Keila Beatriz Fernandes Custódio

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Toledo de Araçatuba (1994). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e especialização em Didática. Mestre em Educação, na linha Infância e Educação na FCT-UNESP no Programa de Pós-Graduação.

Informações coletadas do Lattes em 10/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educacao

2012 - 2014

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Gilza Maria Zauhy Garms.

Especialização em Didática

2002 - 2002

Faculdade de Educaçao Sao Luis

Graduação em Pedagogia

1992 - 1994

Centro Universitário Toledo de Araçatuba

Ensino Médio (2º grau)

1989 - 2002

Eepsg Manoel Bento da Cruz

Formação complementar

2012 - 2012

I Congresso Internacional da Teoria Histórico-Cult. (Carga horária: 40h). , Universidade de Filosofia e Ciências Campus de Marília.

2010 - 2010

I Encontro Multidisciplinar de Transtornos. (Carga horária: 19h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2010 - 2010

MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (Carga horária: 8h). , SINDICATO DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO NO ESTADO DE SÃO PAULO.

2010 - 2010

DO BERÇO AO BRINCAR: TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO. (Carga horária: 32h). , PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAÇATUBA - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

2010 - 2010

1º SEMINÁRIO DA LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JU. (Carga horária: 30h). , PREFEITURA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

2010 - 2010

PROGRAMA NESTLÉ FAZ BEM CUIDAR. (Carga horária: 24h). , FUNDAÇÃO NESTLÉ BRASIL.

2010 - 2010

A ARTE-MAGIA DAS HISTÓRIAS INFANTIS: DA CONTAÇÃO À. (Carga horária: 30h). , PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAÇATUBA - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

2010 - 2010

X ENPEX - ESTUDOS COMPARTILHADOS. (Carga horária: 24h). , Centro Universitário Toledo de Araçatuba.

2010 - 2010

X ENPEX - A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS E DO TEMPO. (Carga horária: 24h). , Centro Universitário Toledo de Araçatuba.

2009 - 2009

xiv Semana de Educação. (Carga horária: 30h). , Centro Universitário Toledo de Araçatuba.

2009 - 2009

VI Congresso de Alfabetização. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Uberlândia.

2009 - 2009

Fórum Gestão de Esportes. (Carga horária: 8h). , Secretaria de Esporte e Recreação de Araçatuba.

2009 - 2009

Disseminadores de Educação Fiscal. (Carga horária: 160h). , Escola de Administração Fazendária.

2009 - 2009

Repensando a EJA em Araçatuba. (Carga horária: 18h). , Secretaria da Educação de Araçatuba.

2009 - 2009

Libras. (Carga horária: 30h). , Secretaria da Educação de Araçatuba.

2008 - 2008

VIII Seminário Municipal de Educação. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação de Araçatuba.

2007 - 2007

Formação Continuada. (Carga horária: 32h). , Secretaria de Educação de Birigui.

2007 - 2007

I Seminário Municipal de Educação. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação de Araçatuba.

2006 - 2006

Programa de Educação Inclusiva. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Educação de Araçatuba.

2001 - 2001

2ª Jornada Municipal de Eduvação. (Carga horária: 30h). , Secretaria Municipal de Educação de Birigui.

2001 - 2001

PCN em Ação - Módulo Alfabetização. (Carga horária: 32h). , Secretaria Municipal de Educação de Birigui.

2000 - 2000

1ª Jornada Municipal de Educação. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Educação de Birigui.

2000 - 2000

Repensando a Educação. (Carga horária: 30h). , Secretaria Municipal de Educação de Birigui.

1999 - 1999

Melhoria da Educação no Município. (Carga horária: 32h). , Secretaria Municipal de Educação de Birigui.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE e IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD. O Desafio do Cuidar e Educar: ressignificando a docência na educação infantil. 2013. (Congresso).

1º Seminário de Pesquisas e Práticas Pedagógicas na Infância.Do Berço ao Brincar: Teoria e Prática de de Ensino. 2013. (Seminário).

VII Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no tempo presente..O Cuidar e o Educar na Educação da Infância: desconstituindo mitos e constituindo perspectivas.. 2013. (Simpósio).

I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural. Do Berço ao Brincar: Teoria e Pratica de Ensino. 2012. (Congresso).

XXIII Semana da Educação e Pedagogia "O contexto escolar na contemporaneidade: discussões necessárias". O CUIDAR E O EDUCAR NO COTIDIANO ESCOLAR DA CRIANÇA DE ZERO A DOIS ANOS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA LEITURA PIAGETIANA. 2012. (Congresso).

VII Seminário de Pesquisa em Educação.O CUIDAR E O EDUCAR NO COTIDIANO ESCOLAR DA CRIANÇA DE ZERO A DOIS ANOS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA LEITURA PIAGETIANA. 2012. (Seminário).

I Colóquio sobre Pesquisas no Campo da Educação Infantil.O CUIDAR E O EDUCAR NO COTIDIANO ESCOLAR DA CRIANÇA DE ZERO A DOIS ANOS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA LEITURA PIAGETIANA. 2012. (Encontro).

X ENPEX - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.A Organização dos Espaços e do Tempo: Ressignificando a Educação Infantil. 2010. (Outra).

Produções bibliográficas

  • CUSTÓDIO, K. B. F. . O Cuidar e o Educar na Educação da Infância: desconstituindo mitos e constituindo perspectivas.. In: VII Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no tempo presente., 2013, Uberlândia-MG. O Cuidar e o Educar na Educação da Infância: desconstituindo mitos e constituindo perspectivas, 2013.

  • CUSTÓDIO, K. B. F. . O Desafio do Cuidar e Educar: ressignificando a docência na educação infantil. In: XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE e IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD, 2013, Curitiba-PR. O Desafio do Cuidar e Educar: ressignificando a docência na educação infantil, 2013.

  • CUSTÓDIO, K. B. F. . DO BERÇO AO BRINCAR: TEORIA E PRÁTICA DE ENSINO. In: I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 11ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2012, Marília. I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 11ª Jornada do Núcleo de Marília, 2012.

  • CUSTÓDIO, K. B. F. . O CUIDAR E O EDUCAR NO COTIDIANO ESCOLAR DA CRIANÇA DE ZERO A DOIS ANOS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA LEITURA PIAGETIANA. In: XXIII Semana da Educação e Pedagogia 'O contexto escolar na contemporaneidade: discussões necessárias', 2012, Presidente Prudente. XXIII Semana da Educação e Pedagogia "O contexto escolar na contemporaneidade", 2012.

  • CUSTÓDIO, K. B. F. . O CUIDAR E O EDUCAR NO COTIDIANO ESCOLAR DA CRIANÇA DE ZERO A DOIS ANOS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA LEITURA PIAGETIANA. In: VII Seminário de Pesquisa em Educação, 2012, Presidente Prudente. VII Seminário de Pesquisa em Educação, 2012.

  • CUSTÓDIO, K. B. F. ; RODRIGUES,P.S. ; SILVEIRA, R. C. . Do Berço ao Brincar: Teoria e Práticas de Ensino. In: 1º Seminário de Pesquisas e Práticas Pedagógica na Infância, 2013, Três Lagoas. 1º Seminário de Pesquisa e Práticas Pedagógicas na Infância, 2013.

  • RODRIGUES,P.S. ; CUSTÓDIO, K. B. F. ; SILVEIRA, R. C. . Proposta Fazer Em Cantos. In: 1º Seminário de Pesquisas e Práticas Pedagógicas na Infância, 2013, Três Lagoas. 1º Seminário de Pesquisas e Práticas Pedagógicas na Infância, 2013.

  • CUSTÓDIO, K. B. F. ; RODRIGUES,P.S. ; SILVEIRA, R. C. . Do Berço ao Brincar: Teoria e Prática de Ensino. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RODRIGUES,P.S. ; CUSTÓDIO, K. B. F. ; SILVEIRA, R. C. . Proposta Fazer em Cantos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CUSTÓDIO, K. B. F. . Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUSTÓDIO, K. B. F. . Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUSTÓDIO, K. B. F. . O Cuidar e o Educar na Educação da Infância: desconstituindo mitos e constituindo perspectivas.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUSTÓDIO, K. B. F. . O Desafio do Cuidar e Educar: ressignificando a docência na educação infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUSTÓDIO, K. B. F. . Do Berço ao Brincar: Teoria e Prática de Ensino.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUSTÓDIO, K. B. F. . O Cuidar e o Educar no cotidiano escolar da criança de zero a dois anos: contribuições de uma leitura piagetiana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CUSTÓDIO, K. B. F. . O Cuidar e o Educar no cotidiano escolar da criança de zero a dois anos: contribuições de uma leitura piagetiana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUSTÓDIO, K. B. F. . O Cuidar e o Educar no cotidiano escolar da criança de zero a dois anos: contribuições de uma leitura piagetiana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUSTÓDIO, K. B. F. ; SILVEIRA, R. C. ; RODRIGUES,P.S. . A Organização dos Espaços e do Tempo: Ressignificando a Educação Infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUSTÓDIO, K. B. F. ; SILVEIRA, R. C. ; RODRIGUES,P.S. . Estudos Compartilhados entre Docentes: Dinamizando a Prática Pedagógica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUSTÓDIO, K. B. F. . Do berço ao brincar: Teoria e Prática de Ensino. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2014

    Concepções Epistemológicas que fundamentam práticas educativas do professor de berçário: contribuições de uma leitura piagetiana, Descrição: É uma pesquisa qualitativa, ainda em andamento, sendo realizada em duas instituições de educação infantil, tendo como objetivo principal investigar qual a concepção do professor de berçário a cerca do cuidar e educar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Keila Beatriz Fernandes Custódio - Coordenador / Gilza Maria Zauhy Garms - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria da Educação de Araçatuba, Orgão Municipal. , Rua São Paulo nº 728, Vila Mendoça, 16015-130 - Aracatuba, SP - Brasil, Telefone: (18) 36361200, Ramal: 225, Fax: (18) 36222909, URL da Homepage:

Experiência profissional

2012 - Atual

CEI Dionísia Miragaia Carmine

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Infantil

2009 - 2009

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE ARAÇATUBA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor-Coordenador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1997 - 2009

EM Ruth Pintão Lot

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 32

1996 - Atual

EMEB Cláudio Evangelista Teixeira

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

Outras informações:
Atualmente estou afastada da sala de aula, para trabalhar na Secretaria de Educação de Araçatuba, como Professora-Coordenadora.

1994 - 1997

Colegio Alfa

Vínculo: privado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20