Alessandro Batista de Araújo

Possui graduação em Física pela Universidade de Brasília - UnB. Tem experiência internacional no Programa de Cooperação Internacional da CAPES/MEC. Foi professor do Programa ProCapes no Timor Leste. Tem experiência como professor de curso pré-vestibular. Tem experiência como professor de ensino superior na Área de Engenharia Civil e Engenharia de Produção. Possuí Especialização em Educação e Mestrado em Ensino de Física do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Tem experiência como professor formador do CEFAPRO / SEDUC / MT. Atualmente é professor de Física da Escola Estadual La Salle de Rondonópolis-MT.

Informações coletadas do Lattes em 11/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

2013 - 2015

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: O Uso da Experimentação Como Instrumento de Ensino de Física na Formação Continuada de Professores, Ano de Obtenção: 2015
Orientador: Frederico Ayres de Oliveira Neto
Palavras-chave: Experimentação - Ciências.

Especialização em Gestão Escolar

2008 - 2010

Faculdade Afirmativo
Título: As Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho
Orientador: Luzia França de Moraes

Graduação em FISICA LICENCIATURA

2001 - 2006

Universidade de Brasília, UnB
Título: Raios, Relâmpagos e Trovões( Uma Proposta Pedagagica)
Orientador: CASSIO LARANJEIRAS

Formação complementar

2025 - 2025

Inovação e Sustentabilidade - 2025. (Carga horária: 10h). , Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso, SEDUC/MT, Brasil.

2025 - 2025

Motivando Projetos de Inovação e Ciências - 2025. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso, SEDUC/MT, Brasil.

2024 - 2024

Trilha de Física - Problematização e Investigação em Ciências.... (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso, SEDUC/MT, Brasil.

2024 - 2024

Pacto Pela Digitalização EAD. (Carga horária: 23h). , Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso, SEDUC/MT, Brasil.

2024 - 2024

Pacto Pela Digitalização 2024. (Carga horária: 10h). , Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso, SEDUC/MT, Brasil.

2023 - 2023

Novo Ensino Médio - Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso, SEDUC/MT, Brasil.

2022 - 2022

FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL - DRE/RONDONÓPOLIS. (Carga horária: 20h). , SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO, SEDUC MT, Brasil.

2022 - 2022

Formação do Sistema Estruturado de Ensino. (Carga horária: 50h). , Fundação Getulio Vargas - Matriz, FGV/SP UNIC, Brasil.

2011 - 2011

Formação em Rede: Fortalecento a Formação CEFAPROS. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, SEDUC-MT, Brasil.

2011 - 2011

Capacitação de Multiplicadores da V Mostra. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, SEDUC-MT, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Seminário Regional das Orientações Curriculares de. (Carga horária: 20h). , Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica, CEFAPRO, Brasil.

2008 - 2010

Extensão universitária em Expecialização em Gestão Escolar. (Carga horária: 400h). , Faculdade Afirmativo de Mato Grosso, FAFI, Brasil.

2009 - 2009

Viajando por Mato Grosso. (Carga horária: 20h). , Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica-MT, CEFAPRO, Brasil.

2009 - 2009

Formação pela Escola - Competências Básicas e PDDE. (Carga horária: 80h). , Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica, CEFAPRO/ROND., Brasil.

2009 - 2009

Introdução a Educação Digital - Linux. (Carga horária: 40h). , Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica, CEFAPRO, Brasil.

2009 - 2009

Novos Olhares à Formação Continuada. (Carga horária: 40h). , SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO, SEDUC MT, Brasil.

2008 - 2008

SALA DE PROFESSOR. (Carga horária: 20h). , E. E. Marechal Dutra - CEFAPRO, CEFAPRO/ROND., Brasil.

2004 - 2004

SARA - CAIXA DE ATENDIMENTO. (Carga horária: 8h). , MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES, MC - ECT, Brasil.

1999 - 1999

AutoCad R14 Básico. (Carga horária: 35h). , Dytz - Informática, DYTZ, Brasil.

1998 - 1998

IMPRESSOR OFFSET. (Carga horária: 270h). , SENAI - Departamento Regional do Distrito Federal, SENAI/DR/DF, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.

Organização de eventos

ARAUJO, A. B. . A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO PROTAGONISTA PARA A MELHORIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: POSSÍVEIS CAMINHOS. 2016. (Outro).

ARAUJO, A. B. . Projeto Canoa. 2014. (Outro).

ARAUJO, A. B. . Curso de Extensão Em Física e Biologia - Projeto Canoa. 2013. (Outro).

ARAUJO, A. B. . Grupo de Discussões de Educação Física Escolar e Formação de Professores. 2011. (Outro).

ARAUJO, A. B. . I Seminário Internacional de Formação e Avaliação em Tecnologia Educacional. 2011. (Outro).

Participação em eventos

III JORNADA PEDAGÓGICA MUNICIPAL DE BARRA DO BUGRES.ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2020. (Outra).

Métodos e Práticas Educativas em Direitos Humanos. 2018. (Oficina).

XXV SemiEdu 2017 Seminário de Educação UFMT.Formação de Professores nos Anos Iniciais: O Uso do Trangram como Estratégia Facilitadora da Construção do Conhecimento Científico.. 2017. (Seminário).

CONPEDUC 2016. As Ciências da Natureza e a Transposição Didática: Uma Experiência Sobre a Formação Continuada. 2016. (Congresso).

CONPEDUC 2016. Os Desafios da Inclusão Para a Comunidade Escolar. 2016. (Congresso).

CONPEDUC 2016. 2016. (Congresso).

Encontro Formativo dos CEFAPROS. 2016. (Encontro).

Núcleo de Desenvolvimento Profissional - PEIP. 2016. (Outra).

XVIII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.A Formação Continuada Como Protagonista Para a Melhoria da Educação Básica: Possíveis Caminhos. 2016. (Encontro).

XVIII - ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2016. (Encontro).

I Encontro Formativo Para os Profissionais dos CEFAPROS p. 2015. (Encontro).

II Encontro Formativo Para os Profissionais dos CEFAPROS p. 2015. (Encontro).

Sala do Formador. 2015. (Outra).

V Semana de Investigação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais ou VII Mostra da Pós-Graduação da UFMT.As Concepções de Professores de Física Sobre o Uso de Práticas Experimentais. 2014. (Encontro).

IV Semana de Investigação Acadêmica do Programa de Pós-Graduação de Ciências Naturais da UFMT. A Experimentação como Instrumento de Ensino de Física. 2013. (Congresso).

IV Semana de Investigação Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais. 2013. (Congresso).

CONPEDUC 2012. 2012. (Congresso).

CONPEDUC 2012. Formação de Professores: Educação e Meio Ambiente, Analisando Dados no Processo de Ensino e Apredizagem. 2012. (Congresso).

CONPEDUC 2012. A EXPERIMENTAÇÃO E AS ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO ESCOLAR. 2012. (Congresso).

CONPEDUC 2011. Congresso de Pesquisa em Educação. 2011. (Congresso).

CONPEDUC 2011. A EXPERIMENTAÇÃO E AS ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO de CIÊNCIA DA NATUREZA E MATEMÁTICA. 2011. (Congresso).

I Seminário Internacional de Formação em Tecnologia Educacional.I Seminário Internacional de Formação e Avaliação em Tecnologia Educacional. 2011. (Seminário).

IV ENIEDUC.Encontro Interdisciplinar de Educação. 2011. (Encontro).

Projeto Sala do Educador.Projeto Sala do Educador. 2011. (Outra).

V Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso. 2011. (Outra).

Seminário Regional das Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso. 2010. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • ARAUJO, A. B. ; OLIVEIRA NETO, F. A. . AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE O USO DAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM. Revista Eletrônica Iniciação e Formação Docente , v. Vol 2, p. 11-30, 2016.

  • ARAUJO, A. B. . Educação Contemporânea e Suas Contradições. Revista Filosofia Capital, Brasília DF, p. 58 - 61, 01 jul. 2010.

  • ARAUJO, A. B. . A Educação e as suas Contradições. A Tribuna, Rondonópolis - MT, p. 2 - 2, 03 mar. 2010.

  • ARAUJO, A. B. . A Experimentação Como Instrumento de Ensino de Física. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, A. B. . As Concepções de Professores de Física Sobre o Uso das Práticas Experimentais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, A. B. . EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO TIMOR - LESTE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

ARAUJO, A. B. . ARTIGO: EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO TIMOR - LESTE. 2012; Tema: EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO TIMOR - LESTE. (Site).

ARAUJO, A. B. . Guia de Experimentos no Ensino de Física. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia Didático/Aplicativo/Site/Multimídia).

ARAUJO, A. B. ; OLIVEIRA NETO, F. A. . O Uso da Experimentação Como Instrumento de Ensino de Física na Formação Continuada de Professores. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Dissertação de Mestrado).

ARAUJO, A. B. . Uma Ação Integradora e Interdisciplinar Oferecida Pelo Projeto CANOA/UFMT. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ARAUJO, A. B. ; Souza, A, F ; Thais Silva Verão . IV ENIEDUC. 2011. .

ARAUJO, A. B. . Curso de Introdução a Educação Digital - IED. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ARAUJO, A. B. . A Experimentação e as Atividades Lúdicas no Ensino de Ciências da Natureza e Matemática. 2009. .

ARAUJO, A. B. . Coordenação Infantil/juvenil. 2007 (Obra Social) .

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Escola Estadual de Ensino Médio La Salle, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. , Rua Treze de Maio, La Salle II, 78710080 - Rondonópolis, MT - Brasil, Telefone: (066) 34267706, Fax: (066) 34232395, URL da Homepage:

Experiência profissional

2009 - Atual

Secretaria de Educação de Mato Grosso

Vínculo: Professor Formador, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 30

2010 - 2015

Faculdade Anhanguera - Rondonópolis - MT

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior

Outras informações:
Professor da disciplina Física Básica no curso de engenharia civil.

2010 - 2010

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor em Missão Oficial do MEC, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação no Programa de Qualificação e Ensino de Língua Portuguesa em Timor - Leste.

2007 - 2009

Secretaria de Educaçao de MT

Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Trabalhei como professor de física no ensino médio nas Escolas Estaduais Major Otávio Pitaluga e Marechal Dutra do município de Rondonópolis-MT.

2007 - 2007

Secretaria de Educação do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DA EDUCAÇAO BASICA, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

2003 - 2007

PRODATA - TECNOLOGIA E SISTEMAS AVANÇADOS LTDA

Vínculo: EMPREGADO, Enquadramento Funcional: DIGITADOR, Carga horária: 6

2001 - 2003

CORAL - Administração e Serviços LTDA

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: DIGITADOR, Carga horária: 6