José Ribamar de Sousa Júnior
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2009), mestrado em Botânica (2012) e Doutorado em Etnobiologia e Conservação da Natureza (2017) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e docente do Programa de Pós Graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBC) da UFPI/CAFS. É integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Etnobiologia, Bioprospeção e Conservação da Natureza. Tem experiência na área de Botânica , com ênfase em Etnobotânica, atuando principalmente no seguinte tema: uso e manejo de populações vegetais, domesticação e evolução de plantas; genética e conservação de recursos naturais.
Informações coletadas do Lattes em 25/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em ETNOBIOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
2012 - 2017
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: manejo local, diversidade morfológica e genética de Caryocar coriaceum (Pequi) Wittm. na Chapada do Araripe, Nordeste do Brasil
Ulysses Paulino de Albuquerque. Coorientador: Nivaldo Peroni & Ernani Machado de Freitas Lins Neto. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Domesticação; Etnobotânica.
Mestrado em Biodiversidade
2010 - 2012
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: Uso e manejo e as consequentes variações fenotípicas de Caryocar coriaceum Wittm na Chapada do Araripe Nordeste do Brasil, Ano de Obtenção: 2012
Nivaldo Peroni.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Formação complementar
2008 - 2011
Inglês. (Carga horária: 120h). , Wizard Idiomas, WIZARD, Brasil.
2010 - 2010
Da dupla hélice ao fenótipo:. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2009 - 2009
Direitos Humanos e Segurança Pública. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
2009 - 2009
Inserção no Mercado de Trabalho. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
2006 - 2006
Curso Operador em Microcomputador. (Carga horária: 120h). , Fundação Wall Ferraz, FWF, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Taxonomia Vegetal.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: ETNOBOTÂNICA.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Etnoecologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Humana.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.
Organização de eventos
SOUSA JÚNIOR, JOSÉ RIBAMAR . I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2020. (Outro).
SOUSA JÚNIOR, J. R. . II SEMINÁRIO DE ETNOBIOLOGIA DO CAFS. 2020. (Outro).
SOUSA JÚNIOR, JOSÉ RIBAMAR ; MONTEIRO, J. M. . I SEMINÁRIO DE ETNOBIOLOGIA DO CAFS. 2019. (Outro).
SOUSA JÚNIOR, J. R. ; SANTOS, G. C. ; FEITOSA, I. S. . V Encontro Pernambucano de Etnobiologia e Etnoecologia. 2013. (Congresso).
SOUSA JÚNIOR, J. R. ; ALBUQUERQUE, U. P. . II CONGRESSO LATINOAMERICANO DE ETNOBIOLOGIA (II CLE), VIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA (VIII SBEE), III ENCONTRO PERNAMBUCANO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA. 2010. (Congresso).
LIMA, E. F. B. ; SANTOS, K.M.S.P. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. ; SOARES, R. R. . X Semana de Biologia da UFPI. 2009. (Outro).
SOUSA JÚNIOR, J. R. . Bio Na Praça. 2008. (Exposição).
Participação em eventos
VIII Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos. Caracterização morfológica de folhas de populações naturais de Copernicia prunifera (Miller H. E. Moore) na região do Médio Parnaíba. 2024. (Congresso).
XIII SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E CULTURA (SEMEX/UFPI)).Educação Ambiental sob contexto pandêmico: impactos ambientais e sua relação com o surgimento de pandemias. 2023. (Seminário).
XIII SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E CULTURA (SEMEX/UFPI)).Alimentos emergenciais e estratégias de segurança alimentar no contexto de pandemias. 2023. (Seminário).
XI Simpósio Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia.Conhecimento Botânico Local, usos e percepção sobre o bacuri (Platonia insignis Mart.) na Região do Médio Parnaíba. 2022. (Simpósio).
III ENCONTRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA DO PIAUÍ.MÉTODOS E TÉCNICAS PARA ANÁLISE DO CONHECIMENTO ECOLÓGICO LOCAL. 2021. (Encontro).
IX SEMANA DE BIOLOGIA: PERSPECTIVAS SOCIOAMBIENTAIS EM TEMPO DE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS.Desequilíbrios ambientais: da ação local ao impacto global em tempo de pandemia do coronavírus. 2020. (Seminário).
VII INTERNATIONAL CONGRESS OF ETHNOBOTANY. DOES SEASONALITY INFLUENCE THE COMMERCIAL POTENTIAL OF EDIBLE TREE SPECIES? CASE STUDY IN THE NORTHEAST OF BRAZIL. 2019. (Congresso).
VII SEMANA DE BIOLOGIA: DESAFIOS DA PROFISSÃO DE BIÓLOGO NOS DIAS ATUAIS.Biodiversidade do Semiárido. 2018. (Seminário).
III WORKSHOP SOBRE ETNOBIOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA & I SIMPÓSIO DE BIOPROSPECÇÃO MOLECULAR DO CARIRI.avaliador de trabalhos científicos. 2015. (Outra).
Simposio Latinoamericano de Domesticación y Manejo de Recusos Genéticose.Selección Humana y Variación Fenotípica en el Fruto de Caryocar coriaceum Wittm. del Nordeste de Brasil. 2015. (Simpósio).
International School of Ethnobiology: Advanced topics in Ethnobiologyconferece.Ethnobiology. 2013. (Simpósio).
I Simpósio Brasileiro de Entomologia Cultural.REPRESENTAÇÕES LOCAIS SOBRE INSETOS EM HORTAS COMUNITÁRIAS E MERCADOS PÚBLICOS DA CIDADE DE TERESINA/PI. 2013. (Simpósio).
VII Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia e I Encontro Alagoano de Etnobiologia e Etnoecologia.revisor ad hoc. 2013. (Encontro).
VII Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia e I Encontro Alagoano de Etnobiologia e Etnoecologia.Caracterização fenotípica e representações locais sobre a variação morfológica de frutos de Caryocar coriaceum WITTM. na Floresta Nacional do Araripe, Nordeste do Brasil. 2013. (Encontro).
II WorkShop.Sociobiodiversidade do semiárido brasileiro: oportunidades de pequisa orientadas para conservação e uso sustentável. 2012. (Outra).
I Seminário de Etnobiologia e Conservação da Natureza.monitor. 2012. (Seminário).
IX Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia.Etnoecologia.VARIAÇÃO DO TAMANHO DE SEMENTES E FRUTOS DE Caryocar coriaceum WITTM DA FLORESTA NACIONAL DO ARARIPE & DIVERSIDADE MORFOLÓGICA DE Caryocar coriaceum WITTM. NA FLORESTA NACIONAL DO ARARIPE EM DIFERENTES UNIDADES DE PAISAGEM. 2012. (Simpósio).
WORKSHOP "Sociobiodiversidade do Semiárido Brasileiro: oportunidades de pesquisa orientadas para conservação e uso sustentável".CONHECIMENTO E MANEJO TRADICIONAL DE Caryocar coriaceum Wittm NA CHAPADA DO ARARIPE NORDESTE DO BRASIL. 2011. (Outra).
III Econtro Nacional de Ensino de Biologia, IV Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 5, V Congreso Iberoamericano de Educación en Ciencias Experimentales. (ETNO)ENTOMOLOGIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM MERCADOS PÚBLICOS E HORTAS COMUNITÁRIAS EM TERESINA/PI & MATERIAL APOSTILADO DE BIOLOGIA. 2010. (Congresso).
4º CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA (CBEU). Aulas práticas de Biologia: Uma estratégia de Ensino-Aprendizagem Utilizada em Teresina/PI. 2009. (Congresso).
Participação em bancas
MORAIS, RODRIGO FERREIRA DE; MORAIS, FERNANDO FERREIRA DE;SOUSA JÚNIOR, JOSÉ RIBAMAR. Desvendando o efeito d manejo intensivo na diversidade da chuva e do banco de sementes em ecótono Cerrado-Caatinga no semiário brasileiro. 2024. Dissertação (Mestrado em BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Piauí.
SOUSA JÚNIOR, JOSÉ RIBAMAR; LOPES, C. G. R.. A SUCESSÃO ECOLÓGICA EM ÁREAS DE FLORESTA TROPICAL SAZONALMENTE SECA: O CONHECIMENTO LOCAL SOBRE OS TRAÇOS FUNCIONAIS DE ESPÉCIES VEGETAIS. 2020. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí.
BARROS, R. F. M.; LOPES, J. B.; GALVINCIO, J. D.;SOUSA JÚNIOR, J. R.; RIBEIRO, S. C.. SABERES TRADICIONAIS/LOCAIS SOB A ÓTICA DOS AGRICULTORES FAMILIARES RURAIS: ABORDAGEM ETNOGEOMORFOLÓGICA. 2023. Tese (Doutorado em PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA)) - Universidade Federal do Piauí.
SOUSA JÚNIOR, JOSÉ RIBAMAR; BARROS, R. F. M.; RIBEIRO, S. C.. IDENTIFICAÇÃO DOS SABERES TRADICIONAIS/LOCAIS POR AGRICULTORES NO ESTADO NO PIAUÍ: ABORDAGEM ETNOGEOMORFOLÓGICA. 2021 - Universidade Federal do Piauí.
CAMPOS, J. L. A.;SOUSA JÚNIOR, J. R.; LUCENA, R. F. P.. Dinâmica da diversidade de plantas usadas em florestas com diferentes estágios sucessionais no Nordeste do Brasil. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em ETNOBIOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARROS, R. F. M.; SANTOS FILHO, F. S.; LOPES, J. B.;SOUSA JÚNIOR, J. R.; GALVINCIO, J. D.. SABERES TRADICIONAIS/LOCAIS SOB A ÓTICA DOS AGRICULTORES FAMILIARES RURAIS: ABORDAGEM ETNOGEOMORFOLÓGICA. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA)) - Universidade Federal do Piauí.
FONSECA, R. M. P.; FEITOSA, T. P.;SOUSA JÚNIOR, JOSÉ RIBAMAR. Padrões de visitação floral de borboletas: uma revisão de literatura. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.
MONTEIRO, J. M.;SOUSA JÚNIOR, J. R.; COSTA, I. S.. Espécies utilizada na arborização urbana do bairro centro no município de São Francisco do Maranhão, Nordeste do Brasil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.
SOUSA JÚNIOR, JOSÉ RIBAMAR; COSTA, I. S.; MONTEIRO, J. M.. ESPÉCIES UTILIZADA NA ARBORIZAÇÃO URBANA DO BAIRRO CENTRO NO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO MARANHÃO, NORDESTE DO BRASIL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.
MONTEIRO, J. M.;SOUSA JÚNIOR, J. R.; FORTIER, D. C. Uso das plantas medicinais na Comunidade Casulo, Floriano, Piauí: um enfoque etnobotânico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.
SOUSA JÚNIOR, J. R.; MONTEIRO, J. M.; VALOIS, R. S. Ensino de Botânica em Escolas do Ensino Médio: uma análise acerca do uso de materiais didáticos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.
SOUSA JÚNIOR, J. R.; MONTEIRO, J. M.; MORAIS, R. F.. Status populacional e Etnobotânica de Qualea grandioflora Mart.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.
SOUSA JÚNIOR, J. R.; FORTIER, D. C; MONTEIRO, J. M.. Uso das plantas medicinais na Comunidade Casulo, Floriano, Piauí: um enfoque etnobotânico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.
PEREIRA, T. A. M.; SANTANA, M. C.; MACIEL, S. S.;SOUSA JÚNIOR, J. R.. Plantas Medicinais: histórias, usos e indicações. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.
DANTAS, M. C. S.; MONTEIRO, J. M.; LIMA, E. F. B.;SOUSA JÚNIOR, J. R.. FITOSSOCIOLOGIA DE COMPONENTE LENHOSO DE UMA ÁREA DE VEGETAÇÃO EM FLORIANO, SUL DO PIAUÍ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.
MORAIS, R. F.; SOUSA, I. S.;SOUSA JÚNIOR, J. R.. Composição florística e estrutura da comunidade vegetal em diferentes fitofisionomias do Pantanal de Poconé, Mato Grosso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
MORAIS, R. F.; SOUSA, I. S.;SOUSA JÚNIOR, J. R.. Influência de espécies arbóreas isoladas no banco de sementes e riqueza de espécies herbáceas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
MORAIS, R. F.; SOUSA, I. S.;SOUSA JÚNIOR, J. R.. Estrutura e características ecológicas da comunidade arbóreo-arbustiva de um fragmento de cerrado stricto sensu em regeneração. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
ALMEIDA, A. L. S.;SOUSA JÚNIOR, J. R.; MONTEIRO, J. M.. Conhecimento e uso de plantas alimentícias na comunidade Bem Quer, município de Barão de Grajaú, Maranhão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.
SOUSA JÚNIOR, J. R.; VIERA, F.J; GRANGEIRO, D. C.. Uso e conhecimento tradicional de plantas medicinais na comunidade quilombola Custaneira, Paquetá-PI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
MONTEIRO, J. M.; ALMEIDA, A. L. S.;SOUSA JÚNIOR, J. R.. CONHECIMENTO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) SOBRE A CARNAÚBA (Copernica prunifera) MILLER H. E. MOORE. 2017.
MONTEIRO, J. M.; ALMEIDA, A. L. S.;SOUSA JÚNIOR, J. R.. CONHECIMENTO ETNOFARMACOLOGICO E USO IJMPORTANTE ESPÉCIE VEGETAL ARBÓREA, A CATINGA DE PORCO (Terminalia brasiliensis) CAMBESS ex. A. St HIL. EICHLER. 2017.
Bonfim, B. L. S.; Leal, L. S. S.;SOUSA JÚNIOR, J. R.. O direito de viver: perspectiva de acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí sobre aborto. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.
Orientou
Conhecimento, uso e conservação de espécies vegetais medicinais: uma análise sobre fatores sociodemográficos; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);
Conhecimento local, manejo, percepção e variação morfológica em frutos de Platonia insignis MART em regiões do Meio Norte brasileiro; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Conhecimento local e impacto da coleta na estrutura populacional de Terminalia glabrescens Mart; no Nordeste do Brasil; 2024; Dissertação (Mestrado em BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
Emoções negativas dirigidas a animais e associadas à memória: implicações para a conservação da fauna no Nordeste brasileiro; 2024; Dissertação (Mestrado em BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Piauí, ; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
USO DE PLANTAS MEDICINAIS: ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE NAZARÉ DO PIAUÍ"; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
ENSINO DE BOTÂNICA EM ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE ACERCA DO USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
Conhecimento botânico local e descrição morfológica de folhas de populações naturais de carnaúba, Copernicia prunifera (Miller H; E; Moore); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
Conhecimento botânico local e descrição morfológica de folhas de populações naturais de carnaúba, Copernicia prunifera (Miller H; E; Moore); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
ANÁLISE SOBRE A ABORDAGEM DAS PESQUISAS ETNOBOTÂNICAS NO PIAUÍ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
?Concepção dos professores do ensino básico sobre a abordagem de Educação Ambiental nas escolas?; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
Estudo etnobotânico sobre plantas medicinais no bairro Campo Velho, Floriano - PI; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
Propostas metodológicas a partir de jogos didáticos para o ensino da botânica; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
Uso, conhecimento e manejo local de Copernicia prunifera (Miller) H; E; Moore na comunidade Cana, Barão de Grajaú no leste Maranhense; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
Uso, conhecimento e manejo local de Copernicia prunifera (Miller) H; E; Moore na comunidade Cana, Barão de Grajaú no leste Maranhense; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
Levantamento micológico e Uso de Fungos Macroscópicos na Comunidade do Bem-Quer no Estado do Maranhão, no Município de Barão De Grajaú; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
Complementaridade entre usos de plantas medicinais e a biomedicina: uma perspectiva etnobotânica; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
Uso e conhecimento de animais medicinais na comunidade Custaneira, região do Paquetá, Piauí; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
Plantas medicinais usadas na comunidade Custaneira, Paquetá Piauí; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
Uso de plantas medicinais pela comunidade rural Bem Quer, município de Barão de Grajaú, MA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
Uso e manejo local de carnaúba (Corpenicia prunifera) [Mller] H; E; Moore na região de Barão de Grajaú, leste maranhense; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
O Velho Monge: a educação ambiental como ferramenta de combate à degradação do Rio Parnaíba; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
Sistemas Médicos Locais e fatores socioambientais associados; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
Manejo local e variação morfológica em frutos do bacurizeiro em regiões do cerrado nordestino; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
Estudo Etnozoológico na Região do Meio Norte do Brasil; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
Índice de Intensidade de Manejo aplicado ao extrativismo da carnaúba: um enfoque quantitativo; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
Conhecimento botânico local e manejo de Copernicia prunifera [MILLER] H; E; MOORE; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
Caracterização morfológica e genética de populações naturais de Copernicia prunifera (Miller H; E; Moore); 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
Ecologia e levantamento de fungos da região da comunidade Bem Quer, Barão de Grajaú-MA; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
Estudo etnobotânico na comunidade Bem Quer, Barão de Grajaú-MA; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
ALIMENTOS EMERGENCIAIS E ESTRATÉGIAS DE SEGURANÇA ALIMENTAR EM COMUNIDADES RURAIS DO PIAUÍ E MARANHÃO; 2024; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
ALIMENTOS EMERGENCIAIS E ESTRATÉGIAS DE SEGURANÇA ALIMENTAR EM COMUNIDADES RURAIS DO PIAUÍ E MARANHÃO; 2024; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
PIBEX: ?Água, terra, ar: princípios básicos de educação ambiental no ensino básico sob o contexto pandêmico?; 2021; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
PIBEX: ?Água, terra, ar: princípios básicos de educação ambiental no ensino básico sob o contexto pandêmico?; 2021; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
PIBEX: Alimentos emergenciais e estratégias de segurança alimentar no cntexto de pandemias; 2021; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
PIBEX: "ÁGUA, TERRA, AR: Princípios Básicos de Educação Ambiental no ensino Médio"; 2020; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
ÁGUA, TERRA, AR: PRINCÍPIOS BÁSICOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL?; 2019; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
ÁGUA, TERRA, AR: PRINCÍPIOS BÁSICOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL; 2019; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
Monitoria da disciplina Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; 2019; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
ÁGUA, TERRA, AR: PRINCÍPIOS BÁSICOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL; 2018; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
ÁGUA, TERRA, AR: PRINCÍPIOS BÁSICOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL; 2018; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
ÁGUA, TERRA, AR: PRINCÍPIOS BÁSICOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL; 2018; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
ÁGUA, TERRA, AR: PRINCÍPIOS BÁSICOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL; 2018; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
Monitoria da disciplina Biologia das Criptógamas; 2018; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
Monitoria da disciplina Biologia das Criptógamas; 2017; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
Monitoria da disciplina Etnobotânica; 2017; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
Monitoria da disciplina Biologia das Criptógamas; 2017; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
Monitoria da disciplina Biologia das Criptógamas; 2017; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: José Ribamar de Sousa Júnior;
Produções bibliográficas
-
DE SOUSA, MARIA NAYANE BATISTA ; DE SOUSA JÚNIOR, JOSÉ RIBAMAR ; de Freitas Lins Neto, Ernani Machado ; MONTEIRO, JULIO MARCELINO . Characterization of useful plants cultivated in productive homegardens in a rural community in the semi-arid region of northeastern Brazil. AGROFORESTRY SYSTEMS , v. 99, p. 1-19, 2025.
-
DANTAS, M. C. S. ; SOUSA JÚNIOR, JOSÉ RIBAMAR ; MONTEIRO, J. M. . Fitossociologia de componente lenhoso de uma área de vegetação em Floriano, sul do Piauí. SCIENTIA PLENA , v. 20, p. 1-9, 2024.
-
SANTOS, G. C. ; SOUSA JÚNIOR, JOSÉ RIBAMAR ; NASCIMENTO, A. L. B. ; SILVA, J. S. ; FEITOSA, I. S. ; SCHIEL, N. ; ARAUJO, E. L. ; ALVES, R. R. N. ; ALBUQUERQUE, U. . People socialize ecological information about the environment but may forget their own experiences: a case study of local ecological knowledge about seed-dispersing animals. Ethnobiology and Conservation , v. 13, p. 19, 2024.
-
PEIXOTO, ORLEANE CRISTINE MARQUES OZORIO ; CARVALHO, MARISETE DOS SANTOS ; JÚNIOR, JOSÉ RIBAMAR DE SOUSA ; MONTEIRO, JULIO MARCELINO . Wound response of the bark of two semiarid medicinal tree species: implications for conservation. Environment, Development and Sustainability , v. 26, p. 1, 2024.
-
SOUSA-JUNIOR, JOSÉ RIBAMAR ; VITORINO, LUCIANA CRISTINA ; DE MELO, WARITA ALVES ; ALBUQUERQUE, ULYSSES PAULINO ; COLLEVATTI, ROSANE GARCIA . High and similar genetic diversity in wild and cultivated populations of the economically important fruit tree Caryocar coriaceum Wittm. in Caatinga. GENETIC RESOURCES AND CROP EVOLUTION , v. 70, p. 413-426, 2023.
-
MORAIS, R. F. ; MACEDO, M. T. S. ; GOMES, M. T. D. ; FERNADES, I. M. ; MORAIS, F. F. ; MARCUSSO, G. M. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. . Influence of palm trees on the richness and distribution of plant species on the murundus at a Caatinga/Cerrado ecotone. Rodriguesia , v. 73, p. 1-11, 2022.
-
MORAIS, RODRIGO FERREIRA DE ; BELO, M. F. ; GOMES, M. T. D. ; SILVA, N. D. A. V. ; SOUSA JÚNIOR, JOSÉ RIBAMAR ; SOUZA, E. B. ; VITORINO, H. S. . Potencial de indivíduos arbóreos como facilitadoras da formação de banco de sementes em um ecótono de Cerrado e Caatinga. HOEHNEA , v. 49, p. 1, 2022.
-
MORAIS, RODRIGO FERREIRA DE ; MACEDO, MARIA THAMIRIS DE SOUSA MACEDO ; IBIAPINA, RONALDO DE ARAÚJO ; SANTIAGO JUNIOR, LUIZ CARLOS ; TEIXEIRA, JEFFERSON DA SILVA ; MORAIS, FERNANDO FERREIRA DE ; SOUSA JÚNIOR, JOSÉ RIBAMAR . Chuva de sementes em uma região ecotonal entre Cerrado e Caatinga no Piauí, Brasil. CIÊNCIA FLORESTAL (ONLINE) , v. 32, p. 673-697, 2022.
-
DE ALMEILDA, JOSÉ AFONSO SANTANA ; FEITOSA, NÁGILA ALVES ; SOUSA, LEILANE DE CARVALHO E ; SILVA, RAIMUNDO NONATO OLIVEIRA ; DE MORAIS, RODRIGO FERREIRA ; MONTEIRO, JÚLIO MARCELINO ; DE SOUSA JÚNIOR, JOSÉ RIBAMAR . Use, perception, and local management of Copernicia prunifera (Miller) H. E. Moore in rural communities in the Brazilian Savanna. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine , v. 17, p. 16-13, 2021.
-
COELHO, M. N. R. ; BAPTISTEL, A. C. ; SOUSA JÚNIOR, JOSÉ RIBAMAR ; MONTEIRO, J. M. . The influence of photographs as a visual stimuli on traditional knowledge of two medicinal tree species. SCIENTIA PLENA , v. 16, p. 1-9, 2020.
-
SOUSA JÚNIOR, J. R. ; COLLEVATTI, ROSANE GARCIA ; PERONI, N. ; ALBUQUERQUE, U. P. . Traditional management affects the phenotypic diversity of fruits with economic and cultural importance in the Brazilian Savanna. AGROFORESTRY SYSTEMS , v. 92, p. 11-21, 2018.
-
SOUSA JÚNIOR, JOSÉ RIBAMAR ; ALBUQUERQUE, ULYSSES PAULINO ; PERONI, NIVALDO . Traditional Knowledge and Management of Caryocar coriaceum Wittm. (Pequi) in the Brazilian Savanna, Northeastern Brazil1. Economic Botany , v. on, p. line-first-233, 2013.
-
LIMA, E. F. B. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. ; MELO, D.Q. ; LOPES, A. S. . MATERIAL APOSTILADO DE BIOLOGIA ?PENSE?: IDEIAS FORMULADAS PARA UM PRÉ-VESTIBULAR INCLUSIVO.. Revista da SBEnBIO , v. 3, p. 3719-3727, 2010.
-
LIMA, E. F. B. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. ; SANTOS, K.M.S.P. ; FONTES, L. S. . (ETNO)ENTOMOLOGIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM MERCADOS PÚBLICOS E HORTAS COMUNITÁRIAS EM TERESINA/PI. Revista da SBEnBIO , v. 3, p. 2962-2972, 2010.
-
BUENO, O. S. ; SILVA, M. L. L. ; ALMEIDA, A. L. S. ; SOUSA JÚNIOR, JOSÉ RIBAMAR ; MONTEIRO, J. M. . A influência do gênero sobre o conhecimento de plantas alimentícias não convencionais (PANCs) em três comunidades do semiárido nordestino. In: José Rodrigues de Almeida Neto; Roseli Farias Melo de Barros; Paulo Borges da Cunha. (Org.). ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA NA REGIÃO MEIO NORTE DO BRASIL. 1ed.Teresina: IFPI, 2024, v. 0, p. 198-499.
-
SANTOS, S. S. ; SOUSA JÚNIOR, JOSÉ RIBAMAR ; MORAIS, R. F. . Conhecimento ecológico tradicional sobre plantas cultivadas em sistemas agrícolas na comunidade Buriti, Boa Hora - PI. In: José Rodrigues de Almeida Neto; Roseli Farias Melo de Barros; Paulo Borges da Cunha. (Org.). ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA NA REGIÃO MEIO NORTE DO BRASIL. 1ed.Teresina: IFPI, 2024, v. 1, p. 254-499.
-
ALBUQUERQUE, U. P. ; FERREIRA JUNIOR, W. S. ; SANTORO, F. R. ; TORRES-AVILEZ, W. M. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. . Teoria da construção de nicho. In: Ulysses Paulino de Albuquerque. (Org.). Etnobiologia evolutiva: livro texto completo do básico ao avançado. 1ed.Bauru: Canal 6, 2024, v. 1, p. 32-54.
-
ALMEIDA, J. A. S. ; FEITOSA, N. A. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. . EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO DA ACADEMIA COM ESCOLAS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, FLORIANO-PI. In: Taline Cristina da Silva; Xavier Arnan. (Org.). Biologia em Ação: práticas extensionistas em universidades públicas. 1ed.Arapiraca: Eduneal- Editora da Universidade Estadual de Alagoas, 2023, v. 0, p. 1-178.
-
SOUSA JÚNIOR, J. R. . Do sétimo andar posso te dizer: vá sem medo. In: Ulysses Paulino de Albuquerque. (Org.). Trajetórias acadêmicas : diferentes pessoas, diferentes jornadas. 1ªed.Recife: NUPEEA, 2022, v. 1, p. 1-1.
-
SOUSA JÚNIOR, J. R. . DO ESTÁGIO À VIDA DOCENTE. In: Ângelo Giuseppe Chaves Alves. (Org.). Docência em etnociências : um caminho com o coração. 1ªed.Recife: NUPEEA, 2022, v. 1, p. 1-.
-
CARVALHO, M. S. ; PEIXOTO, O. C. M. O. ; RODRIGUES, T. K. G. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. ; MONTEIRO, J. M. . Regeneração de cascas do caule de Copaifera langsdorffii Desf., em função de danos extrativistas - Implicações para a conservação. In: Maria Helena Alves; Jesus Rodrigues Lemos; Ivanilza Moreira de Andrade. (Org.). Encontro Regional da Caatinga: ambiente, diversidade biológica e sustentabilidade no semiárido. 1ed.Rio de Janeiro: e-Publicar, 2022, v. 0, p. 1-95.
-
PEREIRA, G. C. ; FEITOSA, N. A. ; ALMEIDA, J. A. S. ; MONTEIRO, J. M. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. . Levantamento micológico e usos de macrofungos em uma região rural do sul do Maranhão. In: Marcelo Alves Ramos; Washington Ferreira Júnior. (Org.). Perspectivas teóricas e práticas das relações humanas com a natureza. 1ªed.Recife: Editora Universidade de Pernambuco (EDUPE), 2021, v. 1, p. 1-.
-
BARBOSA, E. C. ; MATIAS, A. O. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. ; SANTOS FILHO, F. C. ; Sarmento, R. G . Diversidade de Oomicetos (Oomycota) às margens do rio Parnaíba e açudes de Floriano - PI. In: Laisa Laremberg Alves Cavalcanti; Mônica Núbia Albuquerque Dias; Jussiara Candeira Spíndola Linhares. (Org.). Diálogos em Educação do Campo: experiências teórico-práticas. 1ªed.Parnaíba: Acadêmica Editorial, 2021, v. 1, p. 1-216.
-
MORAIS, R. F. ; MACEDO, M. T. S. ; IBIAPINA, R. A. ; SANTIAGO JUNIOR, L. C. ; SANTOS, K. P. P. ; MARCUSSO, G. M. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. . Estrutura de espécies lenhosas de uma região ecotonal de cerrado e caatinga no Nordeste brasileiro. In: Bruna de Freitas Iwata; Israel Lobato Rocha. (Org.). Cerrado: capital natural e serviços ambientais. 1ªed.Jundiaí: Paco Editorial, 2021, v. 1, p. 1-.
-
SOUZA, A. S. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. ; SOUSA, D. C. P. ; ALBUQUERQUE, U. P. . Punica granatum L.. In: Ulysses Paulino Albuquerque; Umesh Patil; Ákos Mathé. (Org.). Medicinal and Aromatic Plants of South America. 5ed.: , 2018, v. 00, p. 413-420.
-
ALBUQUERQUE, U. P. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. . Manejo local de plantas e paisagens. In: Ulysses Paulino de Albuquerque. (Org.). Introdução à Etnobiologia. 2ed.Recife: NUPEEA, 2018, v. 00, p. 197-206.
-
LINS NETO, ERNANI MACHADO FREITAS ; SOUSA JÚNIOR, J. R. ; CASAS, A. ; ALBUQUERQUE, U. P. . Domesticação de Plantas. In: Ulysses Paulino de Albuquerque. (Org.). Introdução à Etnobiologia. 2ed.Recife: NUPEEA, 2018, v. 00, p. 217-226.
-
ALBUQUERQUE, U. P. ; FERREIRA JUNIOR, W. S. ; SANTORO, F. R. ; TORRES-AVILEZ, W. M. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. . Teoria da Construção de Nicho. In: Ulysses Paulino de Albuquerque; Washington Soares Ferreira Júnior. (Org.). Fundamentos de Etnobiologia Evolutiva. 01ed.Recife: NUPEEA, 2018, v. 1, p. 1-123.
-
de Freitas Lins Neto, Ernani Machado ; SOUSA JÚNIOR, JOSÉ RIBAMAR ; Casas, Alejandro ; ALBUQUERQUE, ULYSSES PAULINO . Plant Domestication. Introduction to Ethnobiology. 1ed.: Springer International Publishing, 2016, v. , p. 213-220.
-
ALBUQUERQUE, ULYSSES PAULINO ; SOUSA JÚNIOR, JOSÉ RIBAMAR . Plant and Landscape Local Management. Introduction to Ethnobiology. 1ed.: Springer International Publishing, 2016, v. , p. 191-197.
-
SOUSA JÚNIOR, J. R. ; SANTOS, G. C. ; CAMPOS, L. Z. O. ; SOUSA, R. S. ; CORDEIRO, P. S. S. ; ALMEIDA, A. L. S. ; CAVALCANTI, M. C. B. T. ; ALBUQUERQUE, U. P. . O pequi (Caryocar coriaceum Wittm. - Caryocaraceae) na Chapada do Araripe. In: Ulysses Paulino de Albuquerque; Marcos Vinicius Meiado. (Org.). Sociobiodiversidade da Chapada do Araripe. 0ed.Recife: NUPEEA, 2015, v. , p. 353-365.
-
SANTOS, G. C. ; ALMEIDA, A. L. S. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. ; CAMPOS, L. Z. O. ; FEITOSA, I. S. ; CAMPOS, J. L. A. ; CAVALCANTI, M. C. B. T. ; SILVA, R. R. V. ; ALBUQUERQUE, U. P. . Espécies lenhosas de importância econômica na Chapada do Araripe. In: Ulysses Paulino de Albuquerque; Marcos Vinicius Meiado. (Org.). Sociobiodiversidade da Chapada do Araripe. 1ed.Recife: NUPEEA, 2015, v. , p. 381-396.
-
CAMPOS, L. Z. O. ; CAMPOS, J. L. A. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. ; ALBUQUERQUE, U. P. ; ARAUJO, E. L. . Checklist de plantas alimentícias nativas da Chapada do Araripe. In: Ulysses Paulino de Albuquerque; Marcos Vinicius Meiado. (Org.). Sociobiodiversidade da Chapada do Araripe. 1ed.: , 2015, v. , p. 397-413.
-
ALBUQUERQUE, ULYSSES PAULINO ; Júnior, Washington Soares Ferreira ; Santoro, Flávia Rosa ; Torres-Avilez, Wendy Marisol ; Júnior, José Ribamar Sousa . Niche Construction Theory and Ethnobiology. In: ALBUQUERQUE, UP; MEDEIROS, PM; CASAS, A.. (Org.). Evolutionary Ethnobiology. 1ªed.: Springer International Publishing, 2015, v. V, p. 73-87.
-
SOUSA JÚNIOR, J. R. ; LIMA, E. F. B. . REPRESENTAÇÕES LOCAIS SOBRE INSETOS EM HORTAS COMUNITÁRIAS E MERCADOS PÚBLICOS DA CIDADE DE TERESINA/PI. In: Eraldo Medeiros Costa Neto. (Org.). ENTOMOLOGIA CULTURAL: ARTRÓPODES NAS REPRESENTAÇÕES HUMANAS. 1ed.Feira de Santana: UEFS, 2014, v. , p. 1-662.
-
LINS NETO, E. M. F. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. ; CASAS, A. ; ALBUQUERQUE, U. P. . DOMESTICAÇÃO DE PLANTAS. In: Ulysses Paulino de Albuquerque. (Org.). Introdução à Etnobiologia. 1ªed.Recife: NUPEEA, 2014, v. , p. 1-192.
-
SOUSA, L. C. E. ; SILVA, T. K. B. ; ALMEIDA, A. L. S. ; MONTEIRO, J. M. ; SOUSA JÚNIOR, JOSÉ RIBAMAR . ?USO E MANEJO LOCAL DE (Copernicia prunifera) [MILLER] H. E. MOORE NA REGIÃO DE BARÃO DE GRAJAÚ, LESTE MARANHENSE?,. In: IX ENCONTRO NORDESTINO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA, 2017, Teresina. anais do IX ENEE, 2017. v. 01. p. 1.
-
SANTOS, G. C. ; ALMEIDA, A. L. S. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. ; SILVA, S. R. ; ARAUJO, E. L. ; ALBUQUERQUE, U. P. . Estabelecimento de Caryocar coriaceum (Caryocaraceae), uma planta em extinção na Floresta Nacional do Araripe: Implicações para o seu manejo. In: XI CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL E I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ECOLOGIA, 2013, Porto Seguro. Biodiversidade e Sustentabilidade, 2013.
-
SOUSA JÚNIOR, J. R. ; LIMA, E. F. B. . REPRESENTAÇÕES LOCAIS SOBRE INSETOS EM HORTAS COMUNITÁRIAS E MERCADOS PÚBLICOS DA CIDADE DE TERESINA/PI. In: I Simpósio Brasileiro de Entomologia Cultural, 2013, Feira de Santana. ENTOMOLOGIA CULTURAL: ARTRÓPODES NAS REPRESENTAÇÕES HUMANAS. Feira de Santana: UEFS, 2013. p. 1-219.
-
SANTOS, G. C. ; FEITOSA, I. S. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. ; SILVA, T. C. ; ALBUQUERQUE, U. P. . Diagnóstico rápido participativo (DRP): importante ferramenta em etapas preliminares de estudos em unidades de conservação. In: VI Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia (VI ENEE), 2011, Areia. In: VI Encontro Nordestino de etnobiologia e etnoecologia, 2011, Areia.. Areia, 2011.
-
COSTA, I. S. ; PEREIRA, H. M. M. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. ; MONTEIRO, J. M. . ESPÉCIES UTILIZADAS NA VEGETAÇÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO MARANHÃO. In: VI ENCONTRO REGIONAL DA CAATINGA / III SIMPÓSIO NACIONAL DO SEMIÁRIDO, 2024, Parnaíba. VI Encontro Regional da Caatinga e III Simpósio Nacional do Semiárid, 2024. v. 1. p. 1.
-
ALMEIDA, J. A. S. ; FEITOSA, N. A. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. . MANEJO LOCAL DE Copernicia prunifera (Miller) H. E. Moore NO LESTE DO MARANHÃO. In: X SIMPOSIO NORDESTINO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA, 2019, João Pessoa. ANAIS DE RESUMOS, 2019. v. 00. p. 00-00.
-
COSTA, I. S. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. ; SILVA, W. M. ; MONTEIRO, J. M. . Etnobotânica: estudo comparativo entre duas comunidades no Piauí e Maranhão. In: X SIMPÓSIO NORDESTINO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA, 2019, João Pessoa. ANAIS DE RESUMOS, 2019. v. 00. p. 00-00.
-
SILVA, T. K. B. ; SOUSA, L. C. E. ; MONTEIRO, J. M. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. . DESMANCHA DA MANDIOCA (Manihot esculenta CRANTZ): UMA ATIVIDADE FAMILIAR E TRADICIONAL. In: IX ENCONTRO NORDESTINO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA, 2017, Teresina. Anais e memórias do IX ENEE. Teresina: Editora da SBEE/UFPI, 2017. v. 1. p. 1-361.
-
SOUSA, L. C. E. ; SILVA, T. K. B. ; MONTEIRO, J. M. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. . USO E MANEJO LOCAL DE (Copernicia prunifera) [MILLER] H. E. MOORE NA REGIÃO DE BARÃO DE GRAJAÚ, LESTE MARANHENSE. In: IX ENCONTRO NORDESTINO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA, 2017, Teresina. Anais e memórias do IX ENEE. Teresina: Editora da SBEE/UFPI, 2017. v. 1. p. 1-361.
-
SOUSA JÚNIOR, J. R. . Selección humana y variación fenotípica en el fruto de Caryocar coriaceum Wittm. del Nordeste de Brasil. In: Simposio Latinoamericano de Domesticación y Manejo de Recursos Genéticos, 2015, Lima. Libro de Resúmenes, 2015. v. 1. p. 2.
-
SOUSA JÚNIOR, J. R. ; FERREIRA JUNIOR, W. S. ; NASCIMENTO, A. B. ; ALBUQUERQUE, U. P. . Traditional management and morphological variation of Caryocar coriaceum Wittm fruits in Araripe Plateau Region, Northeastern Brazil. In: International Congress of Ethnobotany, 2014, Córdoba. Conservación transfer and germplasm conservation. New challenges: neglected and underutilized species, local varieties, agrobiodiversity, traditional knowledge. Conservation networks and germplasm banks, 2014.
-
SOUSA JÚNIOR, J. R. ; SANTOS, G. C. ; ALBUQUERQUE, U. P. ; PERONI, N. . Caracterização fenotípica e representações locais sobre a variação morfológica de frutos de Caryocar coriaceum Wittm. na Floresta Nacional do Araripe, Nordeste do Brasi. In: VII Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia e I Encontro Alagoano de Etnobiologia e Etnoecologia, 2013, Penedo. Anais do VII Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia e I Encontro Alagoano de Etnobiologia e Etnoecologia, 2013.
-
FEITOSA, I. S. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. ; SANTOS, G. C. ; ALBUQUERQUE, U. P. . Estrutura populacional de Stryphnodendron rotundifolium em uma área de Cerrado na Floresta Nacional do Araripe. In: XI Congresso de Ecologia & I Congresso Internacional de Ecologia, 2013, Porto Seguro. Biodiversidade e Sustentabilidade, 2013.
-
SOUSA JÚNIOR, J. R. ; SANTOS, G. C. ; FEITOSA, I. S. ; ALBUQUERQUE, U. P. . Caracterização fenotípica de populações de Caryocar coriaceum Wittm na Floresta Nacional do Araripe, Nordeste do Brasil. In: XI Congresso de Ecologia & I Congresso Internacional de Ecologia, 2013, Porto Seguro. Biodiversidade e Sustentabilidade, 2013.
-
SOUSA JÚNIOR, J. R. ; SANTOS, G. C. ; FEITOSA, I. S. ; ALBUQUERQUE, U. P. ; PERONI, N. . DIVERSIDADE MORFOLÓGICA DE Caryocar coriaceum WITTM. NA FLORESTA NACIONAL DO ARARIPE EM DIFERENTES UNIDADES DE PAISAGEM. In: IX Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2012, Florianópolis. IX Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2012.
-
SOUSA JÚNIOR, J. R. ; SANTOS, G. C. ; ALMEIDA, A. L. S. ; ALBUQUERQUE, U. P. ; PERONI, N. . VARIAÇÃO DO TAMANHO DE SEMENTES E FRUTOS DE Caryocar coriaceum WITTM DA FLORESTA NACIONAL DO ARARIPE. In: IX Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2012, Florianópolis. IX Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2012.
-
SANTOS, G. C. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. ; SILVA, S. R. ; ARAUJO, E. L. ; ALBUQUERQUE, U. P. . Impacto do extrativismo sobre plântulas e indivíduos jovens de Caryocar coriaceum Wittm. na Floresta Nacional do Araripe, Ceará. In: Congresso Nordestino de Ecologia, 2011, Recife. In: 13º Congresso Nordestino de Ecologia, 2011.
-
LIMA, E. F. B. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. ; SANTOS, K.M.S.P. ; FONTES, L. S. . (ETNO)ENTOMOLOGIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM MERCADOS PÚBLICOS E HORTAS COMUNITÁRIAS EM TERESINA/PI. In: III Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2010, Fortaleza. III Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2010.
-
LIMA, E. F. B. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. ; MELO, D.Q. ; LOPES, A. S. . MATERIAL APOSTILADO DE BIOLOGIA 'PENSE': IDEIAS FORMULADAS PARA UM PRÉ-VESTIBULAR INCLUSIVO. In: III Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2010, Fortaleza. III Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2012.
-
LIMA, E. F. B. ; ASSUNCAO FILHO, J. R. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. ; SILVA, R. N. O. ; DEOLINDO, V.S. ; LOPES, A. S. . Aulas práticas de Biologia: Uma estratégia de Ensino-Aprendizagem utilizada em Teresina/PI. In: 4º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), 2009, Dourados, MS. Anais do 4º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Dourados, MS, 2009.
-
ALMEIDA, J. A. S. ; FEITOSA, N. A. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. . MANEJO LOCAL DE Copernicia prunifera (Miller) H. E. Moore NO LESTE DO MARANHÃO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
COSTA, I. S. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. ; SILVA, W. M. ; MONTEIRO, J. M. . Etnobotânica: estudo comparativo entre duas comunidades no Piauí e Maranhão. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PEREIRA, G. C. ; ALMEIDA, J. A. S. ; FEITOSA, N. A. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. . O uso de estímulos visuais na pesquisa etnobiológica sobre fungos macroscópicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, T. K. B. ; SOUSA, L. C. E. ; MONTEIRO, J. M. ; ALMEIDA, A. L. S. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. . DESMANCHA DA MANDIOCA (Manihot esculenta CRANTZ): UMA ATIVIDADE FAMILIAR E TRADICIONAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOUSA JÚNIOR, JOSÉ RIBAMAR . ETNOBIOLOGIA E CONSERVAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUSA JÚNIOR, J. R. . Etnobiologia e Conservação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUSA JÚNIOR, J. R. . Selección humana y variación fenotípica en el fruto de Caryocar coriaceum Wittm del Nordeste de Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOUSA JÚNIOR, J. R. ; FERREIRA JUNIOR, W. S. ; NASCIMENTO, A. B. ; ALBUQUERQUE, U. P. . Traditional management and morphological variation of Caryocar coriaceum Wittm fruits in Araripe Plateau Region, Northeastern Brazil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUSA JÚNIOR, J. R. ; SANTOS, G. C. ; ALBUQUERQUE, U. P. ; PERONI, N. . Caracterização fenotípica e representações locais sobre a variação morfológica de frutos de Caryocar coriaceum Wittm. na Floresta Nacional do Araripe. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUSA JÚNIOR, J. R. ; LIMA, E. F. B. . REPRESENTAÇÕES LOCAIS SOBRE INSETOS EM HORTAS COMUNITÁRIAS E MERCADOS PÚBLICOS DA CIDADE DE TERESINA/PI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOUSA JÚNIOR, J. R. ; SANTOS, G. C. ; FEITOSA, I. S. ; ALBUQUERQUE, U. P. ; PERONI, N. . DIVERSIDADE MORFOLÓGICA DE Caryocar coriaceum WITTM. NA FLORESTA NACIONAL DO ARARIPE EM DIFERENTES UNIDADES DE PAISAGEM. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOUSA JÚNIOR, J. R. ; SANTOS, G. C. ; ALMEIDA, A. L. S. ; ALBUQUERQUE, U. P. ; PERONI, N. . VARIAÇÃO DO TAMANHO DE SEMENTES E FRUTOS DE Caryocar coriaceum WITTM DA FLORESTA NACIONAL DO ARARIPE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, G. C. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. ; ALBUQUERQUE, U. P. . IMPACTOS DO EXTRATIVISMO SOBRE PLÂNTULAS E INDIVÍDUOS JOVENS DE Caryocar coriaceum WITTM. NA FLORESTA NACIONAL DO ARARIPE, CEARÁ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, G. C. ; FEITOSA, I. S. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. ; SILVA, T. C. ; ALBUQUERQUE, U. P. . DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO (DRP):IMPORTANTE FERRAMENTA EM ETAPAS PRELIMINARES DE ESTUDOS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOUSA JÚNIOR, J. R. ; LIMA, E. F. B. ; SANTOS, K.M.S.P. ; FONTES, L. S. . (ETNO)ENTOMOLOGIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM MERCADOS PÚBLICOS E HORTAS COMUNITÁRIAS EM TERESINA/PI. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUSA JÚNIOR, J. R. ; LIMA, E. F. B. ; MELO, D.Q. ; LOPES, A. S. . MATERIAL APOSTILADO DE BIOLOGIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, E. F. B. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. ; SANTOS, K.M.S.P. ; FONTES, L. S. . Etnoentomologia em hortas comunitárias e mercados públicos da cidade de Teresina/PI: dados preliminares. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUSA JÚNIOR, J. R. . Aulas práticas de Biologia: uma estratégia de ensino-aprendizagem utilizada em Teresina/PI. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUSA JÚNIOR, J. R. ; ALVES, S..L. ; SOUSA, G. M. . Levantamento Florístico d Região do Baixão da Goiabeira no Município de Passagem Franca, Piauí, Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
SOUSA JÚNIOR, J. R. . Desenho Experimental e Métodos em Pesquisas Socioambientais. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOUSA JÚNIOR, J. R. . Etnobiologia aplicada à conservação da Natureza. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUSA JÚNIOR, J. R. . Introdução à Etnobotânica. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LIMA, E. F. B. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. ; MELO, D.Q. . Biologia: PENSE. Volume 1.. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
LIMA, E. F. B. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. ; MELO, D.Q. . Biologia: PENSE. Volume 2.. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
LIMA, E. F. B. ; SOUSA JÚNIOR, J. R. ; MELO, D.Q. . Biologia: PENSE. Volume 3. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
SOUSA JÚNIOR, J. R. . III MOSTRA DE AFRICANIDADE: MULHERES NEGRAS E PROFISSIONALISMO. 2018 (Apresentação Cultural).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
CONHECIMENTO BOTÂNICO LOCAL, USOS, MANEJO, VARIAÇÃO MORFOLÓGICA E GERMINAÇÃO DE BACURI (Platonia insignis) MART., Descrição: O uso e manejo de espécies vegetais é uma prática que pode estar relacionadas a diferentes fatores, tais como ecológicos, culturais e econômico. Neste sentido, espécies vegetais de grande importância local ou regional tendem a serem alvos de atividades extrativistas como o pequi (Sousa Júnior et al., 2013), o buriti (Virapongse, 2017 ) e o bacuri (Lima et al., 2022). Neste sentido, neste sentido o manejo empregado pelos seres humanos sobre populações vegetais pode tocar um importante papel nos aspectos morfológicos e fisiológicos.Neste sentido, o bacurizeiro (P. insignis) é uma espécie arbórea pertencente à família botânica Clusiaceae, podendo medir até 30 metros de altura em indivíduos adultos (Homma et al., 2018). Seu fruto (bacuri) tem grande potencial para o mercado alimentício, por meio do consumo de sua polpa, o que tem influenciado o plantio a partir da semeadura (Homma et al., 2018). Ainda de acordo com tais autores, o bacuri está inserido em uma cadeia produtiva curta, relacionando compradores dos frutos, polpa e sementes, além de feirantes, agroindústria de polpa, sorveterias, indústria de cosméticos, dentre outros.Diante disso, é importante buscar alternativas para melhorar a produção, por meio de quebra de dormência, uma vez que tal processo pode consistir num fator relevante no plantio. Neste sentido, o uso de reguladores vegetais, como o ácido giberélico (GA3), pode contribuir para a superação de quebra de dormência. Lacerda et al., (2022) testaram o GA3 para a quebra de dormência em sementes de pequizeiro, uma arbórea cujos frutos têm grande importância alimentícia, indicaram um aumento na porcentagem de germinação, com a redução do tempo médio de emergência de plântulas.Assim, definir concentrações de GA3 que contribua para aumentar as taxas de germinação, bem como padronizar esse processo para o bacurizeiro é de suma importância para os propósitos de uso e manejo sustentável da espécie, favorecendo assim o seu cultivo por agricultores/coletores. Neste sentido, o objetivo dessa pesquisa será avaliar concentrações de GA3 aplicadas em sementes de P. insignis, bem como avaliar o vigor desenvolvimento inicial e vigor das plântulas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José Ribamar de Sousa Júnior - Coordenador / Sharleanny Guimarães da Silva - Integrante.
-
2023 - Atual
CONHECIMENTO LOCAL E USOS DE PLANTAS MEDICINAIS POR COMUNIDADES RURAIS DO MEIO NORTE DO BRASIL, Descrição: O estudo das plantas medicinais, na perspectiva etnobotânica, proporciona uma maior compreensão dos processos de transmissão do conhecimento acerca do uso terapêutico de plantas de determinada região, enfocando a relação pessoas/plantas sob a ótica do processo de evolução cultural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: José Ribamar de Sousa Júnior - Coordenador / Júlio Marcelino Monteiro - Integrante / Rodrigo Ferreira de Morais - Integrante / Ana Cecília Coêllho Romeiro - Integrante.
-
2022 - Atual
Estudo Etnozoológico na Região do Meio Norte do Brasil, Descrição: Os estudos etnozoológicos estão em alta e isso se justifica pela ausência de dados socioambientais e ecológicos para melhor compreensão da interação humana com os diversos recursos biológicos, neste caso específico os animais. Assim, esse estudo original terá a relevância de levantar dados que poderão constituir propostas futuras de estratégias de conservação da fauna local, além de contribuir teoricamente com as discussões sobre os fatores que influenciam a atividade de caça, contribuindo para a compreensão mais ampla sobre como as pessoas fazem uso de recursos naturais, bem como se dá tal interação. Além disso, sabe-se que a interação humana com animais silvestres pode ocasionar surgimento de endemias e até mesmo pandemias e por isso compreender tal interação é de grande importância para questões de saúde pública também. Por fim, serão considerados ainda alguns dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável (ODS) no contexto desse estudo, como por exemplo a questão da segurança alimentar, sobretudo de populações humanas carentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José Ribamar de Sousa Júnior - Coordenador / Michael Maycon Bueno de Souza - Integrante.
-
2022 - Atual
Etnobotânica e estrutura populacional da Terminalia glabrescens Mart no nordeste do Brasil, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: José Ribamar de Sousa Júnior - Coordenador / Júlio Marcelino Monteiro - Integrante / Clarissa Lessa Nascimento - Integrante.
-
2022 - Atual
Sentimentos negativos dirigidos a animais e associados à memória: implicações para a conservação da fauna no Nordeste brasileiro, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: José Ribamar de Sousa Júnior - Coordenador / Washington Soares Ferreira Júnior - Integrante / Karina Shamia Ferreira de Andrade - Integrante.
-
2020 - Atual
Aspectos etnobiológicos, ecológicos e genéticos de populações naturais de Copernicia prunifera Miller H. E. Moore, Descrição: O uso de recursos vegetais por populações humanas é uma prática que pode envolver vários fatores tais como culturais, econômicos, ecológicos e genéticos. Nesse contexto, o conhecimento botânico local pode contribuir para o acesso e identificação dos fatores relacionados ao uso de plantas por populações humanas. Neste cenário, entender quais motivos levam ao uso de determinada estrutura vegetal em relação as demais pode ajudar na compreensão dos fatores culturais relacionados a seleção de plantas para uso por grupos humanos. Estudos que agreguem as mais distintas abordagens, a fim de entender o funcionamento dos sistemas socioecológicos é de grande relevância. Diante disso, a carnaúba (Copernicia prunifera) [Miller] H. E., uma palmeira nativa do Nordeste do Brasil, cujo extrativismo é intenso em especial pelo uso artesanal de folhas, se apresenta como um adequado objeto de estudo sob as perspectiva etnobotânica, ecológica e genética.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: José Ribamar de Sousa Júnior - Coordenador.
-
2020 - Atual
Conhecimento botânico local, usos, manejo e variação morfológica de bacuri (Platonia insignis) Mart., Descrição: O uso e manejo de recursos vegetais por populações humanas é uma prática que pode envolver vários fatores tais como culturais, econômicos, ecológicos e genéticos. Nesse contexto, o conhecimento botânico local pode contribuir para o acesso e identificação dos fatores relacionados ao uso de plantas por populações humanas. Neste cenário, entender quais motivos levam ao uso de determinada estrutura vegetal em relação as demais pode ajudar na compreensão dos fatores culturais relacionados a seleção de plantas para uso por grupos humanos. Estudos que agreguem as mais distintas abordagens, a fim de entender o funcionamento dos sistemas socioecológicos é de grande relevância. Diante disso, o bacuri (Platonia insignis) [Miller] H. E., é uma frutífera arbórea nativa do Nordeste do Brasil, cujo extrativismo é intenso em especial pelo uso de seus frutos, se apresenta como um adequado objeto de estudo sob as perspectiva etnobotânica, ecológica e genética.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Ribamar de Sousa Júnior - Coordenador.
-
2018 - 2019
Aspectos ecológicos e etnobiológicos de fungos macroscópicos em comunidade rurais do Barão de Grajaú, sul do Maranhão, Descrição: Esse projeto de pesquisa tem como objetivo realizar um levantamento de fungos macroscópicos, destacando quais os organismos com potencial para uso pelas pessoas na região da Comunidade Bem Quer, município de Barão de Grajaú ? MA. Pretende-se responder a partir desse trabalho são as seguintes perguntas: Quais os principais grupos de organismos usados pela comunidade Bem Quer? Há correlação entre o bioma e o uso de fungos? Se há, isso está relacionado a abundância e riqueza micológica em cada bioma? Em quais biomas os fungos são subutilizados? A hipótese da aparência ecológica poderia explicar a subutilização dos fungos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: José Ribamar de Sousa Júnior - Coordenador / Grecilane Costa Pereira - Integrante / Nágila Alves Feitosa - Integrante / José Afonso Santana de Almeida - Integrante.
-
2017 - Atual
Conhecimento botânico local, usos e manejo de carnaúba (Copernicia prunifera) Miller H. E. Moore, Descrição: O uso de recursos vegetais por populações humanas é uma prática que pode envolver vários fatores tais como culturais, econômicos, ecológicos etc. Nesse contexto, o conhecimento botânico local pode contribuir para o acesso e identificação dos fatores relacionados ao uso de plantas por populações humanas. Vários estudos etnobotânicos têm demonstrado a importância do conhecimento botânico local para diversas finalidades a partir da análise de categorias de uso. Dentre as várias categorias de uso que podem ser consideradas, o uso alimentício tem sido o mais recorrente em estudos com plantas arbóreas frutíferas. Santos et al (2009) indicaram que a Acca sellowiana [Berg] Burret possuem frutos de grande importância de usos para populações humanas locais, sendo um recurso potencial para uso alimentício. Estudo etnobotânico realizado por Lins Neto et al (2010) sobre umbu (Spondias tuberosa) Arruda apontou a categoria alimentícia como a mais importante para o uso. De acordo com Sousa Júnior et al (2013) o fruto do pequizeiro (Caryocar coriaceum) também se destaca quanto a categoria de uso alimentício. No entanto, nem sempre o fruto é a parte da planta que se destacada em detrimento dos demais usos. Algumas espécies, embora não arbóreas, apresentam estrutura vegetativas (como folhas e raízes, por exemplo) como a parte mais utilizada por populações humanas locais. Neste cenário, entender quais motivos levam ao uso de determinada estrutura vegetal em relação aos demais pode ajudar na compreensão dos fatores culturais relacionados a seleção de plantas para uso. Diante disso, a carnaúba (Copernica prunifera) [Miller] H. E. se apresenta como um adequado objeto de estudo etnobotânico. A carnaúba é uma palmeira nativa do Nordeste do Brasil, cujo extrativismo é intenso em especial pelo uso artesanal da folha da carnaúba (Sousa et al. 2015). Assim, o objetivo principal desse estudo foi identificar e caracterizar o conhecimento, usos, comercialização, manejo e locais de coleta e diversidade morfológica de C. prunifera (carnaúba), além de investigar os aspetos culturais da relação entre populações humanas locais e a carnaúba.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: José Ribamar de Sousa Júnior - Coordenador / Leilane de Carvalho e Sousa - Integrante.
-
2017 - Atual
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Etnobiologia, Bioprospeção e Conservação da Natureza, Descrição: Este Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) se forma em torno do primeiro levantamento exaustivo e sistematizado da flora e fauna medicinal nativa no Brasil. Apesar da grande riqueza de levantamentos etnofarmacológicos já realizados e do avanço no conhecimento sobre o uso de recursos naturais por comunidades locais, o nosso grupo de pesquisa vem noticiando a grande fragilidade de muitos dados coletados para os propósitos de bioprospecção, seja por um inadequado desenho na coleta de dados, seja por uma interpretação equivocada do papel das plantas e animais medicinais nos sistemas médicos de comunidades locais e indígenas que vivem no Brasil. A nossa atual base de dados sobre os usos locais da flora e fauna medicinal brasileira, apesar de relativamente grande, apresenta muitos vieses metodológicos que limitam o nosso poder interpretativo. No caso específico da caatinga, o esforço mais recente para uma compilação de sua flora medicinal foi realizado por nosso grupo em 2007 por meio de uma revisão sistemática dos trabalhos publicados até o momento. Assim, o INCT reúne as competências necessárias, altamente produtivas em seus respectivos campos de atuação, para levar a cabo um programa de investigação que leve não só a descoberta de novos produtos de interesse médico e farmacológico a partir da flora e fauna nativa, bem como ao seu uso sustentável. Além disso, o INCT uma proposta inovadora no Brasil: um estudo sistemático das tradições médicas de primatas não humanos. A literatura científica mundial documenta que muitos grupos de primatas não humanas utilizam os recursos naturais para automedicação. Neste projeto, complementaremos o cenário de bioprospecção incluindo esse componente. A forte vocação da equipe deste projeto para a formação de recursos humanos e retorno de informações para a sociedade, por meio de ações de retorno, dará maior visibilidade para o conhecimento científico que é produzido no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (9) . , Integrantes: José Ribamar de Sousa Júnior - Integrante / Ulysses Paulino de Albuquerque - Coordenador / Gilney Charll dos Santos - Integrante / Ivanilda Soares Feitosa - Integrante / Taline Cristina da Silva - Integrante / Elcida de Lima Araújo - Integrante / Washington Soares Ferreira Júnior - Integrante / Letícia Zenóbia de O. Campos - Integrante / Rafael Ricardo Vasconcelos da Silva - Integrante / Fábio José Vieira - Integrante / Júlio Marcelino Monteiro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2012
Conhecimento e manejo Tradicional de Caryocar coriaceum Wittm na Chapada do Araripe Nordeste do Brasil, Descrição: O uso e manejo de espécies vegetais por ação humana podem levar a modificações na estrutura genética assentada pela manipulação das variações morfológicas das populações vegetais através do processo evolutivo denominado domesticação. Esse processo ocorre naturalmente, pois reflete a relação do homem com a espécie da qual ele se utiliza para atender as suas necessidades vitais, tais como alimentação e obtenção de renda. Plantas submetidas em diferentes regimes de manejo no tempo podem apresentar variações morfológicas entre populações, e serem inclusive reconhecidas como variedades. Os aspectos culturais e a importância econômica de diversas plantas têm fomentado o estudo sobre as formas de uso e manejo dos recursos vegetais pelos grupos humanos. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo estudar o conhecimento tradicional e a influência de práticas locais de uso, coleta e manejo sobre as populações de Caryocar coriaceum Wittm na chapada do Araripe no Nordeste do Brasil. O estudo foi delineado para responder as seguintes perguntas: a) As populações de Caryocar coriaceum Wittm apresentam graus distintos de modificações morfológicas influenciadas por ação humana? B) Há diferenças fenotípicas entre as populações dessa espécie submetidas a diferentes regimes de manejo local da paisagem? Será utilizada uma combinação de métodos da etnobotânica e da ecologia vegetal, visando integrar informações sobre o conhecimento de uso e manejo, assim como da influência deste uso e manejo nas populações da espécie. Esta integração de abordagens permitirá analisar a influência dos regimes de manejo da paisagem sob as populações de C. coriaceum na região de estudo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Ribamar de Sousa Júnior - Coordenador.
-
2008 - 2009
Levantamento florístico da região do baixão da mangabeira no município de Passagem Franca no Piauí, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: José Ribamar de Sousa Júnior - Coordenador / Gardene Maria de Sousa - Integrante / Samille Lima Alves - Integrante.
Prêmios
2013
Menção Honrosa Prêmio Prof. Dr. José Geraldo Marques do VII Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia e I Encontro Alagoano de Etnobiologia e Etnoecologia, Universidade Federal de Alagoas.
2012
Prêmio Darrell Posey, Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral. , Rodovia BR-343 - lado ímpar, Meladão, 64808605 - Floriano, PI - Brasil, Telefone: (89) 35220136, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - 2017
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Aluno de Doutorado (UFRPE), Enquadramento Funcional: Aluno de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2012
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Aluno de mestrado, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
2005 - Atual
Universidade Federal do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - 2019
Universidade Federal do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de curso de graduação, Carga horária: 20
2008 - 2009
Universidade Federal do PiauíVínculo: Aluno de Graduação, Enquadramento Funcional: Aluno em Atividade Curricular, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor do Projeto de Ensino de Saúde e Exatas (PENSE)
Atividade: Professor de Biologia e Coordenador discente do projeto.
Carga horária total: 230 horas
2008 - 2009
Universidade Federal do PiauíVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Iniciação Científica desenvolvendo o trabalho " Levantamento florístico da região do baixão da mangabeira no município de Passagem Franca no Piauí"
2007 - 2007
Universidade Federal do PiauíVínculo: Aluno de Graduação, Enquadramento Funcional: Aluno em atividade curricular, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor de Biologia do PENSE (Projeto de Ensino de Saúde e Exatas)
Carga Horária Total: 460 horas
Atividades
-
06/2025
Direção e administração, Campus Amílcar Ferreira Sobral.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação.
-
10/2021
Pesquisa e desenvolvimento, Campus Amílcar Ferreira Sobral.,Linhas de pesquisa
-
10/2021
Ensino, BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa, Seminário de Pesquisa I, Seminário de Pesquisa II, Etnobiologia e Conservação
-
11/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Amílcar Ferreira Sobral.,Cargo ou função, Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).
-
11/2015
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia das Criptógamas, Educação Ambiental, Metodologia Científica, Etnobotânica, Biologia Vegetal
-
12/2017 - 12/2019
Direção e administração, Campus Amílcar Ferreira Sobral.,Cargo ou função, Chefe de curso.
-
01/2008 - 07/2009
Estágios , Centro de Ciências da Natureza, Departamento de Biologia.,Estágio realizado, Estágio no Herbário Graziela Barroso (TEPB), realizando atividades referentes à Dinâmica e Conservação de herbários Fanerogâmicos". Carga Horária: 400h.
-
01/2008 - 06/2008
Extensão universitária , Centro de Ciências da Natureza, Departamento de Biologia.,Atividade de extensão realizada, Monitor do curso de extensão "Biologia Molecular: Uma prática que se constrói". Carga Horária: 152h.
-
08/2007 - 12/2007
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Natureza, Centro de Ciências da Natureza.,Atividade realizada, Monitoria da Disciplina "Morfologia e Sistemática de Fanerógamas". Carga Horária total: 192h.
2019 - 2019
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PARFOR - Formação Professores Educação Basica, Carga horária: 60
2018 - 2018
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PARFOR - Formação Professores Educação Basica, Carga horária: 60
2016 - 2018
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do quadro provisório da UESPI, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de José Ribamar de Sousa Júnior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?