Alan Besborodco

Biólogo geneticista com habilitação para exercício de Aconselhamento Genético. Mestrado concluído em Aconselhamento Genético e Genômica Humana, pela USP. Cursando Medicina na Universidade Nove de Julho - Campus Vergueiro (6 etapa). Fundador e coordenador do Serviço de Apoio ao Paciente com Odor Sistêmico Idiopático - SEAPOSI. Vice-presidente da Associação Brasileira de Trimetilaminúria (TMAU) e Síndromes com Odor Corporal Metabólico - MEBO-Brasil. Pesquisa em andamento na área de genética oftalmológica. Interessado na relação entre TMAU e a Síndrome dos Ovários Policísticos; e, no desenvolvimento de métodos integrativos de manejo clínico para a síndromes com odor corporal metabólico. Foi coordenador do Centro de Ensino e Pesquisas e secretário sênior do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos, na clínica Ophthal Hospital Especializado LTDA. Se comunica em inglês fluente e tem bons conhecimentos em legislação CEP/CONEP, doenças raras, qualidade em saúde e assuntos regulatórios.

Informações coletadas do Lattes em 11/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Ciências Biológicas (Genética)

2016 - 2018

Universidade de São Paulo
Título: Genética do Ceratocone, Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Regina Célia Mingronni Netto
Coorientador: Paulo Otto. Palavras-chave: Ceratocone; Genome-wide Linkage Study (GWLS).Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica / Especialidade: Oftalmologia. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.

Mestrado profissional em Gestão Ambiental

2014 - 2015

Senac Jabaquara
Título: Pagamento por serviços ambientais na bacia do Rio Macaé (RJ), Ano de Obtenção: 2016
Orientador: Prof. Jorge Rocco
Coorientador: Profa. Carolina Learth. Palavras-chave: Resíduos Sólidos Urbanos.Grande área: OutrosGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental / Especialidade: Controle da Poluição. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico / Especialidade: Residuos Sólidos, Domésticos e Industriais. Setores de atividade: Descontaminação e outros serviços de gestão de resíduos; Coleta, tratamento e disposição de resíduos; recuperação de materiais.

Graduação em andamento em Medicina

2022 - Atual

Universidade Nove de Julho

Graduação em andamento em Licenciatura em Ciências Biológicas

2012 - Atual

Faculdade de Educação da USP

Graduação em Abi - Ciências Biológicas

2004 - 2012

Universidade de São Paulo
Título: Comparação de métodos produtivos para obtenção de alcalóides oncológicos em Catharanthus roseus: Vincristina e Vinblastina
Orientador: paulo h. r. moreno

Ensino Médio (2º grau)

1990 - 2002

Colégio I. L. Peretz

Formação complementar

2017 - 2017

?Bioinformática Instrumental: Introdução à análise de dados de exomas e de. (Carga horária: 24h). , Hospital Sírio-Libanês, SIRIO-LIBANÊS, Brasil.

2012 - 2012

Perícia Ambiental e suas áreas de atuação. (Carga horária: 96h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Aconselhamento genético.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Genética Humana e Médica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Oftalmologia.

Grande área: Outros / Área: Bioética.

Organização de eventos

BESBORODCO, A. . I Simpósio de Aconselhamento Genético Multidisciplinar. 2018. (Outro).

Participação em eventos

Treinamento da CONEP para membros de CEPs. 2018. (Congresso).

Treinamento de Membros dos CEPS do Estado de São Paulo CONEP 2018.Treinamento de Membros dos CEPs do Estado de São Paulo. 2018. (Outra).

Simpósio ?Genética do Autismo?. 2017. (Simpósio).

Treinamento da CONEP para membros de CEPs. 2017. (Congresso).

Treinamento de Membros dos CEPs do Estado de São Paulo CONEP.Treinamento de Membros dos CEPs do Estado de São Paulo CONEP. 2017. (Encontro).

Orientou

Regina Célia Mingronni Netto

Genética do ceratocone: Estudo de ligação de amplitude genomica (GWLS) com uma família brasileira; Início: 2016; Dissertação (Mestrado profissional em Aconselhamento Genético) - Fundação do Institutode Biociências; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • MAZZOTTO, C. ; BESBORODCO, A. . Ceratocone pode estar relacionado à mutação no cromossomo 19. AUN- Agência Universitária de Notícias, 05 nov. 2018.

  • BESBORODCO, A. . Genética de ceratocone. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BESBORODCO, A. . Genética do ceratocone. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BESBORODCO, A. . MÉTODOS DE PRODUÇÃO DOS ALCALÓIDES ANTINEOPLÁSTICOS DE VINCA (CATHARANTHUS ROSEUS), VINBLASTINA E VINCRISTINA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BESBORODCO, A. . MÉTODOS DE PRODUÇÃO DOS ALCALÓIDES ANTINEOPLÁSTICOS DE VINCA (CATHARANTHUS ROSEUS), VINBLASTINA E VINCRISTINA. -: -, 2012 (Iniciação Científica).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    TRIMETILAMINÚRIA E SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS: INVESTIGAÇÃO DE FATORES DE RISCO EM COORTE RETROSPECTIVA, Descrição: Trimetilaminúria (TMAU) é uma doença metabólica que possui como principal sintoma o aparecimento de odor corporal fétido, por isso também é denominada Síndrome do Odor de Peixe. A forma primária é causada por mutações recessivas no gene que codifica para a enzima flavina monooxigenase hepática. Também existem formas secundárias, que podem estar relacionadas a disfunções intestinais, hepáticas ou renais. Já foram identificadas 56 mutações no gene FMO3. Na população brasileira, a prevalência da doença pode ser alta, ainda mais se consideradas as formas secundárias. Para viabilizar a atenção a alguns pacientes com essa condição, constitui-se uma equipe multidisciplinar, que constatou não estarem disponíveis recursos necessários para o manejo do sintoma, principalmente o exame bioquímico Dosagem de TMA e TMAO em urina. Para superar esses problemas, foi desenvolvido um projeto piloto iniciado em 2021, visando capacitar profissionais e estudantes interessados no tema. O objetivo desse projeto é desenvolver um primeiro estudo epidemiológico com os 90 pacientes em acompanhamento no teleserviço, de característica observacional e com base em um desenho de coorte retrospectiva, verificando a incidência em grupos de mulheres com TMAU primário e secundário, comparadas a mulheres com queixa de odor sem esses fatores de risco, quanto às taxas de incidência da Síndrome dos Ovários Policísticos - SOP. Por meio deste projeto, será possível dar visibilidade à condição rara e facilitar o acesso ao diagnóstico. A obtenção de evidências de associação entre as doenças poderá servir para o aprimoramento da qualidade do serviço assistencial de teleconsultas sociais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Alan Besborodco - Coordenador / Ligia Pereira Gomes - Integrante / Anderson Barnabé - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Genética de ceratocone, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alan Besborodco - Coordenador / Paulo Alberto Otto - Integrante / Rossen Hazarbassanov - Integrante / Regina Célia Mingronni Neto - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Instituto de Biociências. , Rua do Matão, 321, Butantã, 05508090 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 38453333, URL da Homepage:

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2019

Ophthal

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Pesquisas Clínicas, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordeno a Gestão de Qualidade da clínica, visando obter acreditação ONA, certificado de qualidade em Saúde Também auxilio como secretário a clínica no registro e do CEP - Comitê de Ética em Pesquisa - da Ophthal.

2015 - 2016

Procuradoria da República no Estado de São Paulo

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Na setor de Assessoria Pericial, auxilio as peritas de Biologia e Engenharia Florestal na síntese dos autos, análise das informações ambientais e vistorias.

2016 - 2019

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos Ophthal

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Secretário do Comitê, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.