Emanoel Lopes Ferreira

Eu, Emanoel Lopes Ferreira sou graduado pela Universidade Estadual de Montes Claros em 2012 e pós-graduado em matemática pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna em 2014. Sou professor de matemática da rede pública estadual na E.E. Professor Alcides de Carvalho, além da experiência na Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes onde ministrei aulas de Espaços Métricos no curso de Matemática e Introdução a Estatística no curso de Economia. Ainda na Unimontes tive experiência como Professor formador do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no ano de 2014. Na Educação Profissional, exerci a função de professor na disciplina de Matemática nos cursos de Biotecnologia, Mecânica e Edificações no SESI/SENAI de Montes claros. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino fundamental, novas tecnologias e recursos tecnológicos.

Informações coletadas do Lattes em 24/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

2022 - 2023

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Orientador: DSc. ANA PAULA RODRIGUE

Especialização em ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO

2022 - 2023

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Título: UMA AULA PRÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS COM SOFTWARE GEOGEBRA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Especialização em EDUCAÇÃO FINANCEIRA

2020 - 2022

Universidade Federal de Itajubá
Título: SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA AOS ALUNOS DO 3o ANO DO ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Orientador: DR. ANDRE LUIZ MEDEIROS

Especialização em METODOLOGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA

2020 - 2021

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: O ENSINO E APRENDIZADO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BASICA
Orientador: DSc. ANA PAULA RODRIGUES

Especialização em Pós Gradução em Docência em EAD

2019 - 2020

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Título: O ENSINO E APRENDIZADO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM O USO DAS NOVAS TECNOLOGIA
Orientador: Veronica de Melo Sacramento

Especialização em Pós Gradução em Gestão em EAD

2019 - 2020

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Título: A IMPORTANCIA DA QUALIFICAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SALA DE AULA
Orientador: Veronica de Melo Sacramento

Especialização em Educação Matemática - Um Enfoque Multidisciplinar

2013 - 2014

[Nome removido após solicitação do usuários]
Título: OS RECURSOS TECNOLÓGICOS APLICADOS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Graduação em Matemática

2010 - 2013

Universidade Estadual de Montes Claros

Formação complementar

2024 -

Hist. da Educação Matemática -Disciplina Isolada no Mestrado em Educação. , Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.

2018 - 2019

Educação Financeira. (Carga horária: 258h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

2016 - 2016

Produção de Texto e o seu uso em atividades de ensino e avaliação. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, SEE-MG, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade (EJA). (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada/Especialidade: Física Matemática.

Participação em eventos

X FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO. 2016. (Outra).

IX FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO.A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. (Outra).

IX Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão e Gestão da Unimontes: Universidade e Inovação.ALGUMAS METODOLOGIAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. (Outra).

3 Encontro de Professores Especialistas dos Anos Finais do Ensino Fundamental. 2013. (Encontro).

3ª Escola de Inverno de Educação Matemática e 1 Encontro Nacional PIBID-Matemática.Relato de Experiência. 2012. (Encontro).

VI FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO DA UNIMONTES ES..Loteria da Matemática / LOTEMAT: Um jogo para estudar múltiplos e divisores. 2012. (Encontro).

VI FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO DA UNIMONTES ES..As novas tecnologias aplicadas ao processo de ensino e aprendizagem da matemática. 2012. (Outra).

VI FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO DA UNIMONTES ES..Projeto de Iniciação a Docência em Matemática - PIDMAT. 2012. (Outra).

VI FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO DA UNIMONTES ES..Projeto de Iniciação a Docência em Matemática - PIDMAT: Relato de Experiência. 2012. (Outra).

V Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão e Gestão da Unimontes: Universidade e Inovação.OS RECURSOS TECNOLÓGICOS APLICADOS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2011. (Seminário).

Primeiro Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES/UNIMONTES. 2010. (Outra).

VII Semana Científica ISEIB. 2009. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • FERREIRA, E. L. ; SANTOS, F. A. . OS RECURSOS TECNOLÓGICOS APLICADOS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. In: 3ª Escola de Inverno de Educação Matemática e 1 Encontro Nacional PIBID-Matemática, 2012, Santa Maria/RS. Anais da 3a Escola de Inverno de Educação Matemática 1o Encontro Nacional PIBID-Matemática, 2012. v. 1.

  • FERREIRA, E. L. . Trabalhando com Geometria. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERREIRA, E. L. . Oficina de Xadrez. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERREIRA, E. L. . Construções de Gráficos no Plano Cartesiano - Funções do 1 Grau. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERREIRA, E. L. . Construções de Gráficos no Plano Cartesiano - Funções do 2 Grau. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERREIRA, E. L. . Xadrez para iniciantes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERREIRA, E. L. . As novas Tecnologias Aplicadas ao Estudo da Geometria Espacial. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2014

Escola Estadual Dilma Quadros

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 14

2013 - 2013

Escola Estadual Monsenhor Gustavo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor da Educação Básica, Carga horária: 13

2013 - 2013

Escola Estadual Carlos de Alquerque

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da Educação Básica, Carga horária: 5

2015 - Atual

E. E. Professor Alcides de Carvalho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 17

2019 - 2022

E. E. Professor Alcides de Carvalho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: VICE- DIRETOR, Carga horária: 30

2015 - 2015

SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

2015 - 2015

Universidade Estadual de Montes Claros

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Designado, Carga horária: 16

Outras informações:
Professor da Disciplina Espaços Métricos no curso de Matemática e Introdução a Estatística no curso de Economia

2014 - 2014

Universidade Estadual de Montes Claros

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor Formador do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC