Leonardo Magalhães Ferraz
Médico brasileiro, mestre em Saúde da Mulher pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2015). Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina (FM) da UFMG (2003-2008), e fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia (GO) pelo Hospital das Clínicas da UFMG (2009-2012), título de especialista em GO (TEGO) pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia - FEBRASGO (2012), e certificação de atuação na área de Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem - CBR (2016).É diretor clínico do Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) e atua como ultrassonografia nas clínicas Dopsom e Ultraser.Atualmente, está cursando pós-graduação em ultrassonografia ginecológica avançada com ênfase na pesquisa de endometriose pela CETRUS - SP.Foi médico voluntário no Hospital das Clínicas (HC) da UFMG na área de Ultrassonografia em GO por um ano, onde também acompanhou o serviço do Centro de Medicina Fetal - CEMEFE. Foi professor do curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Betim e preceptor do Internato de GO da FM-UFMG e da Residência Médica de GO do HC-UFMG no Hospital Universitário Risoleta Tolentino Neves.
Informações coletadas do Lattes em 11/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Mestrado Integrado em Medicina
2016 - 2016
Universidade de Lisboa
Título: --, Ano de Obtenção: 2016
Mestrado em Saúde da Mulher
2013 - 2015
Faculdade de Medicina da UFMG
Título: CONTRIBUIÇÃO À ANÁLISE DAS TAXAS DE CESARIANAS UTILIZANDO A CLASSIFICAÇÃO DE ROBSON, A PARTIR DO ESTUDO DE MULHERES COM CESARIANA PRÉVIA, EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
, Ano de Obtenção: 2015.Regina Amélia Lopes Pessoa de Aguiar.Coorientador: Zilma Silveira Nogueira Reis. Palavras-chave: Cesárea; Sistemas de informação; Taxas de cesariana; Classificação de Robson; Parto vaginal após cesariana; Assistência obstétrica. Grande área: Ciências da Saúde
Especialização - Residência médica
2009 - 2012
Hospital das Clínicas da UFMG
Residência médica em: Ginecologia e ObstetríciaNúmero do registro: RQE 26861. Bolsista do(a): Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Especialização em andamento em Pós-graduação em ultrassonografia ginecológica avançada e endometriose
2025 - Atual
Centro de Ensino em Tomografia Ressonância e Ultrassonografia
Especialização em Área de atuação em Ultrasssonogria em Ginecologia e Obstetrícia
2016 - 2016
Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Título: ...
Especialização em Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia
2012 - 2013
Hospital das Clínicas da UFMG
Título: ...
Especialização em Ginecologia e Obstetrícia
2012 - 2012
Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia
Título: Título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia
Formação complementar
2025 - 2025
Curso Pré-Congresso - Diagnóstico por Imagem em Endometriose Teórico. (Carga horária: 16h). , WM Cirurgia Ginecológica, WM, Brasil.
2022 - 2022
Preeclampsia screening. , The Fetal Medicine Foundation, FMF, Grã-Bretanha.
2022 - 2022
The 11-13 weeks scan. , The Fetal Medicine Foundation, FMF, Grã-Bretanha.
2021 - 2021
Mamografia. (Carga horária: 30h). , Centro de Ensino em Tomografia Ressonância e Ultrassonografia, CETRUS, Brasil.
2021 - 2021
Biópsia mamária. (Carga horária: 10h). , Centro de Ensino em Tomografia Ressonância e Ultrassonografia, CETRUS, Brasil.
2021 - 2021
Ultrassonografia mamária. (Carga horária: 30h). , Centro de Ensino em Tomografia Ressonância e Ultrassonografia, CETRUS, Brasil.
2019 - 2019
Ultrassonografia transvaginal para pesquisa de endometriose. (Carga horária: 25h). , Centro de Ensino em Tomografia Ressonância e Ultrassonografia, CETRUS, Brasil.
2018 - 2018
Jornada Cetrus de Atualização em Ultrassonografia. (Carga horária: 10h). , Philips/Cetrus, --, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Atualização em Ginecologia e Obstetrícia. , Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, CBR, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Atualização em Ultrassonografia. (Carga horária: 9h). , Philips/Cetrus, --, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Emergências Obstétricas. (Carga horária: 16h). , Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais, SOGIMIG, Brasil.
2011 - 2011
XIII Curso Prático de ECG. (Carga horária: 9h). , Sociedade Mineira de Cardiologia, SMC, Brasil.
2008 - 2008
ACLS. (Carga horária: 20h). , Sociedade Mineira de Terapia Intensiva, SOMITI, Brasil.
2006 - 2006
Pronto-atendimento de Pediatria. (Carga horária: 208h). , Centro Geral de Pediatria - FHEMIG, CGP - FHEMIG, Brasil.
2005 - 2005
Urgência e Emergência em Cirurgia Geral/Plástica. (Carga horária: 324h). , Hospital de Pronto Socorro Risoleta Tolentino Neves - FHEMIG, FHEMIG, Brasil.
2003 - 2003
Curso Básico de Socorro e Resgate. (Carga horária: 40h). , Cruz Vermelha Brasileira, CVB, Brasil.
2000 - 2000
II Diez Horas de Español. (Carga horária: 10h). , Liceu Centro Cultura, LICEU, Brasil.
1995 - 2000
Inglês. (Carga horária: 741h). , Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
1995 - 1995
Curso Integrado de Microinformática. (Carga horária: 48h). , Pró-Informática, PI, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Materno-Infantil.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Ginecologia e Obstetrícia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Radiologia Médica/Especialidade: ULTRASSONOGRAFIA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA.
Organização de eventos
SILVA, A. L. ; FERNANDES, J. S. ; FERRAZ, L. M. . Congresso Brasileiro de Cirurgia Geral - Cirurgia 2006. 2006. (Congresso).
FERNANDES, J. S. ; FERRAZ, L. M. . 2ª Liga Acadêmica de Cirurgia Geral. 2006. (Outro).
Participação em eventos
15th ISUOG International Symposium. 2019. (Simpósio).
Jornada CETRUS de Atualização em Ultrassonografia. 2018. (Outra).
15th World Congress in Fetal Medicine (Fetal Medicine Foundation). 2016. (Outra).
VIII Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia. Contribuição da implementação da classificação de Robson na análise das taxas de cesarianas em um Hospital Universitário. 2015. (Congresso).
XX Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia. Implementação e contribuição da classificação de Robson na análise das taxas de cesaraianas em um hospital universitário, a partir do estudo de mulheres com cesariana prévia. 2015. (Congresso).
VI Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia. Ultrassonografia 3D no diagnóstico de um caso de nó verdadeiro de cordão umbilical: relato de caso. 2013. (Congresso).
VI Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia. Predição da letalidade em fetos com displasia óssea através do ultrassom 3D. 2013. (Congresso).
VI Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia. Ultrassonografia 2D no diagnóstico de um caso de vasa prévia: relato de caso. 2013. (Congresso).
11º Congresso da SIADTP, 1º Congresso Internacional de Medicina Fetal da FEBRASGO, 1º Congresso Internacional de Medicina Perinatal da FEBRASGO. Predição da hipoplasia pulmonar letal pelo ultrassom tridimensional pré-natal, segundo a doença de base. 2012. (Congresso).
11º Congresso da SIADTP, 1º Congresso Internacional de Medicina Fetal da FEBRASGO, 1º Congresso Internacional de Medicina Perinatal da FEBRASGO. Pode o US 3D predizer a hipoplasia pulmonar letal em conceptos com acuidade maior que o US 2D?. 2012. (Congresso).
11º Congresso da SIADTP, 1º Congresso Internacional de Medicina Fetal da FEBRASGO, 1º Congresso Internacional de Medicina Perinatal da FEBRASGO. Pode o US 3D predizer a hipoplasia pulmonar letal em conceptos com acuidade maior que o US 2D?. 2012. (Congresso).
11º Congresso da SIADTP, 1º Congresso Internacional de Medicina Fetal da FEBRASGO, 1º Congresso Internacional de Medicina Perinatal da FEBRASGO. Resultado pós-natal de recém-nascidos de mães portadoras de aloimunização por antígenos, acompanhados no serviço de medicina fetal do Hospital das Clínicas da UFMG. 2012. (Congresso).
11º Congresso da SIADTP, 1º Congresso Internacional de Medicina Fetal da FEBRASGO, 1º Congresso Internacional de Medicina Perinatal da FEBRASGO. Estudo descritivo dos casos de aloimunização por antígenos eritrocitários acompanhados no serviço de medicina fetal do Hospital das Clínicas da UFMG. 2012. (Congresso).
11º Congresso da SIADTP, 1º Congresso Internacional de Medicina Fetal da FEBRASGO, 1º Congresso Internacional de Medicina Perinatal da FEBRASGO. O crescente número de casos de sífilis gestacional no país - dados da Maternidade do Hospital Risoleta Tolentino Neves em 2012. 2012. (Congresso).
11º Congresso da SIADTP, 1º Congresso Internacional de Medicina Fetal da FEBRASGO, 1º Congresso Internacional de Medicina Perinatal da FEBRASGO. Avaliação da concordância intraobservador na medida ultrassonográfica do diâmetro anteroposterior da pelve renal fetal em fetos com suspeita de hidronefrose. 2012. (Congresso).
11º Congresso da SIADTP, 1º Congresso Internacional de Medicina Fetal da FEBRASGO, 1º Congresso Internacional de Medicina Perinatal da FEBRASGO. Prevalência de malformações em fetos de gestantes. 2012. (Congresso).
V Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia. 2012. (Congresso).
XVII Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Região Sudeste. 2012. (Congresso).
4º Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia. Abortamento terapêutico em gestante com comunicação interatrial e hipertensão arterial pulmonar grave complicadas com síndrome de Eisenmenger. 2011. (Congresso).
54º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. Sling transobturatório sintético no tratamento cirúrgico da incontinência urinária feminina: seguimento 5 anos. 2011. (Congresso).
53º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. 2009. (Congresso).
Simpósio sobre diabetes e coração. 2008. (Simpósio).
XII Semana de Gradução - PROGRAD.Clube de questões: aprendendo com exercícios. 2008. (Outra).
III Seminário Acadêmico de Clínica Cirúrgica.Quelóide e cicatriz hipertrófica. Existe tratamento? Quais as terapias em pesquisa?. 2007. (Seminário).
II Semana Medicina de Urgênica.Dor abdominal aguda em criança portadora de drepanocitose: relato de caso. 2007. (Outra).
XI Semana de Graduação - PROGRAD.Como sobreviver em GDs e provas com livros escassos. 2007. (Outra).
2ª Liga Acadêmica de Cirurgia Geral. 2006. (Outra).
Congresso Brasileiro de Cirurgia Geral ? Cirurgia 2006. 2006. (Congresso).
III Gastroenterologia para acadêmicos. 2006. (Outra).
X Jornada Acadêmica Mineira de Clínica Médica. 2006. (Outra).
13ª Jornada Acadêmica de Cirurgia ? JAC 2005.Cirurgia do trauma: TCE. 2005. (Outra).
I Congresso Acadêmico Nacional de Cirurgia Plástica. 2005. (Congresso).
II Jornada Acadêmica de Saúde Mental. 2005. (Outra).
VI Jornada Acadêmica de Pediatria.Tratamento da dermatite atópica. 2005. (Outra).
XXIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2005. (Congresso).
1º Congresso Acadêmico da SAMMG ? AMMG (Jornada Acadêmica de Toxicologia Clínica, Curso de Suporte Avançado de Vida no Trauma, Curso de Atualização em Radiologia). 2004. (Congresso).
II Semana Acadêmica do DA-ICB. 2004. (Outra).
II Foro de Administração das ETFG's. 2000. (Outra).
I Seminário preparatório para vivência profissional orientada. 2000. (Seminário).
I Foro de Administração das ETFG's. 1999. (Outra).
Produções bibliográficas
-
FERRAZ, L. M. ; BARROS, A. A. G. ; CASTRO, A. C. ; MARIANO, B. A. ; CARVALHO, C. F. A. ; LIMA, E. G. ; SOUSA, J. C. S. ; GIOSTRI, P. G. ; KRETTLI, W. S. C. . Abortamento terapêutico em gestante com comunicação interatrial e hipertensão arterial pulmonar grave complicadas com síndrome de Eisenmenger. Revista Médica de Minas Gerais (Belo Horizonte) , v. 20, p. 94-97, 2010.
-
PINHEIRO, A. R. ; OLIVEIRA, C. C. ; FLOR, E. M. ; FERNANDES, J. S. ; ARAUJO, M. C. F. ; LOURENCO, L. F. S. ; SERUFO, J. C. ; ALMEIDA, H. G. M. ; FERRAZ, L. M. . Dor abdominal aguda em criança portadora de drepanocitose: relato de caso. Revista Médica de Minas Gerais , v. 17, p. 170-170, 2007.
-
FERRAZ, L. M. ; LOURES, L.F. ; SILVA FILHO, A. L. . Oncologia Ginecológica. In: Leonardo Magalhães Ferraz; Luciano Fernandes Loures; Agnaldo Lopes da Silva Filho. (Org.). Oncologia Ginecológica. 1ed.: Medbook, 2016, v. , p. 425-.
-
FERRAZ, L. M. ; PAROLA, A. R. . Malformações torácicas. In: Alamanda Kfouri Pereira; Antônio Carlos Vieira Cabral; Henrique Vitor Leite. (Org.). Manual de Protocolos em Medicina Fetal. 1ed.São Paulo: Atheneu, 2012, v. , p. 79-88.
-
REZENDE, G. C. ; FERRAZ, L. M. ; PEREIRA, A. K. ; JÚNIOR, M. D. C. ; BASTOS, F. M. . Pode o US 3D predizer a hipoplasia pulmonar letal em conceptos com acuidade maior que o US 2D?. In: 11º Congresso da SIADTP, 1º Congresso Internacional de Medicina Fetal da FEBRASGO, 1º Congresso Internacional de Medicina Perinatal da FEBRASGO, 2012, Brasília. Anais do 11º Congresso da SIADTP, 1º Congresso Internacional de Medicina Fetal da FEBRASGO, 1º Congresso Internacional de Medicina Perinatal da FEBRASGO, 2012.
-
REZENDE, G. C. ; FERRAZ, L. M. ; PEREIRA, A. K. ; JÚNIOR, M. D. C. ; BASTOS, F. M. . Predição da hipoplasia pulmonar letal pelo ultrassom tridimensional pré-natal, segundo a doença de base. In: 11º Congresso da SIADTP, 1º Congresso Internacional de Medicina Fetal da FEBRASGO, 1º Congresso Internacional de Medicina Perinatal da FEBRASGO, 2012, Brasília. Anais do 11º Congresso da SIADTP, 1º Congresso Internacional de Medicina Fetal da FEBRASGO, 1º Congresso Internacional de Medicina Perinatal da FEBRASGO, 2012.
-
DANTAS, J. B. ; FERRAZ, L. M. ; LEITE, H. V. ; COURI, L. M. ; NASCIMENTO, F. M. . O crescente número de casos de sífilis gestacional no país - dados da Maternidade do Hospital Risoleta Tolentino Neves em 2012. In: 11º Congresso da SIADTP, 1º Congresso Internacional de Medicina Fetal da FEBRASGO, 1º Congresso Internacional de Medicina Perinatal da FEBRASGO, 2012, Brasília. Anais do 11º Congresso da SIADTP, 1º Congresso Internacional de Medicina Fetal da FEBRASGO, 1º Congresso Internacional de Medicina Perinatal da FEBRASGO, 2012.
-
LAGE, E. M. ; FERRAZ, L. M. ; PACHECO, A. C. B. ; OBERLANDER, C. ; LEITE, H. V. ; CABRAL, A. C. V. . Estudo descritivo dos casos de aloimunização por antígenos eritrocitários acompanhados no serviço de medicina fetal do Hospital das Clínicas da UFMG. In: 11º Congresso da SIADTP, 1º Congresso Internacional de Medicina Fetal da FEBRASGO, 1º Congresso Internacional de Medicina Perinatal da FEBRASGO, 2012, Brasília. Anais do 11º Congresso da SIADTP, 1º Congresso Internacional de Medicina Fetal da FEBRASGO, 1º Congresso Internacional de Medicina Perinatal da FEBRASGO, 2012.
-
LAGE, E. M. ; FERRAZ, L. M. ; PACHECO, A. C. B. ; OBERLANDER, C. ; LEITE, H. V. ; CABRAL, A. C. V. . Resultado pós-natal de recém-nascidos de mães portadoras de aloimunização por antígenos, acompanhados no serviço de medicina fetal do Hospital das Clínicas da UFMG. In: 11º Congresso da SIADTP, 1º Congresso Internacional de Medicina Fetal da FEBRASGO, 1º Congresso Internacional de Medicina Perinatal da FEBRASGO, 2012, Brasília. Anais do 11º Congresso da SIADTP, 1º Congresso Internacional de Medicina Fetal da FEBRASGO, 1º Congresso Internacional de Medicina Perinatal da FEBRASGO, 2012.
-
LAGE, E. M. ; FERRAZ, L. M. ; PACHECO, A. C. B. ; OBERLANDER, C. ; LEITE, H. V. ; CABRAL, A. C. V. . Prevalência de malformações em fetos de gestantes. In: 11º Congresso da SIADTP, 1º Congresso Internacional de Medicina Fetal da FEBRASGO, 1º Congresso Internacional de Medicina Perinatal da FEBRASGO, 2012, Brasília. Anais do 11º Congresso da SIADTP, 1º Congresso Internacional de Medicina Fetal da FEBRASGO, 1º Congresso Internacional de Medicina Perinatal da FEBRASGO, 2012.
-
LAGE, E. M. ; FERRAZ, L. M. ; PACHECO, A. C. B. ; OBERLANDER, C. ; LEITE, H. V. ; CABRAL, A. C. V. . Avaliação da concordância intraobservador na medida ultrassonográfica do diâmetro anteroposterior da pelve renal fetal em fetos com suspeita de hidronefrose. In: 11º Congresso da SIADTP, 1º Congresso Internacional de Medicina Fetal da FEBRASGO, 1º Congresso Internacional de Medicina Perinatal da FEBRASGO, 2012, Brasília. Anais do 11º Congresso da SIADTP, 1º Congresso Internacional de Medicina Fetal da FEBRASGO, 1º Congresso Internacional de Medicina Perinatal da FEBRASGO, 2012.
-
MONTEIRO, M. V. C. ; FERRAZ, L. M. ; CARDOSO, F. A. ; LOPEZ, F. C. ; FILOGONIO, I. D. ; COSTA, D. O. . Sling transobturatório sintético no tratamento cirúrgico da incontinência urinária feminina: seguimento 5 anos. In: 54º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, 2011, Curitiba. Anais do 54º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, 2011.
-
TRIGINELLI, S. A. ; FAKHOURI, S. F. ; FERRAZ, L. M. ; BARROS, M. T. ; CAMPOS, A. P. C. B. . Cirurgia Videolaparoscópica assistida como modalidade como modalidade primária de tratamento de pacientes com Carcinoma de Endometrial. In: 54° Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, 2011, Curitiba. Anais do 54º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, 2011.
-
FERRAZ, L. M. ; GIOSTRI, P. G. ; KRETTLI, W. S. C. ; MARIANO, B. A. ; LIMA, E. G. . Abortamento terapêutico em gestante com comunicação interatrial e hipertensão arterial pulmonar grave complicadas com síndrome de Eisenmenger. In: 4º Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia, 2010, Belo Horizonte. Anais do 4º Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia, 2011.
-
FERRAZ, L. M. . Importância da Classificação de Robson para redução das cesarianas e da mortalidade materna. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERRAZ, L. M. . Primeiro Curso Básico de Ultrassonografia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERRAZ, L. M. ; AGUIAR, R. A. L. P. ; REIS, Z. S. N. ; GASPAR, J. S. ; JUNIOR, M.S. ; PROTZNER, A. B. . Implementação e contribuição da classificação de Robson na análise das taxas de cesarianas em um hospital universitário terciário, a partir do estudo de mulheres com cesariana prévia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERRAZ, L. M. ; AGUIAR, R. A. L. P. ; REIS, Z. S. N. ; GASPAR, J. S. ; JUNIOR, M.S. ; PROTZNER, A. B. . Contribuição da implementação da classificação de Robson na análise das taxas de cesarianas em um Hospital Universitário. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERRAZ, L. M. . Imagem em Obstetrícia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
REZENDE, G. C. ; BASTOS, F. M. ; PEREIRA, A. K. ; REIS, Z. S. N. ; FERRAZ, L. M. . Predição da letalidade em fetos com displasia óssea através do ultrassom 3D. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BASTOS, F. M. ; GREGL, A. C. V. ; FERREIRA, T. D. ; COELHO, P. B. ; PEREIRA, A. K. ; REZENDE, G. C. ; FERRAZ, L. M. . Ultrassonografia 3D no diagnóstico de um caso de nó verdadeiro de cordão umbilical: relato de caso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BASTOS, F. M. ; PEREIRA, A. K. ; REZENDE, G. C. ; FERRAZ, L. M. . Ultrassonografia 2D no diagnóstico de um caso de vasa prévia: relato de caso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
REZENDE, G. C. ; FERRAZ, L. M. ; PEREIRA, A. K. ; JÚNIOR, M. D. C. ; BASTOS, F. M. . Pode o US 3D predizer a hipoplasia pulmonar letal em conceptos com acuidade maior que o US 2D?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
REZENDE, G. C. ; FERRAZ, L. M. ; PEREIRA, A. K. ; JÚNIOR, M. D. C. ; BASTOS, F. M. . Pode o US 3D predizer a hipoplasia pulmonar letal em conceptos com acuidade maior que o US 2D?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Guilherme de Castro Rezende ; FERRAZ, L. M. ; PEREIRA, A. K. ; JÚNIOR, M. D. C. ; BASTOS, F. M. . Predição da hipoplasia pulmonar letal pelo ultrassom tridimensional pré-natal, segundo a doença de base. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DANTAS, J. B. ; FERRAZ, L. M. ; LEITE, H. V. ; COURI, L. M. ; NASCIMENTO, F. M. . O crescente número de casos de sífilis gestacional no país - dados da Maternidade do Hospital Risoleta Tolentino Neves em 2012. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LAGE, E. M. ; FERRAZ, L. M. ; PACHECO, A. C. B. ; OBERLANDER, C. ; LEITE, H. V. ; CABRAL, A. C. V. . Resultado pós-natal de recém-nascidos de mães portadoras de aloimunização por antígenos, acompanhados no serviço de medicina fetal do Hospital das Clínicas da UFMG. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LAGE, E. M. ; FERRAZ, L. M. ; PACHECO, A. C. B. ; OBERLANDER, C. ; LEITE, H. V. ; CABRAL, A. C. V. . Avaliação da concordância intraobservador na medida ultrassonográfica do diâmetro anteroposterior da pelve renal fetal em fetos com suspeita de hidronefrose. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LAGE, E. M. ; FERRAZ, L. M. ; PACHECO, A. C. B. ; OBERLANDER, C. ; LEITE, H. V. ; CABRAL, A. C. V. . Prevalência de malformações em fetos de gestantes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LAGE, E. M. ; FERRAZ, L. M. ; PACHECO, A. C. B. ; OBERLANDER, C. ; LEITE, H. V. ; CABRAL, A. C. V. . Estudo descritivo dos casos de aloimunização por antígenos eritrocitários acompanhados no serviço de medicina fetal do Hospital das Clínicas da UFMG. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MONTEIRO, M. V. C. ; CARDOSO, F. A. ; LOPEZ, F. C. ; FILOGONIO, I. D. ; FERRAZ, L. M. ; COSTA, D. O. . Sling transobturatório sintético no tratamento cirúrgico da incontinência urinária feminina: seguimento 5 anos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TRIGINELLI, S. A. ; FAKHOURI, S. F. ; FERRAZ, L. M. ; BARROS, M. T. ; CAMPOS, A. P. C. B. . Cirurgia Videolaparoscópica assistida como modalidade como modalidade primária de tratamento de pacientes com Carcinoma de Endometrial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERRAZ, L. M. ; GIOSTRI, P. G. ; KRETTLI, W. S. C. ; MARIANO, B. A. ; LIMA, E. G. . Abortamento terapêutico em gestante com comunicação interatrial e hipertensão arterial pulmonar grave complicadas com síndrome de Eisenmenger. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERRAZ, L. M. ; GUIMARAES, R. R. ; CALDEIRA, L. G. N. ; SILVA, J. G. ; AGUIAR, R. A. L. P. . Clube de questões: aprendendo com exercícios. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERRAZ, L. M. ; GUIMARAES, R. R. ; SILVA, J. G. . Como sobreviver em GDs e provas com livros escassos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERRAZ, L. M. ; OLIVEIRA, C. ; GALVAO, F. ; SERRA, F. E. ; OLIVEIRA, A. D. . Quelóide e cicatriz hipertrófica. Existe tratamento? Quais as terapias em pesquisa?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PINHEIRO, A. R. ; OLIVEIRA, C. C. ; ALMEIDA, H. G. M. ; FERNANDES, J. S. ; FERRAZ, L. M. ; LOURENCO, L. F. S. ; ARAUJO, M. C. F. ; FLOR, E. M. . Dor abdominal aguda em criança portadora de drepanocitose: relato de caso. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PINHEIRO, A. R. ; FLOR, E. M. ; FERNANDES, J. S. ; OLIVEIRA, C. C. ; FERRAZ, L. M. ; LOURENCO, L. F. S. ; ARAUJO, M. C. F. ; ALMEIDA, H. G. M. . Abdome agudo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERRAZ, L. M. ; GUIMARAES, R. R. ; SILVA, L. E. . Tratamento da dermatite atópica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERNANDES, J. S. ; FALEIRO, R. ; FERRAZ, L. M. . Cirurgia do trauma: TCE. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Prêmios
2016
Certificação de atuação em Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia, Associação Médica Brasileira (AMB) e Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR).
2016
Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
2015
Meste em Saúde da Mulher, área de concentração Perinatologia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
2013
TOEIC - Test of English for International Communication (Score: 975), ETS.
2012
Título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia - TEGO, Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia - FEBRASGO.
2012
Melhor trabalho científico em Medicina Fetal no 11º Congresso da SIADTP, 1º Congresso Internacional de Medicina Fetal da FEBRASGO, 1º Congresso Internacional de Medicina Perinatal da FEBRASGO, FEBRASGO e SIADTP.
2008
Trabalhos de relevância acadêmica, Programa de Monitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI). , Rua Professor Otávio Coelho de Magalhães, 111, Mangabeiras, 30210300 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 32465314
Experiência profissional
2012 - 2013
Hospital das Clínicas da UFMGVínculo: Médico plantonista RPA, Enquadramento Funcional: Médico plantonista em Gineco e Obstetrícia, Carga horária: 12
Outras informações:
Preceptor do Internato da Faculdade de Medicina da UFMG e da Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia do HC-UFMG
2012 - 2013
Hospital das Clínicas da UFMGVínculo: Médico voluntário, Enquadramento Funcional: Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia, Carga horária: 60
2009 - 2012
Hospital das Clínicas da UFMGVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Médico residente, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Médico residente em Ginecologia e Obstetrícia
2008 - 2008
Faculdade de Medicina da UFMGVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor disciplina GOB II, Carga horária: 12
Outras informações:
Programa de Monitoria da Gradução (PMG)
Departamento de Ginecologia e Obstetrícia
2007 - 2007
Faculdade de Medicina da UFMGVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor disciplina GOB I, Carga horária: 12
Outras informações:
Programa de Monitoria da Graduação (PMG)
Departamento de Ginecologia e Obstetrícia
2012 - 2022
Hospital Universitário Risoleta Tolentino NevesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico plantonista em Gineco e Obstetrícia, Carga horária: 24
Outras informações:
Preceptor do Internato da Faculdade de Medicina da UFMG e da Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia do HC-UFMG
2017 - 2018
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor do curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), unidade de Betim, na disciplina Práticas na Comunidade I, do primeiro período do curso.
2013 - Atual
Prefeitura Municipal de Belo HorizonteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico ginecologista e obstetra, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação no pré-natal de alto risco do Centro de Especialidades Médicas de Venda Nova (2013 a 2015).
Atuação como médico ultrassonografista em Ginecologia e Obstetrícia no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem - CMDI (2105 até o presente).
Atividades
-
09/2025
Direção e administração, Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI).Cargo ou função, Diretor clínico.
2010 - 2012
Maternidade e Hospital Octaviano Neves S/AVínculo: Médico plantonista RPA, Enquadramento Funcional: Médico plantonista em Gineco e Obstetrícia, Carga horária: 12
2012 - Atual
DOPSOMVínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Médico ultrassonografista em GO, Carga horária: 6
2012 - 2015
HOSPITAL SOFIA FELDMANVínculo: , Enquadramento Funcional: Médico ultrassonografista, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuação como ultrassonografista no pré-natal de alto risco
2020 - 2023
Centro Especializado em UltrassonografiaVínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Médico ultrassonografista, Carga horária: 4
2023 - Atual
Centro Avançado em DiagnósticoVínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Médico ultrassonografista, Carga horária: 6
2023 - Atual
Clínica UltraSerVínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Médico ultrassonografista, Carga horária: 8
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Leonardo Magalhães Ferraz e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?