Jonas Leonardo Justo

Graduado em Engenharia Elétrica pela UNESP. Possui cinco anos de experiência profissional em empresas de telecomunicações multinacionais. Nos últimos quatro anos residiu e trabalhou em Londres. Trabalhou como Gerente Comercial na EE, maior operadora de telefonia móvel do Reino Unido, e como Gerente de Planejamento da TalkTalk, uma das maiores operadoras de telefonia e internet banda larga do Reino Unido.

Informações coletadas do Lattes em 02/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Elétrica

2000 - 2005

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

Melhor Escolha Serviços de Informação

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor Executivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Sócio fundador responsável pelo site melhorescolha.com

2011 - 2012

Everything Everywhere Limited

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Comercial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Responsável pelo desempenho comercial da marca de telefonia móvel T-Mobile para o segmento pré-pago e pós-pago. - Elaborou e implementou novas tarifas e serviços. - Estruturou e lançou pacotes de internet para clientes viajando fora da área de cobertura, definindo área de abrangência e tarifas, gerando aumento significativo na demanda de dados, e aumentando receita por consequência. - Definiu a estratégia do programa de fidelidade da marca T-Mobile, definindo quais os clientes alvos e benefícios a serem fornecidos, a fim de maximizar a utilização de serviços e aumentar a longevidade da base de clientes. - Atuou para as três marcas da empresa (EE, T-Mobile e Orange), lançando o aplicativo de recarga de smartphones pré-pagos, reduzindo o custo de recargas e otimizando a experiência dos clientes. - Gerenciou orçamento comercial gerando lucro de 16,3 milhões de libras acima das metas estabelecidas; motivado principalmente pelos projetos descritos anteriormente.

2009 - 2011

TalkTalk Telecom Group PLC

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente de Planejamento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Liderou iniciativas para aumentar a base de clientes de maneira mais financeiramente efetiva. - Gerenciou a performance comercial dos serviços de telefonia fixa e internet banda larga, incluindo elaboração de orçamento, previsão e monitoramento de vendas, recomendando novos canais para aquisição de clientes. - Identificou e aproveitou oportunidades comerciais e financeiras, entre elas a estratégia de migração de tarifa e upsell de produtos, promoções de venda e retenção de clientes. - Estruturou a estratégia de expansão da área de cobertura de produtos e serviços. - Definiu metas para as áreas comerciais do negócio. - Trabalhou com diversas áreas do negócio para aumentar o faturamento por cliente.

2007 - 2008

Telefonica S.A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Negócios, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Trabalhou em projetos comerciais de melhorias de vendas e retenção de clientes. - Gerenciou projetos de elasticidade de preço para estabelecer o melhor valor para a retenção e aquisição de clientes. - Elaborou, aprovou e gerenciou o orçamento das áreas comerciais, incluindo marketing, vendas, atendimento e retenção de clientes.

2005 - 2006

Elektro Eletricidade e Serviços

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Trainee, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Trabalhou no sistema de job rotation em todas as áreas chaves do negócio, implementando iniciativas de redução de custo e liderando projetos atrelados aos objetivos estratégicos da empresa. - Lançou o sistema online de atendimento aos clientes, reduzindo o custo de operação da área em 15%. - Negociou novos tipo de contratos de terceirização, a fim de melhorar a eficiência de prestadores de serviço. - Liderou projetos de gestão ambiental, reduzindo custos logísticos e reduzindo falhas das linhas de distribuição de energia.