Márcia Marinez Wenzel

Especialista em Gestão Pública, com Ênfase em Captação de Recursos e Elaboração de Projetos e MBA em Gestão Empresarial. Graduada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior, pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Formação pedagógica em docência de ensino técnico em nível de pós-graduação em andamento. Desenvolvimento de Treinamentos e Docência em Cursos Profissionalizantes Técnicos e de Extensão nas Área de Gestão e Comércio. Conhecimento em legislação e experiência profissional em Gestão Pública, na elaboração de projetos e captação de recursos para municípios, via Governo Federal e Estadual, tendo acompanhado e encaminhado propostas que tiveram êxito na captação através dos programas: Caminho da Escola, Pro Infância, PAC, Pronasci, PMAT, entre outros, além de atuar na gestão de convênio e contratos; Atuação na área administrativa em Instituição Ensino Superior, mais especificamente na área de extensão e relações comunitárias; Experiência em gestão de microempresa, atuando nas mais diferentes áreas, como: compras, RH, contas a pagar/receber, prospecção de clientes, estratégias de marketing e vendas.

Informações coletadas do Lattes em 11/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Pós-Graduação em Docência no Ensino Técnico- For

2014 - Atual

Centro Universitário Senac

Especialização em Especialização em Gestão Municipal

2011 - 2013

Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul
Orientador: Ione Sardão

Especialização em MBA em Gestão Empresarial

2006 - 2008

Universidade de Santa Cruz do Sul
Orientador: Dalva Maria Righi Dotto

Graduação em Administração com Habilitação em Comércio Exterior

2001 - 2005

Universidade de Santa Cruz do Sul
Orientador: Dr. Carlos Callegaro

Formação complementar

2013 - 0000

Formação de Coordenadores e Auditores Qualidade. (Carga horária: 60h). , Grupo FOCEL.

2013 - 2013

A Profissionalização da Administração Pública. (Carga horária: 3h). , Instituto Gama de Assessoria a Municípios.

2012 - 2012

Gestão Orçamentária e Contratações para Municipios. (Carga horária: 40h). , ESAF - Escola de Administração Fazendária.

2012 - 2012

Fundamentos em Gerência de Projetos. (Carga horária: 60h). , ESAF - Escola de Administração Fazendária.

2012 - 2012

Planejamento, Orçamento e Ética no Serviço Público. (Carga horária: 40h). , ESAF - Escola de Administração Fazendária.

2012 - 2012

Dicção, Oratória e Desinibição. (Carga horária: 14h). , Motiva Cursos RS.

2011 - 2011

Cursos Melhoria da Gestão Publica. (Carga horária: 16h). , Grupo ACERBI Associados.

2011 - 2011

Sensibilização para o Turismo. (Carga horária: 20h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

2009 - 2009

Capacitação para Utilização do Portal De Convênios. (Carga horária: 8h). , Empresa de Apoio aos Municípios Ltda.

2009 - 2009

Elaboração de Projetos. (Carga horária: 8h). , Empresa de Apoio aos Municípios Ltda.

2009 - 2009

Gerente Municipal de Convênios e Contratos. (Carga horária: 16h). , Universidade Corporativa Caixa.

2009 - 2009

Legislação de Convênios e Portal de Convenios. (Carga horária: 8h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

2008 - 2008

Curso de Fundamentos Educação Online. (Carga horária: 30h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

2007 - 2007

Curso de Formação Docentes para Ead: Fundamentos... (Carga horária: 30h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

2007 - 2007

Programa de Capacitação do Pessoal Técnico Adminis. (Carga horária: 19h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

2006 - 2006

Capacitação em Ambiente EAD. (Carga horária: 4h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

2006 - 2006

Capacitação em Segurança e Saúde. (Carga horária: 8h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

2005 - 2005

D'Olho na Qualidade. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre.

2005 - 2005

Aprender a Empreender pela Internet. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre.

2005 - 2005

Como vender mais e Melhor. (Carga horária: 15h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre.

2004 - 2004

Inglês Básico 1. (Carga horária: 36h). , Idioma Lingua e Cultura.

2004 - 2004

Análise e Planejamento Financeiro. (Carga horária: 15h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre.

2004 - 2004

OpenOffice módulo II. (Carga horária: 4h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

2004 - 2004

Atendimento UNISC e você. (Carga horária: 8h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

2003 - 2003

Iniciando um Pequeno Grande Negócio pela INternet. (Carga horária: 30h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas/Especialidade: Técnicas de Antecipação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: CAPTAÇÃO DE RECURSOS.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Política e Planejamento Governamentais.

Participação em eventos

Semana Acadêmica do Centro Gestão Organizacional. 2013. (Oficina).

1º Seminário Regional de Desenvolvimento e Capacitação. 2009. (Seminário).

Outras produções

WENZEL, M. M. . Auxiliar Administrativo Advanced. 2013. .

WENZEL, M. M. . Vendas: Formação e Treinamento de Vendedores. 2013. .

WENZEL, M. M. . Vendas: Formação e Treinamento de Vendedores. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila Curso Vendas: Formação e Treinamento de Vendedores).

WENZEL, M. M. . Auxiliar Administrativo Advanced. 2012. .

WENZEL, M. M. . Auxiliar Administrativo Advanced. 2011. .

WENZEL, M. M. . Auxiliar Administrativo Advanced. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila do Curso Auxiliar Administrativo Advanced).

Prêmios

2010

Diploma Honra ao Mérito pela colaboração no Prêmio de Responsabilidade, Assembléia Legislativa do RS.

2009

Diploma Honra ao Mérito pela colaboração no Prêmio de Responsabilidade, Assembléia Legislativa do RS.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2014

Centro de Educação Profissional Unisc

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 60

2013 - Atual

SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientador Educacional Profissional - Gestão

2011 - 2013

Motiva Cursos RS

Vínculo: Instrutora de Cursos, Enquadramento Funcional: Instrutora do Curso Auxiliar Administrativo

2003 - 2008

Universidade de Santa Cruz do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2015

Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul (RS)

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessoria Legislativa

2009 - 2012

Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Gabinete, Carga horária: 40