Cleide Barbieri de Souza

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pelo Centro Universitário Lusíada-Santos/SP (2002); Estágio/Mestrado (2002 a 2005) e Doutorado em Biotecnologia desenvolvidos no Departamento de Genética de Microrganismos do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo-USP (2010) com desenvolvimento de projeto para mineradora Vale do Rio Doce (VALE) seguindo a linha de pesquisa "Engenharia genética de microrganismos visando a Biorremediação de efluentes contaminados por metais pesados"; Pós- Doutorado no departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo-USP, seguindo a linha de pesquisa "Recuperação de áreas contaminadas e extração de minerais de rejeitos?. Atualmente professora universitária do Centro Universitário Lusíada nos cursos de Medicina e Biomedicina; e, Coordenadora do Núcleo Acadêmico de Estudos e Pesquisas em Biotecnologia e Biologia Molecular - NAPBBM, seguindo linhas de pesquisas dentro da grande área "Biotecnologia aplicada a saúde e ao Meio Ambiente" com desenvolvimento de pesquisas voltada para a área da saúde (biotecnologia na oncologia) com projetos direcionados a genética do câncer baseados na análise gênica e molecular, isolamento e expressão de genes considerados alvos terapêuticos para neoplasias e estudos voltados a aplicabilidade da tecnologia do RNAi em terapia gênica; e, estudos de peptídeos com potencial antibióticos (PAMs) e bioprospecção. Na área Ambiental, pesquisas voltadas ao isolamento e caracterização de microrganismos de ambientes contaminados com potencial para o processo da biorremediação; fitorremediação; estudo sobre impacto dos microplásticos na saúde humana e meio ambiente. Experiência em Gestão Estratégica de Inovação Tecnológica na área de Biotecnologia com ênfase em Fisiologia e Genética Molecular e Celular. Atualmente conselheira do COMDEMA - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Santos-SP.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Biotecnologia(engenharia genética molecular)

2005 - 2010

Universidade de São Paulo
Título: MELHORAMENTO GENÉTICO DA LEVEDURA Saccharomyces cerevisiae PARA A BIORREMEDIAÇÃO DE ÁGUAS CONTAMINADAS POR METAIS PESADOS
Elisabete José Vicente. Bolsista do(a): Companhia Vale do Rio Doce, CVRD, Brasil. Palavras-chave: Biotecnologia; OGMs.Grande área: OutrosGrande Área: Outros / Área: Ciências Ambientais. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos. Setores de atividade: Descontaminação e outros serviços de gestão de resíduos.

Mestrado em Biotecnologia

2003 - 2005

Universidade de São Paulo
Título: Clonagem e Expressão da Fitoquelatina Sintética EC20 em Escherichia coli.,Ano de Obtenção: 2005
Orientador: Elisabete José Vicente
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Fitoquelatina;EC20;E.coli recombinante.

Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica

1998 - 2002

Fundação Lusíada

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2011 - 2012

Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas, Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica. , Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Bioquímica dos Microorganismos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Citações em trabalhos acadêmicos. (Carga horária: 20h). , Instituto de Física de São Carlos - Universidade de São Paulo, IFSC - USP, Brasil.

2018 - 2018

I CURSO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE NO USO DA PLANILHA ELETRÔNICA MICROSOFT EXCE. (Carga horária: 32h). , Centro Universitário Lusíada, UNILUS, Brasil.

2018 - 2018

I CAPACITAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO. (Carga horária: 10h). , Centro Universitário Lusíada, UNILUS, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Princípios de Oncologia. (Carga horária: 40h). , Estação Genômica do Centro Universitário Lusíada, UNILUS, Brasil.

2006 - 2006

Técnica de recombinação em fungos. (Carga horária: 30h). , Ascola Superior de Agricultura " Luiz Queiroz"- USP, ESALQ, Brasil.

2006 - 2006

"Manipulação Genética de Leveduras". (Carga horária: 20h). , Ascola Superior de Agricultura " Luiz Queiroz"- USP, ESALQ, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Principles of Gene Regulation in Procaryotes. (Carga horária: 40h). , Intituto de Ciências Biomédicas- USP, ICB II -USP, Brasil.

2001 - 2002

curso de diagnóstico pré-natal e medicina fetal. (Carga horária: 350h). , Hospital Sírio-Libanês, SIRIO-LIBANÊS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biotecnologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Melhoramento genético em leveduras.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: gene therapy.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Humana e Médica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Souza, C. B. . 66º Congresso Nacional de Botânica. 2015. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

19º Congresso Nacional de Iniciação Científica /CONIC-SEMESP. PROPRIEDADES FITORREMEDIATIVAS DA MACRÓFITA EICHHORNIA CRASSIPES FRENTE AO NÍQUEL. 2019. (Congresso).

19º Congresso Nacional de Iniciação Científica /CONIC-SEMESP. MALEFÍCIOS DOS PLÁSTICOS CONVENCIONAIS E ESTRATÉGIAS BIOLÓGICAS E MOLECULARES PARA A PRODUÇÃO DE PLÁSTICOS BIODEGRADÁVEIS. 2019. (Congresso).

VII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNILUS.MALEFÍCIOS DOS PLÁSTICOS CONVENCIONAIS E ESTRATÉGIAS BIOLÓGICAS E MOLECULARES PARA A PRODUÇÃO DE PLÁSTICOS BIODEGRADÁVEIS. 2019. (Outra).

VII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNILUS.O SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNA DE INTERFERÊNCIA E CRISPR/CAS9 COMO ALTERNATIVA TERAPÊUTICA NA DOENÇA DE ALZHEIMER. 2019. (Outra).

XI COBRIC. Mecanismos naturais de resistência bacteriana frente ao íon metálico mercúrio. 2019. (Congresso).

XI COBRIC. Malefícios dos plásticos convencionais e estratégias biológicas e moleculares para a produção de plásticos biodegradáveis. 2019. (Congresso).

XIII Mostra de Trabalhos Acadêmicos do UNILUS.SUBSTITUIÇÃO DE QUIMIOTERÁPICOS: FÁRMACOS ANTINEOPLÁSICOS ORIUNDOS DE PLANTAS E MICRORGANISMOS. 2019. (Outra).

XIII Mostra de Trabalhos Acadêmicos do UNILUS.CRISPR-CAS9 COMO ALTERNATIVA TERAPÊUTICA PARA O TRATAMENTO DA NEOPLASIA PULMONAR. 2019. (Outra).

XIII MOSTRA DE TRABALHOS ACADÊMICOS DO UNILUS.CÉLULAS-TRONCO: ALTERNATIVA TERAPÊUTICA PARA O TRATAMENTO DE ARTROSE. 2019. (Outra).

XIII MOSTRA DE TRABALHOS ACADÊMICOS DO UNILUS.ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE ALFACES (LACTUCA SATIVA) COMERCIALIZADAS EM RESTAURANTES DO TIPO SELF-SERVICE NO MUNICÍPIO DE SANTOS-SP. 2019. (Outra).

XIII MOSTRA DE TRABALHOS ACADÊMICOS DO UNILUS.PROPRIEDADES FITORREMEDIADORAS DA MACRÓFITA EICHHORNIA CRASSIPES FRENTE AO NÍQUEL. 2019. (Outra).

XIII MOSTRA DE TRABALHOS ACADÊMICOS DO UNILUS.BIOPROSPECÇÃO: PROPRIEDADES ANTIBIÓTICAS DAS ISOFLAVONAS DA SOJA. 2019. (Outra).

XIII MOSTRA DE TRABALHOS ACADÊMICOS DO UNILUS.IDENTIFICAÇÃO MOLECULAR DE BACTÉRIAS RESISTENTES AO MERCÚRIO POR SEQUENCIAMENTO DA REGIÃO RRNA 16S. 2019. (Outra).

Semana de Inovações Biológicas e Biotecnológicas Aplicadas à Saúde (SIBBAS).Ciências da saúde: desvendando fundamentos. 2018. (Encontro).

VII Congresso Interdisciplinar da APM Santos. 2018. (Congresso).

VI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNILUS.RELAÇÃO DOS NÍVEIS DE FERRITINA EM INDIVÍDUOS NORMAIS E INCIDÊNCIA DE DOENÇA CARDIOVASCULAR. 2018. (Outra).

VI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNILUS.ALVITRAR A CONSTRUÇÃO DE SOJA TRANSGÊNICA LIVRE DE ISOFLAVONA A PARTIR DA BIOTECNOLOGIA. 2018. (Outra).

VI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNILUS.FITORREMEDIAÇÃO DE EFLUENTES CONTAMINADOS COM METAIS PESADOS POR MACRÓFITAS AQUÁTICAS FLUTUANTES. 2018. (Outra).

VI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNILUS.A RELAÇÃO ENTRE O CÂNCER DE MAMA E A EXPOSIÇÃO A METAIS PESADOS. 2018. (Outra).

VI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNILUS.MECANISMOS NATURAIS DE RESISTÊNCIA BACTERIANA FRENTE AO ÍON METÁLICO MERCÚRIO. 2018. (Outra).

XII Mostra de Trabalhos Acadêmicos do UNILUS. A BIORREMEDIAÇÃO DE MICROPLÁSTICOS COM A COLABORAÇÃO DO FUNGO ZALERION MARITIMUM NOS OCEANOS. 2018. (Exposição).

XII Mostra de Trabalhos Acadêmicos do UNILUS. PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS A PARTIR DE ALGAS. 2018. (Exposição).

XII MOSTRA DE TRABALHOS ACADÊMICOS DO UNILUS. OS MALEFÍCIOS DO BPA E A IMPORTÂNCIA DOS PLÁSTICOS BIODEGRADÁVEIS PARA A SAÚDE HUMANA E PARA O MEIO AMBIENTE. 2018. (Exposição).

XII MOSTRA DE TRABALHOS ACADÊMICOS DO UNILUS. EFEITOS DO CONSUMO DE ISOFLAVONAS PRESENTES EM ALIMENTOS À BASE DE SOJA E A POSSIBILIDADE DE ALTERAR A SUA SÍNTESE ATRAVÉS DA MANIPULAÇÃO GENÉTICA. 2018. (Exposição).

XII MOSTRA DE TRABALHOS ACADÊMICOS DO UNILUS. A BIOTECNOLOGIA NA AGRICULTURA. 2018. (Exposição).

XII MOSTRA DE TRABALHOS ACADÊMICOS DO UNILUS. BACTERIÓFAGOS: ALTERNATIVA NO BIOCONTROLE DA SALMONELLA. 2018. (Exposição).

XII MOSTRA DE TRABALHOS ACADÊMICOS DO UNILUS. OLFATO CANINO NA DETECÇÃO DE NEOPLASIAS MAMÁRIAS E COLORRETAIS. 2018. (Exposição).

XII MOSTRA DE TRABALHOS ACADÊMICOS DO UNILUS. APLICAÇÃO DE TÉCNICAS BIOTECNOLÓGICAS EM ORGANISMOS AQUÁTICOS PARA SUA MODIFICAÇÃO GENÉTICA. 2018. (Exposição).

XII MOSTRA DE TRABALHOS ACADÊMICOS DO UNILUS. POLUIÇÃO POR VEÍCULOS AUTOMOTORES E OS BIOCOMBUSTÍVEIS COMO SOLUÇÃO. 2018. (Exposição).

XII MOSTRA DE TRABALHOS ACADÊMICOS DO UNILUS. EFEITOS FITOTERÁPICOS DA SAMBACAITÁ (HYPTIS PECTINATA). 2018. (Exposição).

17º CONIC-SEMESP. A RELAÇÃO ENTRE O CÂNCER DE MAMA E A EXPOSIÇÃO A METAIS PESADOS. 2017. (Congresso).

V Jornada de Iniciação Científica. TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. 2017. (Exposição).

V Jornada de Iniciação Científica do UNILUS. POTENCIAL ANTINEOPLÁSICO DE COMPONENTES DO CHÁ DE AYAHUASCA. 2017. (Exposição).

V Jornada de Iniciação Científica do UNILUS. BIOTECNOLOGIA NA PRODUÇÃO DE PÉROLAS EM CATIVEIRO NO MUNDO: BRASIL UM PAÍS COM GRANDE POTENCIAL. 2017. (Exposição).

XI Mostra de Trabalhos Acadêmicos do UNILUS.A INTERFERÊNCIA DOS METAIS PESADOS EM PATOLOGIAS HEREDITÁRIAS. 2017. (Encontro).

XI Mostra de Trabalhos Acadêmicos do UNILUS. BIOTECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL. 2017. (Exposição).

XI Mostra de Trabalhos Acadêmicos do UNILUS. VACINA DE DNA. 2017. (Exposição).

XI Mostra de Trabalhos Acadêmicos do UNILUS. COMPOSTOS BIOATIVOS PRESENTES NOS CHÁS VERDE E PRETO. 2017. (Exposição).

XI Mostra de Trabalhos Acadêmicos do UNILUS. ISOFLAVONA: EFEITOS BENÉFICOS DO CONSUMO DE SOJA EM MULHERES NO PERÍODO DE MENOPAUSA. 2017. (Exposição).

XI Mostra de Trabalhos Acadêmicos do UNILUS. VACINAS COMESTÍVEIS NO COMBATE A PROCESSOS ALÉRGICOS. 2017. (Exposição).

XI Mostra de Trabalhos Acadêmicos do UNILUS. APLICAÇÕES BIOTECNOLÓGICAS DE PROTEASES E SEUS INIBIDORES EM TUMORES. 2017. (Exposição).

XI Mostra de Trabalhos Acadêmicos do UNILUS. TERAPIA GÊNICA: RNA DE INTERFERÊNCIA NAS DOENÇAS REUMÁTICAS. 2017. (Exposição).

XI Mostra de Trabalhos Acadêmicos do UNILUS. UTILIZAÇÃO DO RNA DE INTERFERÊNCIA NO TRATAMENTO DE NEOPLASIAS CEREBRAIS. 2017. (Exposição).

XI Mostra de Trabalhos Acadêmicos do UNILUS. FUSÕES BIOTECNOLÓGICAS EM ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO. 2017. (Exposição).

XI Mostra de Trabalhos Acadêmicos do UNILUS. DIAGNÓSTICO GENÉTICO PRÉ-IMPLANTACIONAL ? PGD. 2017. (Exposição).

XI Mostra de Trabalhos Acadêmicos do UNILUS. TERAPIA DE CÉLULAS-TRONCO NO TRATAMENTO DE SEQUELAS DA DOENÇA DE ALZHEIMER. 2017. (Exposição).

XI Mostra de Trabalhos Acadêmicos do UNILUS. BIOTECNOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO DAS VACINAS. 2017. (Exposição).

XI Mostra de Trabalhos Acadêmicos do UNILUS.BIOLOGIA SINTÉTICA: VANTAGENS, PROBLEMÁTICAS E O PAPEL DO BIOMÉDICO. 2017. (Outra).

16º CONIC- Congresso Nacional de Iniciação Científica. TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. 2016. (Congresso).

BRAINCOMS (Brazilian International Congress of Medical Students). HISTORY OF POLLUTION CUBATÃO CITY (SÃO PAULO, BRAZIL) IN EIGHTY DECADE AND ASSOCIATED PATHOLOGIES. 2016. (Congresso).

IV jornada de Iniciação Científica.Construção de biodigestor caseiro para produção de biogás com potencial calorífico. 2016. (Outra).

IV Jornada de Iniciação Científica.Estudo da resistência a metais pesados do gênero bacillus spp isolado de ambientes contaminados. 2016. (Outra).

IV Jornada de Iniciação científica - UNILUS.Instituições de pesquisas do brasil e a biotecnologia no desenvolvimento de alternativas terapêuticas contra a AIDS. 2016. (Outra).

X Amostra de trabalhos acadêmicos.BIOMAR NA ÁREA DE COSMÉTICOS. 2016. (Outra).

X Mostra de Trabalhos Acadêmicos.A INFLUÊNCIA DOS METAIS PESADOS SOBRE A INFERTILIDADE CONJUGAL E MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS. 2016. (Outra).

X Mostra de Trabalhos Acadêmicos.USO DE ALGAS NO TRATAMENTO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS. 2016. (Outra).

X Mostra de Trabalhos Acadêmicos.DISCODERMOLIDA CONTRA CÉLULAS TUMORAIS. 2016. (Outra).

X Mostra de Trabalhos Acadêmicos.APLICAÇÕES DA QUITOSANA NA PRÁTICA TERAPÊUTICA. 2016. (Outra).

X Mostra de Trabalhos Acadêmicos.O USO DE SUBSTÂNCIAS MARINHAS EM TRATAMENTOS ONCOLÓGICOS. 2016. (Outra).

X Mostra de Trabalhos Acadêmicos.ESPONGOTIMIDINA E ESPONGOURIDINA DE ESPONJAS MARINHAS NO TRATAMENTO CONTRA O HIV. 2016. (Outra).

X Mostra de Trabalhos Acadêmicos.BIOTECNOLOGIA MARINHA E PROCESSO DE BIORREMEDIAÇÃO DE HIDROCARBONETOS. 2016. (Outra).

X Mostra de Trabalhos Acadêmicos.CONTROLE DE QUALIDADE LABORATORIAL. 2016. (Outra).

15º Congresso Nacional de Iniciação Científica. Construção in vitro do peptídeo sintético antimicrobiano Gomesina. 2015. (Congresso).

III Jornada de Iniciação Científica.Estudo da resistência a metais pesados do gênero bacillus spp isolado de ambientes contaminados. 2015. (Outra).

III Jornada de Iniciação Científica.Instituições de pesquisas do brasil e a biotecnologia no desenvolvimento de alternativas terapêuticas contra a AIDS. 2015. (Outra).

III Jornada de Iniciação Científica.Construção de biodigestor caseiro para produção de biogás com potencial calorífico. 2015. (Outra).

IX Mostra de Trabalhos Acadêmicos.Moringa Oleifera na biorremediação de águas contaminadas. 2015. (Outra).

IX Mostra de Trabalhos Acadêmicos.Produção de Biodíesel. 2015. (Outra).

IX Mostra de Trabalhos Acadêmicos.Genexpert: PCR em tempo real na luta contra a tuberculose. 2015. (Outra).

IX Mostra de Trabalhos Acadêmicos.TMD-1 na terapêutica de neoplasia de mama HER2+. 2015. (Outra).

IX Mostra de Trabalhos Acadêmicos.Aplicação terapêutica das toxinas de ofídios peçonhentos encontrados em território brasileiro. 2015. (Outra).

IX Mostra de Trabalhos Acadêmicos.Nanocarreadores Biodegradáveis na farmacologia. 2015. (Outra).

IX Mostra de Trabalhos Acadêmicos.Novas técnicas da biologia molecular para detecção e tratamento de neoplasia de mama. 2015. (Outra).

IX Mostra de Trabalhos Acadêmicos.Alimentos Transgênicos: Biossegurança e os direitos do consumidor. 2015. (Outra).

IX Mostra de Trabalhos Acadêmicos.Produção do biofármaco Estreptoquinase a partir de biorreator. 2015. (Outra).

XI Mostra de Trabalhos Acadêmicos.Ayahuasca com potencial farmacológico, toxicológico e possíveis aplicações na terapêutica. 2015. (Outra).

14º CONIC - Congresso Nacional de Iniciação Científica. Isolamento de microrganismos resistentes a íons metálicos e produtor de biofilme com potencial biorremediador utilizando protótipo de reator com sistema rotacional em escala laboratorial. 2014. (Congresso).

17º ENBM - Encontro Nacional de Biomedicina.Construção de protótipo de reator com sistema rotacional para isolar microrganismo formador de biofilme com potencial para biorremediação de águas contaminadas por metais pesados. 2014. (Encontro).

II Jornada de Iniciação científica - UNILUS.Construção in vitro do peptídeo sintético antimicrobiano Gomesina. 2014. (Outra).

II Jornada de Iniciação científica - UNILUS.Estudo e desenvolvimento de protótipo de um reator rotacional com eixo central para produção de biofilmes com potencial para biorremediação de águas com histórico de contaminação por metais pesados da Baixada Santista. 2014. (Outra).

II Jornada de Iniciação científica - UNILUS.Construção de Biodigestor caseiro suplementado com Óleo Vegetal Residual e matéria orgânica na produção de Biogás. 2014. (Outra).

II Jornada de Iniciação científica - UNILUS.Levantamento retrospectivo do histórico da poluição de Cubatão (São Paulo-Brasil) na década de oitenta e patologias associadas. 2014. (Outra).

VIII Mostra de Trabalhos Acadêmicos- UNILUS. Transgênicos na Produção de Biofármacos. 2014. (Exposição).

VIII Mostra de Trabalhos Acadêmicos- UNILUS. Recentes avanços no controle da malária através da biotecnologia. 2014. (Exposição).

VIII Mostra de Trabalhos Acadêmicos- UNILUS. Hormônio de crescimento sintético na terapêutica. 2014. (Exposição).

VIII Mostra de Trabalhos Acadêmicos- UNILUS. Biotecnologia na terapêutica de doenças: anticorpos monoclonais no tratamento de neoplasias. 2014. (Exposição).

VIII Mostra de Trabalhos Acadêmicos- UNILUS. Vacina de DNA da prevenção de neoplasias causadas pelo papilomavirus humano (HPV) 16 e 18. 2014. (Exposição).

VIII Mostra de Trabalhos Acadêmicos- UNILUS. Biotecnologia aplicada na terapia gênica e no desenvolvimento de vacinas contra tuberculose. 2014. (Exposição).

VIII Mostra de Trabalhos Acadêmicos- UNILUS. Fármacos de origem biotecnológica na terapêutica do vírus HIV. 2014. (Exposição).

VIII Mostra de Trabalhos Acadêmicos- UNILUS. Biotecnologia no setor da saúde: Vacinas Gênicas. 2014. (Exposição).

VIII Mostra de Trabalhos Acadêmicos- UNILUS. Uso da biotecnologia para diagnóstico e tratamento de neoplasias de mama. 2014. (Exposição).

13º CONIC-Congresso Nacional de iniciação científica. CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO DE REATOR COM SISTEMA ROTACIONAL PARA ISOLAR MICRORGANISMO FORMADOR DE BIOFILME COM POTENCIAL PARA BIORREMEDIAÇÃO DE ÁGUAS CONTAMINADAS POR METAIS PESADOS. 2013. (Congresso).

16º ENBM - Encontro Nacional de Biomedicina.ISOLAMENTO E CLONAGEM DOS GENES EZH2, LHB E HER2: O SILENCIAMENTO POR RNAi NA TERAPIA GÊNICA DAS DOENÇAS NEOPLÁSICAS. 2013. (Encontro).

Ciclo de Conferência 2013- Biota Educação - Ambientes Marinhos e Costeiros. 2013. (Encontro).

VII MOSTRA DE TRABALHOS ACADÊMICOS-UNILUS. BIOTECNOLOGIA: VACINAS DE DNA. 2013. (Exposição).

VII MOSTRA DE TRABALHOS ACADÊMICOS-UNILUS. BIOFÁRMACOS: ANTIBIÓTICO PENICILINA. 2013. (Exposição).

VII MOSTRA DE TRABALHOS ACADÊMICOS-UNILUS. O USO DE CÉLULAS-TRONCOS NO TRATAMENTO DE NEOPLASIAS. 2013. (Exposição).

VII MOSTRA DE TRABALHOS ACADÊMICOS-UNILUS. PRODUÇÃO DE ANTIBIÓTICOS A PARTIR DA GOMESINA EXTRAÍDO DE ARACNÍDEOS. 2013. (Exposição).

VII MOSTRA DE TRABALHOS ACADÊMICOS-UNILUS. VACINAS DE DNA COM ÊNFASE EM VACINAS COMESTIVEIS. 2013. (Exposição).

VII MOSTRA DE TRABALHOS ACADÊMICOS-UNILUS. TERAPIA LARVAL: USO DA LUCILIA SERICATA NO TRATAMENTO DE LESÕES CAUSADAS POR DIABETES. 2013. (Exposição).

VII MOSTRA DE TRABALHOS ACADÊMICOS-UNILUS. Biotecnologia na saúde: Produção de Insulina. 2013. (Exposição).

VII MOSTRA DE TRABALHOS ACADÊMICOS-UNILUS. APLICAÇÕES DA NANOTECNOLOGIA NO COMBATE AO CÂNCER. 2013. (Exposição).

XV Reunião Científica Anual do Instituto Butantan-USP/SP.HER2 GENE ISOLATION AND CLONING TARGETING GENE SILENCING BY RNAI AS AN ALTERNATIVE THERAPY. 2013. (Outra).

V CONGRESSO DE BIOMEDICINA DA BAIXADA SANTISTA- CBMBS. ?Biotecnologia- Inovação Tecnológica e Desenvolvimento sustentável com perspectivas para o futuro?. 2010. (Congresso).

"25º CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA". "PRODUÇÃO DE ANTICORPOS POLICLONAIS PARA A DETECÇÃO DA FITOQUELATINA SINTÉTICA EC20 ANCORADA À SUPERFÍCIE CELULAR DE MICRORGANISMOS RECOMBINANTES". 2009. (Congresso).

2a. Reunião de Genética de Microrganismos.Comparação da capacidade de bactérias e leveduras para a biorremediação de água contendo metais pesados. 2008. (Simpósio).

25º Reunião de Genética de Microrganismos. Clonagem e expressão da fitoquelatina sintética EC20 em microrganismos.. 2006. (Congresso).

X ENCONTRO NACIONAL DE MICROBIOLOGIA AMBIENTAL.Construção de Microrganismos Recombiantes Visando a Descontaminação de Águas Contendo Metais Pesados.. 2006. (Encontro).

XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA. Clonagem e expressão da fitoquelatina sintética EC20 em E. coli. 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Anna Carolina Fontes Teles

Souza, C. B.; CASEIRO, M. M.; PINA, A.. Diversidade do gene Pol do HIV-1 em amostras de pacientes atendidos na Unidade Complexa Hospital Dia-Willian Rocha, localizado no Município de Grarujá/SP. 2013. Dissertação (Mestrado em Clinica médica) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: Sueli Maria Preda dos Santos Torres

Souza, C. B.. Ação dos esteroides ovarianos sobre a quantidade de ácido Hialurônico e de glicosaminoglicanos sulfatados na Mama de ratas ovariectomizadas. 2016. Tese (Doutorado em Biologia Estrutural e Funcional) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Sueli Maria Preda dos Santos Torres

Souza, C. B.; GIL, C. D.; GOMES, R. C. T.. Ação dos esteroides ovarianos sobre a quantidade de ácido Hialurônico e de glicosaminoglicanos sulfatados na Mama de ratas ovariectomizadas. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Morfologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Anna Carolina Fontes Teles

Souza, C. B.; CASEIRO, M. M.; PINA, A.. Diversidade do gene Pol do HIV-1 em amostras de pacientes atendidos na Unidade Complexa Hospital Dia-Willian Rocha, localizado no Município de Grarujá/SP. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Clinica médica) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: Maria Carolina Vitoria Cavalheiro

Souza, C. B.; SILVA, A. N. E.. ÍNDICE DE BLOQUEIO DE BOLSAS NA TRIAGEM DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS PELO SANGUE DOS DOADORES DO HEMONÚCLEO DE SANTOS NO PERÍODO DE OITO ANOS.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BIOMEDICINA) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: Helena Ramos da Soledade

Souza, C. B.; FERREIRA, E. C. P. M.. SÍNDROME DO ANTICORPO ANTIFOSFOLÍPIDE E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTAÇÃO.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BIOMEDICINA) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: Fernanda Dias Barão

Souza, C. B.; GONZALEZ, F. G.. IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES E A ATUAÇÃO DO BIOMÉDICO ANALISTA AMBIENTAL.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BIOMEDICINA) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: Mylena de Abreu Santos

Souza, C. B.; GONZALEZ, F. G.. UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE O POTENCIAL TOXICOLÓGICO DOS AGROTÓXICOS E ALTERAÇÕES LABORATORIAIS.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BIOMEDICINA) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: Peter James Robinson

Souza, C. B.; SA FILHO, D. J.. Utilização da técnica de PCR (reação em cadeia da polimerase) para a detecção do DNA do HPV em amostras de adenocarcinoma cervical. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: ETHYENE CRISTINA A

Souza, C. B.; GOUVINHAS, M. P.. DE LIMA.O papel da mitocôndria no envelhecimento ovariano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: Nathalia Gaiotto Jacob

Souza, C. B.; SILVA, A. N. E.. Avaliação da presença e caracterização das bactérias presentes em aparelhos celulares. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: PATRICIA MONIQUE G

Souza, C. B.; SILVA, A. N. E.. S.HOWARD.Análise da incidência de infecções do trato urinário por klebsiella pneumoniae produtora de carbapenemase em idosos na cidade de santos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: Bianca Menezes Torres

GOUVINHAS, M. P.;Souza, C. B.. Hepatotoxicidade induzida pelo uso excessivo de paracetamol. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: LUIZA SATIE CARDOSO ITANO

Souza, C. B.; HI, E. M. B.. Malformações vasculares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: RUTE PAULINO

Souza, C. B.; GOUVINHAS, M. P.. Achados laboratoriais em pacientes portadoras de doenças hipertensivas específicas da gravidez atendidas no hospital guilherme álvaro nos anos de 2015 e 2016. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: Winnie Baskerville Doneux

Souza, C. B.; GOUVINHAS, M. P.. Exposição alcoólica durante a gestação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: CAROLINA RODRIGUES DIMAS SILVA

SILVA, A. N. E.; GAGLIANI, L. H.;Souza, C. B.. IMUNOLOGIA DA REPRODUÇÃO HUMANA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: Mariana Sardinha Bueno

SILVA, A. N. E.; GAGLIANI, L. H.;Souza, C. B.. KLEBSIELLA PNEUMONIAE PRODUTORA DE CARBAPENEMASE (KPC). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: Yara Regina Genaro Rocha

SILVA, A. N. E.; GAGLIANI, L. H.;Souza, C. B.. MICROBIOTA INTESTINAL: FUNÇÕES FISIOLÓGICAS E SUA INFLUÊNCIA NO METABOLISMO DO HOSPEDEIRO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: Marcela Pinheiro

Souza, C. B.; GAGLIANI, L. H.; LOPES, R. A. M.. TERATOGÊNESE, METAIS PESADOS, INFERTILIDADE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: Victoria Augusto

Souza, C. B.; GAGLIANE, L. H.; LOPES, R. A. M.. USO DE DETERGENTE EM PÓ NA LAVOURA DE BANANA PARA O CONTROLE DE DANOS CAUSADOS PELO TRIPES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: Vitória Ingrid Christina da Silva Pequeno Baptista

Souza, C. B.; GAGLIANE, L. H.; LOPES, R. A. M.. ALTERNATIVAS TERAPÊUTICAS CONTRA A AIDS DESENVOLVIDAS A PARTIR DA BIOTECNOLOGIA NO BRASIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: MANASSES ELIEZER DA ROCHA

TOMA, M. A.;Souza, C. B.; GAGLIANE, L. H.. PROTEÍNA QUINASE M ZETA (PKM) E OS MECANISMOS MOLECULARES DE MEMÓRIA DE LONGO PRAZO E AVERSIVAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: Lucas Gonçalves Kuhnen

LUCERO, M. J.; FERREIRA, E. C. P. M.;Souza, C. B.. VALOR DIAGNÓSTICO DA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NAS LESÕES DE JOELHO EM PACIENTES DA BAIXADA SANTISTA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: Natasha Guedes

LUCERO, M. J.; FERREIRA, E. C. P. M.;Souza, C. B.. PREVALÊNCIA DE METÁSTASES ÓSSEAS EM PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA A PARTIR DA CINTILOGRAFIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: Isael Gomes de Oliveira Junior

SILVA, A. N. E.; GAGLIANE, L. H.;Souza, C. B.. ZIKA VÍRUS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: Ana Paula da Silva Augusto

Souza, C. B.; GONZALEZ, F. G.; HI, E. M. B.. APLICAÇÃO TERAPÊUTICA DA PEÇONHA DE OFÍDIOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: Bianca Ferreira De Maria

Souza, C. B.; GONZALEZ, F. G.; HI, E. M. B.. ANÁLISE DA GLICEMIA EM RATOS DIABÉTICOS TIPO 2 UTILIZANDO EXTRATO DO GANODERMA LUCIDUM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: Brunna Tavares Baptista

Souza, C. B.; GONZALEZ, F. G.; HI, E. M. B.. ATIVIDADE ANTI- HIPERGLICEMIANTE DE AGARICUS BLAZEI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: Raquel Bragante Gritte

Souza, C. B.; GONZALEZ, F. G.; HI, E. M. B.. EFEITO ANTI-HIPERGLICEMIANTE DO EXTRATO DE YACON (SMALLANTHUS SONCHIFOLIUS) IN VIVO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: Rafaela Rarume Alves Perpétuo

GAGLIANE, L. H.;Souza, C. B.; SA FILHO, D. J.. LEPTOSPIROSE: CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS CONTROLE E DIAGNÓSTICO LABORATORIAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: Tábata Thays Hirose

GAGLIANE, L. H.;Souza, C. B.; SA FILHO, D. J.. TOXOPLASMOSE OCULAR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: Priscila Farias Tempaku

SA FILHO, D. J.;Souza, C. B.; GAGLIANE, L. H.. ANÁLISE DO GENE CCR5 EM PACIENTES INFECTADOS PELO VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA (HIV). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: Camila Fernandes da Silva

Souza, C. B.; SA FILHO, D. J.; GAGLIANE, L. H.. CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO DE REATOR COM SISTEMA ROTACIONAL PARA ISOLAR MICRORGANISMO COM POTENCIAL PARA BIORREMEDIAÇÃO DE ÁGUAS CONTAMINADAS POR METAIS PESADOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: Ivana Correa Gomez

HI, E. M. B.; GONZALEZ, F. G.;Souza, C. B.. A INTERAÇÃO DO GENE MECP2 COM A SÌNDROME DE RETT - ACHADOS RELEVANTES. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: Alessandra Gonçalo Santos

Souza, C. B.; HI, E. M. B.; GONZALEZ, F. G.. AVALIAÇÃO BIOQUÍMICA, HISTOLÓGICA E TOXICOLÓGICA DA INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA ENTRE O ANSIOLÍTICO DIAZEPAN COM AS DROGAS FITOTERÁPICAS Ginkgo biloba e Passiflora incarnata L in vivo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: Crislaine Lambiase Calvete

Souza, C. B.; SA FILHO, D. J.; GOUVINHAS, M. P.. BIOTECNOLOGIA: TRANSFORMAÇÃO GENÉTICA BACTERIANA POR TÉCNICA DE CHOQUE TÉRMICO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: Thaise Rua de Oliveira

Souza, C. B.; SA FILHO, D. J.; SILVA, A. N. E.. ESTUDO SOBRE MICROORGANISMOS RESISTENTES A MERCÚRIO ISOLADOS DE AMBEINTES CONTAMINADOS COM METAIS PESADOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada.

Aluno: Nathália Caroline Santiago e Souza

Souza, C. B.; SA FILHO, D. J.; HI, E. M. B.. DIVERSIDADE DO GENE ENV DO VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA TIPO 1 (HIV-1) EM AMOSTRAS DA BAIXADA SANTISTA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. OS BIOMARCADORES E A DOENÇA DE ALZHEIMER. 2019. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. PROTEÍNA RAS: UM INIMIGO OCULTO DAS MULHERES ?. 2019. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. MODIFICAÇÃO DE CÉLULAS-TRONCO PARA TRATAMENTO DE ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA. 2019. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. APLICAÇÃO E IMPORTÂNCIA DO LUMINOL NA CIÊNCIA FORENSE PARA IDENTIFICAÇÃO DE MANCHAS DE SANGUE EM CENAS DE CRIME. 2019. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. O USO DA FARMACOGENÉTICA NO TRATAMENTO DE DEPRESSÃO: EFICÁCIA E SEGURANÇA. 2019. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. UTILIZAÇÃO DO ULTRASSOM NOS PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS. 2019. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. UTILIZAÇÃO DA CARBOXITERAPIA NO TRATAMENTO DE DISFUNÇÕES ESTÉTICAS. 2019. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. CONSEQUÊNCIAS AO FETO E RECÉM-NASCIDO CAUSADAS PELA DIABETES GESTACIONAL. 2019. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES E A ATUAÇÃO DO BIOMÉDICO ANALISTA AMBIENTAL. 2019. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. EFEITOS ADVERSOS DO CICLAMATO DE SÓDIO COMO ADITIVO ALIMENTAR. 2019. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE SANTOS NO CEMITÉRIO DO PAQUETÁ. 2019. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. MARKETING PESSOAL: ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO EM PROCESSOS SELETIVOS. 2019. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. ASPECTOS GERAIS DA DOENÇA DE CROHN. 2018. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. AVALIAÇÃO DA PRESENÇA E CARACTERIZAÇÃO DAS BACTÉRIAS PRESENTES EM APARELHO CELULARES. 2018. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. PREVALÊNCIA DE KLEBSIELLA PNEUMONIAE KPC NAS INFECÇÕES DO TRATO URINÁRIO EM IDOSOS ATENDIDOS NO LABORATÓRIO PARTICULAR DA CIDADE DE SANTOS. 2018. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. CORRELAÇÃO ENTRE A PREVALÊNCIA DE ANEMIA E O DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS DO CURSO DE BIOMEDICINA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA. 2018. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. ADRONIZAÇÃO TÉCNICA PARA A OBTENÇÃO DO PLASMA RICO EM PLAQUETAS (PRP). 2018. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. O USO DO FORMOL E OS EFEITOS DA EXPOSIÇÃO EM LABORATÓRIOS DE ANATOMIA. 2018. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. BIORREMEDIAÇÃO DE MICROPLÁSTICOS COM A COLABORAÇÃO DO FUNGO ZALERION MARITIMUM NOS OCEANOS. 2018. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. USO DE PROBIÓTICOS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS. 2018. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. ANÁLISE DOS EFEITOS TÓXICOS RELACIONADOS AOS RESÍDUOS FARMACOLÓGICOS NA ÁGUÁ TRATADA. 2018. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. USO DA FANGOTERAPIA NO TRATAMENTO DE OSTEOPOROSE PÓS MENOPÁUSICA ? UM RELATO DE CASO. 2018. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. ASSOCIAÇÃO ENTRE VACTERL E OAV NO COMPLEXO DISPLASIA MESODÉRMICA AXIAL (AMDC): UM RELATO DE CASO. 2018. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. UTILIZAÇÃO DA PCR (REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE) PARA A DETECÇÃO DO DNA DO PAPILOMAVÍRUS HUMANO (HPV) EM AMOSTRAS DE ADENOCARCINOMA CERVICAL. 2018. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. AEDES AEGYPTI: CONTROLE E SUAS DOENÇAS. 2017. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. ADRENOLEUCODISTROFIA: UMA HERANÇA LIGADA AO X. 2017. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. CRESCENTE INCIDÊNCIA DE OSTEOARTRITE EM JOVENS. 2017. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. A EVOLUÇÃO DOS EXPERIMENTOS MÉDICOS. 2017. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. O USO DE ANTICONCEPCIONAL ORAL COMBINADO E O RISCO DE TROMBOSE VENOSA. 2017. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. CANNABIS SATIVA: TÓXICO OU TERAPÊUTICO DO PONTO DE VISTA NEUROLÓGICO?. 2017. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.; MOLINARI, R.. COMO OS SISTEMAS INFORMATIVOS ESTÃO TORNANDO OS CARROS MAIS SEGUROS?. 2017. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.; MOLINARI, R.. METODOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO WEB COM SUPORTE A DOCUMENTAÇÃO. 2017. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.; MOLINARI, R.. COMPUTAÇÃO EM NUVEM. 2017. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.; FURTADO, C. C.. Exercício físico frente as doenças crônicas e a atuação do Biomédico na promoção da saúde.. 2016. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.; FURTADO, C. C.. A Relação do Alzheimer com a síndrome de Down.. 2016. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.; FURTADO, C. C.. Engenharia genética-Reprodução Humana.. 2016. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.; FURTADO, C. C.. A alimentação como desencadeadora de câncer.. 2016. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.; FURTADO, C. C.. A utilização para o tratamento de afecções femininas e no alívio das consequências causadas no período da gestação da mulher.. 2016. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.; FURTADO, C. C.. Benzodiazepínico e sua relação com a psicobiologia.. 2016. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.; MOLINARI, R.. IMPRESSORA 3D COMO UMA VALIOSA ALTERNATIVA AO EXPERIMENTO EM ANIMAIS.. 2016. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.; MOLINARI, R.. A FISIOTERAPIA NA PREVENÇÃO E MINIMIZAÇÃO DA ATROFIA MUSCULAR NA UNIDADE DE ERAPIA INTENSIVA: REVISÃO SISTEMÁTICA.. 2016. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.; MOLINARI, R.. ESTIMULAÇÃO NEUOPSICOMOTORA EM RECÉM-NASCIDOS INTERNADOS EM UTI: REVISÃO SISTEMÁTICA.. 2016. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.; MOLINARI, R.. DANÇA ASSOCIADA A CINESIOTERAPIA NO TREINO DE EQUILÍBRIO NA DOENÇA DE PARKINSON. RELATO DE CASO.. 2016. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. Uso da impressora 3D na área da saúde. 2015. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. Riscos em gravidezes múltiplas. 2015. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.. Avanços no processo de tratamento da tetralogia de Fallot. 2015. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.; MOLINARI, R.. Efeitos da hidroterapia na capacidade física funcional de diabéticos do tipo II. 2015. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.; MOLINARI, R.. Levantamento de surtos por Staphylococcus áureos enterotoxigênicos notificados no estado de São Paulo no período de 1999 a 2012. 2015. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.; MOLINARI, R.. Histórico, estado e perspectivas da tecnologia da computação quântica. 2015. Centro Universitário Lusíada.

Souza, C. B.; MOLINARI, R.. Prevalência de inibidor de FVIII nos pacientes com hemofilia a registrados no Núcleo de hematologia e hemoterapia de Santos-SP. 2015. Centro Universitário Lusíada.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Irma Nelly Gutierrez Rivera

Elisabete José Vicente; dos Santos, M.A.A.; da Costa S.O.P.;Irma N.G. Rivera; CASEIRO, M. M.. Melhoramento genético da levedura Saccharomyces cerevisiae para biorremediação de águas contaminadas por metais pesados. 2010. Tese (Doutorado em Interunidades em Biotecnologia) - Universidade de São Paulo.

Manoel Armando Azevedo dos Santos

Vicente,E.J.;SANTOS, Manoel Armando Azevedo dos. clonagem e expressão da fitoquelatina sintetica EC20 em Escherichia coli. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade de São Paulo.

Elisabete Jose Vicente

Vicente, E. J.; Santos, M.A.A.; Costa, S.O.P.; Gutierrez-Rivera, I.N; Caseiro, MM. Melhoramento genético da levedura Saccharomyces cerevisiae para a biorremediação de águas contaminadas por metais pesados. 2010. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade de São Paulo.

Sergio Olavo Pinto da Costa

SANTOS, M. A. A.; CAMARGO, M. E.;COSTA, S. O. P.. Construção de leveduras melhoradas geneticamente para a biorremediação de águas contaminadas com metais pesados. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Biotecnologia) - Universidade de São Paulo.

Marcos Montani Caseiro

VICENTE, E. J.; ASTOLFI FILHO, S.; RIVERA, I. N. G.;COSTA, S. O. P.CASEIRO, M. M.. MELHORAMENTO GENÉTICO DA LEVEDURA Saccharomyces cerevisiae PARA A BIORREMEDIAÇÃO DE ÁGUAS CONTAMINADAS POR METAIS PESADOS.. 2009. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Felipe Edaes Sanches

Produção de plástico Biodegradável por bactérias; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BIOMEDICINA) - Centro Universitário Lusíada; (Orientador);

Felipe Edaes Sanches

O POTENCIAL CARCINOGÊNICO DO BISFENOL A; ; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em BIOMEDICINA) - Centro Universitário Lusíada, Fundaçãoi Lusíadas; (Orientador);

Lucas de Mendonça Rhormens

ESTUDO ANALÍTICO DA CONCENTRAÇÃO GLOBAL DE POLUENTES ATMOSFÉRICOS E DOENÇAS ASSOCIADAS À SUA EXPOSIÇÃO; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada, Fundaçãoi Lusíadas; (Orientador);

Geane Tomaides Henriques

ANÁLISE GENÉTICA DO CPNPC NA DETERMINAÇÃO DA IMUNOTERAPIA BASEADA EM INIBIDORES DE CHECKPOINT IMUNOLÓGICO; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em BIOMEDICINA) - Centro Universitário Lusíada; (Orientador);

Bruna Maria da Cruz Fontes

A MODELAGEM DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) A PARTIR DE CÉLULAS-TRONCO PLURIPOTENTES INDUZIDAS (iPSC) E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O CONHECIMENTO DO DISTÚRBIO; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada, Fundaçãoi Lusíadas; (Orientador);

Amanda Souza Reis Almeida

O IMPACTO DO MICROPLÁSTICO NA SAÚDE HUMANA; ; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em BIOMEDICINA) - Centro Universitário Lusíada; (Orientador);

Erika Flory Albernaz

BIOPROSPECÇÃO: FÁRMACOS ANTINEOPLÁSICOS ORIUNDOS DE PLANTAS E MICRORGANISMOS; ; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Centro Universitário Lusíada; (Orientador);

Thatiane Duarte Rosa da Silva

IDENTIFICAÇÃO MOLECULAR DE BACTÉRIAS RESISTENTES AO MERCÚRIO POR SEQUENCIAMENTO DA REGIÃO rRNA 16S; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BIOMEDICINA) - Centro Universitário Lusíada; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Victor Mancini Gomes Dick

BIOPROSPECÇÃO: PROPRIEDADES ANTIBIÓTICAS DAS ISOFLAVONAS DA SOJA; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BIOMEDICINA) - Centro Universitário Lusíada; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Gabriel Rodrigues Silva

PROPRIEDADES FITORREMEDIADORAS DA MACRÓFITA EICHHORNIA CRASSIPES FRENTE AO NÍQUEL; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BIOMEDICINA) - Centro Universitário Lusíada; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Andressa Rodrigues Fernandes da Silva

TERAPIA GÊNICA: RNA DE INTERFERÊNCIA NAS DOENÇAS REUMÁTICAS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Murillo da Silva Santos

APLICAÇÕES BIOTECNOLÓGICAS DE PROTEASES E SEUS INIBIDORES EM TUMORES; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Victoria Augusto

USO DE DETERGENTE EM PÓ NA LAVOURA DE BANANA PARA O CONTROLE DE DANOS CAUSADOS PELO TRIPES; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Marcela Pinheiro

A INFLUÊNCIA DOS METAIS PESADOS SOBRE A INFERTILIDADE CONJUGAL E MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Vitória Ingrid Christina da Silva Pequeno Baptista

Alternativas terapêuticas contra AIDS desenvolvidas a partir da biotecnologia no Brasil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Talita de Souza

Construção in vitro do peptídeo sintético antimicrobiano Gomesina; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Dayane Menezes Santos

Transgênicos na Produção de Biofármacos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Ana Paula da Silva Augusto

APLICAÇÃO TERAPÊUTICA DA PEÇONHA DE OFÍDIOS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Camila Fernandes da Silva

CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO DE REATOR COM SISTEMA ROTACIONAL PARA ISOLAR MICRORGANISMO FORMADOR DE BIOFILME COM POTENCIAL PARA BIORREMEDIAÇÃO DE ÁGUAS CONTAMINADAS POR METAIS PESADOS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Thaise Rua de Oliveira

ESTUDOS SOBRE MICRORGANISMOS RESISTENTES A MERCÚRIO ISOLADOS DE AMBIENTES CONTAMINADOS COM METAIS PESADOS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Crislaine Lambiase Calvete

BIOTECNOLOGIA: TRANSFORMAÇÃO BACTERIANA POR MÉTODO DE CHOQUE TÉRMICO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Juliana Costa Gaspar

Isolamento e clonagem do oncogene EZH2 de Leucemia Mieloide Crônica; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Lucas Santos de Santana

NEOPLASIA PROSTÁTICA: ISOLAMENTO E CLONAGEM DO GENE LHB; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

CAMILA MENEZES FREIRE DE SOUZA

BIOTECNOLOGIA NO ISOLAMENTO E CLONAGEM DO ONCOGENE HER2 EM NEOPLASIA DE MAMA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Marine Sampaio Goulart Prado

O SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNA DE INTERFERÊNCIA E CRISPR/casp9 COMO ALTERNATIVA TERAPÊUTICA NA DOENÇA DE ALZHEIMER; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada, Fundaçãoi Lusíadas; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Felipe Adaes Sanches

MALEFÍCIOS DOS PLÁSTICOS CONVENCIONAIS E ESTRATÉGIAS BIOLÓGICAS E MOLECULARES PARA A PRODUÇÃO DE PLÁSTICOS BIODEGRADÁVEIS; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em BIOMEDICINA) - Centro Universitário Lusíada, Fundaçãoi Lusíadas; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Gabriel Rodrigues Silva

FITORREMEDIAÇÃO DE EFLUENTES CONTAMINADOS COM METAIS PESADOS POR ESPÉCIES MACRÓFITAS AQUÁTICAS FLUTUANTES; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada, Fundaçãoi Lusíadas; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Victor Mancini Gomes Dick

ALVITRAR A CONSTRUÇÃO DE UMA SOJA TRANSGÊNICA LIVRE DE ISOFLAVONA A PARTIR DA TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada, Fundaçãoi Lusíadas; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Maria Thereza Campagnolo

RELAÇÃO ENTRE O CÂNCER DE MAMA E A EXPOSIÇÃO A METAIS PESADOS; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada, Fundaçãoi Lusíadas; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Thatiane Duarte Rosa da Silva

MECANISMOS NATURAIS DE RESISTENCIA BACTERIANA FRENTE AO ÍON METÁLICO MERCÚRIO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada, Fundaçãoi Lusíadas; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Bianca Menezes Torres

POTENCIAL ANTINEOPLÁSICO DE COMPONENTES DO CHÁ DE AYAHUASCA; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada, Fundaçãoi Lusíadas; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Farihan Ihsan El Malt

Tecnologia Sustentável na Produção de Biodiesel; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada, Fundaçãoi Lusíadas; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Murillo da Silva Santos

BIOTECNOLOGIA NA PRODUÇÃO DE PÉROLAS EM CATIVEIRO NO MUNDO: BRASIL UM PAÍS COM GRANDE POTENCIAL; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada, Fundaçãoi Lusíadas; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Lucas Bauer Pasqualini

RELAÇÃO DOS NÍVEIS DE FERRITINA EM INDIVÍDUOS NORMAIS E INCIDÊNCIA DE DOENÇA CARDIOVASCULAR; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Centro Universitário Lusíada, Fundaçãoi Lusíadas; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Victor Dutra

CONSTRUÇÃO DE BIODIGESTOR CASEIRO PARA PRODUÇÃO DE BIOGÁS COMPOTENCIAL CALORÍFICO; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Talita de Souza

CONSTRUÇÃO IN VITRO DO PEPTÍDEO SINTÉTICO ANTIMICROBIANO GOMESINA; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Glauco Ferreira de Oliveira

Levantamento retrospectivo do histórico da poluição de Cubatão (São Paulo-Brasil) na década de oitenta e patologias associadas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Centro Universitário Lusíada; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Vitória Ingrid Christina da Silva Pequeno Baptista

INSTITUIÇÕES DE PESQUISAS DO BRASIL E A BIOTECNOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO DE ALTERNATIVAS TERAPÊUTICAS CONTRA A AIDS; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Gabrielle Barbosa Borgomoni

Estudo da resistência a metais pesados do gênero bacillus spp isolado de ambientes contaminados; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Camila Fernandes da Silva

Construção de protótipo de reator com sistema rotacional para isolar microrganismo formador de biofilme com potencial para biorremediação de águas contaminadas por metais pesados; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

CAMILA MENEZES FREIRE DE SOUZA

ISOLAMENTO DO ONCOGENE HER2 EM NEOPLASIA DE MAMA VISANDO EXPRESSÃO E SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNA DE INTERFERENCIA (RNAi) COMO ALTERNATIVA TERAPÊUTICA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Lucas Santos de Santana

ISOLAMENTO E CLONAGEM DO GENE LHB VISANDO O SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAi COMO UMA ALTERNATIVA TERAPÊUTICA À NEOPLASIA PROSTÁTICA Relatório; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Juliana Costa Gaspar

ISOLAMENTO DO ONCOGENE PRAME DE LEUCEMIA MIELÓIDE CRÔNICA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Quiteria Maria Pereira Santana

CRISPR-CAS9 COMO ALTERNATIVA TERAPÊUTICA PARA O TRATAMENTO DA NEOPLASIA PULMONAR; ; 2019; Orientação de outra natureza; (BIOMEDICINA) - Centro Universitário Lusíada; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Rubian Marciela Rodrigues Neves

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE ALFACES (LACTUCA SATIVA) COMERCIALIZADAS EM RESTAURANTES DO TIPO SELF-SERVICE NO MUNICÍPIO DE SANTOS ? SP; ; 2019; Orientação de outra natureza; (BIOMEDICINA) - Centro Universitário Lusíada; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Felipe Cava Ornellas

CÉLULAS-TRONCO: ALTERNATIVA TERAPÊUTICA PARA O TRATAMENTO DE ARTROSE; ; 2019; Orientação de outra natureza; (BIOMEDICINA) - Centro Universitário Lusíada; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Felipe Cava Ornellas

CÉLULAS-TRONCO: ALTERNATIVA TERAPÊUTICA PARA O TRATAMENTO DE ARTROSE; ; 2019; Orientação de outra natureza; (BIOMEDICINA) - Centro Universitário Lusíada; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Erika Flory Albernaz

SUBSTITUIÇÃO DE QUIMIOTERÁPICOS: FÁRMACOS ANTINEOPLÁSICOS ORIUNDOS DE PLANTAS E MICRORGANISMOS; ; 2019; Orientação de outra natureza; (BIOMEDICINA) - Centro Universitário Lusíada; Orientador: Cleide Barbieri de Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Elisabete Jose Vicente

Construção de leveduras recombinantes melhoradas geneticamente para a Biorremediação de águas contaminadas com metais pesados; 2010; Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade de São Paulo, Companhia Vale do Rio Doce; Orientador: Elisabete Jose Vicente;

Victor Dutra de Oliveira

CONSTRUÇÃO DE UM BIODIGESTOR CASEIRO PARA PRODUÇÃO DE BIOGÁ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário Lusíada; Orientador: Victor Dutra de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RHORMENS, L. M. ; MONFARDINI, B. A. ; SANTIAGO, L. C. ; Souza, C. B. . APRIMORAMENTO GENÉTICO EM ORGANISMOS AQUÁTICOS PARA MELHOR APLICABILIDADE NA SOCIEDADE. REVISTA UNILUS ENSINO E PESQUISA (ONLINE) , v. 16, p. 179-192, 2019.

  • MALT, FARIHAN IHSAN EL ; SOUZA, CLEIDE BARBIERI DE . Tecnologia sustentável na produção de biodiesel. Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade , v. 6, p. 385-392, 2019.

  • FONTES, B. M. C. ; COSTA, V. R. ; ALMEIDA, D. F. ; SILVA, E. K. Q. ; Souza, C. B. . BIORREMEDIAÇÃO DE MICROPLÁSTICOS COM A COLABORAÇÃO DO FUNGO Zalerion maritimum. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP , v. 15, p. 132-145, 2019.

  • BAPTISTA, V. I. C. S. P. ; CASEIRO, M. M. ; Souza, C. B. . ALTERNATIVAS TERAPÊUTICAS CONTRA A AIDS DESENVOLVIDAS A PARTIR DA BIOTECNOLOGIA NO BRASIL. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 14, p. 28-44, 2018.

  • SANTOS DE SANTANA, LUCAS ; Gaspar, J.C ; Freire, C.M ; CASEIRO, M. M. ; Souza, C. B. . MOLECULAR CLONING OF A LHB GENE FRAGMENT: PROSPECTS OF GENE THERAPY IN PROSTATIC NEOPLASIA. REVISTA UNILUS ENSINO E PESQUISA (ONLINE) , v. 15, p. 56-66, 2018.

  • EDAES, F. S. ; RIBEIRO, S. M. ; Souza, C. B. . MALEFÍCIOS DO BISFENOL A NA SAÚDE HUMANA E MEIO AMBIENTE. REVISTA UNILUS ENSINO E PESQUISA (ONLINE) , v. 15, p. 146-161, 2018.

  • SILVA, C. F. ; Souza, C. B. . PROTÓTIPO PARA ISOLAR BACTÉRIAS BIORREMEDIADORAS DE ÁGUAS COM METAIS PESADOS NA BAIXADA SANTISTA. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP , v. 14, p. 44-58, 2017.

  • PINHEIRO, M. O. ; Souza, C. B. . EFEITOS TERATOGÊNICOS DOS METAIS PESADOS SOBRE A INFERTILIDADE HUMANA E MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP , v. 14, p. 47-58, 2017.

  • OLIVEIRA, V. D. ; PINHAL JUNIOR, P. ; Souza, C. B. . CONSTRUÇÃO DE BIODIGESTOR PARA PRODUÇÃO DE BIOGÁS EM DIFERENTES POTENCIAIS HIDROGENIÔNICOS. REVISTA UNILUS ENSINO E PESQUISA (ONLINE) , v. 14, p. 56-67, 2017.

  • AVILA, S. ; BARAO, F. D. ; GONCALVES, L. S. ; SANTOS, M. A. ; FURTADO, C. C. ; Souza, C. B. . COMPOSTOS BIOATIVOS PRESENTES NOS CHÁS VERDE E PRETO. REVISTA UNILUS ENSINO E PESQUISA (ONLINE) , v. 14, p. 47-57, 2017.

  • BAPTISTA, V. I. C. S. P. ; DAMACENO, D. S. ; GUARNIERI, M. A. P. ; PINHAL JUNIOR, P. ; Souza, C. B. . Fármacos de origem biotecnológica na terapêutica do vírus HIV. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa-RUEP , v. 13, p. 16-26, 2016.

  • Calvete, C. L ; CASEIRO, M. M. ; Souza, C. B. . BIOTECNOLOGIA: TRANSFORMAÇÃO BACTERIANA POR MÉTODO DE CHOQUE TÉRMICO. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa , v. 12, p. 42, 2015.

  • COSTA GASPAR, JULIANA ; SANTOS DE SANTANA, LUCAS ; MENEZES FREIRE DE SOUZA, CAMILA ; MONTANI CASEIRO, MARCOS ; REZENDE DE SOUZA GIULIANI, ROSANE ; BARBIERI DE SOUZA, CLEIDE . Clonagem molecular do oncogene EZH2 de leucemia mieloide crônica e perspectivas terapêuticas. O Mundo da Saúde (Online) , v. 39, p. 307-315, 2015.

  • ROCHA, FLÁVIA GOMES DE GÓES ; CALVO, FERNANDA B. ; CHAVES, KAREN C. ; PERON, JEAN P. S. ; MARQUES, RODOLFO F. ; DE BORBA, TÂNIA R. ; BRAGA, MARINA S. ; PEREIRA, CLEIDE B. ; VICENTE, ELISABETE J. ; CHAMMAS, ROGER ; SCHOR, NESTOR ; BELLINI, MARIA H. . Endostatin- and interleukin-2-expressing retroviral bicistronic vector for gene therapy of metastatic renal cell carcinoma. The Journal of Gene Medicine , v. 13, p. 148-157, 2011.

  • BARBIERI DE SOUZA, CLEIDE ; Rodrigues Silva, Gabriel . Phytoremediation of Effluents Contaminated with Heavy Metals by Floating Aquatic Macrophytes Species. Bioengineering [Working Title]. 01ed.Londres: IntechOpen, 2019, v. , p. 01-.

  • Perpetuo, E. A ; Souza, C. B. ; Nascimento, C.A.O . Engineering bacteria for bioremediation. Bioengineering. : Intech, 2011, v. , p. -.

  • EDAES, F. S. ; Souza, C. B. . MALEFÍCIOS DOS PLÁSTICOS CONVENCIONAIS E ESTRATÉGIAS BIOLÓGICAS E MOLECULARES PARA A PRODUÇÃO DE PLÁSTICOS BIODEGRADÁVEIS.. In: XI COBRIC, 2019, Santos - SP. XI Congresso Brasileiro de Iniciação Científica ? UNISANTA, 2019. v. 11. p. 50.

  • SILVA, T. D. R. ; Souza, C. B. . Mecanismos naturais de resistência bacteriana frente ao íon metálico mercúrio. In: XI COBRIC, 2019, Santos - SP. XI Congresso Brasileiro de Iniciação Científica ? UNISANTA, 2019. v. 11. p. 51-51.

  • EDAES, F. S. ; Souza, C. B. . MALEFÍCIOS DOS PLÁSTICOS CONVENCIONAIS E ESTRATÉGIAS BIOLÓGICAS E MOLECULARES PARA A PRODUÇÃO DE PLÁSTICOS BIODEGRADÁVEIS. In: 19º Congresso Nacional de Iniciação Científica /CONIC-SEMESP, 2019, Vila Olímpia-SP. Anais do congresso 19º Conic-Semesp, 2019. v. 7.

  • SILVA., G. R. ; Souza, C. B. . PROPRIEDADES FITORREMEDIATIVAS DA MACRÓFITA EICHHORNIA CRASSIPES FRENTE AO NÍQUEL. In: 19º Congresso Nacional de Iniciação Científica /CONIC-SEMESP, 2019, Vila Olímpia- SP. Anais de congresso/19º CONIC-SEMESP, 2019. v. 7.

  • CAMPAGNOLO, M. T. ; Souza, C. B. . A RELAÇÃO ENTRE O CÂNCER DE MAMA E A EXPOSIÇÃO A METAIS PESADOS. In: 17º CONIC-SEMESP, 2017, São Paulo. 17º CONIC-SEMESP, 2017. v. 5.

  • MALT, F. I. E. ; Souza, C. B. . TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. In: 16º CONIC- Congresso Nacional de Iniciação científfica, 2016, Guarulhos - SP. Anais do Conic-Semesp. São Paulo: Faculdade Eniac, 2016. v. 04.

  • OLIVEIRA, G. F. ; Souza, C. B. . HISTORY OF POLLUTION CUBATÃO CITY (SÃO PAULO, BRAZIL) IN EIGHTY DECADE AND ASSOCIATED PATHOLOGIES. In: V BRAINCOMS (Brazilian International Congress of Medical Students), 2016, São Paulo- SP. Book of Abstracts-2016. São Paulo, 2016. v. 05. p. 416-419.

  • SOUZA, T. ; Souza, C. B. . Construção in vitro do peptídeo sintético antimicrobiano Gomesina. In: 15º Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2015, Ribeirão preto-SP. Anais do Conic-Semesp, 2015. v. 3.

  • OLIVEIRA, G. F. ; Souza, C. B. . . Levantamento retrospectivo do histórico da poluição de Cubatão (São Paulo - Brasil) na década de oitenta e patologias associadas. In: II Jornada de Iniciação Científica, 2015, Santos-SP. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa, 2014. v. 12. p. 61-61.

  • FERNANDES, C. ; Souza, C. B. . ISOLAMENTO DE MICRORGANISMOS RESISTENTES A ÍONS METÁLICOS E PRODUTOR DE BIOFILME COM POTENCIAL BIORREMEDIADOR UTILIZANDO PROTÓTIPO DE REATOR COM SISTEMA ROTACIONAL EM ESCALA LABORATORIAL.. In: 14º CONIC- congresso Nacional de Iniciação Científica, 2014, Campinas-SP. Anais do Conic-Semesp, 2014. v. 2.

  • FERNANDES, C. ; Souza, C. B. . Construção de protótipo de reator com sistema rotacional para isolar microrganismo formador de biofilme com potencial para biorremediação de águas contaminadas por metais pesados. In: 13º CONIC- Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2013, Campinas-SP. Anais do Conic-Semesp, 2013. v. 1.

  • JORGE, A. C. F. ; DUARTE, N. ; GAGLIANI, L. H. ; Souza, C. B. . Recentes avanços no controle da malária através da biotecnologia. In: VIII Mostra de Trabalhos Acadêmicos, 2015, Santos-SP. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa, 2015. v. 12. p. 112-112.

  • SOUZA, T. ; Souza, C. B. . Construção in vitro do peptídeo sintético antimicrobiano Gomesina. In: II Jornada de Iniciação Científica, 2015, Santos-SP. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa, 2015. v. 12. p. 65-65.

  • SILVA, C. F. ; Souza, C. B. . CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO DE REATOR COM SISTEMA ROTACIONAL PARA ISOLAR MICRORGANISMO COM POTENCIAL PARA BIORREMEDIAÇÃO DE ÁGUAS CONTAMINADAS POR METAIS PESADOS. In: II Jornada de Iniciação científica, 2015, Santos-SP. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa, 2014. v. 12. p. 66-66.

  • DIAS, E. L. O. ; Souza, C. B. . Construção de biodigestor caseiro: purificação do biogás e otimização da produção de metano. In: II Jornada de Iniciação Científica, 2015, Santos-SP. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa, 2014. v. 12. p. 78-78.

  • SANTOS, D. M. ; Souza, C. B. . Transgênicos na produção de biofarmácos. In: VIII Mostra Acadêmica UNILUS, 2015, Santos-SP. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa, 2015. v. 12. p. 112-112.

  • MAIA, B. R. C. ; MUNIZ, C. N. ; PINHEIRO, M. O. ; BUENO, M. S. ; GIL, T. C. ; Souza, C. B. . Biotecnologia aplicada na terapia gênica e no desenvolvimento de vacinas gênicas. In: VIII Mostra Acadêmica UNILUS, 2015, Santos-SP. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa, 2014. v. 12. p. 110-110.

  • SILVA, C. F. ; Souza, C. B. . CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO DE REATOR COM SISTEMA ROTACIONAL PARA ISOLAR MICRORGANISMO FORMADOR DE BIOFILME COM POTENCIAL PARA BIORREMEDIAÇÃO DE ÁGUAS CONTAMINADAS POR METAIS PESADOS. In: 17º ENBM - Encontro Nacional de Biomedicina, 2014, Botucatu-SP. ANAIS, 2014. p. 114-114.

  • BORGOMONI, G. B. ; CARVALHO, L. M. G. ; SILVA, C. R. D. ; OLIVEIRA, V. D. ; SANTOS, V. P. ; Souza, C. B. . Vacina de DNA na prevenção de neoplasias causadas pelo papilomavirus humano (hpv) 16 E 18. In: VIII Mostra de Trabalhos Acadêmicos - UNILUS, 2014, Santos-SP. Revista Unilus Ensino e Pesquisa, 2015. v. 12. p. 97-97.

  • FREIRE, C. M. ; Gaspar, J.C ; Santos, L ; Souza, C. B. . Biotecnologia no isolamento e clonagem dos genes ezh2, lhb e her2 para pesquisas de novas alternativas terapêuticas. In: VI Mostra de Trabalhos Acadêmicos ?UNILUS, 2013, Santos-SP. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa, 2013. v. 10.

  • PARADA, C. ; Souza, C. B. ; BIONDO, R. ; Sbrogio, M.E ; SCHENBERG, A. C. G. ; Elisabete José Vicente . Produção de anticorpos policlonais para a detecção da fitoquelatina sintética EC20 ancorada à superfície celular de microrganismos recombinantes. In: Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2009, Porto de Galinhas. Microbiologia in Foco. São Paulo: Dolika Afa Artes Gráficas, 2009. v. 9. p. 126-126.

  • Souza, C. B. ; NAVARRO, J. P. F. R. ; SCHENBERG, A. C. G. ; Elisabete José Vicente . Construção de microrganismos recombinantes visando a descontaminação de águas contendo metais pesados. In: Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental - SBM, 2006, Goânia, GO. Anais do Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental. Goiânia, 2006. v. único. p. 4.

  • Souza, C. B. ; SCHENBERG, A. C. G. ; Elisabete José Vicente . Clonagem e expressão da fitoquelatina sintética EC20 em Escherichia coli. In: 25a. Reunião de Genética de Microrganismos, 2006, 2006, São Pedro. Anais da 25a. Reunião de Genética de Microrganismos. São Pedro, 2006. v. único. p. 165.

  • Souza, C. B. ; SCHENBERG, A. C. G. ; HIGUSHI, K. ; LIMA, M. H. A. ; Elisabete José Vicente . Clonagem e expressão da fitoquelatina sintética EC20 em Escherichia coli. In: 4o. Congresso do Inst. Ciências Biomédicas, 2005, São Paulo. Anais do 4o. Congresso do Inst. Ciências Biomédicas. São Paulo - Anais do 4o. Congresso do Inst. Ciências Biomédicas. São Paulo: Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB_USP, 2005. v. único. p. 11.

  • Souza, C. B. ; Vicente, E.J . Expression of the synthetic phytochelatin EC20 in E. coli increases its biosorption capacity and resistance to heavy metal. Bioscience Journal , 2020.

  • Souza, C. B. ; SOUZA, A. ; EDAES, F. S. ; RHORMENS, L. M. ; SILVA, G. R. ; DICK, V. M. G. . Impacto do plástico no meio ambiente na saúde humana e produção de plásticos biodegradáveis. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Souza, C. B. . Biotecnologia - Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Sustentável com perspectivas para o futuro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    ESTRATÉGIAS MOLECULARES PARA A PRODUÇÃO DE PLÁSTICOS BIODEGRADÁVEIS E FOTOBIODEGRADÁVEIS, Descrição: O plástico é praticamente onipresente, ele está presente desde copos descartáveis até espaçonaves. Apesar dos grandes benefícios e vantagens que o plástico fornece ao ser humano e à sociedade como um todo, os seus malefícios são notáveis. Para os seres humanos, a ingestão do plástico é prejudicial (devido ao acúmulo à longo prazo) e pode ocorrer através de subprodutos do plástico, como o BPA, que é liberado, por exemplo, ao aquecermos alimentos em potes plásticos; por ser hidrofóbico e inorgânico, uma vez no organismo, é armazenado e não é digerido pelos lisossomos, logo, sofre acúmulo dentro das células, podendo, com o tempo, desencadear graves problemas de saúde. Para o meio ambiente, o plástico é um problema porque sua degradação é muito lenta: uma garrafa PET leva cerca de 450 anos para se degradar. Devido a esse longo tempo de degradação, o plástico acumula em depósitos de lixos (que estão acabando) e nos oceanos (existem estimativas que dizem em 2050 haverá mais plástico nos oceanos do que peixes). Uma vez nos oceanos, os animais marinhos não conseguem distinguir o plástico da fauna e da flora local e ele pode ser ingerido por esses animais, causando bloqueio interno e levando ao óbito. Devido a toda essa problemática, o objetivo deste trabalho de iniciação científica será realizar o estudo de métodos e estratégias moleculares visando a produção de plásticos biodegradáveis e fotobiodegradáveis, assim como o estudo de métodos e estratégias moleculares utilizadas na produção de biopolímeros por organismos vivos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador / Felipe Sanches Edaes - Integrante.

  • 2016 - 2018

    ALVITRAR A CONSTRUÇÃO DE UMA SOJA TRANSGÊNICA LIVRE DE ISOFLAVONA A PARTIR DA TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE, Descrição: Desenvolvimento de um estudo a partir de revisão bibliográfica em busca de estratégias moleculares, descritas na literatura, visando a construção de soja livre de isoflavona. Com aquisição de conhecimentos a partir destes estudos juntamente com as técnicas do DNA recombinante, será apresentada uma sugestão de estratégia molecular visando remover o gene(s) responsável(eis) pela produção da isoflavona. Com isso possibilitar o desenvolvimento de produto livre dos possíveis malefícios dos fitoestrógenos, fornecendo um alimento que não tenha impactos negativos na saúde humana, e com uma redução máxima em relação aos danos ao meio ambiente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador / VICTOR MANCINI GOMES DICK - Integrante.

  • 2016 - 2017

    A RELAÇÃO ENTRE O CÂNCER DE MAMA E A EXPOSIÇÃO A METAIS PESADOS, Descrição: O objetivo deste estudo é analisar tos metais pesados com a visão voltada para uma possível relação de causa do câncer de mama, e assim contribuir com a sociedade científica com um aumento de bases de pesquisas em relação ao tema.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador / Maria Thereza Campagnolo - Integrante.

  • 2016 - 2017

    POTENCIAL ANTINEOPLÁSICO DE COMPONENTES DO CHÁ DE AYAHUASCA, Descrição: O chá da Ayahuasca é utilizado milenarmente pelos índios da Amazônia em rituais espirituais com fins medicinais de purificação e cura. As primeiras pesquisas sobre o chá foram feitas no século XIX e no século seguinte seu uso se expandiu para outras populações. Desde então sua utilização tem aumentado, seu principal uso é o religioso, por grupos como Santo Daime. No Brasil e em outros países esse uso religioso é amparado por lei. Para o preparo do chá usa-se o cipó Banisteriopsis caapi e folhas do arbusto Psycotria viridis. A Banisteriopsis caapi é alcaloide do grupo β-carbolinas. Já a Psycotria viridis é composta por uma triptamina, a N,Ndimetiltriptamina, que desencadeia alucinações. Seu mecanismo é relativamente pouco conhecido e muito estudado. Atualmente, as principais pesquisas envolvem a compreensão de seu mecanismo fisiológico, desenvolvimento de novos fármacos, aplicação como tratamento alternativo em algumas doenças como neoplasias e doenças que afetam o Sistema Nervoso. Dentre os sintomas, os principais são as alucinações, taquicardia, náuseas, vômitos, diarreia, hipertensão e midríase. O chá afeta, principalmente, o Sistema Nervoso Autônomo, o que faz com que seu uso deva ser cauteloso e que mais estudos devam ser realizados para que se conheça ainda mais seu potencial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador / Bianca Menezes Torres - Integrante.

  • 2016 - 2017

    BIOTECNOLOGIA NA PRODUÇÃO DE PÉROLAS EM CATIVEIRO NO MUNDO: BRASIL UM PAÍS COM GRANDE POTENCIAL, Descrição: As pérolas sempre atraíram os olhares de todo o mundo, pela sua beleza e valor econômico, desde os primórdios dos tempos onde eram apenas usadas pelos reis, eram mais valiosas que o próprio diamante, muito raras, pois sua aquisição era apenas in natura. Meados do século XIX, vários países descobriram como induzir ostras a produzir pérolas não sabendo distinguir a de origem natural da criada em fazendas de cultivo devido a sua perfeição sendo realizada de forma empírica a princípio. Atualmente com a economia abalada em todo o mundo e o Brasil não estando fora dessa crise econômica, deveria investir em produções de pérolas em cativeiro se utilizando da rica fauna de ostras que existe no país e não apenas utilizando-se da produção destas ostras perlíferas somente com o propósito de consumo alimentar. Com a produção de pérolas seria dada uma prospecção a algo com valor econômico alto e com rentabilidade financeira garantida, devido as joalherias continuarem a produzir mundialmente milhares de colares de pérolas, joias estas que são o tipo produtivo mais significativo deste ramo. Neste contexto, devido a ne-cessidade de inovações na área de bens de consumo, exigindo colorações e até formatos distintos, entram os avanços biotecnológicos junto com a engenharia genética contribuindo para inovações na produção de pérolas com maior eficiência e qualidade visando maior rentabilidade para o país. Para tanto, o objetivo deste estudo é um levantamento bibliográfico à nível mundial para verificar como está a produção de pérolas em cativeiro, bem como as tecnologias que estão sendo utilizadas para este propósito.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador / MURILLO DA SILVA SANTOS - Integrante.

  • 2016 - 2017

    TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL, Descrição: A maior parte da energia produzida no mundo é proveniente de fontes não renováveis, causando impacto ambiental negativo e malefícios para a saúde humana. Dentre várias formas sustentáveis de produção de biodiesel, a utilização do óleo vegetal usado para esta finalidade, é de grande importância para a minimização do impacto ambiental e cria alternativas de reutilização deste composto residual, tendo em vista a diminuição do seu descarte inadequado, reduzindo assim os riscos de poluição ambiental gerados. Este trabalho tem como objetivo a produção de biodiesel utilizando uma tecnologia sustentável como óleo residual de frituras, pois além de ser produzido a partir de fontes limpas e renováveis é menos poluente e, neste contexto, visa o bem do meio ambiente e consequentemente da saúde humana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador / FARIHAN IHSAN EL MALT - Integrante.

  • 2016 - Atual

    FITORREMEDIAÇÃO DE EFLUENTES CONTAMINADOS COM METAIS PESADOS POR ESPÉCIES MACRÓFITAS AQUÁTICAS FLUTUANTES, Descrição: O objetivo deste trabalho primariamente é de revisão sistemática é proporcionar uma avaliação sobre as propriedades fitorremediadoras das macrófitas aquáticas frente aos metais pesados, tais como: Cd, Hg, Zn, Ni e Pb de acordo com a capacidade bioacumulativa de cada espécie a partir de dados relevantes. Posteriormente será realizado testes de fitorremediação na prática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador / GABRIEL RODRIGUES SILVA - Integrante.

  • 2016 - Atual

    MECANISMOS NATURAIS DE RESISTENCIA BACTERIANA FRENTE AO ÍON METÁLICO MERCÚRIO, Descrição: Desenvolvimento de um estudo baseado nos mecanismos naturais de resistência bacteriana quando estes organismos são expostos a ambientes contaminados com o metal pesado mercúrio, visando sua adaptação e sobrevivência no meio que contém o metal, para uma possível aplicabilidade destes organismos na área da biorremediação. Bem como fazer uma breve relação destes mecanismos de resistência ao metal com a resistência que estes organismos desenvolvem frente aos antibióticos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador / THATIANE DUARTE ROSA DA SILVA - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Recuperação de áreas contaminadas e extração de minerais de rejeitos, Descrição: ISOLAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE MICRORGANISMOS ISOLADOS DE AMBIENTES CONTAMINADOS POR METAIS PESADOS COM POTENCIAL PARA BIORREMEDIAÇÃO. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2005 - 2010

    Construção de leveduras modificadas geneticamente para biorremediação de águas contaminadas com metais pesados., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador., Financiador(es): Companhia Vale do Rio Doce - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2013 - Atual

    CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO DE REATOR COM SISTEMA ROTACIONAL PARA ISOLAR MICRORGANISMO FORMADOR DE BIOFILME COM POTENCIAL PARA BIORREMEDIAÇÃO DE ÁGUAS CONTAMINADAS POR METAIS PESADOS, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador / Camila Fernandes - Integrante.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO GENE SRD5A2 VISANDO O SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAi COMO UMA ALTERNATIVA TERAPÊUTICA À NEOPLASIA PROSTÁTICA, Descrição: Trabalhos utilizando sistemas procarióticos direcionados a biotecnologia e biologia molecular através do isolamento, amplificação e clonagem do gene SRD5A2. Objetivando o desenvolvimento de futuros estudos e pesquisas baseadas na expressão deste gene nesses sistemas, demonstrando o possível bloqueio de sua expressão com a utilização da metodologia do RNAi como uma alternativa na terapia gênica ao tratamento da neoplasia prostática.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador., Financiador(es): Centro Universitário Lusíada - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO ONCOGENE HER2 DE NEOPLASIA DE MAMA VISANDO EXPRESSÃO E SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAi COMO NOVA ALTERNATIVA TERAPÊUTICA, Descrição: Por meio da Biotecnologia e Biologia Molecular, será realizado o isolamento de uma sequência do RNAm do gene her2 e a sua clonagem em sistemas procarióticos. A fim de oferecer perspectivas futuras de trabalhos de pesquisas voltados para sistemas de expressão protéica do oncogene her2 em procariotos; e, ao silenciamento gênico promovido pela tecnologia do RNAi, como estudo alternativo para a elucidação dos vários mecanismos envolvidos nesta abordagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO ONCOGENE PRAME DE LEUCEMIA MIELÓIDE CRÔNICA VISANDO O SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAI COMO ALTERNATIVA TERAPÊUTICA, Descrição: Através da Biotecnologia, será realizado o isolamento do RNAm e a clonagem em organismos procariotos de uma região da seqüência de DNA do oncogene PRAME de Leucemia Mielóide Crônica (LMC); oferecendo bases para futuros trabalhos voltados para expressão proteica deste oncogene e para o silenciamento gênico promovido pela tecnologia do RNAi; a fim de auxiliar na elucidação da função desta molécula e abrir caminho para uma nova alternativa terapêutica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO DE REATOR COM SISTEMA ROTACIONAL PARA ISOLAR MICRORGANISMO FORMADOR DE BIOFILME COM POTENCIAL PARA BIORREMEDIAÇÃO DE ÁGUAS CONTAMINADAS POR METAIS PESADOS, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador / Camila Fernandes - Integrante.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO GENE SRD5A2 VISANDO O SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAi COMO UMA ALTERNATIVA TERAPÊUTICA À NEOPLASIA PROSTÁTICA, Descrição: Trabalhos utilizando sistemas procarióticos direcionados a biotecnologia e biologia molecular através do isolamento, amplificação e clonagem do gene SRD5A2. Objetivando o desenvolvimento de futuros estudos e pesquisas baseadas na expressão deste gene nesses sistemas, demonstrando o possível bloqueio de sua expressão com a utilização da metodologia do RNAi como uma alternativa na terapia gênica ao tratamento da neoplasia prostática.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador., Financiador(es): Centro Universitário Lusíada - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO ONCOGENE HER2 DE NEOPLASIA DE MAMA VISANDO EXPRESSÃO E SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAi COMO NOVA ALTERNATIVA TERAPÊUTICA, Descrição: Por meio da Biotecnologia e Biologia Molecular, será realizado o isolamento de uma sequência do RNAm do gene her2 e a sua clonagem em sistemas procarióticos. A fim de oferecer perspectivas futuras de trabalhos de pesquisas voltados para sistemas de expressão protéica do oncogene her2 em procariotos; e, ao silenciamento gênico promovido pela tecnologia do RNAi, como estudo alternativo para a elucidação dos vários mecanismos envolvidos nesta abordagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO ONCOGENE PRAME DE LEUCEMIA MIELÓIDE CRÔNICA VISANDO O SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAI COMO ALTERNATIVA TERAPÊUTICA, Descrição: Através da Biotecnologia, será realizado o isolamento do RNAm e a clonagem em organismos procariotos de uma região da seqüência de DNA do oncogene PRAME de Leucemia Mielóide Crônica (LMC); oferecendo bases para futuros trabalhos voltados para expressão proteica deste oncogene e para o silenciamento gênico promovido pela tecnologia do RNAi; a fim de auxiliar na elucidação da função desta molécula e abrir caminho para uma nova alternativa terapêutica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO DE REATOR COM SISTEMA ROTACIONAL PARA ISOLAR MICRORGANISMO FORMADOR DE BIOFILME COM POTENCIAL PARA BIORREMEDIAÇÃO DE ÁGUAS CONTAMINADAS POR METAIS PESADOS, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador / Camila Fernandes - Integrante.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO GENE SRD5A2 VISANDO O SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAi COMO UMA ALTERNATIVA TERAPÊUTICA À NEOPLASIA PROSTÁTICA, Descrição: Trabalhos utilizando sistemas procarióticos direcionados a biotecnologia e biologia molecular através do isolamento, amplificação e clonagem do gene SRD5A2. Objetivando o desenvolvimento de futuros estudos e pesquisas baseadas na expressão deste gene nesses sistemas, demonstrando o possível bloqueio de sua expressão com a utilização da metodologia do RNAi como uma alternativa na terapia gênica ao tratamento da neoplasia prostática.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador., Financiador(es): Centro Universitário Lusíada - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO ONCOGENE HER2 DE NEOPLASIA DE MAMA VISANDO EXPRESSÃO E SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAi COMO NOVA ALTERNATIVA TERAPÊUTICA, Descrição: Por meio da Biotecnologia e Biologia Molecular, será realizado o isolamento de uma sequência do RNAm do gene her2 e a sua clonagem em sistemas procarióticos. A fim de oferecer perspectivas futuras de trabalhos de pesquisas voltados para sistemas de expressão protéica do oncogene her2 em procariotos; e, ao silenciamento gênico promovido pela tecnologia do RNAi, como estudo alternativo para a elucidação dos vários mecanismos envolvidos nesta abordagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO ONCOGENE PRAME DE LEUCEMIA MIELÓIDE CRÔNICA VISANDO O SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAI COMO ALTERNATIVA TERAPÊUTICA, Descrição: Através da Biotecnologia, será realizado o isolamento do RNAm e a clonagem em organismos procariotos de uma região da seqüência de DNA do oncogene PRAME de Leucemia Mielóide Crônica (LMC); oferecendo bases para futuros trabalhos voltados para expressão proteica deste oncogene e para o silenciamento gênico promovido pela tecnologia do RNAi; a fim de auxiliar na elucidação da função desta molécula e abrir caminho para uma nova alternativa terapêutica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO DE REATOR COM SISTEMA ROTACIONAL PARA ISOLAR MICRORGANISMO FORMADOR DE BIOFILME COM POTENCIAL PARA BIORREMEDIAÇÃO DE ÁGUAS CONTAMINADAS POR METAIS PESADOS, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador / Camila Fernandes - Integrante.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO GENE SRD5A2 VISANDO O SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAi COMO UMA ALTERNATIVA TERAPÊUTICA À NEOPLASIA PROSTÁTICA, Descrição: Trabalhos utilizando sistemas procarióticos direcionados a biotecnologia e biologia molecular através do isolamento, amplificação e clonagem do gene SRD5A2. Objetivando o desenvolvimento de futuros estudos e pesquisas baseadas na expressão deste gene nesses sistemas, demonstrando o possível bloqueio de sua expressão com a utilização da metodologia do RNAi como uma alternativa na terapia gênica ao tratamento da neoplasia prostática.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador., Financiador(es): Centro Universitário Lusíada - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO ONCOGENE HER2 DE NEOPLASIA DE MAMA VISANDO EXPRESSÃO E SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAi COMO NOVA ALTERNATIVA TERAPÊUTICA, Descrição: Por meio da Biotecnologia e Biologia Molecular, será realizado o isolamento de uma sequência do RNAm do gene her2 e a sua clonagem em sistemas procarióticos. A fim de oferecer perspectivas futuras de trabalhos de pesquisas voltados para sistemas de expressão protéica do oncogene her2 em procariotos; e, ao silenciamento gênico promovido pela tecnologia do RNAi, como estudo alternativo para a elucidação dos vários mecanismos envolvidos nesta abordagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO ONCOGENE PRAME DE LEUCEMIA MIELÓIDE CRÔNICA VISANDO O SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAI COMO ALTERNATIVA TERAPÊUTICA, Descrição: Através da Biotecnologia, será realizado o isolamento do RNAm e a clonagem em organismos procariotos de uma região da seqüência de DNA do oncogene PRAME de Leucemia Mielóide Crônica (LMC); oferecendo bases para futuros trabalhos voltados para expressão proteica deste oncogene e para o silenciamento gênico promovido pela tecnologia do RNAi; a fim de auxiliar na elucidação da função desta molécula e abrir caminho para uma nova alternativa terapêutica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO DE REATOR COM SISTEMA ROTACIONAL PARA ISOLAR MICRORGANISMO FORMADOR DE BIOFILME COM POTENCIAL PARA BIORREMEDIAÇÃO DE ÁGUAS CONTAMINADAS POR METAIS PESADOS, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador / Camila Fernandes - Integrante.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO ONCOGENE PRAME DE LEUCEMIA MIELÓIDE CRÔNICA VISANDO O SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAI COMO ALTERNATIVA TERAPÊUTICA, Descrição: Através da Biotecnologia, será realizado o isolamento do RNAm e a clonagem em organismos procariotos de uma região da seqüência de DNA do oncogene PRAME de Leucemia Mielóide Crônica (LMC); oferecendo bases para futuros trabalhos voltados para expressão proteica deste oncogene e para o silenciamento gênico promovido pela tecnologia do RNAi; a fim de auxiliar na elucidação da função desta molécula e abrir caminho para uma nova alternativa terapêutica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO GENE SRD5A2 VISANDO O SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAi COMO UMA ALTERNATIVA TERAPÊUTICA À NEOPLASIA PROSTÁTICA, Descrição: Trabalhos utilizando sistemas procarióticos direcionados a biotecnologia e biologia molecular através do isolamento, amplificação e clonagem do gene SRD5A2. Objetivando o desenvolvimento de futuros estudos e pesquisas baseadas na expressão deste gene nesses sistemas, demonstrando o possível bloqueio de sua expressão com a utilização da metodologia do RNAi como uma alternativa na terapia gênica ao tratamento da neoplasia prostática.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador., Financiador(es): Centro Universitário Lusíada - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO ONCOGENE HER2 DE NEOPLASIA DE MAMA VISANDO EXPRESSÃO E SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAi COMO NOVA ALTERNATIVA TERAPÊUTICA, Descrição: Por meio da Biotecnologia e Biologia Molecular, será realizado o isolamento de uma sequência do RNAm do gene her2 e a sua clonagem em sistemas procarióticos. A fim de oferecer perspectivas futuras de trabalhos de pesquisas voltados para sistemas de expressão protéica do oncogene her2 em procariotos; e, ao silenciamento gênico promovido pela tecnologia do RNAi, como estudo alternativo para a elucidação dos vários mecanismos envolvidos nesta abordagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO DE REATOR COM SISTEMA ROTACIONAL PARA ISOLAR MICRORGANISMO FORMADOR DE BIOFILME COM POTENCIAL PARA BIORREMEDIAÇÃO DE ÁGUAS CONTAMINADAS POR METAIS PESADOS, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador / Camila Fernandes - Integrante.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO ONCOGENE PRAME DE LEUCEMIA MIELÓIDE CRÔNICA VISANDO O SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAI COMO ALTERNATIVA TERAPÊUTICA, Descrição: Através da Biotecnologia, será realizado o isolamento do RNAm e a clonagem em organismos procariotos de uma região da seqüência de DNA do oncogene PRAME de Leucemia Mielóide Crônica (LMC); oferecendo bases para futuros trabalhos voltados para expressão proteica deste oncogene e para o silenciamento gênico promovido pela tecnologia do RNAi; a fim de auxiliar na elucidação da função desta molécula e abrir caminho para uma nova alternativa terapêutica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO GENE SRD5A2 VISANDO O SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAi COMO UMA ALTERNATIVA TERAPÊUTICA À NEOPLASIA PROSTÁTICA, Descrição: Trabalhos utilizando sistemas procarióticos direcionados a biotecnologia e biologia molecular através do isolamento, amplificação e clonagem do gene SRD5A2. Objetivando o desenvolvimento de futuros estudos e pesquisas baseadas na expressão deste gene nesses sistemas, demonstrando o possível bloqueio de sua expressão com a utilização da metodologia do RNAi como uma alternativa na terapia gênica ao tratamento da neoplasia prostática.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador., Financiador(es): Centro Universitário Lusíada - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO ONCOGENE HER2 DE NEOPLASIA DE MAMA VISANDO EXPRESSÃO E SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAi COMO NOVA ALTERNATIVA TERAPÊUTICA, Descrição: Por meio da Biotecnologia e Biologia Molecular, será realizado o isolamento de uma sequência do RNAm do gene her2 e a sua clonagem em sistemas procarióticos. A fim de oferecer perspectivas futuras de trabalhos de pesquisas voltados para sistemas de expressão protéica do oncogene her2 em procariotos; e, ao silenciamento gênico promovido pela tecnologia do RNAi, como estudo alternativo para a elucidação dos vários mecanismos envolvidos nesta abordagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO DE REATOR COM SISTEMA ROTACIONAL PARA ISOLAR MICRORGANISMO FORMADOR DE BIOFILME COM POTENCIAL PARA BIORREMEDIAÇÃO DE ÁGUAS CONTAMINADAS POR METAIS PESADOS, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador / Camila Fernandes - Integrante.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO GENE SRD5A2 VISANDO O SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAi COMO UMA ALTERNATIVA TERAPÊUTICA À NEOPLASIA PROSTÁTICA, Descrição: Trabalhos utilizando sistemas procarióticos direcionados a biotecnologia e biologia molecular através do isolamento, amplificação e clonagem do gene SRD5A2. Objetivando o desenvolvimento de futuros estudos e pesquisas baseadas na expressão deste gene nesses sistemas, demonstrando o possível bloqueio de sua expressão com a utilização da metodologia do RNAi como uma alternativa na terapia gênica ao tratamento da neoplasia prostática.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador., Financiador(es): Centro Universitário Lusíada - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO ONCOGENE PRAME DE LEUCEMIA MIELÓIDE CRÔNICA VISANDO O SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAI COMO ALTERNATIVA TERAPÊUTICA, Descrição: Através da Biotecnologia, será realizado o isolamento do RNAm e a clonagem em organismos procariotos de uma região da seqüência de DNA do oncogene PRAME de Leucemia Mielóide Crônica (LMC); oferecendo bases para futuros trabalhos voltados para expressão proteica deste oncogene e para o silenciamento gênico promovido pela tecnologia do RNAi; a fim de auxiliar na elucidação da função desta molécula e abrir caminho para uma nova alternativa terapêutica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO ONCOGENE HER2 DE NEOPLASIA DE MAMA VISANDO EXPRESSÃO E SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAi COMO NOVA ALTERNATIVA TERAPÊUTICA, Descrição: Por meio da Biotecnologia e Biologia Molecular, será realizado o isolamento de uma sequência do RNAm do gene her2 e a sua clonagem em sistemas procarióticos. A fim de oferecer perspectivas futuras de trabalhos de pesquisas voltados para sistemas de expressão protéica do oncogene her2 em procariotos; e, ao silenciamento gênico promovido pela tecnologia do RNAi, como estudo alternativo para a elucidação dos vários mecanismos envolvidos nesta abordagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO DE REATOR COM SISTEMA ROTACIONAL PARA ISOLAR MICRORGANISMO FORMADOR DE BIOFILME COM POTENCIAL PARA BIORREMEDIAÇÃO DE ÁGUAS CONTAMINADAS POR METAIS PESADOS, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador / Camila Fernandes - Integrante.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO ONCOGENE HER2 DE NEOPLASIA DE MAMA VISANDO EXPRESSÃO E SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAi COMO NOVA ALTERNATIVA TERAPÊUTICA, Descrição: Por meio da Biotecnologia e Biologia Molecular, será realizado o isolamento de uma sequência do RNAm do gene her2 e a sua clonagem em sistemas procarióticos. A fim de oferecer perspectivas futuras de trabalhos de pesquisas voltados para sistemas de expressão protéica do oncogene her2 em procariotos; e, ao silenciamento gênico promovido pela tecnologia do RNAi, como estudo alternativo para a elucidação dos vários mecanismos envolvidos nesta abordagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO ONCOGENE PRAME DE LEUCEMIA MIELÓIDE CRÔNICA VISANDO O SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAI COMO ALTERNATIVA TERAPÊUTICA, Descrição: Através da Biotecnologia, será realizado o isolamento do RNAm e a clonagem em organismos procariotos de uma região da seqüência de DNA do oncogene PRAME de Leucemia Mielóide Crônica (LMC); oferecendo bases para futuros trabalhos voltados para expressão proteica deste oncogene e para o silenciamento gênico promovido pela tecnologia do RNAi; a fim de auxiliar na elucidação da função desta molécula e abrir caminho para uma nova alternativa terapêutica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO GENE SRD5A2 VISANDO O SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAi COMO UMA ALTERNATIVA TERAPÊUTICA À NEOPLASIA PROSTÁTICA, Descrição: Trabalhos utilizando sistemas procarióticos direcionados a biotecnologia e biologia molecular através do isolamento, amplificação e clonagem do gene SRD5A2. Objetivando o desenvolvimento de futuros estudos e pesquisas baseadas na expressão deste gene nesses sistemas, demonstrando o possível bloqueio de sua expressão com a utilização da metodologia do RNAi como uma alternativa na terapia gênica ao tratamento da neoplasia prostática.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador., Financiador(es): Centro Universitário Lusíada - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO DE REATOR COM SISTEMA ROTACIONAL PARA ISOLAR MICRORGANISMO FORMADOR DE BIOFILME COM POTENCIAL PARA BIORREMEDIAÇÃO DE ÁGUAS CONTAMINADAS POR METAIS PESADOS, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador / Camila Fernandes - Integrante.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO GENE SRD5A2 VISANDO O SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAi COMO UMA ALTERNATIVA TERAPÊUTICA À NEOPLASIA PROSTÁTICA, Descrição: Trabalhos utilizando sistemas procarióticos direcionados a biotecnologia e biologia molecular através do isolamento, amplificação e clonagem do gene SRD5A2. Objetivando o desenvolvimento de futuros estudos e pesquisas baseadas na expressão deste gene nesses sistemas, demonstrando o possível bloqueio de sua expressão com a utilização da metodologia do RNAi como uma alternativa na terapia gênica ao tratamento da neoplasia prostática.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador., Financiador(es): Centro Universitário Lusíada - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO ONCOGENE HER2 DE NEOPLASIA DE MAMA VISANDO EXPRESSÃO E SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAi COMO NOVA ALTERNATIVA TERAPÊUTICA, Descrição: Por meio da Biotecnologia e Biologia Molecular, será realizado o isolamento de uma sequência do RNAm do gene her2 e a sua clonagem em sistemas procarióticos. A fim de oferecer perspectivas futuras de trabalhos de pesquisas voltados para sistemas de expressão protéica do oncogene her2 em procariotos; e, ao silenciamento gênico promovido pela tecnologia do RNAi, como estudo alternativo para a elucidação dos vários mecanismos envolvidos nesta abordagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO ONCOGENE PRAME DE LEUCEMIA MIELÓIDE CRÔNICA VISANDO O SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAI COMO ALTERNATIVA TERAPÊUTICA, Descrição: Através da Biotecnologia, será realizado o isolamento do RNAm e a clonagem em organismos procariotos de uma região da seqüência de DNA do oncogene PRAME de Leucemia Mielóide Crônica (LMC); oferecendo bases para futuros trabalhos voltados para expressão proteica deste oncogene e para o silenciamento gênico promovido pela tecnologia do RNAi; a fim de auxiliar na elucidação da função desta molécula e abrir caminho para uma nova alternativa terapêutica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador.

  • 2013 - 2015

    CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO DE REATOR COM SISTEMA ROTACIONAL PARA ISOLAR MICRORGANISMO FORMADOR DE BIOFILME COM POTENCIAL PARA BIORREMEDIAÇÃO DE ÁGUAS CONTAMINADAS POR METAIS PESADOS, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador / Camila Fernandes - Integrante.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO ONCOGENE HER2 DE NEOPLASIA DE MAMA VISANDO EXPRESSÃO E SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAi COMO NOVA ALTERNATIVA TERAPÊUTICA, Descrição: Por meio da Biotecnologia e Biologia Molecular, será realizado o isolamento de uma sequência do RNAm do gene her2 e a sua clonagem em sistemas procarióticos. A fim de oferecer perspectivas futuras de trabalhos de pesquisas voltados para sistemas de expressão protéica do oncogene her2 em procariotos; e, ao silenciamento gênico promovido pela tecnologia do RNAi, como estudo alternativo para a elucidação dos vários mecanismos envolvidos nesta abordagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO GENE SRD5A2 VISANDO O SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAi COMO UMA ALTERNATIVA TERAPÊUTICA À NEOPLASIA PROSTÁTICA, Descrição: Trabalhos utilizando sistemas procarióticos direcionados a biotecnologia e biologia molecular através do isolamento, amplificação e clonagem do gene SRD5A2. Objetivando o desenvolvimento de futuros estudos e pesquisas baseadas na expressão deste gene nesses sistemas, demonstrando o possível bloqueio de sua expressão com a utilização da metodologia do RNAi como uma alternativa na terapia gênica ao tratamento da neoplasia prostática.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador.Financiador(es): Centro Universitário Lusíada - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO ONCOGENE PRAME DE LEUCEMIA MIELÓIDE CRÔNICA VISANDO O SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAI COMO ALTERNATIVA TERAPÊUTICA, Descrição: Através da Biotecnologia, será realizado o isolamento do RNAm e a clonagem em organismos procariotos de uma região da seqüência de DNA do oncogene PRAME de Leucemia Mielóide Crônica (LMC); oferecendo bases para futuros trabalhos voltados para expressão proteica deste oncogene e para o silenciamento gênico promovido pela tecnologia do RNAi; a fim de auxiliar na elucidação da função desta molécula e abrir caminho para uma nova alternativa terapêutica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2013 - 2015

    CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO DE REATOR COM SISTEMA ROTACIONAL PARA ISOLAR MICRORGANISMO FORMADOR DE BIOFILME COM POTENCIAL PARA BIORREMEDIAÇÃO DE ÁGUAS CONTAMINADAS POR METAIS PESADOS, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador / Camila Fernandes - Integrante.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO GENE SRD5A2 VISANDO O SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAi COMO UMA ALTERNATIVA TERAPÊUTICA À NEOPLASIA PROSTÁTICA, Descrição: Trabalhos utilizando sistemas procarióticos direcionados a biotecnologia e biologia molecular através do isolamento, amplificação e clonagem do gene SRD5A2. Objetivando o desenvolvimento de futuros estudos e pesquisas baseadas na expressão deste gene nesses sistemas, demonstrando o possível bloqueio de sua expressão com a utilização da metodologia do RNAi como uma alternativa na terapia gênica ao tratamento da neoplasia prostática.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador., Financiador(es): Centro Universitário Lusíada - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO ONCOGENE HER2 DE NEOPLASIA DE MAMA VISANDO EXPRESSÃO E SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAi COMO NOVA ALTERNATIVA TERAPÊUTICA, Descrição: Por meio da Biotecnologia e Biologia Molecular, será realizado o isolamento de uma sequência do RNAm do gene her2 e a sua clonagem em sistemas procarióticos. A fim de oferecer perspectivas futuras de trabalhos de pesquisas voltados para sistemas de expressão protéica do oncogene her2 em procariotos; e, ao silenciamento gênico promovido pela tecnologia do RNAi, como estudo alternativo para a elucidação dos vários mecanismos envolvidos nesta abordagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO ONCOGENE PRAME DE LEUCEMIA MIELÓIDE CRÔNICA VISANDO O SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAI COMO ALTERNATIVA TERAPÊUTICA, Descrição: Através da Biotecnologia, será realizado o isolamento do RNAm e a clonagem em organismos procariotos de uma região da seqüência de DNA do oncogene PRAME de Leucemia Mielóide Crônica (LMC); oferecendo bases para futuros trabalhos voltados para expressão proteica deste oncogene e para o silenciamento gênico promovido pela tecnologia do RNAi; a fim de auxiliar na elucidação da função desta molécula e abrir caminho para uma nova alternativa terapêutica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador.

  • 2013 - 2015

    CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO DE REATOR COM SISTEMA ROTACIONAL PARA ISOLAR MICRORGANISMO FORMADOR DE BIOFILME COM POTENCIAL PARA BIORREMEDIAÇÃO DE ÁGUAS CONTAMINADAS POR METAIS PESADOS, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador / Camila Fernandes - Integrante.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO ONCOGENE HER2 DE NEOPLASIA DE MAMA VISANDO EXPRESSÃO E SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAi COMO NOVA ALTERNATIVA TERAPÊUTICA, Descrição: Por meio da Biotecnologia e Biologia Molecular, será realizado o isolamento de uma sequência do RNAm do gene her2 e a sua clonagem em sistemas procarióticos. A fim de oferecer perspectivas futuras de trabalhos de pesquisas voltados para sistemas de expressão protéica do oncogene her2 em procariotos; e, ao silenciamento gênico promovido pela tecnologia do RNAi, como estudo alternativo para a elucidação dos vários mecanismos envolvidos nesta abordagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO ONCOGENE PRAME DE LEUCEMIA MIELÓIDE CRÔNICA VISANDO O SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAI COMO ALTERNATIVA TERAPÊUTICA, Descrição: Através da Biotecnologia, será realizado o isolamento do RNAm e a clonagem em organismos procariotos de uma região da seqüência de DNA do oncogene PRAME de Leucemia Mielóide Crônica (LMC); oferecendo bases para futuros trabalhos voltados para expressão proteica deste oncogene e para o silenciamento gênico promovido pela tecnologia do RNAi; a fim de auxiliar na elucidação da função desta molécula e abrir caminho para uma nova alternativa terapêutica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    ISOLAMENTO E CLONAGEM DO GENE SRD5A2 VISANDO O SILENCIAMENTO GÊNICO POR RNAi COMO UMA ALTERNATIVA TERAPÊUTICA À NEOPLASIA PROSTÁTICA, Descrição: Trabalhos utilizando sistemas procarióticos direcionados a biotecnologia e biologia molecular através do isolamento, amplificação e clonagem do gene SRD5A2. Objetivando o desenvolvimento de futuros estudos e pesquisas baseadas na expressão deste gene nesses sistemas, demonstrando o possível bloqueio de sua expressão com a utilização da metodologia do RNAi como uma alternativa na terapia gênica ao tratamento da neoplasia prostática.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cleide Barbieri de Souza - Coordenador., Financiador(es): Centro Universitário Lusíada - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Doutor, Universidade de São Paulo - USP.

2006

Melhor Pôster, X ENCONTRO NACIONAL DE MICROBIOLOGIA AMBIENTAL.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Centro Universitário Lusíada, Fundação Lusíada. , Rua Oswaldo Cruz, 179, Boqueirão, 11045101 - Santos, SP - Brasil, Telefone: (013) 32024600, Ramal: 4624, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2012

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Pós-Doutorado do departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP

  • 2013 - Atual

    Centro Universitário Lusiada

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor e Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2013

    Centro Universitário Lusiada

    Vínculo: Professor universitário, Enquadramento Funcional: Professor e pesquisador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor dos cursos de Medicina e Biomedicina Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Biotecnologia, com a linha de pesquisa "Biotecnologia aplicada a Saúde e ao Meio Ambiente".

  • 2007 - 2010

    Centro Universitário Lusiada

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Biomédica, Carga horária: 20

    Atividades

    • 01/2019

      Pesquisa e desenvolvimento , Fundação Lusíada, Centro Universitário Lusíada - UNILUS.,Linhas de pesquisa

    • 01/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Fundação Lusíada, Centro Universitário Lusíada - UNILUS.,Linhas de pesquisa

  • 2005 - 2010

    Departamento de Biotecnologia - USP

    Vínculo: Participação em projeto, Enquadramento Funcional: Aluno de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Aluna de doutorado pelo Departamento de Microbiologia da Universidade de São Paulo sob orientação da Profa. Dra. Elisabete josé Vicente

    Atividades

    • 06/2003

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de pesquisa em Biotecnologia, .,Linhas de pesquisa

  • 2003 - 2010

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    MELHORAMENTO GENÉTICO DE MICRORGANISMOS VISANDO A BIORREMEDIAÇÃO DE EFLUENTES DE METAIS PESADOS .Orientadora: Elisabete José Vicente.Coordenação do projeto: Ana Clara Guerrini Schenberg NAP-Departamento de Microbiologia, Instituto de Ciências Biomédicas; Centro de Pesquisas em Biotecnologia da Universidade de São Paulo /Companhia Vale do Rio Doce . A Biorremediação apresenta-se como um processo vantajoso sob vários aspectos para ser empregada para combater o crescente aumento de poluição tóxica que agride o meio ambiente. Neste processo são empregados microrganismos capazes de assimilar e transformar (bioconverter) diferentes tipos de poluentes em substâncias não tóxicas ou menos tóxicas. Visando a obtenção de células microbianas com capacidade aumentada de acumular metais pesados tóxicos, o presente trabalho consistiu no melhoramento genético de E. coli através da expressão de uma proteína heteróloga queladora de metais pesados, a fitoquelatina sintética EC20 que é análoga a fitoquelatina natural.

  • 2002 - 2003

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 04/2001 - 05/2002

      Estágios , Fundação Lusíadas, .,Estágio realizado, Biologia Molecular( Bioinformática) - 800 horas.

    • 09/1999 - 07/2000

      Estágios , Fundação Lusíadas, .,Estágio realizado, Análises Clínicas - 720horas.