Klédison Alan Ramos

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Ciências Florestais pela UFES.Especialista em Educação Profissional e Tecnológica pela UAB/IFES. Engenheiro de Segurança do Trabalho, pela UCL.Perito Ambiental. Foi responsável técnico pela Genesis Consultoria Ambiental Ltda., atuou como Gestor do Parque Estadual do Forno Grande e Professor dos Cursos Técnicos de Mineração com Ênfase em Rochas Ornamentais e Meio Ambiente pelo Centro Educacional São Camilo, além de professor no Curso MBA em Gestão Ambiental e Pós Graduação em Engenharia ambiental do Centro Universitário São Camilo e professor Ministrando a Disciplina Elaboração de Projetos de Viabilidade Econômica Financeira, para o curso MBA em Controladoria e Finanças da FACCACI. Pela SEDU foi professor dos cursos técnicos em Agroindústria, Acúcar a Álcool, Recursos Humanos, Logística e Administração. Foi Responsável técnico da Genesis Consultoria Ltda., Consultor e Perito Ambiental. Atuação em Assessoria e Consultoria técnica na área de Meio Ambiente, Agropecuária, Mineração, Segurança do Trabalho em diversas empresas do ES e MG. Já atuou como Agente de Desenvolvimento Ambiental e Recursos Hídricos pela AGERH - Agência Estadual de Recursos Hídricos. Atualmente trabalha como Engenheiro Agrônomo da Coordenação Administrativa das Unidades de Conservação, na Prefeitura Municipal de Vitória.Na vertente artística, possui diversos trabalhos profissionais em teatro, web, cinema, publicidade e literatura. Ator (DRT n 51408/RJ) e Diretor de produção (DRT n 69/ES).

Informações coletadas do Lattes em 19/09/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências Florestais

2010 - 2012

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Disponibilidade Hídrica no Substrato e Hidrorretentores na Produção de mudas Clonais de Eucalipto, Ano de Obtenção: 2013
Aderbal Gomes da Silva.Coorientador: Edvaldo Fialho dos Reis. Palavras-chave: Qualidade de mudas; Hidrogel; Lâmina de Irrigação.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Produção Florestal.

Especialização em Especialização Engenharia de Segurança do Trabalho

2014 - 2016

Faculdade Centro Leste
Título: PROPOSTA PARA ADEQUAÇÃO DE BRITADOR À NORMA REGULAMENTADORA 12 ESTUDO DE CASO: AAMOL ? ASSOCIAÇÃO AMBIENTAL MONTE LÍBANO
Orientador: Sérgio da Silva Júlio

Especialização em Educação Profissional e Tecnológica

2010 - 2011

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Título: Educação Ambiental como Eixo Temático Interdisciplinar na Educação Profissioanl e Tecnológica: Uma Análise do Curso Técnico em Mineração
Orientador: Cynthia Torres Daher Fortunato

Graduação em Agronomia

1998 - 2002

Universidade Federal do Espírito Santo

Curso técnico/profissionalizante

1993 - 1995

ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO MONTEIRO

Ensino Médio (2º grau)

1993 - 1995

Escola de 1º e 2º grau Aristeu Aguiar

Formação complementar

2022 - 2022

Direito Administrativo. (Carga horária: 20h). , Escola de Serviço Público do Espírito Santo, ESESP, Brasil.

2022 - 2022

Elaboração de Termo de Referência. (Carga horária: 16h). , Escola de Serviço Público do Espírito Santo, ESESP, Brasil.

2022 - 2022

Ética e Serviço Público. (Carga horária: 20h). , Escola de Serviço Público do Espírito Santo, ESESP, Brasil.

2021 - 2021

FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE - IEMA. (Carga horária: 30h). , Escola de Serviço Público do Espírito Santo, ESESP, Brasil.

2021 - 2021

Administração de Conflitos. (Carga horária: 60h). , Escola de Serviço Público do Espírito Santo, ESESP, Brasil.

2021 - 2021

Redação Oficial. (Carga horária: 20h). , Escola de Serviço Público do Espírito Santo, ESESP, Brasil.

2021 - 2021

Sala de Situação. (Carga horária: 4h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2021 - 2021

Outorga do Direito de Uso dos Recursos Hídricos. (Carga horária: 20h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2021 - 2021

Curso de Direito Ambiental. (Carga horária: 20h). , Escola de Serviço Público do Espírito Santo, ESESP, Brasil.

2021 - 2021

Qualidade da Água em Reservatórios. (Carga horária: 60h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2021 - 2021

Inglês Nível I. (Carga horária: 60h). , Escola de Serviço Público do Espírito Santo, ESESP, Brasil.

2021 - 2021

Inglês - Nível II. (Carga horária: 40h). , Escola de Serviço Público do Espírito Santo, ESESP, Brasil.

2021 - 2021

Liderança e Gestão Estratégica. (Carga horária: 20h). , Escola de Serviço Público do Espírito Santo, ESESP, Brasil.

2021 - 2021

Criatividade e Inovação. (Carga horária: 40h). , Escola de Serviço Público do Espírito Santo, ESESP, Brasil.

2021 - 2021

Inteligência Emocional. (Carga horária: 25h). , Escola de Serviço Público do Espírito Santo, ESESP, Brasil.

2018 - 2018

Criação Dramatúrgica: Processos. (Carga horária: 6h). , Cia do Outro, CO, Brasil.

2017 - 2017

9º Laboratorio Abierto - Encuentro Pedagogico. (Carga horária: 80h). , Grupo Cultural Yuyachkani, GCY, Peru.

2017 - 2017

Oficina Caravana de Residência em Residência. (Carga horária: 8h). , Boyásha Trupe de Teatro, BTT, Brasil.

2016 - 2016

Elaboração de Projeto de Barragem de Terra. (Carga horária: 40h). , Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espirito Santo, IDAF, Brasil.

2016 - 2016

Oficina Sintonia, Conexões e (Re)Ações. (Carga horária: 16h). , Má Companhia, MC, Brasil.

2015 - 2015

Curso básico de Teatro. (Carga horária: 180h). , Curso Livre de Teatro Tonny Campbel, CLTTC, Brasil.

2013 - 2013

AutoCAD 2D. (Carga horária: 48h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - ES, SENAC/ES, Brasil.

2008 - 2009

Inglês Avançado. (Carga horária: 200h). , Up Time Consultants, UP TIME, Brasil.

2008 - 2008

Perícia Ambiental. (Carga horária: 80h). , Instituto Ecológico Aqualung, IEA, Brasil.

2006 - 2006

Como vender mais e melhor. (Carga horária: 15h). , Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Espírito Santo, SEBRAE/ES, Brasil.

2006 - 2006

Aprender a Empreender. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Espírito Santo, SEBRAE/ES, Brasil.

2006 - 2006

Gestão Ambiental. (Carga horária: 15h). , Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Espírito Santo, SEBRAE/ES, Brasil.

2005 - 2005

Treinamento em GPS de navegação. (Carga horária: 16h). , Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espirito Santo, IDAF, Brasil.

2004 - 2004

Produção de Sementes e Mudas de Espécies Florestai. (Carga horária: 24h). , Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, CREA, Brasil.

2004 - 2004

Certificação Fitossanitária de Origem. (Carga horária: 20h). , Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espirito Santo, IDAF, Brasil.

2004 - 2004

Primeiros Socorros. (Carga horária: 40h). , Corpo de Bombeiros Militar do Espirito Santo, CBMES, Brasil.

2002 - 2002

Qualidade da Água. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2002 - 2002

Gestão de Recursos Hídricos. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2002 - 2002

Atualização em Cafeicultura. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

1998 - 1998

Paisagismo (Bonsai). (Carga horária: 40h). , Centro Agropecuário da UFES, CAUFES, Brasil.

1998 - 1998

Paisagismo. (Carga horária: 40h). , Centro Agropecuário da UFES, CAUFES, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação da Natureza/Especialidade: Conservação de Áreas Silvestres.

Organização de eventos

Gomez, M. ; RAMOS, K. A. . Festival Internacional de Cinema de Pedra Azul. 2018. (Festival).

Participação em eventos

II Simpósio Transdisciplinar.Cansiderações sobre PRAD Plano de Recuperação de Áreas Degradadas.. 2011. (Simpósio).

XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Avaliação da fertilidade de um solo sob pastagem e reflorestamentos. 2011. (Congresso).

CONAE 2010.Etapa estadual CONED. 2010. (Outra).

I Congresso de Tecnologias de Gestão e Subjetividades. Análise de Ferramentas Efetivas para o desenvolvimento da Avaliação Formativa no Ensino Superior com Ênfase na Modalidade de Educação à Distância. 2010. (Congresso).

VI Seminário de Gestão Organizacional Contemporânea.Análise de Ferramentas Efetivas para o desenvolvimento da Avaliação Formativa no Ensino Superior com Ênfase na Modalidade de Educação à Distância. 2010. (Seminário).

CONIED - Conferência Intermunicipal de Educação.1ª Etapa da Conferência Nacional de Educação. 2009. (Outra).

I Forúm do Arranjo Produtivo da Rochas Ornamentais.Recuperação de Áreas Degradadas. 2007. (Outra).

EMPRETEC.EMPRETEC. 2006. (Seminário).

Terceiro Seminário Inter-Estadual sobre Reflorestamento Ambiental.Terceiro Seminário Inter-Estadual sobre Reflorestamento Ambiental. 2006. (Seminário).

XVII Workshop Nacional: Animais Silvestres - Normatização e controle.Animais Silvestres - Normatização e controle. 2005. (Outra).

Projeto de Extenção.Capacitação de agentes para atuação em produção de mudas essenciais florestais nativas. 2003. (Outra).

III SEAGJEM - Seminário agropecuário de Jerônimo Monteiro.AGRO-ECO-TURISMO E AGROINDÚSTRIA. 2002. (Seminário).

XXVI Semana Agronômica de Alegre. 1998. (Outra).

Orientou

Antonio Carlos Guidi

Desenvolvimento Ambiental das Indústrias de Beneficiamento de Rochas Ornamentais do Município de Cachoeiro de Itapemirim; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Ambiental) - Centro Universitário São Camilo ES; Orientador: Klédison Alan Ramos;

Diego Regazzi Zuim

Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Vegetais no Estado do Espírito Santo; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Ambiental) - Centro Universitário São Camilo ES; Orientador: Klédison Alan Ramos;

Efraim Martins André

Captação de Água Pluvial em Cachoeiro de Itaoemirim - ES: Um estudo de Caso das Empresas Angraex e Angramar; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Ambiental) - Centro Universitário São Camilo ES; Orientador: Klédison Alan Ramos;

Isabel Lopes Vezzoni

Marketing Aplicado à Gestão Ambiental para Fortalecimento da Marca: Um Estudo Sobre a EDP; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Ambiental) - Centro Universitário São Camilo ES; Orientador: Klédison Alan Ramos;

Maycon Soares Borges

Captação de Recursos Hídricos e Energia Solar Como Medida Sustenável nas Marmoarias e Postos de Gasolina em Cachoeiro de Itapemirim - ES; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Ambiental) - Centro Universitário São Camilo ES; Orientador: Klédison Alan Ramos;

Renato Prates Zaggo

Uso de Lâminas de Tear na Substituição de Cercas em Cachoeiro de Itapemirim - E: Proposta de Gerenciamento de Residuos; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Ambiental) - Centro Universitário São Camilo ES; Orientador: Klédison Alan Ramos;

Rodrigo Paes Barreto Marcondes

Estudo de Caso Sobre a Degradação na Faixa Lirorânea de Marataizes; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Ambiental) - Centro Universitário São Camilo ES; Orientador: Klédison Alan Ramos;

Tiago Altoé

Biomonitoramento do Rio Jucu - ES por Meio da Análise de Aberrações Cromossômicas e Mutagênicas no Sistema de Allium Cepa; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Ambiental) - Centro Universitário São Camilo ES; Orientador: Klédison Alan Ramos;

Produções bibliográficas

  • RAMOS, K. A. . Crônicas de um Artista Inseguro. 1. ed. Lisboa: Chiado Books, 2018. v. 1. 140p .

  • GUIMARAES, M. A. P. ; RAMOS, K. A. ; MENDONÇA, G. C. ; LANZIOTTI, F. M. ; CALDEIRA, M. V. W. . Avaliação da fertilidade de um solo com eucapipto e com espécies nativas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARAES, M. A. P. ; LANZIOTTI, F. M. ; MENDONÇA, G. C. ; RAMOS, K. A. ; ROCHA, G. C. ; GUIMARÃES, L. A. de O. P. . Fertilidade de um solo sob pastagem e reflorestamentos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, K. A. . Análise de Ferramentas Efetivas para o desenvolvimento da Avaliação Formativa no Ensino Superior com Ênfase na Modalidade de Educação à Distância. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MUNIZ, S. ; RAMOS, K. A. . Sob a Luz da Aurora. Lisboa, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • OLIVEIRA,J.P.B ; TEBALDI,A.L.C. ; FERRARI, J.L. ; OLIVEIRA, L.B. ; RAMOS, K. A. ; COUTINHO,L.M ; SANTOS, A.R. . UTILIZAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA PARA DELIMITAÇÃO DE CORREDORES DE BIODIVERSIDADE 2009 (Resumo expandido).

  • RAMOS, K. A. ; COUTINHO,L.M ; OLIVEIRA,J.P.B ; OLIVEIRA, L.B. ; TEBALDI,A.L.C. ; FERRARI, J.L. ; SANTOS, A.R. . DELIMITAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE A PARTIR DE TECNICAS DE GEOPROCESSAMENTO 2009 (Resumo Expandido).

Outras produções

RAMOS, K. A. . Ecorteirice. 2016. (Educação Ambiental).

RAMOS, K. A. . Introdução à Gestão de Projetos Ambientais. 2014. .

RAMOS, K. A. . Considerações sobre PRAD - Plano de Recuperação de áreas Degradadas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RAMOS, K. A. . Noções Básicas de Perícia Ambiental. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RAMOS, K. A. . Recuperação de áreas degradadas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RAMOS, K. A. . Águia Branca - Publicidade. 2023. Audiovisual.

RAMOS, K. A. . Capixabacap - publicidade FDS do Trabalhador. 2023. Audiovisual.

RAMOS, K. A. . Detran - Se beber não dirija. 2022. Audiovisual.

RAMOS, K. A. . LIPE. 2021. Audiovisual.

RAMOS, K. A. . Campanha SEBRAE. 2021. Audiovisual.

RAMOS, K. A. . Contraponto. 2021. Audiovisual.

RAMOS, K. A. . Campanha Prevenção Covid 19. 2020. Audiovisual.

RAMOS, K. A. . Gutierrez, o gambá que queria ser cheiroso. 2019. Teatral.

RAMOS, K. A. . O Novo. 2019. Audiovisual.

Casa Verde ; RAMOS, K. A. . Temas de Filme - Orquestra Sinfônica Sul Espírito Santo. 2018. Teatral.

CAMPBELL, T. ; RAMOS, K. A. . Aloka 7. 2018. Teatral.

Lira, C. ; RAMOS, K. A. . Não haverá amanhã. 2018. Teatral.

Gomez, M. ; RAMOS, K. A. . Janelas Quebradas. 2018. Audiovisual.

RAMOS, K. A. ; TOFANO, L. . A Cruz de Giz. 2018. Teatral.

Gomez, M. ; RAMOS, K. A. . Não me deixe aqui sozinha. 2017. Audiovisual.

Gomez, M. ; RAMOS, K. A. . Hotel. 2017. Audiovisual.

RAMOS, K. A. . Respeitável Público. 2017. Teatral.

RAMOS, K. A. . A Estratégia de Demétrius. 2015. Teatral.

CAMPBELL, T. ; RAMOS, K. A. . O Velório de Beth Lou. 2015. Teatral.

FERREIRA, E. ; RAMOS, K. A. . Fuga. 2015. Audiovisual.

RAMOS, K. A. . Publicidade Equipel. 2022. Vídeo.

RAMOS, K. A. ; Gomez, M. . Só Eu e Ela. 2022. Vídeo.

RAMOS, K. A. . Shopping Boulevard Dia dos Pais. 2022. Filme.

RODRIGUES, R. ; RAMOS, K. A. . Publicidade - Soc. Brasileira de Anestesiologia. 2018. Filme.

Global Village Produtora ; SCARPARO, D. ; RAMOS, K. A. . Prevenildo - Semana Nacional do Trânsito - Publicidade. 2017. Outra.

ARCANJO, F. ; RAMOS, K. A. . Culto do Calvário - Anderson Freire. 2016. Vídeo.

CAMPBELL, T. ; RAMOS, K. A. . Restaura - Nando Marques. 2016. Vídeo.

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - Atual

Prefeitura Municipal de Vitória

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrônomo, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuando na SEMAM - Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mais especificamente na CAUC - Coordenação Administrativa das Unidades de Conservação.

2021 - 2023

Agência Estadual de Recursos Hídricos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Ag. de Desenv. Ambiental e Recursos Hídricos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - 2019

Usina Paineiras SA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrônomo, Carga horária: 40

2006 - 2010

Gênesis Consultoria Ambiental Ltda.

Vínculo: Sócio Proprietário, Enquadramento Funcional: Responsável técnico

Outras informações:
Responsável técnico pelas atividades de Engenharia; Elaboração de projetos diversos; Responsável Técnico.

2017 - 2019

Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor em Designação Temporária, Carga horária: 9

Outras informações:
Professor do Curso Técnico em Agropecuária e em Açúcar e Álcool Professor do Curso Técnico em Agronegócio Professor do Curso Técnico em Administração Professor do Curso Técnico em Recursos Humanos

2016 - 2019

Faculdade de Ciências Contábeis e Adm. de Cachoeiro de Itapemirim

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Ministrando a Disciplina Elaboração de Projetos de Viabilidade Econômica Financeira, para o curso MBA em Controladoria e Financas

2009 - 2018

Centro Universitário São Camilo ES

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós Graduação

Outras informações:
Disciplinas: - Gestão Integrada de Resíduos; - Avaliação e Análise de Impactos Ambientais; - Certificação e Auditoria Ambiental - ISO 14.000; - Orientação de TCC.

2007 - 2009

Centro Educacional São Camilo Es

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Curso Técnico, Carga horária: 36

Outras informações:
Docente do Curso Técnico em Meio Ambiente, com as seguintes Disciplinas: - Ecologia Aplicada; - Recursos Hídricos; - Avaliação de Impactos Ambientais; - Recuperação de Áreas Degradadas; - Saneamento Ambiental; - Orientação de Estágio; - Tecnologia de Controle de Poluição; - Tecnologia dos processos industriais; - Gestão de Resíduos. Docente do Curso Técnico em Mineração, com as seguintes Disciplinas: - Processos de Serragem; - Processos de Tratamento; - Disposição de Estéreis; - Matéria prima e Insumos Industriais.

2012 - 2021

Genesis Consultoria Ltda.

Vínculo: Sócio Proprietário, Enquadramento Funcional: Diretor Técnico - Engenheiro Agrônomo, Carga horária: 20

Outras informações:
Responsável Técnico Sócio Proprietário

2004 - 2006

Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrônomo / GerenteUF, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável pela gerência do Parque Estadual do Forno Grande; Fiscalização Florestal; Inspeção de Agrotóxicos; Educação Ambiental.

2008 - 2008

Vax Engenharia LTDA

Vínculo: Engenheiro Agrônomo, Enquadramento Funcional: responsavel tecnico, Carga horária: 360

2006 - 2015

Centro Tecnológico do Mármore e Granito

Vínculo: Consultor a área de M. Ambient, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 300

Outras informações:
Consultor

2017 - Atual

Secreta Cia de Teatro

Vínculo: Diretor Artístico, Enquadramento Funcional: Ator, Diretor e Roteirista, Carga horária: 10

2002 - 2003

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4

Outras informações:
Projeto de Extensão Capacitação de Agentes para Capacitação em Produção de Mudas de Essências Florestais

1999 - 1999

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8

Outras informações:
Estágio na Escola Agrotécnica Federal de Alegre - dinâmicas de educação agrícola e atuação nas diversas áreas da fazenda