Yves Jacques de Albuquerque

Formado em Produção multimídia para Jogos Digitais e com pós-graduação em Artes Visuais. Tem experiência em programação, arte e design, com ênfase em Produção de Jogos.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

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Formação acadêmica

Especialização em Artes Visuais

2010 - 2012

Universidade Estácio de Sá
Orientador: Regina Lucia Napolitano Felicio Felix Batista

Graduação em Produção Multimídia para Jogos Digitais

2005 - 2008

Universidade Estácio de Sá

Graduação interrompida em 2006 em Bacharelado em informática

2003 - Interrompido

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Bolsista do(a): Financiadora de Estudos e Projetos. Ano de interrupção: 2006

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Formação complementar

2013 - 2013

Extensão universitária em The Language of Hollywood: ,,,. , Wesleyan University.

2012 - 2012

Extensão universitária em Gamification. (Carga horária: 48h). , University of Pennsylvania.

2012 - 2012

Extensão universitária em Elaboração de questão. , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Modelo de Ensino Estácio - Concepções e recursos. (Carga horária: 2012h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Human-Computer Interaction. , Stanford University.

2012 - 2012

"Hands-On" especializado em Windows Phone 7. (Carga horária: 20h). , Microsoft Corporation.

2012 - 2012

Colorização para quadrinhos. (Carga horária: 60h). , Impacto Quadrinho.

2009 - 2009

Terapia Cognitiva-Comportamental. (Carga horária: 12h). , Plural.

2007 - 2007

Extensão universitária em Direito para Informática. (Carga horária: 16h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2007 - 2007

Beyond Structures. (Carga horária: 24h). , Freeman`s Group.

2006 - 2007

Game Developer Professional. (Carga horária: 120h). , Technology & Training.

2006 - 2007

Art Digital. (Carga horária: 120h). , Technology & Training.

2006 - 2006

Game Design. (Carga horária: 60h). , Technology & Training.

2006 - 2006

IPGN. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro.

2005 - 2006

Game Developer. (Carga horária: 120h). , Technology & Training.

2005 - 2005

Extensão universitária em Criação de texturas para Jogos Digitais. (Carga horária: 30h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Modelagem 3D para Jogos Digitais. (Carga horária: 30h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

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Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

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Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Jogos Eletrônicos/Especialidade: Produção de Jogos.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Jogos Eletrônicos/Especialidade: Game Design.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Jogos Eletrônicos/Especialidade: Roteiro para Jogos Eletrônicos.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Jogos Eletrônicos/Especialidade: Modelagem Tridimensional.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).

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Participação em eventos

Design Rio.O processo de criação no Design de Games. 2013. (Encontro).

Saúde em Jogo. 2012. (Seminário).

Aula inaugural do curso de Jogos da UNESA.História da animação. 2012. (Seminário).

Jornada de Computação UEZO.Construção de Games com Construct. 2012. (Oficina).

Evento Otaku.Desenvolvimento de Jogos Digitais. 2010. (Outra).

JUNG.Mesa: Mercado de Jogos no Brasil. 2010. (Outra).

Estágio Supervisionado.Mercado de Jogos Digitais. 2010. (Outra).

Rio Game Show.Jogos Independentes. 2009. (Encontro).

AnimaEco.Complexidade nos Games. 2009. (Encontro).

Dia D RPG.Game Design. 2009. (Encontro).

Crie Futuros.Games e Mundos Melhores. 2009. (Outra).

Global Game Jam.Parachutist. 2009. (Outra).

SBGames 2008. 2008. (Simpósio).

Semana da Informática.Produção de Jogos Digitais. 2008. (Oficina).

Semana da Informática.Game Design. 2008. (Encontro).

Quinta com TI.Fazendo Games realmente divertidos. 2008. (Encontro).

SBGames 2007. 2007. (Simpósio).

Game Weekend. 2006. (Encontro).

II CDG. 2005. (Congresso).

SBGames 2005. 2005. (Simpósio).

I CDG. 2004. (Congresso).

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Participação em bancas

Aluno: Amanda Vieria, Bruno Medeiros, Fernanda Gonzalez

ALBUQUERQUE, Y. J.; SOUZA JUNIOR, W. C.. Ruan Canav.PCO Sorriso -Planejamento Consultório Odontológico: Uma proposta de sistema para melhoria de um consultório odontológico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Christiane Santos, Gabriel Hentzy, Jessica Reis, Jessica Mor

ALBUQUERQUE, Y. J.; SOUZA JUNIOR, W. C.. Sistema de Informação Gerencial para controle de vendas - SIGVendas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Helena Cristina Martelete Soates

ALBUQUERQUE, Y. J.; REGINA LUCIA NAPOLITANO FELICIO FELIX BATISTA; SANTANNA, A.. CET - Cute Evil Things. 2011.

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Produções bibliográficas

  • ALBUQUERQUE, Y. J. ; SOARES, H. C. M. . Games. 1. ed. Rio de Janeiro: Instituto Infnet, 2013. 160p .

  • Azevedo, Eduardo ; ALBUQUERQUE, Y. J. . Kinect - MOCAP. Digital Designer, p. 52 - 52, 01 out. 2011.

  • ALBUQUERQUE, Y. J. . O processo de criação no Design de Games. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE, Y. J. . Palestra sobre Produção de Jogos Digitais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE, Y. J. . História da Animação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE, Y. J. . Construção de Games com Construct. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE, Y. J. ; SOARES, H. C. M. ; REGINA LUCIA NAPOLITANO FELICIO FELIX BATISTA . Ciclo de palestras sobre Produção de Jogos Digitais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE, Y. J. . Desenvolvimento de Jogos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE, Y. J. ; Bruna Lima Lombardo . Criação de Futuros (Interatividade). 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBUQUERQUE, Y. J. . Desenvolvimento de Jogos Digitais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

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Outras produções

ALBUQUERQUE, Y. J. . Colorblindless. 2013.

ALBUQUERQUE, Y. J. ; Rodrigo Senna ; Erick Najjar ; Matheus ; Marcos Venturelli ; Gabriel Teixeira ; Daniel Lustosa . Runia. 2010.

ALBUQUERQUE, Y. J. . e-Arena Games. 2009; Tema: Visão Geral Sobre Game Design. (Site).

ALBUQUERQUE, Y. J. . Introdução ao Game Design. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALBUQUERQUE, Y. J. . Roteiro para Jogos Digitais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALBUQUERQUE, Y. J. . Roteiro para Jogos Digitais. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALBUQUERQUE, Y. J. . Introdução ao Game Design. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALBUQUERQUE, Y. J. . Game Developer. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALBUQUERQUE, Y. J. ; Caio César Faria Lima ; Marcos Venturelli ; Paulo Henrique Faria Lima ; Rodrigo Senna . HIVE. 2009 (Jogo) .

ALBUQUERQUE, Y. J. ; Bruna Lima Lombardo ; Anderson Ferreira . Mancala. 2008 (Jogo) .

ALBUQUERQUE, Y. J. ; MAFRA, D. M. ; Fernando Rabello ; Mark Joselli . Flying Runner. 2008 (Jogo) .

ALBUQUERQUE, Y. J. ; RIBEIRO, L. . O Pequeno Grande Empresário. 2007 (Jogo) .

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Projetos de pesquisa

  • 2011 - Atual

    Gamificação e Objetos de Aprendizagem, Descrição: Este projeto busca investigar o processo de gamificação de elementos de aprendizagem produzindo uma abordagem pedagóca mais lúdica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Yves Jacques de Albuquerque - Integrante / Eduardo Azevedo - Coordenador / Fernando Ribeiro - Integrante / Jackson - Integrante / Ernani - Integrante / Antonio Marcelo - Integrante.

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Prêmios

2007

Imagine Cup Estácio, Microsoft.

2005

Festival de Jogos Independentes, SBC.

Histórico profissional

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Experiência profissional

  • 2005 - 2008

    Universidade Estácio de Sá

    Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professor dos cursos de férias: Fundamentos do Game Design e Criação de Roteiro para Games .

  • 2011 - 2012

    Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor de Qualificação Junior, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Alocado no N.A.V.E. para as aulas do técnico de programação de Jogos Digitais utilizando as ferramentas Construct, Unity3D e Visual Studio, trabalhando com as linguagens: C# e Javascript e utilizando os Frameworks .Net, Windows Form e XNA 4.

  • 2007 - Atual

    Kranio Studio

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: CEO

    Outras informações:
    Decisões estratégicas da empresa. Gestão de projeto, coordenação e organização das equipes.

  • 2004 - 2005

    Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Responsável pela área de TI

    Outras informações:
    Garantir soluções e funcionamento de TI da secretaria.

  • 2011 - 2011

    Tamboro Educacional

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Produtor e Game Designer, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Pré-produção, Game Design e documentação do projeto Mathias.

  • 2011 - 2011

    Casa Digital

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor Unity