Polyana Alcântara Galvão dos Reis
Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2016), onde abordou o Estudo da influência dos usos consuntivos da água do rio Corrente (BA) na vazão do rio São Francisco no Trabalho de Conclusão de Curso. Estagiou no Laboratório de Qualidade da Água da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia realizando análises fisíco-quimicas em água bruta e auxiliando na organização dos insumos utilizados para realização dos experimentos. Foi estagiária na empresa Calçados Bibi Nordeste Ltda com atuação na área de gerenciamento de resíduos sólidos, participando da renovação da Licença de Operação do depósito de resíduos. Realizou estágio em docência na disciplina de Hidrologia e Climatologia para os alunos de Engenharia Civil e Sanitária e Ambiental da UFRB. Em 2018 lecionou as disciplinas de Saneamento, Probabilidade e Estatística, e Mecânica dos Solos na Faculdade Maria Milza, para o curso de Engenharia Civil. Mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento pela Universidade Federal da Bahia, na qual abordou a avaliação das vazões de contribuição da bacia hidrográfica do rio Grande à calha do rio São Francisco para atendimento dos usos múltiplos. Foi professora substituta na Universidade Federal do Oeste da Bahia no ano de 2019, ensinou as disciplinas de Álgebra Linear e Geometria Analítica. Foi professora na Faculdade Pitágoras de Bom Jesus da Lapa ensinando as disciplinas de Fenômenos de Transportes, Física Geral e Experimental ? Mecânica, Metrologia e Controle Geométrico, Mecânica Geral e Desenho Técnico. Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente na Universidade Estadual de Santa Cruz.
Informações coletadas do Lattes em 12/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente
2021 - Atual
Universidade Estadual de Santa Cruz
Luciano Brito Rodrigues.
Mestrado em Meio Ambiente , Águas e Saneamento
2016 - 2018
Universidade Federal da Bahia
Título: AVALIAÇÃO DAS VAZÕES DE CONTRIBUIÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GRANDE À CALHA DO RIO SÃO FRANCISCO PARA ATENDIMENTO DOS USOS MÚLTIPLOS,Ano de Obtenção: 2018
Andrea Souza Fontes.Coorientador: Yvonilde Dantas Pinto Medeiros. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental
2010 - 2016
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Título: ESTUDO DA INFLUÊNCIA DOS USOS CONSUNTIVOS DA ÁGUA DO RIO CORRENTE (BA) NA VAZÃO DO RIO SÃO FRANCISCO
Orientador: Andrea Souza Fontes
Formação complementar
2020 - 2020
MICROSOFT EXCEL 2016 - INTERMEDIÁRIO. (Carga horária: 20h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2020 - 2020
MICROSOFT EXCEL 2016 - AVANÇADO. (Carga horária: 30h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2020 - 2020
MICROSOFT EXCEL 2016 - BÁSICO. (Carga horária: 15h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2019 - 2019
Aplicadores de Prova Institucional do Ensino Superior Presencial. (Carga horária: 1h). , Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.
2019 - 2019
A Tutoria e o Papel do Tutor. (Carga horária: 10h). , Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.
2019 - 2019
Como e Por que Sou Professor. (Carga horária: 1h). , Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.
2019 - 2019
Funcionalidades do AVA. (Carga horária: 1h). , Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.
2019 - 2019
Apresentações de Sucesso. (Carga horária: 1h). , Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.
2019 - 2019
Selos Editorias de Literatura. (Carga horária: 2h). , Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.
2019 - 2019
Estratégias e Metodologias de Ensino. (Carga horária: 1h). , Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.
2019 - 2019
Paixão por Educar. (Carga horária: 2h). , Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.
2019 - 2019
Manual Sobre a Lei Anticorrupção. (Carga horária: 1h). , Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.
2019 - 2019
Libras Básico - Módulo I. (Carga horária: 2h). , Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.
2019 - 2019
As Habilidades do Futuro. (Carga horária: 1h). , Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.
2019 - 2019
O Modelo Acadêmico. (Carga horária: 2h). , Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.
2019 - 2019
Avaliação de Aprendizagem para o Professor. (Carga horária: 2h). , Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação a Distância para Aplicação do Enem 2018. (Carga horária: 20h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2017 - 2017
II WORKSHOP ONLINE DE GEOPROCESSAMENTO COM SOFTWARE LIVRE. (Carga horária: 5h). , ClikGeo - Cursos de Geotecnologia, CLIKGEO, Brasil.
2015 - 2015
Medindo as Águas do Brasil: noções de plu e fluvio. (Carga horária: 10h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2013 - 2015
Curso de inglês FISK. , Escola de idiomas o grande mestre, FISK, Brasil.
2014 - 2014
Comitês de Bacias: práticas e procedimentos. (Carga horária: 20h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2012 - 2012
Aprender a Empreender. (Carga horária: 16h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2012 - 2012
Ambientação. (Carga horária: 2h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia, SEBRAE/BA, Brasil.
2011 - 2011
Gestão de Serviços e Saneamento. (Carga horária: 28h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2010 - 2010
Curso Noções de Lógica e Teoria dos conjuntos. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Ciências Exatas e Tecnológicas.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Sanitária.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Ciências Ambientais.
Organização de eventos
VIEIRA, L. M. S. ; REIS, P. A. G. . III Jornada de Engenharia Civil. 2018. (Congresso).
SILVA, M. P. G. ; REIS, P. A. G. . 1ª Semana de Matemática da UFRB. 2015. (Outro).
Participação em eventos
XIII ENREHSE - Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe. 2021. (Encontro).
XXIII ENCOB - ENCONTRO NACIONAL DE COMITÊS DE BACIA HIDROGRÁFICA,. 2021. (Encontro).
XXV Seminário Integrador Internacional do Prodema - SIIP: Desafios e estratégias das pesquisas nas ciências ambientais no contexto do Antropoceno.AVALIAÇÃO QUALI-QUANTITATIVA DAS VAZÕES DE ENTREGA DOS AFLUENTES DO OESTE BAIANO PARA CONSTRUÇÃO DAS METAS DO PACTO DAS ÁGUAS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO BUSCANDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. 2021. (Seminário).
III Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. 2020. (Simpósio).
Seminário ÁGUAS NAS ENGENHARIAS: Crise ou oportunidade?. 2017. (Seminário).
XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. 2017. (Simpósio).
XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO RIO-AQÚIFERO EM SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO OESTE BAIANO PARA ATENDIMENTO DAS DEMANDAS CONSUNTIVAS. 2017. (Simpósio).
I Simpósio da Bacia Hidrográfica Bacia do rio São Francisco. 2016. (Simpósio).
I Simpósio da Bacia Hidrográfica Bacia do rio São Francisco.INVESTIGAÇÃO DA VAZÃO DE CONTRIBUIÇÃO DO RIO CORRENTE (BA) PARA O RIO SÃO FRANCISCO FRENTE AOS USOS CONSUNTIVOS E CONDIÇÃO CLIMÁTICA DA REGIÃO. 2016. (Simpósio).
IV Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2016. (Congresso).
1ª Semana de Matemática da UFRB.Mnitoria. 2015. (Seminário).
1ª Semana de Matemática da UFRB. 2015. (Seminário).
28 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2015. (Congresso).
I Specialized Conference on Ecology, Management and River Restoration - Practices and Experiences 2015. 2015. (Outra).
IX Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFRB e III Seminário Estudantil de Pesquisa, inivação e Pós-Graduação.Avaliação do Manejo Doméstico da Água Captada em Cisternas Implantadas no Semiárido Baiano. 2015. (Seminário).
IX Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFRB e III Seminário Estudantil de Pesquisa, inivação e Pós-Graduação. 2015. (Seminário).
Seminário Institucional sobre a Barragem do RIo da Dona. 2015. (Seminário).
III Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia - III RECONONCITEC.Avaliação do impacto de produto salinos, areia e água para cura, nas propriedades mecânicas de matrizes cimentícias.. 2014. (Outra).
III Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia - III RECONONCITEC.Avaliação do Impacto de Produtos Salinos, Areia e Água para Cura, nas Propriedades Mecânicas de Matrizes Cimentícias. 2014. (Outra).
I Semana de Engenharia Civil e Mecânica do Recôncavo. 2013. (Outra).
I Semana de Engenharia Civil e Mecânica do Recôncavo.Projeto de Instalações Hidráulicas para Pequenas Residências. 2013. (Outra).
IV Congresso Baiano de Pesquisadores Negros - IV CBPN. 2013. (Congresso).
Jornada de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2013. (Congresso).
Jornada de Engenharia Sanitária e Ambiental.Elaboração de Plano Municipal de Saneamento Básico. 2013. (Oficina).
Fórum Internacional 20 de Novembro e VI Fórum pró-Igualdade Racial e Inclusão social do Recôncavo. 2012. (Outra).
II Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2012. (Congresso).
II Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia (II Reconcitec). Reúso de águas. 2012. (Congresso).
II Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia (II Reconcitec). 2012. (Congresso).
Reunião Regional da SBPC. 2011. (Outra).
Aproveitamento de Resíduos Lignocelulósicos. 2010. (Oficina).
Aspectos da Segurança do Trabalho. 2010. (Oficina).
Participação em bancas
REIS, P. A. G.; SANTOS, B. L. M.. EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA UTILIZAÇÃO DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTÁICA, VISANDO SEUS BENEFÍCIOS E APROVEITAMENTOS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA ELÉTRICA) - IUNI Educacional Unime Itabuna.
REIS, P. A. G.; SANTOS, B. L. M.. BENEFÍCIOS DOS SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE ENERGIA NO SETOR INDUSTRIAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA ELÉTRICA) - IUNI Educacional Unime Itabuna.
REIS, P. A. G.; SANTOS, B. L. M.. A NECESSIDADE DE REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA NO CANTEIRO DE OBRAS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - IUNI Educacional Unime Itabuna.
REIS, P. A. G.; SANTOS, B. L. M.. INSPEÇÃO E MANUTENÇÃO PREDIAL PARA A PREVENÇÃO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFICAÇÕES. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - IUNI Educacional Unime Itabuna.
REIS, P. A. G.; SANTOS, B. L. M.. PAVIMENTOS PERMEÁVEIS: BLOCO DE CONCRETO INTERTREVADO POROSO PARA A DRENAGEM URBANA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - IUNI Educacional Unime Itabuna.
REIS, P. A. G.; SANTOS, B. L. M.. MEDIDAS DE CONTROLE DE DRENAGEM URBANA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - IUNI Educacional Unime Itabuna.
REIS, P. A. G.; SANTOS, B. L. M.. A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA BIM (BUILDING INFORMATION MODELING). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - IUNI Educacional Unime Itabuna.
FONTES, A. S.;REIS, P. A. G.; RABELO, J. L.. INFLUÊNCIA DA INTERAÇÃO RIO-AQUÍFERO NA DISPONIBILIDADE HÍDRICA FLUVIAL. ESTUDO DE CASO: RIO ITAPICURU - BA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SOUZA, R. M.; SANTOS, J. H. T.;REIS, P. A. G.. UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA BIM NO DESENHO ARQUITETÔNICO: UM ESTUDO DE CASO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas e Tecnológicas) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
REIS, P. A. G.; MAGALHÃES, J. R. G.; RABELO, J. L.. VULNERABILIDADE DE AQUÍFEROS NO MUNICÍPIO DE GUANAMBI- BAHIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas e Tecnológicas) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Produções bibliográficas
-
REIS, POLYANA ; FONTES, ANDREA ; MEDEIROS, YVONILDE . Definição da vazão de contribuição como estratégia de gestão na bacia hidrográfica do Rio São Francisco. REGA - REVISTA DE GESTÃO DE ÁGUA DA AMÉRICA LATINA , v. 17, p. 21, 2020.
-
REIS, P. A. G. ; RODRIGUES, L. B. . AVALIAÇÃO QUALI-QUANTITATIVA DAS VAZÕES DE ENTREGA DOS AFLUENTES DO OESTE BAIANO PARA CONSTRUÇÃO DAS METAS DO PACTO DAS ÁGUAS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO BUSCANDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. In: XXV Seminário Integrador Internacional do Prodema - SIIP: Desafios e estratégias das pesquisas nas ciências ambientais no contexto do Antropoceno, 2021. AVALIAÇÃO QUALI-QUANTITATIVA DAS VAZÕES DE ENTREGA DOS AFLUENTES DO OESTE BAIANO PARA CONSTRUÇÃO DAS METAS DO PACTO DAS ÁGUAS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO BUSCANDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, 2021.
-
REIS, P. A. G. ; FONTES, A. S. ; MEDEIROS, Y. D. P. . AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO RIO-AQÚIFERO EM SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO OESTE BAIANO PARA ATENDIMENTO DAS DEMANDAS CONSUNTIVAS. In: XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017, Florianópolis. AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO RIO-AQÚIFERO EM SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO OESTE BAIANO PARA ATENDIMENTO DAS DEMANDAS CONSUNTIVAS, 2017.
-
REIS, P. A. G. ; LORDELO, L. M. K. . AVALIAÇÃO DO MANEJO DOMÉSTICO DA ÁGUA CAPTADA EM CISTERNAS IMPLANTADAS NO SEMIÁRIDO BAIANO. In: III Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, 2015, Cruz das Almas. Recursos Hídricos, 2015. v. único.
-
REIS, P. A. G. ; FONTES, A. S. ; MEDEIROS, Y. D. P. . DEFINIÇÃO DA VAZÃO DE CONTRIBUIÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO. REGA - REVISTA DE GESTÃO DE ÁGUA DA AMÉRICA LATINA , 2021.
-
REIS, P. A. G. ; FONTES, A. S. ; MEDEIROS, Y. D. P. . AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO RIO-AQÚIFERO EM SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO OESTE BAIANO PARA ATENDIMENTO DAS DEMANDAS CONSUNTIVAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
REIS, P. A. G. ; FONTES, A. S. . Investigação da Vazão de Contribuição do rio Corrente (BA) para o rio São Francisco frente aos usos consuntivos e condição climática da região. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
REIS, P. A. G. ; LORDELO, L. M. K. . Avaliação do manejo doméstico da água captada em cisternas implantadas no semiárido baiano.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
REIS, P. A. G. ; SILVA, F. G. S. . Avaliação do impacto de produtos salinos, areia e água para cura, nas propriedades de matrizes cimentícias.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
REIS, P. A. G. ; SILVA, F. G. S. . Avaliação do impacto de produtos salinos, areia e água para cura, nas propriedades de matrizes cimentícias.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2015
Avaliação da Estrutura Cisterna no Sertão Baiano, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Polyana Alcântara Galvão dos Reis - Coordenador / Lidiane Mendes Kruschewsky Lordelo - Integrante.
-
2013 - 2014
Avaliação do impacto de produtos salinos, areia e água para cura, nas propriedades mecânicas de matrizes cimentícias, Descrição: Projeto aprovado na modalidade PIBIC na UFRB, com duas bolsas (FAPESB e UFRB), neste projeto de pesquisa estão sendo avaliados os impactos do uso de areias salinas e cura com água salina nas propriedades físico-mecânicas de matrizes cimentícias, utilizando dois tipos de cimento, CP II e CP V ARI-RS (resistente a sulfatos) a fim de avaliar os efeitos dos materiais salinos e da redução desses impactos com o uso de cimento resistente BA sulfatos e assim determinar procedimentos para o uso racional desses materiais na construção civil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Polyana Alcântara Galvão dos Reis - Coordenador / Francisco Gabriel Santos Silva - Integrante / Ramile Gomes Uzeda Souza - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - 2017
Universidade Federal do Recôncavo da BahiaVínculo: Estagiária em Docência, Enquadramento Funcional: Professora auxiliar, Carga horária: 32
Outras informações:
Professora auxiliar da disciplina Hidrologia e Climatologia.
2015 - 2016
Universidade Federal do Recôncavo da BahiaVínculo: Estágio Profissional, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 255
Outras informações:
Estágio no Laboratório de Qualidade da Água da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
2016 - 2016
Calçados Bibi NordesteVínculo: Estágio Profissional, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 132
Outras informações:
Participação do processo de renovação da Licença de Operação da empresa Calçados Bibi Nordeste Ltda. e acompanhamento da adequação do depósito de resíduos da mesma.
2018 - 2018
Faculdade Maria MilzaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12
Outras informações:
Ministrou aulas do curso de Bacharelado em Engenharia Civil, nas disciplinas de Saneamento, Probabilidade e Estatística e Saneamento.
2019 - 2019
Faculdade Pitágoras de Bom Jesus da LapaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações:
Professora das disciplinas de Fenômenos de Transportes, Física Geral e Experimental ? Mecânica, Metrologia e Controle Geométrico, Mecânica Geral ? Dinâmica, Desenho Técnico.
2019 - 2019
Universidade Federal do Oeste da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora das disciplinas de Álgebra Linear e Geometria Analítica.
2021 - 2022
IUNI Educacional Unime ItabunaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente
Atividades
-
03/2021 - 02/2022
Ensino, ENGENHARIA ELÉTRICA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Máquinas Elétricas I, Máquinas Elétricas II, Máquinas de Fluxo, Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos, Projeto de Máquinas, Modelagem de Sistemas Dinâmicos
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Polyana Alcântara Galvão dos Reis e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?