Susana Menezes Luz de Souza

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Geografia pela Universidade Católica de Pernambuco, graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, especialização e mestrado em Aquicultura e Recursos Pesqueiros pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professora efetiva da Educação Básica no município de Canindé do São Francisco-SE e Professora efetiva do Curso de Engenharia de Pesca da Universidade do Estado da Bahia -Campus VIII em Paulo Afonso, membro do grupo de Pesquisa PEPAQ (Grupo de Pesquisa e Extensão em Pesca e Aquicultura) e do grupo de pesquisa NUPEA (Núcleo de Pesquisas em Ecossistemas Aquáticos). Possui experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Aquicultura, atuando principalmente, com aproveitamento integral do pescado, tecnologia de curtimento orgânico de peles de peixe, educação e meio ambiente.Linha de Pesquisa: Tecnologia e Beneficiamento do Pescado, com ênfase em segurança alimentar, empreendedorismo, economia social e sustentabilidade ambiental. Foi coordenadora do Colegiado de Engenharia de Pesca por duas gestões e Diretora do Departamento de Educação Campus VIII da Universidade do Estado da Bahia, por dois mandatos consecutivos.

Informações coletadas do Lattes em 11/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação

2022 - Atual

Universidad Interamericana
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA PRESERVAÇÃO DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: UM OLHAR SOBRE O ESPAÇO GEOGRÁFICO DO MONUMENTO NATURAL DO RIO SÃO FRANCISCO - MONA RIO SÃO FRANCISCO
Orientador: Sóstenes Erickson Vicente da Silva

Mestrado em Aquicultura

2004 - 2007

Universidade Federa Rural de Pernambuco
Título: IMPACTO AMBIENTAL EM RESERVATÓRIOS: ESTUDO DE CASO DO CULTIVO DE TILÁPIAS EM RACEWAYS NO MUNICÍPIO DE PAULO AFONSO - BAHIA, Ano de Obtenção: 2007
José Milton Barbosa.Palavras-chave: reservatório, raceways, monitoramento, efluentes.Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Aqüicultura / Especialidade: Piscicultura. Setores de atividade: Pesca, Aqüicultura e Maricultura.

Especialização em PÓS GRADUAÇÃO EM MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

2024 - 2025

Centro Universitário Leonardo da Vinci
Título: Meio Ambiente e Sustentabilidade

Especialização em Aquicultura

1998 - 1999

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: Alimentação do tucunaré, Cichla ocellaris, Bloch e Schneider, no Reservatório Moxotó/PAIV
Orientador: Dr. William Severi

Graduação em Zootecnia

1986 - 1993

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduação em Licenciatura Plena Em Geografia

1984 - 1989

Universidade Católica de Pernambuco

Formação complementar

2024 -

PÓS GRADUAÇÃO EM MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE. (Carga horária: 360h). , Faculdade do Grupo UNIASSELVI, FAMESUL, Brasil.

2024 - 2024

Educação Financeira. (Carga horária: 40h). , Instituto Basil Solidario, IBS, Brasil.

2024 - 2024

Educação Ambiental. (Carga horária: 40h). , Instituto Basil Solidario, IBS, Brasil.

2024 - 2024

Planejamento pedagógico. (Carga horária: 40h). , Instituto Basil Solidario, IBS, Brasil.

2015 - 2015

Técnicas para Diagnóstico e Identificação de Parasitos de Peixes. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: zootecnia.

Organização de eventos

PINHEIRO, P. B. ; SOUZA, S. M. L. ; BEZERRA, L. S. ; LEITE, J. M. . XII Semana de Engenharia de Pesca- SEPA. 2024. (Outro).

SOUZA, S. M. L. . I Encontro Ecofeminista. 2018. (Outro).

SOUZA, S. M. L. . IV Semana de Popularização da Ciência. 2018. (Exposição).

AROUCHA, E. P. T. L. ; SOUZA, S. M. L. . I Encontro ECOFEMINISTA; O tempo de transformar a vida das mulheres È agora!. 2018. (Outro).

TENORIO, R. A. ; SOUZA, S. M. L. ; F.L.B.S ; MENEZES, R. A. M. . FestTilapia. 2017. (Festival).

SOUZA, S. M. L. . AQUA NEGOCIOS: FEIRA DE NEGÓCIOS DA AQUICUTURA. 2017. .

SOUZA, S. M. L. . AQUA NEGOCIOS FEIRA DE AGRONEGÓCIOS DA AQUICULTURA. 2017. .

SOUZA, S. M. L. ; Tâmara de Almeida e Silva ; SANTOS, D. S. ; SANTOS, D. M. S. ; BARRETO, L. S. S. . Avaliador das Apresentações dos painéis. 2015. (Congresso).

SOUZA, S. M. L. . Moderadora na Conferencia : Marco Institucional e legal para a pesca e aquicultura. 2015. (Congresso).

SOUZA, S. M. L. . Moderadora na Conferencia: Sanidade,Inspeção e Fraude na Industria Pesqueira. 2015. (Congresso).

SILVA, D. M. ; FREITAS, F. L. ; XAVIER, L. B. ; SILVA, T. A. ; SILVA, A. M. C. ; SOUZA, S. M. L. . Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. 2013. (Congresso).

SOUZA, S. M. L. ; Ilana Leone Almeida ; Tâmara de Almeida e Silva ; OLIVEIRA, P. N. . VI Semana de Engenhraia de Pesca. 2011. (Outro).

SOUZA, S. M. L. ; SILVA, F. A. . Expopiscicultura. 2011. (Exposição).

SOUZA, S. M. L. ; TENORIO, R. A. ; SILVA, T. A. E. ; XAVIER, L. B. ; TENÓRIO, I.V. . Semana de Engenharia de Pesca. 2011. (Outro).

SOUZA, S. M. L. . I Pescalourada. 2010. (Outro).

SOUZA, S. M. L. ; SILVA, T. A. E. . Semana de Engenharia de Pesca. 2010. (Outro).

SOUZA, S. M. L. . Projeto Feirinha a Base de Pescado. 2009. (Outro).

SOUZA, S. M. L. ; Mayara Silva Vieira ; Gomes,S.S. . I Encontro Regional de Pesca e Aquicultura e IV Semana de Engenharia de Pesca. 2008. (Outro).

SOUZA, S. M. L. ; Freitas, F.S ; CALADO,Alberio . II Semana de Engenharia de Pesca. 2006. (Outro).

Oliveira, P.G. ; SOUZA, S. M. L. ; F.L.B.S . I Semana de Engenharia de Pesca. 2005. (Outro).

Participação em eventos

Encontro Estudantil do território de Itaparica.Avaliador dos projetos ENCANTE- ENCONTRO DE CANTO CORAL ESTUDANTIL. 2025. (Encontro).

Fentija- Feira de Negócios da Tilápia em Jatobá- Tecnologia na Piscicultura.Avaliação dos trabalhos Científicos- Poster. 2025. (Outra).

3° OFICINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROMOVIDA PELA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE E AÇÕES CLIMATICAS DO ESTADO DE SERGIPE. 2024. (Outra).

5° CONFERENCIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE; EMERGENCIA CLIMÁTICA, O DESAFIO DA TRANSFORMAÇÃO ECOLÓGICA. 2024. (Outra).

FECONART - FEIRA DE CIENCIAS E ARTES. AVALIAÇÃO DE TRABALHOS - POSTER. 2024. (Feira).

FENACAN 2024. 2024. (Feira).

FENACAN 2024. 2024. (Feira).

FENTIJA 2024. 2024. (Feira).

XIII Semana de Engenharia de Pesca (XIII SEPA.Oficina de curtimento vegetal de peles de peixes, uma alternativa para geração de renda para pescadores e piscicultores. 2024. (Outra).

XIII Semana de Engenharia de Pesca (XIII SEPA.Avaliação dos trabalhos XIII SEPA ?Semana de Engenharia de Pesca. 2024. (Outra).

XIII Semana de Engenharia de Pesca de Paulo Afonso-BA.Oficina de Beneficiamento do Pescado, uma proposta de geração de renda para pescadores e piscicultores. 2024. (Outra).

FECONART- FEIRA DE CIENCIAS E ARTES. AVALIADOR DE TRABALHOS- POSTER. 2023. (Feira).

XXII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. Streptococcus spp, em água e comedouros de Piscicultura de Oreochromis Niloticus (Linnaeus, 1958), tilápia do Nilo, cultivada em Tanques-rede no sertão da Bahia. 2023. (Congresso).

PALESTRA: COMPETENCIAS SOCIOECONOMICAS PARA.AGENTE TRANSFORMADOR DOS PROJETOS APRESENTADOSNO MUNICÍPIO. 2022. (Oficina).

Fórum Municipal de Educação- Glória /BA.Fórum Municipal de Educação Glória/BA. 2021. (Outra).

Fórum Municipal de Paulo Afonso.Fórum Municipal de Educação em Paulo Afonso. 2021. (Outra).

I Congresso de Extensão Universitária da UNEB campus VIII. APLICAÇÃO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E TECNOLOGIAS SOCIAIS ALÉM DOS MUROS DA ACADEMIA. 2021. (Congresso).

AQUA NEGOCIOS: FEIRA DE NEGOCIOS DA AQUICULTURA. PROCESSAMENTO E BENEFICIAMENTO DO PESCADO. 2017. (Feira).

IV Semana de Engenharia de Pesca-UFS.Curso de Curtimento Vegetal de Peles de Peixes. 2015. (Outra).

Semana Acadêmica do DCHT XXIV e II SAEP.Curso de Curtimento Vegetal de Peles de Peixes. 2015. (Outra).

XIX CONBEP 2015. Mini curso de Curtimento Vegetal de Peles de Peixes. 2015. (Congresso).

XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. Mini-curso: Curtimento Vegetal de Peles de Peixes. 2015. (Congresso).

XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. Conferência: Sanidade, Inspeção e Fraude na Industria Pesqueira. 2015. (Congresso).

XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. Avaliação dos Trabalhos Científicos. 2015. (Congresso).

XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. Avaliação dos Painéis. 2015. (Congresso).

Encontro de Coordenadores de Cursos de Ciências do Mar.Apresentação do Curso de Engenharia de Pesca da UNEB-Campus VIII. 2014. (Encontro).

Encontro Municipal de Inclusão Produtiva, trabalho e renda através da dinamização da cadeia produtiva do pescado do.As oportunidades e modernização da cadeia produtiva do pescado em Sobradinho. 2014. (Encontro).

II Feira de Negócios da Tilápia em Jatobá. Palestra: Comercialização e Beneficiamento do Pescado. 2014. (Feira).

III Encontro de Coordenadores de Engenharia de Pesca-ENCOPESCA.Apresentação do Curso de Engenharia de Pesca da UNEB-Campus VIII. 2014. (Encontro).

IX Congresso Nordestino de Produção Animal. Oportunidades de Negócios na Tecnologia do Pescado. 2014. (Congresso).

Encontro de Coordenadores de Cursos de Ciências do Mar.Relatório do evento. 2013. (Encontro).

Encontro de Coordenadores de Engenharia de Pesca ENCOPESCA.Participação no Encontro de Coordenadores de Engenharia de Pesca do Brasil- ENCOPESCA. 2013. (Encontro).

Feira de Negócios da Tilapia de jatobá-PE-FENTIJA.FEIRA DE NEGÓCIOS DA TILÁPIA DE JATOBÁ-FENTIJA. 2013. (Outra).

III Conferência Estadual do Meio Ambiente. 2013. (Outra).

III Semana de Engenharia de Pesca da UFRB.Curso de Curtimento Vegetal de Peles de Peixes. 2013. (Outra).

XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. Trabalho no formato de poster. 2013. (Congresso).

Encontro Coordenadores de Cursos de Engenharia de Pesca-ENCOPESCA.Apresentação do Curso de Engenharia de Pesca da UNEB-Campus VIII. 2012. (Encontro).

III Feira Internacional da Pesca e da aquicultura-AQUAPESCABRASIL. Apresentação do Curso de Engenharia de Pesca da UNEB-Campus VIII. 2012. (Feira).

Encontro de Coordenadores de Ciências do Mar no período de 22 a 25.11.2011.ENCONTRO DE COORDENADORES DE GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO EM CIENCIAS DO MAR- ENCOGRAG. 2011. (Encontro).

I Fórum do Setor Pesqueiro Paraense. 2011. (Outra).

II Encontro de Ostreicultores do Nordeste Paraense. 2011. (Encontro).

II Workshop do Cultivo de Pirarucú. 2011. (Outra).

I Seminário do Caranguejo-Uçá no Pará. 2011. (Seminário).

VI Semana de Engenharia de Pesca.Dados da defumação em Prochilodus spp(curimatã), e Leporinus spp (piau) de uma uma prática no laboratóriodo CDTA realizado por alunos do curso de Engenharia de Pesca da UNEB. 2011. (Outra).

World Aquaculture 2011. 2011. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. Avaliação do rendimento e análise sensorial de carne de pescado mecanicamente separada (CPMS) de espécies de baixo valor comercial oriundas da pesca extrativa. 2011. (Congresso).

Formação Acadêmica: Coordenadores de Colegiados de Cursos de Graduação da UNEB. 2010. (Oficina).

IV Seminário Alagoano de Piscicultura e do V Seminário Alagoano de Maricultura.Silagem Biológica a partir de resíduos de pescados. 2010. (Seminário).

XVI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. Uso do Barbatimão (Stryphrnodedron sp.) no curtimento vegetal de peles de peixes. 2009. (Congresso).

I Conferência Estdual de Cessão de àguas Públicas para Aquicultura. 2008. (Outra).

I Encontro Regional de Pesca e Aquicultura e IV Semana de Engenharia de Pesca. 2008. (Outra).

III Seminário da Piscicultura Alagoana. 2008. (Seminário).

IV Encontro Nacional de Piscicultores de Agua Doce.Palestra: O uso da CPMS (Carne de Peixe Mecanicamente Separada) na merenda escolar do município de Piranhas-AL. 2008. (Seminário).

IV Seminário de Maricultura Alagoana e III Seminário de Psicultura Aalagoana.Estratégias de crote e rendimento da carne do Piau verdadeiro. 2008. (Seminário).

Curso de Curtimento vegetal de couro de tilápia e de caprino e ovinos. 2007. (Outra).

Curso de Organização Produtiva-Ministério da Integração no período de 15.12.2006 a 10.08.2007. 2007. (Outra).

II Seminário da Piscicultura Alagoana no período de 10 a 12.09.2007.Uso da Polpa de Pescado na Merenda Escolar. 2007. (Seminário).

Curso de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. 2006. (Outra).

Curso de Boas Práticas de Fabricação- SENAI. 2006. (Outra).

Curso de Gestão da Produção e Comercialização de Pescados. 2006. (Outra).

Feira do Empreendedor de Sergipe. 2006. (Oficina).

I Feira Agropecuária do Alto Sertão Sergipano. 2006. (Oficina).

II Semana de Engenharia de Pesca. 2006. (Outra).

IX Congresso Brasileiro de Organismos Aquáticos. 2006. (Congresso).

SEAFOOD-Feira Internacional de Pescados,frutos do mar e Tecnologia para a Indústria da Aquicultura e Pesca. 2006. (Congresso).

Seminário da Piscicultura Alagoana. 2006. (Seminário).

I Semana de Engenharia de Pesca de Paulo Afonso-BA.APPCC- Análise de Perigos e Pontos Crítcios de Controle. 2005. (Outra).

IV Semana do Biólogo. 2005. (Outra).

Curso de curtimento de peles exóticas. 2004. (Outra).

II Conferência Nacional de segurança Alimentar e Nutricional.Feirinha de Produtos a base de pescado. 2004. (Outra).

I Seminário Regional de Aquicultura. 2004. (Seminário).

IX Semana de Engenharia de Pesca da UFRPE. 2004. (Outra).

Seminário de Capacitação de Instrutores em Inspeção, Controle de qualidade e processamento do pescado de origem aquícola. 2004. (Seminário).

World Aquaculture 2993. 2003. (Congresso).

XIII CONBEP. Avaliação do rendimento da carne de cari (Pterygoplichthys etentaculatus) e diferentes formas de aproveitamento. 2003. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. Principais espécies de peixes carnívoros do Reservatório Moxotó. 2003. (Congresso).

Curso de Extensão: tecnologias de baixo custo para um mundo globalizado. 2002. (Outra).

XII Simpósio Brasileiro de Aquicultura.Avaliação do rendimento da carene da tilápia nilótica (Oreochromis niloticus). 2002. (Simpósio).

I Encontro Nacional de Criadores de Tilápia. 2001. (Encontro).

Workshop O baixo São Francisco,identificação dos problemas hídricos e medidas mitigadoras. 2000. (Outra).

I Seminário Regional de Tilapicultura.Aliemntação do tucunaré Cichla ocellaris,BLOCH e SCHNEIDER, no reservatório Moxotó/PAIV. 1999. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Paloma Ketley Andrade Lins Campos

SILVA, D. M.; CAMPOS, P. K. A. L.;SOUZA, S. M. L.. Investigação de fungos filamentosos em diferentes nichos de um sistema de piscicultura, tipo tanques-rede, com cultivo de Oreochromis niloticus (Linnaeus, 1758). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia- DEDC Campus VIII.

Aluno: Aliston Elias de Souza Santos

SILVA, D. M.;SOUZA, S. M. L.; SANTOS, A. E. S.. OCORRÊNCIA DE FUNGOS FILAMENTOSOS EM RAÇÃO DESTINADA A ALIMENTAÇÃO DE Oreochromis niloticus (LINNAEUS, 1758) E EM SEU GALPÃO DE ARMAZENAMENTO. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia- DEDC Campus VIII.

Aluno: Carlos Hermínio de Souza Alves

LUZ DE SOUZA, SUSANA MENEZES; ALVEH, C. H. S.; SILVA, T. A. E.; PINHEIRO, P. B.. A influência do mexilhão-dourado (Limnoperna Fortunei, Dunker, 1857) em pisciculturas de tanques-rede no rio São Francisco, d. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Dennis Ismaion Cavalcante Gomes

TENORIO, R. A.;SOUZA, S. M. L.; GOMES, D. I. C.; SILVA, A. M. C.. Mobilidade espacial e temporal da tilapicultura nos reservatórios hidrelétricos do submédio e baixo São Francisc. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Estephany Dayane Sousa Silva

SANTOS, D. M. S.; SILV, E. D. S.;SOUZA, S. M. L.. Aeromonas spp. e Streptocius spp. em água e comedouros de uma piscicultura, tipo tanques-rede, em um reservatório no semiárido brasileiro, d. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Naiane Barros de Souza

SOUZA, N.B.; SILVA, D. M.; CAMPOS, P. K. A. L.; SILVA, E. D. S.; ANDRADE, T. P.;SOUZA, S. M. L.. Streptoccus spp em água e comedouros de piscicultura de Oreochromis niloticus ( Linnaeus, 1758) tilápia do Nilo, cultivada em Tanques-rede no sertão da Bahia. 2023.

Aluno: Isabel Suyanne Calado de Santana

SOUZA, S. M. L.; SANTANA, I. S. C.. Biodiesel produzido a partir do óleo extraído de vísceras de tilápia e tambaqui,. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Joiciane Gomes da Cruz

SOUZA, S. M. L.; TENORIO, R. A.; F.L.B.S. A Diocese de Floresta e a tilapicultura no município de Jatobá, PE: Pe. Antônio e a multiplicação dos peixes no Brasil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: LUCIANA FERRE8IRA RAMOS

RAMOS, L. F.; SANTOS, D. M. S.;SOUZA, S. M. L.. COMPOSIÇÃO DO FITOPLÂNCTON N9O RESERVATORIO DE SOBRADINHO,SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO, COMO INDICADOR DE QUALIDADE DE ÁGUA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: RITA DE KASSIA PEREIRA DOS SANTOS

SANTOS, R. D. K. P.; Santos, Danilo Mamede da Silva;SOUZA, S. M. L.. COMUNIDADE FITOPLÃNCTONICA NO RESERVATÓRIO DE ITAPARICA, SUBMEDI9O SÃO FRANCISCO, BIODICADOR DE QUALIDADE HÍDRICA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Julian da Silva Lins

Lins, J. S.;SOUZA, S. M. L.. Elaboração e avaliação sensorial do patê pastoso a base de filé de tilápia,Oreochromis niloticus. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Eva Viviane dos Santos Nogueira

NOGUEIRA, E. V. S.;SOUZA, S. M. L.; NOGUEIRA FILHO, R. M.. Avaliação microbiológica da carne do tucunaré, Cichla spp, submetido a dois métodos de defumação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Carlos Micael Gomes Oliveira

SANTOS, D. M. S.;SOUZA, S. M. L.; OLIVEIRA, C. M. G.. Detecção e resistência antimicrobiana de Aeromonas isoladas de água e comedouro de uma piscicultura intensiva de tilápia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Raniere Carvalho Bessa

FREITAS, F. L.; SILVA, T. A.;SOUZA, S. M. L.. Acompanhamento das atividades de cultivo de tilápia em tanques-rede e R e M Piscicultura Ltda, povoado Santo Antônio, Jatobá-PE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Erica Lorena de Oliveira Pereira

TENORIO, R. A.; NOGUEIRA FILHO, R. M.;SOUZA, S. M. L.. Técnicas de manejo na aquicultura São Jorge, reservatório de moxotó, rio São Francisco, Brasil,. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Daniela Priscila de Souza

XAVIER, L. B.;SOUZA, S. M. L.; TENORIO, R. A.. Doenças e acidentes ocupacionais dos pescadores da colônia Z-26 no município de Delmiro Gouveia-AL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Thales de suza Alves Bezerra,

SILVA, D. M.;SOUZA, S. M. L.; PINHEIRO, P. B.. Isolamento e Caracterização de fungos filamentosos em Oreochromis niloticus (Linnaeus, 1758), tilápia do Nilo cultivados em tanques-rede no reservatório de Moxotó. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Danilo Martins da Silva

SOUZA, D. M.;SOUZA, S. M. L.. Aplicação de medidas profiláticas e uso de vacina contra Streptococcus agalactiae em tilápia (Oreochromis niloticus) de criatórios localizados no submédio São Francisco. 2013 - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: José Carlos Dantas Júnior

SILVA JUNIOR, J. C. D.;SOUZA, S. M. L.. Utilização do processo de defumação a quente como meio para mascarar o off flavor presente na cerne da espécie tambatinga (tambaqui, Colossoma macropomum, Cuvier, 1813 x pirapitinga,Piractus brachypomus Cuvier,1818). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Denise Stefane de Souza

TENORIO, R. A.; LIMA, S.M.;SOUZA, S. M. L.. Desenvolvimento de software em linguagem C Sharp como ferramenta para o gerenciamento do modelo de pisciculturas associativas implantadas no reservatório de Moxotó, Rio São Francisco. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Milene Santos da Silva

SILVA, D. M.;SOUZA, S. M. L.; TENORIO, R. A.. Análise de parâmetros hematológicos em Oreochromis niloticus (Linnaeus, 1758) infectadas por bactérias Streptococcus spp. e Aeromonas hydrophila cultivadas em pisciculturas intensivas no reservatório de Moxotó, rio São Francisco, Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Ricardo Alexandre Pereira de Mendonça

SILVA, T. A. E.; TENORIO, R. A.;SOUZA, S. M. L.. Ocorrência do parasitismo de monogenóides em Oreochromis niloticus (Tilápia do Nilo) cultivadas em sistema intensivo no Reservatório Moxotó no Rio São Francisco - Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Anderson Boaventura

SILVA, T. A. E.; TENORIO, R. A.;SOUZA, S. M. L.. Variação espaço-temporal de Lamproglena monodi Capart, 1944 (Copepoda: Lernaeidae) em Orechromis niloticus, Linnaeus, 1758 (Tilápia do Nilo) cultivadas no reservatório Moxotó, Rio São Francisco, Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Cherlle Kally Lima de Andrade

SILVA, D. M.; TENORIO, R. A.;SOUZA, S. M. L.. Deteccção de bactérias Aeromonas spp. em Oreochromis niloticus, Linnaeus, 1758, tilápia do Nilo, em pisciculturas intensivas do reservatório Moxotó, rio São Francisco, Brasill. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Géssica Maciel Alves

SILVA, D. M.; NOGUEIRA FILHO, R. M.;SOUZA, S. M. L.. Isolamento e quantificação de fungos filamentosos em uma piscicultura no município de Petrolândia - PE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Janequele do Nascimento Bezerra

SILVA, D. M.; NOGUEIRA FILHO, R. M.;SOUZA, S. M. L.. Detectar a presença de bactérias patogênica isoladas em tilápias do nilo (Oreochromis niloticus, Linnaeus, 1758) provenientes de um cultivo em tanques-rede na região de Petrolândia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Hugo Alexandre Feitosa da Silva

SOUZA, S. M. L.; XAVIER, L. B.. Levantamento da aplicabilidade das Boas Práticas de Manejo nas pisciculturas; Malhada Grande II e Aquicultura Colorado em Glória-BA e na Malhada Grande em Paulo Afonso-B. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Elielza de Roma Silva

Tâmara de Almeida e SilvaSOUZA, S. M. L.. Nível de eutrofização em cultivo de tilápias em racewys usando como ferramenta a comunidade zooplanctônica do Reservatório Moxotó-BA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Elielza de Roma Silva

SILVA, T. A. E.;SOUZA, S. M. L.; ANJOS NETO, M.A.. Níveis de eutrofização em cultivo de tilápia em raceways usando como ferramenta a comunidade zooplanctônica do reservatório Delmiro Gouveia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: GABRIEL LINS SANTOS

NOGUEIRA FILHO, R. M.; TENORIO, R. A.;SOUZA, S. M. L.. Avaliação do armazenamento de rações nas pisciculturas no município de Paulo Afonso e região. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Anderson Cley Correia da Silva

NOGUEIRA FILHO, R. M.;SOUZA, S. M. L.; PINHEIRO, P. B.. Levantamento sobre a fiscalização no escoamento da produção de Tilápia do nilo (Oreochromis niloticus) na região de Paulo Afoinso-BA e Glória-BA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Pétala Mariane Batista Alves

SILVA, T. A. E.;SOUZA, S. M. L.; NASCIMENTO JUNIOR, I.S.. Embarcações, artes e procedimentos da pesca artesanal utilizadas na cidade de Piranhas-AL no Baixo Rio São Francisco. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Rafael Henrique Braz de Araújo

NASCIMENTO JUNIOR, I.S.;SOUZA, S. M. L.; OLIVEIRA, P. N.. Perfil do consumo de pescado no município de Glória, Bahia (Brasil). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Hugo Alexandre Feitosa da Silva

XAVIER, L. B.;SOUZA, S. M. L.; OLIVEIRA, P. N.. Levantamento da aplicabilidade das boas práticas de manejo nas pisciculturas Malhada GRande II, Aquicultura Colorado em Glória-BA e Malhada Grande III em Paulo Afonso-BA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Robson Gomes

F.L.B.S; XAVIER, L. B.;SOUZA, S. M. L.. Manejo produtivo de alevinos de tilápia chitralada Oreochromis niolticus (LINNAEUS, 1758) e tambaqui Colossoma macropomum (CUVIER, 1818) no Centro de Referência em aquicultura e recursos pesqueiros do Itiúba em Porto Real do Colégio - AL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Iracema Anne Matos Reis

TENÓRIO, I.V.; OLIVEIRA, P. N.;SOUZA, S. M. L.. Comparação do crescimento do alevino de Tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus) em sistemas com renovação contínua de água e sem renovação, em viveiros.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Marlisson Araújo Cabral

TENÓRIO, I.V.; NOGUEIRA FILHO, R. M.;SOUZA, S. M. L.. O controle da qualidade total (CQT) no beneficiamento do pescado: um estudo d caso na Empresa Asa Branca. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Adriano Monteiro da Silva

Tâmara de Almeida e SilvaSOUZA, S. M. L.. Estudo Mercadológico do pescado comercializado e consumido na cidade de Paulo Afonso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Eudes Barros Castor

(E.M.S.N)SOUZA, S. M. L.. Estudo da biologia reprodutiva do mexilhão Límnico Diplodon rhuacoicus (Lea,1834) utilizando a histologia como ferramenta. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Robson da Silva Dória

SANTOS, J. M.;SOUZA, S. M. L.. Caracterização da atividade de pesca e consumo do pescado na aldeia Pankaiwka/Fazenda Cristo Rei, no município de Jatobá-PE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Wathaanderson de Souza Rocha

F.L.B.S;SOUZA, S. M. L.. Acompanhamento das atividades na estação de piscicultura Paraguaçu em Boa Vista do Tupim envolvendo manejo e reprodução de tilápias. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: MÁRCIO KLEBSON CAMILO DOS SANTOS

F.L.B.S;SOUZA, S. M. L.. Parâmetros zootécnicos do Pirarucu em cativeiro e suas características reprodutivas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Edmilson Aamaral de Aguiar Júnior

XAVIER, L. B.;SOUZA, S. M. L.. Diagnóstico das boas práticas de manejo em psicultura em tanques - Rede nos povoados de Malhada Grande e Xingozinho no município de Paulo Afonso-BA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Paulo de Tarso Ainsworth de Oliveira

F.L.B.S;SOUZA, S. M. L.. Percepção dos pescadores em relação à problemática escassez do pescado nos reservatórios de Paulo Afonso-BA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Cristina Lima Guimarães

Tâmara de Almeida e SilvaSOUZA, S. M. L.. Efeito dos óleos vegetais sobre a resistência do couro de tilápia Oreochromis niloticus (Linnaeus, 1758), linhagem chitralada. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Fernanda Maiara Lima Santos

OLIVEIRA, P. N.;SOUZA, S. M. L.. Relatório do acompanhamento das atividades desenvolvidas sobre o cultivo da tilápia do nilo Oreochromus niloticus (Linnaeus,1758) em tanques - Rede na Fazenda Filial Jatobá - Pernambuco - Brasil da Empresa Neturno Alimentos S/A. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Allex Dênis Araújo

XAVIER, L. B.;SOUZA, S. M. L.. Perfil de consumo dominiciliar de pescado no município de Jatobá -PE (BRASIL). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Silvia Regina de Souza

NOGUEIRA FILHO, R. M.;SOUZA, S. M. L.. Artesanato com conchas do Bivalve Corbicula sp. como aprendizado de uma atividade para a comunidade de Paulo Afonso-BA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Rafelson Batista de Souza

F.L.B.S;SOUZA, S. M. L.. Relatório das atividades referentes a produção de alevinos na estação de psicultura no Paraguaçu no município de Boa Vista do Tupim, Bahia, Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Cinthia Isabelle de Souza Barros

F.L.B.S;SOUZA, S. M. L.. Levantamento das psiculturas e tanques - rede na região do município de Jatobá-BE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Dimitrius Cardoso de Carvalho

NOGUEIRA FILHO, R. M.;SOUZA, S. M. L.. Diagnóstico atual da aquicultura e pesca no município de Petrolândia - PE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Gislande Cardoso Maia

SOUZA, S. M. L.. Métodos de processamento para agregar valor ao camarão Litopenaeus vannamei (Bonne,1931). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Jaqueline Souza Aragão

SOUZA, S. M. L.. Estratégias de corte para agregar valor a espécie matrinxã , Brycon amazonicus (GUNTHER,1869)). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Francisco Jailson Snatos Araújo

XAVIER, L. B.;SOUZA, S. M. L.. Análise da perda de peso do tucunaré, Cichla ocellaris), armazenado em freezer no município de Itacuruba-PE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Pedro João Dias Canário Filho

F.L.B.S;SOUZA, S. M. L.. Perfil do consumo domiciliar de pescado nos municípios de Canudos, Eucllides da Cunha e Uauá-BA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Danilo Guilherme dos Santos Andrade

Tâmara de Almeida e SilvaSOUZA, S. M. L.. Acompanhamento do processo de engorda do camarão Litpenaeus vannamei (Boone,1931) em águas oligoahalinas na empresa agropecuária Oliveira Brito, Paulo Afonso-BA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Sérgio Ricardo Gomes da Silva

NOGUEIRA FILHO, R. M.;SOUZA, S. M. L.. Diagnóstico dos riscos a saúde e segurança dos piscicultores na Associação Pia do Roque, povoado Xingozinho, bacia do São Francisco Paulo Afonso-BA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Jesiel Santana Mendes

Oliveira, P.G.;SOUZA, S. M. L.. Estudos sobre a comercialização de pescados nos supermercados de Paulo Afonso-BA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Jackson Nunes Rabelo

NOGUEIRA FILHO, R. M.;SOUZA, S. M. L.. Estrudo de mercado do pescado comercializado no município de Xique-Xique-BA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Valks de Souza

(E.M.S.N)SOUZA, S. M. L.. Rotíferos do Lago Artificial da Usina Hidrelétrica Paulo Afonso IV(PAIV), Bahia-Brasil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Antonio Carneiro de Oliveira Neto

SOUZA, S. M. L.. Produção de alevinos de tilápia do nilo,Oreochromis niloticus (LINNAEUS,1758) na empresa AAT Internacional LTDA no municpipio de Paulo Afonso-BA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Renan de Souza e Silva

SOUZA, S. M. L.. Conservação e escoamento do pescado nas colônias do Rio vermelho Z-01,Itaporanga Z-02 e de Itapoã Z-06 na cidade de Salvador,BA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Kaline Ctiely Campos Silva

(E.M.S.N)SOUZA, S. M. L.. Estrutura da comunidade zooplanctônica da prainha de Petrolândia-PE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Átila Campos de Lima

(E.M.S.N)SOUZA, S. M. L.. Estrutura da comunidade de rotíferos em áreas de influencias de piscicultura em raceways,nos reservatórios Delmiro Gouveia e Moxotó, Paulo Afonso-BA,Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Ana Paula Souza Pereira

SOUZA, S. M. L.. Estudo da diversidade e da estrutura da comunidade Tecamebiana (Protozoa: Rhizopoda) na área de ação do projeto de piscicultura em receways nos reservatórios Moxotó e Delmiro Gouveia ,Paulo Afonso,BA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Rui Brabosa Lima

SOUZA, S. M. L.. Tecnicas de beneficiamento Artesanal do pescado voltada para os adolescentes daFundação de Amparo ao menor, Paulo Afonso,BA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Liliane Ferreira dos Santos

SOUZA, S. M. L.; OLIVEIRA, P. N.. Técnicas operacionais em produção de alevinos na Estação de Piscicultura de Jequié (Bahia Pesca-BA). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Deidjane Andrade de Souza

SOUZA, S. M. L.; F.L.B.S. Relatório de atividades desenvolvidas na implantação da empresa Asa Branca de pescados seco no município de Arapiraca-AL. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Paula Valéria Sobreira de Aragão

SOUZA, S. M. L.. Técnicas de manejo utilizados na Unidade de produção de alevinos de Jequié-BA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: César Augusto Alves dos Santos

SOUZA, S. M. L.. Acompanhamento das etapas de manejo e produção de tilápia em tanques-rede no lago de Xingó-município de Paulo Afonso-BA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia.

SOUZA, S. M. L.; SILVA, A. M. C.; SILVA, T. A. E.. Membro da Comissão de seleção de professor substituto. 2013. Universidade do Estado da Bahia.

SOUZA, S. M. L.. Parecerista dos Cursos de Engenharia de Pesca-Guia do Estudante. 2015. Universidade Federal Rural de Pernambuco-Unidade Serra Talhada.

SOUZA, S. M. L.. Parecerista dos Cursos de Engenharia de Pesca-Guia do Estudante. 2015. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

SOUZA, S. M. L.. Parecerista dos Cursos de Engenharia de Pesca do Guia do Estudante. 2014. Universidade Federal Rural de Pernambuco-Unidade Serra Talhada.

SOUZA, S. M. L.. Parecerista dos Cursos de Engenharia de Pesca-Guia do Estudante. 2014. Universidade Federal Rural de Pernambuco-Unidade Serra Talhada.

LUZ DE SOUZA, SUSANA MENEZES; PINHEIRO, P. B.; LEITE, J. M.; BEZERRA, L. S.. Avaliação dos trabalhos XIII SEPA ?Semana de Engenharia de Pesca. 2024. Universidade do Estado da Bahia.

SOUZA, S. M. L.; SANTOS, N. G. P.; PINHEIRO, P. B.; LEITE, J. M.. Vice Coordenadora da XIII SEPA ? Semana de Enegnharia de Pesca. 2024. Universidade do Estado da Bahia.

SOUZA, S. M. L.. Presidente de Banca de Monitoria de Ensino. 2015. Universidade do Estado da Bahia.

SOUZA, S. M. L.. Presidente da Banca de seleção de monitoria da disciplina Sistemática,Anatomia e eEologia de Custáceos. 2015. Universidade do Estado da Bahia.

SOUZA, S. M. L.; OLIVEIRA, F.. Banca Monitoria de Ensino. 2014. Universidade do Estado da Bahia.

SOUZA, S. M. L.; CHARLES, R.. Presidente da Banca de Seleção de Monitoria de Ensino. 2014. Universidade do Estado da Bahia.

SOUZA, S. M. L.; BEZERRA, J. N.. Presidente da Banca de Monitoria de Ensino. 2013. Universidade do Estado da Bahia.

SOUZA, S. M. L.; Horjana S.Conselho. Presidente da Seleção de Monitoria de Ensino. 2013. Universidade do Estado da Bahia.

SOUZA, S. M. L.; SILVA, T. A. E.; F.L.B.S. Membro da Banca de Seleção de Monitoria de Ensino. 2011. Universidade do Estado da Bahia.

SOUZA, S. M. L.; SILVA, T. A. E.. Membro da Banca de seleção de monitoria de Ensino semestre 2010.2. 2010. Universidade do Estado da Bahia.

SOUZA, S. M. L.. Comissão de avaliação dos trabalhos científicos-CONBEP. 2009. Universidade do Estado da Bahia.

Orientou

Girlaine Poliana dos Santos Lopes

Estagio Supervisionado em uma Indústria de Beneficiamento do Pescado; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Felipe de Oliveira de Jesus Lima

Orientadora de Monitoria de ensino da disciplina Tecnologia do Pescado I; Início: 2014; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Ruan Charles Moreira da Silva

Monitoria de Ensino da Disciplina Tecnologia do Pescado Ii; Início: 2014; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Janequele do Nascimento Bezerra

Orientadora de Monitoria de Ensino da disciplina Tecnologia do Pescado II; Início: 2013; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Horjana Silva Conselho

Monitoria de Ensino da disciplina Tecnologia do Pescado I; Início: 2012; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Rafaela Brito Arcanjo

Monitoria de Ensino da Disciplina Tecnologia do Pescado II; Início: 2012; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Sabrina Santos Silva

Monitoria de Ensino da Disciplina Tecnologia do Pescado I; Início: 2011; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Luana C

S; Barreto; Monitoria de Ensino da Disciplina Tecnologia do Pescado I; Início: 2010; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Thiago Korber Adelseck

Monitoria de Ensino da Disciplina Tecnologia do Pescado II; Início: 2010; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Diego Felipe da Silva Dutra

Monitoria de Ensino da disciplina Introdução a Aquicultura; Início: 2009; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Andre Luis Lima Batista dos Santos

Monitoria de Ensino da Disciplina Tecnologia do Pescado II; Início: 2009; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Reginaldo Araujo Filho

Monitoria de Ensino da Disciplina Tecnologia do Pescado I; Início: 2009; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Crisreania Oliveira Marques

APLICAÇÃO DE BIOPOLIMEROS COMO REVESTIMENTO COMESTÍVEL NA CONSERVAÇÃO DO PESCADO: UMA REVISÃO DA LITERATURA; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia- DEDC Campus VIII; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Ranah Cristiane Barbosa Castor

BENEFICIOS DA PELE DA TILÁPIA, OREOCHROMIS NILOTICUS (LINNAEUS, 1758) NA INDUSTRIA FARMACÊUTICA E NA INDUSTRIA COSMÉTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia- Campus VIII Paulo Afonso; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

ITAYNARA ALEXANDRINA VITAL BRASIL

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ESTÉTICO E SUSTENTÁVEL DO COURO DE TILÁPIA Oreochromis niloticus (LINNAEUS, 1758) NA MODA CONTEMPORÂNEA: UMA REVISÃO DE LITERATURA; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia- Campus VIII Paulo Afonso; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Débora Varjão Lubarino dos Santos

CURTIMENTO ECOLÓGICO DE PELES DE PEIXE MARINHO, UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA AGREGAÇÃO DE VALOR AO RESÍDUO DO PESCADO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Afonso Henrique de Sá Nascimento

BENEFÍCIOS DO CONSUMO DE PESCADO PARA SAÚDE HUMANA, UMA REVISÃO DE LITERATURA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Jailson Barbosa da Silva

Análise Microbiológica e sensorial do camarão sossego, Macrobrachium jerlskii( Miers,1877); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Ana Caroline Andrade dos santos

Curtimento vegetal de Peles de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus(Linnaeus,1758), em diferentes intervalos de tempo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Felipe Júlio Rodrigues da Silva

Processamento e Beneficiamento do Pirarucu (Arapaima, gigas Cuvier,1892) cultivado em Piscicultura na Estação de Piscicultura na Estação do DNOCS, Pentecostes,Ceará; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Gabriel Benigno dos Santos

Cultivo, reprodução e alevinagem do Pirarucu, Arapaima gigas (SCHINZ,1822)no centro de Pesquisas em Aquicultura do DNOCS em Pentecostes-CE; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Eva Viviane dos Santos Nogueira

Avaliação microbiológica da carne do tucunaré, Cichla spp, submetido a dois métodos de defumação; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

José Carlos Dantas da Silva Júnior

Utilização do processo da defumação a quente como meio para mascarar o off-flavor presente na carne da espécie tambatinga (tambaqui, Colossoma macropomum, Cuvier, 1818 X pirapitinga, Piaractus brachypomus, Cuvier 1818); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Maria Vanailma Nascimento Araújo

Avaliação microbiológica do gelo utilizado na conservação de peixes comercializados em uma feira livre no município de Paulo Afonso/BA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

João Paulo dos Santos Tavares

Análise microbiológica da tilápia Oreochromis niloticus (Linnaeus, 1758) comercializados na feira grande e no CEASA no município de Paulo Afonso - BA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Danilo Martins de Souza

Aplicação de medidas profiláticas e uso de vacina contra Streptococcus agalactiae em Tilápia (Oreochromis niloticus) de criatórios localizados no submédio São Francisco; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Cesar Maxsuel da Silva Lima

Determinação do rendimento e análise microbiológica da carne do (Ucides cordatus LINNAEUS, 1763) Caranguejo-uçá após beneficiamento; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Janecleide Souza Menezes

Avaliação físico-química do óleo bruto extraído das visceras da tilápia (Oreochromis niloticus), através do método de solarização; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Renata Michelle Souza da Silva

Elaboração de semi-conservas de pescado "Picles de Peixe", a partir da carne de tilápia do Nilo, Orechromis niloticus (Linnaeus, 1758); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Carla Mabel Araújo dos Santos

Aproveitamento da Silagem Biológica de resíduos e tilápia (Oreochromis niloticus) na adubação orgânica; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Francisco Diego Gomes de Moura

Elaboração de produtos a partir da carne de Tilápia-do-Nilo Oreochromis niloticus (Linnaeus, 1758) e determinação do seu custo de produção; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Carla Mabel Araújo dos Santos

Aproveitamento da silagem biológica de resíduos de tilápia (Oreochromis niloticus) na adubação orgânica; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Thiago Barrios Ferreira Antunes

Avaliação sensorial de produtos a base de tilápia, Oreochromis niloticus (LINNAEUS, 1758), utilizando condimentos para pescado; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Melquisedeque de Amorim Santos

Enriquecimento de pão integral com proteína a partir da carne de pescado mecanicamente separada (CPMS) de tilápia do Nilo Oreochromis niloticus (LINNAEUS, 1758); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Reginaldo Araujo Filho

Perfil do consumidor de pescados no município de Matinhos - Paraná - Brasil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

QUELSEN NICOLAN LOIOLA CARVALHAL

Análise microbiológica da Tilápia comercializada no Centro de Abastecimento de Monte Santo - BA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Delmer Denver Vieira Sales

Rendimento da carcaça e composição química do filé de Hypostomus Wuchereri (Günther, 1864), da região de Piranhas - AL; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Diego Felipe da Silva Dutra

Beneficiamento da cauda da lagosta vermelha (Panulirus argus, White, 1847) na Indústria Netuno Internacional S/A, no município de Paulo Afonso-BA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Dajana Gabriella Nóbrega S

Silva; Diagnóstico da sustentabilidade na associação de jovens criadores de peixes, no município de Jatobá-PE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Thiago Augusto Soares Passos de Cerqueira

Técnicas de manejo utilizadas na reprodução e alevinagem de carpa comum, Cyprinus carpio LINNAEUS,1758 e tambaqui, Colossoma macropum Cuvier,1818 na Estação de Piscicultura de Jequié-BA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Marcos Antunes Galdino Rodrigues Júnior

Utilização do processo de defumação como meio para mascarar o "of flavor" em curimatã pau (Prochilodus argenteus, agassiz,1829); ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Edimilson Amaral de Aguiar Junior

Diagnóstico das Boas Práticas de Manejo em piscicultura em tanques-rede no município de Paulo Afonso-BA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Jurandir Patrick Luz Neves

Perfil do consumo de pescado na cidade de Jeremoabo-BA,Brasil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Carlos Rodrigo de Souza

Processamento do camarão - pitú (Macrobrachium carcinus, Linnaeus, 1758); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Pericles Carritilha de Aquino

Acompanhamento do método de reprodução e desenvolvimento larval do camarão PITU Macrobrachium carcinus (Linnaeus, 1758), no Institude de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Xingó, Piranhas-AL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Tiago Korber Adelseck

Avaliação do rendimento e análise sensorial de carne de pescado mecanicamente separada de espécies de baixo valor comercial; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Renato de Sá Teles Junior

Análise Sensorial e Microbiológica de Pescado Comercializado na Feira Livre do centro de Paulo AFonso-BA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Emanuela Correia Santana

Implantação das Boas práticas de Fabricação em Indústria de Pescado; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Susana Santos Gomes

Avalaição sensorila da polpa de pescado obtida através do processo mecanizado,utilizando a espécie Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus, Linaeus,1758); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Marise Oliveira Cunha

Relat´rio de Atividades desenvolvidas na Fazenda Jundiahy no município de Telha-SE: produção de alevinos e cultivo de peixes em viveiros; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Jonathan Brito Lima

Acompnahamento do manejo de engorda de Til´´apia do nilo (Oreochromis niloticus, Linaeus 1758) na fazenda Pina do São Francisco no povoado Xingozinho, no município de Paulo AFonso-BA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Rafael Figueira Clemente

Desempenho zootécnico da tilápia da linhagem chitralada em sua fase inicial,cultivada em sistema semi-intensivo em viveiros escavados; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Ana Valéria Gomes Bezerra de Carvalho

Avaliação do rendimento da carne do tambaqui, Colossoma macropomum, do tucunaré ,Cichla ocellaris defumados ,usando como fonte de combustão a espécie maçaranduba; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Eliane Barros da Silva

Métodos eficientes para obtenção do rendimento da carne do apaiari, Astrnotus ocellatus e alaternativas para seu beneficiamento; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Robéria Lúcia Freitas Silvestre

Tecnologia de curtimento veegtal das peles dos peixes, piau (Leporinus elongatus, Valenciennnes,1849) e Curimatã (Prochilodus margravi,Walbaum,1792) e tucunaré (Cichla ocellaris, Schneider,1801); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Renan de Souza e Silva

Captura e conservação do pescado nas colônias do Rio Vermelho,Z-01, Itapagipe Z-02 e Itapoã Z-06 na cidade de Salvador; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Clênio José Campos Tavares

Rendimento e avlaição econômica da CPMS (Carne de pescado Mecânicamente Separada) ou polpa da tilápia, Oreochrmis niloticus, (Linaeus,1758); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Eraldo Alves Ribeiro

Diferentes métodos de filetagem utilizados na corvina do piauí, Plasgioscion squamasissimus (Heckel,1840); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Antonio Carneiro de Oliveira Neto

Produção de alevinos de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus (Linnaeus,1758) na empresa AAT Internacional LTDA no município de paulo Afonso-BA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Gislande Cardoso Maia

Métodos de processamento apra agregar valor ao camarão cultivado, Litopenaeus vannamei (Boone,1931); 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

DAYSE ALINE FERREIRA SILVA BARTOLOMEU

Processamento do pescado exportado pela empresa Netuno, Recife-PE; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de pesca) - Campus VIII Paulo Afonso; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Francisco Thiago dos Santos

Relatório das atividades desenvolvidas no instituto Xingó: Reprodução de tilápia ( Oreochromis niloticus) e Beneficiamento Artesanal do Pescado; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Elder Vinícius Barbosa Fonseca

Processamento e Beneficiamento da tilápia no grupo MPE/AAT Interncional LTDA; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Rui Barbosa Lima

Técnicas de Beneficiamento Artesanal do Pescado voltada para os adolescentes da Fundação de Amparo ao Menor de Paulo Afonso-FUNDAME; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Aureny Almeida Costa

Relatório sobre a implantação da indústria e elaboração do pescado salgado-seco na empresa Asa Branca em Arapiraca-AL; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Dejinalva da Silva Santos

Acompanhamento do processamento de pescados na empresa Mucuripe Pesca Ltda em Natal-RN; 2005; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Valdilene Santos

O cultivo de tilápia-do Nilo (Oreochromis niloticus) como atividade observada nas diversas pisciculturas no município de Paulo Afonso-BA e áreas adjacentes; 2005; Orientação de outra natureza; (Universidade do Estado da Bahia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Gilvan dos Santos Lima

Pesca de atuns realizada no Altlântco Sul com técnica de espinhel a bordo de embarcação estrangeira; 2005; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Susana Menezes Luz de Souza;

Produções bibliográficas

  • DOS SANTOS, EDSON ; SANTOS SIMPLÍCIO, LUANE ; ALMEIDA OLIVEIRA, TICIANO RODRIGO ; LUZ DE SOUZA, SUSANA MENEZES ; DA SILVA SANTOS, DANILO MAMEDE ; COSTA CUNHA, MARISTELA CASÉ . Natural Monument of São Francisco: artisanal fishermen and participative management. CONCILIUM (ENGLISH LANGUAGE EDITION) , v. 23, p. 233-246, 2023.

  • SANTOS, EDSON DOS ; OLIVEIRA, TICIANO RODRIGO ALMEIDA ; SOUZA, SUSANA MENEZES LUZ DE ; CUNHA, MARISTELA CASÉCOSTA . PESCADORES ARTESANAIS NA GESTÃO PARTICIPATIVA DE RECURSOS HÍDRICOS. Revista Ouricuri , v. 12, p. 1-15, 2023.

  • SILVA, D. G. N. S. D. ; SOUZA, S. M. L. . Diagnóstico da Sustentabilidade na Associação de Jovens Criadores de Peixes, no município de Jatobá- PEá. RIOS ELETRÔNICA (FASETE) , v. volume 21, p. 79-94, 2019.

  • SILVA, D. M. ; SILVA, E. D. S. ; SOUZA, S. M. L. . Engenharias: qualidade, produtividade e inovação tecnológica 3. 3. ed. , 2024.

  • SOUZA, S. M. L. . Educação em perspectiva: contribuição no/do sertão sergipano. E24. ed. Cacimbinhas: EDCEDDU, 2022. v. 1. 198p .

  • SOUZA, N.B. ; Dantas, Pedro Henrique Leal ; Silva, Jucicléia Varjão da ; Nascimento, Amanda Maria Vieira do ; Cunha, Maristela Casé Costa ; Santos, Danilo Mamede da Silva ; SOUZA, S. M. L. . AVALIAÇÃO BACTERIOLÓGICA DA ÁGUA EM UMA PISCICULTURA, NO RESERVATÓRIO MOXOTÓ-BA, DESTINADA AO CULTIVO DE OREOCHROMIS NILOTICUS (LINNAEUS, 1758). TECNOLOGIA E MICROBIOLOGIA SOB A PERSPECTIVA DA SEGURANÇA DOS ALIMENTOS - VOLUME 2. 2ed.GUARUJA- SP: EDITORA CIENTIFICA DIGITAL, 2022, v. 2, p. 13-23.

  • (E.M.S.N) ; SOUZA, S. M. L. ; ANDRADE, M. J. G. ; SANTOS, C. A. B. ; CASE, M. C. . Comunidade Planctônica em reservatórios do Submédio São Francisco. In: Eliane Maria de Souza Nogueira, Carlos Alberto Batista dos Santos, Maria Jose Gomes de Andrade. (Org.). Ecologia e Biodiversidade do Semiarido Nordestino volume II Plancton e Zooplacton. 01ed.Jacobina-BA: Gráfica e Editora Oxente, 2016, v. 2, p. 1-136.

  • SANTOS, C. A. B. ; (E.M.S.N) ; SOUZA, S. M. L. . RIQUEZA DE ESPÉCIES E ASPECTOS ECOLÓGICOS DE AMEBAS TESTÁCEAS (Rhizopoda) NAS MARGENS DOS RESERVATÓRIOS DELMIRO GOUVEIA/MOXOTÓ, PAULO AFONSO, BA. In: Carlos Alberto Batista dos. II. Nogueira, Eliane Maria de Souza.. (Org.). Biodiversidade da caatinga do submédio e baixo São Francisco. 01ed.Salvador: Editora da Universidade do Estado da Bahia - EDUNEB Rua Silveira Martins, 2555 - Cabula 41150-000 -, 2012, v. 1, p. 01-187.

  • SILVA, D. M. ; FRANCELINO, E. A. S. ; SOUZA, S. M. L. ; CASE, M. C. . ?Avaliação da qualidade microbiológica do sashimi comercializado em uma cidade no sertão da Bahia, Brasil??. A Revista Brazilian Journal of Development, p. 3234 - 3245, 13 jan. 2022.

  • Naiane Barros de Souza ; Pedro Henrique Leal Dantas ; Jucicleia Varjão da Silva ; Amanda Maria Vieira do Nascimento ; CASE, M. C. ; SOUZA, S. M. L. ; SILVA, D. M. . Avaliação bacteriológica da água em uma piscicultura, no reservatório Moxotó-BA, destinada ao cultivo de Oreochromis niloticus ( Linnaeus, 1758). Tecnologia e Microbiologia sob a perspectiva da Segurança dos Alimentos volume 2, p. 14 - 23, 22 nov. 2021.

  • SOUZA, S. M. L. . Avaliação do Rendimento da Carne de Cari, Pterygoplicthys etentaculatus, e diferentes formas de Aproveitamento. In: Combep, 2003, Porto Seguro. Anais do Combep, 2003.

  • SOUZA, S. M. L. ; CARACCIOLO, M. S. B. ; LEMOS, J. B. ; COSTA, F. J. C. B. ; ALENCAR, M. Â. R. . Avaliação do Rendimento da Carne da Tilápia Nilótica (Oreochromis niloticus). In: Simbraq, 2002, Goiânia. Anais do Simbraq, 2002.

  • SOUZA, S. M. L. ; LEMOS, J. B. ; ALENCAR, M. Â. R. ; CARACCIOLO, M. S. B. ; COSTA, F. J. C. B. . Cultivo de Curimatã (Prochilodus marggravi) em tanques-rede no reservatório da UHE de Xingó, Piranhas-AL. In: XII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2001, Foz do Iguaçu-PR. Anais do CONBEP, 2001.

  • SOUZA, S. M. L. . Alimentação do Tucunaré, Cichla ocellaris, Bolch e Schneider no reservatório do Moxotó/PA IV. In: I Seminário Regional de Tilapicultura, 1999, Paulo Afonso-BA, 1999.

  • SOUZA, S. M. L. ; SILVA, T. A. E. ; SANTOS, D. M. S. ; SANTOS, D. S. ; BARRETO, L. S. S. . Efeito de óleos alternativos sobre resistência do couro de tilápia. In: XIX CONBEP, 2015, São Luis -MA. Anais do XIX CONBEP, 2015. v. 1.

  • SANTOS, D. S. ; SILVA, D. M. ; SOUZA, S. M. L. ; SOUZA, J. F. ; FREITAS, F. L. . Desenvolvimento de bactérias heterotróficas mesófilas associadas a composição físico-químia de camarões salgados e cozidos. In: Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2015, São Luis-MA. Resumos do CONBEP 2015, 2015.

  • SANTOS, D. M. S. ; SANTOS, D. S. ; SOUZA, S. M. L. ; SILVA, T. A. ; BARRETO, L. S. S. . Efeitos de òleos alternativos sobre a resistência do couro da tilápia Oreochromis niloticus (Linnaeus,1758). In: Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2015, São Luis-MA. Resumo do CONBEP-2015, 2015.

  • SANTOS, J. P. T. ; SOUZA, S. M. L. ; BEZERRA, J. N. ; ALVES, G. M. ; SILVA, D. M. . ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DAS TILÁPIAS (OREOCHROMIS NILOTICUS) COMERCIALIZADAS EM FEIRAS LIVRES DE PAULO AFONSO ? BA.. In: XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2013, Paulo Afonso. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (XVIII -CONBEP). 20-24/10/2013. Paulo Afonso/BA., 2013.

  • Thiago K.Adelseck ; SOUZA, S. M. L. ; Ilana Leone Almeida . Avaliação do rendimento e análise sensorial da carne de pescado mecanicamente separada. In: Congresso de Engenharia de Pesca, 2011, Belém- PA. anais em material digital, 2011. v. 01.

  • CARACCIOLO, M. S. B. ; COSTA, F. J. C. B. ; Kruger,S.R. ; ALENCAR, M. Â. R. ; LEMOS, J. B. ; SOUZA, S. M. L. . Avaliação de duas rações comerciais no desempenho da tilápia nilótica (Oreochromis niloticus) cultivadas em tanques-rede,no reservatório da UHe de Xingó, Piranhas-AL. In: CONBEP 2001, 2001, Foz do Iguaçu. Anais do Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2001.

  • BEZERRA, L. S. ; SOUZA, S. M. L. . OFICINA DE BENEFICIAMENTO DO PESCADO, UMA PROPOSTA DE AGREGAÇÃO DE VALOR AO PESCADO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BEZERRA, L. S. ; SOUZA, S. M. L. . Oficina de curtimento vegetal de peles de peixes, uma alternativa para geração de renda para pescadores e piscicultores. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, N. B. ; CAMPOS, P. K. A. L. ; SILVA, E. D. S. ; ANDRADE, T. P. ; SOUZA, S. M. L. ; SANTOS, D. M. S. . Streptococcus spp. em água e comedouros de pisciculturas de Oreochromis niloticu (Linnaeus, 1758) tilápia do Nilo, cultivada em tanques-redeno sertão da Bahia. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, G. R. ; MENEZES, R. A. M. ; SOUZA, S. M. L. . Comercialização e consumo do pescado na cidade de Remanso no Médio São Francisco-Bahia '. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUZA, S. M. L. . Palestra: Ensino, Pesquisa e Extensão e Compromisso Social da UNEB. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, S. M. L. . Oportunidades e a necessidade de dinamização da cadeia produtiva do Pescado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, S. M. L. . Oportunidades de negócios na cadeia produtiva da tilápia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, F. B. ; MENEZES, J. S. ; SOUZA, S. M. L. . Sanidade e Inspeção na Indústria Pesqueira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, S. M. L. . Palestra- Aproveitamento Integral do Pescado e suas oportunidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, S. M. L. ; MENEZES, J. S. . Sanidade e Inspeção na Indústria Pesqueira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, S. M. L. . Tecnologia na Industria de Pescado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Paixão,S.S. ; Silva, E.R. ; Teixeira,G.R.T. ; SILVA, H. A. F. ; Reis, I.A.M. ; Lima, J ; SOUZA, S. M. L. ; Junior,V. . Dados preliminares da defumação em Prochilodus spp. (curimatã), e Leporinus spp. (piau) de uma aula prática no laboratório do CDTA por alunos do Curso de engenharia de Pesca da UNEB. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Jackson L.Pereira ; SOUZA, S. M. L. ; Ilana Leone Almeida ; Thiago K.Adelseck . Silagem biológica a partir de resíduos de pescados,uma alaternativa para reduzir o impacto ambiental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Carlos Rodrigo Souza Torres ; SOUZA, S. M. L. ; Ilana Leone Almeida ; Thiago K.Adelseck ; COSTA, F. J. C. B. ; Juliana Holanda Vilela Fernades . Processamento do camarão-pitu (Macrobrachium carcinus,LINNAEUS,1758) oriundo da pesca extrativa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Thiago Ezequiel de França ; SOUZA, S. M. L. ; Ilana Leone Almeida ; Thiago K.Adelseck . Técnicas de curtimento vegetal de peles de tilápia do nilo (Oreochromis niloticus, LINNAEUS,1758) usando diferentes curtentes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Marcos A.G.Rodrigues Junior ; SOUZA, S. M. L. ; Horjana S.Conselho . Utilização do processo de defumação como meio para mascarar o off flavor em curimatã-pacu P. argenteus (AGASSIZ,1829). 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, S. M. L. . Uso do barbatimão (Stryphnodendron sp.) no curtimento vegetal de peles de peixes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Aliane Watanabe Cova ; Jackson Moreira de Souza ; Charlle A. lima de Almeida ; Cristina Lima Guimarães ; Udiniz de Melo Reis ; Tâmara de Almeida e Silva ; SOUZA, S. M. L. . Rendimento da carne de ostra nativa Crassostrea rhizophorae,Guilding,1928) cultivada em long-line no município de Taperoá-BA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, A.L.A. ; SOUZA, S. M. L. ; Teles junior,R.S. . Estratégias de corte e rendimento da carne do piau verdadeiro (Leporinus obtusidens, VALENCIENNES,1847). 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Gomes,S.S. ; Teles junior,R.S. ; SOUZA, S. M. L. . Avaliação e rendimento da polpa de pescado. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, S. M. L. ; COSTA, F. J. C. B. ; Juliana Holanda Vilela Fernades . Palestra: Uso da Polpa na Merenda Escolar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, S. M. L. . APCCC-Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, S. M. L. ; CARACCIOLO, M. S. B. ; LEMOS, J. B. ; COSTA, F. J. C. B. ; ALENCAR, M. Â. R. . XII Simpósio Brasileiro de Aquicultura. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUZA, S. M. L. . Série Piscicultura: Higiene, Conservação e Beneficiamento do Pescado. Maceió-AL: Gráfica e editora Poligraf Ltda, 2006 (Cartilha Técnica).

  • COSTA, F. J. C. B. ; ALENCAR, M. Â. R. ; LEMOS, J. B. ; SOUZA, S. M. L. . Cartilha: Cultivo de peixes em tanques-rede. Maceió-AL: Editoa e Gráfica-SEBRAE-AL, 2003 (Cartilha Técnica).

Outras produções

SOUZA, S. M. L. ; SANTOS, F. B. . Curso de Operador de Beneficiamento do Pescado. 2015.

SOUZA, S. M. L. ; SANTOS, F. B. . Curso de Operador de Beneficiamento do Pescado. 2015.

SOUZA, S. M. L. ; SANTOS, F. B. . Curso de Operador de Beneficiamento. 2015.

SOUZA, S. M. L. ; NOGUEIRA FILHO, R. M. . Curso de Operador de Beneficiamento do Pescado. 2014.

SOUZA, S. M. L. ; MENEZES, R. A. M. . Curso de Operador de Beneficiamento do Pescado. 2013.

SOUZA, S. M. L. ; MENEZES, R. A. M. . Curso de Operador de Beneficiamento do Pescado. 2013.

SOUZA, S. M. L. . Curso de Beneficiamento do Pescado. 2012.

SOUZA, S. M. L. ; COSTA, F. J. C. B. ; CARACIOLLO, M. S. B. . Curso de Beneficiamento do Pescado. 2012.

SOUZA, S. M. L. ; CARACIOLLO, M. S. B. ; COSTA, F. J. C. B. . Curso de Curtimento Vegetal de Pele de Peixes. 2012.

COSTA, F. J. C. B. ; SOUZA, S. M. L. ; CARACIOLLO, M. S. B. . Curso de Curtimento Vegetal de Peles de Peixe. 2012.

SOUZA, S. M. L. ; MARTINS, D. . Curso de Beneficiamento do Pescado. 2010.

SOUZA, S. M. L. . Técnicas de Curtimento Vegetal de Pele de Peixes. 2017.

SOUZA, S. M. L. ; BEZERRA, L. S. . Cartilha: Curtimento vegetal de peles de peixes, uma alternativa para geração de renda para pescadores e piscicultores. 2024.

SOUZA, S. M. L. ; BEZERRA, L. S. . Cartilha de Beneficiamento de de Produtos a base do Pescado. 2023.

SOUZA, S. M. L. . PROJETO PESCADO BOAS PRÁTICAS. 2022.

SOUZA, S. M. L. ; SOUZA, K. ; SOUSA, M. P. . AÇÕES DA INTER-RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A SOCIEDADE- PROJETO SIP 35. 2022.

SOUZA, S. M. L. . AVALIAÇÃO DE CURSOS SUPERIORES DO GUIA DO ESTUDANTE. 2018.

SOUZA, S. M. L. . Projeto: Pescando Boas Práticas nas Feiras Livres. 2012.

SOUZA, S. M. L. . Entrevista sobre Tecnicas de Curtimento Artesanal de Couro de Peixes. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, S. M. L. . Couro de tilápia é utilizado em artesanato em Paulo Afonso-BA. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ANJOS NETO, M.A. ; SOUZA, S. M. L. . Curso de Curtimento Vegetal de Peles de peixes. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALENCAR, M. Â. R. ; SOUZA, S. M. L. . Curso de Técnicas de Curtimento Vegetal de Peles de Peixe. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, S. M. L. ; BEZERRA, L. S. ; LEITE, J. M. . Oficina de curtimento vegetal de peles de peixes, uma alternativa para geração de renda para pescadores e piscicultores. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LUZ DE SOUZA, SUSANA MENEZES ; BEZERRA, L. S. ; LEITE, J. M. ; FORTES, M. L. . Circuito de Mini Curso - Aproveitamento Integral do Pescado. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, S. M. L. ; BEZERRA, L. S. . Oficina de curtimento vegetal de peles de peixes, uma alternativa para geração de renda para pescadores e piscicultores. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, S. M. L. ; BEZERRA, L. S. . Cartilha de Curtimento Vegetal do Couro de peixes. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Extensão/difusãodetecnologia).

SOUZA, S. M. L. ; BEZERRA, L. S. . Cartilha de Beneficiamento de de Produtos a base do Pescado. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Extensão/difusãodetecnologia).

SOUZA, S. M. L. . Oficina de Processamento e Beneficiamento do Pesado. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, S. M. L. . Oficina de Processamento e Beneficiamento do Pesado. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, S. M. L. ; SOUZA, C. A. . CURSO DE BENEFICIAMENTO DO PESECADO. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Curtimento Vegetal de peles de peixes. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, S. M. L. . Curso Operador de Beneficiamento do Pescado. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, S. M. L. ; MENEZES, R. A. M. . Curso de Operador de Beneficiamento do Pescado-Mulheres Mil. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, S. M. L. . Beneficiamento do Pescado-PRONATEC. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. ; ALMEIDA, C. K. L. . Tecnologia e Processamento do Pescado. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

SOUZA, S. M. L. . Curso Produção de Peixes em tanques-rede. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Curtimento vegetal de peles de peixes para Piscicultores e Pescadores. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Proceessamento e Bneficiamento do Pescado. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Curtimento de Couro de Tilápia. 2011. .

SOUZA, S. M. L. . Curso de Aperfeiçoamento em Processamento e Beneficiamento do Pescado no período de 04 a 08.07.2011. 2011. .

SOUZA, S. M. L. . Curso de Curtimento Vegetal de Peles de Peixes no período de 22 a 2910.2011. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Curtimento Vegetal de Peles de Peixe. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Beneficiamento do Pescado. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Beneficamento do Pescdo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Beneficamento do Pescdo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Beneficamento do Pescado. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Beneficamento do Pescado. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, S. M. L. . Cartilha de Beneficiamento Artesanal do Pescado. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Extensão/difusão de tecnologia).

SOUZA, S. M. L. . Curso de curtimento vegetal de peles de peixe. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, S. M. L. . Curso de curtimento vegetal de peles de peixe. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Beneficiamento do Pescado. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Beneficiamento Artesanal do Pescado. 2009. .

SOUZA, S. M. L. . Curso de Beneficamento do Pescdo. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, S. M. L. . Cartilha de Processamento e Beneficiamento do Pescado. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Extensão/difusão de tecnologia).

SOUZA, S. M. L. . Tecnologias Simplificadas para Agregação de valor ao Pescado Cultivado. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Curtimnto Artesanal do Pescado. 2008. .

SOUZA, S. M. L. . Cartilha de Curtimento Vegetal de Pele de Peixes. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Extensão/difusão de tecnologia).

SOUZA, S. M. L. . Cartilhade Processamento de CPMS ou polpa de pescado. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Extensão/difusão de tecnologia).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Elaboração de Polpa de Pescado. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Elaboração de Polpa do Pescado. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Elaboração de Polpa de Pescado. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Elaboração de Polpa de Pescado. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Processamento do Pescado. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Processamento do Pescado. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Oficina de Cortes de Peixe. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Oficina : Pratos Especiais com peixes. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Cartilha: Higiene, Conservação e Beneficiamento do Pescado. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Extensão/difusão de tecnologia).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Beneficiamento Artesanal do Pescado- Pescadores e Pisciultores de Canindé-SE. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Beneficiamento do Pescado- Pescadores e Piscicultores de Canindé- SE. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Beneficiamento do Pescado- Merendeiras e Nutricionistas do município de Canindé- SE. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Beneficiamento do Pescado- Pescadores e Piscicultores de São José da Tapera. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Beneficiamento do Pescado- Pescadores e Piscicultores de Canindé- SE. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Beneficiamento do Pescado para Merendeiras do Município de Piranhas-AL. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Beneficiamento do Pescado- Pescadores e Piscicultores de Paulo Afonso-BA. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Beneficiamento do Pescado- Pescadores e Piscicultores de Itacuruba-PE. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Beneficiamento do Pescado-Pescadores e Piscicultores de Piranhas-AL. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Beneficiamento do Pescado- Pescadores e Piscicultores de Canindé- SE. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Beneficiamento do Pescado- Pescadores e Piscicultores de Canindé- SE. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Beneficiamento do Pescado- Pescadores e Piscicultores de Jatobá-PE. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Beneficiamento Artesanal do Pescado para os Pescadores e Piscicultores de Neópolis-SE. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Piscicultura-Processamento e Beneficiamento de tilápia. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Técnicas de Filetagem para Associação dos Piscicultores de Campo do Brito. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Beneficiamento Artesanal do Pescado. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Beneficiamento do Pescado- Merendeiras e Nutricionistas do município de Canindé- SE. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Beneficiamento Artesanal do Pescado. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Técnicas de beneficiamento Artesanal do Pescado. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Conservação e Bneficiamento do Pescado. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Beneficiamento Artesanal do Pescado. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Beneficiamento do Pescado- Pescadores e Piscicultores de. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Beneficiamento do Pescado- Pescadores e Piscicultores de Penedo-AL. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Beneficiamento Artesanal do Pescado. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Beneficiamento do Pescado- Pescadores e Piscicultores de Penedo-AL. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Beneficiamento do Pescado- Pescadores e Piscicultores de Porto Real do Colégio-AL. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Beneficiamento do Pescado- Jovens do Projeto Amanhã da CODEVASF. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Beneficiamento do Pescado-. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. M. L. . Cursos de Beneficiamento do Pescado. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Benficiamento Artesanal do Pescado. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, S. M. L. . Cultivo de Peixes em tanques-rede. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, S. M. L. . Curso de Beneficiamento do pescado. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, S. M. L. . Beneficiamento da Tilápia. 2006.

Projetos de pesquisa

  • 2025 - Atual

    LEVANTAMENTO EXPLORATÓRIO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS NA PESCA ARTESANAL E NA AQUICULTURA NO SUBMEDIO SÃO FRANCISCO, Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Susana Menezes Luz de Souza - Coordenador / Fátima Lúcia Brito dos Santos - Integrante / Tâmara de Almeida e Silva - Integrante / Ruy Albuquerque Tenório - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Determinação da vida de prateleira de semi-conservas elaborada a base de pescado cultivado em tanques-rede nos Reservatórios de Paulo Afonso, BA, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Susana Menezes Luz de Souza - Coordenador / Danilo Mamede da Silva - Integrante / Ana Paula Amaral Silva - Integrante / Geslica Dantas Ferreira - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Detecção de bactérias patogênicas em tilápias (Oreochromis niloticus) comercializada no município de Paulo Afonso-BA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Susana Menezes Luz de Souza - Coordenador / Danilo Mamede da Silva - Integrante / João Paulo Tavares dos Santos - Integrante / Maria Vanailma Nascimento Araújo - Integrante.

Prêmios

2020

OAB Paulo Afonso homenageia Mulheres que fazem Paulo Afonso acontecer- 2020, Ordem dos Advogados do Brasil- OAB.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado da Bahia, Campus VIII Paulo Afonso. , Rua da Gangorra 503, CHESF, 48600-000 - Paulo Afonso, BA - Brasil, Telefone: (75) 32814624, Fax: (75) 32816585, URL da Homepage:

Experiência profissional

2025 - Atual

Departamento de Educação - DEDC Campus VIII Paulo Afonso-BA

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2025 - Atual

Universidade do Estado da Bahia- DEDC Campus VIII

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2024 - 2024

Universidade do Estado da Bahia- UNEB/PROEX

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

1998 - Atual

Secretaria Municipal de Educação

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2006 - Atual

Campus VIII Paulo Afonso

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

1999 - 2001

ESCOLA ESTADUAL DOM JUVENCIO DE BRITO

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/1999 - 12/2001

    Ensino,Disciplinas ministradas, Ciências, Biologia

1991 - 1992

Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 8

Atividades

  • 01/1991 - 02/1992

    Estágios , Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.Estágio realizado, Supervisora do Censo/Administrativo.

2000 - Atual

Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Xingó

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

2000 - 2011

Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Xingó

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Atividades

  • 09/2000

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Xingó.Linhas de pesquisa

  • 09/2000

    Treinamentos ministrados , Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Xingó.Treinamentos ministrados, Manejo e engorda de peixes em tanque-redes, Cultivo de peixes em tanques-redes, Beneficiamento artezanal do pescado, Técnicas de Higienização, Processamento e Beneficiamento

  • 09/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Xingó, Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Xingó.Atividade realizada, Orientadora de estagiários.

1999 - 2000

Unidade Escolar de Xingó

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/1999 - 06/2000

    Ensino,Disciplinas ministradas, Ciências, Biologia

2009 - 2013

Colegiado de Engenharia de Pesca/Campus VIII Paulo Afonso

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Colegiado de Curso, Carga horária: 40

2018 - 2022

Departamento de Educação Campus VIII

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Diretor de Departamento, Carga horária: 40

2016 - 2018

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Diretor de Departamento, Carga horária: 40

2021 - Atual

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidadde

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho do MONA, Carga horária: 20