Antonia Silva de Lima
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (1995) e Doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente, é professor Associado, nível IV da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando, principalmente, nos seguintes temas: literatura, pensamento e linguagem, história, mitos e lendas, crítica literária, aprendizagem e desenvolvimento e educação infantil quanto à linguagem oral, visual e escrita e orientação em estágio supervisionado; ensino fundamental quanto à alfabetização e letramento e orientação em estágio supervisionado em educação infantil.
e-mail: ainotnali@yahoo.com.br
Informações coletadas do Lattes em 06/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Lingüística e Letras
1999 - 2003
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: A lenda da Vitória-Régia: dois olhares para um mesmo destino
, Ano de obtenção: 2003. Solange Medina Ketzer. Bolsista do(a): Programa Interinstitucional de Capacitação Docente E Tecnológica, PICDT/CAPES, Brasil. Palavras-chave: lenda; mito.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
Mestrado em Educação
1992 - 1995
Universidade Federal do Amazonas
Título: A interação dos universos linguísticos e a ação do educador no processo de alfabetização: um estudo de caso de uma escola alternativa na periferia de Manaus
Orientador: Lourival Holanda
, Ano de Obtenção: 1995.Palavras-chave: alfabetzação; universo linguístico; interação.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
Graduação em Pedagogia
1984 - 1988
Universidade Federal do Amazonas
Título: A prática pedagógica do supervisor escolar.
Orientador: Renata Gonçalves
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária/Especialidade: literatura infanto-juvenil.
Organização de eventos
LIMA, A. S. ; LARAY, Zélia . Curso de formação na metodologia da Escola Ativa -modulos I e II. 2011. (Outro).
LIMA, A. S. ; LARAY, Zélia ; SOARES, Rosânia . Curso de Formação Pedagógica na metodologia do Programa Escola Ativa- Módulos III e IV. 2011. (Outro).
LIMA, A. S. ; LARAY, Zélia . Curso de Formação na Metodologia Escola ativa - módulo III. 2011. (Outro).
FEITOZA, Ronney da Silva ; Santos, Ana Grijó dos. ; LIMA, Antonia Silva de ; LIMA, A. S. . Os 21 anos do NEPE. 2010. (Outro).
LIMA, Antonia Silva de ; MIKI, Pérsida ; LIMA, A. S. . Metodologia do Progrma Escola Ativa. 2010. (Outro).
LIMA, A. S. . II MOSTRA DOS TRABALHOS DA FACED. 2007. (Outro).
LIMA, A. S. ; MARTINS, Ana Cristina ; SANTOS, Ana Grijó . I Seminário de Educação de pessoas jovens e adultas no amazonas: Movimentos sociais, Educação de Adultos e emancipação: matrizes histórico-conceituais. 2006. (Outro).
Participação em eventos
XI Seminário Integrando-se à UFAM.Funcionamento da Comissão Permanente de Pessoal docente da UFAM. 2017. (Seminário).
XVI Seminário Interdisciplinar de Pesquisa em Educação.As lendas amazônicas no contexto escolar no XVI SEINPE. 2017. (Seminário).
Seminário de troca de experiências do PNAIC.oficina sobre educação inclusiva. 2015. (Seminário).
Seminário de troca de experiências do PNAIC.A relação da linguagem com a Matemática e a formação de conceitos na criança. 2015. (Seminário).
III ENCONTRO NACIONAL DAS COMISSÕES PERMANENTES DE PESSOAL DOCENTNTE DAS IFES.A CPPD FRENTE À NOVA RELSOLUÇÃO 12.772/12. 2013. (Encontro).
XXII Semana de Pedagogia.Por uma educação libertadora em Freire: Dialogicidade e a construção do sujeito na troca de saberes. 2012. (Encontro).
I MOSTRA INTERINSTITUCIONAL DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO.Mesa Redonda: Tempos, Espaços e Relações Sociais na formação da criança. 2010. (Outra).
Seminário sobre as múltiplas linguagens na criança, promovido pelo CEFORT.O tempo na criança. 2010. (Seminário).
VI ENCONTRO DE FORMAÇAO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA. 2010. (Encontro).
IV ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA-Módulo IV: Práticas Pedagógicas em Educação do Campo, no período de 27 a 31 de julho de 2009. 2009. (Encontro).
V ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA. 2009. (Encontro).
18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.literatura infantil. 2007. (Outra).
IV Colóquio Nacional da AFIRSE - Seção brasileira.A lenda da Vitória-Régia: dois olhares para um mesmo destino. 2007. (Simpósio).
I Seminário de Educação de pessoas jovens e adultas no amazonas: movimentos sociais, educação de adultos e emancipação: matrizes histórico-conceituais.Educação de Jovens e adultos e a pedagogia de Paulo Freire. 2006. (Seminário).
5o. Encontro Nacional de Acervos Literários Brasileiros.5o. Encontro Nacional de Acervos Literários Brasileiros- ENALB. 2001. (Encontro).
IV Seminário internacional de história da literatura.IV Seminário Internacional de história da literatura. 2001. (Seminário).
XVIII Seminário de Crítica Literária do Rio Grande do sul. XIX Seminário Brasileiro de Crítica Literária..XVIII Seminário de Crítica Literária do Rio Grande do Sul. XIX Seminário Brasileiro de Crítica Literária.. 2001. (Seminário).
XVIII Seminário Brasileiro de Crítica Literária e XVII Seminário de Crítica do Rio Grande do Sul. I Jornada Internacional de Narratologia..XVIII Seminário Brasileiro de Crítica Literária e XVII Seminário de Crítica do Rio Grande do Sul. I Jornada Internacional de Narratologia.. 2000. (Seminário).
III Seminário Internacional de História da Literatura.III Seminário Internacional de História da Literatura. 1999. (Seminário).
Participação em bancas
LIMA, A. S.. aAs infâncias e o brincar no contexto escolar: Alguns contrastes entre a cultura lúdica... 2014. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.
PINHO, E. M. R.; BISSOLI, M. F.;LIMA, A. S.LIMA, A. S.. O QUE VOCÊ FALA, PROFESSOR, TEM ALGUMA IMPORTÂNCIA? O TRABALHO PEDAGÓGICO NA CRECHE E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL DA CRIANÇA. 2013. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.
DUTRA, M. A.; SILVA, A.;LIMA, A. S.. POR ENTRE GRAFISMOS E ORALIDADES: UMA INTERPRETAÇÃO DO IMAGINÁRIO DA CRIANÇA RIBEIRINHA. 2013. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.
ALMEIDA, A. L. S.; CHAVES, S.;LIMA, A. S.. TRABALHO INTERSDISCIPLINAR E IDENTIDADE SOCIOCULTURAL: UMA ANÁLISE DO ATENDIMENTO ÁS FAMÍLIAS NO CAMPO SOCIOJURÍDICO EM MANAUS/AM. 2013. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. Jogo, educação e tendências atuais: uma viagem pelo hemisfério da emoção. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. fESTA DO FOLCLORE NO CURRÍCULO DE UMA ESCOLA PÚBLICADE EDUCAÇÃO INFANTIL DE MANAUS. 2008 - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. As narrratuvas míticas no contexto escolar: análise da produção textual de aprendentes do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Manaus. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. O mito e sua importância na formação de cultura amazônica: estudos dos mitos amazônicos numa aproximação com os mitos gregos - os mitos na práxis educacional da cidade de Manaus. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. Diversidade Cultural: um estudo sobre as práticas pedagógicas de uma escola pública da Vila do Puraquequara. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. Gramática e Alfabetização: uma questão metodológica?. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. Uma propostws de educação popular na periferia de Manaus: O caso Pré-vestibular alternativo de Petrópolis. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. Um olhar sobre o processo ensino-aprendizagem da Matemática mas séries iniciais do ensino fundamental. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. Na vaga Claridade do Luar-Movimento Madrugada (1954-1964). 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. O Curriculo de Escola de Vázea e o Ensino de Geografia no Municipio de Parintins. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. Educação e Movimento Social: O processo Educativo dos Moradores do Igarapé da Cachoeirinha (1997-2005). 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. Estratégia para La Formación continuada de profesoras de enseñanza fundamental del municipio de Boa Vista, Roraima, Brasil. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. El professor de educación infantil. Su significación pedagógica para la actividad lúdica. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. Educação para o Trânsito: um olhar frente aos desafios contemporâneos de Cidadania. 2005 - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. Modos de educar: vida munduruku e relaç"ao gente e natureza na aldeia Kwata/Borba - Amazonas. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. A educação de jovens e adultos no Estado do Amazonas (2000-2003). 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. Os fundamentos históricos da Educação Popular, o projeto Raio de Luz e as formas de organização dos moradores do Bairro de São Lázaro - Manaus-Am: 1956 a 2001. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. As lendas amazônicas em sala de aula: apropriação da cultura e a formação sociocultural da criança na interpretação do ser sobrenatural. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. formação do educador infantil da rede municipal de ensino em Manaus. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. Ação do educador: uma introdução a teoria das competências. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. A constituição do sujeito-autor: entrecruzando realidades. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. O (a) Pedagogo (a) na Escola Municipal de Manaus: atuação em foco e diversos olhares. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. Educação e diálogo interétnico: ensainado com o Yauti. 2004.
LIMA, A. S.. As representações sociais das alunas sobre papéis sociais da mulher e sua influência no rendimento escolar. 2004.
LIMA, A. S.. A lingua materna na primeira série do Ensino Fundamental: as narrativas como fonte da imaginação criadora. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.
COELHO, M. M. O.;LIMA, A. S.. O construtivismo no ensino da matemática nas séries inciais do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. Atividades lúdicas como instrumento de incentivo à leitura em bibliotecas escolares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Amazonas.
SILVA, J. M.; COELHO, M. M. O.;LIMA, A. S.. A ludicidade como facilitadora no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.
OLIVEIRA, V. T.; COELHO, M. M. O.;LIMA, A. S.. O lúdico como estratégia educativa na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.
FONTES, Luciana Teles; BARBOSA, J. M.; AZEVEDO, L. E.;LIMA, A. S.. Tradição oral e lendaa amazônicas: suportes digitais - Blog. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. Educação de jovens e adultos - Avaliação Educacional. 2009. Universidade do Estado do Amazonas.
LIMA, A. S.. Educação Infantil - Metodologia da Alfabetização. 2009. Universidade do Estado do Amazonas.
LIMA, A. S.. Educação de jovens e adultos- Metodologia da Alfabetização- Avaliação Educacional. 2008. Universidade Estadual do Amazonas.
LIMA, A. S.. \educação de jovens e adultos - metodologia da alfabetização - Avaliação Educacional. 2008. Universidade do Estado do Amazonas.
LIMA, A. S.. Didática, Planejamento e Avaliação de Ensino. 2005. Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. \representações simbólicas eo imaginário da criança ribeirinha amazônica: um estudo etnográfico. 2012. Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. eDUCAÇÃ E CULTURA: leitura do cemitério São João Batista - Manaus/AM. 2009. Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. A constituição do processo de formação do professor de Educação Popular na periferia de Manaus. 2007. Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. A práxis pedagógica com crianças e adolescentes em situação pessoal e social de risco. 2007.
LIMA, A. S.. Análise da escola pública de educação infantil e a construção da identidade amazônica através do currículo. 2007. Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. A dinâmica cultural de 10 anos da prática de esportes gerontológicos de acadêmic os da 3a. idade adulta/UFAM. 2007. Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. Gestão dempocrática na Escola: um desafio da educação no município de Manacapuru/AM. 2007. Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. Gestão democrática e qualidade de ensino nas escolas da rede municipal de ensino de Manaus. 2007. Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. Escola, cultura e relações de poder: o professor e o processo de formação identitária-cultural numa escola da rede municipal de ensino da cidade de Manaus. 2007. Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. Hemisfério da emoção: entre a escola e a vida, o jogo. 2007. Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. Um olhar sobre os avanços e/ou retrocessos do projeto político/pedagógico implementado nas escolas municipais da zona leste de Manaus. 2007. Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. A formação docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas no Programa Especial de Formação docente - PEFD - e o trabalho com alinguagem no Ensino Fundamental: desafios e perspectivas. 2005. Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. As representações sociais da família constru´das pelas meninas em situação de risco pessoal e social atendidas na Casa Mamãe Margarida. 2005. Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. A cidade: Uma Construção Teórica. 2005. Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. A Geografia do Currículo cultural da Escola de Várzea. 2005.
LIMA, A. S.. A prática de ensino de Física e a construção do conhecimento: a função epistemológica na transposição didática. 2005. Universidade Federal do Amazonas.
LIMA, A. S.. Metodologia da Alfabetização e Jogos e Atividades Lúdicas. 2011. Universidade Federal do Amazonas.
Orientou
A formação do professor de educação infantil; Início: 2007; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);
Os mitos amazônicos e o desenvolvimento da criança nos aspectos psico-socio-cultural; Início: 2007; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);
A produção textual a partir de mitos e liendas: uma proposta transdisciplinar; Início: 2006; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);
A leitura na formação de professores do Programa de Formação de professores/PEFD; Início: 2006; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);
O currículo da educação infantil e a identidade cultural em Manaus; Início: 2006; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);
Um jogo que se constroi no processo de leitura e de escrita:proposta de alfabetização de Heloísa Vilas Boas; Início: 2015; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Conhecendo a paixão de conhecer o mundo: análise da obra de Madalena Freire; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Lendas: uma aproximação entre continentes; Início: 2012 - Universidade Federal do Amazonas, FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA NO ESTADO DO AMAZONAS; (Orientador);
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; (Orientador);
A LEITURA E A ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; (Orientador);
A lenda de jurupari: um estudo comparativo; Início: 2010; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA NO ESTADO DO AMAZONAS; (Orientador);
O controle interno no setor público: um estudo na Prefeitura de Manaus; 2011; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Amazonas, ; Orientador: Antonia Silva de Lima;
Balanço Social como instrumento de evidência e de responsabilidade social nas empresas brasileiras de capital aberto; 2011; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Amazonas, ; Orientador: Antonia Silva de Lima;
A formação continuada do professor de Educação Infantil: repercussão na construção de sua identiddade profissional; 2010; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, ; Orientador: Antonia Silva de Lima;
O desenvolvimento da linguagem oral e escrita na educação infantil: contribuição das lendas amazônicas; 2010; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, ; Orientador: Antonia Silva de Lima;
Professor aprendente e ensinante: um estudo sobre leitura e escrita no percurso da formação docente; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, ; Orientador: Antonia Silva de Lima;
O mito e sua importância na formação da cultura amazônica; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA NO ESTADO DO AMAZONAS; Orientador: Antonia Silva de Lima;
Gramática e alfabetização: uma questão metodológica?; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, ; Orientador: Antonia Silva de Lima;
cnpq; br/curriculo/pk; Uma proposta de educação popular na periferia de Manaus: o caso pré-vestibular alternativo de Petrópolis; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, ; Orientador: Antonia Silva de Lima;
Trabalho com a linguagem na quarta série do Ensino fundamental: desafios e perspectivas da prática pedagógica; 2006; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, ; Orientador: Antonia Silva de Lima;
A prática Pedagogica de Professoras Alfabetizadoras no 2º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental; 2006; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, ; Orientador: Antonia Silva de Lima;
Alfabetização Infantil: da reflexão necessária às práticas possíveis; 2006; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, ; Orientador: Antonia Silva de Lima;
Os fundamentos históricos da Educação Popular, o projeto Raio de Luz e as formas de organização dos moradores do Bairro de São Lázaro - Manaus-Am: 1956 a 2001; 2005; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, ; Orientador: Antonia Silva de Lima;
As lendas amazônicas em sala de aula: apropriação da cultura e a formação sociocultural da criança na interpretação do ser sobrenatural; 2005; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA NO ESTADO DO AMAZONAS; Orientador: Antonia Silva de Lima;
O avanço da gestão: gestão pública e gestor; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Gestão Pública) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Antonia Silva de Lima;
A motivação como um dos fatores determinantes no atendimento com qualidade no serviço público; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Gestão Pública) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Antonia Silva de Lima;
A violência contra a pessoa idosa: um problema de responsabilidade social; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Gestão Pública) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Antonia Silva de Lima;
Autonomia do gestor nas escolas públicas; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Gestão Pública) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Antonia Silva de Lima;
Valorização do servidor: análise em uma instituição educacional de ensino público; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Gestão Pública) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Antonia Silva de Lima;
`Lendas e mitos amazônicos no contexto escolar: valorização da cultura amazônica; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Antonia Silva de Lima;
O desenvolvimento da linguagem oral e escrita na criança; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Antonia Silva de Lima;
A literatura infantil e o desenvolvimento da leitura na criança dos anos iniciais do ensino fundamental; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Antonia Silva de Lima;
Afetividade e diálogo nas práticas pedagógicas da turma do 4º ano do ensino fundamental em escola municipal; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Antonia Silva de Lima;
O processo de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Antonia Silva de Lima;
Educação Ambiental para os anos inciais do Ensino Fundamental: uma análise documental; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Antonia Silva de Lima;
A dimensão da afetividade na criança em Wallon e Rogers; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Antonia Silva de Lima;
Hiperatividade infantil no ambiente escolar do Ensino fundamental - uma análise entre autores; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Antonia Silva de Lima;
Gestão escolar e seus impactos na aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo bibliográfico; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Antonia Silva de Lima;
O processo de letramento na criança:no limiar da educação infantil com a alfabetização - formas metodológicas utilizadas por Madalena Freire e Heloísa Vilas Boas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Antonia Silva de Lima;
Um jogo que se constroi no processo de leitura e escrita: uma proposta de alfabetização de Heloísa Vilas Boas; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonia Silva de Lima;
Conhecendo a paixão de conhecer o mundo: análise da obra de Madaalena Freire; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonia Silva de Lima;
Contando histórias na Educação Infantil: contribuição no desenvolvimento ; ; ; ; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Antonia Silva de Lima;
O aprendizado da leitura e da esccrita no processo de alfabetização; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Antonia Silva de Lima;
A diversidade étnica na Educação Infantil: minimizando desigualdades ou difundindo estereótipos?; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Antonia Silva de Lima;
As lendas e as crianças: uma aproximação entre versões de regiões brasileiras; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonia Silva de Lima;
Lendas de um mesmo continentes: uma aproximação; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonia Silva de Lima;
A lenda do Jurupari: um estudo comparativo; 2011; Iniciação Científica - Universidade Federal do Amazonas, FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA NO ESTADO DO AMAZONAS; Orientador: Antonia Silva de Lima;
A lenda da Amazonas e o mito grego das amazonas: o poético e o literário na mesma trajetória; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonia Silva de Lima;
LENDAS AMAZÔNICAS; os vários prismas; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonia Silva de Lima;
Produções bibliográficas
-
PEREIRA, R. M. ; SALES, C. T. ; LIMA, A. S. . Alfabetização no brasil: história e perspectivas no contexto das políticas públicas. Revista Amazônida , v. 1, p. 57-80-80, 2016.
-
LIMA, A. S. . Proposta metodológica de exploração das lendas em sala de aula. Amazônida (UFAM) , v. 1, p. 85-96, 2009.
-
LIMA, A. S. . Mitos e lendas no livro didático. Amazônida (UFAM) , v. 1, p. 45-52, 2008.
-
LIMA, A. S. . O desenvolvimento dos processos cognitivos da criança mediados pela arte literária. Amazônida (UFAM) , v. 2, p. 34-51, 2006.
-
LIMA, A. S. . A linguagem dos contos de fadas e a formação de conceitos do mundo psico-sociocultural na criança em fase de aquisição do código escrito.. Revista Amazônida, Manaus, v. 2, p. 59-80, 2004.
-
LIMA, A. S. . Metodologia da leitura: a busca do significado. Revista Amazônida, Manaus, 2003.
-
COELHO, M. M. O. ; S.R.MIKI, P. ; LIMA, A. S. . ESCOLA DO CAMPO: verso e reverso de uma realidade. 1. ed. Beau Bassin: Novas Edições Acadêmicas, 2017. v. 1. 99p .
-
LIMA, A. S. ; LIMA, A. S. . A lenda da Vitória-Régia: dois olhares para um mesmo destino. 1. ed. Manaus: EDUA, 2017. v. 1. 265p .
-
LIMA, A. S. ; MARINHO, I. B. ; MARICAUA, M. S. L. . Vygotsky e Piaget: um estudo comparativo.. 1. ed. Manaus: Editora da Universidade do Amazonas, 2001. 105p .
-
LIMA, A. S. . EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS DE CRIANÇA E INFÂNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO PEDAGÓGICO. DESAFIOS AMAZONICOS: EDUCAÇÃO INFANTIL EM MANAUS. 1ed.mANAUS: EDUA, 2013, v. , p. 19-46.
-
LIMA, A. S. . TEMPOS, ESPAÇOS E RELAÇÕES SOCIAIS NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA. In: MOURÃO, Arminda;BENTES, Arone;ALMEIDA,Carlos;NOGUEIRA, Sílvia. (Org.). DESAFIOS AMAZÔNICOS: EDUCAÇÃO INFANTIL EM MANAUS. 1ed.MANAUS: EDUA, 2013, v. , p. 47-68.
-
LIMA, A. S. . Linguagem, leitura e escrita no desenvolvimento da criança. In: Luiz Carlos Cerquinho de Brito. (Org.). Componentes curriculares dos anos iniciais. 1ed.Manaus: EDUA, 2006, v. 2, p. 54-71.
-
LIMA, A. S. . O brinquedo no desenvolvimento da criança. Diário do Amazonas, Manaus, p. 11 - 11, 12 out. 2005.
-
SOUSA, A. G. M. ; LIMA, A. S. . A diversidade étnica na Educação Infantil: minimizando desigualdades ou difundindo estereótipos?. In: VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2013, São Cristóvão. Anais do VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2013. v. 7.
-
SOUSA, A. G. M. ; LIMA, A. S. . XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. In: XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2013, Curitiba. XI Congresso Nacional de Educação - Educere. XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EDUCAÇÃO SIRSSE e IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE SIPD/CÁTEDRA UNESCO, 2013. v. 11. p. 25184-25194.
-
BOTH, Ilaine ; SILVA, Maria Rita ; LIMA, A. S. . Tempos, espaços e relações sociais na criança. In: XX EPENN, 2011, Manaus. Educação, Cultura e Diversidade. Manaus: VALER, 2011. v. 2. p. 35-36.
-
LIMA, A. S. ; BOTH, Ilaine Ines ; SILVA, Maria Rita . Tempos, espaços e relações sociais. In: I MOSTRA INTERINSTITUCIONAL DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO, 2010, Manaus. I MOSTRA INTERINSTITUCIONAL DE eNSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2010.
-
LIMA, A. S. . A lenda da Vitória-Régia: dois olhares para um mesmo destino. In: IV Colóquio Nacional da AFIRSE - Seção brasileira, 2007, Natal. Epistemologia das Ciências da Educação. Natal: EDUFURN, 2007. v. 1. p. 234-234.
-
LIMA, A. S. . Projeto Alternativo de Educação da Comunidade de São Francisco. In: Seminário Internacional de Educação Popular, 1993, João Pessoa. Seminário Internacional de Educação Popular. João Pessoa: Editora da Universidade Federal da Paraíba, 1994.
-
LIMA, A. S. . Mitos e lendas no livro didático. Amazônida (UFAM) , 2011.
-
LIMA, A. S. ; LIMA, A. S. . As lendas amazônicas no contexto escolar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, A. S. ; LIMA, A. S. . Os conceitos lógico-matemáticos na criança. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LIMA, A. S. ; SILVA, M. R. S. ; CAMARGO, R. M. P. ; LIMA, A. S. . A criança e as narrativas amazônicas: atravessando a magia das palavras no mundo da leitura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, A. S. . Alfabetização no contexto do letramento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUSA, A. G. M. ; LIMA, A. S. . A diversidade étnica na Educação Infantil: minimizando desigualdades ou difundindo estereótipos?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUSA, A. G. M. ; LIMA, A. S. . A diversidade étnica na Educação Infantil: minimizando desigualdades ou difundindo estreótiposre. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, A. S. . Alfabetização em Paulo Freire. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BOTH, Ilaine ; LIMA, A. S. . O tempo na criança. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, A. S. . A lenda da Vitória-Régia: dois olhares para um mesmo destino. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
LIMA, A. S. ; AUREA, . Assessoria Pedagógica à Escola municipal Alternativa de são Francisco: uma ação de incentivo à cultura de tradição oral - as lendas amazônicas no contexto escolar. 2011.
LIMA, A. S. ; AUREA, . Assessoria Pedagógica à Escola Municipal de São Francisco. 2010.
LIMA, A. S. . Assessoria pedagógica à Escola Municipal Alternativa da comunidade de São Francisco. 2007.
LIMA, A. S. . Assessoria pedagógica à Escola Municipal Alternativa de São Francisco. 2006.
LIMA, A. S. . Assessoria Pedagógica à Escola Municipal Alternativa de São Francisco: as lendas amazônicas no contexto escolar. 2005.
LIMA, A. S. . Prática didático-pedagógica em enfermagem: enfocando as concepções problematizadoras e sociointeracionistas. 2007.
LIMA, A. S. . Desafios e perspectivas da formação humana. 2007.
ASTRO, R. S. ; CUNHA, A. S. ; LIMA, A. S. ; SILVA, J. G. ; FREITAS, Raimunda Araújo da Silva . Avaliação Educacional - avaliação: instrumentos e comunicação dos resultados. 2006.
LIMA, A. S. . Práticas pedagógicas em Educação Continuada no ensino fundamental. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
LIMA, A. S. . Encontro inicial para orientadores de estudo do PNAIC. 2014. .
LIMA, A. S. . 1º Encontro com os orientadores de Ensino em Educação matemática. 2014. .
LIMA, A. S. . 2º Encontro com os orientadores de estudo- educação. 2014. .
LIMA, A. S. . 3º Encontro com os orientadores de. 2014. .
LIMA, A. S. . 4º Encontro com os Orientadores de Estudo em educação mata. 2014. .
LIMA, A. S. ; SILVA, T. . O aprendizado da leitura e da escrita no processo de alfabetização. 2014. (Relatório de pesquisa).
LIMA, A. S. . Contando histórias na Educação Infantil: uma contribuição para o apendizado. 2013. (Relatório de pesquisa).
LIMA, A. S. . A lenda do Jurupari: um estudo comparativo. 2011. (Relatório de pesquisa).
LIMA, A. S. . Revista Amazônida. 2010. (Editoração/Periódico).
LIMA, A. S. ; KALLINY, . Lenda das amazonas e o mito grego das amazonas: o poético e o literário na mesma trajetória. 2010. (Relatório de pesquisa).
LIMA, Antonia Silva de ; LIMA, A. S. . Revista Amazônida. 2009. (Editoração/Periódico).
LIMA, A. S. ; CAPUCHU, Kalline . Lenda das amazonas e o mito grego das amazonas: o poético e o literário na mesma trajetória. 2009. (Relatório de pesquisa).
LIMA, Antonia Silva de ; LIMA, A. S. . Assessoria pedagógica à Escola Municipal alternativa de São Francisco. 2009. (assessoria pedagogica).
LIMA, A. S. ; SILVA, I. R. . Revista Amazônida. 2008. (Editoração/Periódico).
LIMA, A. S. . LENDAS AMAZÔNICAS: os vãrios prismas. 2008. (Relatório de pesquisa).
LIMA, A. S. ; PEREIRA, ADRIANA . Assessoria pedagõgica à escola municipal alternativa de São Francu. 2008. (assessoria pedagogica).
LIMA, A. S. . cOMITÊ CIENT~IFICO DA COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DO 4ª CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÃRIOS DA REGIÃO AMAZÔNICA. 2008. (cOMITÊ CIENTIFICO).
LIMA, A. S. ; TRAVASSOS, P. P. . Pensadores da educação: A construção de idéias no limiar da Educação da criança. 2007. (Relatório de pesquisa).
LIMA, A. S. ; CAPUCHU, K. M. . Lendas amazônicas: os vários prismas. 2007. (Relatório de pesquisa).
LIMA, A. S. . Oficina de Literatura Infantil. 2006. .
LIMA, A. S. . Pensadores da educação: a construção de idéias no limiar da educação da criança. 2006. (Relatório de pesquisa).
LIMA, A. S. ; MARTINS, Ana Cristina ; SANTOS, Ana Grijó . Projeto "Alfabetização de jovens e adultos e diversidade cultural em áreas de assentamento no Estado do Amazonas. 2006. (consultoria).
LIMA, A. S. . A presença de palavras indígenas em lendas amazônicas: estudo de cinco lendas numa linguagem infanto-juvenil. 2005. (Relatório de pesquisa).
LIMA, A. S. ; MARTINS, Ana Cristina ; SANTOS, Ana Grijó . Projeto "Alfabetização de jovens e adultos e diversidade cultural em áreas de assentamento no Estado do Amazonas". 2005. (consultoria).
LIMA, A. S. ; AUREA, . Assessoria pedagógica à escola muncipal alternativa de São Francisco. 2009 (Projeto de extwnsão universitária) .
Projetos de pesquisa
-
2015 - Atual
Os fundamentos teórico-metodológicos da proposta de alfabetização de Heloísa Vilas Boas, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antonia Silva de Lima - Coordenador / Jessica Mota - Integrante.
-
2014 - Atual
Conhecendo a paixão de conhecer o mundo: analise da obra de Madalena Freire, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antonia Silva de Lima - Coordenador.
Prêmios
2022
Noite do Escritor, Casa do Escritor JÚLIO ANTÔNIO LOPES - Manaus -AM.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Educação - NEPE. , Av. General Rodrigo Otávio Jordão Ramos, Coroado, 3000, 69077000 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (092) 36474369, Fax: (092) 36474369, URL da Homepage:
Experiência profissional
1990 - Atual
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2005
Extensão universitária , Faculdade de Educação - NEPE.,Atividade de extensão realizada, Consultora pedagógica do Projeto " educação de jovens e adultos e diversidade cultural: inclusão através da escolarização nas áreas de assentamento no Estado do Amazonas" - Conv. INCRA/PRONERA/UFAM.
-
01/2005
Extensão universitária , Faculdade de Educação - NEPE.,Atividade de extensão realizada, Consultora pedagógica do Projeto " Alfabetização de Jovens e Adultos e diversidade cultural em áreas de assentamento no Estado do Amazonas" - Conv. INCRA/PRONERA/UFAM..
-
01/2005
Extensão universitária , Faculdade de Educação - NEPE.,Atividade de extensão realizada, Consultora pedagógica do Projeto " Educação de jovens e adultos em áreas de assentamento no Estado do Amazonas: assessoria didático-pedagógica às ações de alfabetização e escolarização para inclusão educacional" - Conv. MEC-SESu/UFAM..
-
01/2005
Extensão universitária , Faculdade de Educação - NEPE.,Atividade de extensão realizada, Consultora pedagógica do Projeto " Educação de jovens e adultos no Estado do Amazonas: alfabetização como processo de fortalecimento da cidadania no município de Humaitá" - Conv. MEC- SESu/UFAM..
-
01/1990 - 01/1999
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática, Metodologia de Alfabetização, Metodologia e Prática da Educação Pré-Escolar, Metodologia e Prática do Ensino da Língua Portuguesa
-
01/1990 - 01/1999
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática, Metodologia de Alfabetização, Metodologia e Prática da Educação Pré-Escolar e Metodologia, Metodologia e Prática do Ensino da Língua Portuguesa
-
03/1992 - 01/1998
Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas.,Atividade de extensão realizada, Coordenação Projeto Alternativo de Educação da Comunidade de São Francisco..
-
08/1996 - 07/1997
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas.,Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Antonia Silva de Lima e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?