Ney Alves de Arruda
Possui doutorado pela Universidad Pablo de Olavide (Sevilha - Espanha), título reconhecido pela UFRJ e perante banca de revalidação na UFMT com decisão CONSEPE-UFMT n. 006/2017, mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), "Diploma de Estudios Avanzados" (Maestría) pela Universidad de Burgos - Castilla y León (Espanha). É professor do Curso de Cinema da Faculdade de Comunicação e Artes, também da Faculdade de Direito - Universidade Federal de Mato Grosso. Advogado inscrito na OAB/MT sob o n. 4021. Tem experiência na área do ensino superior com ênfase em Filosofia, História, é professor de música e violino em cursos de extensão na UFMT, desde 2004. Publicou livro: "Arte, Cultura & Violino" (Ed. Appris, 2021), "Curso de Direito Administrativo" pela UAB - Universidade Aberta do Brasil. Músico violinista e pesquisador na UFMT desde 1986. Possui 148 artigos pulicados em periódicos jornalísticos em Mato Grosso. Atua nas seguintes disciplinas: Direito Autoral e Trilha Cinematográfica, Estética de Trilha Musical Fílmica, Ensino de Extensão em Música (UFMT), História das Instituições Jurídicas, Filosofia do Direito, Teoria Geral do Direito, Direito Administrativo. Desenvolve estudos sobre Música, Estética, Cinema, Teoria Crítica Frankfurtiana, É pesquisador e estudioso da arte do violino tendo iniciado seus estudos desse instrumento no ano de 1983 na classe do Prof. Cézar Wulhynek, spalla e professor da Escola de Aprendizes da Orquestra Sinfônica da UFMT, É músico camerista integrante do Trio de Câmara do Conservatório Lorenzo Fernandez.
Informações coletadas do Lattes em 10/11/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Programa del Doctorado en Historia de América: Mundos Indígenas
2011 - 2014
Universidad Pablo de Olavide (Sevilla) - Espanha
Título: ?LA BARRERA HUMANA: INDÍGENAS FRONTERIZOS Y PIONEROS COLONIALES EN LA RAYA DEL MATOGROSSO-MOXO-CHIQUITANO EN EL SIGLO XVIII"
Orientador: Prof. Dr. Jose Luis Belmonte Postigo
Palavras-chave: Direito; História; Fronteira; Direito Histórico de Fronteira.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Curso de PosGrado en Derecho
2001 - 2002
Universidad de Burgos - Castilla y Leon - España
Título: Historia del Derecho,Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Prof. Dr. Emiliano Gonzalez Diez
Mestrado em Curso de Pós-Graduacao em Direito - CPGD
1995 - 1997
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: "Ensino Jurídico e Racionalidade Comunicativa: em busca de uma teoria para a sala de aula", Florianópolis: Biblioteca do CPGD - Curso de Pós-Graduaçáo em Direito, UFSC, 1997.,Ano de Obtenção: 1998
Prof. Dr. Edmundo Lima de Arruda Jr..Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: ensino jurídico e teoria da aÇáo comunicativa; filosofia del derecho; educaçáo jurídica.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito / Especialidade: Teoria Geral do Direito. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito / Especialidade: Teoria do Ensino Jurídico na perspectiva de J. Habermas. Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Educação.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito/Especialidade: Filosofia do Direito.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estudos em Trilha Cinematográfica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Pesquisas em Teoria da Estética de Música Fílmica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinesofia - Estudo da Filosofia do Direito pelas Artes Cinematográficas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estudos em Psicanálise Introdutória aplicada â Teoria Geral do Direito.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: História das Instituições Jurídicas.
Organização de eventos
ARRUDA, N. A. ; ARRUDA, Ney Alves de . 2. Seminário Regional Cinema e Audiovisual - FCA/UFMT:. 2020. (Outro).
ARRUDA, Ney Alves de . 1. SEMINÁRIO REGIONAL DE RADIALISMO, CINEMA E AUDIOVISUAL FCA/UFMT ? ?ATUALIDADES DA PRÁXIS PARA A CRÍTICA NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL: O COMUNICADOR, RADIALISMO, CINEMA E O AUDIOVISUAL EM DEBATE?. 2019. (Outro).
ARRUDA, Ney Alves de . 3. Seminário Regional Discente de Extensão (da disciplina História do Direito): "TEORIA CRÍTICA E O PENSAMENTO JURÍDICO NO BRASIL E NO MUNDO" - (Em homenagem aos filósofos Horkheimer, Adorno, Marcuse, Benjamin). 2017. (Outro).
ARRUDA, Ney Alves de . Ministrou Palestra: "A Escrita Acadêmica: condições e possibilidades do trabalho ético é lícito perante uma instituição de ensino superior". 2011. (Outro).
ARRUDA, Ney Alves de . III Congresso Internacional de Direito Agroambiental e II Encontro Nacional de Prática Jurídica Ambiental. 2010. (Congresso).
ARRUDA, Ney Alves de . Núcleo de Psicanálise e Cinema - Condução de Debate sobre filme: "Notas sobre um Escândalo". 2009. (Outro).
ARRUDA, Ney Alves de . Curso de Aperfeiçoamento em Direito e Meio Ambiente - UFMT. 2008. (Outro).
Participação em eventos
1 Encontro de Pesquisa em Arte, Mídias e Tecnologia (I CONTEMIDI),.Pesquisas em Cinema no Hodierno Mundo das Artes. 2021. (Seminário).
Art in Series ? Evento Online de Cultura, Audiovisual, Comunicação e Artes. TRILHA CINEMATOGRÁFICA EM DEBATE CIENTÍFICO NO CURSO DE CINEMA DA UFMT. 2021. (Congresso).
Curso de Extensão (EAD): Ensino do Violino por Habilidades.Participante do Curso. 2021. (Oficina).
curso de extensão online - MT Online "Ouvido Pensante - O som contemporâneo e as transversalidades nas produções artísticas",. 2021. (Oficina).
curso de Viola Clássica do 42 Curso Internacional de Verão (CIVEBRA) do Centro de Educação Profissional ? Escola de Música de Brasília. 2021. (Oficina).
II SEMINÁRIO DE FILOSOFIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PUC/RS.trabalho "A estética do cinema mundial e as relações internacionais contemporâneas: notas do pós-guerra fria" para uma leitura cinematográfica e histórica. 2021. (Seminário).
IV SIMPÓSIO NACIONAL DO RÁDIO - INTERCOM - UFMT - UNEMAT.Trabalho: "A arte dos sons no Rádio: Aspectos da música ofertada pela Rádio Cultura FM-SP". 2021. (Simpósio).
IX Semana de Psicologia - UFMT II Encontro do PPGPsi - UFMT II Encontro Pantaneiro de Avaliação Psicológica.Trabalho: VIVER SEGREGADO E VIVER ENCASTELADO: UM OLHAR PELAS LENTES CINEMATOGRÁFICAS NO RIO DE JANEIRO. 2021. (Seminário).
VIII JORNADAS DE EXTENSIÓN DEL MERCOSUR - ARGENTINA. Curso de Cinema da UFMT: seminário para discentes sobre trilha cinematográfica. 2021. (Congresso).
Curso de Extensão (EAD): Habilidades Comportamentais e Técnicas para o Músico de Orquestra,.Participante do curso. 2020. (Oficina).
II Congresso de Estética e Teoria Crítica: Verdade e Sensibilidade na Era Digital. Membro da equipe de organização do II Congresso de Estética e Teoria Crítica. 2020. (Congresso).
Projeto de Extensão: UFMT COM A CORDA TODA (2019),.Professor Ministrante de Curso de Extensão em prática de violino. 2019. (Oficina).
XIV SEMANA DE FILOSOFIA DA UFMT , promovida pelo Departamento de Filosofia/UFMT.A teoria crítica frankfurtiana na escola mineira e o estudo da arte e da cultura: o caso dos filósofos Rodrigo Duarte e Verlaine Freitas. 2019. (Seminário).
I CONGRESSO DE ESTÉTICA E TEORIA CRÍTICA: CRISE E INDÚSTRIA CULTURAL. Palestra: O CONCEITO ESTÉTICO ADORNIANO DE HITS: PARA UMA CRÍTICA DA INDÚSTRIA DA MÚSICA (DE GOSTO DUVIDOSO?). 2018. (Congresso).
Professor(a) de Instrumento do Projeto de Extensão: UFMT COM A CORDA TODA.Professor Ministrante de Curso de Extensão em prática de violino. 2018. (Oficina).
Projeto de Extensão: UFMT COM A CORDA TODA (2017),.Professor Ministrante de Curso de Extensão em prática de violino. 2017. (Oficina).
Curso de Extensão: "Aspectos de Avaliação, Regulação e Supervisão em EaD" - STI - UFMT". 2012. (Oficina).
Curso de Formação de Autores para Educação a Distância - UAB - UFMT. 2011. (Oficina).
Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distancia VII ESUD. membro do comitê científico para avaliação de trabalhos científicos. 2010. (Congresso).
Curso de Extensão: "Teoria Crítica dos Direitos Humanos" CPGD - UFSC. 2010. (Oficina).
InfoComp - Ciências da Computação - UFMT.Perspectivas atuais no Direito Digital e sua relevância para o universo da Telemática. 2010. (Seminário).
IV Congresso de Direito Público OAB/MT - ESA/MT. 2010. (Congresso).
IV Congresso Internacional de Direito Agroambiental - UFMT. 2010. (Congresso).
XIX Congresso Nacional do CONPEDI Conselho Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Direito. 2010. (Congresso).
2. Ciclo de Debates Jurídicos do Unirondon. 2009. (Seminário).
Conferência: "El Plan de Bolonia en Europa: reflexiones sobre el Espacio Europeo de Educacion o ".coordenador do evento. 2009. (Seminário).
III Congresso Internacional de Direito Agroambiental - UFMT. 2009. (Congresso).
Seminário Arquivos, Fontes e Pesquisa Histórica: A Capitania de Mato Grosso. 2009. (Congresso).
Seminário Temático: Tecnologias, Mídias e Educação - UFMT. 2009. (Seminário).
Conferência Estadual dos Advogados de Mato Grosso - OAB/MT. 2008. (Congresso).
II Seminário Vinte Anos da Constituição Brasileira - OAB/MT - ESA/MT. 2008. (Seminário).
I Simulado de Julgamento Internacional. 2008. (Oficina).
Curso de Extensão:. 2007. (Seminário).
I Seminário de Avaliação da Pós-Graduação - UFMT. 2007. (Seminário).
Seminário de Integração da Tríplice Fronteria.Seminário de Integração de Fronteiras - Foz do Iguaçú - Comissão Parlamentar Mista do MERCOSUL. 2002. (Seminário).
Curso de Lengua y Cultura Espaola - Universidad de Burgos - Castilla y León. 2001. (Oficina).
Participação em bancas
ARRUDA, Ney Alves de; SPEZZAPRIA, M.; THEOBALDO, M. C.. ?A Autonomia da obra de arte em relação ao artista criador?. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ARRUDA, Ney Alves de; DUARTE, R. A. P.; SILVEIRA, S. J. P.. Da reflexão adorniana a uma sociedade da excitação. 2018. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ARRUDA, Ney Alves de; THEOBALDO, M. C.; FREIRE, R. B.. O PAPEL DO DIREITO NAS TEORIAS DA JUSTIÇA DE JOHN RAWLS E AMARTYA SEN ?. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ARRUDA, Ney Alves de; FREIRE, R. B.; SANTOS, B. R. G.. Direitos humanos: universidalidade e multiculturalismo. 2019.
ARRUDA, Ney Alves de. Conhecimento sobre a Legislação Ambiental Brasileira, no que se refere à Região Amazônica. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito Ambiental a Distância) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ARRUDA, Ney Alves de. Inseguranças Jurídicas no Desenvolvimento do Projeto Lucas do Rio Verde Legal. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito Ambiental a Distância) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ARRUDA, Ney Alves de. A inversão do ônus da prova no direito ambiental. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito Ambiental a Distância) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ARRUDA, Ney Alves de. Equilibrio do Meio ambiente versus expansão da economia. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito Ambiental a Distância) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ARRUDA, Ney Alves de. Da Averbação dos Passivos Ambientais. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito Ambiental a Distância) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ARRUDA, Ney Alves de. Análise do uso do fogo na APA estadual das nascentes do Rio Paraguai (MT). 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito Ambiental a Distância) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ARRUDA, Ney Alves de. Aplicação das Leis do Zoneamento Ecológico-Econômico no Município de Alta Floresta - MT. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito Ambiental a Distância) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ARRUDA, Ney Alves de. Os princípios jurídicos incidentes sobre o instituto das pessoas jurídicas no Brasil. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito Empresarial) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ARRUDA, Ney Alves de. A política ambiental dos créditos de carbono. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização presencial em Direito Agroambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ARRUDA, Ney Alves de. Introdução a história geral e contemporânea do Direito Ambiental no Brasil. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização presencial em Direito Agroambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ARRUDA, Ney Alves de. Da função socioambiental da propriedade rual. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização presencial em Direito Agroambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ARRUDA, Ney Alves de. Responsabilidade por danos ambientais causados pela poluição por resíduos sólidos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização presencial em Direito Agroambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ARRUDA, Ney Alves de. Os limites da coisa julgada na ação civil pública: ênfase no código de defesa do consumidor. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização presencial em Direito Agroambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ARRUDA, Ney Alves de. Aquecimento global, mudanças climáticas e o impacto na economia. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização presencial em Direito Agroambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ARRUDA, Ney Alves de. Seguro ambiental como instrumento de reparação civil dos danos ambientais. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização presencial em Direito Agroambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ARRUDA, Ney Alves de. Direito Romano: sua história e seus institutos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Direito - UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ARRUDA, Ney Alves de. Mídia e Segredo de Justiça: consequências da violação do sigilo profissional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Direito - UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ARRUDA, Ney Alves de. O Estado e o cinema brasileiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Direito - UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ARRUDA, Ney Alves de. Os contratos internacionais brasileiros e suas formas de resolução. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Direito - UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ARRUDA, Ney Alves de. Direitos Humanos: Histórico e Fundamentação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Direito - UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ARRUDA, Ney Alves de. Superendividamento do consumidor de crédito. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Direito - UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ARRUDA, Ney Alves de. Implicações advindas da Lei n.o 11.705/08: da constitucionalidade da "Lei Seca". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Direito - UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ARRUDA, Ney Alves de. Determinação de co-autoria no delito de infanticídio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Direito - UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ARRUDA, Ney Alves de. Argumentação Jurídica Perelmaniana na fundamentação das decisões judiciais: um estudo de caso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Direito - UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ARRUDA, Ney Alves de. A abstrativização do controle difuso de constitucionalidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Direito - UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ARRUDA, Ney Alves de. Sistema Recursal nos juizados especiais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Direito - UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ARRUDA, Ney Alves de. Membro da Banca Examinadora para Seleção de Docente Substituto - Portaria 002/FD/2010. 2010. Faculdade de Direito - UFMT.
ARRUDA, Ney Alves de. Membro da Banca Examinadora para Seleção de Docente Substituto - Portaria 007/FD/2010. 2010. Faculdade de Direito - UFMT.
ARRUDA, Ney Alves de. Membro de Comissão Examinadora de Concurso Público para Cargo de Docente Portaria Reitoria 631/2009. 2009. UFMT - Instituto de Ciências Humanas e Sociais do Campus Araguaia.
ARRUDA, Ney Alves de. Membro de Comissão Examinadora de Concurso Público para Cargo de Docente Portaria Reitoria 630/2009. 2009. Instituto de Ciências Sociais - UFMT Araguaia.
ARRUDA, Ney Alves de. Membro de Banca Examinadora para Seleção de Docente Substituto - Portaria 004/FD/2009. 2009. Faculdade de Direito - UFMT.
ARRUDA, Ney Alves de. Membro de Banca Examinadora para Seleção de Docente Substituto - Portaria 007/FD/2008. 2008. Faculdade de Direito - UFMT.
ARRUDA, Ney Alves de. Membro de Comissão Examinadora de Concurso Público para Cargo de Docente Portaria CEFET 246/2008. 2008. Centro Federal de Educação Tecnológica de MT.
ARRUDA, Ney Alves de. Membro da Banca Examinadora para Seleção de Docente Substituto Fac. Direito UFMT- Portaria 017/FD/2007. 2007. Faculdade de Direito - UFMT.
ARRUDA, Ney Alves de. Avaliação do Polo de Apoio Presencial de Tecnologia e Ciências - Porto Alegre/RS. 2010. Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC EaD.
ARRUDA, Ney Alves de. Avaliação do Curso da Academia de Policia Militar Costa Verde - MT. 2010. Secretaria de Ciências e Tecnologia do Estado de Mato Grosso.
ARRUDA, Ney Alves de. Avaliação do Polo de Apoio Presencial da Fac. de Tecnologia e Ciência de São Leopoldo - RS. 2010. Faculdade de Tecnologia e Ciências - São Leopoldo.
ARRUDA, Ney Alves de. Membro de Comissão Especial de Revalidação de Diploma Estrangeiro - Portaria Direção FD - UFMT 015/2011. 2011. Faculdade de Direito - UFMT.
ARRUDA, Ney Alves de. Membro de Comissão de Processo Administrativo Disciplinar da UFMT - Portaria FAMEV n. 0282/2011. 2011. Faculdade de Medicina Veterinária - UFMT.
ARRUDA, Ney Alves de. Membro de Comissão de Avaliação de Estágio Probatório de Docente - Portaria Direção FD 014/2011. 2011. Faculdade de Direito - UFMT.
ARRUDA, Ney Alves de. Membro de Comissão Especial de Revalidação de Diploma Estrangeiro - Portaria Direção FD 008/2010. 2010. Faculdade de Direito - UFMT.
ARRUDA, Ney Alves de. Membro de Comissão de Avaliação Parcial de Estágio Probatório - Portaria Direção FD 011/2010. 2010. Faculdade de Direito - UFMT.
ARRUDA, Ney Alves de. Membro de Comissão Reformulação do Estágio Supervisionado do Curso de Direito - Portaria Direção FD 008/2010. 2010. Faculdade de Direito - UFMT.
ARRUDA, Ney Alves de. Membro de Comissão Organizadora do Processo Eleitoral para os Colegiados Superiores da UFMT - Portaria Reitoria n. 792/2010. 2010. Universidade Federal de Mato Grosso.
ARRUDA, Ney Alves de. Membro de Comissão de Processo Administrativo Disciplinar da UFMT - Portaria Reitoria n. 112/2008. 2008. Universidade Federal de Mato Grosso.
ARRUDA, Ney Alves de. Membro de Comissão Especial de Acompanhamento de Processo Administrativo perante a Pró-Reitoria de Pós Graduação - UFMT Portaria n. 633/PROPG/2008. 2008. Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação da UFMT.
ARRUDA, Ney Alves de. Membro de Comissão de Avaliação de Estágio Probatório de Docente - Portaria Direção FD 017/2008. 2008. Faculdade de Direito - UFMT.
ARRUDA, Ney Alves de. Membro de Comissão Especial para Alteração de Resolução Consepe UFMT - Portaria Direção FD 020/2008. 2008. Faculdade de Direito - UFMT.
Comissão julgadora das bancas
RODRIGUES, Saulo Tarso; Valerio de Oliveria Mazzuoli; João Martins Bertaso; Waldir Alves. As fronteiras como paradigma inovador no colaboracionismo entre povos. 2013. Tese (Doutorado em Direito) - Faculdade de Direito UFMT.
ANZAI, L. C.; RODRIGUES, C. M.; CRUZ, M. S.; REIS, A. R.; HIGA, T. C. C. S.; MARTA, J. M.; LUCIDIO, J. A. B.;ANZAI, L. C.. La barrera humana: indígenas fronteirizos y pioneiros coloniales en la raya del matogrosso-Moxo-Chiquitano en el siglo XVIII. 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.
PRUX, O. I.; Ribeiro, Maria de Fátima. AS FRONTEIRA COMO PARADIGMA INOVADOR NO COLABORACIONISMO ENTRE POVOS VIZINHOS. 2013. Tese (Doutorado em DIREITO) - Universidade Federal de Mato Grosso Faculdade de Direito.
RODRIGUES, C. M.; CRUZ, M. S.; ANZAI, L. C.; REIS, A. R.;SOUZA-HIGA, T. C. C.; MARTA, J. M.. La Barrera humana: Indígenas fronterizos y pioneros coloniales en la raya del Mato Grosso- Moxo- Chiquitano en el siglo XVIII. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.
RODRIGUES, Horácio Wanderlei; ARRUDA, N. A.;ARRUDA JÚNIOR, E. L.; KUNZ, E.. Educação Jurídica e Razão Comunicativa: em busca de uma teorização para a sala de aula. 1997. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Santa Catarina.
RODRIGUES, Cândido M.; REIS, A. R.; CRUZ, Marcos da Silva.; ANZAI, L. C.; HIGA, T. C. C. S.. La barreira humana: indígenas fronteirizos y pioneiros coloniales en la raya del Mato-Grosso-Moxo-Chiquitano en el siglo XVIII. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História - Doutorado) - Universidade Federal de Mato Grosso.
RODRIGUES, C. M.; ANZAI, L. C.; HIGA, T. C. C. S.; CRUZ, M. S.;REIS, A. R.. La barrera humana: indígenas fronterizos y pioneros coloniales en la raya del Mato Grosso-Moxo-Chiquitano en el siglo XVIII. 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.
Foi orientado por
Educação Jurídica e Razão Comunicativa, Em Busca de Uma Teorização Para Sala de Aula; 1997; Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Edmundo Lima de Arruda Junior;
Produções bibliográficas
-
ARRUDA, Ney Alves de ; COSTA, R. . E... se Bazin e Lefebvre se encontrassem com Freud numa sessão de cinema? Anotações para estudo de caso do albinismo na grande tela. CINEMA & TERRITÓRIO , v. 5, p. 108-121, 2020.
-
ARRUDA, Ney Alves de . Vestígios de (possível) regressão do direito de acesso à informação da cidadania diante dos poderes públicos municipais em mato grosso. Revista Direitos, Trabalho e Política Social , v. 03, p. 154-175, 2017.
-
ARRUDA, Ney Alves de . Um estudo sobre meio ambiente de fronteira: aspectos histórico-jurídicos do procedimento ibérico. Revista Jurídica do Unirondon , v. 09, p. 189, 2009.
-
ARRUDA, Ney Alves de . Cultura fronteriza latinoamericana: condiciones de investigación para una de sus multiplas posibilidades. Revista Jurídica da UniRondon , v. 1, p. 107-118, 2008.
-
ARRUDA, Ney Alves de . Observações prévias acerca do meio ambiente transfronteiriço - elementos históricos e jurídicos na Península Ibérica: o caso de espanha e Portugal. Revista Amazônia Legal de estudos sócio-jurídico-ambientais (UFMT) , v. 1, p. 93-112, 2008.
-
ARRUDA, Ney Alves de . Notas introdutórias acerca da cooperação transfronteiriça entre Portugal e espanha na região de Alentejo-Extremadura: uma abordagem jurídica-histórica. Revista Jurídica da UniRondon , v. 1, p. 145-164, 2007.
-
Santana, A R. A ; Arruda, Ney Alves de ; ARRUDA, Ney Alves de . Mato Grosso e suas relações internacionais: uma leitura preliminar. Revista Jurídica Discente do Univag , v. 1, p. 133-140, 2005.
-
ARRUDA, Ney Alves de . Relações internacionais e a civilização humana: uma pequena análise jurídica transnacional do cotidiano vivido. Revista Jurídica da UniRondon , v. 1, p. 103-116, 2003.
-
ARRUDA, Ney Alves de . Breves Notas sobre o Direito de Fronteira e aproximações do conceito de Cidadania transfronteiriça. Revista Jurídica da UNIRONDON , Cuiabá - MT, v. 3, n.1, p. 11-30, 2002.
-
ARRUDA, Ney Alves de . Desenvolvimento econômico fronteiriço - política públicas locais como perspectivas para o Brasil no século XXI. Revista Jurídica da UniRondon , v. 1, p. 155-176, 2002.
-
ARRUDA, Ney Alves de . Sociedade da informação e políticas regionalizadas: exemplares programas de um pluralismo jurídico europeu para a América Latina. Júcice (Cuiabá) , v. 1, p. 6-12, 2002.
-
ARRUDA, Ney Alves de . O Direito de Petição (da Dogmática Processual) no Divã: uma análise freudiana na transmodernidade. Revista Jurídica da UniRondon , v. 1, p. 161-172, 2001.
-
ARRUDA, Ney Alves de . Congresso Internacional de Ètica e Cidadania - II Encontro Brasileiro de Direito e Psicanálise: Por um novo direito crítico na América Latina. Debate Jurídico , Cuiabá - MT, v. 1, n.2, p. 4-4, 2000.
-
ARRUDA, Ney Alves de . Arte, Cultura & Violino: memórias do ensino e vida de um violinista brasileiro. 1. ed. Curitiba - PR: Appris Editora, 2021. v. 1. 226p .
-
ARRUDA, Ney Alves de . Direito Administrativo - UAB - UFMT. 1. ed. Cuiabá: Editora da UFMT, 2010. v. 01. 159p .
-
Arruda, Ney Alves de ; ARRUDA, Ney Alves de . Uma introdutória abordagem histórica acerca da Unasul e o diálogo de jurisdições. In: MAZZUOLI, Valério de Oliveira; GOMES, Eduardo Biacchi. (Org.). Direito da Integração Regional - Diálogo entre jurisdições na América Latina. 1ed.São Paulo: Editora Saraiva, 2015, v. 1, p. 153-175.
-
ARRUDA, Ney Alves de . Apontamentos prévios para uma análise crítico-democrática do princípio constitucional da eficiência diante do funcionalismo público brasileiro.. In: BELLOSO MARTÍN, Núria; RODRIGUES, Saulo Tarso. (Org.). Justiça Constitucional e Democracia. 01ed.Cuiabá: EdUFMT - Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 2014, v. 01, p. 351-375.
-
ARRUDA, Ney Alves de . Cap. 16 Elementos estético-culturais benjaminianos sobre a fotografia: .. 251 leituras críticas acerca de instantâneos vividos em sedutores catálogos de viagem. In: Congresso Internacional Walter Benjamin: barbárie e memória ética Organização: Ricardo Timm de Souza (Org.), 2019, Porto Alegre - RS. Walter Benjamin Estética, Política, Literatura, Psicanálise. Porto Alegre - RS: Editora Fi, 2019. v. 1. p. 251-268.
-
ARRUDA, Ney Alves de . Cursos Virtuais de Reciclagem das Profissões Jurídicas: parcerias institucionais entre a UFMT e a OAB - Mato Grosso - INTERTEC 2002 - Santos SP. In: INTERTEC 2002 - Encuentro Internacional de Educación en Engería y Tecnologia, 2002, Santos - SP. INTERTEC 2002. Santos - SP: CD Roon Publications, 2002. v. 1.
-
ARRUDA, Ney Alves de . "A Dramasofia como Método Pós - Moderno de Ensino Jurídico: indícios de um (novo) imaginário empírico na Faculdade de Direito da UFMT - Seminário Educação: Educação, Poder e Cidadania 2002". In: Seminário Educação 2000, 2000, Cuiabá - MT. Educação, Poder e Cidadania. Cuiabá - MT: SB Gráfica, 2000. v. 1. p. 127.
-
ARRUDA, Ney Alves de . Por um ensino jurídico transmoderno em Mato Grosso. In: 3ª Semana Nacional de Cinesofia, 2000, Chapada dos Guimarães. Anais 3ª Semana Nacional de Cinesofia, 2000. v. 1. p. 145-147.
-
ARRUDA, Ney Alves de . "Seminário de Integração Acadêmica dos Calouros da Faculdade de Direito - PROVIVAS - UFMT - Edição 2002". In: Catálogo dos Projetos de Extensão 2002 - Pró Reitoria de Vivência Acadêmica e Social (UFMT), 2002, Cuiabá - MT. Catálogo de Projetos de Extensão - 2002. Cuiabá - MT: Editora da UFMT, 2002. v. 1. p. 31-32.
-
ARRUDA, Ney Alves de . Da Antiguidade ao Renascimento - algumas breves notas provocativas sobre a arte iniciática da Alquimia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARRUDA, Ney Alves de . Mini-Curso: Introdução Histórica à Ciência Jurídica: uma leitura crítica ao longo das eras da civilização. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ARRUDA, Ney Alves de . Jürgen Habermas e a Teoria Crítica para os filósofos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARRUDA, Ney Alves de . "Informes del Proyecto Jurisprudencia de la Igualdad (JEP) en Brasil y America del Sur". Granada: Editora da Universidad de Granada - Andaluzia - ESPAA, 2001 (Comunicaçáo Científica en Jornada da Sociedad Espaola de Filosofia del Derecho).
Outras produções
ARRUDA, Ney Alves de . Direito Administrativo - UAB - UFMT. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - livro didático para ensino à distância).
ARRUDA, Ney Alves de . Curso de Prática e Técnica em Violino e Viola no Depto de Música da UFMT. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2020 - 2021
?FILOSOFIA, CULTURA E ESTÉTICA: Estudo crítico de hodiernas manifestações das artes?, Descrição: PROJETO CADASTRADO NA PROPEQ/UFMT N. 440/2020 ? Autor: Prof. Dr. Ney Arruda Título: ?FILOSOFIA, CULTURA E ESTÉTICA: Estudo crítico de hodiernas manifestações das artes? Objetivo/Meta: estudos: 1)- Crítica filosófica do trinômio cultura-sociedade-estética; 2) Consumo de cultura pela sociedade; 3) Estética das obras de arte; 4) Aspectos da semi-formação cultural, 5) Cinema e Estética;. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ney Alves de Arruda - Coordenador.
-
2018 - 2019
Cultura, filosofia e sociedade: investigações crítico-reflexivas, Descrição: RELATÓRIO FINAL de Pesquisa 2018/2019 (Projeto CONCLUÍDO). ANO 2018 PROJETO CADASTRADO NA PROPEQ/UFMT N. 123/2018 ? Autor: Prof. Dr. Ney Arruda Obs. Registrado na Propeq em 31/12/2017 e homologado pela Congregação da FD em: 05/04/2018. Título: Cultura, filosofia e sociedade: investigações crítico-reflexivas Objetivo/Meta: estudos: 1) Crítica histórico-filosófica do binômio cultura-sociedade; 2) Consumo de cultura pela sociedade; 3) Estética das obras de arte; 4) Aspectos da semi-formação cultural;. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ney Alves de Arruda - Coordenador.
-
2001 - 2006
Projeto: Teoria da Cooperação Internacional de Fronteira, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ney Alves de Arruda - Coordenador.
Projetos de desenvolvimento
-
2008 - 2012
Direito Histórico de Fronteira, Descrição: aspectos da legislação aplicada a fronteira. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ney Alves de Arruda - Coordenador.
-
2008 - 2012
Direito Histórico de Fronteira, Descrição: aspectos da legislação aplicada a fronteira. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ney Alves de Arruda - Coordenador.
-
2008 - 2012
Direito Histórico de Fronteira, Descrição: aspectos da legislação aplicada a fronteira. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ney Alves de Arruda - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Direito - Universidade Federal de Mato Grosso. , Av. Fernando Correia da Costa, n.o 2367, Boa Eperança, 78060-900 - Cuiaba, MT - Brasil, Telefone: (65) 36158540, URL da Homepage:
Experiência profissional
2011 - Atual
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: , Enquadramento Funcional: Membro Comitê Gestão da Capacitação Docente
Outras informações:
docente membro do Comitê de Gestão da Capacitação Docente e Técnica da Pró-Reitoria de Ensino de Pós Graduação da UFMT - PORTARIA N.o 149/PROPG/2011
2011 - Atual
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Pesquisa da Fac. Direito/UFMT
Outras informações:
Docente designado para a atividade de Coordenação de Pesquisa da Faculdade de Direito da UFMT - PORTARIA N.o 016/FD/2011
1993 - Atual
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Servidor público estatutário, Enquadramento Funcional: Professor assistente 4, Carga horária: 40
Outras informações:
Exerceu os cargos de:
a) - Chefe de Departamento da Faculdade de Direito - UFMT -MT - 1999
b) - Coordenação de Extensão -Fac. Direito - UFMT - 2000
c) - Membro colaborador da Camerata do Depto. de Artes da UFMT
d) - Membro do Conselho Fiscal - UNISELVA - UFMT
e) - parcipou de diversas comissóes técnicas internas (ex.: comissões de sindicância e inquérito administrativo) - desde 1993
2009 - 2011
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord. Especialização Direito AgroAmbiental
Outras informações:
Professor Coordenador do Curso de Pós Graduação Especialização em Direito AgroAmbiental da Faculdade de Direito - UFMT - PORTARIA N.o 088/PROPG/2009
Atividades
-
02/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Fiscal - Fundação UNISELVA - UFMT.,Cargo ou função, Secretário do Conselho Fiscal - Fundação Uniselva - UFMT.
-
03/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara de Extensão - PROVIVAS - UFMT.,Cargo ou função, Membro Conselheiro - Representante FD - UFMT.
-
03/2000
Extensão universitária , Coordenação de Extensão - FD - UFMT.,Atividade de extensão realizada, Docente responsável pela avaliação de atividades de extensão da FD (sem DAS).
-
08/1992
Ensino, Faculdade de Direito - UFMT, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Digital - Legislação aplicada à Informática Jurídica, Direito Internacional Público e Privado, Filosofia Geral e do Direito, História do Direito (História das Instituições Jurídicas), Direito Processual Civil, Prática Forense I - Estatuto Geral da Advocacia e petições gerais, Teoria Geral do Processo, Tópicos Especiais em Direito e Pós - Modernidade
-
03/1998 - 12/2005
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Direito - Universidade Federal de Mato Grosso.,Linhas de pesquisa
-
08/2004 - 12/2004
Extensão universitária , Curso de Extensão em Violino - Depto. de Artes - UFMT.,Atividade de extensão realizada, Professor de Violino e Viola em Curso de Extensão em Música.
-
08/1992 - 12/1994
Estágios , Núcleo de Prática Jurídica - Fac. Direito - UFMT.,Estágio realizado, Professor supervisor de prática jurídica no NPJ - Fac. Direito - UFMT.
-
12/1998 - 12/1999
Direção e administração, Faculdade de Direito - Universidade Federal de Mato Grosso.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
2008 - Atual
Faculdade de Direito - UFMTVínculo: Docente Coordenação Pesquisa, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pesquisa da Fac. Direito/UFMT
2009 - 2011
Faculdade de Direito - UFMTVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro Colegiado de Curso - Portaria 116/2009
2010 - 2010
Faculdade de Direito - UFMTVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Ensino Fac.Direito/UFMT
Outras informações:
Exerceu a função de Coordenador de Ensino Faculdade de Direito/UFMT - designado Portaria n. 01/FD/2010
2007 - Atual
Pró-Reitoria de Pós Graduação UFMT - Comitê de Pós Graduação "Latu Sensu"Vínculo: Representante Fac Direito UFMT, Enquadramento Funcional: professor
2011 - Atual
Comissão Permanente de Pessoal Docente - UFMTVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro Comissão Permanente de Pessoal Docente
Outras informações:
Membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente - UFMT designado mediante Portaria Secretaria de Gestão de Pessoas - UFMT n. 344/2011
2011 - Atual
PróReitoria de PósGraduação UFMT Comitê de Gestão da Capacitação DocenteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê Gestão Capacitação Docente
Outras informações:
Membro do Comitê de Gestão da Capacitação Docente e Técnica - Portaria n. 149/PROPG/2011 - Universidade Federal de Mato Grosso
Você é Ney Alves de Arruda?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ney Alves de Arruda e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?