Ricardo Cardoso Pires
Ricardo Cardoso Pires -
Possui Mestrado em Gestão Estratégica de Negócios pela UFRRJ. Pós-graduado em Administração de Empresas pela Cândido Mendes, Pós-graduando em Direito Tributário pela Universidade Estácio de Sá/Cers e formado em Direito pela Universidade Barra Mansa. Trainer e Coaching em Programação Neurolinguística e formação em vários cursos de desenvolvimento do potencial humano. Experiência na idealização, gestão e aplicação de seminários e workshops em empresas como Universidade Petrobras, Nissan, Volkswagen, Câmaras de Dirigentes Lojistas e outros. Larga experiência em sala de aula, inclusive de pós-graduação e turmas empresariais, trabalhando com públicos de diferentes níveis culturais. Experiência na coordenação e gestão de negócios adquirida como empresário. Conhecimentos sólidos em Matemática Financeira, Contabilidade e Direito Tributário.
Aprovado em concursos para Auditor Fiscal Tributário nos estados do Espírito Santo, Pernanbuco e Piauí.
Atualmente exerce o cargo de Auditor Fiscal da Fazenda Estadual do Piauí
Informações coletadas do Lattes em 11/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Gestão e Estratégia em Negócios
2010 - 2012
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: PRÁTICAS DE RECURSOS HUMANOS NA CONSTITUIÇÃO DE EQUIPES DE VENDAS: ESTUDO DE CASO EM UM AMBIENTE DE FRANQUIA, Ano de Obtenção: 2012
Orientador: Heloísa Guimarães Peixoto Nogueira
Especialização em andamento em Pos Graduação em Direito Tributário
2015 - Atual
Especialização em Pós Graduação em Gestão e Qualidade
1999 - 2000
Universidade Candido Mendes
Título: Transição Empresarial - Reflexões sobre a forma como nossas empresas funcionam
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Tributário.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Produções bibliográficas
-
PIRES, R. C. . O que eu não sei... eu aprendo - guia de aprendizagem acelerada e memorização. 1. ed. Rio de Janeiro: Litteris Editora, 2000. v. 1. 86p .
-
PIRES, R. C. . Práticas de Recrutamento e Seleção na Constituição de Equipe de Vendas. In: Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2012, Volta Redonda. CASI 2012, 2012.
-
PIRES, R. C. . Competências Individuais para Área Comercial. In: Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2012, Volta Redonda. CASI 2012, 2012.
-
PIRES, R. C. . Transição Empresarial - Refflexões sobre a forma como nossas empresas funcionam. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2005 - 2013
Lex de Volta Redonda Ensino de Idiomas LtdaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Sócio Proprietário
1997 - 2004
Sociograma Assessoria e Projetos EmpresariaisVínculo: Sócio proprietário - Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Regime: Dedicação exclusiva.
1984 - 1997
Banco do Brasil SaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente substituto, Carga horária: 40
2013 - Atual
R C Pires Consultoria Empresarial MEVínculo: Sócio Proprietário, Enquadramento Funcional: Proprietário
2017 - Atual
Estado do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auditor Fiscal da Receita Estadual
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ricardo Cardoso Pires e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?