Antonio Victor Rodrigues Botão
Doutor e mestre em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Organização do Conhecimento para Recuperação da Informação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e graduado em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Exerce a função de Professor Adjunto do Magistério Superior do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro - CBG-FACC-UFRJ, onde ministra disciplinas relativas à Gestão de Unidades de Informação, Gestão de Conteúdos Organizacionais e Arquivologia. Pesquisador na área de Arquivologia, Documentação e Informação, com foco em materiais imagéticos e suas aplicações.
Informações coletadas do Lattes em 15/01/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciência da Informação
2013 - 2019
Instituto Brasileiro em Ciência e Tecnologia
Título: TRATAMENTO DE IMAGENS MÉDICAS PARA FINS DE REUSO COMO OBJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Luana Farias Sales. Palavras-chave: Metadados; imagem médica; objeto de aprendizagem; ensino; LOM; DICOM. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Tecnologia da Informação. Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
Mestrado em Ciência da Informação
2009 - 2011
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Recuperação da informação digital: a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) na descrição de material imagético
, Ano de Obtenção: 2011.Rosali Fernandez de Souza.Palavras-chave: Imagem Digital; Recuperação da Informação; NOBRADE.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia. Setores de atividade: Informação e comunicação.
Especialização interrompida em 2008 em Org. do Conhecimento p/ Recuperação da Informação
2006 - Atual
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Representação do Conhecimento em Ambiente Eletrônico: estudo da busca da informação imagética no Google.
Orientador: Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda
Ano de interrupção: 2008
Graduação em arquivologia
1994 - 1998
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Documentos Eletrônicos
Orientador: Julia Bellesse S. Lins
Formação complementar
2022 - 2022
Curso Beta - Formação de Peritos. (Carga horária: 60h). , Curso Beta - Formação de Peritos, CB, Brasil.
2020 - 2020
CURSO DE USO DO SEI PARA SERVIDORES DA UFRJ. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2016 - 2016
ECM - Enterprise Content Management (Gerenciamento de Conteúdo Empresarial). (Carga horária: 24h). , Icone Content Management, ICONE, Brasil.
2010 - 2010
Metadados. (Carga horária: 8h). , Associação dos Arquivistas Brasileiros, AAB, Brasil.
2010 - 2010
Frances. , Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
1992 - 1995
Ingles. , Brasas English Course, BRASAS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia/Especialidade: Organização de Arquivos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia/Especialidade: Técnicas de Recuperação de Informação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Participação em eventos
14a Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConfOA). 2023. (Congresso).
I Encontro de Representação da Informação e do Conhecimento. 2023. (Encontro).
XII Seminário Hispano Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade. 2023. (Seminário).
11ª SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADEMICA UFRJ. 2022. (Congresso).
11ª SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADEMICA UFRJ. GESTÃO DE RISCO EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO: O CASO DO ARQUIVO NACIONAL. 2022. (Congresso).
11ª SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADEMICA UFRJ. AVALIADOR DE SESSÃO. 2022. (Congresso).
11ª SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADEMICA UFRJ. DIVERSIDADE, DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO EM AMBIENTES ORGANIZACIONAIS E UNIDADES DE INFORMAÇÃO. 2022. (Congresso).
11ª SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADEMICA UFRJ. CCJE FACC Sessão 4T Biblioteconomia - 15/02/2022 - 14:30 às 17:30h. 2022. (Congresso).
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO BRUPO BRIET.DA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO À COMUNICAÇÃO CIENTIFICA: DIÁLOGOS INFORMACIONAIS. 2022. (Seminário).
LIVE CBGCOM.Gestores de Unidades de Informação e suas novas demandas. 2022. (Encontro).
V SEMANA DE BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO-UFRJ-.ARQUIVOLOGIA E PATRIMÔNIO PÚBLICO. 2018. (Simpósio).
III CONGRESSO ISKO ESPANHA-PORTUGAL XIII CONGRESSO ISKO ESPANHA. CENÁRIO DA REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: VOCABULÁRIOS CONTROLADOS DE ACERVOS ARQUIVÍSTICOS NO RIO DE JANEIRO.. 2017. (Congresso).
XVI ENANCIB 2015 - Informação, Memória e Patrimônio: do documento ás redes.TRATAMENTO DOCUMENTAL DE PRONTUÁRIOS MÉDICOS E ACESSO ÀS INFORMAÇÕES PRIVADAS EM SAÚDE. 2015. (Encontro).
XVI ENANCIB 2015 - Informação, Memória e Patrimônio: do documento ás redes. 2015. (Encontro).
ATUALIZAÇÃO EM GESTÃO DE DOCUMENTOS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS.GESTÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS. 2012. (Seminário).
SEMINÁRIO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS.MINICURSO GESTÃO E MANUTENÇÃO DE ARQUIVOS. 2012. (Seminário).
ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA DA ANCIB - ENANCIB (XI).MONITOR DE GRUPO DE TRABALHO. 2010. (Encontro).
ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA DA ANCIB - ENANCIB (XI). 2010. (Encontro).
CURSO ORGANIZAÇÃO E RECEPÇÃO DA INFORMAÇÃO:POLOS DE TENSÃO. 2009. (Seminário).
SEMINARIO INTERNACIONAL "INFORMAÇÃO, PODER E POLÍTICA: NOVAS NEDIAÇÕES TECNOLÓGICAS E INSTITUCIONAIS". 2009. (Seminário).
SEMINARIO SOBRE GESTÃO ELETRÔNICA DE DOCUMENTOS E MÍDIAS DIGITAIS: TENDÊNCIAS E APLICAÇÕES. 2009. (Seminário).
"MEMÓRIA, PATRIMÔNIO E NOVAS TECNOLOGIAS: NARRATIVAS A FOAVOR DA DIGNIDADE SOCIAL". 2008. (Seminário).
Participação em bancas
BOTÃO, A. V. R.. A importância da fotografia como documento para recuperação da memória: com base no acervo fotográfico do IMS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Nikiforos Joannis Philyppis Junior;BOTÃO, A. V. R.. PLANEJAMENTO DE UMA BIBLIOTECA ECLESIÁSTICA PARA COMUNIDADES CRISTÃS EVANGÉLICAS: PESQUISA-AÇÃO PARA A BIBLIOTECA JACIRA FIGUEIREDO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Nikiforos Joannis Philyppis Junior;BOTÃO, A. V. R.. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E A BIBLIOTECA DA ESCOLA FAZENDÁRIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, N. F.; ANA MARIA FERREIRA DE CARVALHO;BOTÃO, A. V. R.. ESTUDO DE CASO: ARQUIVO GERAL BRAVANTE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, D. G.;BOTÃO, A. V. R.; ALVES, N. F.. A CONTRIBUIÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO NA INDUSTRIA: um paralelo entre as competências desses profissionais e as habilidades exigidas pela indústria 4.0. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SANTOS, M. J. V. C.; GUEDES, V. L. DA S.; SENNA, A.;BOTÃO, A. V. R.. ESTUDO DAS INTERFACES DA ARQUIVOLOGIA SOB A PERSPECTIVA DA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: O ARQUIVO MUNICIPAL DE LARANJEIRAS - SERGIPE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BOTÃO, A. V. R.; ALVES, N. F.; ANA MARIA FERREIRA DE CARVALHO. GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO ORGANIZACIONAL: ENTERPRISE CONTENT MANEGMENT (ECM) COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
NYSIA OLIVEIRA DE SÁ;RIBEIRO, M. Z. B.BOTÃO, A. V. R.. A PRAXIS DA BIBLIOTECONOMIA ALIADA À GESTÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO: BIBLIOTECA ESPECIALIZADA DO CETEM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BOTÃO, A. V. R.; SENNA, A.; LUCIA MARIA DA CRUZ FIDALGO. BIBLIOTECAS PARQUE: Um estudo de caso sobre a falta de investimento público. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, N. F.;RIBEIRO, M. Z. B.BOTÃO, A. V. R.. Avaliação do MEC nas bibliotecas universitárias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MIRANDA, M. F. G.;BOTÃO, A. V. R.; FARIA, M. D.. AS BIBLIOTECAS PÚBLICAS E O MARKETING: UM ESTUDO DE CASO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MIRANDA, M. F. G.; FARIA, M. D.;BOTÃO, A. V. R.. A IMPORTÂNCIA DO MARKETING PARA A PRODUÇÃO DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: UM ESTUDO DE CASO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
COSTA, A. S.; SOUZA, J. C. C. E.;BOTÃO, A. V. R.. DA TEORIA A PRATICA: UMA ANALISE A PARTIR DO PLANO DE CLASSIFICAÇÃO E DA TABELA DE TEMPORALIDADE DE UM ARQUIVO PRIVADO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
NEVES, L. R. S.;BOTÃO, A. V. R.; BARBATHO, R. R. G.. O RETORNO DO ARQUIVO NACIONAL AO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA: O CONFRONTO ENTRE A ORIENTAÇÃO TRADICIONAL E AS EXPECTATIVAS MODERNAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
BOTÃO, A. V. R.. ELIMINAÇÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS EM ÓRGÃOS PÚBLICOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, A. S.;BOTÃO, A. V. R.; SOUZA, J. C. C. E.. CIENCIA DA INFORMAÇÃO E ARQUIVOLOGIA: UMA PROXIMIDADE PARA POSSÍVEIS LUGARES DE ENCONTRO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, A. S.; SOUZA, J. C. C. E.;BOTÃO, A. V. R.. ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE ELIMINAÇÃO DE DOCUMENTOS NO ÓRGÃOS PÚBLICOS BRASILEIROS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
COSTA, A. S.;BOTÃO, A. V. R.; SOUZA, J. C. C. E.. GOVERNANÇA CORPORATIVA ALIADA A GESTÃO DE DOCUMENTOS EM AMBIENTES EMPRESARIAIS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SOUZA, E. G.; SOUZA, J. C. C. E.;BOTÃO, A. V. R.. PERFIL DO PROFISSIONAL BIBLIOTECÁRIO NO SÉCULO XXI. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Universidade Federal Fluminense.
BARBATHO, R. R. G.;BOTÃO, A. V. R.; CABRAL, A.. A POLITICA DE PRESERVAÇÃO DE FILMES EM PELÍCULA DENTRO DA CINEMATECA DO MUSEU DE ARTE MODERNA - RIO DE JANEIRO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
SOUZA, J. C. C. E.; COSTA, A. S.;BOTÃO, A. V. R.. PARTITURA MUSICAL E ARQUIVOLOGIA: ESTUDO DO ACERVO CLEOFE PERSON DE MATTOS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense.
BOTÃO, A. V. R.. Concurso Público Fiocruz para analista e tecnologista. 2023. Fundação Oswaldo Cruz.
BOTÃO, A. V. R.. CONCURSO TCC ABECIN. 2020. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BOTÃO, A. V. R.. XLI ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO - ENEBD. 2018. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
BOTÃO, A. V. R.. 7ª SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA DA UFRJ. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BOTÃO, A. V. R.. A PESQUISA NA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL DE TV E CINEMA: UM OLHAR SOB A ÓTICA DO CICLO INFORMACIONAL. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BOTÃO, A. V. R.. XXXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Orientou
PROJETO DE POLÍTICA DE PRESERVAÇÃO: uma análise ao caso do Cartório do 3o RCPN; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
GESTÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO: ESTUDO DE CASO NO NUDMA-UFRJ; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
MEMÓRIA INSTITUCIONAL EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UFRJ; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
; ; [et al; ]; CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO DE DOCUMENTOS NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR; Início: 2024; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
PADRÕES DE INTEROPERABILIDADE EM SISTEMAS DE SÁUDE IMPLEMENTANDO O PRONTUÁRIO ELETRÔNICO POR MEIO DA PLATAFORMA OpenEHR; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Victor Rodrigues Botão;
PADRÕES DE INTEROPERABILIDADE EM SISTEMAS DE SÁUDE IMPLEMENTANDO O PRONTUÁRIO ELETRÔNICO POR MEIO DA PLATAFORMA OpenEHR; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Victor Rodrigues Botão;
Gestão de Conteúdo Empresarial; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Victor Rodrigues Botão;
Livro eletrônico: uma nova ferramenta de conhecimento e um novo desafio para o campo bilioteconômico; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Victor Rodrigues Botão;
Gestão de Informação Arquivística: novas perspectivas de um campo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Victor Rodrigues Botão;
Gestão de Informação em Saúde: novos paradigmas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Victor Rodrigues Botão;
Arquivos pessoais: os aspectos dos princípios arquivísticos nas coleções privadas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Victor Rodrigues Botão;
ACESSO LIVRE AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM REPOSITÓRIOS DIGITAIS: visibilidade da informação científica através da implementação da iniciativa de arquivos abertos (OAI); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Victor Rodrigues Botão;
A GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL E ARQUIVÍSTICA: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antonio Victor Rodrigues Botão;
GESTÃO E TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS: UM ESTUDO DE CASO DO ARQUIVO MÉDICO DA FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA E PREVIDÊNCIA SOCIAL DO BNDES; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antonio Victor Rodrigues Botão;
DIGITALIZAÇÃO E INFORMATIZAÇÃO DO PRONTUÁRIO DO PACIENTE: COMO MEIO DE ACESSO, PRESERVAÇÃO E FONTE DE PESQUISA ATRAVÉS DO HISTÓRICO DE SAÚDE DO INDIVÍDUO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antonio Victor Rodrigues Botão;
O PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO DIANTE DA NOVA ERA DA DIGITALIZAÇÃO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antonio Victor Rodrigues Botão;
SOARES; a importância da ética para o profissional de arquivo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antonio Victor Rodrigues Botão;
Padronização da indexação fotográfica; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antonio Victor Rodrigues Botão;
GESTÃO DE DOCUMENTOS: UM ESTUDO DE CASO DOS ARQUIVOS DE FURNAS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antonio Victor Rodrigues Botão;
DIGITALIZAÇÃO: A PRÁTICA TECNOLÓGICA E A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE INFORMAÇÃO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antonio Victor Rodrigues Botão;
NOVA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO: A importância da Arquivística para sua implementação; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antonio Victor Rodrigues Botão;
QUALIDADE EM GESTÃO DE DOCUMENTOS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antonio Victor Rodrigues Botão;
O REGISTRO DE INFORMAÇÃO COMO IDENTIDADE SOCIAL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antonio Victor Rodrigues Botão;
ÉTICA E DEONTOLOGIA EM PROFISSÕES DA INFORMAÇÃO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antonio Victor Rodrigues Botão;
GESTÃO DOCUMENTAL E SUSTENTABILIDADE: NOVAS ATRIBUIÇÕES AO ARQUIVISTA MODERNO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antonio Victor Rodrigues Botão;
APLICABILIDADE DO E-ARQ BRASIL EM UM SISTEMA INFORMATIZADO DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS: um estudo de caso; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Victor Rodrigues Botão;
A PARTICIPAÇÃO DOS PROFISSIONAIS LEIGOS EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Victor Rodrigues Botão;
A PARTICIPAÇÃO DOS PROFISSIONAIS LEIGOS EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Victor Rodrigues Botão;
Produções bibliográficas
-
BOTÃO, A. V. R. ; SOUZA, R. F. . RECUPERAÇÃO DE IMAGENS DIGITAIS E NORMALIZAÇÃO ARQUIVÍSTICA. Acervo (Rio de Janeiro) , v. 26, p. 93-108, 2013.
-
BOTÃO, A. V. R. ; SOUZA, R. F. . Recuperação de imagens digitais e normalização arquivística.. Acervo (Rio de Janeiro) , v. 26, p. 93-108, 2013.
-
BOTÃO, A. V. R. . Arquivologia e biblioteconomia: relações e aproximações interdisciplinares sob aspectos teóricos e práticos. In: FREIRE, Gustava Henrique Araújo; ASSIS, Juliana de; BARBOSA, Maria de Fatima S. O.;. (Org.). Informação e Gestão - ensino, Pesquisa e Extensão. 1ed.RIO DE JANEIRO: E-papers Serviços Editoriais Ltda, 2016, v. 1, p. 5-240.
-
SCHIMIDT, T. C. G. ; BOTÃO, A. V. R. . Arquivos de prontuários e a preservação das informações privadas dos usuários de serviço de saúde. In: Tânia Margarete Mezzomo Keinert; Flavia Mori Sarti; Carlos tato Cortizo; Silvia Helena Bastos de Paula. (Org.). Proteção à privacidade e acesso às informações em saúde: tecnologias, direitos e ética. 1ed.São Paulo: Instituto de Saúde, 2015, v. 18, p. 442-464.
-
BOTÃO, A. V. R. . 18.244 disputam 44 vagas. Veja dicas do professor Antonio Botão. FOLHA DIRIGIDA, RIO DE JANEIRO, 27 dez. 2012.
-
BOTÃO, A. V. R. . Ibama: professores dizem o que estudar por disciplina. O GLOBO ONLINE, ONLINE, 18 set. 2012.
-
BOTÃO, A. V. R. . Fazenda abre inscrições para 473 vagas de nível médio; veja dicas. G1, ONLINE, 08 ago. 2012.
-
BOTÃO, A. V. R. . JUSTIÇA ELEITORAL: EDITAL SAI EM BREVE. FOLHA DIRIGIDA 22 A 28 DE MAIO DE 2012 PAGINA 6, JORNAL FOLHA DIRIGIDA, p. 6 - 6, 22 maio 2012.
-
RIBEIRO, M. Z. B. ; ALMEIDA, T. ; BOTÃO, A. V. R. . ANÁLISE DE DOMÍNIO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DAS TEMÁTICAS DAS PUBLICAÇÕES DO CBBD E ENANCIB ENTRE 2019 E 2022. In: XXIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação ? ENANCIB, 2023, Aracaju. ANCIB, 2023.
-
SOUZA, MATTOS ROSALE ; BOTÃO, A. V. R. ; SILVA, JULIA DE VASCONCELLOS MACHADO DA . CENÁRIO DA REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: VOCABULÁRIOS CONTROLADOS DE ACERVOS ARQUIVÍSTICOS NO RIO DE JANEIRO. In: III CONGRESSO ISKO ESPANHA-PORTUGAL, 2017, COIMBRA. TENDÊNCIAS ATUAIS E PERSPETIVAS FUTURAS EM ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ATAS DO III CONGRESSO ISKO ESPANHA-PORTUGAL XIII CONGRESSO ISKO ESPANHA. COIMBRA: UNIVERSIDADE DE COIMBRA, 2017. p. 143-154.
-
SOUZA, MATTOS ROSALE ; BOTÃO, A. V. R. . REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO ARQUIVÍSTICA: PERSPECTIVAS TEÓRICOMETODOLÓGICAS DE UM CAMPO E SUAS RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES. In: XVII ENANCIB, 2016, SALVADOR. ANAIS XVII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB 2016-BAHIA). SALVADOR: PPGCI-UFBA, 2016. v. 1.
-
BOTÃO, A. V. R. ; RIBEIRO, M. Z. B. ; ANTUNES, C. ; LAVOR, C. . A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO DOS PROFISSIONAIS LEIGOS EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO. In: Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, 2016, RIO DE JANEIRO. ?Memória, Educação, Cultura e Sociedade: redescobrindo os princípios e revendo os horizontes do campo informacional: de onde viemos, onde estamos e para onde vamos??, 2016.
-
BOTÃO, A. V. R. ; BIOLCHINI, J. C. A. . Tratamento Documental de Prontuários Médicos e Acesso às Informações em Saúde. In: XVI ENANCIB 2015 - Informação, Memória e Patrimônio: do documento às redes, 2015, João Pessoa - PB. GT 11: Informação & Saúde, 2015.
-
BOTÃO, A. V. R. ; RANGEL, T. R. . Skills of Information Science professionals in Brazil: challenges and perspectives based on the objectives of the 2030 Agenda. Canadian Journal Of Information And Library Science-Revue Canadienne Des Sciences De L Information Et De Bibliotheconomie , 2025.
-
BOTÃO, A. V. R. ; RANGEL, T. R. . APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS FAIR NO TRATAMENTO DE IMAGENS MÉDICAS COMO PROPOSTA DE ENSINO INCLUSIVO. INCLUSÃO SOCIAL (IMPRESSO) , 2024.
-
BOTÃO, A. V. R. . INTERSICIPLINARIDADE ENTRE ARQUIVOS E BILIOTECAS: CONVERGÊNCIAS NOS PERFIS PROFISSIONAIS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BOTÃO, A. V. R. . Iniciativas de gestão dados abertos em arquivologia e adequação aos princípios FAIR. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RANGEL, T. R. ; BOTÃO, A. V. R. . O ensino de arquivologia em curso de biblioteconomia: relato de uma experiência interdisciplinar. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LEITE, M. S. ; BOTÃO, A. V. R. ; RANGEL, T. R. . Relações e aproximações entre biblioteconomia e arquivologia: perfis profissionais no Brasil. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BOTÃO, A. V. R. ; SOUZA, R. M. . Gestão do conhecimento organizacional: as contribuições da arquivística para as teorias da classificação e da organização do conhecimento. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RIBEIRO, M. Z. B. ; ALMEIDA, T. ; BOTÃO, A. V. R. . A ANÁLISE DE DOMÍNIO COMO METODOLOGIA PARA AUXILIAR PROJETOS EM COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BOTÃO, A. V. R. . CLASSIFICAÇÃO, INDEXAÇÃO E DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, MATTOS ROSALE ; BOTÃO, A. V. R. ; SILVA, JULIA DE VASCONCELLOS MACHADO DA . CENÁRIO DA REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: VOCABULÁRIOS CONTROLADOS DE ACERVOS ARQUIVÍSTICOS NO RIO DE JANEIRO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BOTÃO, A. V. R. ; SOUZA, MATTOS ROSALE . REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO ARQUIVÍSTICA: PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE UM CAMPO E SUAS RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ADILIA BATISTA ARAUJO ; ALICI RIBEIRO DE ANDRADA E SILVA ; BOTÃO, A. V. R. . 'RELAÇÕES E APROXIMAÇÕES NA INDEXAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA E ARQUIVOLOGIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BOTÃO, A. V. R. . Aspectos profissionais e interdisciplinares na instituição em que trabalha. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BOTÃO, A. V. R. ; BIOLCHINI, J. C. A. . TRATAMENTO DOCUMENTAL DE PRONTUÁRIOS MÉDICOS E ACESSO ÀS INFORMAÇÕES PRIVADAS EM SAÚDE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BOTÃO, A. V. R. . CLASSIFICAÇÃO, INDEXAÇÃO E DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BOTÃO, A. V. R. . PALESTRA MINISTRADA NA DISCIPLINA DE INDEXAÇÃO E RESUMOS DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO, SOBRE RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO IMAGÉTICA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DA NOBRADE.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BOTÃO, A. V. R. . A NOVA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO NA ARQUIVOLOGIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BOTÃO, A. V. R. . Recuperação da informação digital: a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) na descrição de material imagético. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BOTÃO, A. V. R. . GESTÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BOTÃO, A. V. R. . RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO DIGITAL: a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) na descrição de material imagético 2011 (Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação).
-
BOTÃO, A. V. R. . Documentos Eletrônicos 1998 (Monografia de Conclusão de Curso de Graduação em Arquivologia).
Outras produções
BOTÃO, A. V. R. . A PRÁXIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS DE BIBLIOTECONOMIA DO BRASIL PELAS AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. 2023.
BOTÃO, A. V. R. . ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO).
BOTÃO, A. V. R. . ASPECTOS LEGAIS DOS ARQUIVOS. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO).
BOTÃO, A. V. R. . PRINCIPIOS DO GERENCIAMENTO DE CONTEUDO ORGANIZACIONAL. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO).
BOTÃO, A. V. R. . PADRONIZAÇÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVISTICOS. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO).
BOTÃO, A. V. R. . ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO I. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO).
BOTÃO, A. V. R. . ADMNISTRAÇÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO II. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO).
BOTÃO, A. V. R. . ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO I. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO).
BOTÃO, A. V. R. . ADMNISTRAÇÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO II. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO).
BOTÃO, A. V. R. . OFICINA: GESTÃO E MANUTENÇÃO DE ARQUIVOS. 2012. .
BOTÃO, A. V. R. . CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM GESTÃO DE DOCUMENTOS EM INSTITUIÇÕES DE SAÚDE. 2012. .
BOTÃO, A. V. R. . ARQUIVOLOGIA: o surgimento da disciplina, o conceito de arquivo e a diferenciação entre os órgãos de documentação. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ARQUIVOLOGIA).
BOTÃO, A. V. R. . PRINCÍPIOS ARQUIVÍSTICOS: características sobre o conjunto documental. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ARQUIVOLOGIA).
BOTÃO, A. V. R. . CLASSIFICAÇÃO DOS ARQUIVOS E DOS DOCUMENTOS. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ARQUIVOLOGIA).
BOTÃO, A. V. R. . CICLO DE VIDA E GESTÃO DOS DOCUMENTOS. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ARQUIVOLOGIA).
BOTÃO, A. V. R. . PROTOCOLO E SUAS ATRIBUIÇÕES. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ARQUIVOLOGIA).
BOTÃO, A. V. R. . TIPOLOGIAS DOCUMENTAIS E SUPORTES FÍSICOS. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ARQUIVOLOGIA).
Prêmios
2015
Moção de Louvor e Reconhecimento, Cãmara de Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Reitoria, Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação. , UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Urca, 22290902 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 39385216
Experiência profissional
2015 - Atual
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor Assistente do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis vinculada ao Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro - CBG-FACC-CCJE-UFRJ.
Ministra as disciplinas de Administração de Unidades de Informação I e II, Planejamento de Unidades de Informação e Fundamentos Arquivísticos.
2012 - 2013
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE TEMPORÁRIO, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor da disciplina Administração de Unidades de Informação II para o curso de graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação durante o primeiro semestre de 2012, Administração de Unidades de Informação I no segundo semestre de 2012 e Fundamento de Recursos Humanos e Administração de Unidades de Informação II no primeiro semestre de 2013.
2011 - 2013
Universidade Federal FluminenseVínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE TEMPORÁRIO, Carga horária: 40
Outras informações:
Lotado no Instituto de Artes e Comunicação Social no Depto de Ciência da Informação - IACS-GCI, auxiliando turmas de Biblioteconomia e Arquivologia nas disciplinas de Representação da Informação e do Conhecimento, Gestão de Unidades de Informação e Ação Cultural em Unidades de Informação.
Responsável durante o primeiro semestre de 2012 pelas disciplinas de Indústria Editorial do Livro I, Fundamentos Teóricos em Informação I e Aspectos Legais dos Processos Informacionais. No segundo semestre de 2012, responsável pelas disciplinas Indústria Editorial do Livro I e Aspectos Legais dos Processos Informacionais e auxiliando na disciplina Representação da Informação e do Conhecimento. No primeiro semestre de 2013, responsável pela disciplina Aspectos Legais dos Processos Informacionais.
2014 - 2014
Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Estágio em Docência Superior, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor Assistente realizando estágio em docência superior ministrando as disciplinas Legislação Arquivística e Memória, Cultura e Sociedade no curso de Arquivologia.
2010 - 2010
Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Estágio em Docência Superior, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor da disciplina Gestão Arquivística de Documentos Eletrônicos no curso de Arquivologia.
1996 - 1998
Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina Conserv. e Restaur. Doc, Carga horária: 12
2010 - Atual
Academia do Concurso PublicoVínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor: Arquivologia, RH e Rec. Materiais, Carga horária: 12
2010 - 2010
Multiplus Cursos e Concursos LTDAVínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Arquivologia, Carga horária: 8
2010 - 2012
Grupo Maxx EducacionalVínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Arquivologia, Carga horária: 12
2011 - 2012
Curso Pogressão Preparatório para Concursos PúblicosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Arquivologia e Sociologia
Outras informações:
Professor de Arquivologia e Sociologia
2011 - 2013
Ícone ConcursosVínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Arquivologia, Carga horária: 6
2010 - 2012
Centro de Estudos da Língua Portuguesa, Concursos e Treinamento LTDAVínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Arquivologia, Carga horária: 4
2008 - 2009
Centro de Referência e Informação em Artes, Entretenimento e Cultura BrasilVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Arquivista - Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações:
Realizando trabalho de Censo de Arquivos Públicos como prestador de serviço para a UNESCO sob a supervisão do Arquivo Nacional através da aplicação de formulário eleborado de acordo com as normas de descrição arquivísticas;
2008 - 2008
Centro de Memória Professor Alvaro LopesVínculo: Consultor em Informação, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 30
Outras informações:
Consultor, profissional liberal, organizando o acervo
pessoal do Professor Alvaro Lopes, diretor da FEUDUC,
UNIBRACE, membro da Academia Duquecaxiense de Letras
e Artes, integrante do Rotary Club de Duque de Caxias,
artista plástico, pintor e poeta.
Organizando toda a documentação do acervo pessoal
do mencionado acima para constituição do centro de
memória que leva o seu nome, caracterizando sua
trajetória marcante no mundo das artes e sua dedicação
ímpar à educação e o desenvolvimento intelectual e moral.
2007 - 2008
Teck-Cominco Brasil S.A.Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Vivência na organização da agenda pessoal
e profissional de presidente e de diretores.
Assessoria aos funcionários estrangeiros
para: regularização de vistos e documentação,
acompanhamento no processo de mudança,
locação de apartamento, despacho de mobiliário
para o exterior, solicitação de serviços de telefonia,
internet e TV a cabo, entre outros.
Organização de visitas, a campo no Brasil,
para funcionários de outros países.
Elaboração de cartas e convites às embaixadas
solicitando concessão de visto para que estrangeiros
participassem de eventos nacionais e agendamento
nos consulados para concessão de vistos de
viagens de negócio para funcionários brasileiros.
Responsável pelas reservas de passagens aéreas
e hotéis para funcionários em viagens, cotação
de material, pedidos de compras de materiais de escritório e limpeza e organização de cursos e eventos.
Controle de documentação e correspondências.
2006 - 2007
Confederação Brasileira de Tênis de MesaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Relações Externas e Assessor, Carga horária: 40
Outras informações:
Experiência na gestão de projetos de avaliação
de desempenho e desenvolvimento de rotinas
administrativas através de ferramentas de
trabalho (project builder).
Análise de indicadores de desempenho com
elaboração de gráficos.
Coordenação das relações inter-estaduais
de Federações de Tenis de Mesa no Brasil.
Solicitação de verbas ao Comitê Olímpico
Brasileiro (COB) para projetos desportivos,
assim como relacionamento com as federações
de tênis de mesa do país, desenvolvendo
intercâmbio de informações entre as mesmas
e a instituição através de financiamentos
de cursos, projetos desportivos e campeonatos.
2006 - 2007
Fundação Educacional Duque de CaxiasVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor na área de Arquivologia ministrando
a disciplina de arquivo em cusros técnicos
para atuação na área de organização documental.
Professor em programa de treinamento
de relacionamento interpessoal.
Professor de Estatística e Arquivo no
Curso de Secretário de Estabalecimentos de Ensino.
Coordenação de curso de nível médio na área de arquivo.
Experiência em projeto de atividades de magistério.
Consultor na área de arquivos, documentação e informação.
2002 - 2004
Faculdade de Serviço Social Santa LuziaVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Porfessor e Orientador, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor na área de Arquivologia ministrando
a disciplina de arquivo em cusros técnicos para
atuação na área de organização documental.
Professor em programa de treinamento de
relacionamento interpessoal.
Professor de Estatística e Arquivo no Curso
de Secretário de Estabalecimentos de Ensino.
Coordenação de curso de nível médio na área
de arquivo.
Experiência em projeto de atividades
de magistério.
Consultor na área de arquivos, documentação
e informação.
2005 - 2005
Banco do Brasil - Direção GeralVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Escriturário, Carga horária: 30
2016 - 2016
Centro Universitário Augusto MottaVínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações:
Professor Convidado do Curso de Pós-Graduação em Gestão Eletrônica de Documentos lecionando a disciplina de Gestão do Conhecimento.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Antonio Victor Rodrigues Botão e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?