TULLIO ROCIO PITANGA
Atua na Tecmaran Consultoria no desenvolvimento e implantação de soluções para Planejamento, Programação e Controle de Produção e Serviços. Além disso, é professor da graduação em Engenharia de Produção na Faculdade Multivix e convidado pela UFES para lecionar a disciplina de Planejamento e Controle de Produção.
Foi estagiário de planejamento e controle de manutenção de navios na Login Logística, atuando também no controle indicadores de desempenho e melhoria dos processos internos.
Atuou em 2013 como engenheiro interno na New Holland Agricultura (Canadá), onde participou de projetos de balanceamento das atividades nas linhas de montagem e soldagem. Também, gerenciou o programa de melhoria contínua da área de corte e dobra de chapas de aço e atuou no desenvolvimento de novos procedimentos operacionais padrão.
Foi bolsista de graduação sanduíche, Ciência sem Fronteiras, Industrial Systems Engineering na University of Regina, Canadá.
Atuou na modelagem e criação de processos do Instituto Federal do Espírito Santo, onde passou por vários treinamentos e certificação em BPMN.
Artigos publicados:
Atendendo à alta demanda de treinamento nas organizações e reduzindo os custos (2018 - Revista de Administração, Contabilidade e Economia)
Identificação de gargalo e proposta de melhoria em um sistema de produção de massa corrida através de simulação computacional (2016 - Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional - SBPO);
Restrição de Financiamento a micro e pequenas empresas (2010 - Simpósio de Engenharia de Produção da UNESP -SIMPEP).
Informações coletadas do Lattes em 10/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Docência no Ensino Superior
2016 - 2017
Faculdade Luso Capixaba
Título: EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: ANÁLISE E PROPOSTA DE MELHORIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA GRANDE VITÓRIA
Orientador: Prof. Msc. Valéria Barros dos Santos Marchesi
Graduação em engenharia de produção
2009 - 2015
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Título: Identificação de gargalo e proposta de melhoria em um sistema de produção de massa corrida através de simulação computacional
Orientador: Fabricio Broseghini Barcelos
com
Formação complementar
2012 - 2012
Treinamento de Usuário Preactor. (Carga horária: 40h). , Tecmaran Consultores Associados, TECMARAN, Brasil.
2011 - 2012
General English. (Carga horária: 390h). , The English Studio, TES, Inglaterra.
2011 - 2011
Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 32h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2010 - 2010
Estruturação de artigo científico internacional. (Carga horária: 16h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2010 - 2010
Modelagem de Processos. (Carga horária: 16h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Supply Chain e PCP.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Planejamento, Programação e Controle de Sistemas de Produção.
Organização de eventos
PITANGA, T. R. . SBPO - Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional. 2016. (Congresso).
Participação em eventos
Preactor Partner Meeting 2016.Preactor in the steel industry. 2016. (Encontro).
Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional.Identificação de gargalo e proposta de melhoria em um sistema de produção de massa corrida através de simulação computacional. 2016. (Simpósio).
Semana da Engenharia de Produção - IFES.Trabalhos desenvolvidos pela Empresa Junior. 2015. (Simpósio).
Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha. 2014. (Simpósio).
Produções bibliográficas
-
BALDAM, ROQUEMAR DE LIMA ; FIOROT, GUILHERME MARQUES ; SILVA, RAFAEL MOREIRA GRAZIA DA ; PITANGA, TULLIO ROCIO ; VIEIRA, VITOR ARÇARI . Atendendo à alta demanda de treinamento nas organizações e reduzindo os custos. RACE : REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA , v. 17, p. 129, 2018.
-
PITANGA, T. R. ; BARCELOS, F. B. . Identificação de gargalo e proposta de melhoria em um sistema de produção de massa corrida através de simulação computacional. In: Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2016, Vitória. Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2016.
-
PITANGA, T. R. ; ROQUEMAR, ; Silva, R.M.G. . Restrições de financiamentos a Micro e Pequenas Empresas (MPE's). Anais - SIMPEP , 2010.
-
PITANGA, T. R. . Preactor in the Steel Industry. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Tecmaran Consultores Associados. , Fortunato Ramos, Santa Lúcia, 29056020 - Vitória, ES - Brasil, Telefone: (27) 32052550, URL da Homepage:
Experiência profissional
2015 - Atual
Tecmaran Consultores AssociadosVínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico, Carga horária: 40
2015 - 2015
Tecmaran Consultores AssociadosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
2012 - 2012
Tecmaran Consultores AssociadosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
2016 - Atual
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: Professor voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor voluntário da graduação em Engenharia de Produção, disciplina de Planejamento e Controle de Produção.
2016 - Atual
MultivixVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Outras informações:
Professor de Graduação em Engenharia
2013 - 2013
New Holland AgricultureVínculo: Engenheiro Interno, Enquadramento Funcional: Engenheiro Interno, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2015
Login LogísticaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
2010 - 2011
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito SantoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de TULLIO ROCIO PITANGA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?