Alexa Costa de Freitas Alexandre

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, possui Pós graduação em Metodologia no Ensino de Arte na Faculdade São Luís é graduada em Dança pela Universidade Federal de Viçosa, com Bacharelado e Licenciatura plena (2011). Ocupa a vaga de dança na Secretaria de Educação da Prefeitura de Juiz de Fora, atuando na Supervisão de Projetos de Arte e Cultura. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa: Corpo, Culturas e Diferença - GPCD, da Universidade Federal de Juiz de Fora. É uma das idealizadoras e ofertantes do Workshop de experimentação corporal - Seu Particular. Presta consultoria para professores da área de Artes, Educação Física, Teatro e preparadores corporais. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em ensino e pesquisa. É arte educadora e coreógrafa, tendo em seu currículo, mais de quatrocentas coreografias montadas. Atuou como Professora de Dança pela Prefeitura de Juiz de Fora, do seguimento infantil ao fundamental, na rede Municipal de ensino desde 2016 até 2020.

Informações coletadas do Lattes em 07/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Educação

2021 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora
Orientador: Neil Franco de Almeida

Especialização em PÓSGRADUAÇÃO LATO SENSU EM METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTE

2018 - 2018

Faculdade de Educaçao Sao Luis
Título: O educando como agente criador

Graduação em Dança

2006 - 2011

Universidade Federal de Viçosa
Título: A maquiagem e o Retalhos: o pensar e o realizar.
Orientador: Bianca Bazzo Rodrigues

Formação complementar

2021 - 2021

Danças urbanas e ferramentas de improviso em Hip-Hop Freestyle. (Carga horária: 12h). , Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.

2020 - 2021

INTRODUÇÃO À NOTAÇÃO DO MOVIMENTO: LABANOTATION. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2010 - 2010

Análise de movimento, pesquisa e coreografia.. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2010 - 2010

Corpo em Investigação. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2009 - 2009

Oficina Arte da Presença.. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Atelier Coreográfico.. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Corpo brinca, Corpo dança.. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Balé Clássico. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Balé Clássico. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Oficina de Dança Contemporânea.. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Dança-educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Dança de Rua.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Danças Brasileiras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Ensino e pesquisa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Coreografia.

Organização de eventos

ALEXANDRE, A. C. F. . GE Arte e Cultura. 2022. (Outro).

ALEXANDRE, A. C. F. . 9ª edição da Dança da Escola no Calçadão. 2022. (Outro).

ALEXANDRE, A. C. F. ; NETTO, M. . Workshop online de experimentação corporal. 2020. (Outro).

GABRIELLI, M. A. ; ALEXANDRE, A. C. F. . Maquiagem: a arte da ilusão.. 2011. (Outro).

GABRIELLI, M. A. ; ALEXANDRE, A. C. F. . Mostra de Danças Brasileiras - Hasteado: Pontos da Memória.. 2011. (Outro).

CALDEIRA, S. ; GABRIELLI, M. A. ; ALEXANDRE, A. C. F. . Festival de Dança Teatral - Danças Brasileiras (Memórias do Corpo).. 2010. (Festival).

ALEXANDRE, A. C. F. . A Graduação na UFV: Decisão de Futuro. (Monitor - Carha horária 2h).. 2008. (Exposição).

Participação em eventos

1º Seminário de Combate e Prevenção ao Assédio Moral.1º Seminário de Combate e Prevenção ao Assédio Moral. 2022. (Seminário).

Semana Municipal do Brincar.Semana Municipal do Brincar. 2022. (Outra).

DANÇAS URBANAS E FERRAMENTAS DE IMPROVISO EM HIP HOP FREESTYLE. 2021. (Oficina).

I Workshop online de Dançaterapia. 2021. (Outra).

Residência com Adultos. 2021. (Oficina).

Semana Cultural da Dança - 2ª Edição. 2021. (Encontro).

Seminário Fórum 15 anos - Dança: atratores de pesquisa. 2021. (Seminário).

V Fórum de Dança do Acre e II Seminário de Dança do Acre,. 2021. (Seminário).

V Fórum de Dança do Acre e II Seminário de Dança do Acre,. 2021. (Seminário).

III Colóquio de linha de pesquisa, culturas e linguagens.DE MÃOS DADAS, UMA DESCOBERTA PARA A RESISTÊNCIA. 2020. (Encontro).

I SIMPÓSIO CURRÍCULO E CULTURA: encontros antifascistas.De mãos dadas, uma descoberta para a Resistência. 2020. (Simpósio).

Seminário Fórum 15 anos - Dança: atratores de pesquisa. 2020. (Seminário).

Seminário Fórum 15 anos - Dança: atratores de pesquisa. 2020. (Seminário).

VI Congresso científico Nacional de Pesquisadores em Dança da ANDA. DE MÃOS DADAS: UMA DESCOBERTA PARA A RESISTÊNCIA EM PROCESSO ARTÍSTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA. 2020. (Congresso).

XII SECTEC.Dança, educação e sociedade. 2020. (Outra).

Inclusão Educacional na Educação Básica, Superior e Profissional e Tecnológica.Quebra cabeça. 2018. (Seminário).

Rio H2K - Festival Internacional de Danças Urbanas.Rio H2K - Festival Internacional de Danças Urbanas. 2016. (Oficina).

4º Festival Nacional de Danças de Salão.4º Festival Nacional de Danças de Salão. 2015. (Outra).

IV Festival Nacional de Danças de Salão.IV Festival Nacional de Danças de Salão. 2015. (Encontro).

Mostra de Dança Mosaico - Espetáculo "Dua" - 4H.Espetáculo de Dança "Dua". 2012. (Outra).

Mostra de Dança Mosaico - Espetáculo "Pele" - 4H.Espetáculo de dança "Pele". 2012. (Outra).

Cine Curta e Lado B (Carga horária 2h)..Cine Curta e Lado B. Apresentação coreográfica.. 2011. (Outra).

Curso de Extensão. Maquiagem: a arte da ilusão. (Carga horária 6h).História e importância da maquiagem; Maquiagem e a construção da personagem.. 2011. (Oficina).

I Mostra Espírita de Dança - Novos Horizontes. (Carga horária 4h)..Maquiagem: o poder da ilusão através das cores.. 2011. (Oficina).

I Mostra Espírita de Dança - Novos Horizontes. (Carga horária 6h)..Street Dance. 2011. (Oficina).

TransversArte: Domingo de Artes integradas..Autopsiar-me. Sonoplasta.. 2011. (Outra).

Caminhos da Dança Teatro no Brasil - II Seminário e mostra nacional de Dança Teatro. (Carga horária 16h).. 2010. (Seminário).

Festival de Inverno de Ponte Nova (Carga horária 8h)..Oficina de Danças Brasileiras.. 2009. (Oficina).

Festival de Inverno de Ponte Nova (Carga horária 8h)..Festival de Inverno de Ponte Nova (Assistente de Coreógrafo).. 2009. (Encontro).

V Semana de Artes da Universidade Federal de Ouro Preto (Carga horária 8h)..V Semana de Artes da Universidade Federal de Ouro Preto (Assistente de Coreógrafo). 2009. (Encontro).

Café com Papo..Coreografia de Dança de Rua desenvolvida no Projeto "Educação para as Artes".. 2008. (Encontro).

Fórum das Licenciaturas da UFV. Dança: do movimento à criação. (Carga horária 4h).. 2008. (Congresso).

Fórum das Licenciaturas da UFV. Dança-educação. (Carga horária 4h).. 2008. (Congresso).

MORINGA - Bebendo da Tradição nas Águas da Contemporaneidade..Pecaramar (Solo de Danças Brasileiras).. 2008. (Encontro).

Projeto "Educação para as Artes"..Oficina de Dança de Rua.. 2008. (Oficina).

I Semana Acadêmica de Dança. Qualidades expressivas do movimento; Dança Contemporânea; Cenário; Balé; Danças Circulares Sagradas; Dança de Salão e Sotaque e identidade cultural. (Carga horária 50h).. 2007. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Bianca Christian Medeiros Sales

ALEXANDRE, A. C. F.; Pronsato, L.; SNIZEK, A. B.. Interferências Artísticas em espaços urbanos: Representação e reflexões de intérpretes-criadores e de coreógrafos.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Vinícius Monteiro Lopes

SILVA, P. C.;ALEXANDRE, A. C. F.; SOBREIRA, J. S. A.. Dança de Salão: Em busca de 'novos caminhos' no processo de Ensino-Aprendizagem.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Maria Júlia Kaiser Mesquita Campos Guimarães

SNIZEK, A. B.; SILVA, P. C.;ALEXANDRE, A. C. F.. Projetos do Corpo: as influências do acaso num processo criativo.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Viçosa.

ALEXANDRE, A. C. F.. Provas de Habilidades Específicas do Curso de Dança. 2008. Universidade Federal de Viçosa.

Produções bibliográficas

  • ALEXANDRE, A. C. F. . DE MÃOS DADAS: UMA DESCOBERTA PARA A RESISTÊNCIA. CADERNOS PARA O PROFESSOR (JUIZ DE FORA) , v. 40, p. 196-210, 2020.

  • VIEIRA, A. P. ; VITALINO, K. ; VILLEGAS, E. ; ALEXANDRE, A. C. F. . Saberes em Arte: Vozes de educandos do Ensino Médio sobre elementos Estéticos e Apreciativos em Dança.. Revista Querubim , v. 01, p. 23-30, 2008.

  • ALEXANDRE, A. C. F. . I simpósio currículo e cultura: encontros antifascistas. 1. ed. Campinas, SP: Labour, 2021. v. 1. 290p .

  • ALEXANDRE, A. C. F. . DE MÃOS DADAS: UMA DESCOBERTA PARA A RESISTÊNCIA EM PROCESSO ARTÍSTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA. In: Eleonora Campos da Motta Santos; Denise Maria Barreto Coutinho; Eloisa Leite Domenici; Daniela Llopart Castro; Clara Trigo, organizadores. (Org.). Dança em relatos de experiência: cadernos de resumo expandidos. 1ed.Salvador: Editora ANDA, 2020, v. I, p. 219-222.

  • ALEXANDRE, A. C. F. . DE MÃOS DADAS: UMA DESCOBERTA PARA A RESISTÊNCIA. Cadernos do professor - Secretaria de educação de Juiz de Fora, Juiz de Fora, p. 196 - 210, 04 ago. 2020.

  • ALEXANDRE, A. C. F. ; SILVA, P. C. . TransversARTE é atração do fim de semana na UFV.. Revista do IEEE América Latina, https://phpsistemas.cpd.ufv.br, p. 0 - 0, 13 set. 2011.

  • ALEXANDRE, A. C. F. . Espetáculo O Menino que Achou uma Estrela é atração dos 85 anos da UFV.. Revista do IEEE América Latina, https://phpsistemas.cpd.ufv.br, p. 0 - 0, 30 ago. 2011.

  • ALEXANDRE, A. C. F. ; MAGALHAES, M. ; KAISER, M. J. . II Mostra Independente de Dança começa no dia 25.. Revista do IEEE América Latina, https://phpsistemas.cpd.ufv.br, p. 0 - 0, 16 ago. 2011.

  • ALEXANDRE, A. C. F. ; AMORIM, C. ; BELLUMAT, C. ; CARVALHO, P. V. ; CASTRO, I. ; CUNHA, C. ; GOMES, J. ; MONTEIRO, R. ; TAVARES, L. . Espetáculos nessa terça e quarta-feira.. Folha da Mata, Viçosa - MG, p. 01 - 24, 17 jun. 2011.

  • GABRIELLI, M. A. ; ALEXANDRE, A. C. F. ; GASPAROTO, G. ; NOGUEIRA, F. ; DUARTE, M. ; FIRMINO, J. ; JACINTO, L. ; MAGALHAES, M. ; CORDOVA, N. . Festival de Dança Teatral 2010 II.. Revista do IEEE América Latina, http://www.dan.ufv.br, p. 0 - 0, 01 maio 2010.

  • RODRIGUES, B. B. ; ALEXANDRE, A. C. F. ; ALMEIDA, T. ; ALVARENGA, P. ; ALVIM, E. ; ZEFERINO, A. ; ALVES, R. . Retalhos.. Revista do IEEE América Latina, http://www.dan.ufv.br, p. 0 - 0, 01 abr. 2010.

  • ALEXANDRE, A. C. F. . Ballet clássico, neste final de semana, no Centro de Vivência.. Revista do IEEE América Latina, https://phpsistemas.cpd.ufv.br, p. 0 - 0, 04 dez. 2009.

  • CALDEIRA, S. ; RODRIGUES, B. B. ; ALEXANDRE, A. C. F. . Semana da Dança na Universidade Federal de Viçosa/MG.. Revista do IEEE América Latina, http://empalco.blogspot.com.br, p. 0 - 0, 24 nov. 2009.

  • CALDEIRA, S. ; SILVA, P. C. ; ALEXANDRE, A. C. F. ; SOUSA, I. ; TEIXEIRA, G. ; RAINE, J. ; PINOTTI, A. ; PELOSI, L. ; MENEZES, L. ; JACINTO, L. ; GASPAROTO, G. ; GOUVEIA, T. ; ARAUJO, T. . As Contradições dos Corpos.. Revista do IEEE América Latina, http://www.dan.ufv.br, p. 0 - 0, 01 abr. 2009.

  • VIEIRA, A. P. ; ALEXANDRE, A. C. F. . Café com Papo realiza maratona de atividades.. Revista do IEEE América Latina, https://phpsistemas.cpd.ufv.br, p. 0 - 0, 31 out. 2008.

  • CALDEIRA, S. ; ALEXANDRE, A. C. F. ; ALMEIDA, T. ; ALVARENGA, P. ; CARLETTI, I. ; CARVALHO, P. V. ; CASTILHO, G. ; CASTRO, I. ; CAVALCANTE, C. ; CAVALCANTI, T. ; FERREIRA, C. ; LUIZ, M. ; SALERNO, M. ; SILVA, P. C. ; SOARES, G. ; VILLEGAS, E. ; VITALINO, K. ; ZEFERINO, A. . Viúva, porém honesta 2008 I e II.. Revista do IEEE América Latina, http://www.dan.ufv.br/espetacu, p. 0 - 0, 20 maio 2008.

  • CALDEIRA, S. ; MENDES, J. ; ALEXANDRE, A. C. F. ; ALVIM, M. ; BASTOS, J. ; BELICO, P. ; BURMAN, R. ; CARVALHO, D. ; CASTILHO, G. ; CASTRO, I. ; GRUPIONI, R. ; MENDES, N. ; PINOTTI, A. ; TEIXEIRA, L. . Atelier Coreográfico 2008 I.. Revista do IEEE América Latina, http://www.dan.ufv.br, p. 0 - 0, 01 abr. 2008.

  • ALEXANDRE, A. C. F. . DE MÃOS DADAS: UMA DESCOBERTA PARA A RESISTÊNCIA EM PROCESSO ARTÍSTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA. In: VI Congresso 2020 - Edição Virtual, 2020, Salvador. DANÇA EM RELATOS DE EXPERIÊNCIA CADERNO DE RESUMOS EXPANDIDOS. Salvador: Editora ANDA, 2020. v. 1. p. 219-222.

  • ALEXANDRE, A. C. F. . DE MÃOS DADAS: UMA DESCOBERTA PARA A RESISTÊNCIA. CADERNOS PARA O PROFESSOR (JUIZ DE FORA) , 2021.

  • ALEXANDRE, A. C. F. . Resistência - A Literatura Transformada em Dança. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

ALEXANDRE, A. C. F. . GE Arte e Cultura. 2022; Tema: Grupo de Estudos de arte e cultura (GE). (Site).

ALEXANDRE, A. C. F. . Orientações pedagógicas para professores desesperados. 2020; Tema: dicas para o dia a dia em sala de aula. (Rede social).

ALEXANDRE, A. C. F. . Orientações Pedagógicas para professores desesperados. 2020; Tema: Contemplada em edital da Funalfa. (Site).

ALEXANDRE, A. C. F. ; NETTO, M. . Workshop online de experimentação corporal. 2020. .

ALEXANDRE, A. C. F. ; NETTO, M. . Workshop de experimentação corporal Seu particular. 2020. .

ALEXANDRE, A. C. F. . Dança, educação e sociedade. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALEXANDRE, A. C. F. ; VIEIRA, A. P. . Maquiadora do espetáculo 'Dua' - 4H. 2012. (Maquiagem).

ALEXANDRE, A. C. F. ; VIEIRA, A. P. . Maquiadora do espetáculo 'Pele' - 4H. 2012. (Maquiagem).

ALEXANDRE, A. C. F. . Maquiagem: o poder da ilusão através das cores.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALEXANDRE, A. C. F. . Maquiagem: a arte da ilusão.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALEXANDRE, A. C. F. . Oficina de Street Dance.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Bianca Bazzo Rodrigues ; ALEXANDRE, A. C. F. . Práticas Pedagógicas em Dança na Educação Infantil.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIEIRA, A. P. ; ALEXANDRE, A. C. F. ; VITALINO, K. ; VILLEGAS, E. . Projeto Educação para as Artes - DVD.. 2010. (Dança.).

ALEXANDRE, A. C. F. . Oficina de Danças Brasileiras.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALEXANDRE, A. C. F. ; FERNANDES, C. . Relações tóxicas no trabalho. 2022. Teatral.

ALEXANDRE, A. C. F. . Autopsiar-me.. 2011. Audiovisual.

ALEXANDRE, A. C. F. . 1º Literate. 2022 (Arte).

ALEXANDRE, A. C. F. . 9ª edição da Dança da Escola no Calçadão. 2022 (Intervenção urbana).

ALEXANDRE, A. C. F. . Flores de Aço. 2019 (Dança).

ALEXANDRE, A. C. F. . Grandes Feras, Pequenas Feras. 2018 (Dança).

ALEXANDRE, A. C. F. . Resistência. 2018 (Dança).

ALEXANDRE, A. C. F. . Resistência. 2018 (Dança).

ALEXANDRE, A. C. F. . Grandes Feras, Pequenas Belas. 2018 (Dança).

ALEXANDRE, A. C. F. . Resistência. 2018 (Dança).

ALEXANDRE, A. C. F. ; ANDRADE, S. ; MARTINS, A. K. ; RESENDE, H. . Resistência. 2018 (Dança).

ALEXANDRE, A. C. F. ; MOTA, L. ; FARIA, P. . A Máquina. 2018 (Teatro).

ALEXANDRE, A. C. F. . VIII Mostra Estudantil de Arte. 2016 (Dança).

ALEXANDRE, A. C. F. . MID - Mostra Independente de Dança - 'Deixa pra amanhã'.. 2012 (Dança.).

ALEXANDRE, A. C. F. ; KAISER, M. J. ; MENEZES, L. ; MAGALHAES, M. ; CASSILHAS, F. . MID - Mostra Independente de Dança - 'Outra provocação'.. 2012 (Dança.).

CARVALHO, P. V. ; ALEXANDRE, A. C. F. ; BELLUMAT, C. ; CUNHA, C. ; AMORIM, C. ; MOCKDECE, H. ; CASTRO, I. ; GOMES, J. ; TAVARES, L. ; MONTEIRO, R. . Lounge.. 2011 (Dança;).

ALEXANDRE, A. C. F. ; CASTRO, I. . MID (Mostra Independente de Dança) - DRAMA: tu ria!!!. 2011 (Dança.).

ALEXANDRE, A. C. F. ; MAGALHAES, M. ; KAISER, M. J. . MID (Mostra Independente de Dança) - Provoc-ação Feminina. 2011 (Dança.).

GABRIELLI, M. A. ; ALEXANDRE, A. C. F. . Hasteado: Pontos da Memória.. 2011 (Dança.).

ALEXANDRE, A. C. F. . Hasteado: Pontos da Memória.. 2011 (Maquiagem.).

ALEXANDRE, A. C. F. . Cine Curta e Lado B. Apresentação coreográfica.. 2011 (Dança.).

GABRIELLI, M. A. ; ALEXANDRE, A. C. F. . Memórias do Corpo - Danças Brasileiras.. 2010 (Dança.).

ALEXANDRE, A. C. F. . Memórias do Corpo - Danças Brasileiras.. 2010 (Maquiagem.).

SILVA, P. C. ; ALEXANDRE, A. C. F. ; MENEZES, L. ; RAINE, J. ; PELOSI, L. ; JACINTO, L. ; GOUVEIA, T. ; GASPAROTO, G. ; TEIXEIRA, G. ; CARLETTI, I. ; ARAUJO, T. ; PINOTTI, A. . As Contradições dos Corpos.. 2009 (Dança.).

ALEXANDRE, A. C. F. ; ALMEIDA, T. ; ALVARENGA, P. ; CARLETTI, I. ; CARVALHO, P. V. ; CASTRO, I. ; CAVALCANTE, C. ; FERREIRA, C. ; SOARES, G. ; VILLEGAS, E. ; VITALINO, K. ; ZEFERINO, A. ; DUARTE, M. . O estranho Mundo de Macpep Kactega. 2009 (Dança.).

ALEXANDRE, A. C. F. ; BURMAN, R. ; ESCOLASTICO, R. ; GREGORIO, R. ; RAMOS, A. ; RAMOS, A. ; VITALINO, K. ; ALVES, R. ; ABRANCHES, W. ; ABRANCHES, R. . Raymonda.. 2009 (Dança.).

ALEXANDRE, A. C. F. . Pecaramar.. 2008 (Dança.).

MENDES, J. ; ALEXANDRE, A. C. F. ; BASTOS, J. ; BELICO, P. ; ALVIM, M. ; BURMAN, R. ; CASTILHO, G. ; CASTRO, I. ; CORDOVA, N. ; MENDES, N. ; PINOTTI, A. ; TEIXEIRA, L. ; TEIXEIRA, M. ; CARVALHO, D. . TRUPÉ.. 2008 (Dança.).

ALEXANDRE, A. C. F. ; ALMEIDA, T. ; ALVARENGA, P. ; CARLETTI, I. ; CAVALCANTE, C. ; CASTRO, I. ; CASTILHO, G. ; CARVALHO, P. V. ; FERREIRA, C. ; LUIZ, M. ; SALERNO, M. ; SILVA, P. C. ; SOARES, G. ; VILLEGAS, E. ; VITALINO, K. ; ZEFERINO, A. . Viúva, porém honesta.. 2008 (Teatro.).

ALEXANDRE, A. C. F. . Coreografia de Dança de Rua desenvolvida no Projeto "Educação para as Artes".. 2008 (Dança.).

ALEXANDRE, A. C. F. . Pecaramar (Solo de Danças Brasileiras).. 2008 (Dança.).

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2009

    Educação para as Artes: Análise do impacto de projetos de interface entre pesquisa e extensão que focam na sensibilização estética ou no apreciar da dança pelo público mineiro., Descrição: O projeto teve como base, analisar, refletir, discutir e sistematizar dados coletados por meio de questionários. Estes foram aplicados, tanto no início do projeto, como em seu término, em dez turmas de diversas escolas públicas da cidade de Viçosa ? MG. O objetivo foi conhecer e perceber o olhar que estes alunos possuíam acerca das Artes, em específico a Dança. Para tanto, apreciações em vídeo, apresentações no contexto escolar e em teatros, foram realizadas pelos alunos, bem como oficinas distintas, de Dança de Rua, Dança Contemporânea, Dança de Salão, Dança Flamenca, Balé e Sapateado foram experimentados pelos mesmos. Desta forma, ao fim da coleta e da análise dos dados, os saberes estéticos dos alunos foram quantificados e qualificados por meio deste projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexa Costa de Freitas Alexandre - Integrante / Estela Villegas - Integrante / Katia Vitalino - Integrante / Alba Pedreira Vieira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2008 - 2008

    Educação para as Artes: Análise do impacto de projetos de interface entre pesquisa e extensão que focam na sensibilização estética ou no apreciar da dança pelo público mineiro., Descrição: O projeto teve como base, analisar, refletir, discutir e sistematizar dados coletados por meio de questionários. Estes foram aplicados, tanto no início do projeto, como em seu término, em dez turmas de diversas escolas públicas da cidade de Viçosa ? MG. O objetivo foi conhecer e perceber o olhar que estes alunos possuíam acerca das Artes, em específico a Dança. Para tanto, apreciações em vídeo, apresentações no contexto escolar e em teatros, foram realizadas pelos alunos, bem como oficinas distintas, de Dança de Rua, Dança Contemporânea, Dança de Salão, Dança Flamenca, Balé e Sapateado foram experimentados pelos mesmos. Desta forma, ao fim da coleta e da análise dos dados, os saberes estéticos dos alunos foram quantificados e qualificados por meio deste projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexa Costa de Freitas Alexandre - Integrante / Isabela Carletti - Integrante / Estela Villegas - Integrante / Katia Vitalino - Integrante / Alba Pedreira Vieira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Outra.

Prêmios

2020

Na Nuvem ? Edital de Incentivo à Cultura, Funalfa.

2020

Prêmio Janelas Abertas, Pró-reitoria de Cultura (PROCULT).

2010

Convocação de Posse de Cargo, Prefeitura Municipal de Betim.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, Prefeitura Municipal de Juiz de Fora. , Avenida Brasil - de 01911 a 3449 - lado ímpar, Centro, 36060010 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (32) 36908158

Experiência profissional

2016 - Atual

Escola Municipal Professor Oswaldo Veloso

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Dança, Carga horária: 13

Outras informações:
Professora de Dança, no ensino fundamental.

2016 - 2017

Escola Municipal Caic Rocha Pombo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Dança, Carga horária: 13

Outras informações:
Professora de Dança (Arte Educação), no seguimento Infantil e Professora de Dança de Salão para adultos.

2016 - 2017

Escola Municipal Caic Rocha Pombo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Dança, Carga horária: 13

Outras informações:
Professora de Dança (Arte Educação), no seguimento Infantil e Professora de Dança de Salão para adultos.

2012 - 2015

Centro de Educação Infantil Criança Feliz

Vínculo: Profissional., Enquadramento Funcional: Arte Educadora com foco em Dança., Carga horária: 6

Outras informações:
Professora de Arte-Educação, aplicando aulas de Expressão Corporal e Dança Educativa para alunos de 0 a 5 anos de idade.

2010 - 2011

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Monitor I., Enquadramento Funcional: Monitor I., Carga horária: 12

Outras informações:
Atividade de monitoria relacionada às disciplinas: DAN 161 (Folclore e Danças Brasileiras I) DAN 162 (Folclore e Danças Brasileiras II) DAN 261 (Folclore e Danças Brasileiras III) DAN 212 (Dança de Salão)

2014 - 2015

Colégio Ágora

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Artes - Dança, Carga horária: 6

Outras informações:
Professora de Artes/Dança, realizando montagens coregráficas, à partir de estudos e pesquisas, como os docentes de todos os turnos.

2013 - 2013

Escola Estadual Drº. Raimundo Alves Torres.

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica - Arte, Carga horária: 4

Outras informações:
Atuação como Professora de Artes para o Ensino Fundamental: 6º, 7º, 8º e 9º anos.

2010 - 2010

Departamento de Artes e Humanidades

Vínculo: Estágio., Enquadramento Funcional: Bolsista., Carga horária: 5

Outras informações:
Ministrar aulas de Dança de Salão, nos ritmos Bolero e Samba de Gafieira no Projeto Vitrine Dançante - Bar do Trevo. Socialização entre alunos e monitores com a comunidade frequentadora do Bar do Trevo. Observação das aulas de Dança de Salão. Esclarecimento de dúvidas dos participantes do Projeto com relação a Dança de Salão.

2009 - 2009

Departamento de Artes e Humanidades

Vínculo: Estágio., Enquadramento Funcional: Estagiária., Carga horária: 7

Outras informações:
Organização e limpeza da sala de figurino da Sede do Curso de Dança da UFV. Cadastro dos usuários. Manutenção dos figurinos. Catalogação dos mesmos. Empréstimo e devolução dos figurinos.

2009 - 2009

Departamento de Artes e Humanidades

Vínculo: Estágio., Enquadramento Funcional: Assistente de Coreógrafo., Carga horária: 4

Outras informações:
Aquecimento inicial nos ensaios. Ensaios no Grupo Experimental de Dança. Eventual substituição do coreógrafo durante os ensaios.

2008 - 2008

Departamento de Artes e Humanidades

Vínculo: Estágio., Enquadramento Funcional: Monitora., Carga horária: 4

Outras informações:
Monitoria de Dança de Salão. Observação das aulas. Aplicação das aulas práticas. organização do evento "Baile Bão", como encerramento das atividades do Curso de Extensão em Dança de Salão.

2007 - 2007

Departamento de Artes e Humanidades

Vínculo: Estágio., Enquadramento Funcional: Monitora., Carga horária: 6

Outras informações:
Monitoria de Dança de Salão. Observação das aulas. Aplicação das aulas práticas. organização do evento "Baile Bão", como encerramento das atividades do Curso de Extensão em Dança de Salão.

2009 - 2009

Laboratório de Desenvolvimento Humano.

Vínculo: Estágio., Enquadramento Funcional: Professora de Dança., Carga horária: 8

Outras informações:
Desenvolvimento de atividades corporais lúdicas no LDH (Laboratório de Desenvolvimento Humano), para crianças de 6 a 7 anos de idade. Desenvolvimento das aulas, eventual aplicação das mesmas para os alunos, auxílio no desenvolvimento e planejamento das atividades.

2009 - 2009

Laboratório de Desenvolvimento Humano.

Vínculo: Estágio., Enquadramento Funcional: Professora de Dança., Carga horária: 2

Outras informações:
Desenvolvimento de atividades corporais lúdicas no LDH (Laboratório de Desnvolvimento Humano) para crianças de 6 a 7 anos de idade. Planejamento das aulas, aplicação das mesmas, proporcionar aos alunos atividades de aprendizagem social, intelectual e recreativa.

2011 - 2011

Centro de Educação Infantil Vida

Vínculo: Profissional., Enquadramento Funcional: Professora de Dança., Carga horária: 5

Outras informações:
Professora de Dança Educativa e a Artes Visuais para alunos de 0 a 6 anos de idade.

2009 - 2009

Escola Municipal Ministro Edmundo Lins

Vínculo: Estágio., Enquadramento Funcional: Professora de Dança., Carga horária: 3

Outras informações:
Ministrou aulas de Dança-educação para os alunos do 5º ano.

2011 - 2011

Nucleo de Arte e Dança

Vínculo: Profissional., Enquadramento Funcional: Assistente de Produção., Carga horária: 25

Outras informações:
Trabalhou como assistente de produção no Projeto Arte em cena - Núcleo 30 anos, com o Espetáculo "O menino que achou uma Estrela", de Marina Colasanti.

2009 - 2009

Centro de Desenvolvimento da Criança LTDA - Passo a Passo.

Vínculo: Profissional., Enquadramento Funcional: Professora de Dança., Carga horária: 16

Outras informações:
Realização de atividades de Dança criativa para crianças de 0 a 7 anos de idade.

2010 - 2010

Centro de Lazer para a Melhor Idade.

Vínculo: Profissional., Enquadramento Funcional: Professora de Dança., Carga horária: 9

Outras informações:
Prestação de serviços ao setor de Atividades Físicas e Dança, no Centro de Lazer para a Melhor Idade, ministrando aulas de Dança de Salão.

2009 - 2009

Centro Educacional A Ciranda

Vínculo: Estágio., Enquadramento Funcional: Professora de Dança., Carga horária: 12

Outras informações:
Atividades corporais desenvolvidas no Ensino Infantil para crianças de 1 a 7 anos de idade no Centro Educacional A Ciranda. Observação das aulas aplicadas, planejamento das aulas, eventual aplicação das aulas para todas as turmas trabalhadas, auxiliar o desenvolvimento das atividades.

2009 - 2009

Centro Educacional A Ciranda

Vínculo: Profissional., Enquadramento Funcional: Professora de Dança., Carga horária: 15

Outras informações:
Realização de atividades de Dança criativa para crianças de 0 a 7 anos de idade.

2009 - 2009

Centro Educacional A Ciranda

Vínculo: Estágio., Enquadramento Funcional: Professora de Dança., Carga horária: 5

Outras informações:
Realização de atividades de Dança interativa para crianças de 0 a 7 anos de idade.

2008 - 2008

Escola Estadual Alice Loureiro

Vínculo: Estágio., Enquadramento Funcional: Professora de Dança., Carga horária: 1

Outras informações:
Aulas de Dança para os alunos de 2º ano.

2015 - 2015

Colégio Anglo de Viçosa

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Artes - Dança, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora de Dança, realizando montagens coregráficas.

2013 - 2014

Centro de Educação Infantil Vida

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Dança Educativa e Artes, Carga horária: 3

Outras informações:
Professora de Dança Educação e expressão corporal para crianças de 1 a 6 anos.

2014 - 2014

Centro de Referência de Assistência Social

Vínculo: Professora Contratada, Enquadramento Funcional: Professora de Dança, Carga horária: 4

Outras informações:
Ministrante de aulas de Dança: Balé, Dança de Rua, Contemporâneo e Urban Dance. Para alunos com idade entre 9 a 18 anos, na cidade de São Miguel do Anta, atuante no CRAS.

2018 - 2019

Escola Municipal Maria José Villela

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora de educação infantil, Carga horária: 13

Outras informações:
Arte Educadora, lecionando aulas de Dança, bem como apresentações artísticas, com docentes entre 4 e 6 anos.

2019 - Atual

academia e clinica de fisioterapia Nectonus

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Dança de Salão

Outras informações:
Professora de Dança de Salão, trabalhando ritmos como Bolero, Forró, Samba de Gafieira, Zouk, Salsa e Valsa.

2018 - 2018

Escola Municipal Maria José Vilella

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Arte Educadora, Carga horária: 13

Outras informações:
Professora de Dança Educação para o ensino infantil, lecionando aulas para cinco turmas com alunos entre 3 e 6 anos.