JARDIJANE RIBEIRO GOMES

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão (2001). 24 anos de experiência na Assistência e Docência com Pós-graduada em Educação e Saúde, pela Fiocruz, Docência Superior e Enfermagem do Trabalho pela UEPI, Controle de Infecção Hospital pela Unyleya, Preceptoria em Serviços de Saúde pelo Ministério da Saúde cursando Especialização em Gestão de Residências em Saúde PROADI(Ministério da Saúde) , Mestrado em Unidade de Terapia Intensiva pela SOBRATI e Doutoranda em Gestão Saúde Pública pela EBWU, atualmente sou Enfermeira Assistencial no Hospital Geral e Hospital da Ilha e Preceptora de Enfermagem na Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva Adulto e Docente da Graduação do Curso de Enfermagem da FACAM, já trabalhei como Enfermeira Assistencial nos setores como Urgência e Clínica Cirúrgica, Central de Material, NEP e CCIH do Hospital de Câncer do Maranhão Tarquínio Lopes Filho, Sou Preceptora de Enfermagem da Residência da EMPRESA DE SERVIÇO HOSPITALARES DO MARANHENSE e trabalhei por 18 anos em Clínica Médica-Cirúrgica / UTI / PSA do Hospital Português. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Permanente, na preceptoria desenvolvo muitas estratégias Educacionais inclusive metodologias ativas, tanto no trabalho em serviço com em sala de aula, com conhecimento em google e workspace, pois são ferramentas muito utilizadas para desenvolvimento na elaboração e avaliações das atividades junto ao aluno .Pretensão salarial do cargo pretendido 3.500 a 4.500, dependendo da carga horaria.

Informações coletadas do Lattes em 09/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em terapia intensiva

2017 - 2019

Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva
Título: PREVAÊNCIADOS FATORES DE RISCO DE INFECÇÃODO TRATO URINÁRIOPOR CANDIDAS NÃO ALBICANSEM PACIENTES ONCOLÓGICOSNA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA, Ano de Obtenção: 2019
Orientador: douglas ferrari
Coorientador: Douglas Ferrari.

Especialização em andamento em Controle de Infeção Hospitalar

2017 - Atual

UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A, Unyleya

Especialização em Especialização em Enfermagem do Trabalho Habilidade em Docência Superior

2005 - 2006

Universidade Estadual do Piauí
Título: Cuidados de Enfermagem Doenças ocupacionais
Orientador: Daniela Coimbra

Especialização em Educação na área de saúde: Enfermagem

2001 - 2002

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Cuidados de pacientes em Unidade Intensiva
Orientador: Elza alba

Graduação em Enfermagem

1996 - 2001

Universidade Federal do Maranhão
Título: VIDA E SAÚDE DOS MORADORES DO BAIRRO DO JARACATI -SÃO LUIS MA 2000
Orientador: ELMA

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Permanente.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso/Especialidade: ENFERMAGEM DO TRABALHO E DOCENCIA SUPERIOR.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: ENFERMAGEM GENERALISTA.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: ENFERMAGEM.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso.

Participação em eventos

II Amostra Científica da Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão.?PROJETO EU CUIDO DE VOCÊ, VOCÊ CUIDA DE MIM: ELOGIE UM COLEGA DE TRABALHO E CONSTRUAM UM DIA MAIS FELIZ? - A IMPORTÂNCIA DE AÇÕES DE HUMANIZAÇÃO kIMPLEMENTADAS PELA GESTÃO DE ENFERMAGEMh. 2033. (Outra).

2º Congresso Cuidar de todos. avaliador. 2025. (Congresso).

1º Congresso Cuidar de todos. avaliador. 2024. (Congresso).

CONGRESSO DE TERAPIA INTENSIVA. PERFIL CLINICO DOS PACINTE INTERNADOS NA UTI CIR'URGICA. 2024. (Congresso).

1º ENCONTRO NACIONAL DO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO DE PRORAMA S DE RESIDENCIA E DA PRECEPTORIA NO SUSST.INTEGRAÇÃO ENTRE OS RESIDENTENTE EM SAÚDE DO HOSPITAL CARLOS MACIEIRA.. 2023. (Encontro).

2º ENCONTRO NACIONAL DO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO DE PROGRAMA DE RESIDENCIA E DA PRECEPTORIA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DGPSUS6 SUSTENTABILIDADE EM PROCESSOS DE MUDANÇAS66.INTEGRAÇÃO ENTRE OS RESIDENTENTE EM SAÚDE DO HOSPITAL CARLOS MACIEIRA.. 2023. (Encontro).

III AMOSTRA CIENTIFICA I CONGRESSO DE SAÚDE COLETIVA. I CONGRESSO DE SAÚDE COLETIVA DO MARANHÃO. 2023. (Congresso).

III MOSTRA CIENTIFICA. I CONGRESSO DE SAÚDE COLETIVA DO MARANHÃO. 2023. (Congresso).

2/ ENCONTRO DO PROJETO PROADI-SUS DE CUIDADOS PALIATIVOS.PROADI-SUS DE CUIDADOS PALIATIVOS. 2022. (Encontro).

CURSO DE ACESSO VENOSO COM CATETER PERIFERICO PARA ALUNOS DA GRADUAÇÃO.CURSO DE ACESSO VENOSO COM CATETER PERIFERICO PARA ALUNOS DA GRADUAÇÃO. 2022. (Outra).

II Amostra Científica da Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão.BANHO DE SOL COMO RECURSO TERAPÊUTICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO HOSPITAL DRº RAIMUNDO LIM. 2022. (Outra).

II MOSTRA CIENTIFICA DA SES MAEIXO 1 ATENÇÃO A LINHA DE CUIDADOS EIXO 4 COVID19. ATENÇÃOA LINHA DE CUIDADO. 2022. (Exposição).

II MOSTRA CIENTIFICA SES/MA. LINHA DE CUIDADOS A SAÚDE. 2022. (Exposição).

Participação em bancas

Aluno: Luana Carneiro Diniz Souza

GOMES, J. R.. O IMPACTO DA HIPOSSALIVAÇÃO NO PACIENTE CRÍTICO: revisão integrativa.. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência multiprofissional em UTI adulto) - ESPMA.

Aluno: Luana Carneiro Diniz Souza

GOMES, J. R.. AVALIAÇÃO DO PERFIL CLÍNICO E MICROBIOLÓGICO DOS PACIENTES COM SEPSE EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO?. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência multiprofissional em UTI adulto) - ESPMA.

Aluno: Luana Carneiro Diniz Souza

GOMES, J. R.. AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS RESIDENTES SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS. 2021 - Escola Pública do Maranhão.

Orientou

JARDIJANE RIBERO GOMES

AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DO FAST HUG EM UNIDADES DE TERAPIA INTNSIVA; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO) - EMPRESA MARANHENSE DE SERVIÇOS HOSPITALARES; Orientador: Jardijane Ribeiro Gomes;

JARDIJANE RIBERO GOMES

CIRÚRGIAS CARDIÁCAS COM CIRCULAÇÃO EXTRACORPÓREA: CARACTERISTICAS DOS PACIENMTES E SUAS PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES PÓS-OPERATÓRIA; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO) - EMPRESA MARANHENSE DE SERVIÇOS HOSPITALARESEDICOHOSPITALAR DO MARANHÃO; Orientador: Jardijane Ribeiro Gomes;

JARDIJANE RIBEIRO GOMES

avaliação da dor e uso de analgesia na prática assistencial de médicos e enfermeiros em UTI; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM TERAPIA INTENSIVA) - EMSERH; Orientador: Jardijane Ribeiro Gomes;

JARDIJANE RIBERO GOMES

avaliação do perfil clínico e microbiológico dos pacientes com sepse em unidade de terapia intensiva; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO) - EMPRESA MARANHENSE DE SERVIÇOS HOSPITALARESEDICOHOSPITALAR DO MARANHÃO; Orientador: Jardijane Ribeiro Gomes;

Produções bibliográficas

  • GOMES, J. R. ; ana tereza ; RIBEIRO, M. R. . Inplantação do POP de Transporte Interno do Hospital de Câncer do Maranhão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, M. R. ; GOMES, J. R. . Acolhimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, J. R. ; RIBEIRO, M. R. ; GOMES, J. R. . Manejo com o paciente para Apoio Assistêncial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ana tereza ; GOMES, J. R. ; RIBEIRO, M. R. . Semana Cientifica Outubro Rosa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOMES, J. R. ; RIBEIRO, M. R. ; ana tereza . POP de Identificação e Não conformidades. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOMES, J. R. . Proteção ao Paciente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOMES, J. R. . Identificação do Paciente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - 2022

    Cirurgia Cardiaca com Extracorporea: Caracteristica dos pacientes e suas principais complicações pós operatório, Descrição: Trabalho de pesquisa para conclusão da residencia multiprofissional em UTI Adulto. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jardijane Ribeiro Gomes - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2002 - Atual

Hospital Português

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro da Clínica Médica-Cirúrgica/UTI/PS, Carga horária: 144

Outras informações:
Cuidados de Enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos

2011 - 2013

Universidade Ceuma

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PRECEPTORA DE estágio, Carga horária: 144

2019 - Atual

EMPRESA DE SERVIÇO HOSPITALARES DO MARANHENSE

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PRECEPTORA DE ENFERMAGEM DA RESIDÊNCIA, Carga horária: 20

2010 - 2017

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTA DO MARANHÃO

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: SUPERVISOR DE ESTÁGIO, Carga horária: 20

2002 - 2003

Santa Casa de Misericórdia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Enfermagem, Carga horária: 144

2001 - 2002

Santa Casa de Misericórdia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira em Unidade de Terapia Intensiva, Carga horária: 144

2002 - Atual

Hospital de Câncer do Maranhão Taquinio Lopes Filho

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira da Clinica Cirúrgica/UTI/PS, Carga horária: 144

2022 - Atual

Faculdade do Maranhão

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do curso de Enfermagem EAD, Carga horária: 24

Outras informações:
Sou professor do curso de graduação em Enfermagem EAD, onde executo minhas atividades mensalmente nos pelos da faculdade, ministrando disciplina específica.