Cristina de Souza Bispo
Possui graduação em Tecnologia em Meio Ambiente, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN (2007), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Bacharelado/Licenciatura (2009-2011), especialização em Gestão Ambiental pelo IFRN (2013) e mestrado em Engenharia de Produção (Sustentabilidade) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Atualmente é professora do Ensino básico, técnico e tecnológico do IFRN e atua na Educação à Distância no curso de Gestão Ambiental do IFRN. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com prestação de consultoria em gestão ambiental e educação ambiental.
Informações coletadas do Lattes em 06/02/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia de Produção
2011 - 2013
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS: ESTUDO DE CASO DAS COOPERATIVAS DO MUNICÍPIO DE NATAL/RN,Ano de Obtenção: 2013
Ciliana Regina Colombo.Palavras-chave: Cooperativas de catadores; Gestão de resíduos; Sustentabilidade.Grande área: Engenharias
Especialização em Gestão Ambiental
2012 - 2014
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Título: PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DO LAYOUT DE UMA COOPERATIVA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE NATAL/RN
Orientador: José Beldson Elias Ramos
Graduação em Ciências Biológicas
2005 - 2009
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Implantação da Sala Verde Chico Mendes na Escola Municipal Professor Zuza em Natal-RN
Orientador: Rosâsngela Gondim D'Oliveira
Graduação em TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE
2003 - 2007
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte
Título: PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL E IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA INTEGRADO DE COLETA SELETIVA EM ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DO NATAL - RN
Orientador: Maria do Socorro Diógenes Paiva
Formação complementar
2016 - 2016
Moodle Avançado - na modalidade a distância. (Carga horária: 123h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2013 - 2013
Curso Básico de Geoprocessamento aplicado à Gestão Ambiental. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Formação em EaD. (Carga horária: 120h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2001 - 2011
Curso de Iniciação à Docência. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2009 - 2009
Ações de Educação Ambiental e Participação Social na Escola. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2009 - 2009
Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais. (Carga horária: 15h). , Instituto Euvaldo Lodi, IEL, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Atualização em Entomologia Forense. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2006 - 2006
Diagnóstico diferencial empregnando histoquímica com lectinas. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2006 - 2006
ENGLISH FOR INTERNATIONAL COMMUNICATION - NÍVEL 5. (Carga horária: 72h). , Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolviemnto do Rio Grande do Norte, FUNCERN, Brasil.
2006 - 2006
ENGLISH FOR INTERNATIONAL COMMUNICATION - NÍVEL 6. (Carga horária: 72h). , Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolviemnto do Rio Grande do Norte, FUNCERN, Brasil.
2005 - 2005
Planejamento urbano: o uso do solo urbano e seu planejamento. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2003 - 2003
P. Advanced. (Carga horária: 80h). , Instituto Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
2003 - 2003
Geoprocessamento de dados. (Carga horária: 12h). , Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte, CEFET-RN, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: MEIO AMBIENTE.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: MEIO AMBIENTE/Especialidade: Educação Ambiental.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.
Organização de eventos
BISPO, C. S. . I Exposição Científica, Tecnológica e Cultural - I Expotec. 2017. (Exposição).
BISPO, C. S. . Dia Mundial do Meio Ambiente. 2016. (Outro).
BISPO, C. S. . II Semana de Arte, Desporto e Cultura - SEMADEC. 2016. (Outro).
BISPO, C. S. . 9º Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social - ENEDS. 2012. (Outro).
BISPO, C. S. . ENCONTRO REGIONAL DE ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL - EREDS. 2011. (Outro).
Participação em eventos
II Seminário Brasileiro de Gestão Integrada do Resíduos.Avaliador de artigos científicos. 2015. (Seminário).
9° Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social.Perfil sócio-econômico dos catadores de materiais recicláveis organizados em cooperativas de Natal, RN.. 2012. (Encontro).
XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. A formação socioambiental do engenheiro de produção nas instituições públicas de ensino do nordeste brasileiro. 2012. (Congresso).
XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção.Gerenciamento de Resíduos do Serviço da Saúde: Estudo de caso no Centro Clínico da AFURN ? Associação dos Funcionários da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2012. (Encontro).
2º CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA PARA O MEIO AMBIENTE. PROJETO SALA VERDE CHICO MENDES: EDUCAÇÃI AMBIENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DO NATAL - RN. 2010. (Congresso).
2° ENCONTRO SERGIPANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL- EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA FRENTE AOS DESAFIOS DO SÉCULO XXI.PROJETO SALA VERDE: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PARA GESTÃO AMBIENTAL. 2009. (Encontro).
I Congresso Nacional de Educação Ambiental/III Encontro Nordestino de Biogeografia. Implantação do Projeto Sala Verde, do Ministério do Meio Ambiente, em uma Escola Pública do Município do Natal: uma experiência em educação ambiental. 2009. (Congresso).
Conferência Regional do Meio Ambiente do Pólo Natal. 2008. (Outra).
Simpósio CONTROLE SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO SANEAMENTO: interfaces entre a Lei do Saneamento e das Águas. 2008. (Simpósio).
III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO: "Universalização, Controle e Participação Popular no Saneamento". 2007. (Outra).
Seminário Saneamento na Região Metropolitana de Natal: Desafios à Regulação do Setor. 2007. (Seminário).
VI Simpósio do Centro de Biociências, IX Mostra e II Semana de Aquicultura. 2007. (Simpósio).
VIII REUNIÃO REGIONAL DA SBBq E 3RD INTERNATIONAL SYMPOSIUM IN BIOCHEMISTRY OF MACROMOLECULES AND BIOTECHNOLOGY. 2006. (Simpósio).
V SIMPÓSIO E VIII MOSTRA CIENTÍFICA DO CENTRO DE BIOCIÊNCIAS. 2006. (Simpósio).
I ENCONTRO NORDESTINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - I ENEA. 2005. (Encontro).
II Seminário de Meio Ambiente com Ética e Responsabilidade Social. 2005. (Seminário).
XIII Semana de Humanidades. 2005. (Outra).
II Semana do Meio Ambiente. 2004. (Outra).
Semana do Meio Ambiente. 2003. (Outra).
Participação em bancas
BISPO, C. S.; SANTOS, A. A. L.. CAATINGAS: O MOSAICO AMBIENTAL DO SERTÃO NORDESTINO E A NECESSIDADE DE PRESERVAÇÃO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental - EaD) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
BISPO, C. S.; SILVA, L. A.. ANÁLISE SOBRE A CARCINICULTURA NO MUNICÍPIO DE PENDÊNCIAS/RN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental - EaD) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
BISPO, C. S.; SILVA, L. A.. RELATÓRIO DE ESTÁGIO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental - EaD) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
MACIEL, R. A. M.;BISPO, C. S.. AÇÃO DE PRÉ-BIÓTICO APÓS A OCORRÊNCIA DE HEPATOPANCREATITE NECROSANTE (HP) EM CAMARÕES MARINHOS EM FUNÇÃO DA VARIAÇÃO DA SALINIDADE DA FAZENDA POTIPORÃ NAS PROXIMIDADES DA CIDADE DE PENDÊNCIAS-RN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental - EaD) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
ALMEIDA, S. C. P.;BISPO, C. S.. A SITUAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO NO RIO GRANDE DO NORTE: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental - EaD) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
MORAIS, A. C. S.; SARAIVA JUNIOR, J. C.;BISPO, C. S.. AULA MULTIDISCIPLINAR AMBIENTAL (AMA): UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL REALIZADA NO CAIC DE PARNAMIRIM-RN. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental - EaD) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
Orientou
ANÁLISE DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental - EaD) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Cristina de Souza Bispo;
PRÁTICA PROFISSIONAL: PERSPECTIVAS DO PROFISSIONAL DE MEIO AMBIENTE NO MUNDO DO TRABALHO, ESTUDO DE CASO: EMPRESA PROJETOS GEOLÓGICOS LTDA; - PROGEL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental - EaD) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Cristina de Souza Bispo;
CONCEPÇÕES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS DISCENTES DO CURSO À DISTÂNCIA DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL DO IFRN; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental - EaD) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Cristina de Souza Bispo;
DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA ÁREA DO MANGUEZAL SÍTIO BIQUINHA, EM PIRANGI DO SUL/NÍSIA FLORESTA: A AÇÃO ANTRÓPICA E SEUS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental - EaD) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Cristina de Souza Bispo;
CRISE MUNDIAL DA ÁGUA: O DESPERDÍCIO DA ÁGUA NOS LAVA JATOS DA CIDADE DE JOÃO CÂMARA - RN; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental - EaD) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Cristina de Souza Bispo;
Licenciamento Ambiental de Microempreendedores da Carcinicultura no Rio Grande do Norte; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental - EaD) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Cristina de Souza Bispo;
Produções bibliográficas
-
BISPO, C. S. ; COLOMBO, C. R. ; BRAZ, R. F. S. ; MEDEIROS, M. F. E. S. ; SOUZA, M. F. . COLETA SELETIVA EM NATAL/RN: CENÁRIO DAS COOPERATIVAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS. REVISTA METROPOLITANA DE SUSTENTABILIDADE , v. 7, p. 141-159, 2017.
-
BRAZ, R. F. S. ; BISPO, C. S. ; COLOMBO, C. R. ; MEDEIROS, M. F. E. S. ; SILVA, J. C. S. ; TEIXEIRA, M. T. C. ; SARTHOUR, S. A. ; SOUZA, M. F. . Estudos sobre os aspectos socioeconômicos dos catadores de resíduos recicláveis organizados em cooperativas na cidade de Natal-RN. Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental , v. 1, p. 147-159, 2014.
-
Celestino, J. E. M. ; BISPO, C. S. ; SALDANHA, M. C. W. ; MATTOS, K. M. da C. . Ergonomics and environmental sustainability: a case study of raft fisherman activity at Ponta Negra Beach, Natal-RN. Work (Reading, MA) , v. 41, p. 648-655, 2012.
-
OLIVEIRA, I. M. P. ; BISPO, C. S. ; COLOMBO, C. R. ; SOARES, S. D. B. . Gerenciamento de resíduos do serviço da saúde: estudo de caso no centro clínico da AFURN ? Associação dos Funcionários da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. In: 5 Congreso Interamericano de Residuos Solidos, 2013, Lima. 5 Congreso Interamericano de Residuos Solidos, 2013.
-
BISPO, C. S. ; COLOMBO, C. R. ; SILVA, J. C. S. ; TEIXEIRA, M. T. C. . Gestão dos resíduos sólidos urbanos no Brasil: o caso das cooperativas de catadores de Natal ? RN. In: 5 Congreso Interamericano de Residuos Solidos, 2013, Lima. 5 Congreso Interamericano de Residuos Solidos, 2013.
-
COLOMBO, C. R. ; BISPO, C. S. ; SILVA, J. C. S. ; MEDEIROS, M. F. E. S. ; SARTHOUR, S. A. . AFOTEC RESOL - Ação de extensão para melhoria da cadeia produtiva de resíduos recicláveis da cidade Natal ? RN. In: 5 Congreso Interamericano de Residuos Solidos, 2013, Lima. 5 Congreso Interamericano de Residuos Solidos, 2013.
-
OLIVEIRA, I. M. P. ; SOARES, S. D. B. ; COLOMBO, C. R. ; BISPO, C. S. ; SARAIVA, A. C. C. . Gerenciamento de Resíduos do Serviço da Saúde: Estudo de caso no Centro Clínico da AFURN - Associação dos Funcionários da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. In: XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2012, Bento Gonçalves - RS. XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção - Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social: As Contribuições da Engenharia de Produção, 2012.
-
COLOMBO, C. R. ; BISPO, C. S. ; VARELLA, H. C. F. ; SILVA, V. M. A. . A formação socioambiental do engenheiro de produção nas instituições públicas de ensino do nordeste brasileiro. In: XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2012, Belém - PA. XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - O Engenheiro professor e o desafio de educar, 2012.
-
Wellington Alves ; BISPO, C. S. ; COLOMBO, C. R. ; SILVA, V. M. A. . A PARTICIPAÇÃO DE DISCIPLINAS SOCIOAMBIENTAIS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR DO NORDESTE. In: XVIII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2011, Baurú - São Paulo. XVIII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2011.
-
BISPO, C. S. ; COLOMBO, C. R. . GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL. In: XVIII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2011, Baurú - São Paulo. XVIII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2011.
-
BISPO, C. S. ; LIMA, K. S. D. . DIAGNÓSTICO DO PROJETO SALA VERDE EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS NO RIO GRANDE DO NORTE - RN. In: II Congresso Nacional de Educação Ambiental & IV Encontro Nordestino de Biogeografia., 2011, João Pessoa - PB. Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa - PB: Editora Universitária da UFPB, 2011. v. 1. p. 1-1782.
-
BISPO, C. S. ; LIMA, K. S. D. . PROJETO SALA VERDE CHICO MENDES: EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DO NATAL - RN. In: 2º CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA PARA O MEIO AMBIENTE, 2010, BENTO GOLÇALVES. 2º CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA PARA O MEIO AMBIENTE. BENTO GOLÇALVES: PROAMB, 2010. v. 02.
-
Celestino, J. E. M. ; BISPO, C. S. ; SALDANHA, M. C. W. ; MATTOS, K. M. da C. . Aplicação de conceitos em ergonomia e sustentabilidade ambiental: estudo de caso na atividade jangadeira em Ponta Negra, Natal-RN. In: ABERGO 2010 - XVI Congresso Brasileiro de Ergonomia, 2010, Rio de Janeiro. Anais XVI Congresso Brasileiro de Ergonomia: III Congresso latino-Americano de Ergonomia da ULAERGO: IX Forum de Certificação do Ergonomista Brasileiro: IV ABERGO Jovem: IC Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Ergonomia, 2010.
-
Celestino, J. E. M. ; BISPO, C. S. ; SALDANHA, M. C. W. ; MATTOS, K. M. da C. . Aplicabilidade da ergonomia para estudos ambientais: um salto para a sustentabilidade. In: ABERGO 2010 - XVI Congresso Brasileiro de Ergonomia, 2010, Rio de Janeiro. Anais XVI Congresso Brasileiro de Ergonomia: III Congresso latino-Americano de Ergonomia da ULAERGO: IX Forum de Certificação do Ergonomista Brasileiro: IV ABERGO Jovem: IC Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Ergonomia, 2010.
-
BISPO, C. S. . Implantação do Projeto Sala Verde, do Ministério do Meio Ambiente, em uma Escola Pública do Município do Natal: uma experiência em educação ambiental. In: I Congresso Nacional de Educação Ambiental/III Encontro Nordestino de Biogeografia, 2009, João Pessoa. Educação Ambiental para a sociedade sustentável e saúde global.. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2009. v. I.
-
BISPO, C. S. . Processo de Sensibilização Ambiental: uma experiência como multiplicadora em educação ambiental em escolas municipais do Natal/RN. In: I Congresso Nacional de Educação Ambiental/III Encontro Nordestino de Biogeografia, 2009, João Pessoa. Educação Ambiental para a sociedade sustentável e saúde global.. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2009. v. 1.
-
M.S.D. Paiva ; BISPO, C. S. . IMPLANTAÇÃO DE COLETA SELETIVA EM TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE NATAL/RN. In: IV Congresso de Iniciação Científica, 2007, Natal. IV Congresso de Iniciação Científica do CEFET-RN - IV CONGIC. Natal: SETEC/MEC, 2007.
-
Celestino, J. E. M. ; BISPO, C. S. ; SALDANHA, M. C. W. ; MATTOS, K. M. da C. . CONSTRUÇÃO DE DEMANDAS: APLICABILIDADE DE UMA METODOLOGIA EM ERGONOMIA PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DA ATIVIDADE JANGADEIRA NA PRAIA DE PONTA NEGRA, NATAL-RN. In: 62º Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal. 62º Reunião Anual da SBPC, 2010.
-
BISPO, C. S. . PEGADAS ? PROJETOS DE ENGENHARIA E GESTÃO APLICADOS AO DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL E SOCIAL. In: VII SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - CIENTEC, 2011, Natal - RN. VII SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - CIENTEC, 2011.
-
BISPO, C. S. . PROJETO SALA VERDE: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PARA A GESTÃO AMBIENTAL. In: 2° ENCONTRO SERGIPANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL- EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA FRENTE AOS DESAFIOS DO SÉCULO XXI, 2009, SERGIPE. 2° ENCONTRO SERGIPANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL- EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA FRENTE AOS DESAFIOS DO SÉCULO XX. SERGIPE: SALA VERDE, 2009. v. 02.
-
SOUZA, C. K. D. ; D'OLIVEIRA, R. G. ; BISPO, C. S. ; SILVA, C. B. P. da ; SILVA, S. C. T. e . Levantamento da diversidade de espécies de ascidiaceae da praia de Santa Rita, no município de Extremoz, litoral norte do Estado do Rio grande do Grande. In: XVII Congresso de Iniciação Científica da UFRN - CIC/2006, 2006, Natal. XVII Congresso de Iniciação Científica da UFRN - CIC/2006, 2006.
-
BISPO, C. S. . Projeto de reestruturação do layout de uma cooperativa de materiais recicláveis de Natal/RN. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BISPO, C. S. ; COLOMBO, C. R. ; SILVA, J. C. S. ; TEIXEIRA, M. T. C. . Gestão dos resíduos sólidos urbanos no Brasil: o caso das cooperativas de catadores de Natal ? RN. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRAZ, R. F. S. ; BISPO, C. S. ; COLOMBO, C. R. ; MEDEIROS, M. F. E. S. ; CASTRO, V. L. L. ; FURUKAVA, M. ; SOUZA, M. F. . Perfil sócio-econômico dos catadores de materiais recicláveis organizados em cooperativas de Natal, RN.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COLOMBO, C. R. ; BISPO, C. S. ; VARELLA, H. C. F. ; SILVA, V. M. A. . A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS NO NORDESTE: A PARTICIPAÇÃO DE DISCIPLINAS SOCIOAMBIENTAIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BISPO, C. S. ; LIMA, K. S. D. . DIAGNÓSTICO DO PROJETO SALA VERDE EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS NO RIO GRANDE DO NORTE - RN. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Celestino, J. E. M. ; BISPO, C. S. ; SALDANHA, M. C. W. ; MATTOS, K. M. da C. . CONSTRUÇÃO DE DEMANDAS: APLICABILIDADE DE UMA METODOLOGIA EM ERGONOMIA PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DA ATIVIDADE JANGADEIRA NA PRAIA DE PONTA NEGRA, NATAL-RN. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MELIANDE, N. S. B. ; BISPO, C. S. . Gestão Socioambiental: um caminho para a Sustentabilidade Empresarial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus São Paulo do Potengi. , RN-120, Km 2, Novo Juremal, 59460000 - São Paulo do Potengi, RN - Brasil, Telefone: (84) 40054112
Experiência profissional
2014 - 2014
Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolviemnto do Rio Grande do NorteVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Bióloga, Carga horária: 20
Outras informações:
Educadora Ambiental, contratada para atuar no Projeto de Trabalho Técnico Social - PTTS em um condomínio do Programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida, no município de Parnamirim/RN.
2017 - 2017
Instituto Federal de Educação Ciência e TecnologiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora - Educação a distância - EAD, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora à distância na disciplina Sistema de Gestão Ambiental (80h) do curso superior de Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.
2016 - 2016
Instituto Federal de Educação Ciência e TecnologiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à distância - EAD, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor à distância na disciplina Auditoria e certificação de qualidade ambiental (80h) do curso superior de Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.
2016 - 2016
Instituto Federal de Educação Ciência e TecnologiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora/tutora a distância - EAD, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor à distância na disciplina Manejo e recuperação de áreas degradadasl (80h) do curso superior de Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.
2015 - 2015
Instituto Federal de Educação Ciência e TecnologiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à distância - EAD, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor à distância na disciplina Técnicas de Educação Ambiental (40h) do curso superior de Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.
2015 - 2015
Instituto Federal de Educação Ciência e TecnologiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à distância - EAD, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor à distância na disciplina Planejamento Ambiental (80h) do curso superior de Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.
2015 - 2015
Instituto Federal de Educação Ciência e TecnologiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à distância - EAD, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor à distância na disciplina Indicadores de Sustentabilidade Ambiental (40h) do curso superior de Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.
2014 - 2014
Instituto Federal de Educação Ciência e TecnologiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à distancia - EAD, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor à distância na disciplina Técnicas de Educação Ambiental (40h) do curso superior de Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.
2014 - 2014
Instituto Federal de Educação Ciência e TecnologiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à distância - EAD, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor à distância na disciplina Cidadania, Ética e Meio Ambiente (80h) no curso superior de Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.
2013 - 2013
Instituto Federal de Educação Ciência e TecnologiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à distancia - EAD, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor à distância na disciplina Cidadania, Ética e Meio Ambiente (80h) no curso superior de Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.
2012 - 2012
Instituto Federal de Educação Ciência e TecnologiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à distancia - EAD, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor à distância na disciplina de Saneamento Ambiental (40h) do curso de Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.
2008 - 2008
Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do NatalVínculo: Terceirizado, Enquadramento Funcional: Tecnóloga em Meio Ambiente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Desenvolvimento de atividades relacionadas à elaboração, execução e acompanhamento dos Projetos referentes às mais variadas vertentes ambientais, pela Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal - ARSBAN.
Atividades
-
09/2007 - 12/2007
Estágios , Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal, .,Estágio realizado, Estágio no Departamento Técnico da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal - ARSBAN, no acompanhamento dos Projetos referentes às mais variadas vertentes ambientais..
2016 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor - EBTT, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cristina de Souza Bispo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?