Fabiano de Cristo Teixeira e Pinho Junior

Educador Musical graduado pela Universidade Federal do Cariri e especialista em Cultura Popular, Arte e Educação do Campo também pela Universidade Federal do Cariri. CURRÍCULO ARTÍSTICO - Percussionista há vinte anos, tendo o estudo voltado para a percussão de tradição popular e de grupos de percussão de rua. - Mestre de percussão do grupo Brincantes Cordão do Caroá, conduzindo a percussão do Reisado Brincantes Cordão do Caroá e de seu Movimento Percussivo (2003 ? 2006). - Criador e coordenador do grupo Tambor de Cabôco. - Criador e integrante do grupo Fulô da Aurora, onde atua como cantor, compositor e músico (violão, rabeca, pífano e percussão). ARTE EDUCAÇÃO - Criador do Grupo de Tambores do Projeto Semear Criança (FUNCI-PETROBRAS), Banda de Lata do Moura Brasil (hoje Tambores do Oitão). - Criador e articulador do Projeto Escolas de Bumba-Meu-Boi da Costa Oeste de Fortaleza que rearticulou grupos antigos que não mais se apresentavam nas comunidades das Goiabeiras, CIMPELCO, N.S. das Graças, Cristo Rei e Pirambu. Esse trabalho culminou na criação dos grupos Boi Terra e Mar, Boi dos Garotos e rearticulou o Boi da Juventude e Boi Mina de Ouro. - Coordenador da equipe de arte-educação do Projeto Ponte de Encontro (FUNCI) durante todo o ano de 2007, articulando uma equipe de doze arte-educadores com atuação em toda a cidade de Fortaleza. - Ministrou oficinas e coordenou o Mapeamento Cultural do Município de Ibiapina (SESC) e a formação artística do Reisado da Comunidade Renascer (Quixadá). - Coordenou e desenvolveu atividades de arte-educação da ONG Aquitãbaquara no Bairro da Barra do Ceará. - Realizou formações para professores da rede pública de ensino em todo o Estado através do Instituto Prisma de Desenvolvimento Humano (IPDH). - Realizou a formação musical dos jovens da Brigada da Natureza da ONG AQUASIS em Iparana (Caucaia-CE). Trabalho que resultou na produção e lançamento do disco Vozes da Mata. GESTÃO CULTURAL - Assessor Técnico da Secretaria de Cultura do Crato ? CE. - Supervisor Regional de Cultura do SESC CE nas linguagens de música e tradição (2011 e 2012). - Gestor de Cultura do SESC SENAC Iracema (2008 ? 2011).

Informações coletadas do Lattes em 16/06/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Educação

2019 - Atual

Universidade Regional do Cariri
Título: Educação musical e encontro de saberes na escola: um campo de transdisciplinaridade, afirmação e reconhecimento, Ano de Obtenção:
Orientador: Josier Ferreira da Silva

Especialização em Cultural Popular, Arte e Educação do Campo

2013 - 2015

Universidade Federal do Cariri
Título: A MÚSICA DE RABECA DO ASSENTAMENTO CACHOEIRA DO FOGO (INDEPENDÊNCIA, CE): SIGNIFICADOS E DIÁLOGO DE SABERES
Orientador: Carmen Maria Saenz Coopat
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Música

2016 - 2017

Universidade Federal do Cariri
Título: EXPERIÊNCIA DE ESTUDO E ENSINO DE RABECA EM DIFERENTES CONTEXTOS POR MEIO DE CIFRA NUMÉRICA
Orientador: Marcio Mattos Aragão Madeira
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Ciências Biológicas

1999 - 2005

Universidade Federal do Ceará

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Canto.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Execução da Dança.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Organização de eventos

PINHO JÚNIOR, F. C. T. . Mostra SESC Luso Brasileira de Culturas. 2011. (Festival).

PINHO JÚNIOR, F. C. T. . SESC Sonora Brasil ? Projeto nacional de circulação em música. 2010. (Concerto).

PINHO JÚNIOR, F. C. T. . XI Mostra SESC Cariri de Cultura. 2009. (Festival).

Outras produções

PINHO JÚNIOR, F. C. T. . Projeto político pedagógico. 2018.

PINHO JÚNIOR, F. C. T. . Cultura Popular Tradicional. 2018. .

PINHO JÚNIOR, F. C. T. . Residência Artística com Mestres da Cultura. 2018. .

PINHO JÚNIOR, F. C. T. . Residência Artística com Mestres da Cultura. 2017. .

PINHO JÚNIOR, F. C. T. . Oficina Reisado de Congo - Cantos, Danças, Figuras Cômicas e Redes Simbólicas.. 2013. .

PINHO JÚNIOR, F. C. T. . Oficina de Percussão Popular para a Comunidade Tapeba da Jandaiguaba. 2010. .

PINHO JÚNIOR, F. C. T. . Formação Musical da Brigada da Natureza. 2008. .

PINHO JÚNIOR, F. C. T. . Práticas e Saberes dos Brincantes da Cultura Popular Tradicional numa Perspectiva Educativa. 2006. .

PINHO JÚNIOR, F. C. T. . Reisado de Congo Cearense. 2005. .

PINHO JÚNIOR, F. C. T. . II Seminário de Arte e Educação ?Redescobrindo a Cultura Nordestina?. 2004. .

PINHO JÚNIOR, F. C. T. . I Espaço de Arte e Educação ?Um Mergulho na Cultura Popular?. 2004. .

PINHO JÚNIOR, F. C. T. . I Seminário de Arte e Educação ?Redescobrindo a Cultura Nordestina?. 2003. .

PINHO JÚNIOR, F. C. T. . Querendo Tem. 2012. Registro Fonográfico.

Prêmios

2009

Edital de Incentivo às Artes, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

Histórico profissional

Experiência profissional

2004 - 2008

Prefeitura Municipal de Fortaleza

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Arte-Educador, Carga horária: 44

Outras informações:
ARTE EDUCAÇÃO - Criador do Grupo de Tambores do Projeto Semear Criança (FUNCI-PETROBRAS), Banda de Lata do Moura Brasil (hoje Tambores do Oitão). - Criador e articulador do Projeto Escolas de Bumba-Meu-Boi da Costa Oeste de Fortaleza que rearticulou grupos antigos que não mais se apresentavam nas comunidades das Goiabeiras, CIMPELCO, N.S. das Graças, Cristo Rei e Pirambu. Esse trabalho culminou na criação dos grupos Boi Terra e Mar, Boi dos Garotos e rearticulou o Boi da Juventude e Boi Mina de Ouro. - Coordenador da equipe de arte-educação do Projeto Ponte de Encontro (FUNCI) durante todo o ano de 2007, articulando uma equipe de doze arte-educadores com atuação em toda a cidade de Fortaleza.

2008 - 2012

Serviço Social do Comércio

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico de Cultura, Carga horária: 44

Outras informações:
- Supervisor Regional de Cultura do SESC CE nas linguagens de música e tradição (2011 e 2012). - Gestor de Cultura do SESC SENAC Iracema (2008 ? 2011).

2013 - 2014

Prefeitura Municipal de Crato

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico da Secretaria de Cultura, Carga horária: 44

2017 - Atual

EEMTI Governador Adauto Bezerra Crato - Ce

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

2018 - Atual

Colégio Ágape Estudos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

2018 - 2018

Vila da Música

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador pedagógico