Thayna Miclos

Graduada em História pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), complementada por intercâmbio em 2015 na Universidade de Évora (Portugal) via programa de graduação - Minas Mundi.

Informações coletadas do Lattes em 22/06/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em História

2011 - 2016

Universidade Federal de Minas Gerais
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2015 - 2015

História. , Universidade de Évora, UE, Portugal.

2012 - 2012

MediAção em Museus e Centros de Ciências: Teoria e. (Carga horária: 25h). , Museu de Astronomia do Rio de Janeiro, MAST, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Formação de Coleções, Produção da Ciência e Educação: O Museu Nacional e as exposições, Descrição: Analisar os projetos expositivos fecundados no Museu Nacional, que perpassam a participação do Brasil nas Exposições Nacionais e Universais, a concepção de exposições internas à instituição e a troca/remessa de acervos e outros meios de divulgação, permite problematizar como essa instituição conciliou a produção do conhecimento científico a um viés pedagógico, dando ênfases distintas a tais ações em determinados momentos. Tenho como hipótese que as exposições revelam representações e interpretações sobre o Brasil esboçadas por intelectuais que imprimiam a essa instituição uma vocação científica e pedagógica. Pretende-se investigar diferentes tipos documentais reunidos no Museu Nacional do Rio de Janeiro incluindo a documentação institucional, livros de atas, correspondências, além dos periódicos publicados pela instituição como o Arquivos do Museu Nacional. Além disso, os periódicos em circulação no período da pesquisa revelam pistas sobre as exposições organizadas pela instituição e a participação do Brasil nas Exposições Universais. Buscando catálogos e imagens de exposições ocorridas nessa ambiência, pretende-se explorar a idéia de mímese expositiva e problematizar a circulação de modos de exibição no Museu Nacional... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Thayná Miclos - Integrante / Verona Campos Segantini - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História. , Universidade Federal de Minas Gerais, Pampulha, 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34095000

Experiência profissional

2013 - 2014

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2015

Centro de Arte Popular Cemig

Vínculo: MEI, Enquadramento Funcional: Educador - mediador, Carga horária: 20

2012 - 2013

Centro Pedagógico Ufmg

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista pela PROGRAD, Carga horária: 25

2011 - 2012

Espaço do Conhecimento UFMG

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista pela PROEX, Carga horária: 20