Maria Lúcia Holanda Lopes

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1986) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2003). Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Maranhão (2014) Atualmente é enfermeira do Hospital Universitario Unidade Presidente Dutra e professora titular da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente no seguinte tema: Consulta de enfermagem a pessoa com hiertensão.

Informações coletadas do Lattes em 30/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Coletiva

2010 - 2014

Universidade Federal do Maranhão
Título: Violência contra gestante e aborto em São Luís-MA
Maria Teresa Seabra Soares de Britto e Alves. Grande área: Ciências da Saúde

Mestrado em Enfermagem

2001 - 2003

Universidade Federal do Ceará
Título: Consulta de Enfermagem ao Portador de Hipertensão: trabalhando o autocuidado,Ano de Obtenção: 2003
Thelma Leite de Araújo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Hipertensão - Autocuidado - Enfermagem.

Especialização em Especialização em Educação Profissional na Área de

2004 - 2004

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Título: A qualificação profissional pelo PROFAE: é romper barreiras e vencer desafios
Orientador: Arlene de Jesus Mendes Caldas

Especialização em Curso de especialização em Saude Publica Concentra

2000 - 2001

Universidade Federal do Maranhão

Especialização em Especialização em Licenciatura Plena Esquema I

1996 - 1997

Universidade Estadual do Maranhão

Especialização em Especialização em Enfermagem e Puericultura

1994 - 1995

Universidade Federal do Maranhão

Aperfeiçoamento em Enfermagem com Habilitação Médico-Cirurgica

1986 - 1987

Universidade Federal do Ceará
Título: Asssistência de Enfermagem ao adolescente Diabético. Ano de finalização: 1987
Orientador: Lorita Marlena Freitag Pagliuca

Graduação em Enfermagem

1982 - 1986

Universidade Estadual do Ceará

Formação complementar

2017 - 2017

Tecnologias no cuidado de feridas. (Carga horária: 20h). , Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão, COLUN, Brasil.

2016 - 2017

Formação Pedagógica de Tutores Orientadores do Curso de Especialização em A. (Carga horária: 72h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2016 - 2016

Identificação dos grupos de risco para DRC. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2016 - 2016

Terapia Renal Substitutiva. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2016 - 2016

Manejo clínico do paciente com DRC - Módulo Básico. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2016 - 2016

Diagnóstico da DRC. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2016 - 2016

omo escrever artigos científicos. (Carga horária: 30h). , UDI Hospital, UDI, Brasil.

2016 - 2016

Politica Nacional de Atenção ao Portador de DR. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2016 - 2016

Gestão de risco e segurança do paciente. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2016 - 2016

Estratégias de Prevenção da DRC nos pacientes dos grupos de risco. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2016 - 2016

A interdisciplinaridade no cuidado ao paciente com DRC. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2011 - 2011

Curso de hipertensão arterial para acadêmicos de e. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2009 - 2009

I Oficina do PROFAE. (Carga horária: 20h). , Instituto Florence de Ensino, FLORENCE, Brasil.

2008 - 2008

Sistematização da Assistência de Enfermagem em Par. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2006 - 2006

Treinamento em informática. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2004 - 2004

As Estratégias à Saúde da Criança. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2000 - 2000

I Curso para operacionais em Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na In. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

1998 - 1998

Curso de Semiologia e Semiotécnica. (Carga horária: 45h). , Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão, COLUN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso.

Participação em eventos

IX Jornada Científica do HU-UFMA e do I Encontro de EX-re. 2016. (Outra).

II COIMAMA. CUIDADO COM O PACIENTE EM DIÁLISE PERITONEAL. 2015. (Congresso).

75ª Semana Brasileira de Enfermagem. 2014. (Outra).

75ª Semana Brasileira de Enfermagem.Qualidade de vida dos docentes do curso de enfermagem da Universidade Federal do Maranhão: avaliação do domínio físico. 2014. (Outra).

I Jornada Acadêmico-Científica de Enfermagem.Protagonismo do cuidado em Enfermagem na Assistência à Saúde. 2014. (Outra).

64 Reunião Anual da SBPC.Pacientes Renais crônicos em hemodiálise: direito de acesso e garantia de condições frente a rotina do tratamento. 2012. (Outra).

73 Semana Brasileira de Enfermagem e 43 Jornada Maranhense.Desafios Organizativos, Técnicos e Políticos da Enfermagem. 2012. (Outra).

I Seminário da Residência Integrada Multiprofissional em saúde: interdisciplinalidade e a construção de saberes na saúde. 2012. (Seminário).

11o. Congresso de Stress da ISMA-BR. Qualidade de vida no trabalho de profissionais de enfermagemem um centro cirúrgico. 2011. (Congresso).

42 Jornada Maranhense de Enfermagem. 2011. (Outra).

72ª Semana Brasileira de Enfermagem.Avaliação da adesão do autocuidado em pacientes portadores de diabetes mellitus. 2011. (Outra).

72ª Semana Brasileira de Enfermagem.Síndrome alcoólica fetal. 2011. (Outra).

72ª Semana Brasileira de Enfermagem.Assist~encia de Enfermagem na promoção da saúde do paciente hipertenso em uma Liga de hipertensão. 2011. (Outra).

9 Conference on kidney disease prevention in disadvantaged population in south americaand the caribbean. 2011. (Outra).

VII Jornada Científica do Hospital Universitário. 2011. (Outra).

I Curso de atualização em hipertensão arterial.Tratamento não-farmacológico. 2010. (Outra).

IV Semana de Enfermagem - I Mostra científica em Enfermagem.Honraria Lâmpada de Ouro. 2010. (Outra).

Seminário Maranhense de Atenção Básica em Saúde. A formação do enfermeiro centrada na família: relato de experiência. 2010. (Congresso).

VI Jornada Científica do hospital universitário UFMA. 2010. (Outra).

VI Jornada de Fonoaudiologia.Saúde Pública na Fonoaudiologia. 2010. (Outra).

40 Jornada Maranhense de Enfermagem. 2009. (Outra).

Ação Comunitária para Rastreamento da DRC. 2009. (Outra).

IV Encontro Nacional de Prevenção da Doença Renal Crônica. 2009. (Congresso).

Seminário Maranhense de Atenção Básica em Saúde. 2009. (Seminário).

Seminário Maranhense de Atenção Básica em Saúde.Interdisciplinaridade na Atenção Básica em saúde: processo interativos do cuidado. 2009. (Seminário).

Seminário Maranhense de Atenção Básica em Saúde.Avaliadora de trabalhos na modalidade comunicação oral. 2009. (Seminário).

VIII Congresso Maranhense de cardiologia. Hipertensão arterial: das diretrizes à prática Clíncia. 2009. (Congresso).

XVII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Hábitos de vida de idosos hipertensos usuários da Liga de Hipertensão Arterial HUUFMA, em São Luís, Maranhão, Brasil.. 2009. (Congresso).

69ª Semana Brasileira de Enfermagem, 39ª Jornada Maranhense de Enfermagem. 2008. (Outra).

III Simpósio Endocardiorenal do Maranhão.Colóquio: hipertensão arterial - Estado da Arte. 2008. (Simpósio).

I Oficina Pedagógica do PROFAE. 2008. (Oficina).

I Seminário de Enfermagem em Saúde Pública.Controle da Hipertensão Arterial na Atenção Básica pelo Enfermeiro. 2008. (Seminário).

IV Encontro Nacional de Prevenção da Doença Renal Crônica. 2008. (Encontro).

VIII Congresso de Cardiologia. Hipertensão arterial: das diretrizes a prática clínica. 2008. (Congresso).

38 Jornada Maranhense de Enfermagem.Como eu cuido e como me cuido. 2007. (Outra).

II Simpósio Interdisciplinar GEN sobre o envelhecimento.Cardiologia geriátrica: problemas do cotidiano hipertensão arterial: abordagem não farmacológica. 2007. (Simpósio).

37ª Semana Maranhense de Enfermagem. 2006. (Outra).

58 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2006. (Congresso).

I encontro nacional de prevenção e tratamento da doença crônica.I Encontro Nacional de prevenção e tratamento da doença renal crônica. 2006. (Encontro).

XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. 2006. (Congresso).

13° Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.13° Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem. 2005. (Seminário).

35 Semana Maranhense de Enfermagem. 2005. (Outra).

34ª Jornada Maranhense de Enfermagem. 2004. (Outra).

As estratégias à saúde da criança.As estratégias a saúde da criança. 2004. (Seminário).

II Jornada Científica do HU.II Jornada Científica do HU. 2004. (Outra).

12/ Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.12° Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem. 2003. (Seminário).

33ª Jornada Brasileira de Enfermagm.33ª Jornada Maranhense de Enfermagem. 2003. (Outra).

I Semana Pedagógica.Educação e saúde: o sujeito em ação. 2003. (Outra).

Jornada Científica do HU.Prevenção de hipertensão primária: importância do conhecimento sobre os fatores de risco. 2003. (Outra).

32ª Jornada Maranhense de Enfermagem.32ª Jornada Maranhense de Enfermagem. 2002. (Outra).

54° Congresso Brasileiro de Enfermagem. 54° Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2002. (Congresso).

6° Seminário de Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem.SENADEn. 2002. (Seminário).

III Congresso Maranhense de Hipertensão arterial e III encontro de enfermagem em hipertensão.III encontro de enfermagem em hipertensão arterial. 2002. (Encontro).

II Congresso Maranhense de hipertensão arterial e do II encontro de enfermagem em hipertensão arterial.II Encontro de enfermagem em hipertensão arterial. 2000. (Encontro).

III Congresso Maranhense de Cardiologia e III encontro de enfermagem em cardiologia.III Encontro de Enfermagem em Cardiologia. 1999. (Encontro).

I Simpósio de aperfeiçoamento para técnicos e auxiliares de enfermagem.I Simpósio de aperfeiçoamento para técnicos e auxiliares de enfermagem. 1999. (Simpósio).

I Congresso Maranhense de Administração. I Congresso Maranhense de Administração Hospitalar e Gerenciamento de Serviços de Saúde. 1998. (Congresso).

I Congresso Maranhense de Hipertensão arterial.I Encontro de Enfermagem em Hipertensão Arterial. 1996. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Alan Cássio Carvalho Coutinho

ROLIM, I. L. T. P.;LOPES, M. L. H.; CORREA, R. G. C. F.. Fatores contribuintes para a ocorrência de quedas em pacientes hospitalizados sob a ótica da segurança de pacientes. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Marcos Ronald Mota cavalcante

SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.. Problemas relacionados ao viver com diagnóstico do diabetes mellitus. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Edeane Rodrigues Cunha

COUTINHO, N. P. S.; PAIVA, M.F.L.; AQUINO, D.M.C.;LOPES, M. L. H.. Planejamento das Ações de Saúde na Atenção Básica do Nordeste do Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde da Família da Rede Nordeste de Formação em S) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Claudia Portela e Silva

AZEVEDO, C. M. P. E. S.;LOPES, M. L. H.; AQUINO, D.M.C.. Conhecimento e Prática dos Profissionais da Estratégia Saúde da Família, sobre as Ferramentas de Abordagem Familiar. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde da Família da Rede Nordeste de Formação em S) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Luciana Batalha Sena

SARDINHA, A.H.L.; COUTINHO, N. P. S.;LOPES, M. L. H.. Cuidado aos idosos na Estratégia Saúde da Família: a voz dos profissionais. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Márcia Raquel Lima Amaral Moura

SOUSA, F. G. M.LOPES, M. L. H.; COUTINHO, N. P. S.. Cores e Sombras da visita domiciliar na estratégia saúde da família: perspectivas de profissionais e usuários. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Josafá Barbosa Marins

SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.; CORREA, R. G. C. F.. Percepções acerca do envelhecimento: um olhar dos idosos da 4a idade. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Valdenici Firmo de Aguiar

SARDINHA, A.H.L.; COUTINHO, N. P. S.;LOPES, M. L. H.. Prevenção à doença renal crônica na estratégia de saúde da família. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: GLICIA MORGUETHE VIEIRA REGO

COUTINHO, N. P. S.;LOPES, M. L. H.; SILVA, E.L.. Qualidade de vida da equipe de enfermagem de uma central de materiais e esterilização. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Claudia Portela e Silva

AZEVEDO, C. M. P. E. S.;LOPES, M. L. H.; AQUINO, D.M.C.. Ferramentas de abordagem familiar na Estratégia Saúde da Família: instrumentos do novo cuidado.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Edeane Rodrigues Cunha

COUTINHO, N. P. S.;LOPES, M. L. H.; SILVA, R. A.. Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade de Atenção - Básica PMAQ/AB no Nordeste:análise do processo de trabalho das equipes. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Carlos José Moraes Dias

LOPES, M. L. H.. Análise da Modulação Autonômica em Pacientes Transplantados Renais Submetidos a um Programa de Exercício Físico. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto e da) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Clarissa Galvão da Silva

SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.; AQUINO, D.M.C.. Diabetes Mellitus tipo 2: conhecimento e práticas de autocuidado. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Rachel de Jesus Pimentel

SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.; AQUINO, D.M.C.. Sobrecarga do cuidador familiar de idosos na quarta idade. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: André Augusto Gonçalves de Almeida

BATISTA, R. F. L.;LOPES, M. L. H.SARDINHA, A.H.L.. Associação entre o aleitamento materno e a ocorrência de doenças respiratórias e diarreicas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Fernanda Tabita Barroso Zeidan

LOPES, M. L. H.. Aspectos psicológicos e de saúde do paciente renal crônico em tratamento conservador. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: JEFTHER FELIPE LIMA ROCHA

LOPES, M. L. H.; LIMA, J. F. B.; SILVA, G. A. S.. Sexualidade e transplante renal;percepção de pacientes transplantados renais sobre a vivência de sua sexualidade. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: HEMMERSON GOMES RODRIGUES

FONTENELE, A. M. M.;LOPES, M. L. H.; SILVA, G. A. S.. Perfil das infecções fúngicas em pacientes transplantados renais no Hospital Universitário. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Magna Alves de Vasconcelos

SILVA, G. A. S.; LIMA, J. F. B.;LOPES, M. L. H.. Infecção de corrente sanguínea por cateter venoso central de longa duração em pessoas em tratamento hemodialítico: revisão integrativa. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Janieldes Ferreira

LOPES, M. L. H.. Atuação do fisioterapeuta na unidade de transplante:relato de experiência. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Layana Thais de Souza Alves

SILVA, G.A.S.LOPES, M. L. H.; PEREIRA, G. S.. Qualidade Relacionada à saúde de crianças e adolescentes em tratamento de hemodiálise. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Marla Leilane Santos de Sousa

LOPES, M. L. H.; PEREIRA, G. S.. Qualidade de vida dos pacientes submetidos a transplante renal: uma revisão integrativa da literatura. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Camila Tavanny Pinheiro Mendes

LOPES, M. L. H.; SILVA, G. A. S.; FONTENELE, A. M. M.. Perfil de engajamento de pacientes idosos em tratamento hemodialítico para o autocuidado. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ana Elisa Izaguirre Vazquez

LOPES, M. L. H.. Intervenção educativa para prevenir acidentes vasculares encefálicos em idosos da ESF São Gonçalo, Milton Brandão/Piauí. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Carmen Lidia Ortiz Quesada

LOPES, M. L. H.. Ações educativas sobre medidas de controle da diabetes mellitus para pacientes atendidos na UBS Mércia Costa Andrade no Município São Sebastião do Passé - BA. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Fabiana Santos Rosa de Moura

LOPES, M. L. H.. Insulinoterapia no tratamento da diabetes mellitus tipo 2 - preconceito e desinformação. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Francisco Jésus França da Silva

LOPES, M. L. H.. Fatores de risco de hipertensão arterial em mulheres acima de 35 anos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Idalmis Enedina Garcia Leon

LOPES, M. L. H.. Estratégia educativa em saúde para redução da hipertensão arterial sistêmica em pacientes maiores de 15 anos na UBS Boa Vista em Picos - PI. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Lisset Esperanza Calas Portuondo

LOPES, M. L. H.. Intervenção educativa sobre câncer de mamas em um grupo de mulheres da comunidade de Monte Alegre do Piauí. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Mildrey Lopez Arbelo

LOPES, M. L. H.. Intervenção educativa sobre gravidez na adolescência. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Relvys Palmero Núñez

LOPES, M. L. H.. Intervenção educativa sobre gravidez na adolescência na comunidade de Paus. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Yaima Coy Torrente

LOPES, M. L. H.. Hipertensão arterial sistêmica associada a dislipidemias no território Santinho. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Yaneysi Merino Luis

LOPES, M. L. H.. Prevenção da hipertensão arterial e suas complicações. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Francisca Lucia Sousa Nogueira

LOPES, M. L. H.. Efeitos do exercício físico em pacientes renais crônicos durante hemodiálise: revisão integrativa. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Diana Patricia Curbelo Verano

LOPES, M. L. H.. Redução das complicações do diabetes mellitus em Serrolândia-BA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Osvaldo Torres Rego

LOPES, M. L. H.. Controle glicêmico dos pacientes diabéticos na área de atendimento da ESF Genipabú - Extremoz, Rio Grande do Norte. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Susana Louise de Almeida Santos

LOPES, M. L. H.. Saúde sexual na juventude: enfrentando as DSTs.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria Julia Hernandez Perez

LOPES, M. L. H.. Estratégia para detecção de casos novos de hanseníase na UBS Maria das Neves no município de Codó-Maranhão.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Yamile Alvarez Perera

LOPES, M. L. H.. Hipercolesterolemia: mudança dos fatores de risco através da educação em saúde na comunidade Santa Barbara em Palmas - TO.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Yasmin Cordova Ramirez

LOPES, M. L. H.. Complicações da diabetes mellitus em idosos cadastrados na UBS São Luis do Município de Balsas. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Vanessa de Souza Ferreira

LOPES, M. L. H.. Gravidez entre as adolescentes no PSF Raul Malbouisson Melo da cidade de Entre Rios-BA.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Anabel Madiedo Oropeza

LOPES, M. L. H.. Intervenção comunitária para redução da incidência de obesidade na população adulta de Palmeiras do Tocantins. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Angelo Rossi Neto

LOPES, M. L. H.. Adesão ao tratamento medicamentoso dos usuários com hipertensão arterial sistêmica na Unidade Básica de Saúde da Família Marina Clara Batista Máximo, Barreiras-BA.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Guilherme Holanda Bezerra

LOPES, M. L. H.. Orientação sobre alimentação saudável para crianças menores de 6 anos de idade em uma escola pública.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Victor de Oliveira Sousa Guimarães

LOPES, M. L. H.. Capacitação para cuidadores de pacientes acamados portadores de síndrome da imobilidade na unidade básica de saúde Otto Alencar município de Rio Real-BA.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Luciana Tedgue Barreto

LOPES, M. L. H.. Renovação das prescrições de portadores de hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus tipo 2 em cuidado continuado na UBS em São Sebastião do Passé - BA.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: KERCIA OLIVEIRA CARNEIRO

LOPES, M. L. H.. Promoção, incentivo e apoio ao aleitamento materno e orientação quanto às suas dificuldades.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Adisnoris Jovellar Napoles

LOPES, M. L. H.. Modificação do conhecimento das mães de crianças menores de cinco anos sobre enfermidades diarreicas agudas. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Luis Enrique Hernandez Mendez

LOPES, M. L. H.. Intervenções educativas no controle da hipertensão arterial em grupo de pacientes hipertensos na UBS, Cajazeiras, Município de Urbano Santos.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Pablo Ero Oviedo Casanova

LOPES, M. L. H.. Intervenção educativa em pacientes hipertensos para modificar fatores de risco e evitar complicações.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: RAFAEL MOREIRA AQUINO

LOPES, M. L. H.. Realização de medidas preventivas contra a obesidade e síndrome metabólica e prevenção de suas consequências. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Rogélio Castillo Mesa

LOPES, M. L. H.. Intervenção educativa em pacientes hipertensos na unidade básica de saúde Aldelina Ramos da Silva, no Município Urbano Santos-MA.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: KALINE VIANA COSTA

LOPES, M. L. H.. Aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e a não interrupção do aleitamento complementado após o primeiro ano.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Camila Raquel Amaral França Macedo

LOPES, M. L. H.. A (RE) Inserção do transplantado renal no mercado de trabalho formal. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Albina Karoline Diniz Souza

LOPES, M. L. H.. A vivência da família na hospitalização da criança com a doença crônica. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Gíulia Tácila Araújo da Silva

LOPES, M. L. H.. Fatores de risco para infecção do trato urinário associado ao cateterismo vesical de demora:uma revisão integrativa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Áurea Mariana Costa Farias

DIAS, R.S.;LOPES, M. L. H.; MORAIS, R. F. C.. Diagnósticos e intervenções de Enfermagem ao candidato a transplante renal. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Rita Rozileide Nascimento Pereira

FONTENELE, A. M. M.;LOPES, M. L. H.. Causas de estenose uretral e a relação com cateterismo vesical: uma revisão sistemática. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Keyla Regiani Gomes de Cavalho

LOPES, M. L. H.. Escalas de avaliação do desempenho ocupacional em pacientes crônicos hospitalizados: revisão de literatura. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Glauciane Márcia dos Santos Martins

LOPES, M. L. H.. Fatores associados à adesão à dietoterapia em pacientes hemodialisados. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Andressa da Silva Alves

LOPES, M. L. H.. Misoprostol em obstetrícia: um estudo de sua utilização. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Fernanda Ismaela Rolim Teixeira

SILVA, G. A. S.; SANTOS, R. F.;LOPES, M. L. H.. Sobrevida de pacientes em hemodiálise. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Suelem Lopes de Oliveira

MIRANDA, A. T. M.;LOPES, M. L. H.. O significado da doença renal crônica e tratamento: um estudo com adolescentes em terapia de substituição renal. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria Poliana Lima Reis

WADIE, W.C.A.;LOPES, M. L. H.; SILVA, E.L.. Banco de ossos humano: papel do enfermeiro e aspectos éticos legais. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em curso de especialização em enfermagem clínico-cirú) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Karla Gardenea Pereira Serra Borges

DIAS, R.S.;LOPES, M. L. H.; AZEVEDO, P. R.. Processo de adaptação do paciente com doença renal crônica em hemodiálise. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em curso de especialização em enfermagem clínico-cirú) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Cinthya Daniella de Sousa Menezes

WADIE, W.C.A.;LOPES, M. L. H.; SILVA, E.L.. Trauma ortopédico em idosos:revisão de bibliografia. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em curso de especialização em enfermagem clínico-cirú) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Carlos José Moraes Dias

OLIVEIRA JUNIOR, M. N. S.; OLIVEIRA, A. B. S.;LOPES, M. L. H.. Exercício físico em pacientes com insuficiência renal crônica: uma revisão sistemática. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Viviane Pinheiro Rodrigues

RODRIGUES, V. P.; CALDAS, A. J. M.;LOPES, M. L. H.. Vigilância epidemiológica da doença renal crônica e tratamento no Brasil entre 2007-2012. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Lara Ivana Reis Ribeiro

FONTENELE, A. M. M.; OLIVEIRA, A. B. S.;LOPES, M. L. H.. Perfil socioeconômico, demográfico e características clínicas e de tratamento dos pacientes em diálise peritoneal. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em curso de especialização em enfermagem clínico-cirú) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Deuzilene P

LOPES, M. L. H.; COSTA, C.; LEMOS, S. T. F.. Viegas, Raquel C.Pereira. A aplicação do princípio da integralidade do Sistema Único de Saúde aos inscritos em lista de espera para transplante renal no Maranhão. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Luciana Valessa Medeiros e Silva

SILVA, G. A. S.;LOPES, M. L. H.; CARVALHO, M.L.. Complicações agudas em hemodiálise: breve revisão. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Mariana da Cruz Cardoso

SILVA, G.A.S.LOPES, M. L. H.; SANTOS, A. M.. Estimativa da taxa de filtração glomerular pelas fórmulas do estudo MDRD e Equação quadrática Mayo em idosos hospitalizados. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: AURICÉLIA R

LOPES, M. L. H.. O; Jair M.S.; Gildasio F. Leão. Perfil dos usuários cadastrados no Programa de Hanseníase no Centro de Saúde Antonio Nascimento Filho em Bom Jesus das Selvas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESP. de Gestão em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Jefferson Silva, Joseneide Silva, Rosinete Pinto, Ma

COUTINHO, N. P. S.;LOPES, M. L. H.; CORREA, R. G. C. F.. Leite. Qualificação dos bancos de dados dos sistemas de informação (SINAN e SISFAD), para municiar elaboração dos planos de controle da dengue. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. Gestão e Serviço de saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ana Celia de Araujo Costa

COUTINHO, N. P. S.;LOPES, M. L. H.; CORREA, R. G. C. F.. Plano de ação estímulo à alimentação saudável e prática de atividade física para crianças e adolescentes na estratégia saúde da família. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. Gestão e Serviço de saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Angela Veiga, Patricia Braga, Rizza Sousa

COUTINHO, N. P. S.;LOPES, M. L. H.; CORREA, R. G. C. F.. Estratégias para implantação de acolhimento e classificação de risco em gestantes na maternidade Benedito Leite. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. Gestão e Serviço de saúde) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Érika F

CORREA, R. G. C. F.; VASCONCELOS, G.A.;LOPES, M. L. H.. Barra, Jamara Ribeiro, Rafael A. Lima, Silvana M.C. Estratégias de prevenção e tratamento de úlcera por pressão em pacientes traumato ortopédicos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização de Enfermagem em Traumato-) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Lílian Rabelo, Ma

COUTINHO, N. P. S.;LOPES, M. L. H.; LEITE, S. R. C.. Clara Rabelo, Ma. Góis, Zoraima Porto.. Estudo do fluxo dos prontuários no processo de internação hospitalar. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Auditoria em Serviços d) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Flávio Gonçalves, Lucinaldo Gomes, José Miranda, Josué Eloy

LOPES, M. L. H.. . Programa em saúde bucal para idosos no município de Presidente Sarney. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família. UFMA) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Márcia da Ascenção Amorim, Misma Meireles

LOPES, M. L. H.. Diabetes mellitus gestacional: estratégia de ações educativas para o diagnóstico e controle. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família. UFMA) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Lauro Evangelista, Silvana Rodrigues, Silvia Nascimento

LOPES, M. L. H.. Diagnóstico precoce em câncer de boca no município de Paço do Lumiar. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família. UFMA) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Flávia Loureiro, Juliana Costa, Tatiana Sá, Renata Campelo

LOPES, M. L. H.. Pré-natal odontologia na estratégia de saúde da família. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família. UFMA) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Anna Cyntia Nascimento, José R

LOPES, M. L. H.. L. de Mendonça. Implantação de um grupo de adesão do tratamento de HIV/AIDS no Município de São José de Ribamar-MA. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família. UFMA) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Eliane de Jesus, Ivana Furtado, Kathering Freire, Lisandra V

LOPES, M. L. H.. Sistematização da fluoretação tópica com dentifrício fluoretado em escolares de 6 aos 14 anos de idade no Município de Icatu-MA. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família. UFMA) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Anie Sousa, Elmarene Limeira, Maués Araújo, Márcio Mendes

LOPES, M. L. H.. Projeto criança: uma atitude para melhorar a saúde infantil de Tutóia. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família. UFMA) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Berenice Sousa de Almeida

LOPES, M. L. H.. Ação básica de vigilância epidemiológica para capacitação do programa saúde da família - Município de Icatú-MA. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família. UFMA) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Gracielly Moreira, Guilherme Pereira, José Pereira, Rejane A

LOPES, M. L. H.. Plano de ação: capacitação sobre o SIAB para os profissionais da estratégia saúde da família - ESF no Município de Cajari - MA. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família. UFMA) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Andréia Garcês, Édila Padre, Ma

CALDAS, A. J. M.;LOPES, M. L. H.; CORREA, R. G. C. F.. de Fátima Sales, Sheila Nas. Causas de internações de idosos em Unidade de Terapia Intensiva - UTI. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Enfermagem em UTI) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ana Cleide C

CALDAS, A. J. M.;LOPES, M. L. H.; CORREA, R. G. C. F.. Ribeiro, Themys D. Val Lima. Avaliação do nível de estresse dos enfermeiros que atuam em Unidade de Terapia Intensiva. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Enfermagem em UTI) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Raimundo M

SERRA, J. N.;LOPES, M. L. H.; WADIE, W.C.A.. Ericeira, Henrique B. S. Gomes. Atenção farmacêutica como estratégia para o uso racional de medicamentos em idosos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gerontologia Social e Saúde do I) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Aldeides dos S

CORREA, R. G. C. F.;LOPES, M. L. H.; WADIE, W.C.A.. Pereira, Aldely E.P.P. Ma. Elisabeth S. S.. Idosos diabéticos e úlcera de pé: levantamento de casos em hospital público. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gerontologia Social e Saúde do I) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Célia do Socorro R

LOPES, M. L. H.; CORREA, R. G. C. F.; AQUINO, D.M.C.. P.Leal, Solange Duarte de Souza. Hipertensão arterial nos idosos do CAISI. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gerontologia Social e Saúde do I) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ana Ribeiro, Kárita S

COUTINHO, N. P. S.;LOPES, M. L. H.; CORREA, R. G. C. F.. N. Silva, Miriam Reis, Sheila Silva. Processo de comunicação em UTI - Neonatal: equipe multiprofissional e família. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Enfermagem em UTI) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Janaína Maria F

LOPES, M. L. H.. Borges; Sandra Maria Silva. Aprendendo a se cuidar: pacientes acompanhados pelo programa Hiperdia no Pólo Itaus no Município de Matinha-MA. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família. UFMA) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Eliana Azevedo; Francisco Júnior; Lara I

LOPES, M. L. H.. R.R; Luciana S.L.. Plano de ação para implantação do núcleo de apoio à saúde da família. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família. UFMA) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Edeilson S

LOPES, M. L. H.. S; Eliana J.C.S.F; Erina K.P.G; Nilgicy M.J.A. Plano de ação para o controle do câncer de colo de útero. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família. UFMA) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Patrícia L

LOPES, M. L. H.. P.S.; Rogério G. Pereira. Qualificação de planejamento famílias para o aumento do intervalo intergestacional. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família. UFMA) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Anselmo M

LOPES, M. L. H.. GA; Davi W.C.P; Kélida P. Almeida. Trabalhando a adesão dos hipertensos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família. UFMA) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Donanciana H

LOPES, M. L. H.. A.G; Edilene J.S; Flúvia M.MS.; Sheila C.S.F.. Prevenção do pé diabético pela Equipe Estratégia d Saúde da Família em três Marias no Município de Perim-Mirim. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família. UFMA) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Christiane Pereira Lopes de Melo

LOPES, M. L. H.. Análise dos potenciais doadores em morte encefálica no Estado do Maranhão no período de janeiro a dezembro de 2008. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em curso de especialização em enfermagem clínico-cirú) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Roseane Mafra Azevedo

LOPES, M. L. H.. Acidentes em terapêutica medicamentosa: uma revisão bibliográfica com análise de casos. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em curso de especialização em enfermagem clínico-cirú) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Francisca Beatriz Amorim de Carvalho Almeida

LOPES, M. L. H.. Incontinência Urinária em mulheres: estudo bibliográfico. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em curso de especialização em enfermagem clínico-cirú) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Rosemar Viegas Silveira e Ruth Claudina F

LOPES, M. L. H.. B. Couto. Derivação ventricular externa: uma revisão de literatura. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em curso de especialização em enfermagem clínico-cirú) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ana Novaga, Leyla Santos, Marilda Moura, Siane Almeida

LOPES, M. L. H.. Avaliação dos registros dos prontuários dos pacientes que realizam hemodiálise na clínica de nefrologia do HUUFMA no período de 12/2006 a 12/2007. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Auditoria em Serviços d) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ane Polline L

LOPES, M. L. H.. Araújo, Milena F.R. Patrício. Percepção da comunidade sobre a visita domiciliar realizada pela equipe de saúde da família no Gapara, São Luís-MA. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família. UFMA) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Adely Fátima Dutra Vieira Araujo

LOPES, M. L. H.. Aleitamento materno: o conhecimento de agentes comunitários de saúde. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Sergiane Maia Marciel

LOPES, M. L. H.. Insuficiência Renal Crônica na infância: alteração do estado de saúde. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em curso de especialização em enfermagem clínico-cirú) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Tânia Pavão Oliveira Rocha

LOPES, M. L. H.. Estilo de vida dos pacientes renais crônicos. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em curso de especialização em enfermagem clínico-cirú) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Jerusa Emidia Roxô Abreu

LOPES, M. L. H.. Interação medicamentosa nos pacientes hipertensos. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em curso de especialização em enfermagem clínico-cirú) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: MARINILDE TELES SOUZA

LOPES, M. L. H.. Da insuficiência Renal crônica ao transplante renal. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em curso de especialização em enfermagem clínico-cirú) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Marcia Ramos Costa Lima

LOPES, M. L. H.. Complicações durante a sessão de hemodiálise:revisão de literatura. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em curso de especialização em enfermagem clínico-cirú) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Raimundo Luís Silva Cardoso

LOPES, M. L. H.. Sistematização da assistência de enfermagem ao paciente que realiza tratamento dialítico modalidade de APD a luz do referencial de Orem.. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em curso de especialização em enfermagem clínico-cirú) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Adna Gesarone Carvalho Ferreira Pinto

LOPES, M. L. H.. Intervenções de enfermagem em pacientes com fístulas digestivas em pós-operatório. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em curso de especialização em enfermagem clínico-cirú) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Aldira A

LOPES, M. L. H.. Gomes; Claúdia Mª F. de Moura; Marilia Januária F.. Assistência à saúde do idoso no Pragrama Saúde da Família, na Unidade de Saúde Domira Dantas-Oaço Lumiar-MA. 2005.

Aluno: Daíse Rodrigues Simas; Maria OneideA

LOPES, M. L. H.. Lima; Rosângela C. Mes. Hanseníase no Município de Pedreiras-MA: aspectos epidemiológicos e operacionais no período de 1994-2003. 2005.

Aluno: Darci Ramos Fernandes; Jorgiléia Braga de Melo

LOPES, M. L. H.. Conhecimentos dos Agentes Comunitários de Saúde sobre escabiose. 2005.

Aluno: Adely Fátima Dutra Vieira

LOPES, M. L. H.. Fatores geradores de estresse ocupacional em enfermeiros de centro cirúrgico. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em curso de especialização em enfermagem clínico-cirú) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Glicia Jeane Mendes Nunes

LOPES, M. L. H.. Plano assistencial de enfermagem aos pacientes submetidos à cirúrgia de hérnia de disco. 2004.

Aluno: Sâmia Karina Castro Damascena; Tânia Pavão Olivrira

LOPES, M. L. H.. Hipertensão arterial:dificuldades e facilidades na adesão ao regime terapêutico. 2004.

Aluno: Alex Barreto; Domingos Milhomem; Jayna Fontes; Luciana Almei

LOPES, M. L. H.. Avaliação do atendimento prestado ao paciente em uma unidade básica de saúde da família no município de Grajaú-MA. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família. UFMA) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: José de Jesus Dias Júnior

LOPES, M. L. H.. Perfil Epidemiológico de Ostomizados. 2003.

Aluno: Maria de Lourdes Carvalho Barbosa

LOPES, M. L. H.. A teoria de Orem do autocuidado aos portadores de insuficiência renal crônica em tratamento de hemodiálise. 2002.

Aluno: Gerusa Arruda Vasconcelos

LOPES, M. L. H.. Estudo bacteriológico de cateteres de duplo lumén inseridos no setor de hemodiálise de um hospital universitário. 2002.

Aluno: Nílgicy Maria de Jesus Amorim Noleto

LOPES, M. L. H.. Conhecimento dos auxiliares e técnicos de enfermagem sobre cálculos de dosagem e administração de medicamentos. 2001.

Aluno: Matheus Henrique Silva Soares

SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.LIMA, R.A.. Sobrecarga do cuidador informal de idosos hospitaliados. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: ELIZETE SOUSA RIBEIRO

LOPES, M. L. H.SARDINHA, A.H.L.LIMA, R.A.. Perfil sociodemográfico e clínico de pacientes idosos internados em um hospital de alta complexidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: RENATO MENDES MIRANDA

SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.LIMA, R.A.. Caracterização de idosos homens atendidos em um Centro de Atenção Integral ao idoso em São Luís-MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: AMANDA GRAZIELLA SOUZA MONTEIRO DE LIMA

LIMA, R.A.SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.. Avaliação do nível de complexidade assistencial de idosos hospitalizados. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: MARA MANOELA DOS SANTOS MATOS

SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.LIMA, R.A.. Apgar familiar de idosos em hemodiálise. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Mayane Cristina Pereira Marques

FARIAS, F.B.B.;LOPES, M. L. H.LIMA, R.A.. Mapeamento da rede de atenção à pessoa idosa no distrito sanitário tirirical no município de São Luís-MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Jéssica Raiany Costa e Costa

LAGES, J.S.;LOPES, M. L. H.LIMA, R.A.. Mapeamento da rede de atenção à pessoa idosa no distrito sanitário centro do município de São Luís -MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: José Gonçalves da Rocha Neto

SANTOS, E. M.; LAGES, J.S.;LOPES, M. L. H.. Determinação da excreção urinária de sódio pelas equações de Tanaka e Kawasaki em amostra isolada de urina em Afrodescendentes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Elainny Gladys Costa Viana da Penha

SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.LIMA, R.A.. Cognição e grau de dependência dos idosos atendidos em um Centro de Atenção ao Idoso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: LAYSE MICHELLE JANSEN SILVA

ROLIM, I. L. T. P.;SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.. Qualidade de vida de mulheres com câncer de útero:uma revisão integrativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: AMANDA GRAZIELLA SOUZA MONTEIRO DE LIMA

LIMA, R.A.SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.. Avaliação do nível de complexidade assistencial de idosos hospitalizados. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Aline Santos de Souza

SARDINHA, A.H.L.LIMA, R.A.LOPES, M. L. H.. Idosos com diabetes mellitus: atitudes de enfrentamento. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Joselma Pinheiro Silva Romano

LIMA, R.A.; ROLIM, I. L. T. P.;LOPES, M. L. H.. Uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e biossegurança: conhecimento dos au. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: WALANA ERIKA AMÂNCIO SOUSA

SARDINHA, A.H.L.; PAIVA, M.F.L.;LOPES, M. L. H.. Funcionalidade familiar de pacientes com diabetes mellitus. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Rodrigo José Martins

SANTOS, E. M.;LOPES, M. L. H.; SILVA, E.L.. Perfil clínico e epidemiológico da doença renal crônica: revisão integrativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Levy Rosa Evangelista

LIMA, R.A.LOPES, M. L. H.SARDINHA, A.H.L.. Mapeamento e avaliação da rede de atenção a pessoa idosa do Distrito Sanitário Itaqui Bacanga. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Livia Salita Melo de Jesus Lages

PAIVA, M.F.L.;LOPES, M. L. H.; AQUINO, D.M.C.. Aspectos que interferem no acompanhamento de contatos de portadores de hanseníase em um município hiperendêmico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Késia Magna Maia Sá

LIMA, R.A.SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.. Mapeamento da rede de atenção à pessoa idosa: um panorama da sociedade civil organizada em São Luís.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Alynne Radoyk Silva Lopes

LOPES, M. L. H.. Homens idosos diabéticos: análise do autocuidado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: CARLA JANNY NUNES DE ABREU

LOPES, M. L. H.. Qualidade de vida de mulheres com câncer de mama. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Larissa Garreto Sousa Farias

LOPES, M. L. H.. Funcionalidade familiar: um estudo com idosos da Estratégia Saúde da Família. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Polyana Cabral da Silva

LOPES, M. L. H.. Influência da idade materna sobre os resultados perinatais de nascidos vivos de São Luís/Maranhão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Rhuanne Carolline Braga Mesquita

LOPES, M. L. H.. Diagnósticos e intervenções de Enfermagem em pacientes renais crônicos sob tratamento de diálise.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Thayse Silva Martins

LOPES, M. L. H.. Mapeamento da rede de atenção à pessoa idosa no distrito sanitário cohab no Município de São Luís-MA.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Thayse Silva Martins

LIMA, R.A.LOPES, M. L. H.; NUNES, F. D. O.. Mapeamento da Rede de Atenção à pessoa idosa no Distrito Sanitário Cohab do Município de São Luís-MA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ivo Mendes de Araújo

SANTOS, E. M.;LOPES, M. L. H.; SILVA, E.L.. Deficiência de vitamina D e mortalidade cardiovascular na doença renal crônica: revisão integrativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Itamar Silva Sobreiro

LIMA, R.A.LOPES, M. L. H.SARDINHA, A.H.L.. Nível de atividade física da população negra. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Larissa Cristina Rodrigues Alencar

SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.LIMA, R.A.. Idosos hipertensos: avaliação da qualidade de vida. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Leileane Costa Alves

LOPES, M. L. H.; SILVA, A. C. O.;LIMA, R.A.. Paciente Renal Crônico: uma necessidade de autocuidado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Livia Alessandra Gomes Aroucha

SARDINHA, A.H.L.; COUTINHO, N. P. S.;LOPES, M. L. H.. Prática lúdica e o idoso: percepção da equipe multiprofissional. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Anielle Martins Oliveira

SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.LIMA, R.A.. Caracterização dos pacientes diabéticos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Aline Fernanda Fontinele Murici

SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.; OLIVEIRA, A. S.. Mulheres idosas portadoras de diabetes mellitus: avaliação da qualidade de vida. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Vanessa Cristina Silva Pacheco

LOPES, M. L. H.SARDINHA, A.H.L.; OLIVEIRA, A. S.. Câncer de pênis: conhecimento dos homens atendidos no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: RÔMULO HENRIQUE DA SILVA LIMA

LOPES, M. L. H.SARDINHA, A.H.L.; AGUIAR, L. C.. Mortalidade por causas externas no Estado do Maranhão, Brasil: tendências de 2001 a 2010. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Kely Nayrana dos Reis Silva

SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.; OLIVEIRA, A. S.. Avaliação de atividades da vida diária em idosos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Juliana Karyne Chagas Cunha

SARDINHA, A.H.L.; DIAS, R.S.;LOPES, M. L. H.. Prevalência de complicações crônicas em idosos diabéticos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Danielle Priscilla Sousa Oliveira

LOPES, M. L. H.; DIAS, R.S.; SOUSA, S.M.A.. Perfil socioeconômico e clínico dos pacientes em programa hemodialítico em um serviço de nefrologia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Camila Cristine de Moraes Soares

SARDINHA, A.H.L.; AZEVEDO, P. R.;LOPES, M. L. H.. O significado do envelhecimento humano para os idosos diabéticos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Miriam Alves dos Santos

SARDINHA, A.H.L.; VIVEIROS, M. T. M.;LOPES, M. L. H.. Grau de satisfação de usuários com os cuidados de enfermagem de um hospital universitário. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Fabiano Carvalho de Sousa

MANDARINO, N. R.;SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.. Caracterização da hipertensão arterial em comunidade quilombo no povoado Santo Inácio em Alcântara-MA.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Jhenniffer Suely Moura Lima

SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.LIMA, R.A.. Estilo de vida individual de idosos em uma comunidade de São Luís-MA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Raimundo de Assunção Sousa Neto

LOPES, M. L. H.SARDINHA, A.H.L.LIMA, R.A.. Qualidade de vida dos discentes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Nayra Sousa da Silva

SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.; COUTINHO, N. P. S.. Fatores sociodemográficos e clínicos associados a adesão a terapia imunossupressora. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Alanna Dayse Nogueira Correia

SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.; COUTINHO, N. P. S.. Transplante renal: caracterização dos pacientes em acompanhamento ambulatorial em um hospital universitário no Maranhão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Clarissa Galvão da Silva

SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.; DIAS, R.S.. Adesão medicamentosa em idosos com condições crõnicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Leonel Lucas Smith de Mesquita

LOPES, M. L. H.SARDINHA, A.H.L.; WADIE, W.C.A.. Qualidade de vida dos docentes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Adrielly Haiany Coimbra Feitosa

SOUSA, S.M.A.; SILVA, A. C. O.;LOPES, M. L. H.. Cuidador informal: experiências no cuidar ao paciente com úlcera por pressão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Agostinha Pereira Rocha Neta

LOPES, M. L. H.SARDINHA, A.H.L.; CARNIB, C. E. X.. Perfil dos acidentes por queimaduras em crianças menores de dez anos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Neidna Raissa Soeiro de Almeida

AGUIAR, M. I. F.;SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.. Mulheres idosas e a prevenção do câncer do colo do útero: conhecimento e práticas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Thaysa Gois Trinta Abreu

SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.; OLIVEIRA, A. S.. O impacto do cuidar: a sobrecarga dos cuidadores familiares de isosos portadores de condições crônicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Naylle de Jesus da Silva

COIMBRA, L.C.; BARROS, L.M.;LOPES, M. L. H.. Acesso à atenção básica na perspectiva do usuário em São Luís - Maranhão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Odineilce Sampaio Pereira

COIMBRA, L.C.LOPES, M. L. H.; BARROS, L.M.. Indicadores operacionais da atenção básica em São Luís, Maranhão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Albina Karoline Diniz Souza

SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.; OLIVEIRA, A. S.. Idosos remanescentes de quilombo da Agrovila de Peru no Município de Alcântara-MA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Suelen Pacheco Chaves

SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.; COUTINHO, N. P. S.. O impacto da adesão à terapia imunossupressora em pacientes transplantados renais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Thayane Costa Ferreira Araujo

SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.; BANDEIRA, S. C.. Idosos com síndrome metabólica: perfil socioeconômico e demográfico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Élbia Cristine Oliveira dos Santos

SILVA, A. C. O.; CARVALHO, L.D.P.;LOPES, M. L. H.. Pressão arterial de adolescentes escolares. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Diane Silva Oliveira

ARAÚJO, M.C.R.A;LOPES, M. L. H.; BANDEIRA, S. C.. Aborto clandestino no Brasil: uma revisão de literatura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Bruna Gomes

SARDINHA, A.H.L.; AZEVEDO, P. R.;LOPES, M. L. H.. Idosas hipertensas: avaliação da adesão ao tratamento medicamentoso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Thays Ingrid de Abreu Corrêa

COUTINHO, N. P. S.;LOPES, M. L. H.; VIVEIROS, M. T. M.. Síndrome do pânico: aspectos clínicos etiologia, diagnóstico, tratamento e o cuidado de enfermagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Jessica Brito Rodrigues

SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.; DIAS, R.S.. Avaliação da qualidade de vida de idosos com síndrome metabólica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Karlene Azevedo Urbano Costa

SILVA, E.L.; CARVALHO, L.D.P.;LOPES, M. L. H.. A atuação do enfermeiro no atendimento ao paciente em parada cardiorrespiratória. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: GISELE MARIA DE BRITO LIMA

COUTINHO, N. P. S.;LOPES, M. L. H.; WADIE, W.C.A.. Cuidados paliativos de enfermagem para pacientes oncológicos adultos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Gracielle Cordeiro Muniz

ROLIM, I. L. T. P.;LOPES, M. L. H.; BANDEIRA, S. C.. Diagnósticos de enfermagem em pacientes portadores de insuficiência renal crônica em tratamento hemodialítico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Dayse Eveline Santos Sousa

THOMAZ, E. B. A. F.; SILVA, R. A.;LOPES, M. L. H.. Perfil epidemiológico de pacientes com hipertensão arterial cadastrados no HIPERDIA em Paço do Lumiar - MA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ana Claudia Garcia Marques

LINARD, A. G.; MARQUES, A. C. G.;LOPES, M. L. H.. Avaliação dos níveis de pressão arterial em vigilantes da Universidade Federal do Maranhão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: LUIZA COSTA FERREIRA

LOPES, M. L. H.; BANDEIRA, S. C.; GOMES, R.I.B.. Avaliação da técnica de medida da pressão arterial pela equipe de enfermagem em um hospital universitário. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Jurandy Carvalho Leite Filho

LOPES, M. L. H.; COUTINHO, N. P. S.;SARDINHA, A.H.L.. Qualidade de vida dos pacientes em tratamento de hemodiálise. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Renato de Castro Mendes

SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.; LINARD, A. G.. Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre reanimação cardiopulmonar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Thaís Stefanne Costa de Almeida

MTA, R.M.A.;LOPES, M. L. H.; SILVA, A. C. O.. Sentimentos e percepção do cuidador de idoso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Lucianne Thays Cantanhêde Garcez

SOUSA, S.M.A.; SILVA, A. C. O.;LOPES, M. L. H.. Incidência de úlcera por pressão em um hospital universitário em São Luís. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: RENATO SOUTO MOREIRA DE SOUZA

ARAÚJO, M.C.R.A;LOPES, M. L. H.; BANDEIRA, S. C.. Tratamendo da obesidade mórbida: proposta de sistematização do cuidado. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Gabriella Matteucci Vasconcelos

COUTINHO, N. P. S.;LOPES, M. L. H.; WADIE, W.C.A.. Qualidade de vida dos pacientes em hemodiálise. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Yvana Maria Camelo Furtado

SILVA, E.L.; FERREIRA, D.A.P.;LOPES, M. L. H.. Qualidade de vida e satisfação no trabalho dos profissionai de enfermagem atuantes no centro cirúrgico de um hospital universitário. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Leandro de Sousa Coelho

SARDINHA, A.H.L.; COUTINHO, N. P. S.;LOPES, M. L. H.. Perfil dos funcionários da Universidade Federal do Maranhão quanto ao risco de desenvolvimento de diabetes mellitus. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: André de Sousa Muniz

SARDINHA, A.H.L.; COUTINHO, N. P. S.;LOPES, M. L. H.. Diabetes Mellitus tipo 1: Dificuldades apresentadas no tratamento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Cinara Rúbia Portela Correias

DIAS, R.S.;LOPES, M. L. H.SARDINHA, A.H.L.. A auto-estima de pessoas portadoras de doença renal crõnica submetidas à hemodiálise. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Renato Tavares Lopes

SANTOS, R. F.;LOPES, M. L. H.. Perfil epidemiológico dos Pacientes em Programa de Diálise mno Maior Centro Especializado do Estado do Maranhão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Herbet Queiroz Silva

DIAS, R.S.; SOUSA, S.M.A.;LOPES, M. L. H.. O processo de enfermagem segundo a opinião dos enfermeiros de unidades da rede pública do município de São Luís-MA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Denise Navarro Guará

COUTINHO, N. P. S.;SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.. Idoso em tratamento hemodialítico: estudo da assistência sob a ótica da humanização. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Wilka Emanoely Cunha Castro

LOPES, M. L. H.. Estudo dos fatores de risco cardiovascular em pacientes atendidos na Liga de hipertensão do Hospital Universitário Presidente Dutra em São Luís-MA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: NATÉRCIA GOMES DE CASTRO

DIAS, R.S.;LOPES, M. L. H.. Hiperdia: conhecimento da cobertura do programa no Maranhão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Mayara Pereira da Silva

COIMBRA, L.C.; SILVA, R. A.;LOPES, M. L. H.. Hipertensão arterial em uma amostra de adultos de 20 a 59 anos nos seis municípios mais populosos do Estado do Maranhão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria das Dores Souza dos Santos

DIAS, R.S.; SILVA, E.L.;LOPES, M. L. H.. Perfil clínico epidemiológico dos pacientes lúpicos internados em um Hospital Universitário. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Claudiany Ferreira Cruz

PAIVA, M.F.L.; ARAÚJO, M.C.R.A;LOPES, M. L. H.. Condições de trabalho e qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis que trabalham no município de São José de Ribamar-Maranhão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Charlyanne Bezerra Ferreira

AQUINO, D.M.C.; CALDAS, A. J. M.;LOPES, M. L. H.. Avaliação dos programas de controle da tuberculose no Município de São Luís-Maranhão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Elisa Maria Amate

MOCHEL, E.G.; CARVALHO, L.D.P.;LOPES, M. L. H.. Prevalência de obesidade em alunos da Universidade Federal do Maranhão e sua relação com fatores ambientais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Leandro de Sousa Coelho

SARDINHA, A.H.L.; COUTINHO, N. P. S.;LOPES, M. L. H.. Perfil dos funcionários da Universidade Federal Maranhão quanto ao risco de desenvolvimento de diabetes mellitus. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Christiano Lamar Dourado

SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.; ARAÚJO, M.C.R.A. O absenteismo dos enfermeiros de um Hospital Universitário. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: CARLOS PAULO RIBEIRO PINHEIRO

LOPES, M. L. H.; COUTINHO, N. P. S.;SARDINHA, A.H.L.. Estadiamento da doença renal crônica em pacientes atendidos na Liga de Hipertensão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Nídia Lícia de Flôres Barbosa Pan

LOPES, M. L. H.; SILVA, E.L.; SOUSA, S.M.A.. Aplicação da teoria de OREM na assistência a pacientes prostatectomizados. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Aritânia Gonçalves da Silva

FRIAS, C.A.S.J.; FERREIRA, D.A.P.;LOPES, M. L. H.. Síndrome de Burnout: ocorrência em profissionais da equipe de Enfermagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Djane Pereira Rodrigues

PAIVA, M.F.L.; SILVA, R. A.;LOPES, M. L. H.. Ações do enfermeiro e a ótica do usuário acerca das ESF numa comunidade afrodescendente. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Patrícia Soares Pires

AQUINO, D.M.C.; CALDAS, A. J. M.;LOPES, M. L. H.. Incapacidade física em pacientes com diagnóstico de hanseníase no município de Buriticupu. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Paulo Ananias da Silva Neto

SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.; COUTINHO, N. P. S.. O significado da hemodiálise para o paciente renal crônico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Shirley Belfort Dutra

SILVA, E.L.; FERREIRA, D.A.P.;LOPES, M. L. H.. Avaliação da qualidade de vida após revascularização do miocárdio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Camila Evangelista Xavier Carnib

PAIVA, S.S.LOPES, M. L. H.SARDINHA, A.H.L.. Fratura de Fêmur em idosos:fatores desencadeantes. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Joilma Silva Prazeres Tobias

MOCHEL, E.G.PAIVA, S.S.LOPES, M. L. H.. Prevalência de sobrepeso e obesidade em universitários - São Luís, MA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Susane Ribeiro Forte

PAIVA, S.S.LOPES, M. L. H.SARDINHA, A.H.L.. Qualidade do sono em idosos submetidos à internação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Alexandro Ferraz Tobias

MOCHEL, E.G.; SANTOS, R. F.; FERREIRA, P. M.;LOPES, M. L. H.. Hipertensão arterial sist~emica: fatores sóciais econômicos e epidemiológicos dos usuários da Unidade de Saúde em SãoLuís-Maranhão. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Rafael Aragão Soares

LOPES, M. L. H.SARDINHA, A.H.L.; COUTINHO, N. P. S.. Hipertensão arterial: perfil do usuário que procura atendimento numa liga acadêmica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Herbert Queiroz Silva

DIAS, R.S.; SOUSA, S.M.A.;LOPES, M. L. H.. O processo de enfermagem segundo a opinião dos enfermeiros de unidades da rede pública do município de São Luís-MA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Denise Navarro Guará

COUTINHO, N. P. S.;SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.. Idoso em tratamento hemodialítico: estudo da assistência sob a ótica da humanização. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Márcia Cristina Castro

LOPES, M. L. H.. Hanseníase na Penitenciária de pedrinhas: aspectos epidemiológicos. 2006.

Aluno: Sâmara Pinto Costa

LOPES, M. L. H.. Estudo de aspectos relacionados ao abandono de tratamento para hanseníase em um hospital da rede pública federal. 2006.

Aluno: Wildilene Leite Carvalho

LOPES, M. L. H.. Desafios do ínicio da profissão: opiniões de enfermeiros recém formados. 2006.

Aluno: Edlayne Castro Amorim

LOPES, M. L. H.. Hábitos de vida de idosos hipertensos. 2006.

Aluno: Lidiane Andréia Assunção Barros

LOPES, M. L. H.. Prevalência de obesidade entre os clientes da Liga de o hospital universitário Presidente Dutra Hipertensão arterial do. 2006.

Aluno: Arinatécia Araujo Santos

MTA, R.M.A.; BARROS, L.M.;LOPES, M. L. H.. Adolescentes e a utilização de métodos contraceptivos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ethelanny Pantaleão Leite

PAIVA, M.F.L.;SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.. Consumo de drogas psicoativas por estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas de um bairro na cidade de São Luís-MA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Hugo Leandro Araújo Moraes

SARDINHA, A.H.L.MOCHEL, E.G.LOPES, M. L. H.. A ocorrência de Quedas em idosos no domicílio em São Luís - MA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Lívia Bianca da Silva Ferreira

PAIVA, M.F.L.;LOPES, M. L. H.; AQUINO, D.M.C.. Abandono do tratamento de hanseníase em clientes residentes no distrito tirirical, São Luís-MA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Luciany Barbosa da Silva

GONCALVES, A. P. F.MOCHEL, E.G.LOPES, M. L. H.. Condição nutricional de crianças com idade entre zero e cinco anos na Vila Marinha. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria Lúcia Rodrigues Cooper

DIAS, R.S.; LIMA, S. C. V. S.;LOPES, M. L. H.. Universalização da saúde: percepção de usuários e gerente da CEMARC - São Luís-MA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Susana Larissa Cordeiro Ferreira

GONCALVES, A. P. F.MOCHEL, E.G.LOPES, M. L. H.. Reflexão sobre estar grávida: estudo realizado com um grupo de adolescentes da Vila Embratel, São Luís - MA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Tâmara Rúbia Cavalcante Guimarães Coutinho

DIAS, R.S.;LOPES, M. L. H.SARDINHA, A.H.L.. Prevalência de ritonopatia diabética e fatores de risco em um hospital universitário. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Raquel Gomes Oliveiria

PAIVA, S.S.LOPES, M. L. H.SARDINHA, A.H.L.. Dor oncológica: conhecimentos e práticas de mensuração. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Nayra Myreya da Costa Ferreira

MTA, R.M.A.;LOPES, M. L. H.; CRUZ, M. S. B. V.. Satisfação dos idosos em relação às condições de vida e saúde. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Michele Pereira Silva Américo

PAIVA, S.S.LOPES, M. L. H.SARDINHA, A.H.L.. Dor: medidas não farmacológicas utilizadas por pacientes portadores de câncer. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: MARIANE PINHEIRO ROLIM

SILVA, E.L.;LOPES, M. L. H.; FERREIRA, D.A.P.. Cuidados paliativos ao paciente terminal de cãncer gástrico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Luciana Barroso Dias

CRUZ, M. S. B. V.;LOPES, M. L. H.; PAIVA, M.F.L.. Programa Saúde da Família nos Lençois Maranhenses: avaliação da atuação do PSF sob o ponto de vistam da comunidade no município de Santo Amaro do Maranhão. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Elida Barbosa Matos

DIAS, R.S.;LOPES, M. L. H.; CORREA, M. S. M.. Abordagem sobre plantas medicinais junto aos enfermeiros do Programa de Saúde da Família em São Luís-MA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Camilla Vieira de Farias

LOPES, M. L. H.; ARAUJO, M. A. P.; BEERÊDO, M.B.. Aspectos do cotidiano em portadores de colostomia permanente. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: SELMA FERNANDA SILVA ARRUDA

LOPES, M. L. H.. Compotamento da pressão arterial em escolares adolescentes de uma escola pública em São Luís-MA. 2005.

Aluno: Camila Neves dos Santos

LOPES, M. L. H.. Interações medicamentosas: uma proposta de cuidado aos portadores de Dabetes Mellitus. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Araceli Moreira de Martini Fontenele

LOPES, M. L. H.. APGAR familiar de adolescentes em tratamento hemodialítico. 2005.

Aluno: Ângela Mirella Magalhães Amorim

LOPES, M. L. H.. Dificuldades dos hipertensos em aderir ao tratamento. 2004.

Aluno: Edson Castelo Branco Soares Junior

LOPES, M. L. H.. Perfil clínico dos hipertensos do programa de hipertensão do município de Penalva-MA. 2004.

Aluno: Gilvania Gomes de Sousa

LOPES, M. L. H.. Ocorrência de neurites em portadores de hanseníase no município de Buriticupu-MA. 2004.

Aluno: Alinne Silva Andrade

LOPES, M. L. H.. Plantas medicinais: um enfoque no controle da hipertensão arterial. 2004.

Aluno: Juliana Pereira Costa

LOPES, M. L. H.. Prevalência de obesidade em funcionários da UFMA. 2004.

Aluno: Flávia Baluz Bezerra de Farias Nunes

LOPES, M. L. H.. Fatores de risco para hipertensão no contexto familiar. 2004.

Aluno: HELOÍSA MARIA LIMA GONÇALVES

LOPES, M. L. H.. Conhecimento de técnicos e auxiliares de enfermagem acerca da antisepsia realizada para administração endovenosa de medicação. 2004.

Aluno: Maria do Carmo Borges Sousa

LOPES, M. L. H.. Fatores intervenientes na prevenção do câncer de mama. 2004.

Aluno: Lara Ivana Reis Ribeiro

LOPES, M. L. H.. Cirurgia Bariátrica: plano de cuidados para a prevenção de infecção em sítio cirúrgico. 2004.

Aluno: Cristian Radson Corrêa Costa

LOPES, M. L. H.. Imobilizações gessadas em membros inferiores: cuidados de enfermagem. 2004.

Aluno: Rúbia Cristiane Costa Barros

LOPES, M. L. H.. As ações estratégicas utilizadas pelos enfermeiros das equipes do PSF da Cidade Olímpica para resolutividade dos problemas identificados. 2003.

Aluno: Janaina Maria Ferreira Borges

LOPES, M. L. H.. Avaliação pré e pós-operatória de neurólise no Hospital Universitário Presidente Dutra em São Luís, 2002. 2003.

Aluno: Fausto Armando Martins Conceição

LOPES, M. L. H.. Câncer de prostáta, masculinidade e as barreiras para detecção precoce da doença. 2003.

Aluno: Giselle Andrade Silva Lima Pires

LOPES, M. L. H.. A doença hipertensiva no sistema familiar trabalhando o autocuidado. 2003.

Aluno: Francisca Beatriz Amorim de Carvalho Almeida

LOPES, M. L. H.. Estilo de vida do enfermeiro assistencialista de um hospital universitário. 2003.

Aluno: Sergiane Maia Maciel

LOPES, M. L. H.. Processo de adaptação pré transplante dos primeiros transplantados renais no Maranhão, segundo a teoria de Callista Roy. 2003.

Aluno: RAQUEL DE AGUIAR PORTELA

LOPES, M. L. H.. Modificações no exercício da sexualidade dos clientes ostomizados. 2003.

Aluno: Érica Brandão de Moraes

LOPES, M. L. H.. Satisfação dos usuários do serviço de hemodiálise do Hospitaal Universitário Presidente Dutra: desvendando a qualidade do atendimento. 2003.

Aluno: Diana Dolores Fonseca da Silva

LOPES, M. L. H.. Humanização da assistência: opinião de portadores de HIV/AIDS. 2003.

Aluno: Jordana Maria Freitas Alves

LOPES, M. L. H.. Trabalhando o processo educativo na hipertensão arterial. 2003.

Aluno: Raimundo Luís Silva Cardoso

LOPES, M. L. H.. O cuidado ao adolescente portador de SIDA: estudo de caso embasado na Teoria de OREM. 2003.

Aluno: Renata Gonçalves da Silva

LOPES, M. L. H.. O perfil sócio-econômico dos usuários do Programa de Controle da Tuberculose da Unidade Mista do Bequimão São Luís - MA. 2003.

Aluno: Analécia Damarins da Silva Alexandre

LOPES, M. L. H.. Aplicação da Teoria de Callista Roy ao cliente em hemodiálise. 2003.

Aluno: Fernanda Liene Cavalcante da Cruz

LOPES, M. L. H.. A percepção do idoso sobre o processo de envelhecimento e sua influência no contexto familiar. 2003.

Aluno: Francisca Beatriz Amorim de Carvalho Almeida

LOPES, M. L. H.. Cuidando do cuidador: estilo de vida do enfermeiro assistencialista de um hospital universitário. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Elizane Lopes Macedo

LOPES, M. L. H.. Perfil epidemiológico dos pacientes acometidos por hérnia de disco intervetebral no HU-UFMA. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: José Maria Freitas Filho

LOPES, M. L. H.. Uso da comunicação pelo enfermeiro como instrumento básico no desempenho profissional. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Kafkasamia Lopes da Silva

LOPES, M. L. H.. Aspectos emocionais dos hipertensos na Liga de Hipertensão do Hospital Universitário Presidente Dutra. 2002.

Aluno: Ana Carolina Ribeiro de Araújo e Araújo

LOPES, M. L. H.. Câncer pediátrico. Conhecimento dos pais a respeito da doença do filho. 2002.

Aluno: Lanyelle Barroso de Lacerda

LOPES, M. L. H.. Assistência de ao portador de alzheimer. Alvitre de um plano assistencial. 2002.

Aluno: Jocelha Maria Costa Almeida

LOPES, M. L. H.. Incidência de infecção hospitalar de incisão cirúrgica em colecistectomia: estudo retrospectivo. 2002.

Aluno: Antonilde Maria Ribeiro Pereira Beccaro

LOPES, M. L. H.. Proposta de protocolo para atendimento e avaliação neurológica de enfermagem ao paciente com suspeita ou diagnóstico confirmado de AVC agudo. 2002.

Aluno: Luciana Coelho de Carvalho

LOPES, M. L. H.. Perfil técnico científico dos enfermeiros do Programa de Saúde da Família em São Luís no Distrito de Vila Esperança. 2002.

Aluno: Silvia Tereza Nogueira

LOPES, M. L. H.. Feminilização da AIDS. 2002.

Aluno: Cristiane Alves Silva

LOPES, M. L. H.. Estruturação do transplante em São Luís - MA segundo relato dos profissionais. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria Lucélia alves Macedo

LOPES, M. L. H.. Queimaduras: curativos na fase inicial. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: ADRIANA LINDOSO DUARTE

LOPES, M. L. H.. Riscos nutricionais em crianças menores de dois anos atendidas pelo Programa Saúde da Família em São Luís-MA. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Monica Caldas de Oliveira

LOPES, M. L. H.. Síndrome de down: alterações fisiopatológicas e aspectos do desenvolvimento infantil - uma proposta de modelo assistencial. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: ANDRÉIA CRISTINA DA SILVA RIBEIRO

LOPES, M. L. H.. Atuação do enfermeiro nos programas de hanseníase. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ana Léa Coêlho dos Santos Costa

LOPES, M. L. H.. Avaliação do funcionamento dos programas de hanseníase em São Luís. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Joelma Samara Castro Sousa

LOPES, M. L. H.. Perfil de clientes renais crônicos em tratamento hemodialítico. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: ENEDINA DE SÁ BARROSO

LOPES, M. L. H.. Avaliação do programa de controle da tuberculose de um posto de saúde da rede pública de buriticupu-MA. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Jarbas Pinheiro Viana

LOPES, M. L. H.. Estudo de um grupo de clientes com tuberculose atendidos em um centro de saúde de São Luís-MA. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Dilcilene Aguiar Sousa

LOPES, M. L. H.. Queixas de dores osteoarticulares nos alunos da Universidade Integrada da Terceira Idade no 2] semestre de 1999. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ana Lidia Kyatt de Freitas

LOPES, M. L. H.. Óbitos por leishmaniose visceral americana na Ilha de São Luís-MA. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Edeilson de Sousa Silva

LOPES, M. L. H.. Avaliação da aceitação do cliente como hipertenso e o sucesso do seu tratamento. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Cláudia Regina de Andrade Arrais

LOPES, M. L. H.. Hanseníase: quadros reacionais no programa saúde da pele do Hospital Universitário Presidente Dutra, São Luís - MA. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Elian Rodrigues Ferreira

LOPES, M. L. H.. Assistência de Enfermagem nas principais intercorrências de clientes em tratamento hemodialítico em São Luís - MA. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Rosiane de Assis Pereira Sodré

LOPES, M. L. H.. Programa de Saúde da Família: o que representa na Comunidade da Vila São Sebastião. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Sarah Fernanda Sá Neto Araaújo

LOPES, M. L. H.. Terceira Idade: Programas Assistenciais Desenvolvidos em São Luís-MA. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Paulo Henrique de Almeida

LOPES, M. L. H.. Avaliação do programa de hanseníase de um hospital universitário da rede pública federal em São Luís-MA. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

COUTINHO, N. P. S.; BARBOSA, M.C.G.;LOPES, M. L. H.. Concurso público para provimento de Cargo da Carreira do Magistério Superior. 2006. Universidade Federal do Maranhão.

LOPES, M. L. H.. Concurso Público para provimento de Cargos da Carreira do Magistério da Educação Básica. 2007. Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão.

LOPES, M. L. H.; FARIAS, F.B.B.;LIMA, R.A.. Comissão do Processo Seletivo Para Professor Substituto na àrea de semiotécnica. 2018. Universidade Federal do Maranhão.

LOPES, M. L. H.. Processo Seletivo para monitoria. 2017. Universidade Federal do Maranhão.

LOPES, M. L. H.. Comissão do Processo Seletivo para monitoria da disciplina Semiotécnica. 2017. Universidade Federal do Maranhão.

LOPES, M. L. H.. IX Jornada Científica do Hu-UFMA. 2016. Hospital Universitário da UFMA.

LOPES, M. L. H.; NUNES, F. D. O.;LIMA, R.A.. Processo Seletivo Simplificado para professor substituto. 2015. Universidade Federal do Maranhão.

LOPES, M. L. H.; SILVA, A. C. O.; CARVALHO, L.D.P.. Comissão para 1a. Avaliação de Desempenho em Estágio Probatório. 2014. Universidade Federal do Maranhão.

SARDINHA, A.H.L.LOPES, M. L. H.; BANDEIRA, S. C.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto na Área de Enfermagem Saúde do Adulto e do Idoso. 2013. Universidade Federal do Maranhão.

LOPES, M. L. H.. Comissão da seleção de monitoria em semiotécnica. 2011. Universidade Federal do Maranhão.

LOPES, M. L. H.; CALDAS, A. J. M.. Avaliação do Estágio Probatório. 2009. Universidade Federal do Maranhão.

COSTA FILHO, M. R.;LOPES, M. L. H.; CALDAS, A. J. M.. Comissão de Avaliação do Estágio Probatório. 2009. Universidade Federal do Maranhão.

LOPES, M. L. H.; DIAS, R.S.; SILVA, E.L.. Comissão do Processo Seletivo para Professor Substituto na Disciplína Enfermagem Médico Cirúrgica. 2008. Universidade Federal do Maranhão.

LOPES, M. L. H.; DIAS, R.S.; SILVA, E.L.. Comissão para Processo Seletivo de monitoria na área de conhecimento Enfermagem, médica,cirúrgica e Fundamentos de Enfermagem. 2008. Universidade Federal do Maranhão.

LOPES, M. L. H.. Processo Seletivo de monitoria da disciplina de Fundamentos de Enfermagem. 2007. Universidade Federal do Maranhão.

LOPES, M. L. H.. Comissão do Processo Seletivo do Curso de Especialização em Enfermagem Clínico-Cirúrgica na Modalidade de Residência. 2007. Universidade Federal do Maranhão.

LOPES, M. L. H.. Processo Seletivo Simplificado para professor substituto na Área de conhecimento médico cirúrgica. 2006. Universidade Federal do Maranhão.

LOPES, M. L. H.COIMBRA, L.C.PAIVA, S.S.. Processo Seletivo para Monitoria na Disciplina Fundamentos de Enfermagem. 2006. Universidade Federal do Maranhão.

LOPES, M. L. H.. Processo seletivo para professor substituto para área médico-cirúrgica. 2002. Universidade Federal do Maranhão.

LOPES, M. L. H.. Monitoria da Diciplína Centro Cirúrgico. 2001. Universidade Federal do Maranhão.

LOPES, M. L. H.. Seleção para professor substituto na área de enfermagemclínico-cirúrgica. 2000. Universidade Federal do Maranhão.

LOPES, M. L. H.. Monitoria da disciplina Fundamentos de Enfermagem. 1999. Universidade Federal do Maranhão.

LOPES, M. L. H.. Professor Substituto na área de Fundamentos de Enfermagem. 1999. Universidade Federal do Maranhão.

LOPES, M. L. H.. Seleção para monitoria na disciplína Enfermagem Cirúrgica. 1998. Universidade Federal do Maranhão.

Orientou

Janieldes Ferreira

Atuação do fisioterapeuta na unidade de transplante:relato de experiência; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

JEFTHER FELIPE LIMA ROCHA

Sexualidade e transplante renal;percepção de pacientes transplantados renais sobre a vivência de sua sexualidade; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Magna Alves de Vasconcelos

Infecção de corrente sanguínea por cateter venoso central de longa duração em pessoas em tratamento hemodialítico: revisão integrativa; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Ana Elisa Izaguirre Vazquez

Intervenção educativa para prevenir acidentes vasculares encefálicos em idosos da ESF São Gonçalo, Milton Brandão/Piauí; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Carmen Lidia Ortiz Quesada

Ações educativas sobre medidas de controle da diabetes mellitus para pacientes atendidos na UBS Mércia Costa Andrade no Município São Sebastião do Passé-BA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Fabiana Santos Rosa de Moura

Insulinoterapia no tratamento da diabetes mellitus tipo 2 - preconceito e desinformação; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Francisco Jésus França da Silva

Fatores de risco de hipertensão arterial em mulheres acima de 35 anos; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Idalmis Enedina Garcia Leon

Estratégia educativa em saúde para a redução da hipertensão arterial sistêmica em pacientes maiores de 15 anos da UBS Boa Vista em Picos-PI; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Lisset Esperanza Calas Portuondo

Intervenção educativa sobre câncer de mamas em um grupo de mulheres da comunidade de Monte Alegre do Piauí; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Mildrey Lopez Arbelo

Intervenção educativa sobre gravidez na adolescência; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Relvys Palmero Núñez

Intervenção educativa sobre a gravidez na adolescência na comunidade de Paus; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Yaima Coy Torrente

Hipertensão arterial sistêmica associada a dislipidemias no território Santinho; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Yaneysi Merino Luis

Prevenção da hipertensão arterial e suas complicações; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Camila Tavanny Pinheiro Mendes

Perfil de engajamento de pacientes idosas em tratamento hemodialítico para o autocuidado; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Adisnoris Jovellar Napoles

Modificação do conhecimento das mães de crianças menores de cinco anos sobre enfermidades diarreicas agudas; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Susana Louise de Almeida Santos

Saúde sexual na juventude: enfrentando as DSTs; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Luciana Tedgue Barreto

Renovação das prescrições de portadores de hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus tipo 2 em cuidado continuado na UBS em São Sebastião do Passé - BA; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

KERCIA OLIVEIRA CARNEIRO

Promoção, incentivo e apoio ao aleitamento materno e orientação quanto às suas dificuldades; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Victor de Oliveira Sousa Guimarães

Capacitação para cuidadores de pacientes acamados portadores de síndrome da imobilidade na unidade básica de saúde Otto Alencar município de Rio Real-BA; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Angelo Rossi Neto

Adesão ao tratamento medicamentoso dos usuários com hipertensão arterial sistêmica na Unidade Básica de Saúde da Família Marina Clara Batista Máximo, Barreiras-BA; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Guilherme Holanda Bezerra

Orientação sobre alimentação saudável para crianças menores de 6 anos de idade em uma escola pública; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Vanessa de Souza Ferreira

Gravidez entre as adolescentes no PSF Raul Malbouisson Melo da cidade de Entre Rios-BA; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Anabel Madiedo Oropeza

Intervenção comunitária para redução da incidência de obesidade na população adulta de Palmeiras do Tocantins; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Yamile Alvarez Perera

Hipercolesterolemia: mudança dos fatores de risco através da educação em saúde na comunidade Santa Barbara em Palmas - TO; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Yasmin Cordova Ramirez

Complicações da diabetes mellitus em idosos cadastrados na UBS São Luis do Município de Balsas; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Maria Julia Hernandez Perez

Estratégia para detecção de casos novos de hanseníase na UBS Maria das Neves no município de Codó-Maranhão; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Diana Patricia Curbelo Verano

Redução das complicações do diabetes mellitus em Serrolândia - BA; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Osvaldo Torres Rego

Controle glicêmico dos pacientes diabéticos na área de atendimento da ESF Genipabú - Extremoz, Rio Grande do Norte; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Regiane Reis Matos Passos

Medidas de autocuidado na doença renal crônica: uma revisão integrativa; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde) - Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Rita Rozileide Nascimento Pereira

Causas de Estenose uretral e a relação com cateterismo vesical: uma revisão sistemática; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Fernanda Ismaela Rplim Teixeira

Sobrevida de pacientes em hemodiálise; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

AURICÉLIA R

Oliveira, Jair de M; S, Gildasio F; Leão; Perfil dos usuários cadastrados no programa de hansenáse no centro de saúde Antonio Nascimento Filho em Bom Jesus das Selvas; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESP; de Gestão em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Lara Ivana Reis Ribeiro

Perfil sócioeconômico, demográfico e características clínicas e de tratamento dos pacientes em diálise peritoneal; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Janaina Ma

F; Borges, Sandra Ma; Silva; Aprendendo a se cuidar: pacientes acompanhados pelo programa HIPERDIA no Pólo Itaus no Município de Matinha-MA; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família; UFMA) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Eliana Azevedo, Francisco Ataíde, Lara Reis, Luciana Lobão

Plano de ação para implantação do núcleo de apoio a saúde da família; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família; UFMA) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Edeilson Silva; Eliana Ferraz; Erina Gomes; Nilgicy Amorim

Plano de ação para o controle do câncer de colo de útero; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família; UFMA) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Patrícia Pinho Santos; Rogério Gomes Pereira

Qualificação de planejamento famílias para o aumento do intervalo intergestacional; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família; UFMA) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Anselmo Araújo; Davi Pimentel; Kélida Almeida

Trabalhando a adesão dos hipertensos ao tratamento; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família; UFMA) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Donanciana Garcez; Edilene Sousa; Flúvia Silva; Sheila Ferre

Prevenção do pé diabético pela equipe estratégia de saúde da família em Três Marias no Município de Perim-Mirim; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família; UFMA) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Christiane Pereira Lopes de Melo

Análise dos potenciais doadores em morte encefálica no Estado do Maranhão no período de Janeiro a dezembro de 2008; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em curso de especialização em enfermagem clínico-cirú) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Adely Fátima Dutra Vieira Araujo

Aleitamento materno: o conhecimento de Agentes Comunitários de Saúde; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Tânia Pavão Oliveira Rocha

Estilo de vida dos pacientes renais crônicos; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em curso de especialização em enfermagem clínico-cirú) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

MARINILDE TELES SOUZA

Da insuficiência Renal Crônica ao Transplante Renalr; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em curso de especialização em enfermagem clínico-cirú) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Adna Gesarone Carvalho Ferreira Pinto

Intervenções de enfermagem em pacientes com fístulas digestivas em pós-operatório; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em curso de especialização em enfermagem clínico-cirú) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Raimundo Luís Silva Cardoso

Sistematização da assistência de enfermagem ao paciente que realiza tratamento dialítico modalidade APD a luz do referencial de Orem; ; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em curso de especialização em enfermagem clínico-cirú) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Alex Fabiano

S; Barreto, Domingos L; Milhomen, Jayna P; Fon; Avaliação do atendimento prestado ao paciente em uma unidade básica de saúde da familía no município de Grajaú - MA; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Saude Publica Concentra) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

ELIZETE SOUSA RIBEIRO

Perfil sociodemográfico e clínico de pacientes idosos internados em um hospital de alta complexidade; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Rhuanne Carolline Braga Mesquita

Diagnósticos e intervenções de enfermagem em pacientes renais crônicos sob tratamento de diálise; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Danielle Priscila Sousa Oliveira

Perfil socioeconômico e clínico dos pacientes em programa hemodialítico em um serviço de nefrologia; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Leileane Costa Alves

Paciente renal crônico: uma necessidade de autocuidado; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Raimundo de Assunção Sousa Neto

Qualidade de vida dos discentes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

RÔMULO HENRIQUE DA SILVA LIMA

Mortalidade por causas externas no Estado do Maranhão, Brasil; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Vanessa Cristina Silva Pacheco

Câncer de pênis: conhecimento dos homens atendidos no hospital universitário da Universidade Federal do Maranhão; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Agostinha Pereira Rocha Neta

Perfil dos acidentes por queimaduras em crianças menores de dez anos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Leonel Lucas Smith de Mesquita

Qualidade de vida dos docentes do curso do departamento de enfermagem da Universidade Federal do Maranhão; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

LUIZA COSTA FERREIRA

Avaliação da técnica de medida da pressão arterial pela equipe de enfermagem em um hospital universitário; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Maria Poliana Lima Reis

Diabetes mellitus: proposta de sistematização do cuidado em pacientes com pé diabético; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Juliane Santos Bispo

Análise da função renal utilizando a fórmula de Cockcroft e Gault em pacientes hipertensos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Jurandy Carvalho Leite Filho

Qualidade de vida dos pacientes em tratamento de hemodiálise; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

CARLOS PAULO RIBEIRO PINHEIRO

Estadiamento da doença renal crônica em pacientes atendidos na Liga de Hipertensão; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Nídia Lícia de Flôres Barbosa Pan

Aplicação da teoria de OREM na assistência a pacientes prostatectomizados; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Rafael Aragão Soares

Hipertensão arterial: perfil do usuário que procura atendimento numa liga acadêmica; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Camila Vieira de Farias

Aspectos do cotidiano em portadores de colostomia permanente; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Edlayne Castro Amorim

Hábitos de vida de idosos hipertensos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Ângela Mirella Magalhães Amorim

Dificuldades dos Hipertensos em aderir ao tratamento; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Erica Brandão Moraes

Satisfação dos usuarios do serviço de hemodialise do Hospital Universitario Presidente Dutra: desvendando a qualidade do atendimento; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Flavia Baluz Bezerra

Fatores de risco para hipertensão arterial no contexto familiar; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Maria do Carmo Borges Sousa

Fatores intervenientes na prevenção do câncer de mama; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

LEOVEGILDO BRANCO DOMINICE NETO

Diagnóstico de enfermagem identificado em pacientes atendidos na liga de hipertensão do hospital Universitário Presidente Dutra; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Gilvania Gomes de Sousa

Ocorrência de neurites em portadores de hanseníase no município de Buriticupu-MA; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Edson Castelo Branco Soares Junior

Perfil clínico dos Hipertensos do Programa de Hipertensão do Município de Penalva -MA; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Jordana Maria Freitas Alves

Trabalhando o processo educativo na hipertensão arterial; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

RAQUEL DE AGUIAR PORTELA

Modificações no Exercício da sexualidade dos clientes ostomizados; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Fernanda Liene Cavalcante da Cruz

A percepção do idoso sobre o processo de envelhecimento e sua influência no contexto familiar; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Fausto Armando Martins de Conceição

Cancer de prostata: masculinidade e as barreira para detecção da doença; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Silvia Teresa Nogueira

Feminilização da AIDS; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Francisca Beatriz Amorim de Carvalho

Estilo de vida do enfermeiro assistencialista de um hospital universitario; ; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Giselle Andrade Silva Lima Pires

A doença hipertensiva no sistema familiar:trabalhando o autocuidado; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Diana Dolores Fonseca da Silva

Humanização da assistência:opinião de portadores de HIV/AIDS; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Sergiane Maia Maciel

Processo de adaptação pré trnasplante dos primeiros transplantados renais, segundo a teoria de Callista Roy:uma abordagem holística; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Kafkasamia Lopes da Silva

Aspectos emocionais dos hipertensos na liga de hipertensão do Hospital Universitário Presidente Dutra; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Adriana Soares Durães

Trabalhando os fatores da depressão na terceira idade; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Monica Caldas de Oliveira

Síndrome de Dwn:alterações Fisiopatológicas e aspectos do desenvolvimento infantil - uma proposta de modelo assistencial; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

ADRIANA LINDOSO DUARTE

Riscos Nutricionais em crianças menores de dois anos atendidoas pelo Programa Saúde da Família em São-Luís-MA; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Cristiane Alves Silva

Estruturação do transplante renal em São Luís - MA segundo relato dos profissionais; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Edeilson de Sousa

Avaliação e aceitação do cliente como hipertenso e sucesso de seu tratamento; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

ENEDINA DE SÁ BARROSO

Avaliação do programa de controle da tuberculose de um posto de saúde da rede pública federal no município de Buriticupu -MA; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Sarah Fernanda Sá Neto Araújo

Terceira idade: Programas Assistenciais Desenvolvidas em São Luís-MA; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria Lúcia Holanda Lopes;

Produções bibliográficas

  • NAVA LOPES, SILVIA CRISTIANNE ; SARDINHA, ANA HÉLIA DE LIMA ; NAVA LOPES, ANNE CAROLINE ; SILVA, ELZA LIMA DA ; HOLANDA LOPES, MARIA LÚCIA ; DE ABREU LIMA, RAFAEL . Saúde Digital:. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais , v. 5, p. 117-131, 2020.

  • SARDINHA, ANA HÉLIA DE LIMA ; SÁ, KÉSIA MAGNA MAIA ; LOPES, MARIA LÚCIA HOLANDA ; LIMA, RAFAEL DE ABREU ; LOPES, SILVIA CRISTIANNE NAVA . Mapeamento da rede de atenção a pessoa idosa: um panorama das entidades mantidas pela sociedade civil no município de São Luís - MA. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 17047-17060, 2020.

  • LOPES, M. L. H. ; SANTOS, E. M. ; SILVA, E.L. . ESTIMATION OF URINARY SODIUM EXCRETION BY TANAKA AND KAWASAKI EQUATIONS IN AFRO-DESCENDANTS. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 10, p. 40269, 2020.

  • SARDINHA, A.H.L. ; LOPES, M. L. H. ; SILVA, E.L. . Caracterização sociodemográfica e clínica de homens com câncer de próstata. DOI: https://doi.org/10.15446/rsap.V21n3.70678 , v. 21, p. 1, 2019.

  • SARDINHA, A.H.L. ; LOPES, M. L. H. . EMOTIONAL SUFFERING RELATED TO LIVING WITH DIABETES. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 09, p. 28967, 2019.

  • OLIVEIRA, D. P. S. ; LOPES, M. L. H. ; SILVA, G.A.S. ; SOUSA, S.M.A. ; DIAS, R.S. ; SILVA, L. V. M. E. . socioeconômico e clínico dos pacientes em program hemodialítico. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 11, p. 4607-4616, 2017.

  • TEIXEIRA, F. I. R. ; LOPES, M. L. H. ; SILVA, G.A.S. ; SANTOS, R. F. . Sobrevida de pacientes em hemodiálise em um hospital universitário. Jornal Brasileiro de Nefrologia , v. 37, p. 64-71, 2015.

  • MESQUIRA, L. L. S. ; LOPES, M. L. H. ; SARDINHA, A.H.L. ; COUTINHO, N. P. S. . Teaching nursing: quality of life assessment. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 10, p. 128-136, 2015.

  • ROCHA NETA, A. P. ; MACIEL, S. M. ; LOPES, M. L. H. ; SARDINHA, A.H.L. ; CUNHA, C. L. F. . Perfil dos acidentes por queimaduras em crianças menores de dez anos. Sanare (Sobral) , v. 13, p. 41-47, 2014.

  • SARDINHA, A.H.L. ; LOPES, M. L. H. . Cuidadores familiaresde idosos portadoresde condição crônica. Revista de Pesquisa em Saúde , v. 14, p. 133-133, 2013.

  • COUTINHO, N. P. S. ; SARDINHA, A.H.L. ; LOPES, M. L. H. . Perfil dos idosos com síndrome metabólica. Revista de Pesquisa em Saúde , v. 13, p. 1, 2012.

  • COUTINHO, N. P. S. ; VASCONCELOS, G. M. ; LOPES, M. L. H. ; WADIE, W.C.A. . Qualidade de vida de pacientes renais crônicos em hemodiálise. Revista de Pesquisa em Saúde , v. 11, p. 1-69, 2010.

  • LOPES, M. L. H. ; SILVA, G.A.S. ; RIBEIRO, L.G. ; SILVA, T.C.S. . Perfil de engajamento para o autocuidado em portadores de hipertensão arterial. Rev Rene , v. 9, p. 27-33, 2008.

  • MARTINI, A. M. ; SOUSA, F. G. M. ; GONCALVES, A. P. F. ; LOPES, M. L. H. . Estrutura e funcionalidade de famílias de adolescentes em tratamento hemodialítico. Revista Eletrônica de Enfermagem , v. 09, p. 329-343, 2007.

  • MOCHEL, E.G. ; PRAZERES, J.S. ; Elisa Maria Amate ; Maria do Socorro Marques Soares ; LOPES, M. L. H. ; SARDINHA, A.H.L. . Incidência à obesidade em universitários - São Luís - Maranhão. Revista do Hospital Universitário/UFMA , v. 08, p. 41-47, 2007.

  • SILVA, K. L. S. ; LOPES, M. L. H. ; SALGADO, N.F. ; MORAES, M. J. D. ; ARAUJO, M. A. P. ; SILVA, G.A.S. . Aspectos emocionais dos hipertensos na liga de hipertensão do hospital universitário. Revista do Hospital Universitário/UFMA , v. 07, p. 09-13, 2006.

  • ALVES, J. M. F. ; LAGES, J.S. ; LOPES, M. L. H. ; PAIVA, M.F.L. ; LIMA, R.A. . Hipertensão arterial: manual educativo. Revista do Hospital Universitário/UFMA , v. 07, p. 20-23, 2006.

  • DOMINI, L. B. N. ; GUIMARAES, H. E. F. ; SILVA, G.A.S. ; LOPES, M. L. H. ; SALGADO, N.F. ; PAIVA, S.S. . Diagnóstico de enfermagem identificado em pacentes atendidos na liga de hipertensão do hospital universitário. Revista do Hospital Universitário/UFMA , v. 07, p. 24-29, 2006.

  • AMORIM, E. C. ; LOPES, M. L. H. ; PAIVA, S.S. ; COIMBRA, L.C. . Hábitos de vida de idosos hipertensoa. Revista do Hospital Universitário/UFMA , v. 07, p. 38-42, 2006.

  • FURTADO, Y. M. C. ; SILVA, E.L. ; FERREIRA, D.A.P. ; LOPES, M. L. H. ; PESTANA, A.L. . Qualidade de vida e satisfação no trabalho: estudo com profissionais de enfermagem trabalhadores de centro cirúrgico. In: Francisca Georgina Macedo de Sousa. (Org.). Enfermagem, saúde e cuidado. 1ed.Florianópolis: Papa-Livro, 2011, v. 01, p. 201-234.

  • LOPES, M. L. H. . Análise dos potenciais doadores em morte encefálica no estado do Maranhão no período de janeiro a dezembro de 2008. In: Rosilda Silva Dias. (Org.). Assistir e cuidar: convergência do ser e fazer Enfermagem da Resid~encia do HUUFMA. 01ed.São Luis: HUUFMA, 2009, v. 45, p. 224-226.

  • CARDOSO, R. L. S. ; LOPES, M. L. H. . Sistematização da Assistência de Enfermagem ao paciente que realiza tratamento dialítico na modalidade APD à luz do referencial teórico de Orem. In: Rosilda Silva Dias. (Org.). Assistir e cuidar: convergência do ser e fazer Enfermagem da Residência do HUUFMA. 01ed.São Luis: HUUFMA, 2009, v. 11, p. 78-82.

  • ROCHA, T. P. O. ; LOPES, M. L. H. . Estilo de vida dos pacientes renais crõnicos. In: Rosilda Silva Dias. (Org.). Assister e cuidar: convergência do ser e fazer Enfermagem da Residência do HUUFMA. 01ed.São Luis: HUUFMA, 2009, v. 16, p. 98-102.

  • COSTA, M. R. ; LOPES, M. L. H. . Complicações durante a sessão de hemodiálise. In: Rosilda Silva Dias. (Org.). Assistir e cuidar: convergência do ser e fazer Enfermagem da Residência do HUUFMA. 01ed.São Luis: HUUFMA, 2009, v. 28, p. 148-152.

  • SOUZA, M. T. ; LOPES, M. L. H. . Da insuficiência Renal ao transplante. In: Rosilda Silva Dias. (Org.). Assistir e cuidar: Converg~encia do ser e fazer Enfermagem da Residência do HUUFMA. 1ed.São Luis: HUUFMA, 2009, v. 29, p. 153-156.

  • FERREIRA, A. G. C. ; LOPES, M. L. H. . Intervenções de Enfermagem em pacientes com fistulas digestivas em pós-operatório. In: Rosilda Silva Dias. (Org.). Assistir e cuidar: convergência do ser e fazer Enfermagem da Residência do HUUFMA. 1ed.São Luis: HUUFMA, 2009, v. 26, p. 141-143.

  • SILVA, I. R. ; LOPES, M. L. H. . FATORES DE RISCO MODIFICÁVEIS PARA HIPERTENSÃO ARTERIAL: UM DESAFIO PARA O CUIDAR. In: 61CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 2009, FORTALEZA-CE. Anais do 61 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2009.

  • SILVA, I. R. ; LOPES, M. L. H. . ABORDAGEM SOBRE O USO DO JALECO EM AMBIENTES NÃO HOSPITALARES:UMA CONDUTA QUE PRECISA SER MUDADA. In: 61CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 2009, FORTALEZA-CE. Anais do 61 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2009.

  • LOPES, M. L. H. ; SILVA, I. R. . SONO E REPOUSO COMO FATOR INERENTE A PRÁTICA DO CUIDAR NA EQUIPE DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. In: 61CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 2009, FORTALEZA-CE. Anais do 61 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2009.

  • LOPES, M. L. H. . Influência da violência contra gestantes na ocorrência do aborto: caso-controle. In: 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. Anais 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.

  • ROCHA NETA, A. P. ; MACIEL, S. M. ; LOPES, M. L. H. . Perfil dos acidentes acidentes por queimaduras em crianças menores de dez anos em hospitais publicos de São Luís-MA. In: 17 Congresso Brasileiro dos Concelhos de Enfermagem, 2014, Belém. Anais do 17 Congresso Brasileiro dos Concelhos de Enfermagem, 2014.

  • MESQUIRA, L. L. S. ; LOPES, M. L. H. ; COUTINHO, N. P. S. . Qualidade de vida Geral dos docentes do curso de enfermagem da UFMA. In: 17 Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, 2014, Belém. Anais do17 Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, 2014.

  • LOPES, M. L. H. ; SARDINHA, A.H.L. ; MESQUIRA, L. L. S. . Qualidade de vida dos docentes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão: avaliação do domínio psicológico.. In: 45a Jornada Maranhense de Enfermagem, 2014, São Luis. Semana Brasileira de Enfermagem, 2014.

  • SILVA, A. C. O. ; SANTOS, E. C. S. ; SOUSA, F. G. M. ; CARVALHO, L.D.P. ; LOPES, M. L. H. . Padrão da pressão arterial de adolescentes escolares utilizando o modelo campo saúde. In: III Encontro Internacional de Pesquisa em Enfermagem, 2012, São Paulo. Anais do III Encontro Internacional de Pesquisa em Enfermagem, 2012.

  • PEREIRA, G. S. ; SARDINHA, A.H.L. ; LOPES, M. L. H. ; ANDRADE, G.R. . O significado da hemodiálise para o portador de doença renal crônica. In: XV Congresso Brasileiro de Enfermagem em Nefrologia, 2010, Vitória. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Nefrologia, 2010.

  • PEREIRA, G. S. ; SOUZA, M. T. ; LOPES, M. L. H. ; SILVA, K. C. G. ; BARROS, E. S. ; VERAS, C. L. M. . Da Insuficiência renal crônica ao transplante. In: XV Congresso Brasileiro de Enfermagem em Nefrologia, 2010, Vitória. XXV Congresso Brasileiro de Nefrologia, 2010.

  • LIMA, R.A. ; MARTINI, A. M. ; AMATE, E. M. ; LOPES, M. L. H. ; SALGADO, N.F. . Processo de enfermagem aplicado a uma portadora de sindrome metabólica em pós-operatório de neurocirurgia: o cuidar segundo Wanda Horta. In: XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Hiertensão, 2010, Goiânia. XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Hiertensão, 2010.

  • MARTINI, A. M. ; LIMA, R.A. ; LOPES, M. L. H. ; SALGADO, N.F. . O cuidado a um portador de aneurisma cerebral: sistematizando a assistência. In: XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2010, Goiânia. XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2010.

  • LIMA, R.A. ; AMATE, E. M. ; LOPES, M. L. H. ; SALGADO, N.F. . Doença arterial coronariana (DAC): um estudo de caso. In: XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2010, Goiania. XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2010.

  • LIMA, R.A. ; LOPES, M. L. H. ; COSTA, S. P. ; MARTINI, A. M. ; SALGADO, N.F. . CO-morbidades e complicações em hipertensos de um bairro do Município de São Luís-MA. In: XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2010, Goiania. XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2010.

  • LIMA, R.A. ; LOPES, M. L. H. ; COSTA, S. P. ; MARTINI, A. M. ; SILVA, I. R. ; SALGADO, N.F. . Caracterização de hipertensos do bairro Coroadinho São Luís-MA. In: XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2010, Goiania. XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2010.

  • SILVA, I. R. ; CARVALHO, M. J. ; CARVALHO, L.D.P. ; FERREIRA, L. C. ; LOPES, M. L. H. . Abordagem interdisciplinar como estratégia eficaz para o tratamento da hipertensão arterial: revisão de literatura. In: XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2010, Goiânia. XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2010.

  • FERREIRA, L. C. ; SILVA, I. R. ; LOPES, M. L. H. . Avaliação da pressão arterial em adolescentes escolares: revisão literária. In: XVIIII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2010, Goiânia. XVIIII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2010.

  • PESTANA, A.L. ; SILVA, E.L. ; ARAUJO, A. F. D. V. ; LOPES, M. L. H. ; WADIE, W.C.A. . Fatores geradores de estresse ocupacional em enfermeiros do centro cirúrgico. In: 61 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2009, Fortaleza. Anais do 61 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2009.

  • RAMOS, A.S.M.B. ; AMORIM, E. C. ; LIMA, R.A. ; SALGADO, N.F. ; LOPES, M. L. H. . Hábitos de vida de idosos hipertensos usuários da Liga de hipertensão arterial HUUFMA, em São Luís, Maranhão, Brasil. In: XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2009, Belo Horizonte. Anais do XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2009.

  • RAMOS, A.S.M.B. ; AMORIM, E. C. ; BARROS, L.A.A. ; LIMA, R.A. ; SALGADO, N.F. ; LOPES, M. L. H. . Dificuldades na mudança de estilo de vida, decorrentes do envelhecimento e da hipertensão na clientela idosa da Liga de hipertensão arterial do Hospital Universitário Presidente Dutra (HUUPD/UFMA). In: XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2009, Belo Horizonte. RrEVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO, 2009. v. 12.

  • LIMA, R.A. ; LOPES, M. L. H. ; PINTO, S. ; AMORIM, E. C. ; SILVA, I. R. ; SALGADO, N.F. ; RAMOS, A.S.M.B. . Caracterização de hipertensos do bairro Gapara, São Luís-MA. In: XVII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2009, Belo Horizonte. REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO, 2009. v. 12.

  • CASTRO, N.G ; LIMA, R.A. ; LOPES, M. L. H. ; SALGADO, N.F. . HIPERDIA: CONHECIMENTO DA COBERTURA DO PROGRAMA NO MARANHÃO. In: XVII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2009, Belo Horizonte. REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO, 2009. v. 12.

  • LIMA, R.A. ; LOPES, M. L. H. ; PINTO, S. ; AMORIM, E. C. ; SALGADO, N.F. ; RAMOS, A.S.M.B. . Caracterização da saúde bucal de hipertensos no bairro Gapara, São Luís-MA. In: XVII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2009, Belo Horizonte. REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO, 2009. v. 12.

  • COSTA, S. P. ; AQUINO, D.M.C. ; LOPES, M. L. H. ; MOURA, G. S. ; PAIVA, M.F.L. . Aspectos relacionados ao abandono de tratamento para hanseníase em um hospital da rede pública federal, em São Luís-MA.. In: 44 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2008, Porto Alegre. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2008. v. 41. p. 68-68.

  • PESTANA, A.L. ; SILVA, E.L. ; DIAS, R.S. ; LOPES, M. L. H. . Assistência de enfermagem à uma paciente portadora de pancreatite segundo Wanda de Aguiar Horta. In: 60 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2008, Belo Horizonte. Anais do 60 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2008.

  • BARBOSA, L.F.B ; LOPES, M. L. H. ; OLIVEIRA, P.S ; BEZERRIL, A.M.R. ; SANTOS, M.D.S. . Hipertensão arterial: trabalhando sua classificação. In: XV Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2007, Recife. Revista da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2007.

  • SILVA, S.S ; LOPES, M. L. H. ; BEZERRIL, A.M.R. ; OLIVEIRA, P.S ; SSNTOS, R.F.M. ; BARBOSA, L.F.B . Liga de Hipertensão: principais atividades da equipe de enfermagem. In: XV Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2007, Recife. Revista da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2007.

  • SOUSA, N.C. ; SILVA, G.A.S. ; LOPES, M. L. H. ; RIBEIRO, L.G. ; SILVA, T.C.S. ; SILVA, S.S . Perfil de engajamento para o autocuidado em portadores de hipertensão arterial. In: XV Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2007, Recife. Revista da Sociedade brasileira de Hipertensão, 2007.

  • CASTRO, N.G ; PONTE, B.P ; SILVA, S.S ; SOARES, A.S. ; LOPES, M. L. H. . Hipertensão arterial: prevalência de fatores de risco em funcionário que participaram de um mutirão no Hospital Materno Infantil. In: 14 SENPE, 2007, Florianópolis. Anais do 14 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2007.

  • DIAS, R.S. ; SARDINHA, A.H.L. ; LOPES, M. L. H. ; COUTINHO, T.R.C.G. . Prevalência de Retinopatia Diabética e fatores de risco em um hospital universitário. In: 14 SENPE, 2007, Florianópolis. Anais do 14 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2007.

  • FERREIRA, D.A.P. ; SILVA, E.L. ; LOPES, M. L. H. ; DUTRA, S.D. . Avaliação da qualidade de vida após cirurgia de revascularização do miocárdio. In: 59 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2007, Brasilia. Anais do 59 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2007.

  • PESTANA, A.L. ; SILVA, E.L. ; ROLIM, M.P.L. ; LOPES, M. L. H. ; FERREIRA, D.A.P. . A enfermagem e os cuidados paliativos ao paciente terminal de câncer gástrico. São Luís - MA, 2006. In: 59 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2007, Brasilia. Anais do 59 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2007.

  • SOUSA, N.C. ; SILVA, G.A.S. ; LOPES, M. L. H. ; RIBEIRO, L.G. ; SILVA, T.C.S. ; SILVA, S.S . Hipertensão arterial conhecendo as ações de autocuidado. In: XV Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2007, Recife. Revista da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2007.

  • SSNTOS, R.F.M. ; DAMASCENA, S.C.C. ; ROCHA, T. P. O. ; LOPES, M. L. H. ; SOUSA, F. G. M. . Hipertensão arterial dificuldades e facilidades na adesão ao regime terapêutico. In: XV Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2007, Recife. Revista da Sociedade Brasileira de hipertensão, 2007.

  • BARROS, L.A.A. ; AMORIM, E. C. ; LOPES, M. L. H. ; COIMBRA, L.C. ; RAMOS, A.S.M.B. . Hábitos de vida de idosos hipertensos da liga de hipertensão do HUPD-São Luís - MA.. In: 58 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2006, Salvador. Anais 58 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2006.

  • SANTOS, M.C.B.S. ; LOPES, M. L. H. ; FRIAS, L.M.P.S. ; PAIVA, M.F.L. ; BARBOSA, M.C.G. . Câncer de mama: perfil de mulheres mastectomizadas. In: 58 Congresso Brasileiro de enfermagem, 2006, Salvador. Anais do58 Congresso Brasileiro de enfermagem, 2006.

  • SOUSA, G.G. ; LOPES, M. L. H. ; GOMES, R.I.B. ; SARDINHA, A.H.L. ; SILVA, M.V.S. . Ocorrência de neurites em portadores de hanseníase no município de Buriticupu-MA.. In: 58 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2006, Salvador. Anais do 58 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2006.

  • SILVA, E.L. ; GONÇALVES, H.M.L. ; FERREIRA, D.A.P. ; BEERÊDO, M.B. ; LOPES, M. L. H. . Conhecimento de técnicos e auxiliares de enfermagem acerca da antI-sepsia realizada para administração de medicação endovenosa.. In: 58 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2006, Salvador. Anais do 58 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2006.

  • BARROS, L.A.A. ; ARAÚJO, M.C.R.A ; LOPES, M. L. H. ; RAMOS, A.S.M.B. ; AMORIM, E. C. . Prevalência de obesidade entre os clientes da liga de hipertensão arterial do Hospital Universitário Unidade Presidente Dutra. In: 58 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2006, Salvador. Anais 58 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2006.

  • SANTOS, M.C.B.S. ; LOPES, M. L. H. ; FRIAS, L.M.P.S. ; PAIVA, M.F.L. ; SILVA, E.L. . Fatores intervenientes na prevenção do câncer de mama.. In: 58 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2006, Salvador. Anais do 58 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2006.

  • SILVA, D.D.F. ; LOPES, M. L. H. ; MOCHEL, E.G. ; BARROS, L.M. ; SILVA, E.L. . Humanização da assistência: opinião de portadores de HIV/AIDS. In: 58 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2006, Salvador. Anais do 58 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2006.

  • MARTINI, A. M. ; SOUSA, F. G. M. ; GONCALVES, A. P. F. ; LOPES, M. L. H. . Estrutura e funcionalidade de famílias de adolescentes em tratamento hemodialítico.. In: X Colóquio Panamericano de Investigación em Enfermeria, 2006, Buenos Aires. Anais do X Colóquio Panamericano de Investigación em Enfermeria, 2006.

  • LIMA, R.A. ; PINTO, S. ; LOPES, M. L. H. ; SALGADO, N.F. ; SILVA, S.S . Acunputura: recurso terapêutico anti-hipertensivos. In: XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2006, Curitiba. Revista da Sociedade Brasileira de Hipertensão. São Paulo: Best Point Editora, 2006. v. 09.

  • COSTA, P.C. ; LIMA, R.A. ; PINTO, S. ; LOPES, M. L. H. ; NASCIMENTO, S.A. ; ARAÚJO, A. . Etilismo: prevalência na Liga de Hipertensão. In: XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2006, Curitiba. Revista da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2006.

  • LOPES, M. L. H. ; DOMINICE, L.B.N. ; LIMA, R.A. ; SALGADO, N.F. ; LAGES, J.S. . Protocolo de intervenções de enfermagem frente ao diagnóstico de controle ineficaz do regime terapêutico na liga de hipertensão do hospital universitário, São Luís-MA. In: XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2006, Curitiba. Revista da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2006.

  • LOPES, M. L. H. ; FREITAS, J.M. ; LAGES, J.S. ; LIMA, R.A. ; PAIVA, M.F.L. . Trabalhando o processo educativo na hipertensão arterial. In: XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2006, Curitiba. Revista da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2006.

  • LOPES, M. L. H. ; DOMINICE, L.B.N. ; PAIVA, S.S. ; SALGADO, N.F. ; LAGES, J.S. . Diagnóstico de Enfermagem identificado em pacientes atendidos na liga de hipertensão do hospital universitário São Luís-MA.. In: XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2006, Curitiba. Revista da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2006.

  • VASCONCELOS, G.A. ; LOPES, M. L. H. . Estudo bacteriológico de cateteres de duplo lúmen inseridos no setor de hemodiálise de um hospital universitário. In: XXIII Congresso Brasileiro de Nefrologia, 2006, Gramado. Jornal Brasileiro de Nefrologia, 2006.

  • SILVA, C.A. ; LOPES, M. L. H. ; SALGADO, N.F. ; SARDINHA, A.H.L. ; PAIVA, S.S. . Estruturação do transplante renal em São Luís-MA segundo relato dos profissionais. In: XXIII Congresso Brasileiro de Nefrologia, 2006, Gramado. Jornal Brasileiro de nefrologia, 2006.

  • BERNARDES, A.C.F. ; SOUSA, G.G. ; SILVA, M.V.S. ; LOPES, M. L. H. ; DIAS, R.S. . Perfil sócio-econômico e ambiental dos usuários do PAPA do HUUPD-UFMA. In: 58 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2006, Salvador. Anais do 58 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2006.

  • FARIAS, F.B.B. ; LOPES, M. L. H. ; DIAS, R.S. ; HOLANDA, A.M.A. ; AMORIM, A.M.M. . Hipertensão: conhecimento da doença no contexto familiar. In: 13° Seminário naciona de pesquisa em enfermagem, 2005, São Luís. Anias do 13° Seminário Nacional de Pesquisa em ENfermagem, 2005.

  • LOPES, M. L. H. ; CARVALHO, M.L. ; DIAS, R.S. ; HOLANDA, A.M.A. ; SILVA, G.A.S. . A doença hipertensiva no sistema familiar: trabalhando o autocuidado. In: 13ª Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2005, São Luís. Anais do 13ª Seminário Nacioanl de pesquisa em Enfermagem, 2005.

  • AMORIM, A.M.M. ; FARIAS, F.B.B. ; LOPES, M. L. H. ; DIAS, R.S. . Dificuldade dos hipertensos em aderir ao tratamento medicamentoso na liga de hipertensão arterial, São Luís_MA. In: 13° Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2005, São Luís. Anais do 13° Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2005.

  • FARIAS, F.B.B. ; LOPES, M. L. H. ; DIAS, R.S. ; HOLANDA, A.M.A. . Fatores associados ao estilo de vida e herança genética em familiares de portadores da hipertensão arterial. In: 13° Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2005, São Luís. Anais do 13° Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2005.

  • LOPES, M. L. H. ; ALMEIDA, F.B.A.C. ; CARVALHO, M.L. ; SANTOS, M.H. . Estilo de vida do enfermeiro assistencialista de um hospital universitário. In: SENPE, 2005, São Luís. Anais do 13° Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2005.

  • LOPES, M. L. H. ; ARAÚJO, T.L. ; SALGADO, N.F. ; MOCHEL, E.G. . Consulta de enfermagem ao portador de hipertensão: trabalhando o autocuidado. In: SENPE, 2005, São Luís. Anais do 13° Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2005.

  • BARBOSA, M.C.G. ; BARROS, L.M. ; CALDAS, A. J. M. ; LOPES, M. L. H. ; CORREA, R. G. C. F. . A qualificação pelo PROFAE: é romper barreiras e vencer desafios. In: 13° Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2005, São Luís. Anais do 13 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.

  • LOPES, M. L. H. . Assistencia ao portador de insuficiencia renal cronica em hemodialise: modelo adaptativo. In: XXII Congresso Brasileiro de Nefrologia, 2004, Bahia. Jornal Brasileiro de Nefrologia. São Paulo: Tec-art, 2004. v. 26. p. 235-235.

  • LOPES, M. L. H. . Assistencia ao portador de Lupus Eritematoso Sistemico associado à insuficiencia renal cronico de um paciente em hemodiallise. In: XXII Congresso Brasileiro de Nefrologia, 2004, Salvador. Jornal Brasileiro de Nefrologia. São Paulo: Tec-art, 2004. v. XXVI. p. 236-236.

  • LOPES, M. L. H. . Litiase vesical: uma proposta para o cuidar segundo Horta. In: XXII Congresso Brasileiro de Nefrologia, 2004, Salvador. Jornal Brasileiro de Nefrologia. São Paulo: Tec-art, 2004. v. XXVI. p. 232-232.

  • LOPES, M. L. H. . Assistência de Enfermagem ao portador de Síndrome Nefrotica associada ao Lupus Eritematoso Sistemico. In: XXII Congresso Brasileiro de Nefrologia, 2004, Salvador. Jornal Brasileiro de Nefrologia. Salvador: Tec-art, 2004. v. XXVI. p. 233-233.

  • LOPES, M. L. H. . Satisfação dos usuarios do serviço de hemodialise do Hospital Universitario Presidente Dutra: desvendando a qualidade do atendimento. In: XXII Congresso Brasileiro de Nefrologia, 2004, Salvador. Jornal Brasileiro de Nefrologia. São Paulo: Tec-art, 2004. v. XXVI. p. 230-230.

  • LOPES, M. L. H. . Perfil dos usuários do serviço de hemodiálise do hospitaal universitário dutra. In: XII Congresso Brasileiro de enfermagem em Nefrologia, 2004, Salvador. Jornal brasileiro de nefrologia. São Paulo: Tec. Art. Editora, 2004. v. XXVI. p. 229-229.

  • AMORIM, E. C. ; FARIAS, F.B.B. ; MARTINI, A.M. ; LOPES, M. L. H. ; SALGADO, N.F. . O cuidar segundo a teoria do autocuidado. In: XXIV Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia, 2004, Teresina. Anais do XXIV Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia, 2004.

  • MARTINI, A. M. ; AMORIM, E. C. ; FARIAS, F.B.B. ; LOPES, M. L. H. ; SALGADO, N.F. . Sexualidade do hipertenso: o que mudou após o diagnóstico. In: XXIV Congresso Norte-Nordeste, 2004, Teresina. Anais doXXIV Congresso Norte-Nordeste, 2004.

  • FARIAS, F.B.B. ; MARTINI, A. M. ; AMORIM, E. C. ; LOPES, M. L. H. ; SALGADO, N.F. . Educando a pessoa hipertensa. In: XXIV Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia, 2004, Teresina. Anais do XXIV Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia, 2004.

  • FARIAS, F.B.B. ; MARTINI, A. M. ; AMORIM, E. C. ; LOPES, M. L. H. ; SALGADO, N.F. . Hipertensão arterial; importância do conhecimento sobre os fatores de risco para a promoção do cuidar. In: XXIV Congresso Norte-Nordeste de cardiologia, 2004, Teresina. Anais XXIV Congresso Norte-Nordeste de cardiologia, 2004.

  • FARIAS, F.B.B. ; LOPES, M. L. H. . Tomboangeite obliterante: uma proposta de cuidar. In: XXIV Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia, 2004, Teresina. Anais do XXIV Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia, 2004.

  • BARBOSA, M.C.G. ; SILVA, E.L. ; LOPES, M. L. H. ; PESTANA, A.L. ; BARBOSA, F. G. . Registrando o fenômeno suspensão de cirurgias. In: 56 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2004, Gramado. Anais do 56 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2004.

  • AMORIM, A.M.M. ; SALGADO, N.F. ; LOPES, M. L. H. ; FARIAS, F.B.B. ; MARTINI, A. M. . Estilo de vida do hipertenso na primeira consulta de enfermagem na liga de hipertensão são -Luís-MA. In: XII congresso da Sociedade Brasileira de hipertensão, 2003, Natal. Revista da sociedade brasileira de hipertensão, 2003. v. 06. p. 44-44.

  • CAVALCANTI, L.R. ; MARTINI, A. M. ; FARIAS, F.B.B. ; DOMINICE, L.B.N. ; LOPES, M. L. H. . Relacionamento familiar do portador de hipertensão arterial. In: XII Congresso da sociedade brasileira de hipertensão, 2003, Natal. Revista da Sociedade Brasileira de hipertensão, 2003. v. 06. p. 21-21.

  • LACERDA, L.B. ; LOPES, M. L. H. . Assistencia de enfermagem ao Portador de Alzheimer:alvitre de um plano assistencial. In: 54° congresso Brasileiro de enfermagem, 2002, Fortaleza. Anais do 54°Congresso Brasileiro de enfermagem, 2002.

  • BRITO, M.S. ; FORTES, L.M. ; CARVALHO, L.D.P. ; LOPES, M. L. H. . Doença crônica no sistema familiar: trabalhando o autocuidado. In: 54° Congresso Brasileiro de enfermagem, 2002, Fortaleza. Anais do 54° Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2002.

  • TEIXEIRA,R.C. ; LOPES, M. L. H. ; ANDRADE, G.R. . Importância da monitoria no Processo ensino aprendizagem durante a graduação de enfermagem. In: Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2002, Fortaleza. Anais do 54° Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2002.

  • SILVA, E.L. ; LOPES, M. L. H. ; BARBOSA, M.C.G. ; WADIE, W.C.A. . Opinião dos familiares de clientes internados em CTIs de hospital público e privada a cerca da assistência. In: 54 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2002, Fortaleza. Anais do 54 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2002.

  • ALMEIDA, J.M.C. ; SILVA, E.L. ; LOPES, M. L. H. ; WADIE, W.C.A. . Infecção hospitalar de incisão cirúrgica em colecistectomia: estudo retrospectivo. In: 54 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2002, Fortaleza. Anais do 54 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2002.

  • LOPES, M. L. H. ; SARDINHA, A.H.L. ; MESQUIRA, L. L. S. . Qualidade de vida dos docentes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão: avaliação do domínio físico.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, E. C. S. ; SILVA, A. C. O. ; SOUSA, F. G. M. ; CARVALHO, L.D.P. ; LOPES, M. L. H. . Padrão da pressão arterial de adolescentes escolares utilizando o modelo campo saúde. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES, M. L. H. . Pacientes renais crônicos em hemodiálise: direito de acesso e garantia de condições frente a rotina do tratamento.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PESTANA, A.L. ; SILVA, E.L. ; LOPES, M. L. H. . Qualidade de vida no trabalho de profissionais de Enfermagem em um centro cirúrgico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . Assistência de Enfermagem na promoção da saúde do paciente hipertenso em uma liga de hipertensão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, G. S. ; SOUZA, M. T. ; LOPES, M. L. H. ; SILVA, K. C. G. ; VERAS, C. L. M. ; BARROS, E. S. . Da insuficiência renal crônica ao transplante. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, G. S. ; SILVA NETO, P. A. ; SARDINHA, A.H.L. ; LOPES, M. L. H. ; MIRANDA, A. T. M. ; SILVA, G.A.S. . O significado da hemodiálise para o portador de doença renal crônica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, A. J. S. ; SILVA, I. R. ; BARBOSA, D. C. ; GUIMARAES, T. A. ; LOPES, M. L. H. . A formação do enfermeiro centrada na família: relato de experiência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA JUNIOR, J. R. M. ; LOPES, M. L. H. . A enfermagem na promoção da saúde do paciente hipertenso em uma Liga de Hipertensão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINI, A.M. ; SILVA, I. R. ; LOPES, M. L. H. ; LIMA, R.A. ; COSTA, S. P. ; SALGADO, N.F. . Caracterização de hipertensos do bairro Coroadinho, São Luís-MA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . Processo de Enfermagem aplicado a uma portadora de síndrome metabólica em pós-operatório de neurocirurgia:o cuidar segundo Wanda Horta.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . O cuidado e um portador de aneurisma cerebral: sistematizando a assistência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . Doença arterial coronariana (DAC): um estudo de caso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . Co-morbidades e complicações em hipertensos de um bairro do Municpio de São Luís-MA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, A.S.M.B. ; AMORIM, E. C. ; BARROS, L.A.A. ; LOPES, M. L. H. ; SALGADO, N.F. ; LIMA, R.A. . Hábitos de de idosos hipertensos usuários da Liga de Hipertensão arterial HUUFMA, São Luis, Maranhão, Brasil.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINI, A.M. ; LOPES, M. L. H. ; LIMA, R.A. ; COSTA, S. P. ; SILVA, I. R. ; SALGADO, N.F. . Co-morbidades e complicações em hipertensos de um bairro periférico do Município de São Luís-MA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . Dificuldades na mudança do estilo de vida, decorrentes do envelhecimento e da hipertensão na clientela idosa da Liga de Hipertensão Arterial do Hospital Universitário Presidente Dutra.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . Caracterização de hipertensos do Bairro Gapara, São Luís-MA.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . HIPERDIA: conhecimento da cobertura do programa no Maranhão.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . Caracterização da saúde bucal de hipertensos no bairro Gapara, São Luís-MA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, A. F. D. V. ; PESTANA, A.L. ; SILVA, E.L. ; LOPES, M. L. H. ; WADIE, W.C.A. . Fatores geradores de estresse ocupacional em enfermeiros do Centro Cirúrgico.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . Assistência de Enfermagem à uma paciente portadora de pancreativa segundo Wanda de Aguiar Horta. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . Aspectos relacionados ao abandono de tratamento para hanseníase em um hospital da rede pública federal, em São Luís-MA.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . Como eu cuido e como me cuido. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, M. L. H. . Cardiologia geriátrica: problemas do cotidiano hipertensão arterial: abordagem não farmacológica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUTRA, S.D. ; SILVA, E.L. ; LOPES, M. L. H. ; FERREIRA, D.A.P. . Avaliação da qualidade de vida após cirúrgia de revascularização do miocárdio. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROLIM, M.P.L. ; PESTANA, A.L. ; SILVA, E.L. ; LOPES, M. L. H. ; FERREIRA, D.A.P. . A enfermagem e os cuidados paliativos ao paciente terminal de câncer gástrico, São Luís-MA, 2006.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, S.S ; BEZERRIL, A.M.R. ; LOPES, M. L. H. ; BARBOSA, L.F.B ; OLIVEIRA, P.S ; SSNTOS, R.F.M. . Liga de Hipertensão: principais atividades da equipe de enfermagem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, G.A.S. ; LOPES, M. L. H. . Hipertensão arterial: conhecendo as ações de autocuidado. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, G.A.S. ; LOPES, M. L. H. . Perfil de engajamento para o autocuidado em portadores de hipertensão arterial. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. ; BARBOSA, L.F.B ; SANTOS, M.D.S. ; BEZERRIL, A.M.R. . Hipertensão arterial: trabalhando sua classificação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCHA, T. P. O. ; DAMASCENA, S.C.C. ; LOPES, M. L. H. ; SOUSA, F. G. M. . Hipertensão arterial dificuldades e facilidades na adesão ao regime terapêutico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . Fatores de risco para hipertensão arterial prevalentes em funcionários do hospital universitário unidade materno infantil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. ; DOMINICE, L.B.N. ; LIMA, R.A. ; SALGADO, N.F. ; LAGES, J.S. . Protocolo de intervenções de enfermagem frente ao diagnóstico de controle ineficaz do regime terapêutico na liga de hipertensão do hospital universitário, São Luís-MA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. ; FREITAS, J.M. ; LAGES, J.S. ; LIMA, R.A. ; PAIVA, M.F.L. . Trabalhando o processo educativo na hipertensão arterial. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. ; DOMINICE, L.B.N. ; PAIVA, S.S. ; SALGADO, N.F. ; LAGES, J.S. . Diagnóstico de enfermagem identificado em pacientes atendidos na liga de hipertensão do hospitaçl universitário São Luís - MA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, D.D.F. ; LOPES, M. L. H. ; MOCHEL, E.G. ; BARROS, L.M. ; SILVA, E.L. . Humanização da asssistência: opinião de portadores de HIV/AIDS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . Hábitos de vida de idosos hipertensos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAÚJO, M.C.R.A ; LOPES, M. L. H. ; FRIAS, L.M.P.S. ; PAIVA, M.F.L. ; BARBOSA, M.C.G. . Câncer de mama: perfil de mulheres mastectomizadas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, M.C.B.S. ; LOPES, M. L. H. ; FRIAS, L.M.P.S. ; PAIVA, M.F.L. ; SILVA, E.L. . Fatores Intervenientes na Prevenção do câncer de mama. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . Estruturação do transplante renal em São Luis-MA segunto relato dos profissionais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . Acupuntura: recurso terapêutico anti-hipertensivo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . Estudo bacteriológico de cateteres de duplo lúmen inseridos no setor de hemodiálise de um hospital universitário.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . Protocolo de intervenções de enfermagem frente ao diagnóstico de controle ineficaz do regime terapÇeutico na Liga de Hipertensão do Hospital Universitário, São Luís-MA.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . Diagnóstico de Enfermagem identificado em pacientes atendidos na Liga de Hipertensão do Hospital Universitário São Luís-MA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . Trabalhando o processo educativo na hipertensão arterial. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . Etilismo: prevalência na Liga de hipertensão. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . Estructura e funcionalidadede famílias de adolescentes em tratamento hemodialítico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES, M. L. H. ; ALMEIDA, F.B.A.C. ; CARVALHO, M.L. ; SANTOS, M.H. . Estilo de vida do enfermeiro assistencialista de um hospital universitário. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, M.L. ; DIAS, R.S. ; HOLANDA, A.M.A. ; SILVA, G.A.S. ; LOPES, M. L. H. . A doença hipertensiva no sistema familiar: trabalhando o autocuidado. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, M. L. H. ; ARAÚJO, T.L. ; MOCHEL, E.G. ; SALGADO, N.F. . Consulta de Enfermagem ao portador de hipertensão: trabalhando o autocuidado. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, K. L. S. ; LOPES, M. L. H. . Aspectos emocionais dos hipertensos na liga de hipertensão do Hospital Universitário Presidente Dutra. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES, M. L. H. . Tromboangeite Obliterante: uma proposta de cuidar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . O cuidar segundo a teoria do autocuidado. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . Educando a pessoa hipertensa. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . Hipertensão arterial: importância do conhecimento sobre os fatores de risco para a promoção do cuidar.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . Sexualidade do hipertenso: o que mudou após o diagnóstico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . Perfil dos usuários do serviço de hemodiálise do Hospital Universitário Presidente Dutra.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . satisfação dos usuários do Serviço de Hemodiálise do Hospital Universitário Presidente Dutra: desvendando a qualidade do atendimento.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . Litíase Vesical: uma proposta para o cuidar segundo Horta. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . Assistência ao portador de lupus eritematoso sistêmico associado a insuficiência renal crônica de um paciente em hemodiálise. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . Assistência de Enfermagem ao portador de síndrome nefrótica associada ao lupus eritematoso sistêmico.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . O caminhar de Florence. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES, M. L. H. . Fatores de risco para hipertensão: em busca do conhecimento visando a prevenção. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES, M. L. H. . Perfil clínico dos pacientes inscritos no programa de hipertensão do Município de Penalva-MA. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . Estilo de vida do hipertenso na primeira consulta de Enfermagem na Liga de Hipertensão Arterial - São Luís - MA.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES, M. L. H. . Relacionamento familiar do portador de hipertensão arterial. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . Estilo de vida do hipertenso na primeira consulta de Enfermagem na Liga de Hipertensão, São Luís-MA. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . Prevenção de hipertensão primária: importância do conhecimento sobre os fatores de risco.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES, M. L. H. . Avaliação do Programa de Controle da Tuberculose no Município de Buriticupu-MA, Brasil.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, M. L. H. . Metodologias de capacitação profissional 2015 (Produção de material didático e instrucional).

Outras produções

LOPES, M. L. H. . Sistematização da Assistência de Enfermagem em Parada Cárdio-Respiratória. 2008. .

SALGADO, N.F. ; LOPES, M. L. H. . Atendimento ambulatorial ao hipertenso. 2007. (Relatório de pesquisa).

BARBOSA, L.F.B ; LOPES, M. L. H. . Teoria do autocuidado assistência de enfermagem no pós-operatório de cirurgia urológica. 2007. (Relatório de pesquisa).

AQUINO, D.M.C. ; LOPES, M. L. H. . Saúde da Pele. 2001. (Relatório de pesquisa).

COIMBRA, L.C. ; LOPES, M. L. H. . Prevalência das Lesões Precursoras do câncer de colo uterino e fatores associados. 2000. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2006 - 2007

    Aplicação da Teoria de Orem na assistência a pacientes prostatectomizados, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Lúcia Holanda Lopes - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências da Saúde. , Rua Silva Jardim, Centro, 65000-000 - Sao Luis, MA - Brasil, Telefone: (98) 32327312

Experiência profissional

2006 - 2007

Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: público, Carga horária: 4

1998 - 2001

Pró Saúde Associação Beneficente de Associação Social e Hospitalar

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Privado, Carga horária: 30

1998 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

1988 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro-Area, Carga horária: 40

Atividades

  • 11/1992

    Outras atividades técnico-científicas , Hospital Universitário, Hospital Universitário.,Atividade realizada, Enfermeiro.

1988 - 1992

Hospital Geral de Macapá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Servidor público, Carga horária: 40

Outras informações:
Transferida para o Universidade Federal do Maranhão com lotação no Hospital Universitário

1987 - 1989

Hospital Escola Sao Camilo e Sao Luiz

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Privado, Carga horária: 30

1987 - 1989

Escola Estadual Pofª Graziela Reis de Sousa

Vínculo: Serviço prestado, Enquadramento Funcional: público, Carga horária: 20

1996 - 2001

Secretaria Municipal de Saúde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira da Estratégia Saúde da Família, Carga horária: 30