Amanda Alves Gomes
Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharel) pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2008), mestrado em Aquicultura e Pesca (Área de Concentração: Pesca) pelo Instituto de Pesca - SAA - SP (2015), e doutorado em Oceanografia (Área de Concentração: Oceanografia Biológica) pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) (2023). Tem experiência nas áreas de Ictiologia (com ênfase em Ecomorfologia de peixes de oceano profundo), Recursos Pesqueiros Marinhos, Etnoecologia e Divulgação Científica, onde atua principalmente na empresa Zoomundo, através da produção de conteúdo digital e consultoria educativa sobre evolução e conservação animal.
Informações coletadas do Lattes em 12/05/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em OCEANOGRAFIA
2018 - 2023
Universidade de São Paulo
Título: Exploring ecomorphological patterns and the evolution of shape in Stomiiformes (Actinopterygii: Teleostei): a study of deep-sea fish adaptations
Orientador: em Oregon State University ( Brian Sidlauskas)
com Prof.º Dr. Marcelo Roberto Souto de Melo. Coorientador: Dr. Rodrigo Antunes Caires. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Mestrado em Aquicultura e Pesca
2013 - 2015
Instituto de Pesca
Título: Etnoecologia Pesqueira e Dinâmica da pesca artesanal do litoral centro-sul do Estado de São Paulo: um enfoque sobre a influência das variáveis ambientais na produtividade pesqueira
, Ano de Obtenção: 2015.Profº Dr. Antonio Olinto Ávila da Silva.Coorientador: Profª Dra. Gyrlene Aparecida Mendes da Silva. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros Marinhos.
Graduação em Ciências Biológicas
2004 - 2008
Centro Universitário Fundação Santo André
Título: Avaliação da Taxa de Sedimetação de Fósforo em um Sistema de Criação de Peixes em Tanque-Rede
Orientador: Clóvis Ferreira do Carmo
Formação complementar
2015 - 2015
Curadoria de Coleções Ictiológicas. (Carga horária: 7h). , Sociedade Brasileira de Ictiologia, SBI, Brasil.
2014 - 2014
Ferramentas multivariadas na análise de dados etno. (Carga horária: 7h). , Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia, SBEE, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Teoria/Prática Educação Ambiental em UCs Marinhas. (Carga horária: 60h). , Instituto de Biociências - Universidade São Paulo, IBUSP, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Noções Básicas de Oceanografia. (Carga horária: 24h). , Instituto Oceanográfico - Universidade São Paulo, IOUSP, Brasil.
2008 - 2008
Identificação de peixes marinhos. (Carga horária: 3h). , Instituto Oceanográfico da USP, IOUSP, Brasil.
2008 - 2008
Investigação de aspectos ecológicos sobre cetáceos. (Carga horária: 9h). , Instituto Oceanográfico da USP, IOUSP, Brasil.
2008 - 2008
Mergulho Autônomo Recreativo (Open Water Diver). , Professional Association of Diving Instructors, PADI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Taxonomia de Peixes Marinhos.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Morfologia dos Grupos Recentes.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros Marinhos.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Etnoecologia de peixes.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Divulgação Científica.
Comissão julgadora das bancas
STANZANI, L. A.; Herrera Angel, Marta Clemencia. Identidad y paisaje : brasileos en Bogotá y Medellí. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidad de los Andes Colombia.
SOUZA, G. T.; MARIANO, N. F.; CAVALHEIRO, C. C.. As Manifestações da Cultura Popular Nordestina em Sorocaba-SP. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos.
HENRIQUES, M B; Machado, I. C.; Carneiro, M.H.. RELAÇÃO ENTRE ETNOCONHECIMENTO DOS PESCADORES ARTESANAIS DO LITORAL CENTRO-SUL DO ESTADO DE SÃO PAULO E A INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS AMBIENTAIS NA PESCA. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Aquicultura e Pesca) - Instituto de Pesca.
MARIANO, Neusa F.; SOUZA, G. T.; CAVALHEIRO, C. C.. As manifestações da cultura popular nordestina em Sorocaba - SP. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - UFSCar-Sorocaba.
SUMIDA, P.Y.G.; DE PINNA, M.C.C.; DELARIVA, R.L.. Análise ecomorfológica dos peixes de oceano profundo da Ordem Stomiiformes (Actinopterygii: Teleostei). 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Oceanografia) - Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.
MARTINS, R.S.; ÁVILA-DA_SILVA, A. A.; RAMIRES, M.. Etnoecologia pesqueira e dinâmica da pesca artesanal do litoral centro-sul do Estado de São Paulo: um enfoque sobre a influência variáveis ambientais na produtividade pesqueira. 2015. Dissertação (Mestrado em Aquicultura e Pesca) - Instituto de Pesca.
AVILA-DA-SILVA, A. O.;MACHADO, Ingrid Cabral; CARNEIRO, M. H.; MENDONCA, J. T.; TOMAS, A. R. G.. Relação entre etnoconhecimento dos pescadores artesanais do litoral centro-sul do estado de São Paulo e a influência das variáveis ambientais na pesca. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Aquicultura e Pesca) - Instituto de Pesca.
Foi orientado por
Etnoecologia pesqueira e dinâmica da pesca artesanal do litoral centro-sul do Estado de São Paulo: um enfoque sobre a influência das variáveis ambientais na produtividade pesqueira; 2015; Dissertação (Mestrado em Aquicultura e Pesca) - Instituto de Pesca, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Gyrlene Aparecida Mendes da Silva;
Análise Ecomorfológica da Ordem Stomiiformes (Actinopterygii): Variação Latitudinal, Gradiente de Profundidade e Disparidade Ecomorfológica; Início: 2018; Tese (Doutorado em Oceanografia (Oceanografia Biológica)) - Universidade de São Paulo; (Orientador);
As manifestações da cultura popular nordestina em Sorocaba - SP; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - UFSCar-Sorocaba; Orientador: Neusa de Fatima Mariano;
AS MANIFESTAÇÕES DA(S) CULTURA(S) NORDESTINA(S) NA REGIÃO NORTE DE SOROCABA (SP); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - UFSCar-Sorocaba, PIBIC-USFCar; Orientador: Neusa de Fatima Mariano;
Catálogo: a cultura popular de Sorocaba e região; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Sorocaba; Orientador: Neusa de Fatima Mariano;
Análise Ecomorfológica da Ordem Stomiiformes (Actinopterygii): Variação Latitudinal, Gradiente de Profundidade e Disparidade Ecomorfológica; Início: 2018; Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Instituto OCeanográfico da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);
Etnoecologia Pesqueira do Litoral Centro/Sul do Estado de São Paulo: O Conhecimento de Pescadores Artesanais sobre Aspectos Ecológicos de Peixes Marinhos Explotados e Seu Ambiente; 2013; Dissertação (Mestrado em Aquicultura e Pesca) - Instituto de Pesca, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antônio Olinto Ávila da Silva;
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
Diversidade e Evolução de Peixes de Oceano Profundo - DEEP-OCEAN, Descrição: O oceano profundo é o maior ecossistema na Terra, e possui condições extremas para vida devido à baixa temperatura, alta pressão e redução gradual da luz do sol, impossibilitando a produção de fotossíntese a partir de 200 m até a escuridão total de 1.000 m em diante. Estima-se que entre 10 e 15% da diversidade de peixes marinhos ocorra abaixo dos 500 metros. No Brasil, o projeto REVIZEE (1994-2004) criou um conhecimento básico sobre a diversidade de peixes de oceano profundo brasileiros, com registros de 734 espécies de Myxini, Chondrichtyes e Osteichthyes. Entretanto, o alto custo de equipamentos e navios oceanográficos necessários para expedições representou uma limitação para o desenvolvimento de projetos adicionais, deixando grandes áreas pouco amostradas e um número limitado de amostras depositado em coleções científicas úteis para revisões taxonômicas e análises moleculares. Durante o projeto DEEP-OCEAN (Diversidade e Evolução dos Peixes de Oceano Profundo), diferentes aspectos da biodiversidade de peixes de oceano profundo serão examinados. O objetivo geral é obter novas amostras de peixes e invertebrados, incluindo tecidos para análises moleculares, de profundidades entre 500 e 2.000 m, no Sul e Sudeste do Brasil e na elevação de Rio Grande. Os objetivos específicos incluem a realização de taxonomia, filogenia, biogeografia de peixes de água profunda, através de métodos tradicionais e caracterização molecular das espécies (DNA barcoding), e compreender os mecanismos de co-evolução dos compostos químicos (luciferinas e luciferases) e bactérias simbiontes em peixes bioluminescentes. Os arrastos serão realizados a bordo do N/Oc Alpha Crucis usando redes de arrasto de fundo e de meia água, em profundidades de 500 a 2.000 m. As expedições e análises serão desenvolvidas em parceria com os Drs. Anderson Oliveira (USP), Christian Hoffman (USP), Claudio Oliveira (UNESP), Paulo Sumida (IO-USP), Rodrigo Caires (candidato de pós-doutorado no IO-USP) e Tracey Sutton (Nova Southeastern University), além de alunos de graduação e pós-graduação. O projeto terá papel fundamental em gerar dados para melhorar a nossa compreensão dos impactos causados pelas indústrias pesqueira, de extração de petróleo e mineração na fauna de águas profundas do Atlântico Sul ocidental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Amanda Alves Gomes - Integrante / Marcelo Roberto Souto de Melo - Coordenador / Anderson Garbuglio de Oliveira - Integrante / Christian Hoffmann - Integrante / Cláudio de Oliveira - Integrante / Rodrigo Antunes Caires - Integrante / Tracey T. Sutton - Integrante.
-
2013 - 2015
Etnoecologia Pesqueira e Dinâmica da pesca artesanal do litoral centro-sul do Estado de São Paulo: um enfoque sobre a influência das variáveis ambientais na produtividade pesqueira, Descrição: Projeto de Mestrado. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Amanda Alves Gomes - Coordenador / Antônio Olinto Ávila da Silva - Integrante / Gyrlene Aparecida Mendes da Silva - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - 2023
Instituto Oceanográfico - Universidade São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Doutorado, Carga horária: 40
2015 - 2015
Centro Universitário Fundação Santo AndréVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2
Outras informações:
Professora da Disciplina Parasitologia Humana do Curso de Ciências Biológicas
2014 - 2014
Centro Universitário Fundação Santo AndréVínculo: Estágio de Docência, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 3
Outras informações:
Estágio de Docência na disciplina Zoologia dos Vertebrados do Curso de Ciências Biológicas
2007 - 2008
Centro Universitário Fundação Santo AndréVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 8
Outras informações:
- Monitora Bolsista da Disciplina de Zoologia I (Invertebrados) para alunos do 3° ano de Biologia, durante o ano de 2007;
- Monitora Bolsista da Disciplina de Zoologia II (Vertebrados) e Parasitologia para os alunos do 4° ano de Biologia, durante o ano de 2008;
2015 - 2020
Projeta - Cursos ProfissionalizantesVínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações:
Professora do curso Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas e do curso Auxiliar de Veterinário
2011 - 2013
Museu de Zoologia - Universidade São PauloVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 5
Outras informações:
Estagiária do Laboratório de Peixes do MZUSP, realizando trabalho de identificação taxonômica de peixes marinhos brasileiros e atuando no processo de rotulagem de amostras a serem incluídas na coleção.
2009 - 2013
Ciência PrimaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuação no Projeto BRINCA CIÊNCIA. Secretaria de Educação de Santo André.
Oficinas de brinquedos científicos com crianças da Rede Municipal de Santo André, realizadas na SABINA - ESCOLA PARQUE DO CONHECIMENTO.
2009 - Atual
CienciAçãoVínculo: Fundadora e Coordenadora, Enquadramento Funcional: Coordenação
Outras informações:
O CienciAção é um Grupo de Divulgação Científica que desenvolve projetos nas diversas áreas das Ciências Naturais. Entre os projetos, destacam-se: elaboração de teatros de fantoches para o público infantil; oficinas sobre diversas temáticas científicas; desenvolvimento de materiais didádicos, como livretos e jogos educativos; desenvolvimento de palestras para profissionais que atuam na área de Ensino de Ciências e Biologia.
2007 - 2008
Sabina - Escola Parque do ConhecimentoVínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 25
Outras informações:
- Atendimento ao público em geral e monitoramento de grupos escolares em visitas exploratórias;
- Desenvolvimento de materiais didádicos e estratégias para o monitoramento de grupos escolares em visitas focadas em diversas áreas da Ciência como Astronomia, Evolução e Paleontologia e Biologia Marinha;
- Identificação do acervo de serpentes fixadas em formol da Sabina;
- Desenvolvimento de Projeto de análise microbiológica da água e dos organismos marinhos presentes no Tanque de Contato da Sabina;
- Representante da Sabina na 60ª Reunião da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) realizada em Campinas, em Julho de 2008, no espaço "Circo SBPC"
2006 - 2007
Aquário de São PauloVínculo: Monitora de Educação Ambiental, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações:
- Atendimento ao público espontâneo e monitoramento de grupos escolares;
- Acompanhamento da rotina da Área de Manejo, atuando na realização de testes e medições dos controles de qualidade de água e do ar dos recintos de peixes, anfíbios, répteis e mamíferos do Aquário de São Paulo.
2009 - 2010
Diverte Logística CulturalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20
Outras informações:
Prestação de serviços de monitoria, atuando principalmente em Museus e Centros de Ciências, Aquários, Zoológicos e Parques Ecológicos
2006 - 2006
Exposição Dinos - na - Oca (Gabinete Cultura e Rizoma Cultural)Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 18
Outras informações:
- Atendimento ao público espontâneo e monitoramento de grupos escolares.
2008 - 2008
Exposição Einstein (Instituto Sangari)Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Orientadora de Laboratório, Carga horária: 20
Outras informações:
- Orientadora dos Laboratórios da Exposição (Laboratório de Espectroscopia e Laboratório do Movimento Browniano);
- Atendimento ao público espontâneo e grupos escolares.
Você é Amanda Alves Gomes?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Amanda Alves Gomes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?