Aline Rodrigues Tonini

Graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pelotas com especialização em Gestão Empresarial, atualmente trabalho com desenvolvimento e consultoria de software. Tenho experiência em gestão de produto atuando com PO e realizando análise de negócios, priorizações de demandas e gestão de release. Experiências em projetos ágeis como PO, líder técnica e desenvolvimento de sistemas. Participação de projetos utilizando as tecnologias Java, JSF, Primefaces e Hibernate bem como Amazon AWS e criação de indicadores em Tableau. Também já tive oportunidades de trabalhar com .NET, PL/SQL e Oracle.

Informações coletadas do Lattes em 03/12/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Gestão Empresarial

2020 - 2022

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC
Título: ANÁLISE DE CLIMA E ENGAJAMENTO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESA DE ELÉTRICA E ILUMINAÇÃO DE BLUMENAU
Orientador: Cibele Sanches

Graduação em Ciência da Computação

2010 - 2015

Universidade Federal de Pelotas
Título: Sustentabilidade de Produtos de Software: Uma Avaliação de Aplicativos Móveis
Orientador: Lisane Brisolara de Brisolara
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante

2008 - 2010

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Formação complementar

2019 -

Inglês. , English Live, EF, Brasil.

2017 - 2019

Inglês. , SESC - Blumenau, SESC, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Espanhol I. (Carga horária: 54h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2012 - 2015

Curso de Inglês. , TopWay Pelotas, TOP WAY, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Línguas-Alemão II. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Línguas-Alemão I. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2010 - 2010

Editor de Textos Latex. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sustentabilidade de Software.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas Embarcados.

Participação em eventos

XV Simposio Brasileiro de Qualidade de Software.Uma Avaliação da Sustentabilidade de Softwares com Foco em Aplicativos Móveis. 2015. (Simpósio).

Competição Intel de Sistemas Embarcados.Biometric Identification System for Individuals Through Anthropometry and Human Walking. 2014. (Simpósio).

XXIII CIC - Congresso de Iniciação Científica. 2014. (Congresso).

Digital Cities Pelotas. 2013. (Feira).

Fórum Internacional de Software Livre (FISL 14). 2013. (Outra).

Simpósio Sul de Microeletrônica.Evaluating Android Best Practices for Performance. 2013. (Simpósio).

XVIII Semana Acadêmica da Computação. 2013. (Outra).

XXII CIC - Congresso de Iniciação Científica. 2013. (Congresso).

Fórum Internacional de Software Livre (FISL 13). 2012. (Outra).

TcheLinux 2012. 2012. (Encontro).

XVII Semana Acadêmica da Computação. 2012. (Outra).

I Workshop-Escola de Informática Teórica (WEIT 2011). 2011. (Outra).

XVI Semana Acadêmica da Computação. 2011. (Outra).

XV Semana Acadêmica da Computação. 2010. (Outra).

Produções bibliográficas

  • ANDERSSON, VIRGINIA O. ; AMARAL, L. S. ; TONINI, A. R. ; ARAUJO, RICARDO. M. . Gender and Body Mass Index Classification Using a Microsoft Kinect Sensor. In: The 28th International FLAIRS Conference, 2015, Hollywood. Proceedings of the 28th International FLAIRS Conference, 2015.

  • TONINI, A. R. ; MARQUES, M. R. S. ; BRISOLARA, Lisane . Uma Avaliação da Sustentabilidade de Softwares com Foco em Aplicativos Móveis. In: Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, 2015, Manaus. Uma Avaliação da Sustentabilidade de Softwares com Foco em Aplicativos Móveis, 2015.

  • TONINI, A. R. ; BECKMANN, M. ; MATTOS, Julio Carlos Balzano de ; BRISOLARA, L. B. . Evaluating Android Best Practices for Performance. In: Simpósio Sul de Microeletrônica, 2013, Porto Alegre. 28º Simpósio Sul de Microeletrônica, 2013.

  • PARADA, A. G. ; TONINI, A. R. ; BRISOLARA, L. B. . Geração Automática de Código Android Eficiente a Partir de Modelos UML. In: Ibero-american Conference on Software Engineering, 2013, Montevidéo. 16th Ibero-american Conference on Software Engineering (CibSE 2013), 2013.

  • TONINI, Aline ; FISCHER, L. M. ; MATTOS, JULIO C. B. ; BRISOLARA, Lisane . Analysis and evaluation of the Android best practices impact on the efficiency of mobile applications. In: Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais, 2013, Niterói. III Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais, 2013. p. 1-2.

  • TONINI, Aline ; FISCHER, L. M. ; BRISOLARA, Lisane . Sustentabilidade de Software: um estudo de caso da avaliação de aplicativos Android. In: Congresso de Iniciação Cientifica da UFPel, 2014, Pelotas. XXIII Congresso de Iniciação Cientifica da UFPel, 2014.

  • TONINI, Aline ; PARADA, ABILIO G. ; BRISOLARA, Lisane . Geração automática de código eficiente para dispostivos Android a partir de modelos UML. In: XXII CIC - Congresso de Iniciação Científica, 2013, Pelotas. XXII CIC - Congresso de Iniciação Científica, 2013.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Lazaros Soluções em Tecnologia LTDA. , Rua Matos Costa, 100, Passo Manso, 89046320 - Blumenau, SC - Brasil, Telefone: (53) 981177958

Experiência profissional

2022 - Atual

Lazaros Soluções em Tecnologia LTDA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desenvolvedora de software, Carga horária: 44

Outras informações:
Consultoria e desenvolvimento de sistemas.

2021 - 2022

Cooperativa Central Ailos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Product Owner, Carga horária: 40

Outras informações:
Gestão dos produtos - Arrecadação / Convênios - Débito Automático - INSS - Recarga de Celular Priorização, análise e gestão do desenvolvimento de regulatórios, projetos de evolução e sustentação dos produtos (gestão de incidentes/ suporte terceiro nível). Criação e homologação de indicadores dos produtos e direcionamento. Documentação de processos e mapas de funcionalidade, estudo para migração de técnologia alinhado ao negócio da cooperativa. Interação com áreas de segurança, central de monitoramento e backoffice financeiro. Experiencia em gestão ITIL com Service Now e Ágil com Azure Devops e criação de processos de monitoramentos com Zabbix.

2019 - 2021

Lincros Soluções Em Software S/A

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Product Owner, Carga horária: 44

Outras informações:
Responsável pela manutenção e evolução do produto Tendering e Management (TMS Embarcador). Análise de negócio para novos projetos, estimativas de horas, definições de interfaces de integração com sistemas ERP (SAP, TOTVS, Sapiens, outros). Validação de fluxo de processos do cliente dentro do sistema. Referencia em negócio a demais setores da empresa como equipe de implantação e equipe de suporte. Atuei brevemente como coordenação de equipes (apontamento de horas, capacidade da equipe, feedback), responsável por preparar e gerenciar as cerimonias Scrum (planning, retrospectiva, daily), resolução de impedimentos da equipe. Experiência com planejamento de sprints, gestão de releases (datas de libração de versão, release notes, treinamentos internos) e entregas a clientes e outros stakeholders.

2016 - 2018

Lincros Soluções Em Software S/A

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desenvolvedora de software, Carga horária: 44

Outras informações:
Desenvolvimento de sistema TMS embarcador. Atuei em manutenção e evolução do produto. Realizava análise técnica e até de negócios, review de código, bem como processos para liberação de versão do sistema. Experiência em equipes ágeis e atendimento ao cliente. Trabalhei com tecnologias Java, Hibernate, JSF, Primefaces, Jasper Reports, Postgres, Amazon AWS e criação de indicadores com Tableau.

2015 - 2016

Voiza Inteligência em TI, Voi

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxilia de desenvolvedor, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvimento e manutenção de sistema CRM e gestão de helpdesk. Desenvolvimento de sistemas usando linguagem .NET, banco de dados Oracle e PL/SQL.

2015 - 2015

Voiza Inteligência em TI, Voi

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Estagiária em desenvolvimento de sistema utilizando linguagem Java e banco de dados Oracle. Criação e execução de planos de testes. Atuação em equipes de desenvolvimento ágil.

2013 - 2014

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

2012 - 2013

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

2011 - 2012

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Reitoria, CGIC

Outras informações:
Suporte Técnico em Software, Hardware e Redes.