Rodrigo da Silva Carvalho

Começou a trabalhar no universo do empreendedorismo e da inovação em maio de 2000, quando ingressou na empresa pioneira no planejamento de startups de base tecnológica, Pavani & Deutscher Consultores. Nessa empresa trabalhou até 2005, tendo coordenado análises de mercado e modelagem estratégica para startups como Akwan, Biomm, Pitang e Meantime, no contexto de negociação e aporte de capital de risco, notadamente vinculado à gestora FIR Capital. A seguir, em 2006 co-fundou a Hélice Consultoria, que se dedicou a desenvolver projetos de modelagem de startups, elaboração de plano de negócios e captação de recursos para dezenas de startups de base tecnológica vinculadas à Rede de Incubadoras do Estado do Rio de Janeiro (2007 a 2008), ou diretamente em Incubadoras de Empresas como COPPE/UFRJ (2008 a 2010) e Porto Digital (2008 a 2012). Ainda em 2008, iniciou trajetória no campo do desenvolvimento territorial e mobilização produtiva de negócios criativos, em projetos para o SEBRAE/RJ (2008-2012) e Instituto Gênesis (2009). Foi facilitador de oficinas de captação de recursos para inovação, para empresários industriais da FIRJAN (2008 a 2015). Em 2011 ingressou na ESPM-Rio como coordenador das área empreendedorismo criativo e modelagem de negócios do entretenimento. Desde 2014 desenvolve oficinas de modelagem de negócios inovadores para GLOBOSAT, Som Livre, VIVO e Petrobrás. É Doutor em Engenharia de Produção na COPPE/UFRJ, com tese sobre modelos de negócios, economia criativa e o processo de inovação. É Mestre em Engenharia de Produção na COPPE/UFRJ, com dissertação sobre o processo de incubação de startups tecnológicas na cidade do Rio de Janeiro. É Especialista em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial na COPPE/UFRJ, com monografia de conclusão de curso sobre o desenvolvimento de startups de biotecnologia. É Graduado em Economia pelo IE/UFRJ, com monografia de conclusão de curso sobre fundo de capital de risco: o processo de investimento. É Graduado em Licenciatura pela Faculdade de Geografia da UFF. Foi consultor em modelagem e avaliação de impacto de projetos do Instituto NISSAN (2015 e 2016). Desde 2014 é coordenador e mentor do Curso de Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos da ESPM Rio. Desde 2013 é consultor da área de Comunidades do SEBRAE/RJ.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Engenharia de Produção

2013 - 2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O processo de aprendizagem e inovação das empresas de moda na cidade do Rio de Janeiro
Marcus Vinicius de Araújo Fonseca. Palavras-chave: empreendedorismo; Inovação; Modelos de Negócios; Economia Criativa.

Mestrado em Engenharia de Produção

2007 - 2009

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Aprendizagem regional e as empresas graduadas na cidade do Rio de Janeiro,Ano de Obtenção: 2009
Marcos do Couto Bezerra Cavalcanti.Palavras-chave: geografia da inovação; sistema regional de inovação; empreendedorismo.

Especialização em Gestão do Conhecimento

2003 - 2004

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O capital de relacionamento no contexto da biotecnologia: o caso das pequenas empresas biofarmacêuticas
Orientador: José Arnaldo Deutscher

Graduação em Geografia

2006 - 2011

Universidade Federal Fluminense

Graduação em Ciências Econômicas

1996 - 2004

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Fundo de Capital de Risco: O processo de investimemto
Orientador: Luiz Martins Melo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2001 - 2001

Ciências Econômicas. (Carga horária: 240h). , Instituto Superior de Economia e Gestão, ISEG, Portugal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Empreendedorismo e Inovação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Indústria Criativa e Território.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Negócios na Periferia.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Negócios de Impacto Social.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CORREA, S. B. ; CARVALHO, R.S. . VIII Seminário de Economia Criativa. 2018. (Congresso).

CARVALHO, R.S. ; SILVA, J.L.F. . IV Seminário de Economia Criativa. 2014. (Congresso).

SILVA, J.L.F. ; CARVALHO, R.S. . III Seminário de Economia Criativa da ESPM. 2013. (Congresso).

SILVA, J.L.F. ; CARVALHO, R.S. . II Seminário de Economia Criativa da ESPM. 2012. (Congresso).

SILVA, J.L.F. ; CARVALHO, R.S. . I Seminário de Economia Criativa da ESPM. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Coloquio CERALE-UNIANDES 2018. Innovation, entrepreneurship and sustainable development Rethinking the European - American relationship in a disruptive world. The Learning and Innovation Process of Rio de Janeiro Fashion Small Business: The Emergence of a New Creative Class. 2018. (Congresso).

XIIIth International Conference on Arts & Cultural Management. The new organization of the Brazilian music industry and record company strategies. 2015. (Congresso).

III Fórum Internacional [Rio] Cidade Criativa: Cluster de Cidades Criativas.Arte & Indústria nas Cidades Criativas. 2013. (Seminário).

III Seminário de Economia Criativa.Negócios do Esporte. 2013. (Seminário).

XII International Conference on Arts & Cultural Management. Cultural Policies Revisited. 2013. (Congresso).

II Seminário de Economia Criativa da ESPM.Os desafios da gestão organizacional, empreendedorismo criativo e inovação. 2012. (Seminário).

Indicadores de Inovação para MPEs: Há consenso?.As estratégias e os modelos de negócios das empresas dependem de suas capacidades tecnológicas de aprendizado?. 2011. (Seminário).

I Seminário de Economia Criativa da ESPM.POLÍTICA PÚBLICA E O PAPEL DOS ATORES INSTITUCIONAIS PARA O FORTALECIMENTO DA ECONOMIA CRIATIVA NO RIO. 2011. (Seminário).

7º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege). 2007. (Encontro).

XXIV IASP World Conference on Science and Technology Parks: Creative Jobs and Creative Companies - Key Factors for Growth and Competitiveness. "Regional Systems of Creativity and Innovation: The Cases of Audiovisual Industry in Los Angeles and Rio de Janeiro". 2007. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Matheus de Araujo Rodrigues

JESUS, D. S. V.; CORREA, S. B.;CARVALHO, R.S.. Economia Criativa e Periferia: O Modelo de Negócios do Ponto Cine. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Henrique Pereira da Fonseca Netto

FONSECA NETTO, H. P.; CAVALCANTI, M. C. B.; CARVALHO, J. M.. "Aprendizagem regiona e as empresas graduadas na ciade do Rio de Janeiro". 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Thiago Rodrigues Pereira

ALMEIDA, M. P.; Câmara, S.;RODRIGUES-PEREIRA, T.. Fraude à Execução: o instituto da fraude à execução e a aplicabilidade da súmula 375 do STJ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário La Salle - Niterói.

Jose Manoel Carvalho de Mello

MELLO, J. M. C.. Aprendizagem regional e as empresas graduadas na cidade do rio de janeiro. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marcos do Couto Bezerra Cavalcanti

CAVALCANTI, M. C. B.; NETTO, H. P. F.; MELLO, J. M. C.. Aprendizagem Regional e as Empresas Graduadas na Cidade do Rio de Janeiro. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luiz Martins de Melo

MELO, L. M.. Fundo de Capital de Risco: O processo de Investimento. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Thiago Borges Renault

FONSECA, M. V. A.; CAVALCANTI, M.;RENAULT, T. B.. O Processo de Aprendizagem e Inovação das Empresas de Moda na Cidade do Rio de Janeiro. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marcia Elayne Berbich de Moraes

Gonçalves, Vanessa Chiari; Gauland, Dieter Mayrhofer;Moraes, Márcia Elayne Berbich de. Competência da Justiça Militar para processar e julgar os crimes dolosos contra a vida. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Metodista.

DAVID KUPFER

MELO, L M de;KUPFER, D.; CHALFUN, N. Fundo de Capital: O processo de investimento. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Diamantino de Almeida Dourado

Empreendorismo: Inovar com base em Tecnologia; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em M B A Gestão Empresarial) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: José Diamantino de Almeida Dourado;

Marcos do Couto Bezerra Cavalcanti

APRENDIZAGEM REGIONAL E AS EMPRESAS GRADUADAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO; 2009; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Marcos do Couto Bezerra Cavalcanti;

Luiz Martins de Melo

Fundo de Capital: O processo de Investimento; 2004; 62 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luiz Martins de Melo;

Thiago Borges Renault

TERRITÓRIO E INOVAÇÃO: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO DAS EMPRESAS DE MODA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO; 2015; Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Thiago Borges Renault;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, J.L.F. ; CARVALHO, R. . Rio de Janeiro?s Movie Industry Cluster and its Sources of Growth. International Journal of Arts Management , v. 18, p. 193-211, 2016.

  • SILVA, J.L.F. ; CARVALHO, R. . El clúster de la industria cinematográfica en Río de Janeiro y sus fuentes de crecimiento. International Journal of Arts Management , v. 18, p. 212-231, 2016.

  • SILVA, J.L.F. ; CARVALHO, R.S. . A evolução da economia do carnaval carioca. Revista TCMRJ , v. 49, p. 60, 2012.

  • SILVA, J.L.F. ; CARVALHO, R.S. . A economia do entretenimento para a nova classe média. Revista da ESPM , v. 18, p. 116-123, 2011.

  • RENAULT, T.B. ; FONSECA, M. V. A. ; CUNHA, M.C ; CARVALHO, R.S. . Empreendedorismo acadêmico na COPPE/ UFRJ: Reflexões sobre empresas criadas com a participação de professores. Revista Organizações em Contexto (Online) , v. 7, p. 1-28, 2011.

  • CARVALHO, R.S. . Biotecnologia: a corrida pela inovação - Parte 1. Inteligência Empresarial (UFRJ) , v. 19, p. 15-22, 2004.

  • CARVALHO, R.S. . Biotecnologia: a corrida pela inovação - Parte 2. Inteligência Empresarial (UFRJ) , v. 20, p. 13-18, 2004.

  • CARVALHO, R. ; BERLIM, L. . Cidades criativas. Aspectos setoriais e territoriais. In: João Luiz de Figueiredo; Diego Santos Vieira de Jesus. (Org.). Novos modelos de negócios e inovação na indústria da moda e as grandes cidades. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2017, v. 1, p. 89-113.

  • CARVALHO, R. . Economia Criativa e o espaço urbano. In: Ricardo Zagallo Camargo. (Org.). Brasil: Múltiplas Identidades. 1ed.São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2016, v. 2, p. 77-88.

  • CARVALHO, R.S. . Distinguindo o modo da moda: startups no Brasil. Brasil Econômico, 14 maio 2012.

  • CARVALHO, R.S. . Inovar é preciso. E o design?. Brasil Economico, 23 abr. 2012.

  • CARVALHO, R.S. . Inovação em software: cultura e negócios. Brasil Econômico, 05 mar. 2012.

  • CARVALHO, R.S. . Inovação em Cinema. Brasil Econômico, p. 15 - 15, 19 dez. 2011.

  • CARVALHO, R.S. . A Economia é Criativa. E a Política?. Brasil Econômico, 24 out. 2011.

  • CARVALHO, R.S. ; FONSECA, M. V. A. . The learning and innovation process of Rio de Janeiro fashion small business: the emergence of a new creative class. In: Coloquio CERALE-UNIANDES 2018. Innovation, entrepreneurship and sustainable development Rethinking the European - American relationship in a disruptive world, 2018, Cartagena. Coloquio CERALE-UNIANDES 2018, 2018.

  • CARVALHO, R. ; FONSECA, M. V. A. ; RENAULT, T.B. ; FIGUEIREDO, J. L. . The Process of Learning and Innovation of Fashion Design Firms in Rio de Janeiro. In: 14th International Conference on Arts and Cultural Management, 2017, Pequim. AIMAC 2017 BEIJING, 2017.

  • FIGUEIREDO, J. L. ; CARVALHO, R.S. . The new organization of the Brazilian music industry and the strategies of the record companies. In: XIIIth International Conference on Arts & Cultural Management, 2015, Aix en Provence. XIIIth International Conference on Arts & Cultural Management, 2015.

  • SILVA, J.L.F. ; CARVALHO, R.S. . The cluster of the movie industry in Rio de Janeiro and its sources of growth. In: XII International Conference on Arts & Cultural Management, 2013, Bogotá. AIMAC 2013, 2013.

  • CARVALHO, R.S. ; SILVA, J.L.F. ; JOSÉ, C.A.D . Território e inovação: por uma política de incubação de empresas de design na cidade do Rio de Janeiro. In: XXI Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, 2011, Porto Alegre. XXI Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e o XIX Workshop ANPROTEC, 2011.

  • RENAULT, T.B. ; FONSECA, M. V. A. ; CARVALHO, R.S. ; CUNHA, M.C . Empreendedorismo Acadêmico na COPPE/UFRJ: Reflexões Sobre Empresas Criadas com a Participação de Professores. In: XXXIV EnANPAD 2010, 2010, Rio de Janeiro. XXXIV EnANPAD 2010, 2010.

  • RENAULT, T.B. ; MELLO, J. M. C ; FONSECA, M. V. A. ; CARVALHO, R.S. . Business model analysis of technology based academic start-ups using resources based view: reflections from the case of COPPE/UFRJ in Brazil. In: Triple Helix VIII International Conference on University, Industry and Government Linkages., 2010, Madrid. "Triple Helix in the Development of Cities of Knowledge, Expanding Communities and Connecting Regions?, 2010.

  • RENAULT, T.B. ; MELLO, J. M. C ; BARRETO, A. ; FERRAZ, F. T. ; CARVALHO, R.S. . Triple Helix as a Basis for Science, Technology and Innovation Capacity Building: lessons from a R&D program in a company from the electricity power distribution sector in Brazil. In: Triple Helix VII: 7th Biennial Conference on University, Industry and Government Linkages, 2009, Glasgow. Triple Helix VII: 7th Biennial Conference on University, Industry and Government Linkages, 2009.

  • RENAULT, T.B. ; MELLO, J. M. C ; CARVALHO, R.S. . Universities, organizational structure of the research activity and the spin-off formation:lessons from the Brazilian case. In: XXV IASP World Conference, 2008, Joanesburgo. XXV IASP World Conference, 2008.

  • CARVALHO, R.S. ; SILVA, J.L.F. ; RENAULT, T.B. . Regional Systems of Creativity and Innovation: The Cases of Audiovisual Industry in Los Angeles and Rio de Janeiro. In: XXIV IASP World Conference on Science and Technology Parks: Creative Jobs and Creative Companies - Key Factors for Growth and Competitiveness, 2007, Barcelona. XXIV IASP World Conference on Science and Technology Parks: Creative Jobs and Creative Companies - Key Factors for Growth and Competitiveness, 2007.

  • RENAULT, T.B. ; CARVALHO, R.S. . Centros de apoio à Inovação: Um estudo exploratório em experiências nacionais e internacionais. In: XVII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, 2007, Belo Horizonte. XVII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, 2007.

  • CARVALHO, R.S. ; CAVALCANTI, M. C. B. ; RENAULT, T.B. ; JOSÉ, C.A.D . Aprendizagem regional e as empresas graduadas na cidade do Rio de Janeiro. In: XX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e XVIII Workshop Anprotec, 2010, Campo Grande. XX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e XVIII Workshop Anprotec, 2010.

  • CARVALHO, R.S. ; CAVALCANTI, M. C. B. ; RENAULT, T.B. . Regional learning and the graduated companies in the City of Rio de Janeiro. In: XXVI IASP World Conference on Science and Technology Parks, 2009, Raleigh. XXVI IASP World Conference on Science and Technology Parks, 2009.

  • CARVALHO, R.S. ; FONSECA, M. V. A. . THE LEARNING AND INNOVATION PROCESS OF RIO DE JANEIRO FASHION SMALL BUSINESS: THE EMERGENCE OF A NEW CREATIVE CLASS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, R.S. . Creative industries and social entrepreneurship. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, R.S. . O Case Netflix. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, J.L.F. ; CARVALHO, R.S. . ?The new organization of the Brazilian music industry and the strategies of the record companies?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, R.S. . Desafio à modelagem de inovações sociais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, R.S. . Como os novos modelos de negócios de Economia Criativa podem contribuir para o desenho de políticas públicas?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, J.L.F. ; CARVALHO, R.S. . The cluster of the movie industry in Rio de Janeiro and its sources of growth. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, R.S. ; Renault, T.B. ; SILVA, J.L.F. . Regional Systems of Creativity and Innovation: The Cases of Audiovisual Industry in Los Angeles and Rio de Janeiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, R.S. . Os porteiros nordestinos da Rua General Glicério e Adjacências 2011 (Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CARVALHO, R.S. . Elaboração do Plano de Negócios do Centro Cultural Waly Salomão (Afroreggae). 2017.

CARVALHO, R.S. . Consultoria em modelagem de negócios sociais. 2015.

CARVALHO, R.S. . Consultoria em modelagem de negócios sociais. 2014.

CARVALHO, R.S. . Consultoria em modelagem de negócios sociais. 2013.

CARVALHO, R.S. . Prova de fogo para Uber, Airbnb e a economia compartilhada. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CARVALHO, R.S. . Economia compartilhada desafia marcas a repensarem ofertas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CARVALHO, R.S. . Inspirados no economista Muhammad Yunus, cariocas propagam o empreendedorismo social. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CARVALHO, R.S. . Porteiros do Rio contam suas histórias e singularidades da profissão. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CARVALHO, R.S. . Como empreender na internet?. 2014.

CARVALHO, R.S. . Empresas analógicas crescem em brechas da evolução digital. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CARVALHO, R.S. . Projeto promove o cinema nacional em Guadalupe (RJ). 2013.

CARVALHO, R.S. . Só o Rock in Rio se salva entre os festivais?. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

COSTA, E. ; CARVALHO, R.S. . Economia Criativa: como tropicalizar o conceito?. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CARVALHO, R.S. . Entre as start-ups, a regra é ser enxuto e aplicar design em tudo. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CURI, P. ; CARVALHO, R. . Gestão da Inovação II. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, R. . Gestão da Inovação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, R. . Gestão da Inovação I. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, R. . Gestão da Inovação I. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, R. . Banca de Avaliação do Shell Iniciativa Jovem. 2017. (Banca de avaliação dos projetos de negócios de impacto social).

CARVALHO, R. . Gestão da Inovação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, R. . Gestão da Inovação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, R. . Gestão da Inovação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, R. . Gestão da Inovação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CURI, P. ; CARVALHO, R. . Oficina de Inovação, Engajamento de Fãs e Marca em Esporte. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, R. . Gestão da Inovação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, R. . Gestão da Inovação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, R. . Gestão da Inovação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, R. . Gestão da Inovação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, R. . Empreendedorismo e Inovação. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    Cátedra Píer Mauá, Descrição: A proposta do projeto de pesquisa tem como objetivo central a definição do novo modelo de negócios do Píer Mauá, que envolve a reflexão sobre a proposição de valor do negócio, posicionamento, modelos de receita e estratégias de utilização/ocupação dos espaços físicos sob concessão da empresa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rodrigo da Silva Carvalho - Coordenador / João Luiz Figueiredo Silva - Integrante.

  • 2011 - 2011

    Diagnóstico da Aglomeração Produtiva do Design no Rio de Janeiro, Descrição: O projeto visa a realização de um diagnóstico sobre a aglomeração produtiva do design na cidade do Rio de Janeiro, observando os padrões de localização espacial e a territorialidades que conferem vantagens competitivas às empresas. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Rodrigo da Silva Carvalho - Integrante / João Luiz Figueiredo Silva - Coordenador., Financiador(es): Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos - Cooperação.

  • 2007 - 2007

    Projeto UniDev - The Evolving Role of Academic Institutions in Innovation Systems and Development, Descrição: Estudo comparativo do papel das universidades em 13 países com relação as suas contribuições aos sistemas de inovação e ao desenvolvimento socioeconômico. Coordenado pelo Research Policy Institute (RPI), da Lund School of Economics and Management na Suécia... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rodrigo da Silva Carvalho - Integrante / thiago borges renault - Integrante / josé manoel carvalho de mello - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ. , Rua do Rosário, 90, Centro, 20041002 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 22162000, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor RTI, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Coordenador do Curso de Negócios Sociais e Inclusivos Professor de disciplinas de economia criativa, modelagem de negócios, empreendedorismo e inovação nas graduações de Administração de Empresas, Comunicação Social, e Cinema e Audiovisual. Professor de pós-graduação e educação continuada no tema da modelagem de negócios criativos, empreendedorismo e gestão da inovação. Integrante do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da graduação de Administração de Empresas.

  • 2013 - Atual

    Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Nas Graduações de Administração de Empresas e Comunicação Social, leciono as disciplinas de Economia e Indústria Criativa, Empreendedorismo e Inovação, Responsabilidade Social e Ambiental, Negócios das Indústrias Culturais, Introdução ao Universo do Entretenimento e oriento projetos de conclusão de curso. Professor de Pós Graduação nas disciplinas de Projeto de Comunicação Aplicado, Empreendedorismo e Criação de Novas Empresas e Ambiente de Negócios.

  • 2012 - Atual

    Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Leciono as disciplinas Economia e Empreendedorismo e Inovação na graduação Administração de Empresas

  • 2011 - Atual

    Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professor da disciplina Gestão da Inovação para a graduação Administração de Empresas com ênfase em Marketing do Entretenimento

  • 2011 - Atual

    Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Coordeno o Núcleo de Pesquisa em Economia Criativa

    Atividades

    • 06/2015

      Extensão universitária , Núcleo de Economia Criativa, .,Atividade de extensão realizada, Projeto de cooperação com o Instituto ATÁ.

    • 12/2014

      Extensão universitária , Núcleo de Economia Criativa, .,Atividade de extensão realizada, Projeto Escola de Séries.

    • 05/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Economia Criativa, .,Linhas de pesquisa

    • 05/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Economia Criativa, .,Linhas de pesquisa

  • 2006 - 2017

    Hélice Consultoria

    Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Colaborador

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

    Outras informações:
    Professor da disciplina Gestão da Inovação na Pós-Graduação (Especialização) Gestão Estratégica de Projetos e Processos, organizada pela Escola Politécnica da UFRJ

  • 2007 - 2007

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa, Carga horária: 12