sindicato dos Jornalistas do Paraná.
2005
Paraninfo, Faculdade de Pato Branco.
2004
paraninfo, Curso de Comunicação Social - Jornalismo da Faculdade de Pato Branco.
1999
professor homenageado, Curso de Comunicação Social da ULBRA.
1999
professor homenageado, Curso de Comunicação Social da ULBRA , habilitação em Jornalismo.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Paraná, Departamento de Comunicação Social. , Rua Bom Jesus, 650, Juvevê, 80035010 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 33132028, Fax: (41) 33132032, URL da Homepage:
Experiência profissional
2008 - Atual
Universidade Federal do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Concursado, tendo tomado posse em maio de 2008!
2003 - 2007
Universidade do Vale do Rio dos SinosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: auxiliar, Carga horária: 8
Atividades
-
02/2003
Ensino, Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Comunicaao, Entrevista e Reportagem
2002 - 2004
Faculdade de Pato BrancoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 40
Outras informações:
Exerce função de Coordenador Pedagógico do Curso de Jornalismo e ministra uma disciplina de Teoria da Comunicação
Atividades
-
02/2003 - 07/2004
Direção e administração, Conselho de Administracao Superior, Direcao Geral.,Cargo ou função, Conselheiro.
-
02/2003 - 07/2004
Estágios , Agencia Experimental de Jornalismoi, Curso de Jornlaismo.,Estágio realizado, acompanhamento de estagiarios no trabalho da agencia.
-
04/2002 - 07/2004
Direção e administração, Curso de Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo, Curso de Jornalismo.,Cargo ou função, Coordenador Pedagógico.
-
02/2002 - 07/2004
Ensino, Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Comunicação, História da Arte
-
02/2002 - 07/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino e Pesquisa, Direcao Geral.,Cargo ou função, conselheiro.
1999 - 1999
Ministério da EducaçãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Outras informações:
Realizou visita em dois cursos de Comunicação/Jornalismo (Centro Universitário do Norte Paulista - UNORP e Centro Universitário de Barra M ansa - RJ) dentro do processo de avaliação das condições de oferta dos Cursos de Jornalismo brasileiros.
Atividades
-
10/1999 - 11/1999
Serviços técnicos especializados , Sesu, Unorp Sp e Sobeu Rj.,Serviço realizado, Avaliação das condições de oferta dos Cursos de Jornalismo.
1990 - 1991
Universidade de TaubatéVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) funcionário municipal, Carga horária: 8
Atividades
-
02/1990 - 12/1991
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, radiojornalismo, edição, comunicação empresarial, Comunicação Comparada
2004 - 2008
Faculdade Dinâmica das CataratasVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: celetista, Carga horária: 20
Outras informações:
Desenvolveu papel de coordenação do Curso de Jornalismo, entre funções administrativas e docentes.
2002 - 2003
Universidade Estadual de Ponta GrossaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Atividades
-
07/2002 - 01/2003
Ensino, Comunicacao Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e m[etodo de pesquisa
-
07/2002 - 01/2003
Ensino, Ciências Sociais Aplicadas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Da nocao de holismo ao conceito de complexidade
1992 - 2002
Universidade Luterana do BrasilVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Adjunto com doutorado, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2000 - 03/2002
Pesquisa e desenvolvimento, Coordenadoria de Pesquisa, Canoas Rs.,Linhas de pesquisa
-
03/2000 - 03/2002
Outras atividades técnico-científicas , Coordenadoria de Pesquisa, Coordenadoria de Pesquisa.,Atividade realizada, Gerencia da Agência Experimental de Comunicação.
-
03/1995 - 03/2002
Pesquisa e desenvolvimento, Coordenadoria de Pesquisa, Canoas Rs.,Linhas de pesquisa
-
03/1995 - 03/2002
Extensão universitária , Coordenadoria de Pesquisa, Canoas Rs.,Atividade de extensão realizada, Curso sobre jornalismo/Comunicação sindical.
-
01/1995 - 03/2002
Estágios , Coordenadoria de Pesquisa, Canoas Rs.,Estágio realizado, atividade acadêmica de intercâmbio e estágio na Universidade de Bologna, Itália.
-
03/1992 - 03/2002
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao Jornaalismo, Edição, Comunicação Comparada, Redação Jornalística II
2013 - 2013
INTEREAD ? Instituto em Tecnologia de Educação a Distancia,Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 12
2017 - 2017
Centro Universitário InternacionalVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 12
Outras informações:
Produção de material didático para curso EAD de Jornalismo. Textos, vídeos-aulas e Power point
2013 - 2013
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - UFPRVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: estatutário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico Raciais (ERER), modalidade EaD. Professor responsável pela disciplina de Comunicação para relações etnico raciais
2020 - Atual
Universidade Católica de MoçambiqueVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 2
Outras informações:
Professor colaborador e orientador de alunos no programa de Doutoramento em Ciências da Comunicação que funciona junto a Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique em Nampula
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Toni André Scharlau Vieira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?