Marília Brandão Amaro da Silveira

Marília Brandão Amaro da Silveira (Marília Bas) é bacharel em Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas/UFPel. Atua como designer e fotógrafa autônoma, com ênfase em design editorial, identidade visual e produção gráfica (digital e impressa) para o setor artístico, instituições sociais e empresas. Dedica-se também a atender o público universitário, oferecendo soluções personalizadas para editoração de livros e organização de eventos. Paralelamente, colabora com o Instituto de Estudos Políticos Mário Alves no desenvolvimento de produtos e peças gráficas com conteúdo social. Foi bolsista de iniciação científica CNPq e também FAPERGS, com pesquisa em produção gráfica de materiais escolares, vinculada ao Centro de Memória e Pesquisa Hisales (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares). Foi extensionista pela Fundação Delfim Mendes da Silveira, integrando a equipe da Agimos #8722; Agência de Indústria Criativa e Mobilização Social, como designer e fotógrafa, produzindo identidades visuais, peças institucionais e projetos editoriais, em parceria com a Editora UFPel. Com formação complementar em Ciências Humanas, é graduada em História e mestre em História Contemporânea. Possui ainda experiência em docência, pesquisa e publicação de livros na área. Portfólio: mariliabas.wordpress.com.

Informações coletadas do Lattes em 11/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em História

2012 - 2014

Universidade Federal de Pelotas
Título: Resistência à Ditadura Civil Militar no Sul Gaúcho: militâncias e Rotas de Exílio, Ano de Obtenção: 2014
Edgar Ávila Gandra.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: História Contemporânea; História do Brasil República; Ditadura Civil Militar Brasileira; Resistência e Rotas de Exílio.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil República. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História Regional do Brasil.

Graduação em Design Gráfico

2019 - 2024

Universidade Federal de Pelotas
Título: O design editorial nas publicações didáticas gaúchas entre 1940 e 1980
Orientador: Profa. Dra. Chris de Azevedo Ramil
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Licenciatura em História

2005 - 2009

Universidade Federal de Pelotas
Título: A Resistência ao Golpe e Ditadura Civil Militar em Pelotas
Orientador: Adhemar Lourenço da Silva Jr.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design Gráfico.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design Editorial.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: História do Design.

Organização de eventos

SILVEIRA, M. B. A. ; RAMIL, Chris A. . V Seminário Internacional Design Tradição e Sociedade: DESIGNAÇÕES EMERGENTES. 2021. (Congresso).

RAMIL, Chris A. ; SILVEIRA, M. B. A. . 26º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação ? ASPHE. 2021. (Congresso).

RAMIL, Chris A. ; SILVEIRA, M. B. A. . Galeria Expográfica do V Seminário Internacional Design Tradição e Sociedade: DESIGNAÇÕES EMERGENTES. 2021. (Exposição).

RAMIL, Chris A. ; SILVEIRA, M. B. A. . Falas temáticas do Hisales online. 2020. (Outro).

SILVEIRA, M. B. A. ; VECHIA, R. S. D. . Seminário Memórias em Movimento. 2011. (Congresso).

SILVEIRA, M. B. A. . Mostra Fotográfica Cio da Terra. 2011. (Exposição).

SILVEIRA, M. B. A. . Exposição Fotográfica Memórias do Movimento Universitário Estudantil Gaúcho no Período da Redemocratização. 2011. (Exposição).

SILVEIRA, M. B. A. . Semana Acadêmica do Curso de História da UFPel "Históriaemovimento". 2009. (Outro).

SILVEIRA, M. B. A. . Seminário 40 Anos de Maio de 1968. 2008. (Congresso).

SILVEIRA, M. B. A. . Outubro Vermelho - os 90 anos da Revolução Russa. 2008. (Outro).

SILVEIRA, M. B. A. . Revolução e Guerra Civil Espanhola. 2006. (Congresso).

SILVEIRA, M. B. A. ; VECHIA, R. S. D. . Exposição Posters da Guerra Civil Espanhola. 2006. (Exposição).

SILVEIRA, M. B. A. . VII Encontro Regional Sul de Estudantes de História História e Opressão: Trabalho, Gênero, Escravidão, GLBTTs e Resistência. 2005. (Congresso).

SILVEIRA, M. B. A. . Exposição Comemorativa dos 15 Anos do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel. 2005. (Exposição).

SILVEIRA, M. B. A. . 40 Anos do Golpe Militar no Brasil. 2004. (Outro).

SILVEIRA, M. B. A. . Formas, Cores e Sexualidade Animal e Humana. 2000. (Outro).

Participação em eventos

I Jornada do Grupo de Pesquisa em Educação Literária (GPEL - UFPE) ? Livro Ilustrado: memórias, práticas e experiências. 2024. (Seminário).

10º Encontro Sul-Americano de Design - Suldesign Reinventa.AS PUBLICAÇÕES DIDÁTICAS GAÚCHAS ENTRE 1940 E 1980: UMA PESQUISA SOBRE O DESIGN EDITORIAL. 2023. (Encontro).

10º Encontro Sul-Americano de Design - Suldesign Reinventa.Pelotas: território sonoro. 2023. (Encontro).

10º Encontro Sul-Americano de Design - Suldesign Reinventa. 2023. (Encontro).

I Congresso UNIFICA. O projeto unificado ? ênfase em pesquisa ?Visualidade e materialidade nos acervos do centro de memória e pesquisa Hisales?. 2023. (Congresso).

I Congresso UNIFICA. Design para AGIMOS: possibilidades entre design de identidade visual e design editorial para uma agência cultural. 2023. (Congresso).

XXXI Congresso de Iniciação Científica. A PRODUÇÃO GRÁFICA DE LIVROS DIDÁTICOS NO RIO GRANDE DO SUL: O EXEMPLO DA CARTILHA ?SARITA E SEUS AMIGUINHOS?. 2022. (Congresso).

5 º Seminário Internacional Design, Tradição e Sociedade DESIGNAÇÕES VISUAIS EMERGENTES. 2021. (Seminário).

7ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão. 2021. (Congresso).

Poéticas visuais: interseções entre a fotografia e as artes plásticas. 2021. (Outra).

XXX Congresso de Iniciação Científica. A PRODUÇÃO DO CATÁLOGO DE LIVROS DIDÁTICOS GAÚCHOS DO CENTRO DE MEMÓRIA E PESQUISA HISALES. 2021. (Congresso).

6ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão. 2020. (Congresso).

Adobe InDesing: Desenho editorial do zero. 2020. (Outra).

Branding para marcas digitais. 2020. (Oficina).

Crie a imagem de uma campanha digital. 2020. (Oficina).

Fotografía para Redes Sociales. 2020. (Oficina).

Fundamentos da Direção de arte. 2020. (Oficina).

Illustrator: fundamentos e mídia impressa. 2020. (Outra).

Ilustração de personagens com Adobe Illustrator. 2020. (Outra).

Ilustração tradicional. Busque sua expressão através das cores. 2020. (Outra).

Semana Virtual Internacional de Palermo. 2020. (Congresso).

Técnicas Mistas para Ilustração. 2020. (Oficina).

Webcomic: Ilustrações para Instagram. 2020. (Oficina).

Arte-Finalização e Pré-Impressão 2D - Suldesign ? Edição Especial ? 20 Anos de Design UFPEL. 2019. (Oficina).

IX Suldesign ? Edição Especial ? 20 Anos de Design UFPEL. 2019. (Congresso).

1964 - Lembrar para não esquecer.Ditadura Civil Militar na Fronteira e interior do Rio Grande do Sul: peculiaridades e possibilidades de estudo. 2014. (Seminário).

Tudo Está Gravado na Memória: Os 50 anos do Golpe Militar no Brasil.Operação Condor ? A Mão ?invisível? por trás dos golpes na América Latina. 2014. (Seminário).

I Colóquio A pesquisa histórica na UFPel: a produção discente do Programa de Pós-Graduação em História.Ditadura Civil Militar na Região Sul Gaúcha: militâncias e rotas de exílio. 2013. (Outra).

Semana Acadêmica Ciências Sociais Discutindo o Rumo do Ensino e Pesquisa Acadêmica.Comissão da Verdade. 2013. (Seminário).

Semana Acadêmica de História Teorias em Sociedade.A Função do Historiador e Os Movimentos Sociais. 2013. (Seminário).

XV ENPOS.Ditadura Civil Militar na Região Sul Gaúcha:militâncias e rotas de exílio. 2013. (Encontro).

Ciclo de Oficinas Sobre Ditaduras e Direitos Humanos: o direito à memória e à verdade em sala de aula. 2012. (Outra).

I Congresso Internacional de Direitos Humanos - Emancipação e Ruptura. A Criação da Comissão Nacional da Verdade e a Luta por Verdade, Memória e Justiça no Brasil. 2012. (Congresso).

I Encontro Internacional Fronteiras e Identidades.Resistência e Repressão à Ditadura Civil Militar no Rio Grande do Sul: o espaço de fronteira como pesquisa. 2012. (Encontro).

O Colapso das Ditaduras - Sul da Europa, América Latina, Leste Europeu e África do Sul- História e Memória.Ditadura Militar na Fronteira Sul do País: resistência, repressão e rotas de exílio. 2012. (Outra).

Pelotas: 200 Anos Para Quem?!. 2012. (Seminário).

XI Encontro Estadual de História - História, Memória e Patrimônio.Cidades de Interior e de Fronteira no Rio Grande do Sul Durante o Período da Ditadura Militar: notas para pesquisa.. 2012. (Encontro).

15 Semana da Educação - Construindo a Cultura da Paz na Escola.Arquivos de Documentos Históricos: Como e Porquê Preservá-los. 2011. (Oficina).

Semana Acadêmica de História UFPel.Resistência à Ditadura Militar. 2011. (Outra).

Seminário Memórias em Movimento: juventude, cultura e política.Repressão no Movimento Estudantil de Pelotas Durante o Período de Ditadura Militar. 2011. (Seminário).

VI Encontro Regional de História Oral: Narrativas, Fronteiras e Identidades.Relatos da Resistência ao Golpe e Ditadura Militar na Cidade de Pelotas. 2011. (Encontro).

Minicurso "Inventário de Cicatrizes: Anistia, políticas de memória e política de Esquecimentos. 2010. (Outra).

X Encontro Estadual de História - O Brasil no Sul: cruzando fronteiras entre o regional e o nacional.A Resistência ao Golpe e Ditadura Militar em Pelotas: reflexões sobre uma cidade do interior e próxima a fronteira. 2010. (Encontro).

IX Encontro Nacional de História Oral - Testemunhos e Conhecimento. 2008. (Encontro).

IV Jornadas do GT Mundos do Trabalho - RS. A Pesquisa do Trabalho - 1917, Noventa Anos da Revolução Russa e das Greves Gerais no Brasil.Projeto Arquivo Histórico do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos Bancários de Pelotas e Região e Arquivo Histórico dos Trabalhadores em Indústrias e Cooperativas de Alimentação de Pelotas. 2007. (Outra).

Mini Curso História e Arquivos na Contemporaneidade no XXIV Simpósio Nacional de História Oral. 2007. (Oficina).

XXIV Simpósio Nacional de História História e Multidisciplinaridade: Territórios e Deslocamentos.Projeto Arquivo Histórico do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos Bancários de Pelotas e Regiao e Arquivo Histórico dos Trabalhadores em Indústrias e Cooperativas de Alimentação de Pelotas. 2007. (Simpósio).

Brasil e Cone Sul - As Ditaduras de Segurança Nacional. 2006. (Seminário).

Leituras Sobre a Cidade de Pelotas: Pelotas, História e Sociedade. 2006. (Seminário).

III Encontro Regional Sul de História Oral - ABHO. 2005. (Encontro).

O Jesus Histórico - Resultados Atuais da Pesquisa Histórica Sobre Cristianismo. 2005. (Outra).

Primeiras Jornadas de Pesquisa do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel. 2005. (Outra).

Curso de Fotografia. 2004. (Oficina).

Curso de Vídeo. 2004. (Oficina).

Mini Curso História e Cinema da XI Semana Acadêmica de História. 2004. (Seminário).

O Pensamento de Esquerda Pós-Marx. 2003. (Seminário).

Seminário O Pensamento de Marx. 2003. (Seminário).

Fórum Mundial da Educação - A Educação no Mundo Globalizado. 2001. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Allan Gomes Silva Pereira

GASPAROTTO, A.;SILVEIRA, M. B. A.. A Mobilização Estudantil durante a campanha da Legalidade na cidade de Pelotas (1961). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Orientou

Douglas Prestes; Lucas Santos; Otávio Barbosa;Poliana Santos

Xavante: Um Patrimônio Pelotense; 2014; Iniciação Científica - Escola Sesi Eraldo Giacobbe; Orientador: Marilia Brandao Amaro da Silveira;

Andrei L

Silveira; Pablo R; S; Fonseca; Paulo R; V; M Jr; ; O clássico BRA-PEL visto como patrimônio; 2014; Iniciação Científica - Escola Sesi Eraldo Giacobbe; Orientador: Marilia Brandao Amaro da Silveira;

Alecsander Machado; Talis Fernandes; Welinghton Medina

Patrimônio e Juventude: O Caso da Pista de Skate de Pelotas; 2014; Iniciação Científica - Escola Sesi Eraldo Giacobbe; Orientador: Marilia Brandao Amaro da Silveira;

Produções bibliográficas

  • GASPAROTTO, A. ; VECHIA, R. S. D. ; SILVEIRA, M. B. A. . A Criação da Comissão Nacional da Verdade e a Luta Por Verdade, Memória e Justiça no Brasil. Espaço Plural (Unioeste) , v. XIII, p. 84-95, 2013.

  • SILVEIRA, M. B. A. ; RAMIL, C. A. . A teia das coisas: cultura material escolar e pesquisa em rede. 1. ed. Curitiba: CRV, 2021. v. 1. 474p .

  • SILVEIRA, M. B. A. ; VECHIA, R. S. D. . Um panorama do golpe civil-militar na cidade de Pelotas/RS: resistências, organização de rotas de exílio e Reabertura Política. In: ristiano Engelke; Nilton Sainz. (Org.). Sombras no extremo sul : luzes sobre o passado ditatorial no sul gaúcho. 2ed.Rio Grande: Ed. FURG, 2019, v. 8, p. 59-86.

  • SILVEIRA, M. B. A. ; VECHIA, R. S. D. . O Golpe Civil-Militar em Pelotas e Suas Consequências a Partir de 1964. In: Luís Rubira. (Org.). Almanaque do Bicentenário de Pelotas. 1ed.Pelotas: Pallotti, 2015, v. 3, p. 139-162.

  • SILVEIRA, M. B. A. ; BALLADARES, F.H. . Cinema e Ditadura Militar: relações e descaminhos com a História. In: Edgar Ávila Gandra. (Org.). Pensando a História e Repensando seu Ensino: Um desafio. 1ed.Pelotas: Universitária, 2012, v. , p. 191-206.

  • SILVEIRA, M. B. A. . Resistência e Repressão à Ditadura Civil Militar no Rio Grande do Sul: o espaço de fronteira como pesquisa. In: I Encontro Internacional de Fronteiras e Identidade, 2013, Pelotas. Anais do I Encontro Internacional de Fronteiras e Identidade. Pelotas: UFPel, 2013.

  • SILVEIRA, M. B. A. ; JORDÃO, P. H. . Uma Perspectiva Histórica da Período de Redemocratização e do Direito à Verdade, Memória e Justiça. In: XXXIV ENED, 2013, Pelotas. Anais do XXXIV ENED, 2013.

  • SILVEIRA, M. B. A. . Repressão no Movimento Estudantil de Pelotas Durante o Período de Ditadura Militar. In: Seminário Memórias em Movimento: juventude, cultura e política, 2011. Memórias em Movimento: juventude, cultura e política. Pelotas: Educat, 2011.

  • SILVEIRA, M. B. A. . Relatos da Resistência ao Golpe e Ditadura Militar na Cidade de Pelotas.. In: VI Encontro Regional de História Oral: Narrativas, Fronteiras e Identidades, 2011, Pelotas. VI Encontro Regional Sul de História Oral. Pelotas: Editora e Grafica Universitária, 2011.

  • SILVEIRA, M. B. A. . A Resistência ao Golpe e Ditadura Militar em Pelotas: reflexões sobre uma cidade do interior e próxima a fronteira. In: X Encontro Estadual de História, 2010. O Brasil no Sul: Cruzando fronteiras entre Regional e o nacional.

  • BALLADARES, F.H. ; MARQUES, R. C. ; SILVEIRA, M. B. A. . Projeto 'Arquivo Histórico do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região e Arquivo Histórico do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Pelotas e Região'. In: IV Jornadas do GT Mundos do Trabalho - RS. A Pesquisa do Trabalho - 1917, Noventa Anos da Revolução Russa e das Greves Gerais no Brasil, 2007, Pelotas. A Pesquisa do Trabalho - 1917, Noventa Anos da Revolução Russa e das Greves Gerais do Brasil, 2007.

  • MAIA, L. E. ; SILVEIRA, M. B. A. . Design para AGIMOS: possibilidades entre design de identidade visual e design editorial para uma agência cultural. In: I Congresso UNIFICA, 2024, Pelotas. ANAIS do 1º Congresso dos Projetos Unificados do Centro de Artes - UNIFICA. Pelotas: Editora da UFPel, 2023. v. 1.

  • RAMIL, Chris A. ; SILVEIRA, M. B. A. . AS PUBLICAÇÕES DIDÁTICAS GAÚCHAS ENTRE 1940 E 1980: UMA PESQUISA SOBRE O DESIGN EDITORIAL. In: 10º Encontro Sul-Americano de Design - Suldesign Reinventa, 2024, Pelotas. Anais do 10º Encontro Sul-Americano de Design - Suldesign Reinventa. Pelotas: Editora da UFPel, 2023.

  • RAMIL, Chris A. ; SILVEIRA, M. B. A. . O projeto unificado ? ênfase em pesquisa ?Visualidade e materialidade nos acervos do centro de memória e pesquisa Hisales?. In: I Congresso UNIFICA, 2024, Pelotas. ANAIS do 1º Congresso dos Projetos Unificados do Centro de Artes - UNIFICA. Pelotas: Editora da UFPel, 2023. v. 1.

  • SILVEIRA, M. B. A. ; RAMIL, Chris A. . A produção gráfica de livros didáticos no Rio Grande do Sul: o exemplo da cartilha ?Sarita e seus amiguinhos?. In: XXXI Congresso de Iniciação Científica - CIC, da 8ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel ? SIIEPE 2022, 2022, PELOTAS. XXXI Congresso de Iniciação Científica - CIC, da 8ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel ? SIIEPE 2022, 2022.

  • SILVEIRA, M. B. A. ; RAMIL, C. A. . A produção do Catálogo de livros didáticos gaúchos do centro de memória e pesquisa Hisales. In: Congresso de Iniciação Científica - CIC, da 7ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel ? SIIEPE 2021, 2021, PELOTAS. Congresso de Iniciação Científica - CIC, da 7ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel ? SIIEPE 2021.

  • SORREGOTTI, R. E. ; SILVEIRA, M. B. A. ; RAMIL, Chris A. . ?Hisales tá on?: manter-se presente em tempos de isolamento social. In: CEC, da 7ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel ? SIIEPE 2021, 2021, PELOTAS. CEC, da 7ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel ? SIIEPE 2021, 2021.

  • SILVEIRA, M. B. A. . Ditadura Civil Militar na Região Sul Gaúcha: Militâncias e Rotas de Exílio. In: XV ENPOS - Encontro de Pós Graduação UFPel, 2013, Pelotas. Anais do XV ENPOS UFPel, 2013.

  • SILVEIRA, M. B. A. . Cidades de Interior e de Fronteira no Rio Grande do Sul Durante o Período da Ditadura Militar: notas para pesquisa. In: XI Encontro Estadual de História ? História, Memória e Patrimônio, 2012, Rio Grande. XI Encontro Estadual de História ? História, Memória e Patrimônio, 2012. p. 111-111.

  • SILVEIRA, M. B. A. . Resistência e Repressão à Ditadura Civil Militar no Rio Grande do Sul: o espaço de fronteira como pesquisa. In: I Encontro Internacional Fronteiras e Identidades, 2012, Pelotas. I Encontro Internacional Fronteiras e Identidades, 2012.

  • SILVEIRA, M. B. A. . Relatos da Resistência ao Golpe e Ditadura Militar na Cidade de Pelotas. In: VI Encontro Regional de História Oral: Narrativas, Fronteiras e Identidades, 2011, Pelotas. VI Encontro Regional de História Oral: Narrativas, Fronteiras e Identidades, 2011.

  • SILVEIRA, M. B. A. . A Resistência ao Golpe e Ditadura Militar em Pelotas: reflexões sobre uma cidade do interior e próxima a fronteira. In: X Encontro Estadual de História - O Brasil no Sul: cruzando fronteiras entre o regional e o nacional, 2010, Santa Maria. X Encontro Estadual de História - O Brasil no Sul: cruzando fronteiras entre o regional e o nacional, 2010.

  • SILVEIRA, M. B. A. ; BALLADARES, F.H. ; SEGUNDO, M. A. C. S. ; MARQUES, R. C. . Projeto Arquivo Histórico do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos Bancários de Pelotas e Regiao e Arquivo Histórico dos Trabalhadores em Indústrias e Cooperativas de Alimentação de Pelotas. In: IV Jornadas do GT Mundos do Trabalho - RS. A Pesquisa do Trabalho - 1917, Noventa Anos da Revolução Russa e das Greves Gerais no Brasil, 2007, Pelotas. IV Jornadas do GT Mundos do Trabalho - RS. A Pesquisa do Trabalho - 1917, Noventa Anos da Revolução Russa e das Greves Gerais no Brasil, 2007.

  • MAIA, L. E. ; SILVEIRA, M. B. A. . AGIMOS - Agência de Indústria Criativa e Mobilização Social. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVEIRA, M. B. A. ; CORVELLO, I. P. . Oficina Faça seu Sketchbook: técnicas de encadernação. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVEIRA, M. B. A. ; RAMIL, Chris A. . A Produção Gráfica de Livros Didáticas no Rio Grando do Sul: o exemplo da cartilha ?Sarita e seus amiguinhos?. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVEIRA, M. B. A. . Literatura, Direito e História: Debatendo 'Outros Cantos'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVEIRA, M. B. A. . Operação Condor ? A Mão ?invisível? por trás dos golpes na América Latina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVEIRA, M. B. A. . Comissão da Verdade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVEIRA, M. B. A. . Oficina de Conservação e Restauro de Livros. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVEIRA, M. B. A. . A Função do Historiador e Os Movimentos Sociais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVEIRA, M. B. A. . Ditadura Civil Militar em Pelotas: Resistência e Repressão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVEIRA, M. B. A. ; VECHIA, R. S. D. ; GASPAROTTO, A. . A Criação da Comissão Nacional da Verdade e a Luta por Verdade, Memória e Justiça no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVEIRA, M. B. A. . Cidades de Interior e de Fronteira no Rio Grande do Sul Durante o Período da Ditadura Militar: notas para pesquisa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVEIRA, M. B. A. . Ditadura Militar na Fronteira Sul do País: resistência, repressão e rotas de exílio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVEIRA, M. B. A. . Resistência e Repressão à Ditadura Civil Militar no Rio Grande do Sul: o espaço de fronteira como pesquisa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVEIRA, M. B. A. ; BALLADARES, F.H. . Oficina O Direito à Memória e à Verdade Através do Cinema. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVEIRA, M. B. A. ; BALLADARES, F.H. . Oficina Cinema e Ditadura Militar: relações e descaminhos com a História. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVEIRA, M. B. A. . Repressão no Movimento Estudantil de Pelotas Durante o Período de Ditadura Militar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVEIRA, M. B. A. ; JUNIOR, Lauro Borges ; GASPAROTTO, A. . Oficina Arquivos de Documentos Históricos: Como e Porquê Preservá-los. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVEIRA, M. B. A. . Relatos da Resistência ao Golpe e Ditadura Militar na Cidade de Pelotas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVEIRA, M. B. A. . A Ditadura Argentina. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVEIRA, M. B. A. . A Resistência ao Golpe e Ditadura Militar em Pelotas: Reflexões sobre uma cidade de interior e próxima à fronteira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVEIRA, M. B. A. ; MARQUES, R. C. ; BALLADARES, F.H. . Projeto "Arquivo Histórico do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região e Arquivo Histórico do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Pelotas e Região". 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

SILVEIRA, M. B. A. . Movimento Estudantil e de Base da Igreja nos anos de Ditadura Militar. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVEIRA, M. B. A. . O Movimento Estudantil Pelotense no Golpe Militar. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVEIRA, M. B. A. . Resistência ao Golpe e Ditadura Militar em Pelotas. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVEIRA, M. B. A. . O Golpe e Ditadura Militar em Pelotas - Política e Geografia. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVEIRA, M. B. A. . Lei de Anistia. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MAIA, L. E. ; SILVEIRA, M. B. A. . Pelotas Território Sonoro. 2024. (Projeto gráfico, capa e diagramação de livro).

FALKEMBACH, M. F. ; SILVEIRA, M. B. A. . Caderno Agimos Observa: mapeamento da dança no Rio Grande do Sul. 2024. (Projeto gráfico, capa e diagramação de livro).

SILVEIRA, M. B. A. . Marca AGIMOS - Agência de Indústria Criativa e Mobilização Social. 2023. (Desenvolvimento de Identidade Visual).

SILVEIRA, M. B. A. . Marca Prêmio AGIMOS de Produção Musical. 2023. (Desenvolvimento de Identidade Visual).

SILVEIRA, M. B. A. . Organização e Luta dos Estudantes Universitários Gaúchos no Período da Redemocratização no Brasil (1977-1985). 2023. (Capa de livro).

RAMIL, Chris A. ; SILVEIRA, M. B. A. . Catálogo de livros didáticos gaúchos do centro de memória e pesquisa Hisales. 2022. (Projeto gráfico, editoração e capa).

SILVEIRA, M. B. A. . Origem e Evolução do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (1967-1973). 2022. (Capa de livro).

SILVEIRA, M. B. A. ; OLIVEIRA, E. ; JUNIOR, Lauro Borges . Programa Memórias em Movimento. 2011. (Produção de Programa de Radio).

SILVEIRA, M. B. A. . A História do Cinema e o Cinema na História. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático multimidia).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - 2022

    Visualidade e materialidade nos acervos do centro de memória e pesquisa Hisales, Descrição: projeto vinculado ao Centro de Memória e Pesquisa Hisales ? História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (FaE/UFPel), sob orientação da profa. Dra. Chris de Azevedo Ramil, com bolsa de iniciação científica FAPERGS. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marilia Brandao Amaro da Silveira - Integrante / Chris de Azevedo Ramil - Coordenador.

  • 2020 - 2021

    Visualidade e materialidade nos acervos do centro de memória e pesquisa Hisales, Descrição: projeto vinculado ao Centro de Memória e Pesquisa Hisales ? História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (FaE/UFPel), sob orientação da profa. Dra. Chris de Azevedo Ramil, com bolsa de iniciação científica CNPq. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marilia Brandao Amaro da Silveira - Integrante / Chris de Azevedo Ramil - Coordenador.

  • 2011 - 2015

    Projeto Memórias do Movimento Universitário Gaúcho no Período da Redemocratização: Juventude, Cultura e Política, Descrição: Projeto aprovado junto ao Ministério da Cultura, implementado como Ponto de Cultura em parceira com a FURG, MINC, Governo Federal. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Marilia Brandao Amaro da Silveira - Coordenador.

Prêmios

2023

Prêmio trabalho destaque no Festival de Design 2023 no 10º Encontro Sul-Americano de Design - Suldesign Reinventa, UFPel.

2022

Prêmio destaque no XXX Congresso de Iniciação Científica, da 7ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão,, Universidade Federal de Pelotas/UFPel.

2014

Orientadora de trabalho premiado no Destaque UFRGS Jovem Pesquisador, Salão UFRGS 2014: IX SALÃO UFRGS JOVEM, UFRGS.

Histórico profissional

Experiência profissional

2025 - Atual

Marilia Bas Designer

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 40

Outras informações:
Chefia empresa de design com ênfase em design editorial, em identidade visual e em produção gráfica para o público artístico, bem como na criação de peças gráficas digitais e impressas com conteúdo social e para a necessidade cotidiana de instituições e empresas. Dedica-se também a atender o público universitário, oferecendo soluções personalizadas para editoração de livros e organização de eventos.

2015 - Atual

Instituto Mário Alves

Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: Direção de Comunicação, Carga horária: 10

Outras informações:
responsável por pensar e executar ações de divulgação do instituto e suas atividades por via impressa e digital. Responsável pelas mídias sociais e engajamento do público, junto a demais colaboradores.

2015 - Atual

Instituto Mário Alves

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 10

Outras informações:
A função desse cargo é desenvolver peças gráficas impressas e digitais para divulgação e engajamento ao Instituto, tanto quanto desenvolver produtos para a loja, tais como camisetas, canecas, almofadas, bolsas... Igualmente, é responsável, junto ao arquiteto da instituição, pelo design de interior da sede.

2023 - 2024

Agência de Indústria Criativa e Mobilização Social

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 20

Outras informações:
Designer da empresa AGIMOS - Agência de Indústria Criativa e Mobilização Social, atuando com design editorial. Desenvolveu também as marcas AGIMOS e Prêmio AGIMOS de Produção Musical, tanto quanto suas aplicações e elementos de apoio. Atua também como fotógrafa, produzindo banco de fotos para agência.

2020 - 2022

História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares

Vínculo: voluntária, Enquadramento Funcional: Pesqusiadora, Carga horária: 10

Outras informações:
Atua como pesquisadora voluntária no Centro de memória e pesquisa Hisales - História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares, contemplada por dois anos com bolsas de iniciação científica CNPq FAPERGS, tendo artigos publicados.

2021 - 2022

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica do Projeto de Pesquisa 'Visualidade e materialidade nos acervos do centro de memória e pesquisa Hisales?, desenvolvido junto ao Centro de Memória e Pesquisa Hisales' História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (FaE/UFPel), sob orientação da profa. Dra. Chris de Azevedo Ramil

2020 - 2021

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica do Projeto de Pesquisa 'Visualidade e materialidade nos acervos do centro de memória e pesquisa Hisales', desenvolvido junto ao Centro de Memória e Pesquisa Hisales ? História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (FaE/UFPel), sob orientação da profa. Dra. Chris de Azevedo Ramil

2019 - 2023

Designeria Empresa Júnior

Vínculo: voluntária, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 10

Outras informações:
Atuou como designer e Diretora de Marketing da Designeria Empresa Junior

2017 - 2018

Agência XV

Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Fotógrafa e revisora SEO, Carga horária: 20

Outras informações:
: fotógrafa para banco de imagens do site direitodobrasileiro.com.br; fotógrafa de retratos corporativos; fotógrafa para demais bancos de imagens. Revisora SEO de sites

2016 - 2017

Doutor Multas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fotógrafa e Diretora de Fotografia, Carga horária: 40

Outras informações:
fotógrafa para banco de imagens do site doutormultas.com.br; Fotógrafa de retratos corporativos da empresa; Diretora de fotografia de vídeos para plataforma de ensino da empresa; Revisora e consultora didática para roteiro de vídeos

2012 - 2014

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista PROUNI, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora vinculada ao departamento de História - ICH/UFPel, responsável pelas Cadeiras de História I e História II (História Geral Contemporânea e História da República do Brasil, respectivamente), no curso de Ciências Sociais - ISP/UFPel.

2014 - 2015

Escola SESI Eraldo Giacobbe

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 30

Outras informações:
Professora de História do Ensino Médio Regular.

2015 - 2015

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de História no curso do SENAC "Pré-ENEM nos Bairros"

2010 - 2010

Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Urbano Garcia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Outras informações:
Contratada emergencialmente como professora de História, responsável pelos anos finais do ensino fundamental

2016 - 2019

Instituto de Estudos Políticos Mário Alves -Pelotas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Acervo Histórico, Carga horária: 10

Outras informações:
Técnica responsável pela organização, conservação e divulgação da Biblioteca e Arquivo Jacob Gorender, constituídos por materiais provenientes das pesquisas do intelectual.

2012 - 2014

Instituto de Estudos Políticos Mário Alves -Pelotas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 8

Outras informações:
Pesquisadora e organizadora do Projeto Memórias em Movimento, proposto pelo Instituto Mário Alves, integrante da Rede de Pontos de Cultura gerenciados pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG), financiado pelo Programa Mais Cultura, do Governo Federal

2011 - 2012

Instituto de Estudos Políticos Mário Alves -Pelotas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Responsável pela implementação do Ponto de Cultura/MINC Memórias em Movimento - Memória do Movimento Estudantil Universitário Gaúcho no Período da Redemocratização: Juventude, Cultura e Política.

2007 - 2008

Instituto de Estudos Políticos Mário Alves -Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Técnica em Conservação de Acervo, Carga horária: 30

Outras informações:
Trabalho desenvolvido na conservação e organização do arquivo Histórico do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região e do arquivo histórico do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Pelotas e Região, prestando serviço na condição de Técnica em Conservação de Acervo, em Projeto "Arquivo Histórico do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região e Arquivo Histórico do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Pelotas e Região", aprovado pelo CPDoc/Fundação Getúlio Vargas e gerido pelo Instituto de Estudos Políticos Mário Alves.

2011 - 2012

UCPel - Escola Nossa senhora da Luz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora de História, responsável pelas turmas de 7ª e 8ª series.

2009 - 2009

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Estágio docente, com regência de classe em turma de 3º ano do segundo grau, na disciplina de História.

2004 - 2004

Câmara Municipal de Loures

Vínculo: Trabalho Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 4

Outras informações:
Monitora das aulas de Produção Cinematográfica e Fotografia, no projeto de Ocupação de Tempos Livres para Jovens, vinculado a Câmara Municipal de Loures - Portugal.