Vanessa Pereira da Silva Almeida

Sou engenheira e possuo mestrado em Engenharia de Produção, realizado na Universidade Federal da Paraíba - UFPB em 2013. Trabalho na área de melhoria contínua desde 2014 na coordenação, planejamento e controle das atividades relativas aos programas de melhoria de processos. Durante toda a minha experiência profissional atuei com foco na redução de desperdícios, no aumento da produtividade, no aumento da eficiência e na melhoria da qualidade.Durante 7 anos trabalhei na coordenação do programa de qualidade aplicando metodologias que visam melhorar o ambiente de trabalho, a produtividade e a qualidade total da organização. A partir desta experiência me aperfeiçoei na realização de treinamentos com foco na qualidade; no mapeamento de processos e identificação de oportunidades de melhorias; na definição de planos de ação para melhoria dos processos; na disseminação de práticas Lean para redução de desperdícios e na contribuição para uma cultura orientada a melhoria contínua.

Informações coletadas do Lattes em 11/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia de Produção

2011 - 2013

Universidade Federal da Paraíba
Título: ANÁLISE DA EFICIENCIA ENERGÉTICA EM UMA INDÚSTRIA TÊXTIL: Um estudo de caso relacionando perdas e produtividade
, Ano de Obtenção: 2013.Ricardo Moreira da Silva.Coorientador: Miguel Otávio Barreto Campelo de Melo. Palavras-chave: Eficiência Energética; Sustentabilidade; Perdas energéticas; Produtividade.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gestão e tecnologia. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental

2005 - 2010

Universidade Estadual da Paraíba
Título: Estudo preliminar de iluminação sustentável de uma indústria textil
Orientador: Rui de Oliveira

Formação complementar

2005 - 2006

Eletrônica com Habilitação em indústria. , Escola técnica Redentorista, ETER, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Participação em eventos

VII SEPRONE ?A Engenharia de Produção frente ao novo contexto de desenvolvimento sustentável do Nordeste: coadjuvante ou protagonista??.UMA COMPARAÇÃO DOS INVESTIMENTOS BRASILEIROS DA PRODUÇÃO DO PETRÓLEO E DO BIODIESEL. 2012. (Simpósio).

II Seminário de boas práticas de gestão de produção. 2011. (Seminário).

VI SEPRONE ?A importância da logística para a Engenharia de Produção: perspectivas e sustentabilidade em Arranjos Produtivos?. 2011. (Simpósio).

II Semana de extensão da UEPB: "Extensão, cidadania e diversidade cultural. Arborização e responsabilidade Social. 2007. (Congresso).

II Semana de extensão da UEPB: "Extensão, cidadania e diversidade cultural. 2007. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • SILVA, V. P. ; MELO, M. O. B. C. ; SILVA, R. M. . A Case Study of Energy Efficiency and Productivity in the Textile Industry in Brazil.. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering , v. 7, p. 196-215, 2015.

  • SILVA, V. P. ; SOUSA, C. S. G. ; VILAR, B. L. ; SILVA, R. M. . UMA COMPARAÇÃO DOS INVESTIMENTOS BRASILEIROS DA PRODUÇÃO DO PETRÓLEO E DO BIODIESEL. In: VII Seprone - A Engenharia de produção frente ao novo contexto de desenvolvimento sustentável do Nordeste: Coadjuvante ou protagonista?, 2012, Mossoró. A Engenharia de produção frente ao novo contexto de desenvolvimento sustentável do Nordeste: Coadjuvante ou protagonista?, 2012.

  • SILVA, V. P. ; SOUSA, C. S. G. ; SILVA, R. M. ; VILAR, B. L. . A CONVERGÊNCIA ENTRE A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E A PRODUÇÃO MAIS LIMPA EM UMA INDÚSTRIA TÊXTIL NA PARAÍBA. In: XXXII ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2012, Bento Gonçalves - RS. XXXII ENEGEP - Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social: As contribuições da Engenharia de Produção, 2012.

  • VITORIO, D. M. ; BORGES, U. N. ; VILAR, B. L. ; SOUSA, C. S. G. ; SILVA, V. P. . A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ESTUDO DE CASO NO SETOR HOTELEIRO EM CAMPINA GRANDE NA PARAÍBA. In: XXXII ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2012, Bento Gonçalves, RS. XXXII ENEGEP, 2012.

  • SILVA, V. P. . Auditores internos do programa 5S. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, V. P. . Auditores internos do programa 5S. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, V. P. . ERAC - Esquema Regional de Alivio de Carga. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, V. P. . Arborização e responsabilidade Social. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

SILVA, V. P. ; OLIVEIRA, R. . Projeto de iluminação com Leds. 2009.

SILVA, V. P. . Auditores internos do programa 5S. 2021. .

SILVA, V. P. . Auditores internos do programa 5S. 2020. .

SILVA, V. P. . Auditores internos do programa 5S. 2020. .

SILVA, V. P. . Qualidade e certificação ambiental. 2012. .

SILVA, V. P. . Formare. 2012. .

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - 2021

Coteminas S.A.

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheira, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuo na área industrial com foco no programa 5S, que tem o objetivo de fortalecer a cultura organizacional para a excelência da gestão. Dedico meu tempo ao programa 5S, realizando a implantação e manutenção do mesmo, desde a fase dos treinamentos iniciais até as auditorias que buscam a melhoria contínua em vários aspectos (Utilização, organização, limpeza, padronização e disciplina). Sou apaixonada pela boa gestão e estudo as práticas que a possibilitem. A gestão depende de três itens (Método, liderança e técnica) e essas são as áreas de conhecimento que busco compreender a cada dia para ser capaz de aplicar soluções inteligentes para os problemas gerenciais e consequentemente atingir melhores resultados.

2007 - 2009

Coteminas S.A.

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20