Maria José Ferreira da Silva
Possui Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutoranda pela Universidade Federal da Bahia, na linha de Linguística Histórica, Dialetologia e Sociolinguística.. Fez Especialização em Metodologia do Ensino da Literatura na Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e Especialização e Projetos Educacionais pela UNIVERSO. Graduação em Letras Habilitação em Inglês pela Universidade do Estado da Bahia (1994). Foi professora de Metodologia Cientifica e Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade Santo Antônio. professora do curso de Especialização em Metodologia de ensino para a Educação profissional pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem experiência na área de Língua Portuguesa com ênfase em Leitura e produção Textual, Literatura Brasileira e Portuguesa Metodologia da Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso.
Informações coletadas do Lattes em 11/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Doutorado em Letras e Lingüísitca
2021 - Atual
Universidade Federal da Bahia
Título: Vocabulário Dialetal do Nordeste
Silvana Soares Costa Ribeiro. Palavras-chave: Vocabulário Dialetal Nordeste.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras.
Mestrado em Letras e Lingüística
2005 - 2007
Universidade Federal da Bahia
Título: Anáfora associativa, Ano de Obtenção: 2007
Lícia Maria Bahia Heine.Palavras-chave: Coesão; anáfora.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem. Setores de atividade: Educação Superior.
Especialização em Metodologia do Ensino e da Literatura
2000 - 2001
Universidade do Estado da Bahia
Título: A Leitura no mundo da Literatura
Orientador: maria de Fátima Berenice da Cruz
Especialização em Planejamento Educacional
1995 - 1996
Universidade Salgado de Oliveira
Título: Leitura : um passo para a escrita
Orientador: Selma Santos
Graduação em Letras Habilitação Em Inglês
1990 - 1994
Universidade do Estado da Bahia
Título: A Literatura no Ensino Fundamental
Orientador: Edivaldo Conceição
Formação complementar
2013 - 2013
Extensão universitária em Extensão em Avaliadores de Redação. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2013 - 2013
Treinamento - professor de Educação e Trabalho. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2011 - 2012
Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar. (Carga horária: 373h). , Instituto Anísio Teixeira, IAT/SEC, Brasil.
2011 - 2011
Programa de Incentivo a Leitura - Projeto de Leit. (Carga horária: 120h). , Instituto Anísio Teixeira, IAT/SEC, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Gestores Escolares. (Carga horária: 120h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Tópicos de Língua falada. (Carga horária: 80h). , universidade Estadual da bahia, UNEB, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Comunicação e Expressão.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Redação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
Organização de eventos
LOPES, Maria José da Silva . I Seminário de gás , Petróleo e Biocombustíveis.. 2006. (Outro).
LOPES, Maria José da Silva . A importância da Educação Ambiental no Ensino Fundamental. 2006. (Outro).
LOPES, Maria José da Silva . Educação Inclusiva. 2006. (Outro).
LOPES, Maria José da Silva . I Fórum de Administração. 2005. (Outro).
Participação em eventos
DERMEVAL DA HORA. 2021. (Oficina).
MARIA JOSÉ FERREIRA DA SILVA. 2021. (Oficina).
PROGRAMA CONVERSA DA HORA. 2021. (Encontro).
Café com linguística. 2020. (Outra).
do I Congresso Internacional. 2020. (Congresso).
GRUPO DE PESQUISA - MEMÓRIA E PAPEL. 2020. (Oficina).
MARIA JOSÉ FERREIRA DA SILVA. 2020. (Oficina).
Paleografia. 2020. (Oficina).
Passeios pela Antiguidade: uma história da língua latina. 2020. (Oficina).
SIMELP -VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa.?Um olhar sobre o léxico na construção da tessitura do discurso em poemas épicos dos séculos XVIII, XIX e XX?. 2017. (Simpósio).
EPENN - Encontro de Pesquisa do Norte e Nordeste. 2007. (Encontro).
UNEB - Hipertexto e Gêneros Digitais.Hipertexto e Gêneros Digitais. 2006. (Seminário).
NEAD- Núcleo de Estudos da Análise do Discurso. 2001. (Seminário).
GELNE- Atelier de Produção Textual. 1998. (Congresso).
Participação em bancas
Bispo, Patricia Pereira;LOPES, Maria José da Silva. Gravidez na adolescência : Percepção Humanizada. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Santo Antônio.
Almeida de, Vanda P.; Dorea, Sílvia de Farias;LOPES, Maria José da Silva; Santana,Jaciara Santos. Prevalência de Marcadores Sorológicos para os virus da Hepatite B e Heptite C. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Santo Antônio.
LOPES, Maria José da Silva. A escolarização da Literatura infantil no Ensino Fundamental: uso e práticas leitoras. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Habilitação Em Inglês) - Universidade do Estado da Bahia.
LOPES, Maria José da Silva. Análise do Livro didático da primeira série do Ensino FundamentalII: uma prosta de revisão. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Habilitação Em Inglês) - Universidade do Estado da Bahia.
LOPES, Maria José da Silva. O feminino na Literatura. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Habilitação Em Inglês) - Universidade do Estado da Bahia.
LOPES, Maria José da Silva. Metodologia da Alfabetização. 2007. Faculdade de Santo Antônio.
LOPES, Maria José da Silva. Logistica Organizacional. 2007. Faculdade de Santo Antônio.
LOPES, Maria José da Silva. Gestão de Pessoas. 2007. Faculdade de Santo Antônio.
LOPES, Maria José da Silva. Seleção para professor titular. 2007. Faculdade de Santo Antônio.
LOPES, Maria José da Silva. Seleção para professor titular -Curriculo. 2007.
Orientou
USO DE MAQUETE COMO FERRAMENTA DE PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS AULAS DE COMINUIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE MINERAIS; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL) - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CAMPUS I, Secretaria de educação da bahia; (Orientador);
LETRAMENTO COMO FATOR DETERMINANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO EM ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DE ENSINO P) - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CAMPUS I, Secrestaria de Educação Básica; (Orientador);
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E OS DESAFIOS PARA REDUZIR A EVASÃO; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL) - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CAMPUS I, Secretaria de Educação do Estado da Bahia; (Orientador);
O CELULAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA, UM PARCEIRO E NÃO UM INIMIGO; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO EM ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DE ENSINO P) - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CAMPUS I, Secretaria de educação da bahia; (Orientador);
Produções bibliográficas
-
LOPES, Maria José da Silva . Estudo da orslidade nas narrações de alunos da 5ª série. In: VI CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERÁRIOS, 2002, FEIRA DE SANTANA. VI CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDOS LINGÜISTICOS E LITERÁRIOS. FEIRA DE SANTANA, 2002. v. 01. p. 12-12.
-
LOPES, Maria José da Silva . O espaço e a importancia da oralidade no ensino de língua materna. @rquivos da Fundação Otorrinolaringologia , ufpe, v. 1, n.1, p. 67-67, 2000.
-
LOPES, Maria José da Silva . Tributo a Jorge Amado. ALAGOINHAS - BAHIA, 2001. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
Outras produções
LOPES, Maria José da Silva . Plano de Desenvolvimento Intitucional. 2009.
LOPES, Maria José da Silva . PROJETO DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE SANTO ANTONIO. 2008.
LOPES, Maria José da Silva . Projeto de Psicologia. 2007.
LOPES, Maria José da Silva . PROJETO DO CURSO DE BIOMEDICINA. 2005.
LOPES, Maria José da Silva . Projeto de Enfermagem. 2004.
LOPES, Maria José da Silva . Metodologia Científica. 2007. .
LOPES, Maria José da Silva . Leitura e Produção de Textos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOPES, Maria José da Silva . Texto e Leitura. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOPES, Maria José da Silva . Hipertexto e gêneros digitais. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Prêmios
2007
Honra ao Mérito, Agenda 21.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2015
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
Outras informações:
1-Professora da disciplina Trabalho e Educação - Curso de especialização em Metodologia do Ensino para Educação Profissional-
2-Professora da disciplina Concepções e Princípios Históricos e Psicossociais da educação de Jovens e Adultos e sua relação com a Educação profissional
3- Professora da disciplina Oficina I- Construção Coletiva de Práticas Pedagógicas para a Educação profissional - carga horária de 90 horas.
4- Professora da disciplina Oficina II - organização e Praticas do Trabalho Docente da Educação profissional Integrada a educação de jovens e Adultos - carga horária 45 horas
2010 - 2011
Faculdade de Santo AntônioVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2
Outras informações:
Ministrou a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso no curso de Bacharelado em Enfermagem.
2006 - 2007
Faculdade de Santo AntônioVínculo: professor, Enquadramento Funcional: Substituto, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora de Comunicação e Expressão no Curso de Administração.
2009 - 2010
FACULDADE SANTO ANTONIOVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Coordenador do curso de Pós- graduação
Outras informações:
Coordenadora do curso de Pós -graduação (especialização) em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
2005 - 2010
FACULDADE SANTO ANTONIOVínculo: Particular, Enquadramento Funcional: Diretora Acadêmica, Carga horária: 25
1982 - 2015
Colégio Maria José Bastos SilvaVínculo: , Enquadramento Funcional: 40 horas, Carga horária: 40
2002 - 2002
Colégio Maria José Bastos SilvaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente da Comissão de Inventário de Bens, Carga horária: 40
2002 - 2002
Colégio Maria José Bastos SilvaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Representante dos professores no Colegiado, Carga horária: 40
1992 - 1997
Colégio Santíssimo SacramentoVínculo: privado, Enquadramento Funcional: 20 horas, Carga horária: 20
Outras informações:
Miniastrou as disciplinas de Língua portuguesa e Literatura Brasileira, redação e atuou como coordenadora de curso.
1995 - 2005
Colégio StarVínculo: Privado, Enquadramento Funcional: 20 horas, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministro a disciplina Português e Redação.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria José Ferreira da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?