Rachel Costa Façanha
Possui Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR, 2000), Especialização em Audiologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR, 2002), Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA, 2009) e Doutorado em Odontologia Integrada - área de conhecimento CNPQ: Ciências da Saúde, pela Universidade CEUMA - Universidade Federal de Uberlândia (CEUMA/UFU, 2022). Professora e Coordenadora do Curso Fonoaudiologia da Universidade CEUMA (2009 - atual). Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Prótese Auditiva, Audiologia Clínica e Ocupacional.
Informações coletadas do Lattes em 08/01/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Odontologia
2018 - 2022
Universidade Federal de Uberlândia
Título: RELAÇÃO ENTRE A DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (DTM) E SINTOMAS/ALTERAÇÕES OTOLÓGICAS: REVISÃO SISTEMÁTICA E ESTUDO CLÍNICO
Orientador: Paulo César Simamoto
Coorientador: Meire Coelho Ferreira. Palavras-chave: Disfunção Temporomandibular; Audição.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.
Mestrado em Saúde Coletiva
2007 - 2009
Universidade Federal do Maranhão
Título: Fatores de Risco para Alterações Auditivas em Prematuros Egressos de UTI Neonatal
, Ano de Obtenção: 2009.Prof. Dr. Fernando Lamy Filho.
Especialização em andamento em Especialização em Distúrbios de Linguagem e Fala
2024 - Atual
Especialização em Audiologia
2000 - 2001
Universidade de Fortaleza
Título: Estudo das Emissões Otoacústicas por Produto de Distorção em Crianças do Setor de Pediatria do NAMI
Orientador: Marília Fontenele e Siva Câmara
Formação complementar
2003 - 2003
Extensão universitária em Extensão em Fonoaudiologia. (Carga horária: 374h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Audiologia.
Organização de eventos
FAÇANHA, R. C. . III Simpósio de Fonoaudiologia da Universidade CEUMA. 2022. (Outro).
FAÇANHA, R. C. . VIII Congresso de Saúde e Bem Estar e I Congresso Internacional de Saúde da Universidade CEUMA. 2020. (Congresso).
FAÇANHA, R. C. . II SIMPÓSIO DE FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE CEUMA. 2019. (Outro).
FAÇANHA, R. C. . VII Congresso de Saúde e Bem Estar do Maranhão. 2019. (Congresso).
FAÇANHA, R. C. ; SOUSA, F. L. F. ; MORAES JUNIOR, J. B. ; SILVA, M. F. F. . I SIMPÓSIO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA UNICEUMA. 2018. (Outro).
FAÇANHA, R. C. ; Sousa, F.L.F. ; MORAES JUNIOR, J. B. . II SIMPÓSIO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA UNICEUMA. 2018. (Outro).
FAÇANHA, R. C. . VI Congresso de Saúde e Bem Estar do Maranhão. 2018. (Congresso).
FAÇANHA, R. C. ; NUNES, M. A. ; ALMEIDA, F. J. F. ; NORONHA, F. M. F. ; MACHADO, M. C. A. M. ; BACELAR, S. N. A. ; MELO, C. D. ; CASTRO, K. V. B. ; SILVA, E. L. C. ; SOUSA, R. M. L. . V CONGRESSO DE SAÚDE E BEM ESTAR. 2017. (Congresso).
FAÇANHA, R. C. . AÇÃO GLOBAL 2017. 2017. (Outro).
FAÇANHA, R. C. . DIA NACIONAL DA CONSTRUÇÃO SOCIAL. 2017. (Outro).
FAÇANHA, R. C. . CEUMA EM AÇÃO 2017. 2017. (Outro).
FAÇANHA, R. C. . XVI JORNADA DE FONOAUDIOLOGIA. 2017. (Outro).
FAÇANHA, R. C. . AVALIAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. 2016. (Outro).
FAÇANHA, R. C. . CURSO BANCA DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS. 2016. (Outro).
FAÇANHA, R. C. . AÇÃO SOCIAL EM CANTEIRO DE OBRAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL. 2016. (Outro).
FAÇANHA, R. C. . OFICINA LEIS DE INCENTIVO AO ESPORTE E À CULTURA. 2016. (Outro).
FAÇANHA, R. C. . OFICINA DE COMUNICAÇÃO E MÍDIA. 2016. (Outro).
FAÇANHA, R. C. . AÇÃO GLOBAL 2016. 2016. (Outro).
FAÇANHA, R. C. . AÇÃO DIA NACIONAL DA CONSTRUÇÃO SOCIAL. 2016. (Outro).
FAÇANHA, R. C. . CAMPANHA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE ENSINO SUPERIOR - CEUMA EM AÇÃO 2016. 2016. (Outro).
FAÇANHA, R. C. . CEUMA EM AÇÃO. 2016. (Outro).
FAÇANHA, R. C. . AVALIAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. 2016. (Outro).
FAÇANHA, R. C. . BANCA DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. 2016. (Outro).
FAÇANHA, R. C. . OFICINA LEIS DE INCENTIVO AO ESPORTE E À CULTURA. 2016. (Outro).
FAÇANHA, R. C. . XII Semana Acadêmica do Curso de Fonoaudiologia. 2014. (Outro).
FAÇANHA, R. C. ; Lima, W.R . XII Jornada de Fonoaudiologia. 2013. (Outro).
FAÇANHA, R. C. . XI Semana Acadêmica do Curso de Fonoaudiologia. 2013. (Outro).
FAÇANHA, R. C. . XI Jornada Acadêmica do Curso de Fonoaudiologia. 2012. (Outro).
FAÇANHA, R. C. . X Semana Acadêmica do Curso de Fonoaudiologia. 2012. (Outro).
FAÇANHA, R. C. . X Jornada Acadêmica do Curso de Fonoaudiologia. 2011. (Outro).
FAÇANHA, R. C. . IX Semana Acadêmica do Curso de Fonoaudiologia. 2011. (Outro).
FAÇANHA, R. C. . IX Jornada Acadêmica do Curso de Fonoaudiologia. 2010. (Outro).
FAÇANHA, R. C. . VIII Jornada Acadêmica do Curso de Fonoaudiologia. 2009. (Outro).
FAÇANHA, R. C. . IX Semana Acadêmica do Curso de Fonoaudiologia. 2011. (Outro).
FAÇANHA, R. C. . X Semana Acadêmica do Curso de Fonoaudiologia. 2012. (Outro).
FAÇANHA, R. C. . XI Semana Acadêmica do Curso de Fonoaudiologia. 2013. (Outro).
FAÇANHA, R. C. . XII Semana Acadêmica do Curso de Fonoaudiologia. 2014. (Outro).
Participação em eventos
CAPACITAÇÃO EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA EDUCAÇÃO: OTIMIZANDO PRÁTICAS EDUCACIONAIS PARA O FUTURO. 2024. (Outra).
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE (CIITS), X CONGRESSO DE INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE (CITS), IX CONGRESSO DE HUMANAS E SOCIAIS (CHS) e XXIX JORNADA JURÍDICA DA UNIVERSIDADE. 2024. (Congresso).
III CONGRESSO INTERNACIONAL DE SAÚDE E BEM-ESTAR E XI CONGRESSO NACIONAL DE SAÚDE E BEM-ESTAR DA UNIVERSIDADE CEUMA. DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL EM CRIANÇAS APÓS IMPLANTE COCLEAR (IC). 2024. (Congresso).
III CONGRESSO INTERNACIONAL DE SAÚDE E BEM-ESTAR E XI CONGRESSO NACIONAL DE SAÚDE E BEM-ESTAR DA UNIVERSIDADE CEUMA. PERDA AUDITIVA NA SAÚDE EMOCIONAL. 2024. (Congresso).
III CONGRESSO INTERNACIONAL DE SAÚDE E BEM-ESTAR E XI CONGRESSO NACIONAL DE SAÚDE E BEM-ESTAR DA UNIVERSIDADE CEUMA. AVALIAÇÃO DE ARTIGS E RESUMOS. 2024. (Congresso).
III CONGRESSO INTERNACIONAL DE SAÚDE E BEM-ESTAR E XI CONGRESSO NACIONAL DE SAÚDE E BEM-ESTAR DA UNIVERSIDADE CEUMA. A DTM COMO FATOR CONTRIBUINTE PARA DISTÚRBIOS AUDITIVOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2024. (Congresso).
III CONGRESSO INTERNACIONAL DE SAÚDE E BEM-ESTAR E XI CONGRESSO NACIONAL DE SAÚDE E BEM-ESTAR DA UNIVERSIDADE CEUMA. 2024. (Congresso).
II MOSTRA CIENTÍFICA DOS CURSOS DA EAD DA UNIVERSIDADE CEUMA. 2024. (Outra).
Metdologias e Práticas Inovadoras para o Ensino. 2024. (Outra).
Minicurso Teste da Linguinha. 2024. (Simpósio).
V SIMPÓSIO DE FONOAUDIOLOGIA.COMISSÃO CIENTÍFICA. 2024. (Simpósio).
V SIMPÓSIO DE FONOAUDIOLOGIA.COMISSÃO ORGANIZADORA. 2024. (Simpósio).
XXIX Encontro de Educadores da Universidade CEUMA (Contribuinções da Neurociência para a aprendizagem,). 2024. (Encontro).
ChatGPT para Professores: um guia prático. 2023. (Oficina).
CUIDADOS COM A AUDIÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO/UNIVERSIDADE INTEGRADA DA TERCEIRA IDADE - UNITI.CUIDADOS COM A AUDIÇÃO. 2023. (Outra).
CURSO FUNDAMENTOS DE TI: HARDWARE E SOFTWARE. 2023. (Outra).
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE SAÚDE E BEM-ESTAR E X CONGRESSO DE SAÚDE E BEM-ESTAR DA UNIVERSIDADE CEUMA. 2023. (Congresso).
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE SAÚDE E BEM-ESTAR E X CONGRESSO DE SAÚDE E BEM-ESTAR DA UNIVERSIDADE CEUMA. A atuação da Fonoaudiologia no tratamento do transtorno do espectro autista. 2023. (Congresso).
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE SAÚDE E BEM-ESTAR E X CONGRESSO DE SAÚDE E BEM-ESTAR DA UNIVERSIDADE CEUMA. O IMPACTO DA ANQUILOGLOSSIA NA AMAMENTAÇÃO. 2023. (Congresso).
STORYTELLYNG PARA PROFESSORES. 2023. (Oficina).
XXVI ENCONTRO DE EDUCADORES DA UniCEUMA: (DES)CONSTRUINDO A SUA IMAGEM DE SUCESSO: UMA PERSPECTIVA ACADÊMICA. 2023. (Encontro).
XXVI ENCONTRO DE EDUCADORES DA UniCEUMA: O PROFESSOR 3D. 2023. (Encontro).
19ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO MARANHÃO.BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 ANOS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO BRASIL. 2022. (Outra).
EAD na mesa - temáticas latentes da EAD. 2022. (Outra).
Educação a Distância: desafios e potencialidades. 2022. (Outra).
Formação Continuada - Educação digital, Educação Online, Educação híbrida, Educação Onlife e Metodologias Ativas Problematizadoras. 2022. (Outra).
III Simpósio de Fonoaudiolgia.Projetos de tecnologia e inovação na área da fonoaudiologia. 2022. (Simpósio).
IX Congresso de Saúde e Bem Estar da Universidade CEUMA. 2022. (Congresso).
IX Congresso de Saúde e Bem Estar da Universidade CEUMA. Pôster (Caso clínico, Revisão de literatura, Pesquisa de campo e Relato de experiência). 2022. (Congresso).
Seminário Estadual da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.Triagem Auditiva Neonatal e Intervenção Precoce. 2022. (Seminário).
Workshop: A prática docente na educação a distância. 2022. (Outra).
XXIV Encontro de Educadores no Novo Cenário.Desafios e perspectivas: das tecnologias educacionais no novo cenário. 2022. (Encontro).
XXIV Encontro de Educadores no Novo Cenário.Aprendizagem baseada em problema. 2022. (Encontro).
XXV Encontro de Educadores da Uniceuma (Canva - mais possibilidades para a sala de aula. 2022. (Encontro).
XXV Encontro de Educadores da UNICEUMA - Inteligência Artificial: Origens, perspectivas e aplicações na educação. 2022. (Encontro).
VIII Congresso de Saúde e Bem Estar e I Congresso Internacional da Saúde da Universidade CEUMA. Prevalência de sintomas e alterações na ATM, musculatura facial e sistema estomatognático, em indivíduos com e sem DTM: um estudo observacional. 2020. (Congresso).
34º ENCONTRO INTERNACIONAL DE AUDIOLOGIA. OS EFEITOS DO RUÍDO AMBIENTAL NA AUDIÇÃO. 2019. (Congresso).
34º ENCONTRO INTERNACIONAL DE AUDIOLOGIA. TRIAGEM AUDITIVA EM USUÁRIOS DE FONE DE OUVIDO. 2019. (Congresso).
II SIMPÓSIO DE FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE CEUMA.Avaliação dos níveis de ruído em uma universidade privada. 2019. (Simpósio).
II SIMPÓSIO DE FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE CEUMA.A correlação da integridade do sistema auditivo e o processo de aprendizagem. 2019. (Simpósio).
II SIMPÓSIO DE FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE CEUMA.A intervenção fonoaudiológica em alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 2019. (Simpósio).
II SIMPÓSIO DE FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE CEUMA.Percepção fonoaudiológica acerca do zumbido e seus aspectos auditivos com influência na qualidade de vida. 2019. (Simpósio).
II SIMPÓSIO DE FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE CEUMA.OFICINA SELEÇÃO E ADAPTAÇÃO DE PRÓTESE AUDITIVA. 2019. (Simpósio).
II SIMPÓSIO DE FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE CEUMA.Habilidades auditivas e o processamento de aprendizagem em crianças. 2019. (Simpósio).
II SIMPÓSIO DE FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE CEUMA.Caracterização dos programas de triagem auditiva neonatal em maternidades públicas. 2019. (Simpósio).
VII Congresso de Saúde e Bem Estar do Maranhão. Influencia da Disfunção Temporomandibular (DTM) na Qualidade de Vida dos Estudantes de Odontologia. 2019. (Congresso).
VII Congresso de Saúde e Bem Estar do Maranhão. Manifestações Orais dos Transtornos Alimentares: revisão de literatura. 2019. (Congresso).
VII Congresso de Saúde e Bem Estar do Maranhão. Zumbido e Disfunção Temporomandibular em Indivíduos sem Perda Auditiva. 2019. (Congresso).
Workshopping: A Proteção da Propriedade Intelectual no Ambiente Acadêmico. 2019. (Outra).
Curso de captação sobre ENADE para Procuradores Educacionais Institucionais e Coordenadores de Curso. 2018. (Outra).
Formação Docente 2018: Metodologias Ativas. 2018. (Outra).
FORMAÇÃO DOCENTE 2018: METODOLOGIAS ATIVAS. 2018. (Outra).
Formação Docente 2017: Planejamento e Avaliação por Competência. 2017. (Outra).
TREINAMENTO PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA DOS ESTADOS DO MARANHÃO, PIAUÍ E TOCANTINS. 2017. (Outra).
Treinamento para os Comitês de Ética em Pesquisa dos Estados do Maranhão,Piauí e Tocantinsuí. 2017. (Encontro).
Curso Diagnóstico Audiológico Avançado no Adulto. 2016. (Outra).
CURSO DIAGNÓSTICO AUDIOLÓGICO AVANÇADO NO ADULTO. 2016. (Outra).
SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO.SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO. 2016. (Seminário).
I Fórum de Ruído Urbano.Impactos Provenientes do Ruído Urbano na Saúde. 2015. (Outra).
29º ENCONTRO INTERNACIONAL DE AUDIOLOGIA. 2014. (Congresso).
29º ENCONTRO INTERNACIONAL DE AUDIOLOGIA. 2014. (Congresso).
I Congresso de Saúde e Bem Estar do Maranhão. Saúde Vocal e Auditiva para o Sucesso da Comunicação Saudável. 2013. (Congresso).
II Hearing - Congresso Internacional de Surdez, Implante Coclear, Próteses Auditivas e Cirurgicamente Implantáveis. 2013. (Congresso).
I Simpósio da Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia.Inovações em Próteses Auditivas. 2013. (Simpósio).
VII Semana Pedagógica: O Professor Ceuma - Nosso Capital Intelectual. 2013. (Encontro).
XII Jornada Acadêmica de Fonoaudiologia.Identidade Surda de um Aluno Implantado no Ensino Técnico Tecnológico. 2013. (Simpósio).
XII Jornada Acadêmica de Fonoaudiologia.Dificuldades de Leitura de Alunos Surdos no Ensino Técnico Tecnológico. 2013. (Outra).
II Encontro de Fonoaudiólogas da Audicsom. 2011. (Encontro).
II SEMANA PEDAGÓGICA DO UNICEUMA.O USO DA VOZ NO CONTEXTO ESCOLAR. 2011. (Encontro).
X Jornada Acadêmica de Fonoaudiologia.REABILITAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA DAS ALTERAÇÕES AUDITIVAS. 2011. (Simpósio).
X Jornada Acadêmica de Fonoaudiologia.Perfil Audiométrico dos Motoristas de Ambulância do Grupamento de Emergências Médicas (GEM) do Corpo de Bombeiros Militar de São Luís-MA. 2011. (Simpósio).
X JORNADA ACADÊMICA DO CURSO DE FARMÁCIA.ASPECTO MULTIDISCIPLINAR E INTERATIVO DOS CURSOS DA ÁREA DE SAÚDE. 2011. (Simpósio).
2º Simpósio Maranhense sobre Deglutição e Disfagia. 2010. (Simpósio).
Curso de Extensão.Papel do Fonoaudiólogo em Perícia Ocupacional. 2010. (Outra).
Curso de Extensão.Aparelho de Amplificação Sonora Individual: Teoria e Prática. 2010. (Outra).
I Encontro de Fonoaudiólogas da Audicsom. 2010. (Encontro).
I Simpósio Internacional em Implantes Cocleares e Otoaudiologia. 2010. (Congresso).
IX Jornada de Fonoaudiologia do UNICEUMA.Prevalência do Zumbido em Usuários de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual-AASI. 2010. (Outra).
Programa de Saúde Auditiva da APAE - São Luís.Curso: Programa de Saúde Auditiva: Seleção e Adaptação de Aparelhos Auditivos. 2009. (Outra).
Mini-curso em Prótese Auditiva. 2008. (Outra).
Curso Teórico-Prático de BERA e Otoemissões / Hospital Infantil "Dr. Juvêncio Mattos".Curso Teórico-Prático de BERA e Otoemissões. 2007. (Seminário).
Mini-Curso: AASI, Aplicações Clínicas dos Sistemas de Compressão, Funcionamento e Estudo de Casos. 2005. (Congresso).
Setor de Estudos e Aperfeiçoamento / HGF.Adaptação de Aparelhos Auditivos em Crianças. 2005. (Seminário).
Curso de Audiologia Clínica. 2004. (Outra).
Introdução para acompanhamento de crianças especiais. 2002. (Seminário).
Universidade Vale do Acaraú-Uva/Psicologia da Aprendizagem.Disfemia. 2002. (Seminário).
11 conferências sobre Fonoaudiologia. 2000. (Outra).
I Simpósio de Fonoaudiologia Hospitalar. 2000. (Simpósio).
VIII Semana Cearense de Fonoaudiologia. 2000. (Outra).
V Encontro de iniciação à pesquisa. 1999. (Encontro).
VII Semana Cearense de Fonoaudiologia. 1999. (Outra).
XXX Congresso Brasileiro de Odontologia. 1999. (Congresso).
12 Conferências sobre Audiologia. 1998. (Outra).
IV Encontro de iniciação à pesquisa. 1998. (Encontro).
VI Semana Cearense de Fonoaudiologia. 1998. (Outra).
III Encontro de iniciação à Pesquisa. 1997. (Encontro).
V Semana Cearense de Fonoaudiologia. 1997. (Outra).
Participação em bancas
FAÇANHA, R. C.; GONCALVES, M. C.; SILVA, F. B.. Relato de um novo protocolo fonoaudiológico para tratamento de disfagia em pacientes com a doença de Parkinson. 2023. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente) - Universidade Ceuma.
FAÇANHA, R. C.; SILVA, G. E. B.; BURKE, P. R.; GONCALVES, M. C.. ALTERAÇÕES FUNCIONAIS COCLEOVESTIBULARES EM PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA EM HEMODIÁLISE. 2023. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.
CALDAS, E. A.; CALDAS, P. A.;FAÇANHA, R. C.. Triagem do Processamento Auditivo em Escolares de 7 a 10 anos. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Audiologia Clínica e Ocupacional) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
FAÇANHA, R. C.; CALDAS, P. A.; PEREIRA, C. C.. O Exercício Profissional do Odontólogo e a Exposição a Níveis de Pressão Sonora. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Audiologia Clínica e Ocupacional) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
FAÇANHA, R. C.. Investigação de Sinais e Sintomas Auditivos em Universitários Usuários de Equipamentos Sonoros Portáteis. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma.
FAÇANHA, R. C.; MUNIZ, C. M. D. C.. Terapia Fonoaudiológica na Desordem do Processamento Auditivo Central. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma.
FAÇANHA, R. C.; FONTENELE, R. M.. Atuação fonoaudiológica na promoção de saúde auditiva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma.
FAÇANHA, R. C.; FONTENELE, R. M.. A prevalência de alterações auditivas indicativas para AASI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma.
FAÇANHA, R. C.; CALDAS, E. A.. Baterias de Testes e Interpretação dos Resultados do PAC. 2024. Universidade Ceuma.
FAÇANHA, R. C.. LIBRAS. 2021. Universidade Ceuma.
FAÇANHA, R. C.; MORAES JUNIOR, J. B.. Implante Coclear. 2020. Universidade Ceuma.
FAÇANHA, R. C.. Motricidade Orofacial Neurogênica. 2019. Universidade Ceuma.
FAÇANHA, R. C.. Motricidade Orofacial Neurogênica. 2019. Universidade Ceuma.
FAÇANHA, R. C.. Fonoaudiologia. 2019. Universidade Ceuma.
FAÇANHA, R. C.. Saúde Coletiva. 2018. Universidade Ceuma.
FAÇANHA, R. C.. Saúde Coletiva. 2018. Universidade Ceuma.
FAÇANHA, R. C.. V SIMPÓSIO DE FONOAUDIOLOGIA. 2024. Universidade Ceuma.
FAÇANHA, R. C.. IX Congresso de Saúde e Bem-estar da Universidade CEUMA. 2022. Universidade Ceuma.
FAÇANHA, R. C.. 19ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO MARANHÃO. 2022. Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA.
FAÇANHA, R. C.. III Simpósio de Fonoaudiologia da Universidade CEUMA - Pesquisa Científica e Gerenciamento de Carreira. 2022. Universidade Ceuma.
FAÇANHA, R. C.. II SIMPÓSIO DE FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE CEUMA. 2019. Universidade Ceuma.
Orientou
PRÓTESES AUDITIVAS DIGITAIS: EVOLUÇÃO TENOLÓGICA E ALGORITMOS DE PROCESSAMENTO DE SINAL; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; (Orientador);
QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS USUÁRIOS DE PRÓTESE AUDITIVA; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; (Orientador);
A POLUIÇÃO SONORA E OS AGRAVOS À SAÚDE AUDITIVA; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; (Orientador);
SATISFAÇÃO DO IDOSO QUANTO AO USO DE APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL CONCEDIDO PELO SUS; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; (Orientador);
TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL NA PROMOÇÃO À SAÚDE DO RECÉM-NASCIDO; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; (Orientador);
Análise do Perfil Audiológico dos Participantes de Bumba Meu Boi; 2015; Dissertação (Mestrado em Gestão em Saúde Pública) - Universidade Ceuma, ; Coorientador: Rachel Costa Façanha;
O Exercício Profissional do odontólogo e a Exposição a Níveis de Pressão Sonora; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Audiologia Clínica e Ocupacional) - Faculdade Santa Terezinha - CEST; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Prevalência das Alterações Auditivas em Funcionários Expostos a Ruído Ocupacional; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Audiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Prótese Auditiva: Qualidade de Vida de Idosos Pré e Pós-Adaptação; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Audiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Influência do Modelo de Resposta na Conclusão da Audiometria; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Audiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Desenvolvimento de linguagem e psicomotricidade em uma criança com transtorno espectro autista dentro do movimento escoteiro; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Benefícios do uso de aparelho de amplificação sonora individual no reconhecimento de fala em pacientes protetizados; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Fatores de risco para alterações auditivas em operadores de telemarketing; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Prevalência das alterações de linguagem da clínica de fonoaudiologia da Universidade Ceuma; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Análise dos Exames de Emissões Otoacústicas Evocadas em Bebês na Clínica de Audiologia da Universidade Ceuma; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Nível de satisfação dos usuários de prótese auditiva, após seis meses de adaptação; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Análise dos Achados do exame de Processamento Auditivo Central e a sua Relação com as Dificuldades de Aprendizagem; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Prevalência das Alterações de Orelha Média em Alunos de uma Escola Pública da Cidade de São Luís; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Sintomas auditivos e extra-auditivos dos motoristas de transportes coletivo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Influência da orientação quanto aos cuidados com a audição em trabalhadores expostos ao ruído ocupacional; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Conhecimento dos profissionais da área da saúde envolvidos no pré e pós natal sobre triagem auditiva neonatal da cidade de Açailândia ? MA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
A influência do processamento auditivo na aprendizagem da leitura e escrita; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Sintomatologia auditiva e extra auditiva de funcionários de transporte coletivo exposto ao ruído ocupacional; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Sintomas vocais relacionados aos professores do ensino fundamental menor; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Correlação dos achados audiométricos tonal e vocal e das emissões otoacústicas de um grupo de idosos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Conhecimento dos trabalhadores sobre a importância do uso do equipamento de proteção individual para a saúde auditiva; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Prevalência do Topodiagnóstico da Perda Auditiva Sensorioneural em Pacientes da Clínica Escola da Universidade Ceuma; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Sinais Extra-Auditivos Apresentados por Motoristas e Cobradores de Ônibus Coletivo da Empresa Expresso Tapajós LTDA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Perfil Audiométrico Tonal e Vocal dos Discentes do 1º Período do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Ceuma; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Perfil Audiométrico de Dentistas Professores de uma IES; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Prevalência do Zumbido em Usuários de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Prevalência da alteração auditiva em prematuros egressos de UTI Neonatal; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade Santa Terezinha - CEST; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Zumbido e Disfunção Temporomandibular em Indivíduos sem Perda Auditiva; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Prevalência do Diagnóstico da Disfunção Temporomandibular: um estudo observacional; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Duração do aleitamento materno e sua relação com os hábitos orais deletérios; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Avaliação auto-perceptiva de alteração vocal em cantoras antes e durante o período menstrual; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Avaliação clínica de sinais e sintomas da disfunção temporomandibular em professores do ensino médio; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Hábitos Orais Deletérios em Crianças de 0 a 5 anos Atendidas em uma Unidade de Saúde de São Luís-MA; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Análise dos Sintomas e das Alterações Otológicas em Pacientes com Sintomatologia Dolorosa na Articulação Temporomandibular; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Prevalência dos portadores de DTM em alunos avaliados na Universidade Ceuma; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Fatores de Risco para Alterações Orofaciais e de Linguagem em Crianças de 0 a 5 anos atendidas na Unidade Básica de Saúde Djalma Marques em São Luís-MA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Ceuma; Orientador: Rachel Costa Façanha;
Produções bibliográficas
-
SILVA, V. C. ; FAÇANHA, R. C. . Identificação e Reabilitação Precoce da Perda Auditiva: revisão sistemática. Revista Acadêmica Online , v. 10, p. 158, 2024.
-
FERREIRA, A. K. C. ; FAÇANHA, R. C. . PREVALÊNCIA DE ZUMBIDO EM INDIVÍDUOS COM DESORDEM TEMPOROMANDIBULAR: estudo observacional. Revista de Investigações Biomédicas , v. 14, p. 00-01, 2024.
-
COSTA, D. J. ; CAVALCANTE, M. L. ; FAÇANHA, R. C. . A POLUIÇÃO SONORA E OS AGRAVOS À SAÚDE AUDITIVA. Revista de Investigações Biomédicas , v. 14, p. 00-01, 2024.
-
PORTO, B. A. ; CAVALCANTE, M. L. ; FAÇANHA, R. C. . TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR DAS DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Revista de Investigações Biomédicas , v. 14, p. 5-18, 2024.
-
OLIVEIRA, SAMARAH ; FAÇANHA, RACHEL . PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR NÍVEL ELEVADO DE PRESSÃO SONORA EM ATIRADORES DESPORTIVOS. Revista Acadêmica Online , v. IX, p. 1-20, 2023.
-
RODRIGUES, D. W. ; FAÇANHA, R. C. . Medidas de Proteção Auditiva: revisão sistemática. Revista Acadêmica Online , v. 9, p. 00, 2023.
-
CANDIDO, L. A. ; REIS, I. A. R. ; JESUS, A. S. M. ; FAÇANHA, R. C. ; SIMAMOTO, V. R. N. ; SIMAMOTO JUNIOR, P. C. . ABORDAGEM TERAPÊUTICA PARA ALÉM DA PLACA OCLUSAL DE BRUXISMO E DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR: relato de caso clínico. REVISTA DE ODONTOLOGIA DA UNESP (ONLINE) , v. N Especial, p. 46, 2020.
-
FAÇANHA, RACHEL COSTA ; AZEVEDO, GEICE RIBEIRO . O conhecimento dos trabalhadores sobre a importância do uso do equipamento de proteção individual para a saúde auditiva. Revista Ceuma Perspectivas , v. 31, p. 78, 2018.
-
FAÇANHA, R. C. ; Sousa, F.L.F. . ANÁLISE DOS SINTOMAS E DAS ALTERAÇÕES OTOLÓGICAS EM PACIENTES COM SINTOMATOLOGIA DOLOROSA NA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR. REVISTA DE INVESTIGAÇÃO BIOMÉDICA , v. V.8, p. 66-74, 2016.
-
FAÇANHA, R. C. ; Câmara . Estudo das Emissões Otoacústicas Evocadas- Produto de Distorção (EOAPD) em Crianças com Indicadores de Risco para Perda Auditiva. Revista Brasileira em Promoção da Saúde (UNIFOR) , v. 18, p. 136-139, 2005.
-
AZEVEDO, R. R. ; LINHARES, A. P. C. ; LOPES, M. K. D. ; MELO, V. S. M. ; FAÇANHA, R. C. . A LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL NO ATENDIMENTO DA SAÚDE. In: Azevedo, Rayza Pinheiro; Linhares, Ana Paula Costa; Lopes, Monique Kelly Duarte; Melo, Valéria de Sousa Moraes; Façanha, Rachel Costa. (Org.). OPEN SCIENCE RESEARCH X. 1ed.: Editora Científica Digital, 2023, v. 10, p. 432-450.
-
JANSEN, M. S. M. ; SILVA, M. C. ; ZAGMIGNAN, A. ; SOUSA, R. M. L. ; FAÇANHA, R. C. ; SANTOS, A. F. . Prevalência de Desnutrição no Câncer pela Avaliação Subjetiva Global Produzida pelo Paciente. In: Flor de Maria Araujo-Mendonça; Silvio Gomes Monteiro. (Org.). Evidências Científicas em Saúde. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 121-130.
-
MUNIZ, M. C. M. C. ; FAÇANHA, R. C. ; SAMPAIO, F. M. O. . Perfil dos Usuários Protetizados em uma Empresa de Aparelho Auditivo. In: XIII Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2007, Fortaleza. Perfil dos Usuários Protetizados em uma Empresa de Aparelho Auditivo, 2007.
-
FAÇANHA, R. C. . Adaptação de Aparelho de amplificação Sonora Individual em Crianças. In: XII Semana cearense de Fonoaudiologia, 2005, Fortaleza. XII Semana Cearense em Fonoaudiologia. Fortaleza: Fundação Edson Queiroz, 2005.
-
FAÇANHA, R. C. ; TELES, R. M. ; CAPISTRANO, K.O . A Ginástica Vocal dos Professores de Academia. In: VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2000, Fortalezsa. VI Encontro de iniciação à Pesquisa. Fortaleza: Fundação Edson Queiroz, 2000. p. 306-306.
-
FAÇANHA, R. C. ; BARREIRA, M.M.R . Estudo dos Indicadores de perda Auditiva em Crianças Atendidas pelo Serviço de Pediatria e Enfermagem do NAMI. In: VIII Semana Cearense em Fonoaudiologia, 2000, Fortaleza. VII Semana Cearense de Fonoaudiologia. Fortaleza: Fundação Edson Queiroz, 2000.
-
FAÇANHA, R. C. ; GALVÃO, E.M ; SUCUPIRA, D.S.R . Alexia: Mito ou Realidade?. In: VII Semana Cearense de Fonoaudiologia, 2000, Fortaleza. VII Semana Cearense de Fonoaudiologia. Fortaleza: Fundação Edson Queiroz, 2000.
-
CANDIDO, L. A. ; REIS, I. A. R. ; JESUS, A. S. M. ; FAÇANHA, R. C. ; SIMAMOTO, V. R. N. ; SIMAMOTO JUNIOR, P. C. . MANEJO DE PACIENTE COM BRUXISMO E DTM PARA ALÉM DA PLACA OCLUSAL: RELATO DE CASO CLÍNICO. In: XV JORNADA ODONTOLÓGICA DA UNITRI, 2020, UBERLÂNDIA. XV JORNADA ODONTOLÓGICA DA UNITRI, 2020.
-
CANDIDO, L. A. ; REIS, I. A. R. ; JESUS, A. S. M. ; FAÇANHA, R. C. ; SIMAMOTO, V. R. N. ; SIMAMOTO JUNIOR, P. C. . Abordagem Terapêutica para Além da Placa Oclusalde Bruxismo e Disfunção Temporomandibular: relato de caso clínico. In: 1º Congresso Odontológico Online da FOAR - UNESP, 2020, São Paulo. 1º Congresso Odontológico Online da FOAR - UNESP, 2020.
-
FAÇANHA, R. C. ; AZEVEDO, V. C. ; SOUSA, M. D. R. ; SILVA, F. M. C. . Avaliação dos níveis de ruído em uma universidade privada. In: II SIMPÓSIO DE FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE CEUMA, 2019, SAO LUIS. Avaliação dos níveis de ruído em uma universidade privada, 2019.
-
FAÇANHA, R. C. ; COSTA, D. J. . SINTOMAS AUDITIVOS E EXTRA-AUDITIVOS RESULTANTES DA EXPOSIÇÃO AO RUÍDO AMBIENTAL. In: VI CONGRESSO DE SAÚDE E BEM ESTAR DO MARANHÃO, 2019, SAO LUIS. SINTOMAS AUDITIVOS E EXTRA-AUDITIVOS RESULTANTES DA EXPOSIÇÃO AO RUÍDO AMBIENTAL, 2018.
-
FAÇANHA, R. C. ; BITENCOUR, J. M. . FATORES DE RISCO PRA ALTERAÇÕES AUDITIVAS EM OPERADORES DE TELEMARKETING. In: I SIMPÓSIO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA UNICEUMA, 2018, SAO LUIS. FATORES DE RISCO PRA ALTERAÇÕES AUDITIVAS EM OPERADORES DE TELEMARKETING, 2018.
-
FAÇANHA, R. C. ; SANTOS, P. G. . BENEFÍCIOS DO APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL NO RECONHECIMENTO DE FALA. In: I SIMPÓSIO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA UNICEUMA, 2018, SAO LUIS. BENEFÍCIOS DO APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL NO RECONHECIMENTO DE FALA, 2018.
-
FAÇANHA, R. C. ; SANTOS, E. V. F. ; VIEIRA, J. B. . TRIAGEM AUDITIVA EM USUÁRIOS DE FONE DE OUVIDO DA COMUNIDADE JARACATY. In: II SIMPÓSIO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA UNICEUMA, 2018, SAO LUIS. TRIAGEM AUDITIVA EM USUÁRIOS DE FONE DE OUVIDO DA COMUNIDADE JARACATY, 2018.
-
FAÇANHA, R. C. ; SILVA, R. K. M. M. . ACOMPANHAMENTO DE PAIS DE FILHOS DIAGNOSTICADOS COM PERDA AUDITIVA. In: II SIMPÓSIO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA UNICEUMA, 2018, SAO LUIS. ACOMPANHAMENTO DE PAIS DE FILHOS DIAGNOSTICADOS COM PERDA AUDITIVA, 2018.
-
FAÇANHA, R. C. ; Sousa, F.L.F. . AVALIAÇÃO AUTO PERCEPTIVA DE ALTERAÇÃO VOCAL EM CANTORAS ANTES E DURANTE O PERÍODO MENSTRUAL. In: II CONGRESSO DA SAÚDE E BEM-ESTAR, 2014, SÃO LUÍS. AVALIAÇÃO AUTO PERCEPTIVA DE ALTERAÇÃO VOCAL EM CANTORAS ANTES E DURANTE O PERÍODO MENSTRUAL, 2014.
-
FAÇANHA, R. C. ; SILVA, J. M. ; MUNIZ, C. M. D. C. . ESTRATÉGIA DE LEITURA E COMPREENSÃO DE ALUNOS SURDOS E BILÍNGUES DO ENSINO MÉDIO. In: II CONGRESSO DE SAÚDE E BEM ESTAR, 2014, SÃO LUÍS. ESTRATÉGIA DE LEITURA E COMPREENSÃO DE ALUNOS SURDOS E BILÍNGUES DO ENSINO MÉDIO, 2014.
-
FAÇANHA, R. C. ; Sousa, F.L.F. . DURAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO E SUA RELAÇÃO COM OS HÁBITOS ORAIS ORAIS DELETÉRIOS. In: II CONGRESSO DE SAÚDE E BEM ESTAR, 2014, SÃO LUÍS. DURAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO E SUA RELAÇÃO COM OS HÁBITOS ORAIS ORAIS DELETÉRIOS, 2014.
-
FAÇANHA, R. C. ; MUNIZ, C. M. D. C. . DIFICULDADES DE LEITURA E BAIXA VISÃO: ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR ALUNA DO ENSINO TÉCNICO. In: II CONGRESSO DE SAÚDE E BEM ESTAR, 2014, SÃO LUÍS. DIFICULDADES DE LEITURA E BAIXA VISÃO: ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR ALUNA DO ENSINO TÉCNICO, 2014.
-
FACANHA, R. C. ; MUNIZ, C. M. D. C. ; FAÇANHA, R. C. . PERFIL AUDIOLÓGICO EM ALUNOS DO CURSO DE SEGURANÇA DO TRABALHO DO IFMA DA CIDADE DE SÃO LUÍS - MA. In: SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2014/V MOSTRA CIENTÍFICA DO MARANHÃO, 2014, São Luís. SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2014/V MOSTRA CIENTÍFICA DO MARANHÃO, 2014.
-
FAÇANHA, R. C. ; MUNIZ, C. M. D. C. . Perfil Audiométrico de Professores Dentistas de uma Instituição de Ensino Superior. In: Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2014, São Luís. Perfil Audiométrico de Professores Dentistas de uma Instituição de Ensino Superior, 2014.
-
FAÇANHA, R. C. ; Sousa, F.L.F. . Prevalência de Portadores de DTM em Alunos Avaliados na Universidade Ceuma. In: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013 / IV Mostra Científica do Maranhão, 2013, São Luís. Prevalência de Portadores de DTM em Alunos Avaliados na Universidade Ceuma, 2013.
-
FAÇANHA, R. C. ; MUNIZ, C. M. D. C. ; GOMES, MSLC . IDENTIDADE SURDA DE UM ALUNO IMPLANTADO NO ENSINO TÉCNICO TECNOLÓGICO - QUAL SERÁ. In: XII JORNADA ACADÊMICA DE FONOAUDIOLOGIA, 2013, São Luís. IDENTIDADE SURDA DE UM ALUNO IMPLANTADO NO ENSINO TÉCNICO TECNOLÓGICO - QUAL SERÁ, 2013.
-
FAÇANHA, R. C. ; MUNIZ, C. M. D. C. . IDENTIFICAR AS DIFICULDADES DE LEITURA DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO TÉCNICO TECNOLÓGICO. In: XII JORNADA ACADÊMICA DE FONOAUDIOLOGIA, 2013, São Luís. IDENTIFICAR AS DIFICULDADES DE LEITURA DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO TÉCNICO TECNOLÓGICO, 2013.
-
FAÇANHA, R. C. ; NASCIMENTO, K. C. R. ; CARIDADE, E. R. S. . UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FAÇANHA, R. C. . Cuidados com a Audição. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FACANHA, RACHEL ; CARIDADE, E. S. . Impressão 3D e a Rebilitação Auditiva: revisão sistemática. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOARES-JUNIOR, E. C. ; FAÇANHA, R. C. ; CABRAL, L. C. ; SIMAMOTO JUNIOR, P. C. . Temporomandibular desorders as a risk factor for otological alterations: a systematic reviw. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FAÇANHA, R. C. ; AZEVEDO, R. P. ; MELO, V. S. M. . A LIBRAS como ferramenta de inclusão social no atendimento da saúde.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FAÇANHA, R. C. ; FERREIRA, A. K. C. ; PORTO, B. A. . Prevalência do Diagnóstico da Disfunção Temporomandibular: um estudo observacional. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FAÇANHA, R. C. ; FERREIRA, A. K. C. ; PORTO, B. A. . Zumbido e Disfunção Temporomandibular em Indivíduos sem Perda Auditiva. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOARES-JUNIOR, EC ; ROCHA, NAB ; FAÇANHA, R. C. ; TAVAREZ, R. ; CABRAL, L. C. ; NOVAIS, VR ; SIMAMOTO JUNIOR, P. C. . A diferença entre tratamento cirúrgico de fraturas do côndilo: revisão sistemática e meta-análise. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FAÇANHA, R. C. ; FERREIRA, A. K. C. ; CABRAL, L. C. ; FERREIRA, M. C. ; SIMAMOTO JUNIOR, P. C. . Prevalência de Sintomas e Alterações na ATM, Musculatura Facial e Sistema Estomatognático em Indivíduos com e sem DTM: um estudo observacional.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FAÇANHA, R. C. ; VIEIRA, J. B. ; COSTA, D. J. ; SANTOS, E. V. F. . TRIAGEM AUDITIVA EM USUÁRIOS DE FONES DE OUVIDO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FAÇANHA, R. C. ; COSTA, D. J. . OS EFEITOS DO RUIDO AMBIENTAL NA AUDIÇÃO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FAÇANHA, R. C. ; COSTA, D. J. . SINTOMAS AUDITIVOS E EXTRA-AUDITIVOS RESULTANTES DA EXPOSIÇÃO AO RUÍDO AMBIENTAL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FAÇANHA, R. C. . SELEÇÃO E ADAPTAÇÃO DE PRÓTESE AUDITIVA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FAÇANHA, R. C. ; CABRAL, L. C. ; ALVES, K. C. ; PAULA, P. N. R. ; CORDEIRO, E. M. M. R. ; FERREIRA, M. C. ; SIMAMOTO JUNIOR, P. C. . Manifestações Orais dos Transtornos Alimentares: revisão de literatura. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FAÇANHA, R. C. ; CABRAL, L. C. ; POLIZELI, B. M. ; POLIZELI, V. M. ; SIMON, L. C. ; FERREIRA, M. C. ; SIMAMOTO JUNIOR, P. C. . Influencia da Disfunção Temporomandibular (DTM) na Qualidade de Vida dos Estudantes de Odontologia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FAÇANHA, R. C. ; FERREIRA, A. K. C. ; CABRAL, L. C. ; SIMAMOTO, V. R. N. ; FERREIRA, M. C. ; SIMAMOTO JUNIOR, P. C. . Zumbido e Disfunção Temporomandibular: uma revisão sistemática de literatura. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FAÇANHA, R. C. ; SANTOS, P. G. . BENEFÍCIOS DO AASI NO RECONHECIMENTO DE FALA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FAÇANHA, R. C. ; SANTOS, P. G. . BENEFÍCIOS DO ASSI NO RECONHECIMENTO DE FALA EM USUÁRIOS PROTETIZADOS BILATERALMENTE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FACANHA, R. C. ; FAÇANHA, R. C. . Impacto dos Ruídos Ocupacionais na Saúde Auditiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FAÇANHA, R. C. ; MUNIZ, C. M. D. C. ; DIAS, R. S. . Manifestações Auditivas e Extra-auditivas em Integrantes de Bumba-meu-boi. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MUNIZ, C. M. D. C. ; FAÇANHA, R. C. ; DIAS, R. S. . Perfil Audiológico de integrantes de um Grupo de Bumba-meu-boi. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FAÇANHA, R. C. ; LAMY FILHO, F. . FATORES DE RISCO PARA ALTERAÇÕES AUDITIVAS EM PREMATUROS EGRESSOS DE UTI NEONATAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FAÇANHA, R. C. . Perfil Audiológico em alunos do Curso de Segurança do Trabalho do IFMA da Cidade de São Luís - MA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FAÇANHA, R. C. ; MUNIZ, C. M. D. C. ; COSTA, S. M. ; GALVAO, L. A. C. . Perfil Audiométrico de Professores Dentistas de uma Instituição de Ensino Superior. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FAÇANHA, R. C. ; Sousa, F.L.F. . Avaliação Clínica de Sinais e Sintomas da Disfunção Temporomandibular em Professores de Ensino Médio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FAÇANHA, R. C. ; Sousa, F.L.F. . AVALIAÇÃO AUTO-PERCEPTIVA DE ALTERAÇÃO VOCAL EM CATORAS ANTES E DURANTE O PERÍODO MENSTRUAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FAÇANHA, R. C. ; Sousa, F.L.F. . DURAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO E SUA RELAÇÃO COM HÁBITOS ORAIS DELETÉRIOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FAÇANHA, R. C. ; Sousa, F.L.F. . AVALIAÇÃO CLÍNICA DE SINAIS E SINTOMAS DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR EM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FAÇANHA, R. C. ; Sousa, F.L.F. . HÁBITOS ORAIS DELETÉRIOS EM CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS ATENDIDAS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DE SÃO LUÍS-MA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FAÇANHA, R. C. . Inovações em Próteses Auditivas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FAÇANHA, R. C. ; Palmeira, C.T. . Saúde Vocal e Auditiva para o Sucesso da Comunicação Saudável. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FAÇANHA, R. C. ; Gotz, C.R. . Prevalência do Topodiagnóstico da Perda Auditiva Sensorioneural em Pacientes da Clínica Escola da Universidade Ceuma. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FAÇANHA, R. C. ; Sousa, F.L.F. . Prevalência de Alunos Portadores de DTM na Universidade Ceuma. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FAÇANHA, R. C. . Reabilitação Fonoaudiológica das Alterações Auditivas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FAÇANHA, R. C. . O Uso da Voz no Contexto Escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FAÇANHA, R. C. . Aspecto Multidisciplinar e Interativo dos Cursos da àrea de Saúde. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FAÇANHA, R. C. . Perfil Audiométrico dos Motoristas de Ambulância do Grupamento de Emergências Médicas (GEM) do Corpo de Bombeiros Militar de São Luís-MA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FAÇANHA, R. C. . PREVALÊNCIA DO ZUMBIDO EM USUÁRIOS DE APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FAÇANHA, R. C. ; GONCALVES, L. M. ; FERREIRA, M. C. . MÉTODOS CONVENCIONAIS E ATUAIS DE DIAGNÓSTICO DA PERDA AUDITIVA PARA PROFISSIONAIS DE ODONTOLOGIA EXPOSTOS AO RUÍDO 2019 (E-book).
-
FAÇANHA, R. C. . CEUMA SOCIAL 2018 (Revisora Geral e Responsável de Edição da Revista CEUMA Social).
-
FAÇANHA, R. C. ; AZEVEDO, R. C. . Revista Ceuma Social. São Luís: Universidade Ceuma, 2016 (Revista).
Outras produções
FAÇANHA, R. C. . Projeto Pedagógico do Curso Fonoaudiologia UNICEUMA. 2024. (Projeto Pedagógico).
FAÇANHA, R. C. . V Simpósio de Fonoaudiologia da Universidade CEUMA. 2024. (COMISSÃO CIENTÍFICA).
FAÇANHA, R. C. . Projeto Pedagógico do Curso Fonoaudiologia UNICEUMA. 2023. (Projeto Pedagógico).
FAÇANHA, R. C. . Projeto Pedagógico do Curso Fonoaudiologia UNICEUMA. 2022. (Projeto Pedagógico).
FAÇANHA, R. C. . Matriz Curricular do Curso Fonoaudiologia UNICEUMA. 2022. (Projeto Pedagógico).
FAÇANHA, R. C. . Normas Específicas de Atividades Complementares do Curso Fonoaudiologia - UNICEUMA. 2022. (Normas Específicas de Atividades Complementares).
FAÇANHA, R. C. . Projeto Pedagógico do Curso Fonoaudiologia UNICEUMA. 2021. (Projeto Pedagógico).
FAÇANHA, R. C. . Projeto Pedagógico do Curso Fonoaudiologia UNICEUMA. 2020. (Projeto Pedagógico).
FAÇANHA, R. C. . Matriz Curricular do Curso Fonoaudiologia UNICEUMA. 2020. (Projeto Pedagógico).
FAÇANHA, R. C. . Projeto Pedagógico do Curso Fonoaudiologia UNICEUMA. 2019. (Projeto Pedagógico).
FAÇANHA, R. C. . Matriz Curricular do Curso Fonoaudiologia UNICEUMA. 2019. (Projeto Pedagógico).
FAÇANHA, R. C. . Fundamentos da Fonoaudiologia. 2019. (Planos de Ensino).
FAÇANHA, R. C. . Tecnologias em Saúde e Empreendedorismo. 2019. (Planos de Ensino).
FAÇANHA, R. C. . Audiologia Infantil e Eletrofisiologia da Audição. 2019. (Planos de Ensino).
FAÇANHA, R. C. . Processamento Auditivo Central. 2019. (Planos de Ensino).
FAÇANHA, R. C. . Otoneurologia. 2019. (Planos de Ensino).
FAÇANHA, R. C. ; AZEVEDO, R. C. . Revista CEUMA Social. 2018. (Revisora Geral e Responsável de Edição da Revista CEUMA Social).
FAÇANHA, R. C. . II SIMPÓSIO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA UNICEUMA. 2018. (EDITOR CIENTÍFICO; COMISSÃO EXECUTORA; COMISSÃO ORGANIZADORA E CIENTÍFICA).
FAÇANHA, R. C. . I SIMPÓSIO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA UNICEUMA. 2018. (EDITOR CIENTÍFICO; COMISSÃO EXECUTORA; COMISSÃO ORGANIZADORA E CIENTÍFICA).
FAÇANHA, R. C. . V CONGRESSO DE SAÚDE E BEM ESTAR. 2017. (COMISSÃO CIENTÍFICA).
FAÇANHA, R. C. . Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante (GE) 2017. 2017. (Parecerista dos Cursos de Fonoaudiologia).
FAÇANHA, R. C. . Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Audiologia. 2016. (Projeto Pedagógico).
FAÇANHA, R. C. ; AZEVEDO, R. C. . Revista CEUMA Social. 2016. (Revisora Geral da Revista CEUMA Social).
FAÇANHA, R. C. . Projeto Pedagógico do Curso de Fonoaudiologia. 2015. (Projeto Pedagógico).
FAÇANHA, R. C. . Revisão dos planos de ensino do Curso de Fonoaudiologia. 2015. (Planos de Ensino).
FAÇANHA, R. C. . Normas Específicas de Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Fonoaudiologia. 2015. (Normas Específicas de Trabalho de Conclusão de Curso).
FAÇANHA, R. C. . Projeto Pedagógico do Curso de Fonoaudiologia. 2014. (Projeto Pedagógico).
FAÇANHA, R. C. . Revisão dos Planos de Ensino do Curso de Fonoaudiologia. 2014. (Planos de Ensino).
FAÇANHA, R. C. . Normas Específicas de Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Fonoaudiologia. 2014. (Normas Específicas de Trabalho de Conclusão de Curso do Curso).
FAÇANHA, R. C. . Projeto Pedagógico do Curso de Fonoaudiologia. 2013. (Projeto Pedagógico).
FAÇANHA, R. C. . Revisão dos Planos de Ensino do Curso de Fonoaudiologia. 2013. (Planos de Ensino).
FAÇANHA, R. C. . Projeto Pedagógico do Curso de Fonoaudiologia. 2012. (Projeto Pedagógico).
FAÇANHA, R. C. . Revisão dos Planos de Ensino do Curso de Fonoaudiologia. 2012. (Planos de Ensino).
FAÇANHA, R. C. . Projeto Pedagógico do Curso de Fonoaudiologia. 2011. (Projeto Pedagógico).
FAÇANHA, R. C. . Revisão dos Planos de Ensino do Curso de Fonoaudiologia. 2011. (Planos de Ensino).
FAÇANHA, R. C. . Normas Específicas de Atividades Complementares do Curso de Fonoaudiologia. 2011. (Normas Específicas de Atividades Complementares).
FAÇANHA, R. C. . Normas Específicas de Estágio Curricular do Curso de Fonoaudiologia. 2011. (Normas Específicas de Estágio Curricular).
FAÇANHA, R. C. . Projeto Pedagógico do Curso de Fonoaudiologia. 2010. (Projeto Pedagógico).
FAÇANHA, R. C. . Revisão dos Planos de Ensino do curso de Fonoaudiologia. 2010. (Planos de Ensino).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Ceuma. , Rua Josué Montello,01, Jardim Renascença, 65075120 - São Luís, MA - Brasil, Telefone: (98) 32144024
Experiência profissional
2015 - 2016
Faculdade Metropolitana da AmazôniaVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Acompanhamento de Egressos, Carga horária: 40
2016 - Atual
Universidade CeumaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Responsabilidade Social, Carga horária: 20
2016 - Atual
Universidade CeumaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Acompanhamento de Egressos, Carga horária: 20
2015 - Atual
Universidade CeumaVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Acompanhamento de Egressos, Carga horária: 40
2010 - Atual
Universidade CeumaVínculo: Coordenação de Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Coord. e Profa. da Esp. em Audiologia
Outras informações:
Coordenadora e Professora do Curso de Especialização em Audiologia.
2009 - Atual
Universidade CeumaVínculo: Coordenação Graduação FONO, Enquadramento Funcional: Profa. e Coordenadora Fonoaudiologia, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora do Curso de Fonoaudiologia desde 2009.2 e Coordenadora do Curso de Fonoaudiologia desde 2010.1
2010 - Atual
Audicsom Centro AuditivoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 10
2007 - 2010
APAE SÃO LUISVínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga do Programa de Saúde Auditiva, Carga horária: 20
2006 - 2006
Televox Sistemas AuditivosVínculo: Prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuação na realização de audiometria e seleção e adaptação de aparelhos auditivos
2004 - 2006
Centro Auditivo UnoVínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 44
Outras informações:
Atuação na realização de audiometria, seleção e adaptação de aparelhos auditivos
2003 - 2004
Centro Auditivo TelexVínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 44
Outras informações:
Atuação na realização de audiometria, seleção e adaptação de aparelhos auditivos
2001 - 2003
Clínica Nossa Senhora do CarmoVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 20
Outras informações:
Avaliação e tratamento dos distúrbios de linguagem e voz
2002 - 2002
Colégio Dom QuintinoVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Audiologista e Palestrante
Outras informações:
Triagem auditiva em alunos do ensino fundamental I, Palestra sobre Reeducação Vocal para professores
2002 - 2002
Colégio Santa EdwirgesVínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Palestrante
Outras informações:
Palestra sobre Reeducação Vocal para professores
2001 - 2003
Instituto de Medicina FísicaVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 20
Outras informações:
Realização de avaliação e tratamento dos distúrbios de linguagem e de voz
2001 - 2001
Secretária de Trabalho e Ação SocialVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 12
Outras informações:
Triagem fonoaudiológica, Palestra sobre prevenção vocal e auditiva, Fonoterapia em voz, fala e linguagem
2001 - 2002
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CEVínculo: Prestadora de Serviços, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6
Outras informações:
Professora da Disciplina de Expressão Oral do Curso de Agência e Viagens de Turismo
2021 - Atual
MEDICAL CIDADE OPERÁRIAVínculo: Fonoaudióloga, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga Audiologista, Carga horária: 8
Outras informações:
Realização de audiometria clínica e ocupacional
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rachel Costa Façanha e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?