Poliane de Oliveira Soares

Possui graduação em Letras Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas, pela Universidade do Estado da Bahia (2013). Tem experiência na rede estadual e privada de ensino e já atuou no meio jornalístico.

Informações coletadas do Lattes em 11/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Letras Língua Portuguesa e suas Literaturas

2009 - 2013

Universidade do Estado da Bahia
Título: HERANÇA LEXICAL LATINA: VOCÁBULOS DE ORIGEM LATINA EM ALGUNS TEXTOS DA IGREJA CATÓLICA
Orientador: Prof. Dr. Celso Kallarrari

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

Centro Educacional Timóteo Alves de Brito

Formação complementar

2010 - 2011

Educação Cooperativa. (Carga horária: 200h). , Instituto Francisco de Assis Técnico, IFA TÉCNICO, Brasil.

2008 - 2009

Amigos do Brasil. (Carga horária: 240h). , Pitágoras faculdade, PITÁGORAS, Brasil.

2005 - 2006

Programa de Enriquecimento Instrumental. (Carga horária: 155h). , Centro Educacional Timóteo Alves de Brito, CETAB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Participação em eventos

I colóquio de políticas públicas intersetoriais. 2013. (Outra).

Acervos e arquivos de Jorge Amado. 2012. (Encontro).

II colóquio de literatura baiana: Leituras de Jorge Amado.Tenda dos milagres (Jorge Amado) e Viva o povo brasileiro (João Ubaldo Ribeiro): a história do Brasil contada pelo povo x o discurso da elite. 2012. (Outra).

II colóquio de literatura baiana: Leituras de Jorge Amado. 2012. (Outra).

Libras: vozes que emergem no silêncio. 2012. (Encontro).

VI Seminário de pesquisa e extensão.O letramento na diferença: uma experiência de estágio em espaço não escolar. 2012. (Seminário).

VI Seminário de pesquisa e extensão.Viva o povo brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro: a história do Brasil contada pelo povo x o discurso da elite. 2012. (Seminário).

VI Seminário de pesquisa e extensão.Tenda dos milagres (Jorge Amado) e Viva o povo brasileiro (João Ubaldo Ribeiro): a história do Brasil contada pelo povo x o discurso da elite. 2012. (Seminário).

I Workshop de língua e cultura japonesa. 2011. (Oficina).

Texto e discurso: análise de textos contemporâneos. 2011. (Oficina).

16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. 2010. (Encontro).

II noite negra: 100 anos da revolta da chibata.Manifestações ideológicas no discurso do poema História, de Jorge de Lima. 2010. (Encontro).

I Seminário de Educação: Educação para todos. 2010. (Seminário).

Literatura e cultura popular: nos descaminhos da tradição. 2010. (Oficina).

Oficina de produção e divulgação da literatura de cordel. 2010. (Oficina).

O novo acordo ortográfico da língua portuguesa. 2010. (Oficina).

V Seminário de pesquisa e extensão. 2010. (Seminário).

I Festival de literatura e cultura. 2009. (Outra).

Produções bibliográficas

  • SOARES ; AGUIAR, K. C. S. S. S. . VIVA O POVO BRASILEIRO, DE JOÃO UBALDO RIBEIRO: A HISTÓRIA DO BRASIL CONTADA PELO POVO X O DISCURSO DA ELITE. In: VI SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO EXTREMO SUL DA BAHIA, 2012, Teixeira de Freitas. Formação humana, currículo e práxis social. Teixeira de Freitas: UNEB, 2012.

  • SOARES ; AGUIAR, K. C. S. S. S. . TENDA DOS MILAGRES (JORGE AMADO) E VIVA O POVO BRASILEIRO (JOÃO UBALDO RIBEIRO): A HISTÓRIA CONTADA PELO POVO X O DISCURSO DA ELITE. In: VI SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO EXTREMO SUL DA BAHIA, 2012, Teixeira de Freitas. Formação humana, currículo e práxis social. Teixeira de Freitas: UNEB, 2012.

  • SOARES ; AGUIAR, K. C. S. S. S. ; CONCEIÇÃO, Eliana . O LETRAMENTO NA DIFERENÇA: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR. In: VI SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO EXTREMO SUL DA BAHIA, 2012, Teixeira de Freitas. Formação humana, currículo e práxis social. Teixeira de Freitas: UNEB, 2012.

  • SOARES ; AGUIAR, K. C. S. S. S. ; INOCÊNCIO, Maiara . MANIFESTAÇÕES IDEOLÓGICAS NO DISCURSO DO POEMA HISTÓRIA DE JORGE DE LIMA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2011

    Prescrição gramatical X Educação linguística: a polêmica do livro Por uma vida melhor, Descrição: A pesquisa intitulada Prescrição gramatical X Educação linguística: a polêmica do livro Por uma vida melhor discute a repercussão negativa que a abordagem do português não-padrão provocou junto à mídia e à sociedade brasileira. Tal situação evidencia o preconceito latente e equivocado que muitas pessoas mantêm acerca da natureza da língua, vista como um bloco estático e, normalmente, confundida como o conjunto de regras de um compêndio de gramática, cuja variação é ignorada ou taxada como desvio. Diante do exposto, tem-se por objetivos: (i) destacar as consequências do preconceito linguístico entranhado no ideário social no que diz respeito ao ensino da gramática normativa, pautado na dicotomia certo x errado; (ii) analisar o tratamento dispensado à variação linguística nos documentos oficiais que regem a educação do Brasil, nos últimos quarenta anos, a exemplo das Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa; e ainda, (iii) discutir o fato de que o livro didático em questão fundamenta-se nas atuais perspectivas educacionais. Ao considerar a importância do estudante reconhecer as diferentes maneiras de expressão da linguagem, bem como distinguir os espaços sociais de suas ocorrências, a sociedade e a escola estão admitindo a legitimidade da diversidade cultural das comunidades de tais sujeitos. Para a sustentação desta pesquisa foi essencial o levantamento e seleção de referências, das quais destacamos os estudos de Antunes (2009), Bagno (2000 e 2003), PCN (1997), Gomes (2009), Lima (1992) e Silva (2000). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Poliane de Oliveira Soares - Integrante / Katrícia Costa - Integrante / Maiara Inocêncio - Integrante / Crysna Bonjardim - Coordenador / Vilma Mota - Integrante / Fabiana da Silva - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Fala e escrita: modalidades de uso da língua, Descrição: A pesquisa intitulada Fala e escrita: modalidades de uso da língua discute as relações mútuas e intercambiáveis entre a fala e a escrita, ambas produções textuais. Porém, mesmo reconhecendo estas relações, compreende-se que a língua falada e a língua escrita possuem diferenças estruturais, considerando as condições de produção de cada uma. Por isso, não podem ser feitas generalizações e tratar as relações entre a fala e a escrita de maneira oposta, pois são práticas comunicativas com características próprias; as limitações e os alcances de cada uma irão depender e variar a partir do seu modo e contexto de produção. Apresenta, ainda, os marcadores conversacionais, paralinguísticos, prosódicos e verbais ou supra-segmentais e uma reflexão sobre o fato de que um indivíduo pode falar sem se ater estritamente às regras gramaticais propostas para a escrita e ser bem entendido, assim como, um sujeito pode falar de acordo com as regras gramaticais e não ser entendido, uma vez que um enunciado pode ser comunicativo em um contexto interacional e em outro não, tudo vai depender da adequação situacional e social. Este estudo expõe, pois, a necessidade de uma prática de ensino que integre as duas formas de expressão comunicativa, utilizando saberes adquiridos nas diversas disciplinas deste semestre. Visando a concretização deste trabalho, foi essencial o levantamento e seleção bibliográficos para sustentação da pesquisa, ancorando-se no aprofundamento teórico, em especial nas premissas de estudos de Camacho (2003), Fávero, Andrade e Aquino (1999), Marcuschi (2001) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino fundamental (2000). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Poliane de Oliveira Soares - Integrante / Katrícia Costa - Integrante / Maiara Inocêncio - Integrante / Natanieli Giacomin - Integrante / Cristhiane Ferreguett - Coordenador.

  • 2009 - 2009

    Análise dos elementos da narrativa e a literariedade presente na obra escrita O carteiro e o poeta, Descrição: A pesquisa intitulada Análise dos elementos da narrativa e a literariedade presente na obra escrita O carteiro e o poeta analisa os elementos da narrativa, reconhece os possíveis aspectos do texto literário e evidencia a incidência de um ou mais gêneros literários na obra em estudo. Para isso foi necessária a leitura da obra escrita, e posteriormente um levantamento e seleção bibliográficos para sustentação da pesquisa. Fez-se indispensável haver um aprofundamento teórico, de forma especial dos estudos de GANCHO (2006), GOULART e SILVA (1994), MOISÉS (2001), TAVARES (1989), TRAVAGLIA (2001) e VALENTE (1997). A novela traz como personagens mais evidentes Mário Jiménez, Pablo Neruda, Beatriz e Rosa González. Tendo como protagonista o primeiro. O enredo se desenvolve numa pequena cidade litorânea do Chile, de 1969 a 1973, é narrado em terceira pessoa, faz uso predominantemente do discurso direto e traz marcas do discurso indireto livre. Trata de amizade, poesia, amor e política. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Poliane de Oliveira Soares - Integrante / Katrícia Costa - Integrante / Maiara Inocêncio - Integrante / Pétala Regina Lima - Integrante / Arolda Maria Figuerêdo - Coordenador / Camila Ramos Santos - Integrante.

  • 2009 - 2009

    Manifestações ideológicas no discurso do poema História, de Jorge de Lima, Descrição: A pesquisa intitulada "Manifestações ideológicas no discurso do poema História, de Jorge de Lima", analisa a linguagem e a ideologia presentes neste, conforme seus aspectos de tradição e ruptura, tendo em vista a observação da ideologia como mascaramento da realidade, no qual se permite a exploração e a dominação social. Assim, busca-se também, reconhecer as possíveis implicações sócio-ideológicas das produções de linguagem em tal texto literário, e deste modo, enaltecer a linguagem tanto como usufruente de determinada autonomia em relação às formações sociais quanto abarcador de influências ideológicas. Para a concretização de tais objetivos foi essencial a leitura (não só de palavras, mas também das entrelinhas) do poema, e posteriormente um levantamento e seleção bibliográficos para sustentação da pesquisa. Logo, fez-se imprescindível haver um aprofundamento teórico, em especial dos estudos de Braga (1980), Chaui (1995), e Fiorin (1990). O poema tem como enredo o sofrimento da ex-princesa africana, que foi adquirida por um simples caco de espelho para realizar serviços escravos, esta, veio subjugada para o Litoral, onde teve sua trajetória de vida marcada por abusos sexuais, agressões físicas e morais, e em meio a tanta penúria a negra viu nas suas crenças religiosas o único refúgio. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Poliane de Oliveira Soares - Integrante / Eliana Conceição - Integrante / Katrícia Costa - Integrante / Maiara Inocêncio - Integrante / Pétala Regina Lima - Integrante / Valci Vieira Santos - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2015

Instituto Francisco de Assis

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Médio (2º e 3º ano).

2014 - 2015

Colegio da Policia Militar - Anisio Teixeira

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de: * Língua Portuguesa - 9º ano * Literatura - 1º e 2º ano

2014 - 2015

Colegio Estadual Henrique Brito

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de: * Redação - 1º, 2º e 3º ano * Sociologia - 2º e 3º ano * Filosofia - 1º e 3º ano

2013 - 2013

APRIMORE - Instituto profissionalizante e assessoria pedagógica

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de reforço das disciplinas Língua Portuguesa e Redação. Professora do curso profissionalizante Turismo e hotelaria.

2013 - 2013

Colégio Anchieta Objetivo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25

Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa no ensino fundamental II (6º ao 9º ano).

2012 - 2012

Centro Educacional Timóteo Alves de Brito

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora substituta de Artes (8º ano do E.F e 1º ano do E.M) e auxiliar na secretaria.

2011 - 2012

Neuza e filhos (portal do extremo Sul)

Vínculo: Informal, Enquadramento Funcional: Redatora, Carga horária: 20

2010 - 2010

Centro Educacional Professor Rômulo Galvão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa e Redação (1º e 2º ano do E.M).

2009 - 2013

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Acadêmico