Gislaine Aude Fantini
Graduação em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração -USC (1983),
Especialista em Métodos e Técnicas Psicoterapêuticas Numa Abordagem Existencial Humanista pela UNESP-Bauru (1988)
Mestre em Odontologia/Saúde Coletiva pela Universidade do Sagrado Coração -USC (2005).
Coordenadora da Universidade Aberta à Terceira Idade na Universidade do Sagrado Coração (UATI) de 1993 a 2017.
Professora do curso de Psicologia da Universidade do Sagrado Coração de 2010 a 2015, com ênfase em Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento organizacional, ética, terceira idade e pesquisa.
Atualmente é Psicologa Clinica no Instituto Superos com atuação voltada ao idoso e ao envelhecimento da população.
Informações coletadas do Lattes em 11/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Odontologia / Saúde Coletiva
2003 - 2005
Universidade do Sagrado Coração
Título: O idoso e o aprendizado no uso do computador:um estudo de caso junto aos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade da Universidade do Sagrado Coração,Ano de Obtenção: 2005
Orientador: Profa. Dra. Regina Célia Baptista Belluzzo
Palavras-chave: terceira idade; envelhecimento; idoso.
Especialização em Métodos e Técnicas Psicoterapêuticas Numa Abordage
1986 - 1988
Aperfeiçoamento em Aperfeiçoamento Em Psicologia Clínica
1984 - 1984
Universidade do Sagrado Coração
Ano de finalização: 1984;
Formação complementar
2011 - 2011
Educação em Direitos -Idosos e Pessoas Deficientes. (Carga horária: 4h). , Defensoria Pública do Estado de São Paulo, DPESP, Brasil.
2004 - 2004
Gerenciando atividades docentes na USC. (Carga horária: 8h). , Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
1984 - 1984
Extensão universitária em Psicologia Clínica Análitica. (Carga horária: 428h). , Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação à Estagiários.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Organização de eventos
FANTINI, G. A. . III Encontro de Corais da UATI. 2012. (Outro).
FANTINI, G. A. . IV UATI/USC Fashion Day. 2012. (Outro).
FANTINI, G. A. . UATI / USC Fashion Day 2011. 2011. (Outro).
FANTINI, G. A. . I Simpósio. 2007. (Outro).
M.QUEDA, C. M. L. ; MARQUES, A. F. ; FANTINI, G. A. . I Encontro das Institutições de Ensino Superior de Bauru - I EIESB. 2001. (Outro).
Participação em eventos
IX UATI FASHION DAY.Organizador do evento. 2017. (Outra).
1º Seminário de Gerontologia Social. 2016. (Seminário).
Tecnologia on-line para a educação: tendências, inovações e vantagens de ensinar e aprender no mundo digital. 2015. (Outra).
Prevenção de quedas em idosos. 2013. (Outra).
4º Simpósio Internacional de Linguagens Educativas - Interdisciplinaridade: desafios e inovações.Informática na melhor idade. 2012. (Simpósio).
II Encontro de Extensão da USC. 2012. (Encontro).
Workshop com a Psicóloga Rosana Amador Ramos. 2012. (Outra).
1º Forúm de Gerontogeriatria. 2011. (Outra).
V Conferência Regional da Pessoa Idosa da Região - 3 / SP. 2011. (Outra).
VIII Mesa Redonda.Educação de Jovens e Adultos em Debate. 2011. (Outra).
I Seminário Futuridade. 2010. (Seminário).
XII Semana Municipal da Terceira Idade.O envelhecimento Bem Sucedido. 2010. (Outra).
1º Encontro de Comunicação e Cidadania - A 3ª Idade e os meios de comunicação.O papel e o serviço oferecido pelas Universidades Aberta à Terceira Idade. 2009. (Encontro).
I Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa. 2008. (Outra).
IV FRES - Fórum Regional sobre o Envelhecimento Saudável.O Envelhecimento na Perspectiva Intergeracional. 2008. (Outra).
Palestra: Gestão de Atenção aos Idosos, ministrada pela Profª. Drª. Angela Maria Machado Lins. 2008. (Outra).
V Mesa Redonda.Educação de Jovens e Adultos em Debate. 2008. (Outra).
Encontro Comemorativo dos 20 anos da Luta Antimanicomial. 2007. (Encontro).
III FRES - Fórum Regional sobre o Envelhecimento do Idoso e a Construção da Cidadania. 2007. (Outra).
IV Conferência Municipal da Pessoa Idosa. 2007. (Outra).
IV Mesa Redonda.Educação de Jovens e Adultos em Debate. 2007. (Outra).
Educação de Jovens a Adultos em Debate.Mesa Redonda: Educação de Jovens a Adultos em Debate. 2006. (Outra).
Projeto Revivendo da USP/Bauru.Relações Intergeracionais. 2006. (Outra).
As ações econômicas na terceira idade. 2005. (Encontro).
Concurso Banco Real Talentos da Maturidade - Programas Exemplares. 2005. (Outra).
Educação de Jovens a Adultos em Debate.Mesa Redonda: Educação de Jovens a Adultos em Debate. 2005. (Outra).
Etica e Política a serviço do bem comum - referenciais democráticos e do Ensino Social Cristão. 2005. (Seminário).
III Conferência Municipal do Idoso.Política Municipal do Idoso. 2005. (Outra).
Seminário Internacional "Ética e Política a serviço do bem comum - referenciais democráticos e do Ensino Social Cristão". 2005. (Seminário).
VIII Seminário CIEE - Gazeta Mercantil do 3º Setor: "A Realidade educacional brasileira e o desenvolvimento do país". 2005. (Seminário).
Educação de Jovens a Adultos em Debate.Mesa Redonda: Educação de Jovens a Adultos em Debate. 2004. (Outra).
Palestra: Ser líder: um projeto de vida. 2004. (Outra).
Palestras ao Grupo de Desenvolvimento de Profissionais de Recursos Humanos de Bauru e Região.Envelhecimento. 2004. (Outra).
Semana do Idoso.Universidade ao Alcance de Todos. 2004. (Outra).
Seminário sobre Globalização e Ética com o Dr. Patrick de Laubier. 2004. (Seminário).
I Simpósio de Psicologia "Psicologia e Formação: face e interfaces. 2003. (Simpósio).
V Semana Municipal da Terceira Idade. 2003. (Outra).
Concurso Banco Real Talentos da Maturidade - Programas Exemplares. 2002. (Outra).
I Encontro de Isntituições de Ensino Superior de Bauru.Mesa Redonda: As Institutições de Ensino Superior de Bauru e o ciclo de vida saudável. 2001. (Encontro).
II Seminário de Ética em Pesquisa. 2001. (Seminário).
I Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos. 2001. (Seminário).
A VIOLÊNCIA E OS IDOSOS: A QUESTÃO DOS MAUS TRATOS. 2000. (Seminário).
ENVELHECER : PRÊMIO OU CASTIGO?. 2000. (Seminário).
Seminário de Ética em Pesquisa. 2000. (Seminário).
I FORUM REGIONAL SOBRE O ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL.Trabalhando com a Inteligência Emocional: o resgata da sabedoria. 1999. (Outra).
O ENVELHECIMENTO E A UNIVERSIDADE. 1999. (Encontro).
I CIEM - I CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE ESTUDOS DA MATURIDADE. 1998. (Outra).
II SEMINÁRIO DA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE DA UNESP. 1997. (Seminário).
Participação em bancas
FANTINI, G. A.. Pesquisa de clima organizacional: um estudo de caso em institutição da área da saúde. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Direção e Desenvolvimento de Pessoas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.
FANTINI, G. A.. Boldorini Spósito; Maria Virginia Oliveira Moraes. Liderança: análise de um case de empresa comercial da área supermercadista. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Direção e Desenvolvimento de Pessoas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.
FANTINI, G. A.. Ribeiro; aléria M.M.A.Carvalho. Importância das marcas: um estudo de caso com o público universitário. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Direção e Desenvolvimento de Pessoas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.
FANTINI, G. A.. Capacitando o empresário para empreender: diagnóstico para apoio da consultoria externa. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Direção e Desenvolvimento de Pessoas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.
FANTINI, G. A.. Incidência de doenças e hábitos alimentares de mulheres menopausadas frequentadoras da Universidade Aberta à Terceira Idade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade do Sagrado Coração.
FANTINI, G. A.. Promoção de Saúde e Qualidade de Vida na Terceira Idade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Multidisciplinar) - Universidade do Sagrado Coração.
FANTINI, G. A.. Projeto Cristhian. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Multidisciplinar) - Universidade do Sagrado Coração.
FANTINI, G. A.. Motivação para pacientes em quimioterapia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Multidisciplinar) - Universidade do Sagrado Coração.
BALDERRAMAS, H.;FANTINI, G. A.; BARROS JUNIOR, A. W. R.. Turismo e qualidade de vida na terceira idade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade do Sagrado Coração.
FANTINI, G. A.. Saúde, Cultura e Arte na Terceira Idade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Multidisciplinar) - Universidade do Sagrado Coração.
FANTINI, G. A.. Orientação sobre Tabagismo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Multidisciplinar) - Universidade do Sagrado Coração.
FANTINI, G. A.. Projeto: Gerar com Amor. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Multidisciplinar) - Universidade do Sagrado Coração.
FANTINI, G. A.. Universitários e Reeducandos: uma nova experiência. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Multidisciplinar) - Universidade do Sagrado Coração.
FANTINI, G. A.. As principais motivações turísticas da terceira idade. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade do Sagrado Coração.
FANTINI, G. A.. Estudos das alterações posturais em idosos do grupo da terceira idade da Universidade do Sgarado Coração. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fiosioterapia) - Universidade do Sagrado Coração.
MAZZONI, J. R.;FANTINI, G. A.. Programas de Cidadania da Universidade do Sagrado Coração. 2002. Universidade do Sagrado Coração.
Orientou
Percepção sobre o trabalho na terceira idade: uma pesquisa de opinião; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade do Sagrado Coração; Orientador: Gislaine Aude Fantini;
Características democráficas, sócioeconômicas e saúde geral dos alunos de uma Universidade Aberta à Terceira Idade de Bauru/ Brasil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Sagrado Coração; Orientador: Gislaine Aude Fantini;
Promoção de Saúde e Qualidade de Vida na Terceira Idade; 2007; Orientação de outra natureza; (Multidisciplinar) - Universidade do Sagrado Coração; Orientador: Gislaine Aude Fantini;
Envelhecer com dignidade; 2006; Orientação de outra natureza; (Multidisciplinar) - Universidade do Sagrado Coração; Orientador: Gislaine Aude Fantini;
A dinâmica da Terceira Idade; 2006; Orientação de outra natureza; (Multidisciplinar) - Universidade do Sagrado Coração; Orientador: Gislaine Aude Fantini;
Produções bibliográficas
-
SABATINI, N. R. ; FANTINI, G. A. ; GATTI, M. A. N. ; SIMEAO, S. F. A. P. ; CONTI, M. H. S. ; VITTA, A. . Características sociodemográficas e de saúde geral dos alunos de uma universidade aberta à terceira idade de Bauru/Brasil. SaBios (Faculdade Integrado de Campo Mourão. Online) , v. 7, p. 15, 2012.
-
FANTINI, G. A. . 20ANOS UATI/USC: VIVER É APRENDER SEMPREjavascript:void(0). 1. ed. BAURU: EDUSC, 2013. v. 300. 59p .
-
FANTINI, G. A. . Embaixatriz da melhor idade. Jornal da Cidade, Bauru, p. 14 - 14, 25 ago. 2013.
-
FANTINI, G. A. . Ser feliz prolonga a vida, diz estudo. Jornal da Cidade, p. 1 - 1, 05 nov. 2011.
-
FANTINI, G. A. . Superidosos descobrem como viver melhor e quase dobram em dez anos. Jornal da Cidade, p. 1 - 1, 25 ago. 2011.
-
FANTINI, G. A. ; MORAES, T. . Idosos estão no centro e crianças na área periférica. Jornal da Cidade, Bauru, p. 08 - 08, 02 jul. 2011.
-
FANTINI, G. A. . Idoso Consciente. Jornal da Cidade - JC nos Bairros, Bauru, p. 01 - 03, 08 maio 2011.
-
FANTINI, G. A. . Homens riem bem mais que as mulheres. Jornal da Cidade, p. 1 - 1, 31 out. 2010.
-
FANTINI, G. A. . Trabalho com idosos traz aprendizado e gratificações. Jornal Bom Dia, Bauru- SP, p. 16 - 16, 08 ago. 2010.
-
FANTINI, G. A. . Busca pela juventude eterna é antiga. Jornal da Cidade, p. 1 - 1, 10 jan. 2010.
-
GONCALVES, W. ; FANTINI, G. A. . Envelhecimento em Alta. Campus, Bauru - SP, p. 15 - 15, 01 jun. 2007.
-
SILVA, E. G. ; FADANNI, D. ; FANTINI, G. A. . Informática na melhor idade. In: 4º Simpósio Internacional de Linguagens Educativas: Interdisciplinaridade: Desafios e Inovações, 2012, Bauru - SP. 4º Simpósio Internacional de Linguagens Educativas: Interdisciplinaridade: Desafios e Inovações. Bauru - SP, 2012.
-
Costa, FN ; FANTINI, G. A. . Qualidade de vida de participantes da UATI-USC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FANTINI, G. A. . Universidade da 3º Idade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FANTINI, G. A. . Envelhecimento bem sucedido. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FANTINI, G. A. . Envelhecimento bem-sucedido. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, E. G. ; FADANNI, D. ; FANTINI, G. A. . Informática na melhor idade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, E. G. ; FADANNI, D. ; FANTINI, G. A. . Informática na melhor idade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SABATINI, N. R. ; FANTINI, G. A. ; VITTA, A. . Características sociodemograficas e saude geral dos alunos de uma Universidade Aberta à Terceira Idade de Bauru/Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SABATINI, N. R. ; FANTINI, G. A. ; VITTA, A. . Perfil sociodemográfico e Saúde geral de alunos de uma Universidade Aberta à Terceira Idade Bauru/Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOREIRA, H. B. B. ; FANTINI, G. A. . Momentos de Nossas Vidas - Desafio. Bauru - SP: Joarte Editora, 2008 (Apresentação do livro: Momentos de Nossas Vidas).
Outras produções
FANTINI, G. A. ; BARROS JUNIOR, A. W. R. . Do baú ao pen drive: uma leitura antropológica da tradição de narrativas e memórias na terceira idade. 2011.
FANTINI, G. A. . Curso Introdução e Prática de Psicologia Junguiana. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FANTINI, G. A. . Envelhecimento bem sucedido. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Prêmios
2011
Profissional do Ano, Rotary Clube Vitória Régia.
2004
Amigos Especiais da Trova, União Brasileira de Trovadores.
2003
Honra ao Mérito, Universidade do Sagrado Coração.
1997
Patronesse, Universidade Aberta à Terceira Idade.
1995
Nome de Turma, Universidade Aberta à Terceira Idade.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Superos. , Rua Abrahão Rahal - até Quadra 3, Jardim Amália, 17017270 - Bauru, SP - Brasil, Telefone: (14) 32270830
Experiência profissional
1984 - 2017
Universidade do Sagrado CoraçãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora da UATI/USC, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2015
Universidade do Sagrado CoraçãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora
Atividades
-
02/2011
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicologia Aplicada a Saúde
-
03/2007
Direção e administração, Universidade Aberta à Terceira Idade, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso e Programa.
-
10/1984 - 03/2007
Serviços técnicos especializados , Pró Reitoria Acadêmica, Setor de Apoio Aos Docentes.,Serviço realizado, Coordenação.
2018 - Atual
Instituto SuperosVínculo: Psicóloga clínica, Enquadramento Funcional: Psicoterapeuta, Carga horária: 2
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gislaine Aude Fantini e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?