Ronaldo Fontes Júnior

Profissional da área de humanas, graduado em Pedagogia (Escolar e Empresarial) pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá- FEPI (2008) e Especialista em Inspeção Escolar e Orientação Educacional (2013). Possui também CST em Gestão de RH, pela Universidade Anhembi Morumbi e MBA em Gestão de Pessoas com ênfase em RH (2015). Desde Janeiro/2018, atua na Prefeitura do Município de São Paulo como coordenador da área de estágios, da Secretaria de Inovação e Tecnologia, sendo responsável pela gestão dos contratos, documentos e relatórios dos estagiários, com o agente de integração, instituições de ensino e prefeitura, recrutamento e seleção de estudantes de instituições conveniadas do Sistema de Estágios, encaminhando-os para as unidades requisitantes, promoção de encontros, treinamentos e integração para estagiários, gestores e outros envolvidos no processo de estágio. Ainda na educação,além de prestar consultoria na área educacional atua em T&D.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em MBA em Gestão de Pessoas com ênfase em RH

2014 - 2015

Universidade Candido Mendes
Título: O que? Quando? Não entendi - O poder da Comunicação na gestão de equipes e o papel do Líder.
Orientador: Valdirene Andrade Honório

Especialização em Inspeção Escolar e Orientação Educacional

2012 - 2013

Universidade Candido Mendes
Título: BULLYING: O BELO E O FEIO A PARTIR DA PRÁTICA DE VALORES NO AMBIENTE ESCOLAR E FAMILIAR.

Graduação em andamento em Gestão de Recursos Humanos

2016 - Atual

Universidade Anhembi Morumbi

Graduação em andamento em Gestão de Recursos Humanos

2014 - Atual

Universidade Anhanguera de São Paulo

Graduação em Pedagogia

2006 - 2008

Centro Universitário de Itajubá
Título: Educação Inclusiva - Boa pra quem?
Orientador: Melissa Salaro Bresci

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento/Especialidade: Orientação Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Extensão Rural.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA SP, Sistema SESI de Ensino - SSE. , Avenida Mariano Latorre, Condomínio Residencial Beija-Flor, 13255065 - Itatiba, SP - Brasil, Telefone: (11) 45243030, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - Atual

Serviço Social da Industria SP

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor PEB I/Assistente de Direção, Carga horária: 30

Outras informações:
Auxiliar nos trabalhos da secretaria (Receber, classificar, registrar, distribuir, acompanhar, multiplicar documentos (livros técnicos, legislação, boletins, informativos e manuais), bem como apoiar a direção e coordenação pedagógica no atendimento aos pais e alunos.

2014 - Atual

Serviço Social da Industria SP

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ANALISTA TÉCNICO EDUCACIONAL, Carga horária: 40

Outras informações:
- Prestar assistência pedagógica à equipe docente das Unidades Escolares e Instituições Conveniadas atendidas pelo SESI-SP. - Planejar, organizar e executar a formação continuada de docentes. - Elaborar instrumentos de avaliação, tabular e analisar dados do processo de formação. - Revisar e atualizar, periodicamente, os livros e outros materiais didáticos. - Planejar, implantar e monitorar programas e projetos de avaliação educacional. - Pesquisar, selecionar e buscar inovações em recursos tecnológicos para a área de avaliação educacional. - Analisar resultados obtidos nas avaliações e propor, em conjunto com outras gerências estratégias para a melhoria do rendimento escolar e prática educativa. - Elaborar relatórios a partir dos resultados obtidos nas avaliações educacionais.

2011 - 2014

SENAC SP - UNIDADE JUNDIAÍ

Vínculo: , Enquadramento Funcional: DOCENTE PROG. APRENDIZAGEM GESTÃO E NEGÓCIOS, Carga horária: 20

Outras informações:
- Ministro aulas práticas e teóricas de acordo com a metodologia SENAC; - Elaboro meus planos de aula de acordo com a proposta pedagógica da instituição juntamente com outros colegas, contribuindo com minhas experiências e aprendendo com as experiências do outro; - Sou membro do Grupo Pedagógico da Unidade Jundiaí colaborando de forma sistêmica e proativa com sugestões de ações de melhoria no processo de ensino-aprendizagem (formação de professores, capacitações, divulgação e conhecimento da Proposta Pedagógica e do Jeito SENAC de Educar, entre outros); - Participo de reuniões pedagógicas e do planejamento coletivo entre os docentes do Programa Aprendizagem; - Acompanho e Avalio o desenvolvimento de projetos e dos alunos, oportunizando o desenvolvimento integral do indivíduo e sua colocação no mercado de trabalho; - Sistematizo os registros escolares, em consonância com os trabalhos da coordenação e da secretaria educacional. - Sou representante da Inclusão contribuindo com minha experiência na área social para o Programa de retenção de funcionários com deficiência na empresa, bem como com ações que contribuam para quebrar com o paradigma da inclusão e o preconceito em relações as pessoas com deficiência (semana da inclusão, palestras informativas, entre outros).

2009 - 2011

Secretaria Municipal de Educação de Jacutinga-MG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor Educacional/Coordenador Pedagógico, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Orientava, coordenava, acompanhava, avaliava e realimentava o processo ensino-aprendizagem; - Orientava e acompanhava o professor no planejamento, desenvolvimento e avaliação de todas as atividades pedagógicas relacionadas no Projeto Político-Pedagógico da Escola; - Desenvolvia conjuntamente com os professores, mediante a filosofia da escola, um trabalho envolvendo atividades pedagógicas que contribuísse para a formação de pessoas criativas, inventivas e descobridoras, que sejam capazes de criticar, comprovar, pensar a realidade em que vivem e transformá-la; de forma a conciliar as propostas dos professores com as da escola e criando condições para que ambos alcançassem seus objetivos garantindo um ?clima organizacional? saudável dentro da escola reconhecendo no professor um ser humano e um companheiro de trabalho; - Aplicava feedbacks sistemáticos e programados, sobre o andamento dos trabalhos, a fim de corrigir problemas pontuais e melhorar o desempenho da equipe; - Procurei dar suporte e condições para se atingir a meta: ?melhoria do sistema de ensino e educação de qualidade para TODOS?; - Organizava e acompanhava o cumprimento do calendário escolar bem como as atividades cívico-social; - Sempre, através do diálogo procurava acolher e incentivar a aplicação de medidas inovadoras, trazidas pelo corpo docente buscando sempre a melhoria e a qualidade de ensino valorizando a eficiência do processo de trabalho em conjunto, procurando desenvolver a consciência de uma ética profissional embasada no relacionamento humano; - Estimulava a constante atualização, reciclagem e aperfeiçoamento do professor, favorecendo o seu crescimento como pessoa e profissional que é; - Durante o ano letivo atendendo à Secretaria da Educação elaborávamos e desenvolvíamos alguns projetos pedagógicos que tinham por objetivo além de proporcionar e desenvolver o conhecimento, promover condições para que a comunidade tomasse conhecimento do trabalho realizado pelos alunos na escola. Al

2008 - 2008

Escola Mun. Prof. Michel Farhat, Wilma Pieroni e Dr. MIlton Campos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Regente (1º ao 5º ano), Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Planejava e executava o trabalho docente de acordo com a metodologia da rede de ensino; Cumpria os dias letivos, as horas de jornada de trabalho de docência em sala de aula e horário de trabalho pedagógico coletivo, de acordo com o horário estabelecido pela direção da unidade escolar; Participava do processo de planejamento, execução e avaliação das atividades escolares; Participava da elaboração da proposta pedagógica da escola; Colaborava com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; Mantinha espírito de cooperação e solidariedade com a equipe escolar e comunidade em geral; Respeitava o aluno como sujeito do processo educativo e comprometia com a eficácia de seu aprendizado; Estabelecia e implementava estratégias e atendimento aos alunos que apresentava menor rendimento; Realizava atividades lúdicas e pedagógicas que favoreciam o desenvolvimento cognitivo dos alunos; Viabilizava a participação efetiva dos alunos nas diferentes situações de aprendizagem e interação no contexto escolar e nas atividades extraclasse; Apurava e registrava a frequência diária dos alunos e comunicava os pais os acontecimentos relevantes do dia; Viabilizava a participação efetiva dos alunos nas diferentes situações de aprendizagem e interação no contexto escolar e nas atividades extraclasse; Acompanhava e avaliava sistematicamente o processo educacional, através de uma avaliação diagnóstica e formativa; Participava de reuniões pedagógicas e administrativas; contribuindo para o aprimoramento da qualidade do ensino.

2005 - 2008

Associação Jacutinguense de Proteção à Criança

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projetos/Captador de Recurso, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento e acompanhamento de projetos sociais, visando à melhoria, o desenvolvimento e a manutenção da instituição; - Captação de recursos junto à comunidade local, instituições parceiras (CEMIG/SEDESE/FURNAS) e poder público (Municipal/estadual e Federal); - Manutenção e organização junto à Secretaria da Instituição de toda a documentação necessária para pleitear as verbas disponíveis; - Com a aprovação dos projetos coordenava as equipes quanto à utilização dos recursos recebidos, bem como realizava todo o processo de Prestação de Contas; - Por ser o gestor de projetos zelava e cuidava para que a instituição mantivesse seus registros, em dia, junto aos órgãos competentes (CMAS/Conselho dos Direitos/Lei de utilidade pública Municipal-Estadual e Federal, entre outros) o que me proporcionava contato direto com diversos segmentos da sociedade, com a diretoria da Instituição e também com seus colaboradores internos viabilizando um clima harmonioso e de satisfação quando os projetos idealizados eram concretizados e as crianças (principais beneficiárias da ação) atendidas em suas necessidades básicas.

2007 - 2007

Escola Estadual Júlio Brandão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Sociologia (Ensino Médio), Carga horária: 18

Outras informações:
Em minhas atribuições como professor de sociologia exerci em sala de aula, a tarefa de conciliar questões pedagógicas como habilidades e competências ao desenvolvimento do aluno pesquisador, ou seja, um discente que domine o processo de compreensão do conhecimento histórico e social e torne-se, por isso, apto não somente a utilizar com propriedade os materiais científicos e didáticos disponíveis, mas também de produzir consciência crítica adequados às suas necessidades em sala.

2000 - 2006

APAE - JACUTINGA

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Presidente/Coordenador Pedagógico, Carga horária: 30

Outras informações:
Enquanto diretor-presidente da instituição zelei por promover mudanças que favorecesse o diálogo entre as equipes de trabalho (professores/equipe técnica/limpeza/direção/pais/comunidade), bem como organizar administrativamente os setores; - Atendendo a federação das APAES de minas gerais, fundei em parceria com outros membros da diretoria, a 1ª escola de educação especial do município de jacutinga: o Colégio de ensino integrado "magia do saber" - Ceimas, no qual posteriormente atuei como coordenador pedagógico priorizando o atendimento educacional individualizado previsto no projeto pedagógico da escola e desenvolvendo ações de capacitação para os professores e demais funcionários; - Fui membro da Federação das APAES de Minas Gerais, atuando como Coordenador Regional de marketing no vale da eletrônica; - Ampliei o número de matrículas de 27 para 113, em dois anos de efetivo trabalho e, consequente foi necessário ampliar e adaptar toda a estrutura predial da Instituição; - Firmei convênio com o MEC através de programas específicos para fornecimento de merenda, material didático e escolar, transporte, entre outros; - Firmei convênio junto a SEE-MG (Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais) para cessão de 8 (oito) professores e um supervisor pedagógico; - Firmei convênio junto a Prefeitura Municipal de Jacutinga, garantindo uma quantia anual em R$, bem como também a cessão de 3 (três) professores e combustível necessário para os veículos que faziam o transporte dos alunos; - E, por fim oportunizei um intercâmbio entre os alunos/diretoria/comunidade escolar/pais e a comunidade local desenvolvendo atividades de socialização, entretenimento, divulgação de trabalhos e convívio social.

1995 - 2005

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Como coordenador geral da secretaria, tinha como atribuições: - Atendimento as demandas dos clientes internos e externos; - Retorno de reclamações; - Controle de Documentos Internos: cadastro de clientes, fichas de atendimento, projetos e laudos técnicos; - Reporte à alta administração; - Treinamentos: responsável pelo desenvolvimento e capacitação de funcionários da área administrativa regional; - Mapeamento e Desenho de Fluxos de Processos; - Utilizava os materiais e equipamentos necessários à execução do trabalho administrativo do setor; - Aplicava as técnicas de registro e expedição de correspondências; - Identificava os diferentes tipos de documentos e o circuito de documentação; - Utilizava as técnicas de arquivo de correspondências oficiais e documentos diversos; - Aplicava as competências linguísticas na comunicação e no processamento de texto em língua portuguesa; - Mantinha organizado o local de trabalho; - Verificava mensagens eletrônicas recebidas e efetuar os encaminhamentos necessários; - Organizava e atualizava o arquivo de documentos e correspondências; - Arquivar correspondências e documentos diversos; - Efetuava, recebia e filtrava ligações telefônicas; - Recebia, protocolava, triava, registrava e encaminhava documentos e correspondências; - Auxiliava nos serviços de atendimento e recepção ao público; - Zelava pelos equipamentos sob minha guarda; - Comunicava a necessidade de conserto e reparos de equipamentos do setor; - Responsável pela movimentação financeira da unidade: recebimentos de tarifas, movimentação das contas, pagamento de despesas; - Elaborava projetos de crédito rural sob a supervisão do técnico responsável; - Acompanhava a liberação de crédito pelos agentes financeiros aos produtores rurais, bem como a sua aplicação de acordo com o projeto desenvolvido; - Dava suporte à extensionista de bem-estar social, organizando e acompanhando os processos de registro das associações de bairro junto aos órgãos competent