Maurício Botelho
Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005).
Especialista em Engenharia de Projetos de Software e Mestre em Engenharia do Conhecimento pela UFSC
Atuou como sócio-gerente da empresa Dinâmica - Comércio de Software por 12 anos. Desempenhou a função de Analista de Sistemas na empresa Softplan Planejamento e Sistemas Ltda. Atuou como Gerente de Projetos na empresa Cerâmica Portobello e atualmente na empresa Ibrowse Consultoria.
Professor das cadeiras de processos, planejamento estratégico e qualidade de software na Universidade do Sul do Estado - Unisul.
Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Analise de Sistemas, Banco de Dados, Testes e Desenvolvimento Java, Desenvolvimento de Sistema de Contabilidade e RH.
Informações coletadas do Lattes em 09/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento
2012 - 2015
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: APLICAÇÃO DE ONTOLOGIAS NA ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA APOIO A EQUIPES DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE,Ano de Obtenção: 2015
Denílson Sell.Coorientador: Roberto Carlos dos Santos Pacheco. Palavras-chave: Ontologia; web semântica.Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Especialização em Especialização em Engenharia de Projetos de Softw
2008 - 2009
Universidade do Sul de Santa Catarina
Título: Análise de Requisitos em empresa de Software
Orientador: Marcello Thiry
Graduação em Sistemas de Informação
2001 - 2005
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Avaliação de plataformas para desenvolvimento de web services.
Orientador: João Bosco Mangueira Sobral
Curso técnico/profissionalizante em Análise de Sistemas
1992 - 1994
Formação complementar
2008 - 2008
Liderança para Equipes. , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC, SENAC/SC, Brasil.
2008 - 2008
Workshop de Engenharia de Requisitos. , Finito / Innovit, FINITO/INNOVIT, Brasil.
2007 - 2007
Curso de SQL Intermediário, utilizando MS-SQL. (Carga horária: 20h). , Softplan Planejamento e Sistemas, SOFTPLAN, Brasil.
2007 - 2007
Cálculos Trabalhistas nas Rotinas de Pessoal. (Carga horária: 16h). , Softplan Planejamento e Sistemas, SOFTPLAN, Brasil.
2007 - 2007
Análise de Requisitos e Gerência de Configuração. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2007 - 2007
Análise e Modelagem de Processos de Negócio. (Carga horária: 17h). , Softplan Planejamento e Sistemas, SOFTPLAN, Brasil.
2007 - 2007
Análise de Requisitos e Gerência de Configuração. , Softplan Planejamento e Sistemas, SOFTPLAN, Brasil.
2006 - 2006
Conversção em Italiano. (Carga horária: 40h). , Igreja Franciscana de Verona, IFV, Itália.
2005 - 2005
Academia de Java. (Carga horária: 200h). , VOFFICE, VOF, Brasil.
2003 - 2003
Delphi 7 Desenvolvimento de Aplicações. (Carga horária: 40h). , Borland Learning Partner, BLP, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Programação Em Java Básico. (Carga horária: 20h). , Fundação do Ensino da Engenharia em Santa Catarina, FEESC, Brasil.
2001 - 2001
Curso de Desenvolvimento de Aplicações com Clarion. (Carga horária: 21h). , School Basic Escola de Informática, SCHOLL BASIC, Brasil.
2001 - 2001
Fundamentos em PHP. (Carga horária: 12h). , Opifex Consultoria e Treinamento, OPIFEX, Brasil.
2000 - 2000
Programa Dale Carnegie de Comunicação e Relações. (Carga horária: 42h). , Dale Carnegie Treinamentos, DALE CARNEGIE, Brasil.
1999 - 1999
Estruturação Fiscal. (Carga horária: 45h). , Santuário Cursos e Treinamentos, SCT, Brasil.
1997 - 1997
Rotinas e Cálculos trabalhistas. (Carga horária: 12h). , Fadel Cursos Empresariais, FADEL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Desenvolvimento para WEB.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Análise de Sistemas.
Participação em eventos
Programa de formação docente - PROFOCO. 2015. (Encontro).
THE DEVELOPRES CONVFERENCE - TDC. BPMN como ferramenta de apoio estratégico. 2015. (Congresso).
VII Semana de Integração Docente e Discente - SIDD 2015 - Tecnight.Tecnight: Oficina - Gerenciamento de projetos na prática. 2015. (Oficina).
Programa de formação docente - PROFOCO. 2014. (Encontro).
VI Semana de Integração Docente e Discente - SIDD 2014 - Tecnight.Tecnight: Oficina - Gerenciamento de projetos na prática. 2014. (Oficina).
Octavo Congreso Latinoamericano de Dinámica de Sistemas. Modelando procesos intensivos en conocimiento. 2010. (Congresso).
Bases de Dados em Linux.Bases de Dados em Linux. 2003. (Encontro).
Participação em bancas
BOTELHO, M.. MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIO: UM ESTUDO DE CASO SOBE UMA EMPRESA DE DIGITALIZAÇÃO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
BOTELHO, M.. Ganhos observados em uma empresa de serigrafia através da aplicação do BPM e do uso de indicadores. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
BOTELHO, M.. UMA PROPOSTA DE MODELAGEM E AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS EM UMA EMPRESA ESTUDO DE CASO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
BOTELHO, M.. Aplicação do MPS.br no gerenciamento de projetos de uma empresa desenvolvedora de software. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
Produções bibliográficas
-
BOTELHO, M. ; GOMES, R. K. . DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS ? DO TREINAMENTO AOS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO. Congresso Virtual Brasileiro - Administração , v. 1, p. 1, 2013.
-
BOTELHO, M. ; SCHMITZ, A. L. F. . EMPRESA DE BASE TECNOLÓGICA: um caminho diferenciado para inovação. In: Édis Mafra Lapolli;Gertrudes Aparecida Dandolini; Ana Lucia F. Schmitz. (Org.). GESTÃO EMPREENDEDORA DA INOVAÇÃO - estudos de casos em empresas de base tecnológica. 1ed.Florianópolis: Editora Pandion, 2015, v. 1, p. 11-155.
-
BOTELHO, M. ; SCHMITZ, A. L. F. ; LAPOLLI, P. C. . GESTÃO EMPREENDEDORA DA INOVAÇÃO COMO APOIO AO CRESCIMENTO ORGANIZACIONAL. In: Édis Mafra Lapolli;Gertrudes Aparecida Dandolini;Miriam Torquato. (Org.). GESTÃO EMPREENDEDORA DA INOVAÇÃO - aspectos fundamentais. 1ed.Florianópolis: Pandion Editora, 2014, v. 1, p. 11-219.
-
BOTELHO, M. ; GOMES, R. K. . DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: Do treinamento aos novos desafios da gestão. Gestão de Pessoas em Organizações Empreendedoras. 1ed.Florianópolis: Pandion, 2013, v. 7, p. 11-211.
-
BOTELHO, M. ; BORGES, A. . A forma Intraempreendedora de Liderança. Intraempreendedorismo para empreendedores que buscam empreender. 1ed.Florianópolis: Pandion, 2013, v. 1, p. 11-285.
-
MALDONADO, M. U. ; BENITEZ, S. ; DAVILA, G. ; BOTELHO, M. . Modelando procesos intensivos en conocimiento. In: Octavo Congreso Latinoamericano de Dinámica de Sistemas, 2010, Medellin. Anales del Octavo Congreso Latinoamericano de Dinámica de Sistemas, 2010.
Outras produções
BOTELHO, M. . Dinâmica Condomíno. 2004.
BOTELHO, M. . Dinâmica Fiscal. 2002.
BOTELHO, M. . Dinâmica Folha. 2000.
BOTELHO, M. . Dinâmica Contábil. 1999.
BOTELHO, M. ; FURTADO, L. P. . Gestão de Projetos na Prática. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
IBrowse Consultoria e Serviços. , Avenida Desembargador Vítor Lima - até 398/399, Trindade, 88040400 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 32390710
Experiência profissional
1990 - 1993
Seprol Computadores e SistemasVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Técnico de Hardware, Carga horária: 40
Atividades
-
01/1990 - 12/1993
Serviços técnicos especializados , Seprol Computadores e Sistemas, .,Serviço realizado, Manutençõ e instalaçao de micrcomputadores e suporte e clientes.
1994 - 1994
Proel InformáticaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/1994 - 05/1994
Serviços técnicos especializados , Proel Informática, .,Serviço realizado, Desenvolvimento de software.
1999 - 2006
Dinamica SoftwareVínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Gerente de Desenvolvimento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Durante este período exerci a atividade de gerencimento de desenvolvimento de Software da empresa, onde além de criar uma nova plataforma de desenvolvimento, através da aquisição de uma ferramenta de desenvolvimento Windows, Clarion. Além disso viu-se que esta ferramenta para uso na Web não se mostrava muito eficiente, sendo iniciado um período de estudo em 2004 para migrarmos para uma nova linguagem de desenvolvimento, o JAVA.
1994 - 1999
Dinamica SoftwareVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Gerente de Suporte, Carga horária: 40
Atividades
-
06/1999
Serviços técnicos especializados , Dinamica Software, .,Serviço realizado, Gerencia de equipe de desenvolvimento e programação em Clarion e Clipper em diversos Projetos da Empresa apoioa ao desenvolvimento de software.
-
06/1994
Direção e administração, Dinamica Software, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
01/2005 - 03/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Desenvolvimento, .,Linhas de pesquisa
-
06/1994 - 05/1999
Serviços técnicos especializados , Dinamica Software, .,Serviço realizado, Suporte a clientes instalação de software, coverões de dados entre outros.
2006 - 2013
Softplan Planejamento e SistemasVínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuação como analista responsável pelo desenvolvimento do sistema de GRH da empresa
2013 - 2014
DataInfo soluções e SistemasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Negócios, Carga horária: 40
Outras informações:
Analista responsável pela instalação do sistema CRM em cliente da empresa - Unimde Grande Florianopolis
2014 - 2014
PortobelloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuando como GP nas áreas funcionais/administrativas
2015 - 2016
Supero Serviços em Informática, SuperoVínculo: Cooperadto, Enquadramento Funcional: Analista de Requisitos, Carga horária: 40
2016 - Atual
IBrowse Consultoria e ServiçosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Requisitos e Gerente de Projetos, Carga horária: 40
2013 - Atual
Universidade do Sul de Santa CatarinaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 8
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maurício Botelho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?