Ingrid Quartarolo
Graduada em Fisioterapia pela Universidade Gama Filho (2001), Especialista em Terapia Oriental, ABACO; Mestre em ciência do Desporto pela Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro-UTAD- Portugal. Fundadora e diretora da empresa Pilates Contemporâneo com unidade nas cidade de Vila Velha, Vitória e Natal. Diretora da Franshing Instituto Pilates Fortalecendo sua Coluna com unidades no Brasil e Europa. Ministrante das formações de Pilates Clínico, Pilates nas Bolas, Pilates Avançado, Pilates na Saude do Idoso, Pilates para Gestantes pela empresa Pilates Contemporâneo no Brasil e Europa. Autora dos Livros Atualizações do Pilates Clínico e Exercícios de propriocepção pra Tornozelo no Método Pilates.
Informações coletadas do Lattes em 30/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Cinência do Desporto
2010 - 2013
Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro
Título: O EFEITO DE EXERCÍCIOS DO REFOMER E STEP CHAIR DO MÉTODO PILATES NA PROPRIOCEPÇÃO DO TORNOZELO, Ano de Obtenção: 2013
Orientador: Ronaldo Eugénio Calçada Dias Gabriel
Palavras-chave: Pilates Clínico; Propriocepção do tornozelo.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Reabilitação Desportiva.
Especialização em acupuntura
2004 - 2006
Academia Brasileira de Ciencias Orientais
Título: Teoria dos Vasos Maravilhos
Orientador: Luiz Yasuaga Junior
Formação complementar
2017 - 2017
Extensão universitária em Formação Método Mckenzie- Diagnóstico e Terapia Mecânica. (Carga horária: 28h). , Instituto Mckenzie do Brasil, IMB, Brasil.
2017 - 2017
Mogusa. (Carga horária: 20h). , Instituto Hari de Acupuntura Japonesa, IHAJ, Brasil.
2017 - 2017
Biofotogrametria e análise do Movimento. (Carga horária: 20h). , Pilates Contemporaneo, P.C, Brasil.
2015 - 2015
Fascia Related pain and dysfunction:research to pr. (Carga horária: 20h). , CPDO LEDERMAN THERAPY, CPDO, Inglaterra.
2014 - 2014
Acupuntura Pediátrica. (Carga horária: 40h). , The Hari Society, HARI, Japão.
2014 - 2014
Acupuntura Pediátrica. (Carga horária: 40h). , The Hari Society, HARI, Japão.
2013 - 2013
TREINAMENTO AVANÇADO DO CONTROLE MOTOR. (Carga horária: 18h). , MAIS FISIO, MF, Brasil.
2013 - 2013
Electrolisis Percutánea Intratisular - EPI. (Carga horária: 20h). , Centro de Recuperacion Deportiva, CEREDE, Espanha.
2013 - 2013
Formação do Sistema HARI. (Carga horária: 108h). , The Hari Society, HARI, Japão.
2012 - 2012
Ginástica Abdominal Hipopressiva. (Carga horária: 30h). , Master Physical Therapy, MASTER.PT, Portugal.
2012 - 2012
Management de Centros de Pilates. (Carga horária: 10h). , BODY MIND CONNECTION PILATES, BMC PILATES, Espanha.
2012 - 2012
Fundamentos para la Ensenãza del Método Pilates. (Carga horária: 15h). , BODY MIND CONNECTION PILATES, BMC, Espanha.
2012 - 2012
Mito Y Ciencia de la Respiracion Pilates. (Carga horária: 10h). , BODY MIND CONNECTION PILATES, BMC PILATES, Espanha.
2012 - 2012
Pilates para Ninõs. (Carga horária: 10h). , BODY MIND CONNECTION PILATES, BMC PILATES, Espanha.
2012 - 2012
Psoas la conexion com a respiración y el nucleo. (Carga horária: 10h). , BODY MIND CONNECTION PILATES, BMC PILATES, Espanha.
2011 - 2011
IV- NOVOS CONCEITOS NA TRATAMENTO DAS TENDINOPATIA. (Carga horária: 20h). , MAIS FISIO, MF, Brasil.
2011 - 2011
IMPLICÂNCIA DA FÁSCIA NA REABILITAÇÃO MUSCULAR. (Carga horária: 20h). , MAIS FISIO, MF, Brasil.
2009 - 2009
Analise Postural. (Carga horária: 3h). , Especializese, ES, Brasil.
2009 - 2009
Trilhos Anatômicos. (Carga horária: 3h). , Especializese, ES, Brasil.
2009 - 2009
A importância do Quadril para o funcionamento adeq. (Carga horária: 3h). , Especializese, ES, Brasil.
2008 - 2008
Biomecânica. (Carga horária: 30h). , Clínica Corpo&Mente, CEM, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Diagnóstico e tto de síndromes motoras. (Carga horária: 40h). , Especializese, ES, Brasil.
2007 - 2007
Avalição e disfunções motoras em dor lombar. (Carga horária: 20h). , Especializese, ES, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Diagnóstico e tratamento das síndromes de. (Carga horária: 40h). , Especializese, ES, Brasil.
2007 - 2007
Formação em Isso Streching. (Carga horária: 30h). , Fisiolife, FL, Brasil.
2007 - 2007
Advanced Pilates. (Carga horária: 200h). , Stott Pilates, S.T, Estados Unidos.
2007 - 2007
Avaliação e tratamento das Disnfunções Motoras. (Carga horária: 20h). , Especializese, ES, Brasil.
2006 - 2007
Pilates on the Ball. (Carga horária: 40h). , RM cursos e eventos, RM, Brasil.
2004 - 2007
Reprogramação Músculo- Articular- RMA. (Carga horária: 90h). , Clínica Corpo&Mente, CEM, Brasil.
2006 - 2006
Pilates and Movement Dysfunction. , Kinectic Control, KC, Inglaterra.
2005 - 2006
Formação em Shiatsu. (Carga horária: 100h). , Clínica Corpo&Mente, CEM, Brasil.
2005 - 2005
Functional Tape. (Carga horária: 60h). , Especializese, ES, Brasil.
2005 - 2005
Ressonância Magnética. (Carga horária: 40h). , Clínica Corpo&Mente, CEM, Brasil.
2005 - 2005
Estabilização Segmentar Vertebral. (Carga horária: 60h). , Especializese, ES, Brasil.
2004 - 2005
Curso de Manipulação Articular. (Carga horária: 180h). , Clínica Corpo&Mente, CEM, Brasil.
2004 - 2004
Neurodinâmica. (Carga horária: 40h). , Especializese, ES, Brasil.
2004 - 2004
Mulligan Manual Therapy. (Carga horária: 60h). , Instituto Mulligan do Brasil, IMB, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Auriculoterapia. (Carga horária: 90h). , Clínica Corpo&Mente, CEM, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Formação em Reeducação Postural. (Carga horária: 360h). , Centro Brasileiro de Fisioterapia, CBF, Brasil.
2000 - 2000
Drenagem Linfática. (Carga horária: 40h). , Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
2000 - 2000
-Pilates na Conduta Cinesioterapêutica. (Carga horária: 180h). , DED Fisiopilates, DED, Brasil.
1999 - 1999
Positional Release Therapy ?PRT. (Carga horária: 60h). , S.O.T.I.L, SOTIL, Brasil.
1999 - 1999
Liberação Miofascial. (Carga horária: 40h). , S.O.T.I.L, SOTIL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Organização de eventos
QUARTAROLO, I ; YASUNAGA JR., L. . SIMPILATES SIMPÓSIO CIENTÍFICO DO MÉTODO PILATES. 2014. (Congresso).
Participação em eventos
Congresso Internacional de Fisioterapia. Avaliação da Imagem Corporal em Pacientes do Método Pilates. 2016. (Congresso).
Congresso Internacional de Fisioterapia. Workshop-Pilates Contemporâneo. 2016. (Congresso).
Congresso Internacional de Fisioterapia. Como tratar Dor Lombar com o método Pilates Contemporâneo. 2016. (Congresso).
congresso Pilates Brazil. Reabilitação do tornozelo com Método Pilates Contemporâneo. 2016. (Congresso).
Congresso Pilates Brazil. O efeito dos exercícios do Reformer e Step Chair do método Pilates na Propriocepção do Tornozelo. 2016. (Congresso).
Congresso Pilates Brazil. O efeito dos exercícios do Reformer e Step Chair do método Pilates na Propriocepção do Tornozelo. 2016. (Congresso).
Dia do Fisioterapeuta.O método Pilates no tratamento da dor lombar. 2016. (Encontro).
II congresso Internacional de FISIOTERAPIA em Coluna Vertebral. Como tratar dor lombra com o método Pilates Contemporâneo. 2016. (Congresso).
II Congresso Internacional de FISIOTERAPIA em Coluna Vertebral. Exercícios de Fisioterapia em Coluna Vertebral. 2016. (Congresso).
XV ENCONTRO DE PESQUISA DO CURSO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ.Pilates Clínico Contemporâneo. 2016. (Encontro).
Congresso Internacional de Fisioterapia. Pilates na Reabilitação do tornozelo. 2014. (Congresso).
Congresso Internacional de Fisioterapia. Pilates Clínico. 2014. (Congresso).
SIMPILATES.Pilates Clínico e Pilates Condionamento Físico. 2014. (Simpósio).
SIMPILATES.Treino Proprioceptivo do tornozelo com o Método Pilates. 2014. (Simpósio).
SIMPILATES.Tratamento do Pré e Pós operatório da cirurgia Bariátrica com o Método Pilates Contemporâneo. 2014. (Simpósio).
I ENCONTRO CEARENSE DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL EM PE PEDIATRIA.EFICÁCIA DE MÉTODO PILATES NA FUNÇÃO MOTORA E AMPLITUDE DE MOVIMENTO EM PORTADORES DE PARALISIA CEREBRAL EM FASE ESCOLAR. 2013. (Encontro).
Porto Saúde. Pilates contemporâneo para o tratamento de dor lombar e melhora da qualidade de vida. 2013. (Congresso).
PORTO SAÚDE. PILATES CONTEMPORÂNEO PARA O TRATAMENTO DEDOR LOMBAR E MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA. 2013. (Congresso).
UNIVERSIDADE DE VILA VELHA.EFICÁCIA DO MÉTODO PILATES NA FUNCAO MOTORA EM AMPLITUDES DE MOVIMENTO EM PORTADORES DE PARALISIA CEREBRAL EM FASE ESCOLAR. 2013. (Outra).
V ENCONTRO CIENTÍFICO MULTIDISCIPLINAR DA FESV.Avaliação de trabalhos. 2013. (Encontro).
VI Encontro Científico Multidiciplinar da Faculdade Estácio de Sá.Aprender a conviver com o diferente: acessibilidade. 2013. (Encontro).
VI Encontro Científico Multidiciplinar da Faculdade Estácio de Sá.Pilates Contemporâneo uma abordagem clínica. 2013. (Encontro).
BMC Pilates. Pilates Leader Programme. 2012. (Congresso).
Conferencia pela Master .PT.PILATES CONTEMPORANEO CLINICO. 2012. (Outra).
JORNADA INTERDISCIPLINAR DE CIRURGIA BARIÁTRICA E METABÓLICA SBSBM-ES.DEBATEDORA DA SESSÃO CLÍNICA. 2012. (Outra).
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.PILATES CLÍNICO. 2012. (Encontro).
VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA. IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA. 2012. (Congresso).
VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA. ANÁLISE DA FLEXIBILIDADE DURANTE UM PERÍODO DE NOVE DIAS DE PRÁTICA NO MÉTODO PILATES. 2012. (Congresso).
VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA. TRATAMENTO PRÉ E PÓS OPERATÓRIO DE CIRURGIA BARIÁTRICA COM METODO PILATES CONTEMPORANEO. 2012. (Congresso).
VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA. Presidente da mesa com o tema: Fáscia: uma análise contemporânea das perspectivas clínicas. 2012. (Congresso).
VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA. ANÁLISE ELETROMIOGRÁFICA DOS MÚSCULOS TIBIAL ANTERIOR E FIBULAR LONGO NOS EXERCÍCIOS DO REFORMER E STEP CHAIR. 2012. (Congresso).
VII JORNADA DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DO ES.REABILITAÇÃO PRÉ E PÓS OPERATÓRIO NA CIRURGIA BARIÁTRICA COM O MÉTODO PILATES. 2012. (Outra).
III CIRNE. III CIRNE - CONGRESSO INTERNACIONAL DE REABILITAÇÃO NEUROMUSCULOESQUELÉTICA E ESPORTIVA. 2011. (Congresso).
II SEMANA DE ATUALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA- FANOR.Pilates Contemporâneo Clínico. 2011. (Outra).
ISB 2011. O efeito da técnica de pompagem na articulação do tornozelo. 2011. (Congresso).
IX ENCONTRO DE PESQUISA DO CURSO DE FISIOTERAPIA; VI.A EXPERIÊNCIA DO ATENDIMENTO AOS PACIENTES COM AS DIVERSAS MODALIDADES DA TERAPIA MANUAL: DISCUSSÃO E RESULTADO PILATES CLÍNICO. 2011. (Encontro).
XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA. LOMBALGIA- COMO EU TRATO? LOMBALGIA CRÔNICA, AGUDA OU MODERADA COM O MÉTODO PILATES CONTEMPORANEO. 2011. (Congresso).
V ENCONTRO CIENTÍFICO MULTICIPLINAR DA FESV.A eficácia do método Pilates na dor Lombar. 2010. (Encontro).
II Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética e Esportiva- CIRNE. 2009. (Congresso).
I Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética e Desportiva- CIRNE. 2007. (Congresso).
III Congresso Acadêmico de Fisioterapia de Teresina-CONAFISIO. Pilates Clínico. 2007. (Congresso).
III Encontro Cearense de acadêmicos de Fisioterapia ? ECAF.Pilates Contemporâneo. 2007. (Encontro).
I Simpósio Internacional de Reeducação Postural..Pilates na Reeducação Postural.. 2007. (Simpósio).
Jornada Acadêmica de Fisioterapia da faculdade Salesiana.Pilates Contemporâneo uma abordagem clínico. 2007. (Encontro).
V SEFISIO encontro acadêmica de estudantes de Fisioterapia da Faculdade Adventista da Bahia.Pilates Clínico. 2007. (Encontro).
III Semana Acadêmica de Fisioterapia da UNIVALE, Governador Valadares, MG.Método Pilates. 2005. (Outra).
Participação em bancas
QUARTAROLO, I. Eficácia do método pilates na função motora e amplitude de movimento em portadores de paralisa cerebral em fase escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterpia) - Faculdade Estácio de Sá.
QUARTAROLO, I. IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA. 2012. Pilates Contemporaneo.
Orientou
COMPARAÇÃO DO EQUILÍBRIO DINÂMICO ENTRE PRATICANTES DE PILATES E CORREDORES DE RUA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Ingrid Quartarolo;
Produções bibliográficas
-
QUARTAROLO, I ; YASUNAGA JR., L. ; João António Alves Santinha ; GABRIEL, R. E. ; SHAMUS, E. . Electromyographic Analysis of the Tibialis Anterior and Peroneus Longus Muscles in Pilates Proprioceptive Exercises. Electromyographic Analysis of the Tibialis Anterior and Peroneus Longus Muscles in Pilates Proprioceptive Exercises , v. 1, p. 4, 2016.
-
LOUREIRO, L. S. ; FERREIRA, D. M. ; QUARTAROLO, I. ; SALLES, F. L. P. ; PELEGRINA JUNIOR, C. C. ; QUARTAROLO, I . AVALIAÇÃO DO EQUILÍBRIO DINÂMICO DE CORREDORES DE RUA. Revista Brasileira de Reabilitação e Atividade Física , v. 3, p. 1-6, 2014.
-
SERAFINI, G. ; QUARTAROLO, I ; YASUNAGA JR., L. ; TOCHA, C. P. . AVALIAÇÃO DA IMAGEM CORPORAL EM PRATICANTES DO MÉTODO PILATES. Revista Brasileira de Reabilitação e Atividade Física , v. 3, p. 46-51, 2014.
-
QUARTAROLO, I . Análise da flexibilidade durante um período de nove dias de prática no método pilates. Revista Brasileira de Reabilitação e Atividade Física , v. 7, p. 159-161, 2012.
-
QUARTAROLO, I . A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO PILATES NO PÓS OPERATÓRIO DE CIRURGIA BARIATRICA. Revista Brasileira de Reabilitação e Atividade Física , v. 3, p. 177-181, 2011.
-
QUARTAROLO, I . Eficácia do método pilates na função motora e amplitude de movimento em portadores de paralisa cerebral em fase escolar. Revista Brasileira de Reabilitação e Atividade Física , v. 4, p. 234, 2011.
-
STAPLES, W. H. ; QUARTAROLO, I ; SHAMUS, E. . Geriatric Physical Therapy. 1. ed. New York: Mc Graw-Hill Educations Books, 2016. v. 1. 133p .
-
QUARTAROLO, I . Pilates uam promessa para um corpo bonito e saudável. O mural, Caruaru-Pernabuco, p. 14 - 15, 10 dez. 2008.
-
QUARTAROLO, I . Pilates Com a Bola. Diário do Nordeste- Caderno Viva, Fortaleza, 22 abr. 2007.
Outras produções
QUARTAROLO, I . Mine-Curso da semana acadêmica da Universidade de Vila Velha- UVV- Pilates solo e Bola.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
QUARTAROLO, I . Mine-Curso da semana acadêmica da Universidade Estácio de Sá- Pilates Solo e Bola. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
QUARTAROLO, I . Pilattes Contemporâneo Avançado. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para Curso).
QUARTAROLO, I . Mine-Curso no V SEFISIO, encontro acadêmico de estudantes de Fisioterapia da Faculdade Adventista da Bahia. Pilates Bola. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
QUARTAROLO, I . Jornada Acadêmica de Fisioterapia da faculdade Salesiana. Pilates Contemporâneo: Uma abordagem clínica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
QUARTAROLO, I . Mine-Curso no III Congresso Acadêmico de Fisioterapia de Teresina-CONAFISIO- Pilates Contemporâneo técnicas solo. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
QUARTAROLO, I . Pilates Contemporâneo na Bola. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para Curso).
QUARTAROLO, I . Pilates Contemporâneo abordagem clínica. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para curso).
QUARTAROLO, I . Entrevista ao Vivo. 2008.
QUARTAROLO, I . Entrevista sobre Pilates TV Jangadeiro. 2008.
Projetos de pesquisa
-
2012 - Atual
PilatesxFibromialgia: Uma avaliação da qualidade de vida, flexibilidade e níveis séricos de serotonina, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ingrid Quartarolo - Coordenador.
-
2010 - Atual
O EFEITO DOS EXERCÍCIOS DO REFORMER E STEP CHAIR NA PROPRIOCEPÇÃO DO TORNOZELO, Descrição: DISSERTAÇÃO PARA O MESTRADO. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ingrid Quartarolo - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Pilates Contemporaneo. , RuaRua Dr. Jairo Matos Pereira, nº 332, Praia da Costa, 29100000 - Vila Velha, ES - Brasil, Telefone: (27) 32299767, URL da Homepage:
Experiência profissional
2006 - Atual
Pilates ContemporaneoVínculo: Fisoterapeuta,Professora, Enquadramento Funcional: sim
Outras informações:
Fundadora do Pilates Contemporâneo
2005 - Atual
Clínica Corpo&MenteVínculo: Fisioterapeuta e Coordenadora, Enquadramento Funcional: sim
2005 - 2007
Clínica de Reabilitaçaão Acelerada de Vila VelhaVínculo: Fisoterapeuta e Coordenadora, Enquadramento Funcional: sim, Regime: Dedicação exclusiva.
2000 - 2001
Hospital Salgado FilhoVínculo: Estagiária Fisioterapia U.T.I, Enquadramento Funcional: SIM
2000 - 2001
HOSPITAL SAO BERNARDOVínculo: Estagiária Fisioterapia U.T.I, Enquadramento Funcional: SIM
2001 - 2004
Centro de Especialidades Médicas e OdontológicasVínculo: Fisioterapeuta, Enquadramento Funcional: sim
2016 - Atual
UNIVERSIDADE UnichristusVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Pós Graduação em Pilates Cont, Carga horária: 10
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ingrid Quartarolo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?