Jean Paul D'Antony Costa Silva
Professor da UFS no Departamento de Letras DLI - Itabaiana na área de Estágio, Crítica Literária, Literaturas de Língua Portuguesa. Entre 06/2013 - 02/2020 foi lotado na UFRPE-UAST (Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada), onde foi Coordenador do Curso de Letras da UFRPE-UAST entre 2017- 02/2020. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduacão Interdisciplinar em Cinema (PPGCINE) - UFS,com a pesquisa em Pós-humanismo, Ciborgue e Identidade no Cinema. Docente Colaborador do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (PROGEL/UEFS). Doutor em Literatura e Cultura pela UFBA, com a pesquisa voltada para o estudo filosófico e cultural da identidade na Literatura e no Cinema entre as produções O último voo do flamingo (romance e filme) e Ensaio sobre a Cegueira (romance e filme). Mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela UEFS, com a pesquisa também voltada para o diálogo entre Literatura e Cinema. Líder/Coordenador do Grupo de Pesquisa/CNPQ - NUPELC (Núcleo de Pesquisa Literárias e Cinematográficas), suas LINHAS DE PESQUISAS podem ser observadas no Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/657386. O NULPEC tem como uma de suas ações principais, e permanente, a criação e gestão da Revista ENTHEORIA: CADERNOS DE LETRAS E HUMANAS, Link: http://www.journals.ufrpe.br/index.php/entheoria, na qual sou editor-chefe. O NULPEC costura estudos epistemológicos a partir da Teoria do Cinema, dos estudos intersemióticos entre as linguagens literárias e cinematográficas. Hoje, nosso olhar está mais focado na pesquisa do que é o Pós-Humano, Identidade e a teoria do Ciborgue no cinema em séries, em animes e Live-actions, além da pesquisa, no viés existencial e ontológico, acerca da Morte, da identidade e do processo de criação do si-mesmo. É poeta e algumas de suas publicações podem ser vistas no Portal Oxe de Literatura Baiana (http://oxe.insix.com.br/jean-paul-dantony/). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2548-2988. Telefone para Contato: 79- 99169-0703
Informações coletadas do Lattes em 16/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em LITERATURA E CULTURA
2012 - 2016
Universidade Federal da Bahia
Título: Entre a literatura e o cinema homônimos: um estudo sobre o conceito da identidade em Ensaio sobre a cegueira e o Último voo do flamingo
Orientador: Prof. Dr. Márcio Ricardo Coelho Muniz
, Ano de obtenção: 2016. Palavras-chave: Identidade; Literatura; Cinema; Modernidade; Pós-Colonialismo.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Cinema Comparado. Setores de atividade: Educação.
Mestrado em Estudos Literários
2009 - 2011
Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: O CORPO DA FAMÍLIA DA LITERATURA AO CINEMA: ORDENAMENTO E CONVULSÃO EM LAVOURA ARCAICA., Ano de Obtenção: 2011
Claudio Cledson Novaes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Formação complementar
2020 - 2020
Curso Educação a Distância: desafios para o ensino online e offline. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2014 - 2015
Curso de Atualização Didático Pedagógica. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Latim
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria e Crítica Literária.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Cinema e Tradução Intersemiótica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Estudos Pós-Coloniais.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Portuguesa.
Organização de eventos
D'ANTONY, Jean Paul . II SINUPELC - II SIMPÓSIO DO NÚCLEO DE PESQUISAS LITERÁRIAS E CINEMATOGRÁFICAS. 2023. (Outro).
D'ANTONY, Jean Paul ; OLIVEIRA, F. J. S. . Lançamento e Considerações sobre o livro "Os restos são mais puros", de Jean Paul d'Antony. 2023. (Outro).
D'ANTONY, Jean Paul ; NETO, N. G. . Dias Gomes e o modernismo brasileiro. 2022. (Outro).
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . MINI SIMPÓSIO - A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS REFLEXÕES PÓS HUMANAS,. 2022. (Outro).
D'ANTONY, Jean Paul . ESTÉTICAS DA MORTE E DA DISTOPIA: ENTRE HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE, DE DAVID YATES, E DEATH NOTE. 2022. (Outro).
D'ANTONY, Jean Paul . SEMINÁRIO DE PROJETO DE PESQUISA I: CINEMA, LINGUAGEM E SUAS RELAÇÕES ESTÉTICAS (LINHA 1 - PPGCINE). 2022. (Outro).
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa ; NETO, N. G. . Tessituras Epistêmicas: Pesquisas em Torno de Saramago. 2021. (Congresso).
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . I SINUPELC - SIMPÓSIO DO NÚCLEO DE PESQUISAS LITERÁRIAS E CINEMATOGRÁFICAS. 2017. (Outro).
D'ANTONY, Jean Paul . VII Semana de Letras: Múltiplas linguagens ao ensino de línguas e literatura. 2016. (Outro).
D'ANTONY, Jean Paul . II Corel: literatura, semioses e erotismo. 2016. (Outro).
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . VI Semana de letras e II Simpósio de Estudos em Educação e Linguagens. 2015. (Outro).
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . VII Fórum Linguístico Literário - O panorama contemporâneo nas Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. 2014. (Outro).
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . COREL: Colóquio Regional de estudos Literários. 2014. (Outro).
DANTONY, Jean Paul . VII FÓRUM LINGUÍSTICO-LITERÁRIO DA UFRPE/UAST : A tradução para além do idioma: as buscas do tradutor de poesia. 2013. (Outro).
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . V Semana de Letras (SEL) I Simpósio de Estudos em Educação e Linguagens (SEEL). 2013. (Outro).
Participação em eventos
Semana da Consciência Negra - Aquilombando Agreste Sergipano.CINEMA NEGRO. 2023. (Simpósio).
29ª Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste (GELNE). LITERATURA EM DIÁLOGOS INTER-ARTES. 2022. (Congresso).
Dias Gomes e o modernismo brasileiro.DIAS GOMES E OS ECOS NO CINEMA: FRAGMENTOS EM TORNO DE UM MODERNISMO. 2022. (Simpósio).
II CIESD ? Congresso Internacional Estudos Sociodiscursivos VII SENAL ? Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento. Ministrante de minicurso. 2022. (Congresso).
Seminário de Projeto de Pesquisa, do ProĀrama de Pós-Graduação em Estudos Literários - PROGEL/UEFS.ORIDES, O SILÊNCIO SE VÊ EM SUA DENSIDADE: O CAMPO EXPANDIDO DO POEMA. 2021. (Seminário).
Tessituras Epistêmicas: Pesquisas em torno de Saramago. Pesquisas em torno de Saramago. 2021. (Congresso).
Tessituras Epistêmicas: Pesquisas em torno de Saramago. Porque Cegos Guiando Cegos.... 2021. (Congresso).
Congresso Internacional de Cinema, Literatura e outras artes: diálogos possíveis. 2020. (Congresso).
Webinar Novos rumos para o Qualis?. 2020. (Encontro).
II EVENTO ITINERANTE DO GRUPO DE PESQUISA RIZOMA.O CINEMA AFRICANO: MAIS UM CORPO DE REESCRIÇÃO OU FANTASMAGORIAS IDENTITÁRIAS?. 2017. (Simpósio).
Simpósio de Comunicação e Educação em Direitos Humanos.A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SEMIÁRIDO. 2017. (Simpósio).
XVI JEPEX - Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco.Literatura e Cinema: traduções no chão da palavra e do movimento. 2017. (Oficina).
FILOSOFIA EM DIÁLOGO. Existe um sonambulismo identitário? Questões no filme Terra Sonâmbula. 2016. (Congresso).
I CINE PET.Cabra Marcado para Morrer. 2016. (Encontro).
Literarte- Grupo de Estudos em literatura e Outras Linguagens.Do cinema e da literatura africana: elementos de literariedade, identidade e colonialismo fantasma. 2016. (Outra).
XVII Seminário de Pesquisa em Literatura e Diversidade Cultural.Literatura e Cinema em tempo de exceção. 2016. (Seminário).
5º Congresso de Literatura Fantástica de Pernambuco. Insólito, fantástico, grotesco: reverberações por dentro da obra cinematográfica O labirinto do Fauno, de Guillermo del Toro. 2015. (Congresso).
II SINBAIANIDADE/II CILLAA. LITERATURAS AFRICANAS PÓS-COLONIAIS: ESTUDO DAS DINÂMICAS DO IMAGINÁRIO E DA MEMÓRIA COMO INSTRUMENTO DE REESCRITA IDENTITÁRIA. 2015. (Congresso).
SEMINÁRIO NELUPE.Digressões Saramaguianas: do conto ao romance. 2015. (Seminário).
4º LLEDUC / Encontro Interdisciplinar de Língua, Literatura e Educação.A importância de trabalhar a literatura de cordel no ensino fundamental e EJA. 2014. (Encontro).
I Seminário de Educação IEFL.Identidades líquidas: um voo em ensaio sobre a cegueira. 2014. (Seminário).
V Encontro de Professores de Literaturas Africanas/ I AFROLIC.O último voo do flamingo: Desdobramentos em torno da identidade. 2013. (Encontro).
VII Fórum Linguístico-Literário. 2013. (Outra).
VIII Seminário nacional sobre Ensino de Língua Materna e Língua Estrangeira e de Literatura (SELIMEL) & I Simpósio Internacional de Estudos em Linguagem (I SIEL).Lolo Barnabé em sala de aula: uma experiência de leitura para formação do leitor. 2013. (Simpósio).
VIII Seminário nacional sobre Ensino de Língua Materna e Língua Estrangeira e de Literatura (SELIMEL) & I Simpósio Internacional de Estudos em Linguagem (I SIEL).O ultimo voo do flamingo: desdobramentos em torno da identidade. 2013. (Simpósio).
CILLAA - I Congresso Internacional de Línguas e Literatura Estrangeiras. A Estética da Crueldade nas Fronteiras identitárias em Mia Couto. 2010. (Congresso).
IX Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não verbal.Da Estética da Crueldade à Dissimulação Narrativa: As Causas Secretas. 2010. (Encontro).
O Cinema em Perspectiva: Educação, Língua, Literatura e Sociedade.Lavoura Arcaica: Uma Dança Familiar Trancafiada. 2010. (Outra).
CONLIRE - Congresso Nacional Linguagens e Representações : Linguagens e Leituras. ENTRE A LAVOURA DE NASSAR E DE CARVALHO: O CORPO EM EVIDÊNCIA. 2009. (Congresso).
V Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual. 2009. (Simpósio).
XI Erel: Encontro Regional dos Estudantes de Letras/NE: Na boca do povo! Língua, arte e oralidade presentes na cultura nordestina..Da estética da crueldade à dissimulação narrativa: as causas secretas. 2009. (Encontro).
Cultura Gitana: Lengua, Arte y Vida. 2004. (Oficina).
III Seminário Internacional Guimarães Rosa. 2004. (Seminário).
Simpósio Godofredo Filho - Cem anos depois: balanços e perspectivas. 2004. (Simpósio).
VII Congresso Nacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2004. (Congresso).
II Seminário interdisciplinar de Literatura Brasileira e Portuguesa: (Re) leituras e (des) leituras: o olhar do hiperleitor sobre a literatura luso brasileira dos séculos XIX e XX..Estorvo: de bachelard à Filosofia. 2003. (Seminário).
I Seminário interdisciplinar de Literatura Brasileira e Portuguesa: Um olhar contemporâneo sobre a literatura do Realismo ao Modernismo..A intimidade arrebatada: o cinema em Lavoura arcaica. 2003. (Seminário).
I Seminário interdisciplinar de Literatura Brasileira e Portuguesa: Um olhar contemporâneo sobre a literatura do Realismo ao Modernismo..Brás Cubas: Passeios, no final, interrogativos.. 2003. (Seminário).
Seminário "Poesia, Modernismo e Modernidade - Drumond, Sosísgenes Costa e outras vozes. 2002. (Seminário).
III Seminário do Programa Institucional de Bolsa Extensão. 2001. (Seminário).
I Seminário de Pesquisa de Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Culturasl. 2001. (Seminário).
Seminárioa ALTERIDADES, LITERATURA E LOUCURA. 2001. (Seminário).
Seminário de Conversas e outros tratados: Parlendas do Vasto Sertão. 2001. (Seminário).
História oral e Memória: desafios e Perspectivas. 2000. (Oficina).
Participação em bancas
D'ANTONY, Jean Paul; Marcos Cezar Botelho de Souza; NETO, N. G.. Orides: a imagem do silêncio. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
MENDONCA, F.;D'ANTONY, Jean Paul; QUEIROZ, C. E. J.; NINO, M. C. S.. O Signo Cor na Narrativa Fílmica: uma perspectiva peirceana. 2022. Dissertação (Mestrado em Cinema e Narrativas Sociais) - Universidade Federal de Sergipe.
Marcos Cezar Botelho de Souza;SILVA, Jean Paul d'Antony Costa; Claudio Cledson Novaes. A PERFORMANCE DE PETRA COSTA EM ELENA: PERCURSOS ENTRE A MORTE E A ARTE. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
Claudio Cledson Novaes;SILVA, Jean Paul d'Antony Costa; Marcos Cezar Botelho de Souza. A TRAGICIDADE EM SÃO BERNARDO: DO ROMANCE AO FILME. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
Claudio Cledson Novaes;SILVA, Jean Paul d'Antony Costa; Marcos Cezar Botelho de Souza. NO LISO DA CORRENTEZA: AS (I)MA(R)GENS DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO EM PORTO CALENDÁRIO. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
Claudio Cledson Novaes;SILVA, Jean Paul d'Antony Costa; Marcos Cezar Botelho de Souza. MEMÓRIA CINEMATOGRÁFICA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE: A LITERATURA DE UM POETA CINÉFILO. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
D'ANTONY, Jean Paul; QUEIROZ, C. E. J.; LIMA, T. H. A.. O Figurino como elemento narrativo em Rocky Horror Picture Show. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Cinema e Narrativas Sociais) - Universidade Federal de Sergipe.
D'ANTONY, Jean Paul; PINHEIRO, V. C.; MENDONCA, F.; ANDRADE, L. E. S.. LEITURA MÍTICO-SIMBÓLICA DO HERÓI NA OBRA O LADRÃO DE RAIOS. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.
SILV A, Renato. I.;D'ANTONY, Jean Paul; SA, Vera. B.. A TEMPORALIDADE NAS FOTOGRAFIAS FIXAS DE ?LA JETÉE?. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Cinema e Narrativas Sociais) - Universidade Federal de Sergipe.
D'ANTONY, Jean Paul; APOLINARIO, J. A. F.; SILV A, Renato. I.. ENTRE OS ATOS DE KIRA E O FACISMO NA ANIMAÇÃO DEATH NOTE: REPRESENTAÇÃO DE UM MUNDO DISTÓPICO. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Cinema e Narrativas Sociais) - Universidade Federal de Sergipe.
Marcos Cezar Botelho de Souza;D'ANTONY, Jean Paul. FÁBULAS DISTÓPICAS DO ROMANCE AO ÁLBUM: INTERTEXTUALIDADES ENTRE A FAZENDA DOS ANIMAIS, DE GEORGE ORWEL, E ANIMALS, DO PINK FLOYD. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
D'ANTONY, Jean Paul; Marcos Cezar Botelho de Souza. MEMÓRIAS, FRAGMENTAÇÕES E (DES)CONTINUIDADES EM O PAI DA MENINA MORTA. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
D'ANTONY, Jean Paul. PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE A INDISCIPLINA EM SALA DE AULA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe.
OLIVEIRA, A. S.;D'ANTONY, Jean Paul. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) REPRESENTADA PELO CINEMA E LITERATURA NA SÉRIE SEGUNDA CHAMADA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe.
D'ANTONY, Jean Paul; OLIVEIRA, A. S.. SANTA TAMBÉM GOZA: A POESIA PROFANA E SAGRADA DE ALBERTO CARVALHO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe.
D'ANTONY, Jean Paul. EDUCAÇÃO X ALIENAÇÃO: COMO O CINEMA DESALIENA E REEDUCA, A PARTIR DO FILME A ONDA (2008). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe.
D'ANTONY, Jean Paul. CIBORGUE, O LIMITE ENTRE O HUMANO E O TECNOLOGICO: PÓS- HUMANISMO E TEORIAS DO CIBORGUE E NO FILME ?ELA? (2013). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe.
D'ANTONY, Jean Paul; APOLINARIO, J. A. F.. WESTWORLD (SÉRIE): A REPRESENTAÇÃO DO PÓS-HUMANO E OS CONFLITOS DE IDENTIDADE NOS ANFITRIÕES. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe.
D'ANTONY, Jean Paul; OLIVEIRA, A. S.. DO CIBORGUE AO TECNOLÓGICO: PÓS-HUMANISMO E TEORIAS DO CIBORGUE NO FILME ?TRANSCENDENCE: A REVOLUÇÃO (2014). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe.
D'ANTONY, Jean Paul; OLIVEIRA, A. S.. RUPTURA E RECONSTRUÇÃO DO SER: A ANGÚSTIA E A MORTE NA LETRA E NA COREOGRAFIA DO ARTE FILME DA MÚSICA BLACK SWAN DO GRUPO SUL-COREANO BTS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe.
D'ANTONY, Jean Paul; OLIVEIRA, F. J. S.. OS SACIS DE MONTEIRO LOBATO E RODOLFO NANNI: um estudo comparado entre o literário e o fílmico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe.
D'ANTONY, Jean Paul; OLIVEIRA, A. S.. O MANGÁ COMO FERRAMENTA PARA A APROXIMAÇÃO DE JOVENS LEITORES. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe.
APOLINARIO, J. A. F.;SILVA, Jean Paul d'Antony Costa; ALMEIDA, M. D. S. P.. A CAUSA REVELADA ? UMA ANÁLISE DO CONTO A CAUSA SECRETA EM RELAÇÃO À CRUELDADE NA CONDIÇÃO HUMANA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
APOLINARIO, J. A. F.;SILVA, Jean Paul d'Antony Costa; NETTO, M. S. C.. O MAL EM KIRA ? UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA NECROPOLÍTICA A PARTIR DA ADAPTAÇÃO ANIMADA DO MANGÁ DEATH NOTE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
ALMEIDA, M. S. P.;SILVA, Jean Paul d'Antony Costa; APOLINARIO, J. A. F.. A saudade cantada na poesia popular do sertão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
NETO, N. G.;SILVA, Jean Paul d'Antony Costa; SANTOS, M. F. S.. O tema do duplo em o homem duplicado: a representação da perda da identidade na sociedade contemporânea. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
ARAUJO, J. P. S.;SILVA, Jean Paul d'Antony Costa; RANIERI, T. L. S.. Uma leitura de práticas do PIBID e suas contribuições para o letramento literário. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa; ALMEIDA, S. M. J.; SOARES, I. F.. A COLHEITA DO IMAGINÁRIO: UMA ANÁLISE DOS SÍMBOLOS "VIAGEM" E "CASA" NA NARRATIVA DE NÉLIDA PINON. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa. A representação externa e a verdade interna em o "Espelho" de José J. Veiga. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa; PEREIRA, K. R. W.; SANTANA, P. M. S.. A vida é um beijo doce em boca amarga: aspectos identitários no romance O último voo flamingo, de Mia Couto. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa; PEREIRA, K. R. W.; NETO, N. G.. Agonia do "Eu" em versos: reflexões sobre o agônico em Augusto dos Anjos e Mário Sá-Carneiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa; BARBOSA, L.; NETO, N. G.. A transformação do feminino N'as Cartas Portuguesas: da subordinação ao empoderamento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa; SANTANA, P. M. S.; PEREIRA, K. R. W.. Oralidade e mitologia matriarcal em O alegre canto da perdiz, de Paulina Chiziane. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa; NETO, N. G.; PEREIRA, K. R. W.. A mulher em sua representação ficcional nos romances A louca de Serrano, de Dina Salústio, e A confissão da leoa, de Mia Couto.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa; LIMA, A. B.; MOURA, V. M. C.. Estudo da narrativa A roda do vento, de Nélida Piñon. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa; LIMA, A. B.; MOURA, V. M. C.. A linguagem figurada em poemas de A Rosa do povo: um jogo de concretismo e abstração à luz da estilística da expressão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa; SILVA, M. M.; NETO, N. G.. Chapeuzinho vermelho dos irmão Grymm, Chapeuzinho vermelho de Charles Perrault e Fita verde no cabelo de João Guimarães rosa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba.
DANTONY, Jean Paul. Barreto, Tarcísio D. Santos e Bruna S. P. Machado.Outras cenas: Estudo do cinema enquanto elemento formador de opinião.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
DANTONY, Jean Paul. Descortinando a ocultação e a invisibilidade: Impostos pela ditadura militar representados em. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
DANTONY, Jean Paul. A Atuação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) como Unidade Formadora do Programa Todos Pela Alfabetização (TOPA) no Município de Feira de Santana- BA.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
DANTONY, Jean Paul. Apropriação Social da Leitura e da Escrita na Educação de Jovens e Adultos no Programa Todos Pela Alfabetização (TOPA). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
D'ANTONY, Jean Paul; NETO, N. G.; SANTANA, J.. Estágio Supervisionado, Literaturas de Língua Portuguesa, Teoria da Literatura.. 2023. Universidade Federal de Sergipe.
DANTONY, Jean Paul; OLIVEIRA, F. J. S.; QUINTELA, V. M.. Infanto juvenil, Literatura no Brasil Colonial, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.. 2023. Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa; MACIEL, N. M. L.. Banca Examinadora de Seleção dos Professores Candidatos do Curso de Licenciatura em Pedagogia- PARFOR/ Itiruçu- Bahia. 2021. Universidade Estadual de Feira de Santana.
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa; MACIEL, N. M. L.. Banca Examinadora de Seleção dos Professores Candidatos do Curso de Licenciatura em Pedagogia- PARFOR/ Itiruçu- Bahia. 2020. Universidade Estadual de Feira de Santana.
DANTONY, Jean Paul; MOURA, V. M. C.; ALMEIDA, M. D. S. P.. Literatura Brasileira/Literatura Portuguesa/Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. 2018. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa; ALMEIDA, M. D. S. P.; PEREIRA, K. R. W.. Literatura Brasileira/Literatura Portuguesa/Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. 2016. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
D'ANTONY, Jean Paul. Banca Avaliadora de Projeto de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários - PROGEL/UEFS. 2021. Universidade Estadual de Feira de Santana.
Orientou
O ciborgue e seus desdobramentos em AKira (1988); Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Cinema e Narrativas Sociais) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
Totalitarismo e poder: uma análise intersemiótica do filme A onda (2008) e do livro A onda (2020); Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Cinema e Narrativas Sociais) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
SIMBOLOGIAS E NARRATIVAS DA MORTE NO "CONTO DOS TRÊS IRMÃOS" EM HARRY POTTER: PARA ALÉM DA IDEIA DE TÉRMINO E FINITUDE; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Cinema e Narrativas Sociais) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
A CRISE DO HUMANISMO NA SÉRIE ANIMADA DEATH NOTE: POSSIBILIDADE DE UM FUTURO DISTÓPICO E PÓS-HUMANO?; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Cinema e Narrativas Sociais) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
ENTRE IDENTIDADES: ESTUDO DE O ÚLTIMO VOO DO FLAMINGO NA LITERATURA E NO CINEMA; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
IDENTIDADES FICCIONAIS OU IDENTIDADES PÓS-HUMANAS?UM FUTURO OBLÍQUO EM CONGRESSO FUTURISTA; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
A IDENTIDADE CIBORGUE: CONFLITOS DO PÓS-HUMANISMO NO FILME TRANSCENDENCE - A REVOLUÇÃO (2014); ; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe, COPES; (Orientador);
ENTRE OS ATOS DE KIRA E O FASCISMO NA ANIMAÇÃO DEATH NOTE: REPRESENTAÇÃO DE UM MUNDO DISTÓPICO; 2024; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
Orides: a imagem do silêncio; 2023; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Feira de Santana, ; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
A formação de leitores competentes e o professor estimulador; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia da Língua Portuguesa) - Instituto de Educação e Formação Livre; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
O professor pesquisador: uma inovação histórica na formação permanente; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - Instituto de Educação e Formação Livre; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
A leitura no ensino fundamental; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia da Língua Portuguesa) - Instituto de Educação e Formação Livre; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
O PROFESSOR PESQUISADOR: UMA INOVAÇÃO HISTÓRICA NA FORMAÇÃO PERMANENTE; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Educacional) - Instituto de Educação e Formação Livre; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Instituto de Educação e Formação Livre; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
MATA DA CABORONGA: ALTERAÇÕES NO MEIO NATURAL PROVOCADAS PELA AÇÃO ANTRÓPICA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Sociologia da Educação) - Instituto de Educação e Formação Livre; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR DE LÍNGUA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Instituto de Educação e Formação Livre; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
Produção Textual no Ensino Fundamental e Médio; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Instituto de Educação e Formação Livre; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
Representação da Sociedade no Romance Memórias do Escrivão Isaias Caminha, de Lima Barreto; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
WESTWORLD (SÉRIE): A REPRESENTAÇÃO DO PÓS-HUMANO E OS CONFLITOS DE IDENTIDADE NOS ANFITRIÕES; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
A ESTÉTICA DA CRUELDADE E A VIOLÊNCIA: DESDOBRAMENTOS NO ANIMÊ SHINGEKI NO KYOJIN (2013); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
DO CIBORGUE AO TECNOLÓGICO: PÓS-HUMANISMO E TEORIAS DO CIBORGUE NO FILME ?TRANSCENDENCE: A REVOLUÇÃO (2014); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
EDUCAÇÃO X ALIENAÇÃO: COMO O CINEMA DESALIENA E REEDUCA, A PARTIR DO FILME A ONDA (2008); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
CIBORGUE, O LIMITE ENTRE O HUMANO E O TECNOLOGICO: PÓS- HUMANISMO E TEORIAS DO CIBORGUE E NO FILME ?ELA? (2013); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
RUPTURA E RECONSTRUÇÃO DO SER: A ANGÚSTIA E A MORTE NA LETRA E NA COREOGRAFIA DO ARTE FILME DA MÚSICA BLACK SWAN DO GRUPO SUL-COREANO BTS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
A ESTÉTICA DA CRUELDADE E A VIOLÊNCIA: DESDOBRAMENTOS NO ANIMÊ SHINGEKI NO KYOJIN (2013); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
O eu e o outro entre Quatro Paredes; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
DEDÉ MONTEIRO: HÁ 50 ANOS, POETIZANDO O SERTÃO E O SEU POVO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
A crueldade expressa no conto A causa secreta: a ótica do narrador e do personagem Garcia; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
Reflexões ideológicas coloniais e pós-coloniais em contraponto com o feminismo na genealogia do poder; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
Do sagrado ao profano em As filhas de Lilith, de Cida Pedrosa: mulheres-poemas sobre a ótica da teoria cinematográfica; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
O estranhamento do humano mediante os seres híbridos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
O CORPO LITERÁRIO EM FOGO NAS ENTRANHAS, DE PEDRO ALMODÓVAR: UM PASSEIO ENTRE O EROTISMO E A PORNOGRAFIA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
Um leitor viajante no coração da Terceira Margem do Rio, de Guimarães Rosa; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
SUBJETIVIDADE, IDENTIDADE: A DESCONTRUÇÃO DO SUJEITO EM "A CONSTRUAÇÃO" DE KAFKA, OU A (DES)CONSTRUÇÃO NA CONSTRUÇÃO; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
Uma abordagem sobre a apresentação da literatura no livro didático de português do 1º ano do ensino médio; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
A Justiça em Shakspeare; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
Leitura e Produção de Fábulas: formando a criticidade de alunos do ensino fundamental II; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras a Distância/UAEADTec) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
A IDENTIDADE CIBORGUE: CONFLITOS DO PÓS-HUMANISMO NO FILME TRANSCENDENCE - A REVOLUÇÃO (2014); ; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
DENTIDADES FICCIONAIS OU IDENTIDADES PÓS-HUMANAS?UM FUTURO OBLÍQUO EM CONGRESSO FUTURIST; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS RELAÇÕES PÓS-HUMANAS: POSSIBILIDADES E CONFLITOS NO FILME ELA (2013); 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe, COPES; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
O Anjo Negro, no cinema e literatura: facetas da estética da crueldade; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
O anjo negro, de Nelson Rodrigues: facetas da estética da crueldade; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
O Erotismo no cinema: reverberações; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Jean Paul d'Antony Costa Silva;
Produções bibliográficas
-
ALMEIDA, GUSTAVO SANTOS ; D' ANTONY, JEAN PAUL . A identidade ciborgue: conflitos do pós- humanismo no filme Transcendence - A Revolução (2014). DIALOGIA , v. 4, p. e25359, 2024.
-
D'ANTONY, Jean Paul . Quando a hipermodernidade guia à cegueira: desassossegos em Saramago. REVISTA DESASSOSSEGO , v. 14, p. 174-187, 2022.
-
ALMEIDA, G. S. ; D'ANTONY, Jean Paul . A inteligência artificial nas relações pós-humanas: Possibilidades e conflitos no filme ELA (2013). ENTHEORIA: CADERNOS DE LETRAS E HUMANAS , v. 9, p. 04-12, 2022.
-
D'ANTONY, Jean Paul . A cegueira implantada na transcriação: lugares de uma identidade que não se enxerga. REVISTA DA ANPOLL (ONLINE) , v. 53, p. 155-169, 2022.
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa ; REIS, M. S. C. . Entrevista com João Ribeiro: não só o cinema, mas também as outras artes, são fundamentais na educação, no processo educativo da criança, do homem, mulher, portanto, do homem como ser humano.. http://dx.doi.org/10.13102/lm.v11i1.6206 , v. 11, p. 13, 2020.
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . UM JOGO POÉTICO NA TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA: QUANDO O CINEMA PENSA. ENTHEORIA: CADERNOS DE LETRAS E HUMANAS , v. 1, p. 137-151, 2019.
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . O CINEMA E NOVOS CENÁRIOS EPISTÊMICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ENTHEORIA: CADERNOS DE LETRAS E HUMANAS , v. 1, p. 126-137, 2017.
-
D'ANTONY, Jean Paul . Dialogias, Singularidades e doses cruéis em Venha ver o pôr-do-sol, de Ligia Fagundes Telles. Cadernos de Literatura e Diversidade (UEFS) , v. 1, p. 149, 2016.
-
PEREIRA, K. R. W. ; SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Narração, Guerra e Diáspora Endógena em Ventos do Apocalipse. Diálogos: Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade , v. 18, p. 249-258, 2015.
-
DANTONY, Jean Paul . A ESTÉTICA DA CRUELDADE NAS FRONTEIRAS DE VENENOS DE DEUS, REMÉDIOS DO DIABO. Boitatá , v. 8, p. 89 / 8-102, 2011.
-
DANTONY, Jean Paul . A família entre duas lavouras: confluências entre a literatura e o cinema.. Todas as Musas: Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte (Online) , v. 03, p. 137-151, 2011.
-
DANTONY, Jean Paul . A ESTÉTICA DA CRUELDADE NAS FRONTEIRAS IDENTITÁRIAS EM MIA COUTO.. Griot , v. 02, p. 29-39, 2010.
-
DANTONY, Jean Paul . AS SUBSTÂNCIAS DA MODERNIDADE: O INDIVÍDUO E O POETA NO CORPO DAS MÚLTIPLAS DISSONÂNCIAS. Literatura em debate (URI) , v. 04, p. 12, 2010.
-
DANTONY, Jean Paul . O CORPO ENTRE DUAS LAVOURAS OU A LINGUAGEM DA IDENTIDADE. Entrelaçando: Revista Eletrônica de Culturas e Educação , v. 01, p. 01-13, 2010.
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa ; NOVAIS, U. R. (Org.) ; SANTOS, L. C. S. (Org.) ; SANTOS, W. F. (Org.) . Cinema e formação crítica em sala de aula: experiências pedagógicas, aprendizagens e humanização. 1. ed. Aracaju: Criação Editora, 2024. v. 1. 116p .
-
D'ANTONY, Jean Paul . Identidade, cinema e literatura : uma crítica e estilhaços. 1. ed. Belo Horizonte: Dialética, 2021. v. 1. 143p .
-
D'ANTONY, Jean Paul . OS RESTOS SÃO MAIS PUROS: HISTÓRIAS DA CALÇADA. 1. ed. PORTUGAL: CHIADO BOOKS, 2021. v. 1. 65p .
-
DANTONY, Jean Paul ; APOLINARIO, J. A. F. (Org.) ; NETO, N. G. (Org.) . INTERSEÇÕES: LITERATURAS E HUMANIDADES. 1. ed. São Paulo: Todas as Musas, 2018. v. 1. 254p .
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa ; ASSSIS, K. R. (Org.) ; SEIDEL, R. H. (Org.) . Deoscoredes Maximiliano dos Santos Mestre Didi: o reverberar ancestral africano-brasileiro. 01. ed. Salvador: EDUNEB, 2017. v. 01. 194p .
-
D'ANTONY, Jean Paul . Humanidade e cegueira: desvãos identitários entre José Saramago e José Ortega y Gasset. In: Michela Graziani; Annabela Rita. (Org.). Europa: um projecto em construção: homenagem a David Sassoli. 1ed.Firenze: Firenze University Press, 2023, v. 1, p. 11-304.
-
D'ANTONY, Jean Paul . UMANITÀ E CECITÀ: NASCONDIGLI IDENTITARITRA JOSÉ SARAMAGO E JOSÉ ORTEGA Y GASSET. In: Michela Graziani; Annabela Rita. (Org.). Europa: un progetto in costruzione. 1ed.FIRENZE: Firenze University Press, 2023, v. 2, p. 11-302.
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . A Cegueira em Duas Linguagens: Saramago e Meirelles. In: Aurora Gedra Ruiz Alvarez; Nefatalin Gonçalves Neto (orgs.). (Org.). Literatura Portuguesa e legado: Homenagem a Raquel de Sousa Ribeiro. 1ed.São Paulo: Todas as Musas, 2020, v. 1, p. 7-323.
-
D'ANTONY, Jean Paul . Da estética da crueldade à dissimulação narrativa: as causas secretas. In: Jean Paul d'Antony; José Antonio Feitosa Apolinário; Nefatalin Gonçalves Neto. (Org.). Interseções: Literaturas e Humanidades. 1ed.São Paulo: Todas as Musas, 2018, v. 1, p. 153-165.
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa ; DUGNANI, B. L. . ALEXANDRE E OUTROS HERÓIS EM LEITURA. In: Myriam Rojas Osorio; Ivo Di Camargo Jr.. (Org.). Bakhtin: o lugar da leitura na educação.. 6ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2016, v. 6, p. 113-129.
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Para o fundamento de novas recepções: de uma reeducação com o cinema em sala de aula.. In: Claudio Cledson Novaes; Mírian Sumica Carneiro Reis; Maria Helena da Rocha Besnosik. (Org.). Livro, leitura e inclusão social no sertão baiano. 1ed.Feira de Santana: UEFS Editora, 2016, v. 1, p. 179-194.
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Lavouras Arcaicas: floresta de símbolos da condição humana. In: Claudio Cledson Novaes. (Org.). Imagens imaginários movimentos: literatura cinema e diversidade cultural. 1ed.Feira de Santana: UEFS Editora, 2016, v. 1, p. 227-262.
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa ; SILVA, A. J. J. . LEITURA E ANÁLISE DE FÁBULAS: FORMANDO A CRITICIDADE DE ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II. In: Ivanda Maria Martins Silva; Sulanita Bandeira da Cruz Santos; Hérica Karina Cavalcanti de Lima. (Org.). Letras em Foco: Língua, Leteratura, Linguagem e Ensino. 1ed.Recife: EAD-UFRPE, 2015, v. 1, p. 07-315.
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa ; LIMA, A. B. ; OLIVEIRA, M. A. ; CHAVES, M. A. A. . A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO FUNDAMENTAL E EJA. In: Ivanda Maria Martins Silva; Sulanita Bandeira da Cruz Santos; Hérica Karina Cavalcanti de Lima. (Org.). Letras em Foco: Língua, Leteratura, Linguagem e Ensino. 1ed.Recife: EAD-UFRPE, 2015, v. 1, p. 06-315.
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . No lampião das marés I / Quando o amor se enluta. In: Antonio Brasileiro; Juraci Dórea; Roberval Pereyr; Rubens Alves Pereira; Trazíbulo H. P. Casas. (Org.). HERA 1972 - 2005. 20ed.FEIRA DE SANTANA: UEFS EDITORA, 2010, v. 20, p. 696-696.
-
DANTONY, Jean Paul . O chicote do racismo. A terra é redonda, https://aterraeredonda.com.br/, 30 jun. 2020.
-
DANTONY, Jean Paul . No lampião das marés I e Quando o amor se enluta. REVISTA HERA, FUNDAÇÃO PEDRO CALMON;ED. UEFS, p. 7 - 710, 12 jul. 2010.
-
DANTONY, Jean Paul . No lampião das marés I e Quando o amor se enluta. REVISTA HERA, Feira de Santana, , v. 20, p. 05 - 68, 20 abr. 2005.
-
DANTONY, Jean Paul . Fragmentos da Flor de Lótus. TRIBUNA FEIRENSE - Folha Cultural de Feira de Santana, FEIRA DE SANTANA.
-
PEREIRA, K. R. W. ; SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Narração, Guerra e Diáspora Endógena em Ventos do Apocalipse. In: Coneab - I Congresso Internacional de Estudos sobre África e Brasil, 2015, Garanhus. Coneab - I Congresso Internacional de Estudos sobre África e Brasil. Garanhus: Revista de Estudos Linguísticos, Literários, Culturais e da Contemporaneidade, 2015. v. 1. p. 249-258.
-
NETO, N. G. ; SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . RETRATOS DO FEMININO NA CULTURA BRASILEIRA: REFLEXÕES PARA UM DEBATE EM CURSO. In: XI CONAGES, 2015, Paraíba. Anais XI CONAGES, 2015.
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa ; NETO, N. G. . DIALOGIAS, SINGULARIDADES E DOSES CRUÉIS EM VENHA VER O PÔR-DO-SOL, DE LYGIA FAGUNDES TELLES. In: XI CONAGES, 2015, Paraíba. Anais XI CONAGES, 2015.
-
PEREIRA, K. R. W. ; SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Diáspora, exílio e memória em Inácio Rebelo de Andrade e Olinda Beja. In: V Encontro de professores de literaturas africanas / I Afrolic, 2014, Porto Alegre. Anais do V Encontro de professores de literaturas africanas / I Encontro da Afrolic. Porto Alegre: Insituto de Letras/UFRGS, 2014. v. 1. p. 1-21.
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa ; PEREIRA, K. R. W. . O ultimo voo do flamingo: desdobramentos em torno da identidade. In: V Encontro de professores de literaturas africanas / I Afrolic, 2014, Porto Alegre. Anais do V Encontro de professores de literaturas africanas / I Encontro da Afrolic. Porto Alegre: Insituto de Letras/UFRGS, 2014. v. 1. p. 1-21.
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa ; LIMA, A. B. . O ultimo voo do flamingo: desdobramentos em torno da identidade. In: VIII Seminário nacional sobre Ensino de Língua Materna e Língua Estrangeira e de Literatura (SELIMEL) & I Simpósio Internacional de Estudos em Linguagem (I SIEL), 2013, Campina Grande. Anais Selimel Siel. Campina Grande: ANAIS- SELIMEL E SIEL, 2013. p. 1345-1351.
-
LIMA, A. B. ; SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Lolo Barnabé em sala de aula: uma experiência de leitura para formação do leitor. In: VIII Seminário nacional sobre Ensino de Língua Materna e Língua Estrangeira e de Literatura (SELIMEL) & I Simpósio Internacional de Estudos em Linguagem (I SIEL), 2013, Campina Grande. Anais Selimel Siel. Campina Grande: ANAIS- SELIMEL E SIEL, 2013. p. 2138-2146.
-
DANTONY, Jean Paul . ENTRE A LAVOURA DE NASSAR E DE CARVALHO: O CORPO EM EVIDÊNCIA. In: I CONLIRE - I Congresso Nacional Linguagens e Representações, 2010, Ilhéus-Bahia. I CONLIRE, 2009.
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Contornos identitários e Pós-colonialismo no cinema O último voo do flamingo. In: II Simposio Internacional de Baianidade (SINBAIANIDADE), II Congresso Internacional de Línguas e Literaturas Africanas e Afro-Brasilidades (CILLAA), 2015, Salvador. Caderno de resumos [do] II Simposio Internacional de Baianidade, II Congresso Internacional de Línguas e Literaturas Africanas e Afro-Brasilidades: entre Áfricas e Bahias: a diversidade de saberes. Salvador: EDUNEB, 2015. v. 2. p. 168-168.
-
D'ANTONY, Jean Paul . O Congresso Futurista: do cinema ao processo de criação do homem programado. In: XVII SEMINÁRIO DE LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL, 2015, Feira de Santana. SEMINÁRIO DE LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL. Feira de Santana: UEFS editora, 2015. p. 17-18.
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Para o fundamento de novas recepções: de uma reeducação com o cinema em sala de aula. In: I Encontro sobre livro, leitura e inclusão social no território Nordeste II da Bahia, 2014, Nova Soure - Paiaiá. I Encontro sobre livro, leitura e inclusão social no território Nordeste II da Bahia. FEIRA DE SANTANA: Imprensa Universitária - UEFS, 2014. v. 1. p. 20-20.
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa ; LIMA, A. B. . O ultimo voo do flamingo: desdobramentos em torno da identidade. In: VIII Seminário nacional sobre Ensino de Língua Materna e Língua Estrangeira e de Literatura (SELIMEL) & I Simpósio Internacional de Estudos em Linguagem (I SIEL), 2013, Campina Grande. Anais Selimel Siel. Campina Grande: ANAIS- SELIMEL E SIEL, 2013. p. 132-132.
-
LIMA, A. B. ; SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Lolo Barnabé em sala de aula: uma experiência de leitura para formação do leitor. In: VIII Seminário nacional sobre Ensino de Língua Materna e Língua Estrangeira e de Literatura (SELIMEL) & I Simpósio Internacional de Estudos em Linguagem (I SIEL), 2013, Campina Grande. Anais Selimel Siel. Campina Grande: ANAIS- SELIMEL E SIEL, 2013. p. 195-195.
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa ; PEREIRA, K. R. W. . As expressões das literaturas africanas e outras literaturas como fontes para os estudos identitários. In: V Semana de Letras (SEL) I Simpósio de Estudos em Educação e Linguagens (SEEL), 2013, Serra Talhada. V Semana de Letras e I Simpósio de Estudos em Educação e Linguagens. Serra Talhada: Anais V Semana de Letras e I Simpósio de Estudos em Educação e Linguagens, 2013. p. 5-8.
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa ; PEREIRA, K. R. W. . O último voo do flamingo: Desdobramentos em torno da identidade. In: V Encontro de professores de literaturas africanas / I Afrolic, 2013, Porto Alegre. V ENCONTRO DE PROFESSORES DE LITERATURAS AFRICANAS / I ENCONTRO DA AFROLIC: IDENTIDADES AFRICANAS E COMUNITARISMO SUPRANACIONAL: APROXIMAÇÕES, TENSÕES, FRICÇÕES. Porto Alegre: Insituto de Letras/UFRGS, 2013. p. 88-89.
-
PEREIRA, K. R. W. ; SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Diáspora, exílio e memória em Inácio Rebelo de Andrade e Olinda Beja. In: V Encontro de professores de literaturas africanas / I Afrolic, 2013, Porto Alegre. Anais do V Encontro de professores de literaturas africanas / I Afrolic. Porto Alegre: Insituto de Letras/UFRGS, 2013. p. 25-25.
-
DANTONY, Jean Paul . Da Estética da Crueldade à Dissimulação Narrativa: As Causas Secretas. In: IX Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não verbal, 2010, João Pessoa. IX Encontro Nacional de Intera~ção em linguagem verbal e Não Verbal. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2010. v. 9. p. 311-312.
-
DANTONY, Jean Paul . Uma Dança Familiar Trancafiada: o corpo entre duas lavouras, entre duas linguagens. In: IX Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não verbal, 2010, João Pessoa. IX Encontro Nacional de Interação em linguagem verbal e Não Verbal. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2010. v. 9. p. 312-313.
-
DANTONY, Jean Paul . NOTAS ENTRE NASSAR E CARVALHO: O CORPO ENTRE DUAS LAVOURAS. In: XI SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E LINGÜÍSTICA I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGÜÍSTICA, 2009, Uberlândia. Literatura e cinema na pós-modernidade: intertextualidades, adaptações, transformações, 2009.
-
D'ANTONY, Jean Paul . O cinema negro. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
D'ANTONY, Jean Paul . DIAS GOMES E OS ECOS NO CINEMA: FRAGMENTOS EM TORNO DE UM MODERNISMO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Identidade, Cinema e Literatura: uma crítica e estilhaços. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Porque Cegos guiando Cegos.... 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Os processos identitários na formação das definições do Ciborgue: conflitos ontológicos?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM ESTUDOS LITERÁRIOS: PERSPECTIVAS ACADÊMICAS E INSERÇÃO SOCIAL. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Bate-papo com o escritor João Ribeiro. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . O cinema Moçambicano e o projeto de construção de identidade: traços e resistências. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . O ÚLTIMO VOO DO FLAMINGO: ESTUDO DA DINÂMICA DA LINGUAGEM COMO INSTRUMENTO DE REESCRITA IDENTITÁRIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . O CINEMA AFRICANO: MAIS UM CORPO DE REESCRIÇÃO OU FANTASMAGORIAS IDENTITÁRIAS?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Problematizações em torno do cinema moçambicano em O Último Voo do Flamingo: retorno ou reinvenção Identitária?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Pesquisas em Literatura e Dramaturgia na Literatura Portuguesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Do cinema e da literatura africana: elementos de literariedade, identidade e colonialismo fantasma. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Digressões Saramaguianas: do conto ao romance. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . A interface entre cinema e literatura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Insólito, fantástico, grotesco: reverberações por dentro da obra cinematográfica O labirinto do Fauno, de Guillermo del Toro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . LITERATURAS AFRICANAS PÓS-COLONIAIS: ESTUDO DAS DINÂMICAS DO IMAGINÁRIO E DA MEMÓRIA COMO INSTRUMENTO DE REESCRITA IDENTITÁRIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . O cinema pensa: literatura e cinema na pós-humanidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Literatura e Cinema Africano: dialogias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Terra Sonâmbula: o cinema africano na problematização da identidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa ; LIMA, A. B. . O último voo do flamingo: desdobramentos em torno da identidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, A. B. ; SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Lolo Barnabé em sala de aula: uma experiência de leitura para formação do leitor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DANTONY, Jean Paul . Leitura e Diversidade Cultural em Estamira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DANTONY, Jean Paul . A Estética da Crueldade nas Fronteiras identitárias em Mia Couto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DANTONY, Jean Paul . Uma dança familiar trancafiada: o corpo entre duas lavouras, entre duas linguagens. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DANTONY, Jean Paul . Da estética da crueldade à dissimulação narrativa: as causas secretas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DANTONY, Jean Paul . Notas entre Nassar e Carvalho: o corpo entre duas lavouras.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DANTONY, Jean Paul . DA ESTÉTICA DA CRUELDADE À DISSIMULAÇÃO NARRATIVA: AS CAUSAS SECRETAS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DANTONY, Jean Paul . Da estética da crueldade à dissimulação narrativa: as causas secretas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DANTONY, Jean Paul . ENTRE A LAVOURA DE NASSAR E DE CARVALHO: O CORPO EM EVIDÊNCIA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DANTONY, Jean Paul . Poesia e outras linguagens. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DANTONY, Jean Paul . Estorvo; de Bachelard à Filosofia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DANTONY, Jean Paul . Brás Cubas: Passeios, no final, interrogativos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DANTONY, Jean Paul . O LEITOR NA CONTAÇÃO DE ESTÓRIA. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DANTONY, Jean Paul . Literatura e Humanização. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DANTONY, Jean Paul . A intimidade arrebatada: o cinema em lavoura arcaica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
D'ANTONY, Jean Paul . OS RESTOS SÃO MAIS PUROS: HISTÓRIAS DA CALÇADA. PORTUGAL: CHIADO BOOKS, 2021 (Livro de Poesias).
-
DANTONY, Jean Paul . HERA 1972-2005. Feira de Santana: UEFS EDITORA, 2010 (Livro de Poesias).
Outras produções
D'ANTONY, Jean Paul . Consultor(a) interno(a) do processo de avaliação de projetos de pesquisa da UFS. 2022.
D'ANTONY, Jean Paul . II CIESD CONGRESSO INTERNACIONAL ESTUDOS SOCIODISCURSIVOS VII SENAL SEMINÁRIO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. 2022.
D'ANTONY, Jean Paul . II CIESD CONGRESSO INTERNACIONAL ESTUDOS SOCIODISCURSIVOS VII SENAL SEMINÁRIO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. 2022.
D'ANTONY, Jean Paul . LITERATURA MARGINAL/PERIFÉRICA, ?NOVOS? SARAUS E SLAMS. 2022.
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Consultor(a) interno(a) do processo de avaliação de projetos de pesquisa da UFS. 2021.
D'ANTONY, Jean Paul . ENTRE O HUMANO E O PÓS HUMANO: IDENTIDADES QUE SE DESMANCHAM NO AR?. 2021.
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Poéticas de pesquisa: cartografando o audiovisual. 2021.
CAZUMBA, R. F. ; SANTOS, O. M. S. ; SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Atratividade da carreira docente na ótica de estudantes do ensino médio de Feira de Santana-B. 2020.
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . RELATÓRIO 120 ANOS ANÍSIO TEIXEIRA. 2020.
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa ; ATAIDE, C. A. ; SEDRINS, A. P. ; DUGNANI, B. L. F. ; ALMEIDA, M. S. P. ; RANIERI, T. L. S. ; MOURA, V. M. C. ; CAVALCANTI, L. P. . Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês da UFRPE-UAST. 2019.
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Literaturas e Cinemas: confluências e problematizações. 2013.
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . XIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE. 2013.
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Revista Letrando. 2012.
D'ANTONY, Jean Paul . Tessituras Epistêmicas: Pesquisas em Torno de Saramago. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
D'ANTONY, Jean Paul . SEMINÁRIO DE PROJETO DE PESQUISA I: CINEMA, LINGUAGEM E SUAS RELAÇÕES ESTÉTICAS (LINHA 1 - PPGCINE). 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Curso de Pós-Graduação em Literatura Brasileira e Ensino. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Literatura em Debate. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Minicurso: A identidade entre filosofia e literatura: revendo fronteiras. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
D'ANTONY, Jean Paul . Educação e literatura. 2015. (Minicurso).
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Literatura africanas póscoloniais: estudo das dinâmicas do imaginário e de memória como instrumento de redescrição identitária. 2015. (Coordenação de Grupo Temático (GT)).
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Diálogos entre literatura, cinema e filosofia: o problema da finitude. 2015. (Minicurso).
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Curso de Extensão em Estética. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Minicurso: Identidades líquidas: uma nova visão no ensino superior. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Minicurso: Literatura e Filosofia: métodos dialógicos no processo de ensino-aprendizagem. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Relações literárias na estrutura social brasileira. 2014. (Minicurso).
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . Curso de Pós-Graduação em Literatura Infantil e Juvenil. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . O cinema como fonte de análise do discurso. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . REVISTA ENTHEORIA: CADERNOS DE LETRAS E HUMANAS. 2013. (Editoração/Periódico).
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa . O cinema como fonte de análise do discurso. 2013. (Minicurso).
SILVA, Jean Paul d'Antony Costa ; PEREIRA, K. R. W. . As expressões das literaturas africanas e outras literaturas como fontes para os estudos identitários. 2013. (Coordenação de Grupo Temático (GT)).
DANTONY, Jean Paul . Literatura, Direito e História: problematizações em torno do conto. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DANTONY, Jean Paul . Identidade brasileira: Literatura e Estudos Culturais.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DANTONY, Jean Paul . A Poesia de Drummond e Fernando Pessoa em Recital. 2004. .
DANTONY, Jean Paul . O Leitor na Contação de Estórias. 2003. .
DANTONY, Jean Paul . Literatura e outras linguagens. 2003. .
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
MORTE, INSPIRAÇÃO E POIESIS: INQUIETAÇÕES ONTOLÓGICAS NOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO, Descrição: Neste projeto de pesquisa apresento uma proposta de trabalho para o período 2024-2025, envolvendo indissociavelmente minha atuação no ensino, na pesquisa e na extensão na Universidade Federal de Sergipe (UFS), e que também reflete a minha trajetória na Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE-UAST) onde desenvolvi estudos envolvendo linhas de pesquisa orientadas pela Teoria Literária e as Ciências Humanas a partir do NUPELC - Núcleo de Pesquisas Literárias e Cinematográficas, hoje reinscrito na UFS.Apresento aqui a temática e os encaminhamentos de um projeto que se concentra na formação de graduandos e pós-graduandos, bem como na atuação docente e do pesquisador na UFS justificando em seguida a importância de sua implementação e a relevância desse estudo em nível de pesquisa científica.A temática da pesquisa tem seu tecido muscular que se desenvolve em torno de conceitos da Teoria Literária e das Ciências Humanas, particularmente na área de Filosofia, a fim de problematizar determinadas conversações da teoria da Morte, da Inspiração e da poiesis a partir de inquietações que se encontram nos processos de criação e seus desdobramentos ontológicos. Logo o problema nos afronta: de que forma coexistem os processos de criação e a morte?Em seguida, simbioticamente e não menos importante, orbitam outras interrogativas ao redor da problemática: em que condição a poiesis se enlaça em nossas meditações sobre a morte e os processos de criação? quais os traços dessas medidas que demarcam as bordas do fazer humano em nosso devir? A inspiração confronta a morte ou se coabitam nesses processos? Existe um princípio de causalidade que nos faz suspeitar de uma existência subordinada a outra? Como compreender, sem furtar ou obliterar certos fenômenos, a relação transcendente entre a morte, poiesis e inspiração? Por outras conversações, nossa pesquisa investigará as definições dos termos morte, inspiração, processos de criação, poiesis, através de Heidegger (2012), Octávio Paz (1982), Nietzsche (2001), Souza (1995), Marcuse (1981), Schopenhauer (2012), Cioran (1989), Blanchot (1987), entre outros.Essa pesquisa se concentra no campo da teoria, podendo, dessa forma, se utilizar de qualquer obra literária, bem como por outras semioses. Nesse tecido é que o estudo da morte, da inspiração, do processos de criação e da poiesis se torna pertinente e contemporâneo à medida que observa as substâncias dissonantes e congruentes em torno de ontologias que nos parece criar dogmas, orações científicas que não podem ser, a certa medida e com o bom senso da razão, desconstruídas ou relativizadas. Portanto, a pesquisa caminha através de ontologias que não se desmancham no ar, porque são consideradas identidade fixas. No entanto, como proceder para morrer sem trair essa potência suprema que é a morte? Dupla tarefa, portanto: morrer de uma morte que não me traia - morrer eu mesmo sem trair a verdade e a essência da morte. (BLANCHOT, 1987, p. 125). A pesquisa investiga esse lugar que se cruzam tantas inquietações como, por exemplo, o que é inspiração, qual o verdadeiro nome dessa vontade? Ela é realmente nossa? (PAZ, 1982, p. 194), ou ela é a morte? Uma vez que a morte é o vazio, o espaço aberto, que permite o passo para adiante (PAZ, 1982, p. 182).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador / VITORIA ELLIANE DE OLIVEIRA SANTOS - Integrante.
-
2023 - 2024
A TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA ENTRE IDENTIDADES: DA LITERATURA AFRICANA AO CINEMA AFRICANO., Descrição: A presente pesquisa promove um estudo em torno do campo da substância híbrida que é a identidade. Para seu desenvolvimento transitaremos em torno de diversas redes teóricas e críticas, principalmente pela Filosofia, pelos estudos literários e de cinema, pelos estudos de cultura, e Sociologia, o que, indubitavelmente, nos permitiu problematizar a sua elástica e, porque não dizer, movediça episteme. Em resumo, apresento aqui a temática e os encaminhamentos de um projeto que se concentra na formação de graduandos e pós-graduandos, bem como na atuação docente e do pesquisador na UFS justificando em seguida a importância de sua implementação e a relevância desse estudo em nível de pesquisa científica.A temática da pesquisa se desenvolve em torno da obra cinematográfica O último voo do flamingo (2011), de João Ribeiro, ligada a obra literária homônima O último voo do flamingo (2005), de Mia Couto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador / SARA LEANDRA SILVA CORREIA - Integrante.
-
2022 - 2023
ENTRE O HUMANO E O PÓS HUMANO: COMO SE APRESENTA O CIBORGUE?, Descrição: Em resumo, reapresento aqui a temática e os encaminhamentos de um projeto que se concentra na formação de graduandos e pós-graduandos, bem como na atuação docente e do pesquisador na UFS justificando em seguida a importância de sua continuação e a relevância desse estudo em nível de pesquisa científica.A temática da pesquisa tem sua espinha dorsal ligada ao estudo do humano e do pós-humano na ficção científica, uma vez que a história do pensamento e das ciências, seja nas áreas das Ciências Humanas, nas linguagens artísticas, nos Estudos Culturais, na Biotecnologia e na Cibernética, orbita o oblíquo estatuto ontológico do que é e qual o destino desse fenômeno chamado de ser humano. Assim, nessa órbita problematizaremos questões ligadas ao transhumanismo e a identidade dessa condição humana enquanto rizomática, fragmentada, líquida e sempre transcendente, porque o centro nervoso da pesquisa é o novo estatuto do ser no âmbito da cibercultura, o chamado "ciborgue" ou "pós-humano".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2021 - 2022
ENTRE O HUMANO E O PÓS HUMANO: IDENTIDADES QUE SE DESMANCHAM NO AR?, Descrição: A tematica da pesquisa tem sua espinha dorsal ligada ao estudo do humano e do pós-humano na ficcção científica, uma vez que a história do pensameseja nas áreas das Ciências Humanas, nas linguagens artísticas, nos Estudos Culturais, na Biotecnologia e na Cibernética, orbita o oblíquo estatuto ontqual o destino desse fenomeno chamado de ser humano. Assim, nessa órbita problematizaremos questões ligadas ao transumanismo e a identidade dehumana enquanto rizomática, fragmentada, líquida e sempre transcendente, porque o centro nervoso da pesquisa é o novo estatuto do ser no âmbito chamado "ciborgue" ou "pós-humano". A partir dessa temática, analisaremos outras subjacentes mas não menos importantes, como: os entre-lugaresconfronto e o diálogo entre o conceito de tradição e modernidade; o papel da cultura e do reajustamento do sujeito dentro dela; o desfazimento e refahumano frente à tragicidade das suas vozes identitárias que se desmancharam, entre outros focos temáticos que permearão o tecido da pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador / Nefatalin Gonçalves Neto - Integrante / José Antonio Feitosa Apolinário - Integrante.
-
2017 - 2019
No campo das linguagens: crueldade, erotismo e identidade na literatura e no cinema., Descrição: Este projeto está direcionado ao estudo dialógico entre literatura e cinema, teoria e crítica literária, como forma de reforçar e reordenar a pesquisa para a interdisciplinaridae e transdisciplinaridade dos estudos teóricos comparatistas no problema da identidade na contemporaneidade, estudos relacionados à cultura, à formação do sujeito e da crueldade e do erotismo. A pesquisa visa também a orientação de textos científicos para a publicação e eventos que possam desenvolver em seus discursos novos métodos de resignificação do ensino nas escolas e no ensino superior com a utilização de diversas linguagens, sobretudo literárias e cinematográficas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador / Claudio Cledson Novaes - Integrante / Deustar Augusto Carvalho Alves - Integrante / Ananda Cristina Menezes Pereira - Integrante / MATEUS MOURA DE LIMA - Integrante.
-
2015 - 2020
NUPELC - NÚCLEO DE PESQUISAS LITERÁRIAS E CINEMATOGRÁFICAS, Descrição: Elaborações e participações em eventos locais, nacionais e internacionais, apresentando a produção científica dos pesquisadores e estudantes acerca de análises teóricas e críticas entre as linguagens literárias e cinematográficas brasileiras e estrangeiras, bem como o diálogo interdisciplinar com as áreas de Humanas, os Estudos Culturais e Pós-coloniais. Temos parceria com o Grupo de Pesquisa "Literatura e Imagens: aspectos da literatura no cinema" e o Núcleo de Estudos em Literatura e Cinema (NELCI-UEFS). O NUPELC fundou a REVISTA ENTHEORIA, Link:http://www.journals.ufrpe.br/index.php/entheoria e o evento COREL: Colóquio Regional de Estudos Literários, que é bienal, 1º edição em 2014 e a 2º edição foi agora em 2016. A pesquisa atual registrada é NO CAMPO DAS LINGUAGENS: CRUELDADE, EROTISMO E IDENTIDADE NA LITERATURA E NO CINEMA. Outra ação do grupo se repercute na preparação de um livro para apresentar, em 2018, a colaboração e o resultado de pesquisas dos estudantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (14) . , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador / Claudio Cledson Novaes - Integrante / Santiago Andrade - Integrante / Marcela Cássia Sousa de Melo Benício Figueiredo - Integrante / Kleyton Ricardo W. Pereira - Integrante / Nefatalin Gonçalves Neto - Integrante / Lilian Barbosa - Integrante.
-
2014 - 2019
Mulher e Literatura: representações ficcionais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Integrante / Kleyton Ricardo W. Pereira - Coordenador.
-
2013 - 2015
Literaturas e Cinemas: Confluências e Problematizações, Descrição: Este projeto está direcionado ao estudo dialógico entre literatura e cinema, incluindo estudos de literatura africana e cinema africano, como forma de reforçar e reordenar a pesquisa para a diversidade dos estudos de Literatura Comparada. A pesquisa visa também a orientação de textos científicos para a publicação e eventos que possam desenvolver em seus discursos novos métodos de reestruturação do ensino nas escolas com a utilização de obras literárias e suas traduções cinematográficas, principalmente de obras estéticas africanas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador / Claudio Cledson Novaes - Integrante / Santiago Andrade - Integrante / Iêdo de Oliveira Paes - Integrante / Marcela Cássia Sousa de Melo Benício Figueiredo - Integrante / Paula Manuella Silva de Santana - Integrante / Kleyton Ricardo W. Pereira - Integrante / Fernanda Roberta de Souza Pereira - Integrante / Jeferson Rodrigues de Aquino - Integrante.
-
2011 - 2011
Projeto Integrador, Descrição: Visa integrar, a partir da área de Teoria Literária e Literatura Brasileira, todas as disciplinas de cada semestre para que o discente possa investigar a sua realidade e problematizar formas de intervir e entendê-la dentro dessa interdisplinaridade e tendo por base, a literatura ou o cinema.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2009 - 2010
Literatura e Imagens: aspectos da literatura no cinema, Descrição: Este projeto visa apresentar a produção bibliográfica dos pesquisadores e estudantes sobre as teorias e críticas das relações entre as linguagens da literatura e do cinema, numa perspectiva da análise do discurso e da semiologia, viés de análise ainda com poucas produções nas academias brasileiras. Nesta linha, também se realiza atividades de pesquisa e extensão, gerando produtos audio-visuais e produzindo vídeos para capítulos de monografias e de dissertações, contemplando elementos do audiovisual na realização de documentários críticos. Estas ações já repercutem quantitativamente e qualitativamente na formação de público e críticos do cinema nacional entre os estudantes da graduação e da pós-graduação, incluindo a comunidade local; e, ainda, tem como desdobramentos do grupo várias ações extensivas pedagógicas, a partir do conhecimento gerado, para a qualificação de professores de literatura, de cinema, de cultura e de artes brasileiras, para o fortalecimento das suas atuações no ensino fundamental, médio e superior. Alguns componentes do grupo já são profissionais e gestores de educação e articulam imediatamente o conhecimento produzido nas pesquisas para a atuação em sala de aula, experimentando metodologias do uso de recursos de cinema e vídeo no estímulo à leitura e à produção de textos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Integrante / Claudio Cledson Novaes - Coordenador / Eliana Mara de Freitas Chiossi - Integrante / Licia Soares de Souza - Integrante / Marcos Cezar Botelho de Souza - Integrante.
Projetos de desenvolvimento
-
2009 - 2009
Curso de Letramento e Formação Leitora, Descrição: Este curso consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, também nesse processo, os alunos conseguem ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2006 - 2007
Curso de Formação do Leitor em Filosofia, Descrição: O curso, dado em sala nas aulas de Redação, consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, neste processo, que estes alunos possam ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2009 - 2009
Curso de Letramento e Formação Leitora, Descrição: Este curso consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, também nesse processo, os alunos conseguem ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2006 - 2007
Curso de Formação do Leitor em Filosofia, Descrição: O curso, dado em sala nas aulas de Redação, consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, neste processo, que estes alunos possam ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2009 - 2009
Curso de Letramento e Formação Leitora, Descrição: Este curso consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, também nesse processo, os alunos conseguem ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2006 - 2007
Curso de Formação do Leitor em Filosofia, Descrição: O curso, dado em sala nas aulas de Redação, consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, neste processo, que estes alunos possam ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2009 - 2009
Curso de Letramento e Formação Leitora, Descrição: Este curso consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, também nesse processo, os alunos conseguem ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2006 - 2007
Curso de Formação do Leitor em Filosofia, Descrição: O curso, dado em sala nas aulas de Redação, consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, neste processo, que estes alunos possam ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2009 - 2009
Curso de Letramento e Formação Leitora, Descrição: Este curso consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, também nesse processo, os alunos conseguem ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2006 - 2007
Curso de Formação do Leitor em Filosofia, Descrição: O curso, dado em sala nas aulas de Redação, consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, neste processo, que estes alunos possam ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2009 - 2009
Curso de Letramento e Formação Leitora, Descrição: Este curso consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, também nesse processo, os alunos conseguem ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2006 - 2007
Curso de Formação do Leitor em Filosofia, Descrição: O curso, dado em sala nas aulas de Redação, consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, neste processo, que estes alunos possam ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2009 - 2009
Curso de Letramento e Formação Leitora, Descrição: Este curso consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, também nesse processo, os alunos conseguem ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2006 - 2007
Curso de Formação do Leitor em Filosofia, Descrição: O curso, dado em sala nas aulas de Redação, consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, neste processo, que estes alunos possam ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2009 - 2009
Curso de Letramento e Formação Leitora, Descrição: Este curso consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, também nesse processo, os alunos conseguem ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2006 - 2007
Curso de Formação do Leitor em Filosofia, Descrição: O curso, dado em sala nas aulas de Redação, consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, neste processo, que estes alunos possam ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2009 - 2009
Curso de Letramento e Formação Leitora, Descrição: Este curso consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, também nesse processo, os alunos conseguem ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2006 - 2007
Curso de Formação do Leitor em Filosofia, Descrição: O curso, dado em sala nas aulas de Redação, consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, neste processo, que estes alunos possam ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2009 - 2009
Curso de Letramento e Formação Leitora, Descrição: Este curso consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, também nesse processo, os alunos conseguem ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2006 - 2007
Curso de Formação do Leitor em Filosofia, Descrição: O curso, dado em sala nas aulas de Redação, consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, neste processo, que estes alunos possam ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2009 - 2009
Curso de Letramento e Formação Leitora, Descrição: Este curso consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, também nesse processo, os alunos conseguem ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2006 - 2007
Curso de Formação do Leitor em Filosofia, Descrição: O curso, dado em sala nas aulas de Redação, consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, neste processo, que estes alunos possam ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2009 - 2009
Curso de Letramento e Formação Leitora, Descrição: Este curso consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, também nesse processo, os alunos conseguem ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
-
2006 - 2007
Curso de Formação do Leitor em Filosofia, Descrição: O curso, dado em sala nas aulas de Redação, consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, neste processo, que estes alunos possam ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
-
2009 - 2009
Curso de Letramento e Formação Leitora, Descrição: Este curso consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, também nesse processo, os alunos conseguem ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2006 - 2007
Curso de Formação do Leitor em Filosofia, Descrição: O curso, dado em sala nas aulas de Redação, consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, neste processo, que estes alunos possam ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2009 - 2009
Curso de Letramento e Formação Leitora, Descrição: Este curso consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, também nesse processo, os alunos conseguem ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2006 - 2007
Curso de Formação do Leitor em Filosofia, Descrição: O curso, dado em sala nas aulas de Redação, consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, neste processo, que estes alunos possam ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2009 - 2009
Curso de Letramento e Formação Leitora, Descrição: Este curso consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, também nesse processo, os alunos conseguem ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2006 - 2007
Curso de Formação do Leitor em Filosofia, Descrição: O curso, dado em sala nas aulas de Redação, consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, neste processo, que estes alunos possam ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2009 - 2009
Curso de Letramento e Formação Leitora, Descrição: Este curso consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, também nesse processo, os alunos conseguem ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2006 - 2007
Curso de Formação do Leitor em Filosofia, Descrição: O curso, dado em sala nas aulas de Redação, consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, neste processo, que estes alunos possam ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2009 - 2009
Curso de Letramento e Formação Leitora, Descrição: Este curso consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, também nesse processo, os alunos conseguem ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2006 - 2007
Curso de Formação do Leitor em Filosofia, Descrição: O curso, dado em sala nas aulas de Redação, consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, neste processo, que estes alunos possam ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2009 - 2009
Curso de Letramento e Formação Leitora, Descrição: Este curso consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, também nesse processo, os alunos conseguem ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
-
2006 - 2007
Curso de Formação do Leitor em Filosofia, Descrição: O curso, dado em sala nas aulas de Redação, consiste em formar alunos secundaristas capazes de, como sujeitos-leitoes, compreender textos de cunho filosóficos e sociológicos e, a partir dessas leituras, ressignificá-los em intertextos e em suas experiências leitoras. E, neste processo, que estes alunos possam ampliar suas potencialidades argumentativas na construção de textos científicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jean Paul d'Antony Costa Silva - Coordenador.
Prêmios
2018
SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU - PROFESSOR HOMENAGEADO, URFE-UAST.
2018
SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU - NOME DA TURMA, URFE-UAST.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Sergipe, Campus Itabaiana. , Avenida Vereador Olimpio Grande - lado par, Rotary Club de Itabaiana, 49506036 - Itabaiana, SE - Brasil, Telefone: (79) 34328200
Experiência profissional
2021 - Atual
Universidade Federal de SergipeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Permanente do PPGCINE - UFS, Carga horária: 12
Outras informações:
Disciplinas ministradas até o momento: CINEMA E FILOSOFIA; CINEMA E LITERATURA; CINEMA, LINGUAGEM E RELAÇÕES ESTÉTICAS e METODOLOGIA DE PESQUISA EM CINEMA E INTERDISCIPLINARIDADE
2020 - Atual
Universidade Federal de SergipeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Redistribuído para assumir a área de ESTÁGIO SUPERVISIONADO E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA conforme processo 23113.060957/2019-51 DISCIPLINAS QUE VEM ATUANDO: - Literatura Portuguesa IV- Crítica literária- Estágio supervisionado de língua portuguesa I- Estágio supervisionado de língua portuguesa II - Teoria Literária - Crítica Literária - Laboratório de Crítica Literária
2012 - 2013
Universidade Federal de SergipeVínculo: Contrato por tempo determinado, Enquadramento Funcional: Professor de Teoria e Literatura Brasileira, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor de Literatura Brasileira e Teoria Literária
Atividades
-
11/2021
Ensino, Cinema e Narrativas Sociais, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, CINEMA E FILOSOFIA, CINEMA E LITERATURA, CINEMA, LINGUAGEM E RELAÇÕES ESTÉTICAS
-
05/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Itabaiana.Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO DE ESTÁGIO.
-
04/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Itabaiana, Departamento Letras.Cargo ou função, MEMBRO DO COLEGIADO DO DEPARTAMENTO.
-
03/2021
Estágios , Campus Itabaiana, Departamento Letras.Estágio realizado, ESTAGIO CURRICULAR NAO OBRIGATORIO.
-
09/2020
Outras atividades técnico-científicas , Campus Itabaiana, Campus Itabaiana.Atividade realizada, Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: NUPELC - NÚCLEO DE PESQUISAS LITERÁRIAS E CINEMATOGRÁFICAS. Link de acesso: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/657386.
-
03/2020
Pesquisa e desenvolvimento, Campus Itabaiana, Departamento Letras.Linhas de pesquisa
-
03/2020
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LITERATURA PORTUGUESA IV, CRÍTICA LITERÁRIA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA I, ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA II
-
03/2020
Estágios , Campus Itabaiana, Departamento Letras.Estágio realizado, Professor das disciplinas: Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório I e II e ORIENTADOR de Estágio Curricular não obrigatório.
-
11/2023 - 11/2023
Extensão universitária , Campus Itabaiana, Departamento da Educação.Atividade de extensão realizada, Palestra: O cinema negro.
-
05/2023 - 05/2023
Extensão universitária , Campus Itabaiana, Departamento Letras.Atividade de extensão realizada, Lançamento e Considerações sobre o livro "Os restos são mais puros".
-
04/2023 - 04/2023
Extensão universitária , Campus Itabaiana, Departamento Letras.Atividade de extensão realizada, II SINUPELC - II Simpósio do Núcleo de Pesquisas literárias e cinematográficas.
-
11/2022 - 11/2022
Extensão universitária , Campus Itabaiana, Departamento Letras.Atividade de extensão realizada, Ministrante de minicurso na II CIESD Congresso Internacional Estudos Sociodiscursivos VII SENAL Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento.
-
08/2022 - 08/2022
Extensão universitária , Campus Itabaiana, Departamento Letras.Atividade de extensão realizada, MINI SIMPÓSIO - A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS REFLEXÕES PÓS HUMANAS.
-
08/2021 - 07/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Itabaiana, Departamento Letras.Cargo ou função, MEMBRO DO NDE.
-
10/2021 - 10/2021
Extensão universitária , Campus Itabaiana, Departamento Letras.Atividade de extensão realizada, TESSITURAS EPISTÊMICAS: PESQUISAS EM TORNO DE SARAMAGO.
-
10/2021 - 10/2021
Extensão universitária , Campus Itabaiana, Departamento Letras.Atividade de extensão realizada, TESSITURAS EPISTÊMICAS: PESQUISAS EM TORNO DE SARAMAGO.
-
09/2020 - 12/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Itabaiana, Departamento Letras.Cargo ou função, COMISSÃO DE TCC.
2017 - 2020
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Letras, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - 2020
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do NDE - Núcleo Docente Estruturante, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - 2020
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado de Coordenação Didática, Carga horária: 2, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2020
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Infraestrutura, Carga horária: 2, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2020
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
- LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA;
- TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA;
- LITERATURA E SEMIÓTICA;
- LITERATURA BRASILEIRA II;
- LITERATURA BRASILEIRA III.
2013 - 2015
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Executor da EAD
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Introdução à Teoria Literária e Literatura Luso-Brasileira I e II
Atividades
-
10/2013 - 06/2020
Outras atividades técnico-científicas , UAST - Unidade Acadêmica de Serra Talhada, UAST - Unidade Acadêmica de Serra Talhada.Atividade realizada, Líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ: NUPELC - Núcleo de Pesquisas Literárias e Cinematográficas, até 2014 intitulado Literaturas e Cinemas: Confluências e Problematizações.
-
04/2017 - 02/2020
Direção e administração, UAST - Unidade Acadêmica de Serra Talhada.Cargo ou função, COORDENADOR DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS.
-
04/2016 - 02/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, UAST - Unidade Acadêmica de Serra Talhada.Cargo ou função, Membro do CCD de Letras.
-
08/2015 - 02/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, UAST - Unidade Acadêmica de Serra Talhada.Cargo ou função, Membro do Colegiado de Coordenação Didática (CCD) do Curso de Graduação de Licenciatura em Letras..
-
02/2015 - 02/2020
Pesquisa e desenvolvimento, UAST - Unidade Acadêmica de Serra Talhada.Linhas de pesquisa
-
10/2014 - 02/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, UAST - Unidade Acadêmica de Serra Talhada.Cargo ou função, Membro da Comissão de Infraestrutura da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (CIINFRA).
-
06/2013 - 02/2020
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA, LITERATURA BRASILEIRA II, LITERATURA BRASILEIRA III, LITERATURA E SEMIÓTICA
-
07/2016 - 09/2016
Ensino, Licenciatura em Letras a Distância/UAEADTec, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Literatura Luso Brasileira II
-
01/2014 - 03/2014
Ensino, Licenciatura em Letras a Distância/UAEADTec, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Literatura Luso Brasileira I, Introdução àTeoria Literária
2021 - Atual
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 2
Outras informações:
Disciplina Ministrada: Literatura e História
2010 - 2010
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Professor Pesquisador PROFORMA, Enquadramento Funcional: PROFESSOR PESQUISADOR, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor Pesquisador do Programa de Formação para Professores (PROFORMA)
CURSO: Licenciatura em Letras Vernáculas
DISCIPLINA QUE MINISTRA: PROFESSOR DE TÓPICOS DE TEORIA LITERÁRIA
2004 - 2006
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Contrato Tipo Bolsa, Enquadramento Funcional: Professor Monitor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Monitor do Programa de Formação para professores Modalidade Presencial - Letras Vernáculas - Feira de Santana
2003 - 2005
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Professor Monitor, Enquadramento Funcional: Professor de Literatura do UPT, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor de Literatura do Programa UPT (Universidade Para Todos)
Atividades
-
09/2021 - 12/2021
Ensino, Estudos Literários, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, LIT 125 Literatura e História
-
03/2010 - 12/2010
Ensino, Letras Vernáculas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tópicos da Teoria Literária
2011 - 2012
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de ParipirangaVínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Literatura, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor de Estudos Aprofundados na Crítica Literária, Teoria Literária, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e Produção Textual.
2009 - 2015
Instituto de Educação e Formação LivreVínculo: PROFESSOR COLABORADOR, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação Lato-Sensu
Outras informações:
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: PSICOLOGIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO (2010-2011)
DISCIPLINAS QUE MINISTROU:
Professor de Metodologia da Pesquisa Científica;
Didática do Ensino Superior;
Fundamentos Teórico-Epistemológicos e Políticos da Educação;
Planejamento e Avaliação na Prática Docente.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: METODOLOGIA DO ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA (2013-2014)
Disciplinas ministradas: Letramento e ensino ; Formação de leitores e literatura.
CURSO DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO: Disciplinas específicas:
Teoria Social Contemporânea I e II;
Cultura, Educação e Sociedade.
CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
Disciplinas específica: Literatura Luso-Brasileira 2009/2010
CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
Disciplinas específica: Literatura Luso-Brasileira 2010/2011
Atividades
-
01/2010
Ensino, Especialização em Metodologia da Língua Portuguesa, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Literatura Luso-Brasileira
-
01/2009 - 11/2011
Ensino, Psicologia Educacional, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Desenvolvimento da Aprendizagem, Didática do Ensino Superior, Planejamento e Avaliação da Prática Docente
-
01/2009 - 11/2011
Ensino, Sociologia da Educação, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Didática do Ensino Superior, Fundamentos Teórico-Epistemológicos e Políticos da Educação, Metodologia da Pesquisa Científica, Planejamento e Avaliação na Prática Docente, Teoria Social Contemporânea I e II
2015 - 2015
Faculdade São Luís de FrançaVínculo: Professor Colaborador da Pós, Enquadramento Funcional: Professor da Especialização Modular, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor da Especialização Modular do Curso de Pós-Graduação em Literatura Brasileira e Ensino, com a disciplina Literatura e cinema: adaptação, tradução e cinema.
2013 - 2013
Faculdade São Luís de FrançaVínculo: Professor Colaborador da Pós, Enquadramento Funcional: Professor da Especialização Modular, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor da Especialização Modular do Curso de Pós-Graduação em Literatura Infantil e Juvenil, com a disciplina Linguagem e Imaginário
2010 - 2010
Cidade EspecializaçõesVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de Literatura Portuguesa
Atividades
-
11/2010 - 11/2010
Ensino, Produção Textual, Gramática e Literatura, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Literatura Portuguesa
2010 - 2011
Secretaria de Educação do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Letramento, Carga horária: 20
2008 - 2009
Colégio FuturoVínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Literatura do Ensino Médio, Carga horária: 20
2006 - 2006
Unidade Criatva de Ensino MédioVínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Literatura, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2004 - 2005
Colégio SafraVínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Literatura e Redação do En.Médio, Carga horária: 20
2006 - 2007
Colégio KolpingVínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Literatura do Ensino Médio, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jean Paul D'Antony Costa Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?