Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves
Possui doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2016);mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná(2010); mestrado em Educação pelo INSTITUTO PEDAGÓGICO LATINOAMERICANO Y CARIBENO (2000); Especialização em Geografia e Planejamento Ambiental PUC- Minas (1994); Bacharel pela Universidade Federal do Maranhão (1989) e Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (1995). É professora Adjunto na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL; professora do Estado do Maranhão, nível médio, aposentada. Atualmente é reitora da UEMASUL Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Cultural, Ensino de Geografia; Geografia do Maranhão; Evolução do Pensamento Geográfico; Educação ambiental e Educação. E pesquisadora do Grupo de Pesquisas Socioeconômicas do. Maranhão GPS da UEMASUL. E pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Espaço e Cultura no Sudoeste Maranhense, Pesquisadora Núcleo de Estudos em Espaço e Representações (NEER). Membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em História das Religiões - NEIHR; Membro do Observatório da Amazônia Oriental.
Informações coletadas do Lattes em 23/03/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Geografia
2013 - 2016
Universidade Federal do Paraná
Título: ENTRE SOTAQUES BRILHOS E FITAS: Tecendo geograficidades dos Bois Rama Santa e Maioba
Salete Kozel Teixeira. Palavras-chave: Boi. Geograficidades.Brincantes.Significatividade..Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
Mestrado em Geografia
2008 - 2010
Universidade Federal do Paraná
Título: Emancipações Municipais e Aplicação de Recursos Públicos: um estudo de caso no Setor Educacional em Cidelândia e São Pedro da Água Branca no Maranhão
, Ano de Obtenção: 2010.Luís Lopes Diniz Filho.Bolsista do(a): Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil. Palavras-chave: Emancipações; Município; Educação.Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia. Setores de atividade: Educação.
Mestrado em Em Educação
1997 - 2000
Instituto Pedagogico Latinoamericano Y Caribeno
Título: Educação ambiental: formação de uma cultura de Conservação do meio ambietne nos alunos do Curso de Geografia do CESI/UEMA, Ano de Obtenção: 2000
Orientador: Oscar Ginoris Quesada
Palavras-chave: consevação, ambiente, cultura e educação.
Especialização em Geografia e Planejamento Ambiental
1992 - 1994
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Percepção ambiental nos alunos de Geografia do CESI/UEMA
Orientador: João Francisco de Abreu-UFMG
Aperfeiçoamento em Formação de Orientadores Acadêmicos Para Modalid.
2004 - 2004
Universidade Federal de Mato Grosso
Título: Uso de Tecnologia na Educação a Distância. Ano de finalização: 2004
Orientador: Katia Morosov Alonso -UFMT
Graduação em Geografia Licenciatura
1993 - 1995
Universidade Estadual do Maranhão
Título: Migração Rural Urbana: uma análise do
Orientador: Maria Eline Barbosa Oliveira
Graduação em Geografia Bacharel
1985 - 1989
Universidade Federal do Maranhão
Título: Caracterização sócio-econômica da praia de Peru
Orientador: Antonio Cordeiro Feitosa
Formação complementar
2003 - 2004
Formação de Orientadores Acadêmicos Para Modalid.. (Carga horária: 360h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Lê Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Lê Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
Organização de eventos
GONÇALVES, L. F. . I Simpósio Interdisciplinar de Ciência Humanas da UEMASUL. 2018. (Outro).
GONÇALVES, L. F. . I JORNADA DE GEOGRAFIA, PENSAR E SER GEOGRAFIA: O ESPAÇO MULTIDICIPLINAR DE GEOGRAFIA. 2012. (Outro).
GONÇALVES, L. F. . I Simpósio Nacional de Geografia Política, Território e Poder - I GeoSimpósio. 2009. (Congresso).
Participação em eventos
54ª Feira Agropecuária de Imperatriz. Governança como Estratégia de Atuação no Mercado Rural. 2024. (Feira).
CONAEE.Plano Nacional de Educação(2024-2034)Políticas de Estado para a garantia da Educação como Direito Humano,com Justiça Social eDesenvolvimento Soioambiental e Sustentável. 2023. (Outra).
CONAEE 2024.Plano Nacional de Educação(2024-2034)Políticas de Estado para a garantia da Educação como Direito Humano,com Justiça Social eDesenvolvimento Soioambiental e Sustentável. 2023. (Outra).
III SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE ESTADO, SOCIEDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS.PAISAGENS CULTURAIS NAS TOADAS DO BUMBA MEU BOI NO MARANHÃO. 2020. (Simpósio).
XV JORNADA NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA.semântica no livro didático de língua portuguesa e a significação dos relatos e mapas mentais dos catadores de açaí. 2020. (Outra).
ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS.OLHARES DA CIDADE POR MEIO DAS FESTAS: O caso da festa de Santa Tereza de Ávila em Imperatriz no Maranhão. 2018. (Encontro).
I Simpósio Interdisciplinar de Ciência Humanas da UEMASUL.Estudo das Representações Simbólicas no Município de Imperatriz na Produção Literária. 2018. (Simpósio).
I Simpósio Interdisciplinar de Ciência Humanas da UEMASUL.Estudo da Culinária do Município de Imperatriz no Maranhão Por Meio das Festas. 2018. (Simpósio).
I Simpósio Interdisciplinar de Ciência Humanas da UEMASUL.Uso de Mapas Mentais Como Recurso Didático no Ensino da Geografia no 8º e 9º Ano na Escola Municipal Gionvanni Zanni em Imperatriz-MA. 2018. (Simpósio).
I Simpósio Interdisciplinar de Ciência Humanas da UEMASUL.Uso de Mapas Mentais Como Recurso Didático no Ensino da Geografia no 6º e 7º Ano na Escola Municipal Gionvanni Zanni em Imperatriz-MA. 2018. (Simpósio).
I Simpósio Interdisciplinar de Ciências Humanas da UEMASUL.ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ NA PRODUÇÃO LITERÁRIA. 2018. (Simpósio).
VII Colóquio em Espaço e Representações.RÍTMOS DA VIDA, RÍTMOS DA FESTA: análises das geograficidade dos brincantes do Bumba meu boi no Maranhão. 2018. (Outra).
XIX ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS.A CIDADE NA GEOGRAFIA DAS FESTAS: NARRATIVAS E PAISAGENS URBANAS. 2018. (Encontro).
XI ENCONTRO NACIONAL DA ANPEGE.GEOGRAFICIDADE NO BUMBA-MEU- BOI DO MARANHÃO À LUZ DA MEMÓRIA DE BRINCANTES. 2015. (Encontro).
1ª Mostra Científica do Curso de Geografia.Os 25 anos de contribuição da Geografia para a Microrregião de Imperatriz- MA. 2013. (Outra).
II SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE ESPACIALIDADES E TEMPORALIDADES DE FESTAS POPULARES.Os Territórios da Festa do Bumba-meu-boi no Maranhão. 2013. (Simpósio).
I SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE ESPACIALIDADES E TEMPORALIDADES DE FESTAS POPULARESE.Os Territórios da Festa do Bumba-meu-boi do Maranhão. 2013. (Seminário).
V NEER.A Dimensão Simbólica da Festa do Bumba-Meu Boi do Maranhão. 2013. (Outra).
X ENANPEGE. O Lugar e a Festa do Bumba-meu-boi no Maranhão. 2013. (Congresso).
Formação Continuada de Coordenadores Pedagógicos.Matriz de Competência e Habilidades - Geografia. 2012. (Encontro).
II Congresso Nacional de Educação: inclusão, ensino e aprendizagem. 2012. (Congresso).
I Jornada de Geografia, Pensar e Ser Geografia: O Espaço Multidiciplinar da Geografia.Mesa redonda: 25 anos de Geografia: Retrospectivas e Perspectivas. 2012. (Outra).
VII Semana de Geografia: Os Impactos dos Novos Capitais na Região Sul Maranhense.Mesa redonda: Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade. 2012. (Outra).
XI Encontro Nacional da ANPEGE.A DIVERSIDADE DA GEOGRAFIA BRASILEIRA: Escalas e dimensões da análise e da ação. 2012. (Encontro).
12º Encuentro de geógrafos de América Latina.As políticas públicas na Amazônia diante do empreendimento das usinas hidrelétricas do Rio Madeira: a situação na Vila da Cachoeira de Teotônio em Rondônia. 2009. (Encontro).
12º Encuentro de geógrafos de América Latina.Amazônia brasileira: considerações e perspectivas sobre a territorialidade e desenvolvimento nacional. 2009. (Encontro).
Evento Comemorativo de 10 anos da Pós-Graduação e Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação em Geografia.Emancipações municipais e aplicação de recursos públicos: um estudo de caso no oeste maranhense no período de 1990 a 2004. 2009. (Seminário).
I Simpósio Nacional de Geografia Política, Território e Poder - GeoSimpósio.Globalização na Amazônia: questões e implicações sobre a territorialidade. 2009. (Simpósio).
I Simpósio Nacional de Geografia Política, Território e Poder - I GeoSimpósio.Políticas Públicas - Território, Identidade e Cidadania. 2009. (Simpósio).
IV Seminário Estadual de Estudos Territoriais e II Seminário Nacional sobre Múltiplas Territorialidades.Novas Territorialidades na região do Contestado (SC-PR). 2009. (Seminário).
VIII Encontro Nacional da ANPEGE. 2009. (Encontro).
7º COLÓQUIO DE TRANSFORMAÇÕES TERRITORIAIS DO COMITÊ ACADÊMICO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA AUGM. 2008. (Outra).
7º COLÓQUIO DE TRANSFORMAÇÕES TERRITORIAIS DO COMITÊ ACADÊMICO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA AUGM. 2008. (Outra).
Cóloquio de Pós Graduação.Natureza, Meio Ambiente e Geografia. 2008. (Outra).
Geografia: Tradições e Perspectivas: Homenagem ai Centenário de Nascimento.Abordagens e Contribuições da Geografia Cultural: Um resgate de seus percursos. 2008. (Encontro).
III FESTIVAL INTERNACIONAL DE TURISMO.EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO DE UMA CULTURA DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA. 2008. (Encontro).
III SIMPÓSIO PARANAENSE DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA- SIMPGEO.A NATUREZA COMO ELEMENTO CULTURAL NA GEOGRAFIA; ABORDAGENS PARA UMA COMPREENSÃO. 2008. (Simpósio).
V EMEG.Os vetores Tecnológicos e a estruturação do Pensamento Geográfico na amazônia Oriental. 2007. (Encontro).
Concursos Vestibulares da Coordenadoria de Admissão e Transferência.Elaboração de Quesitos de Provas. 2006. (Outra).
I Jornada de Cartografia e Geoprocessamento.Por uma nova formação geográfica: da cartografia ao geoprocessamento maranhense. 2006. (Outra).
SEMAGEO.Imperatriz: Rural ou urbano. 2006. (Encontro).
SEMAGEO.Semana da Geografia e Geógrafos: Paradigmas e preconceitos. 2006. (Outra).
VII SEMAGEO.Geografia e Geógrafos: paradigmas e preconceitos. 2006. (Encontro).
VII SEMAGEO.Geografia e geógrafos: Paradigmas e preconceitos. 2006. (Encontro).
Formação de Tutores.Curso de Formação de Tutores. 2005. (Outra).
IX Encontro Regional de Geografia e do Encontro de Geografia do Tocantins.Novas Territorialidade: Integração e Redefinição Regional. 2005. (Encontro).
IX Encotro Regional de Geografia e no Encontro de Geografia do Tocantins.Edcuação Ambietnal: uma contribuição à formação de uma cultura de Preservação Ambietnal nos Alunos do Curso de Geografia do CESI/UEMA. 2005. (Encontro).
I EMEG. Encontro Maranhense dos Estudantes de Geografia. 2003. (Congresso).
I EMEG.Geografia: Instrumento de Desenvolvimento Regional. 2003. (Encontro).
IV SEMAGEO.A Relação Teoria e Prática no Ensino de Geografia. 2003. (Encontro).
V SEMAGEO.A Conquista da Terra: um Histórico da Reforma Agrária no Brasil. 2002. (Outra).
Participação em bancas
ALMADA, F. A. C.; SILVA, I. M. O.;GONÇALVES, L. F.. Do Paradigma Tradicional ao Crítico: os saberes e práticas pedagógicas dos professores de Geografia na Rede Municipal de Imperatriz. 2021. Dissertação (Mestrado em FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS) - Universidade Federal do Maranhão.
SCHWERTNER, S. F.; HATTGE, M. D.; KONRAD, O.;GONÇALVES, L. F.. Aprendizagem em Educação Ambiental no contexto escolar: a compreensão de estudantes do Ensino Fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.
GONÇALVES, L. F.; SCHUCK, R. J.; CASAROTTO, R. T.; MARCHI, M. I.; MARTINS, S. N.. O FENÔMENO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.
FERNANDES, Silvia Aparecida de Sousa; SIMONETTI, Mírian Claúdia Lourenção;GONÇALVES, L. F.. A Juventude e Trabalho no campo: Desafios e Perspectivas de Jovens assentados em áreas de Reforma Agrária no Município de Açailândia- MA. 2017. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SILVEIRA, R. L. L.; BRANDT, G. B.; FELIPPI, A. C. T.; HOLANDA, V. C. C.;GONÇALVES, L. F.. REDE URBANA E A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA REGIÃO METROPOLITANA DO SUDOESTE MARANHENSE: CONDICIONANTES E DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL,. 2024. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional) - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC.
GONÇALVES, L. F.; ALMADA, F. A. C.; HATTGE, M. D.; KONRAD, O.; SCHWERTNER, S. F.. Ensino e Aprendizagem de Educação Ambiental: Reflexões a partir da criação de jogos no contexto da formação de professores. 2024. Tese (Doutorado em Ensino) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.
BARBOSA, A. G.; SANTOS, F. K. S.;GONÇALVES, L. F.; FARIAS, P. S. C.; SA, A. J.. LINGUAGEM CARTOGRÁFICA E AÇÃO COMUNICATIVA: A RACIONALIDADE NAS PRÁTICAS DOCENTES DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco.
SCHWERTNER, S. F.; HATTGE, M. D.; KONRAD, O.;GONÇALVES, L. F.. Formação de professores e ensino de Educação Ambiental escolar: reflexões a partir da construção de jogos no contexto do Ensino Fundamental. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.
SANTOS, F. K. S.; BARBOSA, A. G.;GONÇALVES, L. F.. A Linguagem Cartográfica e as Práticas Docentes dos Professores de Geografia do Ensino Fundamental. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco.
ALMADA, F. A. C.; SILVA, I. M. O.;GONÇALVES, L. F.. O Aluno com deficiência na Medicina: Uma análise do ingresso e contato com a metodologia Ativa. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Universidade Estadual do Maranhão.
ALMADA,F.A.C; SILVA, I. M. O.;GONÇALVES, L. F.. A Alienação Parental e seus reflexos na Educação Formal da Criança. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Universidade Estadual do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; SILVA, I. M. O.; ALMADA, F. A. C.. Abordagem da Liderança dos Docentes de Nível Superior em Sala de Aula. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; SILVA, I. M. O.; ALMADA, F. A. C.. A ALIENAÇÃO PARENTAL: E seus reflexos na educação formal da criança. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; SILVA, I. M. O.; ALMADA,F.A.C. IMPERATRIZ: Formação da Metrópole Regional. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; ALMADA, F. A. C.; OLIVEIRA,J.D.de. Método e Técnica de Ensino para Interpretação de Mapas Usando o Georreferenciamento no Curso de Geografia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão-UEMASUL. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; SANTOS, L. C. A.; SILVA, E. L.. A Regularização Fundiária do Parque Estadual de Mirador. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ambiental de Áreas Protegidas) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
SANTANA, N. A.; XAVIER, E. S.;GONÇALVES, L. F.. Interface e Usabilidade são Ferramentas Determinantes para o Sucesso do Software. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise de Sistemas) - Faculdade de Imperatriz.
GONÇALVES, L. F.. A valorização do professor: nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Universidade Estadual do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.. Humanizasus: o cuidar de pessoas na saúde pública. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Universidade Estadual do Maranhão.
ARAÚJO,M.H B.de;GONÇALVES, L. F.; SANTOS, L. C. A.. Educação Ambiental desenvolvida no Centro de Estudos de Jovens e Adultos em Imperatriz-CEJA. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia Aplicada ao Planejamento Ambiental) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
SOUSA, de M.(jailson de Macedom Sousa);GONÇALVES, L. F.; ROCHA, Rosimary Gomes. A dinâmica sócio-ambiental na cidade de Balsas e em sua região de influência. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia Aplicada ao Planejamento Ambiental) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
SILVA,I;GONÇALVES, L. F.; MARQUES,E.M. Violência contra Criança e Adolescente do sexo feminino na Cidade de Imperatriz. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Em Metodologia do Ensino Superior) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
GONÇALVES,D.B;GONÇALVES, L. F.; ARAÚJO,M.H B.de. IMPERATRIZ: Um Pólo Universitário na Região Tocatina. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Em Metodologia do Ensino Superior) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
SANTOS, L. C. A.;GONÇALVES, L. F.; ARAÚJO,M.H B.de. Aldeia urbana Tenteha de Imperatriz. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia Aplicada ao Planejamento Ambiental) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
SANTOS, L. C. A.;GONÇALVES, L. F.; MARQUES,E.M. Analise e Planejamento em Microbacias Hidrográficas. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia Aplicada ao Planejamento Ambiental) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
SANTOS, L. C. A.;GONÇALVES, L. F.; SOUSA, de M.(jailson de Macedom Sousa). Educação Amnbiental: Proposta Metodologica para trabalhar no Ensino Fundamental. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia Aplicada ao Planejamento Ambiental) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
SANTOS, L. C. A.;GONÇALVES, L. F.; SILVA,M.da P.O.da. Ética Ambiental do pensamento Antropocêntrico do Ecocêntico. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia Aplicada ao Planejamento Ambiental) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
MARQUES,E.M;GONÇALVES, L. F.; SANTOS, L. C. A.. Lixo domiciliar e sua Inter-Relação com o meio Ambiente. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia Aplicada ao Planejamento Ambiental) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
SANTOS, L. C. A.; ARAÚJO,M.H B.de;GONÇALVES, L. F.. Sustentabilidade Ecológica Social e Economica do Serrado Maranhense. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia Aplicada ao Planejamento Ambiental) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
SANTOS, L. C. A.; ARAÚJO,M.H B.de;GONÇALVES, L. F.. As Políticas de Arborização, Implementação de Aréas Verdes e sua Aplicação do Municipio de Imperatriz. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia Aplicada ao Planejamento Ambiental) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
SANTOS, L. C. A.;GONÇALVES, L. F.; SILVA, E. L.. A educação ambiental no Ensino Fudamental na Região de Imperatriz: reflexão e perspectiva. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia Aplicada ao Planejamento Ambiental) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
GONÇALVES, L. F.; SANTOS, L. C. A.; OLIVEIRA, M. P.. A Educação Ambiental como Foco de Preservação nas Escolas Públicas de Esperantina-TO. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino da Geografia Aplicado ao Planejamento Ambiental) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
SANTOS,M.CH dos;GONÇALVES, L. F.; ALMADA,F.A.C. A Expansão Urbana de Imperatriz e os seus Impactos Ambientais no Rio Cacau. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia Aplicada ao Planejamento Ambiental) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
OLIVEIRA,J.D.de;GONÇALVES, L. F.; SANTOS, L. C. A.. Horticultura Organica: Uma experiência em Educação Ambiental, junto a Horticultores da zona urbana de Imperatriz-MA. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia Aplicada ao Planejamento Ambiental) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
FERREIRA,F.R.B;GONÇALVES, L. F.; SANTOS, L. C. A.. Educação Ambiental e qualidade de vida Rio Itinga: Metodologia Aplicada ao uso Sustentável. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia Aplicada ao Planejamento Ambiental) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
SANTOS, L. C. A.;GONÇALVES, L. F.; FERREIRA,F.R.B. Hidrologia Florestal: Função e importância Ambirntal da Zona Ripária do Rio Lajeado no municipio de Lajeado Novo. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia Aplicada ao Planejamento Ambiental) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
BARBOSA, L. G.;GONÇALVES, L. F.; SANTOS NETA, E. R.. Análise da Paisagem apartir da Perda da Palmeira do Babaçu, na Estrada do Arroz no Oeste Maranhense. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
SANTOS NETA, E. R.; BARBOSA, L. G.;GONÇALVES, L. F.. Análise da paisagem a partir da perda da palmeira do babaçu, na estrada do arroz no oeste maranhense. 2024.. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; BARBOSA, L. G.; RODRIGUES, T. C. S.. ANÁLISE DOS PROCESSOS DE INUNDAÇÃO E ALAGAMENTO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DO BACURI, IMPERATRIZ-MA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
GONÇALVES, L. F.; SANTOS NETA, E. R.; BARBOSA, L. G.. RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLADOS EM IMPERATRIZ (MA): impactos na economia local. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
SILVEIRA, K. C.;GONÇALVES, L. F.; PIMENTEL NETO, J. G.. LUGAR E IDENTIDADE: ABORDAGEM A PARTIR DO CAMPO DE FUTEBOL DO BAIRRO OURO VERDE.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
OLIVEIRA, A. B.;GONÇALVES, L. F.; SANTOS, E. R.. O ACESSO A SERVIÇOS PÚBLICOS DE SEGURANÇA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ: UMA ANÁLISE SOCIOESPACIAL A PARTIR DA ATUAÇÃO DA POLÍTICA MILITAR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; BARBOSA, R. S.; ARAÚJO,M.H B.de. ENTRE CHEIROS E SABORES: Análise das práticas culturais de Imperatriz por meio das paisagens da culinária de rua em Imperatriz-MA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; OLIVEIRA, A. B.; ARAUJO, J. A. V.. CONTEÚDOS E SIGNIFICADOS DE PEQUENAS CIDADES NA REGIÃO SULMARANHENSE: uma análise dos dinamismos demográficos e socioeconômicos de Amarante e Sítio Novo do Maranhão. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
BARBOSA, R. S.;GONÇALVES, L. F.; ROCHA, R. G.. GEOGRAFIA, GÊNERO E TRABALHO: uma análise do trabalho feminino rural no assentamento Vila Conceição I em Imperatriz-MA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
RODRIGUES, T. C. S.; BARBOSA, L. G.;GONÇALVES, L. F.. O transporte rodoviário de cargas no Maranhão e sua relação com o desenvolvimento ambiental: uma revisão de literatura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; OLIVEIRA, A. B.; SILVEIRA, K. C.. O uso do modelo GTP na análise da cadeia produtiva de celulose no município de Imperatriz. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; RODRIGUES, T. C. S.; BARBOSA, L. G.. Análise dos Parâmetros físico-químicos da água no sistema de abastecimento de Senador La Rocque - MA.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; CARVALHO, F. O.; PAIVA, I. A.. TEXTOS LITERÁRIOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: proposta Pedagógica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; PAIVA, I. A.; CARVALHO, F. O.. TEXTOS LITERÁRIOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: proposta Pedagógica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; BARBOSA, R. S.; ROCHA, E. C. S.. ABORDAGENS DA CARTOGRAFIA ESCOLAR NO ENSINO BÁSICO: revisão bibliográfica e Proposta PedagógicaABORDAGENS DA CARTOGRAFIA ESCOLAR NO ENSINO BÁSICO: revisão bibliográfica e Proposta Pedagógica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; BARBOSA, R. S.; ROCHA, E. C. S.. ABORDAGENS DA CARTOGRAFIA ESCOLAR NO ENSINO BÁSICO: revisão bibliográfica e Proposta Pedagógica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; BARBOSA, R. S.; BARBOSA, L. G.. ABORDAGENS DAS CARACTERÍSTICAS E USOS DA ÁGUA DO RIO TOCANTINS NO PERÍMETRO URBANO DE IMPERATRIZABORDAGENS DAS CARACTERÍSTICAS E USOS DA ÁGUA DO RIO TOCANTINS NO PERÍMETRO URBANO DE IMPERATRIZ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
GONÇALVES, L. F.; OLIVEIRA, A. B.; SILVEIRA, K. C.. ASCAMARI: UMA LEITURA A PARTIR DO MOVIMENTO CIDADES SAUDAVEIS.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
PIMENTEL NETO, J. G.;GONÇALVES, L. F.; RODRIGUES, T. C. S.. A DINAMICA DA REDE URBANA IMPERATRIZENSE PARA A ÁREA DE SAUDE: A Importância do Hospital Municipal de Imperatriz para a Sociedade Local-Regional. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; PIMENTEL NETO, J. G.; XAVIER, I. P.. CICLOS DAS INUNDAÇÕES NO RIO TOCANTINS: análise da mobilidade de uma comunidade ribeirinha em Imperatriz no MA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
PIMENTEL NETO, J. G.;GONÇALVES, L. F.; XAVIER, I. P.. Rede Urbana: as relações entre Imperatriz (MA) e Bela Vista do Tocantins (TO).. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
SILVEIRA, K. C.;GONÇALVES, L. F.; PIMENTEL NETO, J. G.. GEOGRAFIA E MOVIMENTOS SOCIAIS: REFLEXÕES SOBRE OS PROCESSOS DE AUTONOMIA DA COMUNIDADE DE PIQUIÁ DE BAIXO EM AÇAILÂNDIA (MA). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
BARBOSA, R. S.;GONÇALVES, L. F.; CARVALHO, S. L. S.. EXPRESSÕES E IMPRESSÕES DAS POLÍTICAS HABITACIONAIS EM IMPERATRIZ ? MA: uma abordagem a partir do conjunto habitacional Itamar Guará. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; SOUSA, J. M.; OLIVEIRA, H. M.. EXPRESSÕES DA SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL URBANA EM IMPERATRIZ: uma abordagem do PMCMV no conjunto habitacional Sebastião Régis. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; ARAUJO, M. R. S.; SOUSA, J. M.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE GEOGRAFIA:uma abordagem das práticas desenvolvidas por professores e alunos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
SOUSA, J. M.;GONÇALVES, L. F.; SILVA, J. M.. TERRITÓRIOS LGBTs NA CIDADE DE IMPERATRIZ-MA: constituição e significados de territorialidades homossexuais do/no bar Imigrante. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; OLIVEIRA, A. B.; SOUSA, J. M.. MOVIMENTO PENDULAR EM IMPERATRIZ - MA: Abordagem na Educação Superior em 2019. 2020.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; OLIVEIRA, A. B.; SOUSA, J. M.. ABORDAGENS DA INDÚSTRIA DO COURO EM GOVERNADOR EDSON LOBÃO NO PERÍODO DE 2014 A 2019. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; OLIVEIRA, A. B.; SOUSA, J. M.. CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO RIACHO CACAU NO PERÍMETRO ENTRE A BR 010 A SUA FOZ EM IMPERATRIZ/ MA EM 2019.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
MASCENA, J. C. M.; SOUSA, J. M.;GONÇALVES, L. F.. Rodovias em áreas Urbanas: uma análise da mobilidade em travessia urbana de Imperatriz no Maranhão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
MASCENA, J. C. M.;GONÇALVES, L. F.; SOUSA, de M.(jailson de Macedom Sousa). Paisagem urbana e áreas verdes na cidade de Imperatriz: um estudo de casa na avenida XV de novembro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
SOUSA, J. M.;GONÇALVES, L. F.; ALMEIDA, R. L.. Significados da Produção de Moradias de Interesse Social na Cidade de Imperatriz: uma análise dos conjuntos habitacionais Teotônio Vilele I e II.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
GONÇALVES, L. F.; ALMADA, F. A. C.; ARAUJO, M. R. S.. O TRABALHO DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO: um caminho para o ensino de geografia na educação básica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; ALMADA, F. A. C.; ARAUJO, M. R. S.. O TRABALHO DE CAMPO NO PROCESSO DE ENSINO: um caminho para o ensino de geografia na educação básica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; ARAUJO, M. R. S.; MASCENA, J. C. M.. POLUIÇÃO HÍDRICA NA CIDADE DE IMPERATRIZ: uma análise da situação do riacho Bacuri em 2018. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; MASCENA, J. C. M.; SA, F. D. B. S.. PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A POPULAÇÃO INDÍGENA PENDULAR: sua percepção e receptividade no espaço urbano da cidade em Imperatriz/MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; ARAUJO, M. R. S.; PAIVA, I. A.. A importância das relações afetivas no processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental na rede pública de João Lisboa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; SA, F. D. B. S.; CANJAO, M. Q. A.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: como proposta pedagógica de percepção do cotidiano por meio da Escola Municipal Pedro Abreu. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; SA, F. D. B. S.; CANJAO, M. Q. A.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: como proposta pedagógica de percepção do cotidiano por meio da Escola Municipal Pedro Abreu. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; MASCENA, J. C. M.; SA, F. D. B. S.. PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A POPULAÇÃO INDÍGENA PENDULAR: sua percepção e receptividade no espaço urbano da cidade em Imperatriz/MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; CANJAO, M. Q. A.; CONRADO, E. S.. GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: Abordagem sobre as dificuldades de aprendizagem da disciplina de geografia no ensino fundamental menor nas escolas São Vicente de Paula e santos Dumont na cidade de imperatriz. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; MASCENA, J. C. M.; OLIVEIRA, A. B.. Um estudo de caso do bairro Pequiá de Baixo ? Açailândia-MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
OLIVEIRA, A. B.;GONÇALVES, L. F.; SANTOS NETA, E. R.. Ensino de Geografia e Extensão Universitária: Experiências a partir da Associação de pais e amigos dos excepcionais e na Unidade Prisional de Ressocialização em Imperatriz-MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
OLIVEIRA, A. B.;GONÇALVES, L. F.; CONRADO, E. S.. DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE GEOGRAFIA: Uma abordagem baseada nos estudantes com deficiência intelectual atendidos pela APAE de Imperatriz-MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; OLIVEIRA, H. M.; SOUSA, J. M.. DES-TERRITORIALIZAÇÃO E IDENTIDADE REGIONAL: uma abordagem a partir das populações rurais pela Usina Hidrelétrica de Estreito-MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; SOUSA, de M.(jailson de Macedom Sousa); OLIVEIRA, H. M.. TERRITORIALIDADES EM CONFLITOS NO CENÁRIO REGIONAL SULMARANHENSE: uma análise dos efeitos socioterritoriais gerados pela UHE de Estreito aos pescadores da colônia Z-35. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
ROCHA, E. C. S.;GONÇALVES, L. F.; ARAUJO, M. R. S.. MOBILIDADE URBANA NA CIDADE DE IMPERATRIZ-MA: Uma análise de acessibilidade no bairro Centro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; ARAUJO, M. R. S.; ROCHA, E. C. S.. MOBILIDADE URBANA NA CIDADE DE IMPERATRIZ-MA: Uma análise de acessibilidade no bairro Centro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; ROCHA, E. C. S.; CANJAO, M. Q. A.. GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: Abordagem sobre as dificuldades de aprendizagem da disciplina de geografia no ensino fundamental menor nas escolas São Vicente de Paula e santos Dumont na cidade de imperatriz. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
MASCENA, J. C. M.;GONÇALVES, L. F.; OLIVEIRA, A. B.. IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS EM ZONA INDUSTRIAL: Um estudo de caso do bairro do Piquiá de Baixo-Açailândia-MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
OLIVEIRA, A. B.;GONÇALVES, L. F.; ARAUJO, J. A. V.. (Re) organização do espaço urbano: análise a partir da instalação da Suzano Papel e Celulose no município de Imperatriz-MA (2008-2017). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
SANTOS, L. C. A.;GONÇALVES, L. F.; SANTOS, E. R.. Análise dos Aspectos Físicos da Bacia Hidrográfica do Riacho Capivara no Perímetro Urbano e Periurbano de Imperatriz-MA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
SOUSA, J. M.; ARAUJO, M. R. S.;GONÇALVES, L. F.. Subsídios do Ensino de Geografia à compreensão do Circuíto Inferior da Economia Urbana em Imperatriz-MA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
OLIVEIRA, A. B.;GONÇALVES, L. F.; CONRADO, E. S.. CONDICIONANTES SOCIOECONÔMICOS E SUBNUTRIÇÃO: Um Olhar à luz da geografia da fome sobre os trabalhadores de lixão municipal de Imperatriz-MA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; ARAUJO, M. R. S.; ROCHA, E. C. S.. COLETA SELETIVA: uma análise das contribuições da associação de catadores de materiais reciclados de Imperatriz (ASCAMARI). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; SOUSA, de M.(jailson de Macedom Sousa); ARAUJO, R. S.. Subsídios do Ensino de Geografia à compreensão do Circuíto Inferior da Economia Urbana em Imperatriz-MA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
SANTOS, L. C. A.;GONÇALVES, L. F.; OLIVEIRA, A. B.. Análise morfométrica da drenagem da bacia do Riacho Barra Grande no Oeste Maranhense no período de 2014 a 2015.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; ARAUJO, M. R. S.; CARVALHO,I.. Emancipação e Aplicação dos Recursos Públicos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
GONÇALVES, L. F.; CARVALHO,I.; ARAUJO, M. R. S.. O Potencial Econômico da Avenida Bernardo Sayão: Na Área Definida como Quatro Bocas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
GONÇALVES, L. F.; SILVA, A. R.; ROCHA, A. F.. O Espaço agrário no Oeste Maranhense: Uma análise a partir da monocultura do eucalipto e do Assentamento Califórnia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura) - Universidade Estadual do Maranhão.
MOTA, Lima Francisco; SILVA, D. N.;GONÇALVES, L. F.. Crescimento Imobiliário: uma análise a partir da contribuição do Setor Imobiliário para a dinâmica Econômica de Imperatriz-MA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura) - Universidade Estadual do Maranhão.
SANTOS, L. C. A.;GONÇALVES, L. F.; MASCENA, J. C. M.. Sig's aplicado ao ensino de Geografia no Ensino Médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura) - Universidade Estadual do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.. Gravidez na Adolescência: uma análise da realidade em uma Escola Estadual de Imperatriz-MA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura) - Universidade Estadual do Maranhão.
SOUSA, J. M.;GONÇALVES, L. F.; SANTOS,M.CH dos. EFEITOS SOCIOESPACIAIS DE GRANDES PROJETOS NO SUDOESTE MARANHENSE: Uma reflexão a partir do desenvolvimento da atividade siderúrgica no município de Açailândia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
GONÇALVES, L. F.; ARAUJO, M. R. S.; MOTA, Lima Francisco. A Realidade de Imperatriz no Contexto de Cidade Média Maranhense. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
ARAUJO, M. R. S.;GONÇALVES, L. F.; CARVALHO,I.. CARTOGRAFIA ESCOLAR, TEORIA E PRÁTICA: ESTUDO DE CASO NAS ESCOLAS DE IMPERATRIZ-MA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
GONÇALVES, L. F.; ARAUJO, M. R. S.. Juventude e Cidadania: o caso da Pastoral da Juventude na Diocese de Imperatriz. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
GONÇALVES, L. F.; SILVA, E. L.; ARAUJO, M. R. S.. O Processo de Ensino - Aprendizagem na Disciplina de Geografia: Uma análise a partir do Centro de Ensino Rio Amazonas sobre Geografia do Maranhão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
GONÇALVES, L. F.; CASTRO, M. P.; SOUSA, J. A.. GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: uma análise da realidade em uma Escola Estadual de Imperatriz. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Imperatriz.
GONÇALVES, L. F.; CASTRO, M. P.; OLIVEIRA FILHO, F. A.. A Incidência da Síndrome de Burnout nos Professores da Educação Inclusiva do 1º ao 5º ano na Escola Estadual Governador Acher. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Imperatriz.
GONÇALVES, L. F.; CASTRO, M. P.; SOUSA, M. F. V.. O Lúdico na Práxis dos Professores no Processo de Ensino-Aprendizagem do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Castro Alves II. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Imperatriz.
GONÇALVES, L. F.; SOUSA, M. F. V.; CASTRO, M. P.. O Lúdico na Práxis dos Professores no Processo de Ensino-Aprendizagem do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Castro Alves II. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Imperatriz.
ARAUJO, M. R. S.;GONÇALVES, L. F.; CARVALHO,I.. O Ensino de Geografia sob uma Perspectiva de Desenvolvimento da Criticidade e da Cidadania. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
SANTOS, L. C. A.;GONÇALVES, L. F.; SILVA, E. L.. Análise sócio-ambiental de Imperatriz: estudo de caso Riacho do Meio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
SANTOS, L. C. A.;GONÇALVES, L. F.; SILVA, E. L.. Ensino de Geografia: o uso de novas tecnologias na produção de recursos didáticos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
SOUSA, de M.(jailson de Macedom Sousa);GONÇALVES, L. F.; SILVA,D.L. Descentralização econômica e a progelição dos novas centralidades na cidade de Imperatriz: o subcentro Nova Imperatriz. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
SOUSA, de M.(jailson de Macedom Sousa);GONÇALVES, L. F.; SILVA,D.L. Descentralização econômica e a produção das novas centralidades na cidade de Imperatriz-MA: o subcentro Nova Imperatriz. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
SANTOS, L. C. A.; CARVALHO,I.;GONÇALVES, L. F.. Processo de formação territorial de Imperatriz: construção no período de 1938 a 1994. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
SANTOS, L. C. A.; CARVALHO,I.;GONÇALVES, L. F.. Processo de Formação Territorial de Imperatriz: construção no período de 1938 a 1994. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
ANJOS,D.B dos;GONÇALVES, L. F.; NASCIMENTO,M.S.S. Qualidade no Ensino e fatores que o prejudicam no Colégio Frei Alberto Beretta no Municipio de Arame-Ma. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenc. em Magist. das Séries Iniciais do Ens.Fund) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
SILVA,D.C;GONÇALVES, L. F.; NASCIMENTO,M.S.S. A importância das relaçãoes afetivas no processo de Ensino aprendizagem no 3º ano A da Unidade Integrda Roseana Sarney em João Lisboa-MA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenc. em Magist. das Séries Iniciais do Ens.Fund) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
MARQUES,E.M; CARVALHO,I.;GONÇALVES, L. F.. Uma proposta de conteúdos atitudinais para amenizar os impactos ambientais na Vila Ipiranga. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
DUTRA,G.E; CORTÊS,I.E. de S;GONÇALVES, L. F.. Os aspectos Sócioeconomicos do Assentamento Vila Palmares. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
SANTOS, L. C. A.;GONÇALVES, L. F.; SILVA, E. L.. Proposta de Revitalização das praças João Rodolfo e a praça E Nossa localidades na periferia de Imperatriz-MA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
SANTOS, L. C. A.; SILVA, E. L.;GONÇALVES, L. F.. Impactos Ambientais no Riacho Açaizal versas produção da Tapioca. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
ARAUJO, M. R. S.;GONÇALVES, L. F.; CARVALHO,I.. Construção do Espaço pelos Adolecentes em situação de rua na praça Brasil em Imperatriz-MA. (2000-2003). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
SANTOS, L. C. A.;GONÇALVES, L. F.; ARAUJO, M. R. S.. Perfil Sócio-economica do São Miguel do Tocantins-TO. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
LIMA,R.C.C;GONÇALVES, L. F.; SANTOS,M.CH dos. O Estudo do cotidiano e a segregação espacial na região da Beira-rio. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
OLIVEIRA,J.D.de;GONÇALVES, L. F.; ARAÚJO,M.H B.de. Realidade e perspectiva do Lixo doméstico de Imperatriz uma proposta Educativa. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
GONÇALVES, L. F.; LIMA, R. M.; SANTOS,M.CH dos. O estudo do Cotidiano e a Segregação Espacial na Região da Beira-Rio. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
SANTOS,M.CH dos;GONÇALVES, L. F.; CARVALHO, I.. IMPERATRIZ. EXPANSÃO DA FRONTEIRA MARANHENSE. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
CARVALHO, I.;GONÇALVES, L. F.; SANTOS,M.CH dos. IMPERATRIZ. EXPANSÃO DA FRONTEIRA MARANHENSE. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
GONÇALVES, L. F.; CARVALHO, I.; ARAÚJO,M.H B.de. CONFIGURAÇÃO DE AÇAILÂNDIA: Ocupação durante o período de 1960 a 1980. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
GONÇALVES, L. F.; CARVALHO, I.; ARAÚJO,M.H B.de. O USO DO ESPAÇO DA ?FARRA VELHA? PARA A PRÁTICA DA PROSTITUIÇÃO. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
GONÇALVES, L. F.; CARVALHO, J. R. F.; MARIANO, J. A.. VILA CONCEIÇÃO: Luta e Resistência pela Terra. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
GONÇALVES, L. F.; CUSTODIO, M. A. C.; OLIVEIRA, A. B.. Ensino de Geografia. 2018. Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; ARAUJO, J. A. V.; OLIVEIRA, A. B.. Seletivo para carreira do magistério superior. 2017. Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; SANTOS, M. C.. Seletivo para professor substituto. 2012. Universidade Estadual do Maranhão.
MOTA, Lima Francisco;GONÇALVES, L. F.. Seleção para contrato de professor. 2011. Universidade Estadual do Maranhão.
TROVÃO, J.R de; NUNES,R.M;GONÇALVES, L. F.. Geografia (Professor Assitente) 40 horas. 2006. Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
PAULA,J.S de;GONÇALVES, L. F.; BARBOSA,C.A. Avaliação Curso de Geografia. 2003. Universidade Estadual do Tocantins.
GONÇALVES, L. F.; SALLES, J. S. J.; SILVA, M. G. T.. Seletivo para Contratação de Professor Substituto. 2018. Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; ARAUJO, M. R. S.; ALVES, A. S.; OLIVEIRA, A. B.; SOUSA, de M.(jailson de Macedom Sousa). Núcleo Docente Estruturante - NDE. 2018. Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.. Consultora ad hoc da FAPEMA. 2018. Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA.
GONÇALVES, L. F.; QUEIROZ, C. C. S.. 10ª PRÉ-JOEX JORNADA DE EXTENSÃO. 2017. Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; QUEIROZ, C. C. S.. 1ª JOEXUEMASUL. 2017. Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; FURLAN, D.; SALLES, J. S. J.. Desenvolvimento Funcional do Professor. 2017. Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; SALLES, J. S. J.; FURLAN, D.. Analisar e emitir aparecer conclusivo quanto aos pedidos de readmissão no Curso de Geografia. 2017. Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; SALLES, J. S. J.; FURLAN, D.. Seletivo para Contratação de Professor Substituto. 2017. Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; SALLES, J. S. J.; ALMEIDA JUNIOR, J. P.; FURLAN, D.; LIMA, L. C. B.; FERREIRA, R. S.; SANTOS, E. J. M.; GOMES, N. C. L.. Comissão Eleitoral de Direção de Curso. 2017. Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; SALLES, J. S. J.; SANTOS NETA, E. R.. Seletivo para Professor Substituto de Geografia Física. 2017. Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; SALLES, J. S. J.; SANTOS, E. O.. Desenvolvimento Funcional do Professor Antonio Pereira de Lucena Neto. 2017. Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; SALLES, J. S. J.; SANTOS NETA, E. R.. Seletivo para Contratação de Professor Substituto do Ensino de LIBRAS. 2017. Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; SANTOS, E. O.; SILVA, M. G. T.; SALLES, J. S. J.. Seletivo para Contratação de Professor Substituto de Matemática Financeira. 2017. Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; ALVES, A. S.; CAVALCANTE, M. S. D.. Desenvolvimento Funcional do professor Gilberto Freire de Santana. 2017. Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; SILVA, M. G. T.; SANTANA, G. F.. Desenvolvimento Funcional da Professora Sônia Maria Nogueira. 2017. Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; SILVA, M. G. T.; SANTANA, G. F.. Desenvolvimento Funcional do Professor Francisco de Assis Carvalho de Almada. 2017. Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; ALVES, A. S.; FARIAS, R. N.. Desenvolvimento Funcional da Professora Maria do Rosário Sá Araújo. 2017. Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; SILVA, M. G. T.; ARAUJO, M. R. S.. Comissão Avaliadora para Deferimento das Inscrições de Candidatos do Processo ao Cargo de Professores substitutos. 2017. Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; OLIVEIRA, A. B.; SOUSA, J. M.. Avaliação dos Processos de Readmissões dos Alunos do Curso de Geografia licenciatura. 2017. Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; SILVA, M. G. T.; SILVA, S. B.; CARVALHO, D.. Seletivo para Contratação de Professor Substituto de Medicina Veterinária Preventiva. 2017. Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; NASCIMENTO, B. L. M.; CATUNDA JUNIOR, F. E. A.. Seletivo para Contratação de Professor Substituto de Ambiental / Química Ambiental e Questão de Riscos Ambientais. 2017. Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; NOBRE, F. S.; AGUIAR, C. R. L.. Seletivo para Contratação de Professor Substituto de Administração / Consultoria Organizacional / Gestão Estratégica de Pessoas. 2017. Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; NOBRE, F. S.; ALMADA, F. A. C.; BARROS, R. G.. Seletivo para Contratação de Professor Substituto de Administração / Métodos e Técnicas de Pesquisa em Administração. 2017. Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; SILVA, S. B.; LAMARCK, L.. Seletivo para Contratação de Professor Substituto da disciplina de Inspeção de Produtos de Origem Animal. 2017.
GONÇALVES, L. F.; BARROS, R. G.; NOBRE, F. S.; LUCENA NETO, A. P.. Desenvolvimento Funcional do Professor Francisco Alves e Silva. 2017. Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; FURLAN, D.; SALLES, J. S. J.. Seletivo para Contratação de Professor Substituto da disciplina de Contabilidade Gerencial e de Custos. 2017. Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; SALLES, J. S. J.; FURLAN, D.. Desenvolvimento Funcional da Professora Domingas Alves Bandeira. 2017. Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
GONÇALVES, L. F.; COELHO, M. A. A. R.; CUTRIM, J. G.. Manual de Metodologia de Estudo para Elaboração do T.C.C. 2012. Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
JOELSON,; SANTOS, L. C. A.;GONÇALVES, L. F.. Cartografia Escolar. 2012. Centro de Estudos Superiores de Imperatriz.
OLIVEIRA, R. C.;GONÇALVES, L. F.. monitoria. 2011. Universidade Estadual do Maranhão.
Orientou
O ENSINO DE GEOGRAFIA: Uma análise da postura dos professores de Geografia a partir dos periódicos da Revista Brasileira de Educação em Geografia entre os anos de 2011 a 2020; ; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; (Orientador);
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PRATICAS E SABERES EM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICIPIO DE JOÃO LISBOA; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; (Orientador);
MOBILIDADE DOS MORADORES DA BEIRA RIO DURANTE A CHEIA DO RIO TOCANTINS EM IMPERATRIZ-MA; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; (Orientador);
PAISAGEM CULTURAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU NO POVOADO SÃO FÉLIX DE IMPERATRIZ; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; (Orientador);
ABORDAGENS SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA FRATERNIDADEDE EM IMPERATRIZ ? MA; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; (Orientador);
ESTUDO DO ACESSO DE BENS CULTURAIS PATRIMONIAIS NO CIBERESPAÇO DURANTE A PANDEMIA CAUSADA PELA COVID-19 PELOS ALUNOS DA UEMASUL, CAMPUS DE IMPERATRIZ; Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; (Orientador);
ESTUDO DO ACESSO DE BENS CULTURAIS DE ENTRETENIMENTO NO CIBERESPAÇO DURANTE A PANDEMIA CAUSADA PELA COVID-19 PELOS ALUNOS DA UEMASUL, CAMPUS DE IMPERATRIZ; Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; (Orientador);
Fazer pesquisas a partir das revistas eletrônicas e nos e-books de textos, artigos, capítulo de livros, produzidos a partir de projetos desenvolvidos na iniciação cientifica da Geografia no período de 2018 à 2020; ; Início: 2021; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; (Orientador);
Educação Ambiental na Escola Municipal Santos Dumont: Proposta de Estudo do Meio com Mapas Mentais em Parceria com o projeto Bacuri Verde; ; Início: 2021; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; (Orientador);
Apoiar as atividades administrativas e pedagógicas do Programa de Iniciação a Docência - PIBID) da UEMASUL; Início: 2021; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; (Orientador);
Pesquisa a partir dos TCC´s do Curso de Geografia apresentados no período de 2018 a 2020; Início: 2021; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; (Orientador);
Abordagens da Liderança dos docentes de Nível Superior em Sala de aula; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Método e Técnica de Ensino para Interpretação de Mapas Usando o Georreferenciamento no Curso de Geografia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão -UEMASUL; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
O PAPEL DO ADMINISTRADOR NO GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÃO PARA PROMOÇÃO DA SEGURANÇA NA DUPLICAÇÃO DA FERROVIA: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA ATLÂNTICA SEGURANÇA TÉCNICA EM AÇAILÂNDIA ? MA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica Empresarial) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
A APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E LOGÍSTICO EM EMPRESA DE MÉDIO PORTE: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DE DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS DE AÇAILANDIA ? MARANHÃO; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica Empresarial) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC´S COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA DOCÊNCIA SUPERIOR; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise de Sistemas) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO DA CAMARGO CORREIA: UMA ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO NO PROJETO DA DUPLICAÇÃO DA FERROVIA TRECHO DOIS, AÇAILÂNDIA - MA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica Empresarial) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
A RESPONSABILIDADE DO AUDITOR E A ÉTICA NA SUA PROFISSÃO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Contabilidade) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
ADMINISTRAÇÃO E LIDERANÇA COM FOCO NA REALIZAÇÃO DE METAS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica Empresarial) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
AS PRÁTICAS DE COLETA E ENTREGAS EM LOGÍSTICA: UM ETUDO DE CASO APLICADO A ÁREA DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO EM AÇAILÂNDIA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica Empresarial) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
CONTROLADORIA: UM INSTRUMENTO DE OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Contabilidade) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
A AUDITORIA INTERNA COMO INSTRUMENTO DE CONTROLE NO PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Contabilidade) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA 5S NA BUSCA PELA EXCELÊNCIA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica Empresarial) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
IMPACTO NA DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO: ESTUDO DE CASO EM UMA SIDERÚRGICA NA INDÚSTRIA DE FERRO GUSA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Contabilidade) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
TRANSPORTE MODAL: UMA ANÁLISE TEÓRICA ENTRE GESTÃO E LOGÍSTICA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica Empresarial) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
USO DE SOFTWARES APLICADOS AO ENSINO APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
A PERÍCIA CONTÁBIL E OS TIPOS DE LÍTIGIOS; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Contabilidade) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM CURSO DE NÍVEL SUPERIOR; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
LIDERANÇA E EDUCAÇÃO DIGITAL: EXIGÊNCIAS E DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
ENTRE A LEGALIDADE E A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ATUALIDADE BRASILEIRA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
O DESCONHECIMENTO DOS USUÁRIOS EM RELAÇÃO À CARTILHA DO SUS; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde do Trabalhador) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA NA PERSPECTIVA DOS CINCO ANOS DO FUNDEB; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
O USO DO PROINFO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CENTRO DE ENSINO PEDRO FERREIRA DE ALENCAR NA CIDADE IMPERATRIZ - MARANHÃO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NO PLANEJAMENTO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
O DOCENTE DIANTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
A UTILIZAÇÃO DO PROINFO PELOS PROFESSORES NO C; E; VALENTIM DA SILVA AGUIAR DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CAMPESTRE DO MARANHÃO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
AS TIC?s COMO FERRAMENTA DE ACESSIBILIDADE AOS PORTADORES DE NECESSIDADES AUDITIVAS; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: TERCEIRIZAÇÃO NA EMPRESA VOLKSWAGEN; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise de Sistemas) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
SEARCH ENGINE OPTIMIZATION: TÉCNICAS DE OTIMIZAÇÃO DE SITES PARA MECANISMOS DE BUSCA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise de Sistemas) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: A REALIDADE DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ ? MA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
O USO DAS TIC?S NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTÍMULO PROFISSIONAL AOS ACADÊMICOS DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTIC) COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA A QUALIDADE DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NA CIDADE DE IMPERATRIZ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
ANÁLISE DA PRÁTICA DE UTILIZAÇÃO DE LABORATÓRIOS DO PROINFO COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR PROFESSORES DO C; E; DELAHÊ FIQUENE NA CIDADE DE IMPERATRIZ - MARANHÃO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
OS DESAFIOS DOS DOCENTES DO NÍVEL SUPERIOR: UMA ANÁLISE SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
O PLANEJAMENTO COMO ELEMENTO NORTEADOR NO ENSINO A DISTÂNCIA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
O USO DO PROINFO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CENTRO DE ENSINO PEDRO FERREIRA DE ALENCAR NA CIDADE IMPERATRIZ - MARANHÃO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
A CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INLGESA COM BASE NA ABORDAGEM COMUNICATIVA; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
A UTILIZAÇÃO DO PROINFO PELOS PROFESSORES NO C; E; VALENTIM DA SILVA AGUIAR DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CAMPESTRE DO MARANHÃO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SUSTENTÁVEL: A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM ELETRÔNICA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise de Sistemas) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
ANÁLISE DA PRÁTICA DE UTILIZAÇÃO DE LABORATÓRIOS DO PROINFO COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR PROFESSORES DO C; E; DELAHÊ FIQUENE NA CIDADE DE IMPERATRIZ - MARANHÃO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Faculdade de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
A democratização da educação numa perspectiva de inclusão social: o caso da Educação à Distância; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Em Metodologia do Ensino Superior) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
A problemática dos resíduos sólidos no lixão de Imperatriz; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Em Estatística Aplicada as Ciências) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Reciclagem: uma fonte de sustento para famílias de baixa renda no lixão de Imperatriz-MA; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Em Estatística Aplicada as Ciências) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
percepção sobre a prática cotidiana de educação ambiental: um enfoque no Espaço CESI-UEMA; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia Aplicada ao Planejamento Ambiental) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Educador ambiental: o caso do professor de Geografia; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia Aplicada ao Planejamento Ambiental) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Arborização e qualidade de vida; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia Aplicada ao Planejamento Ambiental) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
A percepção de degradação ambiental dos estudantes do ensino de Açailândia-MA; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia Aplicada ao Planejamento Ambiental) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Controle epidemológico de Dengue através da educação ambiental no Brasil, enfocando a cidade de Imperatriz-MA; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia Aplicada ao Planejamento Ambiental) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Condições de trabalho na zona rural do Municipio de açailândia_MA; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Licen; Plena em Goegrafia) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Condições naturais do rio Tocantins e as potencialidades desenvolvidas; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia Aplicada ao Planejamento Ambiental) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Educação Ambiental na Escola Presidente Costa e Silva; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia Aplicada ao Planejamento Ambiental) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Os imapctos ambientais no Rio Água Azul; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia Aplicada ao Planejamento Ambiental) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Proposta metodológica de Educação Ambiental a ser aplicada junto a comunidade Ribeirinha do Bacuri através do Complexo de Ensino Fudamental e Médio Amaral Raposo; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia Aplicada ao Planejamento Ambiental) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Mobilidade nas calçadas no perímetro Urbano de Imperatriz: uma proposta de aplicação; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia Aplicada ao Planejamento Ambiental) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Direitos difusos: cidadania e ética urnaba; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia Aplicada ao Planejamento Ambiental) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
A geografia de Imperatriz, retratada na canção Imperador Tocantins; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
PERIÓDO DE PANDEMIA 2020 - 2022; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
FESTIVIDADES DO MUNICIPIO DE IMPERATRIZ NO MARANHÃO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
GEOGRAFICIDADES DA FESTA DE SANTOS REIS EM IMPERATRIZ - MA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
ESTUDO DAS TERRITORIALIDADES E DOS GEOSSÍMBOLOS DA IGREJA CATÓLICA EM AÇAILÂNDIA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
A GEOGRAFIA DO FUTEBOL EM IMPERATIZ: análises sobre geograficidades por meio das paisagens e representação no futebol amador; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
REPRESENTAÇÃO PELO USO DA TÉCNICA DE MAPAS MENTAIS DA RÉPLICA DA TORRE DE PISA LOCALIZADA NA CIDADE DE MONTES ALTOS/ MA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
ENTRE CHEIROS E SABORES: ANÁLISE DAS PRÁTICAS CULTURAIS DE IMPERATRIZ POR MEIO DAS PAISAGENS DA CULINÁRIA DE RUA EM IMPERATRIZ-MA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
CONTEÚDOS E SIGNIFICADOS DE PEQUENAS CIDADES NA REGIÃO SULMARANHENSE: uma análise dos dinamismos demográficos e socioeconômicos de Amarante e Sítio Novo do Maranhão; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL: um olhar sobre a identidade cultural da etnia Gavião de Amarante do Maranhão; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL SANTOS DUMONT: PROPOSTA DE ESTUDO DO MEIO COM MAPAS MENTAIS EM PARCERIA COM O PROJETO BACURI VERDE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
ABORDAGENS DO USOS DA ÁGUA DO RIO TOCANTINS NO PERÍMETRO URBANO DE IMPERATRIZ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
ABORDAGENS DA CARTOGRAFIA ESCOLAR NO ENSINO BÁSICO: revisão bibliográfica e Proposta PedagógicaABORDAGENS DA CARTOGRAFIA ESCOLAR NO ENSINO BÁSICO: revisão bibliográfica e Proposta Pedagógica; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
ABORDAGENS DA CARTOGRAFIA ESCOLAR NO ENSINO BÁSICO: revisão bibliográfica e Proposta Pedagógica; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
TEXTOS LITERÁRIOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE EJA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ ?MA: proposta Pedagógica; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
TEXTOS LITERÁRIOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE EJA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ ?MA: proposta Pedagógica; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
ASCAMARI: UMA LEITURA A PARTIR DO MOVIMENTO CIDADES SAUDAVEIS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
CICLOS DAS INUNDAÇÕES NO RIO TOCANTINS: análise da mobilidade de uma comunidade ribeirinha em Imperatriz no MA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
MOVIMENTO PENDULAR EM IMPERATRIZ - MA: Abordagem na Educação Superior em 2019; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
ABORDAGENS DA INDÚSTRIA DO COURO EM GOVERNADOR EDSON LOBÃO NO PERÍODO DE 2014 A 2019; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO RIACHO CACAU NO PERÍMETRO ENTRE A BR 010 A SUA FOZ EM IMPERATRIZ/ MA EM 2019; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
USO DOS MAPAS MENTAIS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA GEOGRAFIA DO 6º E 7º ANO, NA ESCOLA GIOVANNI ZANNI NA CIDADE DE IMPERATRIZ ? MA, ENTRE 2018 E 2019; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
ABORDAGENS DOS SERVIÇOS COLETIVOS URBANOS DO CONJUNTO HABITACIONAL ITAMAR GUARÁ I EM IMPERATRIZ MARANHÃO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
ESTÁGIO E DOCÊNCIA: uma análise da atuação e aprendizagens de discentes de geografia em escolas rede pública de ensino de Imperatriz-MA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
ESTÁGIO E DOCÊNCIA: uma análise da atuação e aprendizagens de discentes de geografia em escolas rede pública de ensino de Imperatriz-MA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
CONDIÇÕES SOCIOAMBIENTAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO CAPIVARA NO PERÍMETRO DOS BAIRROS VILA IPIRANGA E CINCO IRMÃOS EM IMPERATRIZ MARANHÃO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
USO DOS MAPAS MENTAIS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA GEOGRAFIA DO 8º E 9º ANO, NA ESCOLA GIOVANNI ZANNI NA CIDADE DE IMPERATRIZ ? MA, ENTRE 2018 E 2019; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA DE PERCEPÇÃO DO COTIDIANO POR MEIO DA ESCOLA MUNICIPAL PEDRO ABREU; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
O ESTÁGIO CURRICULAR E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE GEOGRAFIA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
REALIDADE E INDICADORES NA CONSTRUÇÃO DAS CALÇADAS NO CENTRO DA CIDADE DE IMPERATRIZ-MA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
POLUIÇÃO HÍDRICA NA CIDADE DE IMPERATRIZ: uma análise da situação do riacho Bacuri em 2018; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
COLETA SELETIVA: Uma análise das contribuições da Associação de Catadores de Materiais Reciclados de mperatriz; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
O Espaço agrário no Oeste Maranhense: Uma análise a partir da monocultura do eucalipto e do Assentamento Califórnia; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Gravidez na Adolescência: uma análise da realidade em uma Escola Estadual de Imperatriz-MA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
A construção civil residencial na Cidade de Imperatriz no período de 2000 a 2007: o inicio do processo de verticalização; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
A Geografia como ciência; a evolução do ensino da Geografia no Brasil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Condições de trabalho na zona rural do Muncipio de Açailândia-MA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Condições de trabalho na zona rural do Muncipio de Açailândia-Ma; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Análise da relação família x escola na construção de uma formação cidadã; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Análise da relação familia x escola na construção de uma formação cidadã; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Ensino de Geografia: diagnóstico das atuais condições no Ensino Fundamental do Centro Educacional Urbano Rocha em Imperatriz; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Paisagem urbana: análise no movimento de formação dos bairros periféricos em Imperatriz-MA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Ensino de Geografia; diagnóstico das atuais condições no Ensino Fundamental do Centro Educacional Urbano Rocha -Imperatriz-MA; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Ensino de Geografia: diagnóstico das atuais condições no Ensino Fundamental do Centro Educacional Urbano Rocha-Imperatriz-MA; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Paisagem urbana:uma análise no movimento de formação de bairros periféricos em Imperatriz-MA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
A educação ambiental e a participação social na construção do planejamento urbano; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
A educação ambiental e a participação social na construção do planejamento urbano; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Acontribuição de Imperatriz na formação Superior de sua área circunvizinha; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Adegradação ambiental no Riacho Boa Esperança Açailândia-MA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Ocupação e povoamento nas proximidades do Riacho Jacu-Açailândia-MA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
A relação da degradação do Ecossistema de maguezais como o processo de urbanização da Cidade de São Luis-MA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
APraxis na formação do professor: uma análise das disciplinas Prática de Ensino de Geografia da UEMA/CESI; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Arte em Educação: uma proposta para a Escola Madalena Canosa Pq; Airton Senna Imperatriz-MA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Desperdício de água no uso doméstico no Bairro Bacuri; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Educação ambiental: uma análise da prática educacional nas séries iniciais na Unidade Integrada da Marcolina Magalhães em Porto Franco-MA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenc; em Magist; das Séries Iniciais do Ens; Fund) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
O crescimento da população Idosa: as políticas públicas que os assistem no Município de Imperatriz-MA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
OCresciemnto da População Idosa: as políticas públicas que os assitem no Município de Imperatriz-MA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
A importância da entrada intermunicipal Sitio Novo/paci~encia para o desenvolviemtno das comunidades circunvizinhas; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Educação Ambietnal: seu desenvolvimento e aplicação pela Universidade Estadual do Maranhão em Imperatriz; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Projeto ferro carajás e seus impactos no Municipio de Paraupebas-PA; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
A ralidade escolar Indígena na Aldeia do Governador e o papel dos estudos regionais no desenvolvimento das comunidades Indígenas; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
A caracterização dos Riachos: Capivara e santa Tereza no Município de Imperatriz-MA; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Ecoturismo: estratégia de desenvolviemnto para a Região de Riachão_MA; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
O perfil sócio-econômico de Ribamar Fiquene; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
A infra-estrutura da Vila Santo Amaro; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Perfil sócio-econômico do Município de Sitio Novo-MA; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Saneamento báscio: direito da sociedade, dever do Estado; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
A GEOGRAFIA DO FUTEBOL EM IMPERATIZ: análises sobre geograficidades por meio das paisagens e representação no futebol amador; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
A GEOGRAFIA DAS EMOÇÕES NO POEMA CANÇÃO DO EXÍLIO DE GONÇALVES DIAS; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
ESTUDOS DAS TERRITORIALIDADES E DOS GEOSSÍMBOLOS DA IGREJA CATÓLICA EM AÇAILÂNDIA; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
EXPERIÊNCIAS DE FESTEJAR DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: análises das festas religiosas em Imperatriz-MA; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
A IDENTIDADE DO FUTEBOL AMADOR EM IMPERATRIZ NO PERÍODO DE 2019 A 2023; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Geografia e Saúde: un estudo exploratório de homens trans em Imperatriz-MA; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DA COVID-19, POR MEIO DE MAPAS MENTAIS NO SEGMENTO CULTURAL DE AÇAILÂNDIA-M; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
ABORDAGENS DA FORMAÇÃO CULTURAL DOS ALUNOS DA UEMASUL CAMPUS DE IMPERATRIZ, POR MEIO DO CIBERESPAÇO, DURANTE A PANDEMIA CAUSADA PELA COVID-19, CAMPUS DE IMPERATRIZ; ; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
ESTUDO DO ACESSO DE BENS CULTURAIS PATRIMONIAIS NO CIBERESPAÇO DURANTE A PANDEMIA CAUSADA PELA COVID-19 PELOS ALUNOS DA UEMASUL, CAMPUS DE IMPERATRIZ; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
ESTUDO DO ACESSO DE BENS CULTURAIS DE ENTRETENIMENTO NO CIBERESPAÇO DURANTE A PANDEMIA CAUSADA PELA COVID-19 PELOS ALUNOS DA UEMASUL, CAMPUS DE IMPERATRIZ; ; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
PRÁTICAS CULTURAIS NOS ESPAÇOS PÚBLICOS: Reflexões das paisagens e das geograficidades em praças no Centro de Imperatriz-MA; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Análise das práticas culturais de Imperatriz por meio das paisagens da culinária de rua em Imperatriz-MA; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
PRÁTICAS CULTURAIS NOS ESPAÇOS PÚBLICOS: análises das paisagens e das geograficidades na Beira Rio e na praia do Cacau em Imperatriz-MA; ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Estudos da Cultura de Imperatriz por meio das Manifestações festivas e Artísticas; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
SABERES, PERCEPÇÕES AMBIENTAIS E GEOGRAFIA CULTURAL: O CASO DAS QUEBRADEIRAS DE COCO NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
SABERES AMBIENTAIS, LITERÁRIOS E ARTÍSTICOS: Estudo da Geografia Cultural no Município de Imperatriz-MA; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Estudo da Culinária do Município de Imperatriz no Maranhão; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Paisagem Culturais no Município de Imperatriz-MA; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Festividades do Município de Imperatriz-MA; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Estágio Supervisionado; 2021; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Estágio Supervisionado; 2021; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Estágio Supervisionado; 2021; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Estágio Supervisionado; 2021; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Estágio Supervisionado; 2021; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Estágio Supervisionado; 2021; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Estágio Supervisionado; 2021; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Estágio Supervisionado; 2021; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Estágio Supervisionado; 2021; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Monitoria; 2021; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Monitoria; 2021; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Práticas educativas em Educação ambiental na Escola Giovanni Zanni; 2020; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Práticas educativas em Educação ambiental na Escola Giovanni Zanni no Ensino Fundamental; 2020; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Monitoria; 2020; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Monitoria; 2020; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Extensão Universitária no Curso de Geografia; 2019; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Organização de dados dos Projetos do PIBIC no Curso de Geografia- bolsa permanência; 2019; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Análises de TCC na temática de Ensino no Curso de Geografia - Bolsa permanência; 2019; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Monitoria no Curso de Geografia; 2019; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
MAPAS MENTAIS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO 8ºE 9º ANO NA ESCOLA MUNICIPAL GIOVANI ZANI EM IMPERATRIZ-MA; 2019; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
MAPAS MENTAIS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO 6ºE 7º ANO NA ESCOLA GIOVANI ZANNI; 2019; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Monitoria em Evolução do Pensamento Geográfico; 2018; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Bolsa permanência - Laboratório de Cartografia e Ensino; 2018; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Levantamento de dados de Projetos de Extensão no Curso de Geografia- Bolsa Permanência; 2018; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Análises de TCC com temática em Estágio no Curso de Geografia- Bolsa Permanência; 2018; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Mapas Mentais como recurso didático no Ensino de Geografia no 8ºe 9º ano na Escola Municipal Giovanni Zanni; 2018; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
MAPAS MENTAIS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO 6ºE 7º ANO NA ESCOLA GIOVANI ZANNI; 2018; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Monitoria em Epistemologia da Geografia; 2017; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Estágio Supervisionado; 2017; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão; Orientador: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves;
Produções bibliográficas
-
GONÇALVES, LUCILEA FERREIRA LOPES ; ARAÚJO, MARIA DO ROSÁRIO SÁ ; DOS SANTOS, JOSEILDO NOGUEIRA ; SILVA, LUANA DOS REITS . A GEOGRAFIA DAS EMOÇÕES NO POEMA CANÇÃO DO EXÍLIO, DE GONÇALVES DIASTHE GEOGRAPHY OF EMOTIONS IN THE POEM SONG OF EXILE BY GONÇALVES DIASLA GEOGRAFÍA DE LAS EMOCIONES EN EL POEMA CANCIÓN DEL EXILIO, DE GONÇALVES DIAS. REVISTA DE GEOPOLITICA , v. 17, p. e1425, 2026.
-
GONÇALVES, L. F. ; LUZ, Bruno José dos Santos . Recortes de paisagens em Imperatriz, Maranhão: geograficidades do futebol em mapas mentais. Contexto Geográfico , v. 10, p. 387-407, 2025.
-
GONÇALVES, L. F. ; SILVA, C. P. . EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO ESPAÇO DE CULTURA DE PAZ: o caso da UEMASUL no Maranhão. Conselho Estadual de Educação , v. 01, p. 117-134, 2024.
-
GONÇALVES, L. F. . A Universidade e a Cultura de Paz. Conselho Estadual de Educação , v. 01, p. 21-23, 2024.
-
GONÇALVES, L. F. ; SILVA, L. R. ; SILVA, W. A. . ACESSO DE BENS CULTURAIS PATRIMONIAIS NO CIBERESPAÇO PELOS ALUNOS DA UEMASUL, CAMPUS IMPERATRIZ, DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Revista Contexto Geográfico , v. 7, p. 31-41, 2023.
-
OLIVEIRA, A. B. ; PEREIRA, A. M. ; GONÇALVES, L. F. . Expansão do eucalipto e transformações na estrutura produtiva da pequena propriedade rural em municípios do norte da microrregião de Imperatriz, Maranhão, Brasil. REVISTA NERA (UNESP) , v. 25, p. 179-201, 2022.
-
OLIVEIRA, A. B. ; GONÇALVES, L. F. ; SOUSA, D. A. . Particularidades regionais da difusão e atendimento do paciente com COVID-19 na rede urbana da cidade de Imperatriz, Maranhão, Brasil. Boletim Goiano de Geografia , v. 41, p. 1-32, 2021.
-
OLIVEIRA, ALLISON BEZERRA ; FERREIRA LOPES GONÇALVES, LUCILEA ; ARMANDO DE SOUSA PAZ, DIEGO . Particularidades regionais da difusão e atendimento do paciente com covid-19 na rede urbana da cidade de São Luís, Maranhão, Brasil. Ateliê geográfico (UFG) , v. 15, p. 170-193, 2021.
-
SOUSA, S. C. ; NOGUEIRA, S. M. ; GONÇALVES, L. F. . Mapas mentais como representação e compreensão do patrimônio cultural da cidade de Vila Nova dos Martírios /MA. Brazilian Journal of Development , v. v.7, p. 97308-97322, 2021.
-
GONÇALVES, L. F. ; KOZEL, S. . O sentido de brincar no bumba meu boi do maranhão: A analítica existencial e as geograficidades. Brazilian Journal of Development , v. 1, p. 89763-89779, 2020.
-
GONÇALVES, L. F. . A Imagem como texto: reflexões sobre a festa do bumba-meu-boi do Maranhão por meio da fotografia. Vozes dos Vales , v. 06, p. 1-14-14, 2014.
-
HALLEY, B. M. (Org.) ; BARBOSA, L. G. (Org.) ; GONÇALVES, L. F. (Org.) . Horizontes Geográficos: balanços de produções. 01. ed. Imperatriz: EDUEMASUL, 2025. v. 01. 229p .
-
GONÇALVES, L. F. ; NOGUEIRA, S. M. (Org.) ; COSTA, F. F. (Org.) . LINGUA PORTUGUESA E GEOGRAFIA: Memória e patrimônio cultural do açaí em mapas mentais na sala de aula em Vila Nova dos Martírios-MA. 1. ed. Imperatriz: Ethos, 2022. v. 01. 140p .
-
GONÇALVES, L. F. ; SILVA, L. R. . Sentidos e Existência: geograficidades na obra "Miolo de Pote da cacimba de beber", de Lília Diniz. In: HALLEY, Bruno Maia; BARBOSA, Liriane Gonçalves;GONÇALVES, Luciléa Ferreira Lopes. (Org.). Horizontes Geográficos: balanços de produções. 01ed.Imperatriz: EDUEMASUL, 2025, v. 01, p. 45-62.
-
GONÇALVES, L. F. ; SILVA, W. A. . Territorialidades e "Geossímbolos" da Igreja Católica em Açailândia. In: Costa, Moab César C.; Santos, Raimundo Lima dos (orgs). (Org.). História & Diálogos: Múltiplos Olhares. 1ed.São Paulo: Editora Pluralidades, 2024, v. 1, p. 119-132.
-
GONÇALVES, L. F. ; OLIVEIRA, A. B. ; SILVA, A. R. ; ARAUJO, R. O. ; NUNES, S. E. A. ; SANTOS, K. C ; DIAS, I. P. R. C. . ServiçosMédico-hospitalare e dinâmica da Covid-19 na Região Tocantina do Maranhão. In: Oliveira, Alisson Bezerra; Silva Marcelo Francisco da; Olanda, José Fábio França;Oliveira, Jorge Diniz de;Silva, Aichely Rodrigues da. (Org.). Ciências Ambientais no ecótono Amazônia-cerrado maranhense. 1ed.Ponta Grossa: Atenas Editora, 2023, v. 1, p. 110-122.
-
GONÇALVES, L. F. ; COSTA, F. F. ; ARAUJO, R. O. . Considerações sobre os Estudos em Geogafia. In: NOGUEIRA, Sônia Maria;GONÇALVES,Luciléa Ferreira Lopes;COSTA, Fabrício França;. (Org.). Língua Portuguesa e Geografia: Memória e patrimônio cultural do açaí em mapas mentaisna sala de aula em Vila Nova dos Martíros. 1ed.Imperatriz: ETHOS, 2022, v. 1, p. 69-73.
-
GONÇALVES, L. F. ; COSTA, F. F. . ANÁLISE DOS MAPAS MENTAIS EM SALA DE AULA. In: NOGUEIRA, Sônia Maria;GONÇALVES,Luciléa Ferreira Lopes;COSTA, Fabrício França;. (Org.). Língua Portuguesa e Geografia: Memória e patrimônio cultural do açaí em mapas mentaisna sala de aula em Vila Nova dos Martíros. 1ed.Imperatriz: ETHOS, 2022, v. 1, p. 75-81.
-
GONÇALVES, L. F. ; GONÇALVES,D.B . PAISAGENS CULTURAIS NAS TOADAS DO BUMBA MEU BOI NO MARANHÃO. Ciência Política: Poder e Establishment. 1ed.Ponta Grossa Paraná: Atena, 2021, v. 2, p. 103-114.
-
GONÇALVES, L. F. ; SILVA, L. R. ; ARAUJO, R. O. . LITERATURA DE IMPERATRIZ / MA: Território das Representações Culturais. Geografia: Ensino, Desenvolvimento e Sustentabilidade. 01ed.Piracanjuba: Editora Conhecimento Livre, 2020, v. 01, p. 1-14.
-
GONÇALVES, L. F. ; SILVA, L. R. ; Sousa, A.K.S ; BARBOSA, R. S. . FESTAS RELIGIOSAS EM IMPERATRIZ NO MARANHÃO: Lugares de sabores e de territorialidades. Geografia: Ensino, Desenvolvimento e Sustentabilidade. 1ed.Piracanjuba: Editora Conhecimento Livre, 2020, v. 01, p. 1-14.
-
GONÇALVES, L. F. ; KOZEL, S. ; OLIVEIRA, A. B. . Geograficidade no Bumba Meu Boi do Maranhão à luz da memória de brincantes. In: Fabiane dos Santos. (Org.). Geografia no Século XXI. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2020, v. 6, p. 50-59.
-
OLIVEIRA, A. B. ; GONÇALVES, L. F. ; ARAUJO, M. R. S. . CONSTRUÍNDO O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO A PARTIR DE PROJETOS DE EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: EXPERIÊNCIAS A PARTIR DA CASA DO IDOSO E UNIDADE PRISIONAL DE RESSOCIALIZAÇÃO DE IMPERATRIZ, MARANHÃO. In: Magno Aleson Bezerra Seabbra. (Org.). Distúrbios e transtornos de aprendizagem: aspectos teóricos, metodológicos e educacionais. 01ed.Curitiba: Bagai, 2020, v. 0, p. 83-96.
-
GONÇALVES, L. F. ; KOZEL, S. . Rítmos da Vida, Rítmos da festa: Análises das geograficidades dos brincantes do Bumba meu boi no Maranhão. Metamorfoses Possíveis Compartilhadas: leituras em Geografia Cultural. 1ed.Belo Horizonte: Letramento, 2019, v. 01, p. 130-143.
-
GONÇALVES, L. F. . A Expressão do Lugar no Bumba Meu Boi do Maranhão. In: KOZEL, Salete; TORRES, Marcos Alberto; TEIXEIRA, Maisa França; FILIZOLA, Roberto. (Org.). Mapas Mentais: Dialogismo e Representações. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. 1, p. 247-254.
-
GONÇALVES, L. F. . Novas territorialidades no Contestado. In: Nilson Cesar Fraga. (Org.). Contestado: o terrritório silenciado. 02ed.Florianópolis/SC: Insular, 2017, v. 02, p. 157-161.
-
GONÇALVES, L. F. . Novas territorialidades no Contestado. In: Nilson Cesar Fraga. (Org.). Contestado: o terrritório silenciado. 1ed.Florianópolis/SC: Insular, 2009, v. 1, p. 157-161.
-
SILVA, L. R. ; Sousa, A.K.S ; GONÇALVES, L. F. . Territorialidades na Geografia dos Sabores das festas Religiosa em Imperatriz no Maranhão. In: III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA POLÍTICA E TERRITÓRIOS TRANSFRONTEIRIÇOS: cONFLITOS E DESIGUALDADES TERRITORIAIS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, 2019, Alfenas. V SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA, 2019. v. 01. p. 1-11.
-
SILVA, L. R. ; GONÇALVES, L. F. ; Sousa, A.K.S . Literatura de Imperatriz como território das representações culturais. In: III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA POLÍTICA E TERRITÓRIOS TRANSFRONTEIRIÇOS, 2019, Alfenas. V SIMPÓSIO DE GEOGRAFIA, 2019. v. 01. p. 1-12.
-
Sousa, A.K.S ; GONÇALVES, L. F. . ESTUDO DA CULTURA DE IMPERATRIZ POR MEIO DAS MANIFESTAÇÕES FESTIVAS E ARTÍSTICAS. In: II Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão, 2019, Imperatriz. Anais da II Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão, 11 a 14 de novembro de 2019,, 2019. v. 02. p. 316-318.
-
SILVA, L. R. ; GONÇALVES, L. F. . SABERES AMBIENTAIS, LITERÁRIOS E ARTÍSTICOS: ESTUDO DA GEOGRAFIA CULTURAL NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ - MA. In: II Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão, 2019, Imperatriz. Anais da II Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão, 2019. v. 02. p. 339-341.
-
SILVA, L. R. ; GONÇALVES, L. F. . ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ NA PRODUÇÃO LITERÁRIA. In: II Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão, 2019, Imperatriz. Anais da II Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão, 2019. v. 0201. p. 342-344.
-
Sousa, A.K.S ; GONÇALVES, L. F. ; SILVA, L. R. . OLHARES DA CIDADE POR MEIO DAS FESTAS: O caso da festa de Santa Tereza de Ávila em Imperatriz no Maranhão. In: XIX ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS, 2018, JOÃO PESSOA. PENSAR E FAZER A GEOGRAFIA BRASILEIRA NO SÉCULO XXI ESCALA, CONFLITOS SÓCIOESPACIAIS E CRISE ESTRUTURAL NA NOVA GEOPOLÍTICA. JOÃO PESSOA. v. 1. p. 1-7.
-
ALVES, C. F. P. ; GONÇALVES, L. F. . A CIDADE NA GEOGRAFIA DAS FESTAS: NARRATIVAS E PAISAGENS URBANAS. In: XIX ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS, 2018, NATAL. PENSAR E FAZER A GEOGRAFIA BRASILEIRA NO SÉCULO XXI ESCALAS CONFLITOS SÓCIOESPACIAIS E CRISE ESTRUTURAL NA NOVA GEOPOLÍTICA MUNDIAL. JOÃO PESSOA, 2018. v. 01. p. 1-7.
-
Sousa, A.K.S ; GONÇALVES, L. F. . ESTUDO DAS FESTIVIDADES DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ NO MARANHÃO. In: I Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão, 2018, Imperatriz. Anais da I Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão, 2018. v. 01. p. 254-258.
-
ALVES, C. F. P. ; GONÇALVES, L. F. . PAISAGENS CULTURAIS NO MUNICIPIO DE IMPERATRIZ MARANHÃO. In: I Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão, 2018, Imperatriz. Anais da I Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão, 2018. v. 01. p. 259-260.
-
SILVA, L. R. ; GONÇALVES, L. F. . ESTUDO DA CULINÁRIA DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ NO MARANHÃO. In: I Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão, 2018, Imperatriz. Anais da I Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão, 2018. v. 01. p. 277-279.
-
KOZEL, S. ; GONÇALVES, L. F. . GEOGRAFICIDADE NO BUMBA-MEU- BOI DO MARANHÃO À LUZ DA MEMÓRIA DE BRINCANTES. In: XI Enanpege (Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia), 2015, Presidente Prudente. A Diversidade da Geografia Brasileira: Escalas da Diversidade da Análise e da Ação. Dourados: UFGD, 2015. v. 1. p. 1-10.
-
GONÇALVES, L. F. . OS TERRITÓRIOS DA FESTA DO BUMBA-MEU-BOI DO MARANHÃO. In: I Simpósio Internacional e II Nacional sobre Espacialidades e Temporalidades de Festas Populares, 2013, Goiânia. I Simpósio Internacional e II Nacional sobre Espacialidades e Temporalidades de Festas Populares, 2013, 2013. v. 1. p. 453-466.
-
GONÇALVES, L. F. ; KOZEL, S. . O Lugar e a Festa do Bumba-Meu-Boi no Maranhão. In: X Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2013, Campinas. X Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2013. v. 1. p. 1-9.
-
GONÇALVES, L. F. . A Dimensão Simbólica da Festa do Bumba-Meu-Boi do Maranhão. In: V Colóquio Nacional do NEER - Núcleo de Estudos em Espaços e Representações, 2013, Cuiabá. X Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2013. v. 1. p. 1-13.
-
GONÇALVES, L. F. ; MOTA, Lima Francisco . ORDENAMENTO TERRITORIAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO MINISTÉRIO. In: XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2012, Uberlândia. Anais do XXI ENGA, 2012. v. 01. p. 01-14.
-
ADNILSON, ; SOUSA, D. L. F. ; SOUSA, L. F. ; GONÇALVES, L. F. . As Políticas Públicas na Amazônia Diante do Empreendimento das Usinas Hidrelétricas do Rio Madeira: A Situação na Vila da Cachoeira de Teotônio em Rondônia. In: 12º Encontro dos Geógrafos da América Latina, 2009, Montevideo. Caminando em uma América Latina em transformación, 2009. v. 1. p. 62-74.
-
SILVA, A. A. ; SOUSA, L. F. ; GONÇALVES, L. F. . Amazônia Brasileira: Considerações e Perspectivas sobre a Territorialidade e Desenvolvimento Nacional. In: 12º Encontro dos Geógrafos da América Latina, 2009, Montevideo. Caminando em uma América Latina em transformación, 2009. v. 1. p. 2-15.
-
SILVA, A. A. ; BASTOS, A. S. ; GOMES, F. B. ; GONÇALVES, L. F. . AMAZÔNIA: Territorialidade Rondoniense- uma visão dos seus reflexos para indígenas e não indígenas. In: I Simpósio Nacional de Geografia Política, Território e Poder, 2009, CURITIBA. Geografia Política, Território e Poder, 2009. v. 1. p. 1-15.
-
GONÇALVES, L. F. . Emancipações de Municípios e Produção Territorial: um exame de indicadores no Oeste Maranhense. In: I Simpósio Nacional de Geografia Política Território e Poder, 2009, CURITIBA. Geografia Política, Território e Poder., 2009. v. 1. p. 1-13.
-
GONÇALVES, L. F. ; FRAGA, N. C. . Novas Territorialidades no Contestado. In: II Seminário Nacional Sobre Múltiplas Territorialidades.e IV Seminário Estadual de Estudos Territoriais, 2009, Francisco Beltrão PR. Novos horizontes na Geografia: perspectivas de território e de territórialidades., 2009. v. 1. p. 1-15.
-
GONÇALVES, L. F. . ESPAÇO E REPRESENTAÇÀO: Uma análise do bumba-meu-boi no Maranhão. In: NEER, 2009, Porto Velho. NEER. Porto Velho: UNIR, 2009. v. 01. p. 105-125.
-
GONÇALVES, L. F. . A NATUREZA COMO ELEMENTO CULTURAL NA GEOGRAFIA: ABORDAGENS PARA UMA COMPREENSÃO. In: II SIMPÓSIO PARA NAENSE DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFI- SIMPGEO, 2008, PONTA GROSSA. SIMPGEO, 2008. v. 1. p. 1-15.
-
GONÇALVES, L. F. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO DE UMA CULTURA DE CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIEMTE. In: III FESTIVAL INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU, 2008, FOZ DO IGUAÇU. TURISMO, 2008. v. 1. p. 1-15.
-
GONÇALVES, L. F. ; SILVA, A. A. . ABORDAGENS E CONTRIBUIÇÕES DA GEOGRAFIA: uM RESGATE DE SEUS PERCURSOS. In: ENCONTRO INTERNACIONAL. GEOGRAFIA: TRADIÇOES E PERSPECTIVAS, 2008, SÃO PAULO. ENCONTRO INTERNACIONAL, 2008. v. 1. p. 1-15.
-
GONÇALVES, L. F. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO DE UMA CULTURA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NOS ALUNOS DO CURSO DE GEOGRAFIA DO CESI- UEMA. In: NOVAS TERRITORIALIDADES: INTEGRAÇÃO E REDEFINIÇÃO REGIONAL, 2004, PORTO NACIONAL. EREGEO, 2005. v. 1. p. 1-15.
-
GONÇALVES, L. F. ; KOZEL, S. . RÍTMOS DA VIDA, RÍTMOS DA FESTA: análises das geograficidades dos brincantes do Bumba meu boi no Maranhão. In: VII COLÓQUIO NACIONAL EM ESPAÇO E REPRESENTAÇÃO, 2018, Diamantina. Anais do VII Colóquio em Espaço e Representações, 2018. v. 01. p. 1-4.
-
GONÇALVES, L. F. . Emancipações Municipais e Aplicação de Recursos públicos: um estudo de caso no oeste maranhense no período de 1990 a 2004. In: SEMINÁRIO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA, 2009, CURITIBA. Revista Eletrônica do Programa de Pós ? Graduação em Geografia ?UFPR Geografar. CURITIBA: Revista Eletrônica do Programa de Pós ? Graduação em Geografia ?UFPR Geografar, 2009. v. 4. p. 53-56.
-
GONÇALVES, L. F. ; GONÇALVES,D.B . PAISAGENS CULTURAIS NAS TOADAS DO BUMBA MEU BOI NO MARANHÃO. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Bruna Sousa dos Santos ; SOUSA, S. C. ; NOGUEIRA, S. M. ; GONÇALVES, L. F. ; COSTA, F. F. . A semântica no livro didático de língua portuguesa e a significação dos relatos e mapas mentais dos catadores de açaí. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, A. A. ; GONÇALVES, L. F. ; SOUSA, L. F. . A NATUREZA COMO ELEMENTO CULTURAL; ABORDAGENS PARA UMA COMPREENSÃO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GONÇALVES, L. F. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO DE UMA CULTURA DE CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE EM ÁREAS DE TURISMO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ISRAEL, C. B. ; GONÇALVES, L. F. ; SILVA, A. A. . Abordagnes e Contribuições da Geografia Cultural: Um resgate de seus percursos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GONÇALVES, L. F. . Educação Ambiental: uma contribuição à formação de uma cultura de preservação ambiental nos alunos do curso de Geografia do CESI/UEMA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARBOSA, R. S. ; SANTOS, F. K. S. ; GONÇALVES, L. F. . Linguagem Cartográfica e Ação Comunicativa. Belo Horizonte, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
GONÇALVES, L. F. ; KOZEL, S. ; FURLANETTO, B. H. ; TEIXEIRA, M. F. ; FILIZOLA., R. . FESTAS PAISAGENS REPRESENTAÇÕES DE NORTE A SUL DELINEANDO SABERES SOBRE OS BOIS NO BRASIL. Goiânia 2016 (cartilha).
Outras produções
GONÇALVES, L. F. . ANÁLISE GEOGRÁFICA DE PROPRIEDADES RURAIS. 2008.
GONÇALVES, L. F. . Ensino Pesquisa e Extensão na Universidade. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
GONÇALVES, L. F. . 25 Anos de Geografia: Retrospectivas e Perspectivas. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
GONÇALVES, L. F. . A PESQUISA QUALITATIVA EM CIÊNCIAS HUMANAS: percursos e desafios. 2018. .
GONÇALVES, L. F. . Seminário de Pesquisa. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
GONÇALVES, L. F. . Competências e Habilidades no Ensino de Geografia.. 2017. .
GONÇALVES, L. F. . Competências e Habilidades em Geografia. 2016. .
GONÇALVES, L. F. . Educação Ambiental. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
GONÇALVES, L. F. . Matriz de competência e habilidades em geografia. 2012. .
Projetos de pesquisa
-
2024 - 2025
Técnica e Tempo, Razão e Emoção No Estudo da Paisagem Cultural de Imperatriz, Descrição: O presente trabalho trata sobre quot;Técnica e Tempo, Razão e Emoçãoquot; no Estudo da Paisagem Cultural de Imperatriz. A pesquisa justifica-se pela necessidade de compreender o conceito de; dentro de um cenário denominado empirização do tempo de Milton Santos. O objetivo principal foi analisar e assimilar o desenvolvimento, as fases da história e todos osobjetos culturais contidos na paisagem do sítio urbano de Imperatriz que apesar de ter umadinâmica urbana totalmente acelerada, ela se mantém como uma cidade bastante importante echeias de histórias ao se referir do pouco material cultural que nela está presente. Toda ametodologia envolveu aportes geográficos humanísticos seguindo de abordagens qualitativascom ações, inspeções e investigações com pesquisas de campo realizadas no local de estudo,registrando e analisando o que o local de instrução nos proporcionou. Os resultados indicamque há vestígios dos meios técnicos contidos no objeto de estudo que ajudou bastante nodesenvolvimento do projeto, que para um entendimento mais eficaz mostrou as diferentesfases e como elas ainda nos dias de hoje dividem o mesmo espaço.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves - Coordenador / Lucas Mikael da Silva - Integrante.
-
2023 - 2024
AS FEIRAS LIVRES EM IMPERATRIZ COMO ESPAÇO DE PAISAGENS E GEOSSÍMBOLOS: o caso da feira Mercadinho, Descrição: O presente trabalho tem como intuito evidenciar as paisagens culturais e os geossímbolospresentes na feira livre Vicente Fitz, popularmente conhecido como o Mercadinho. Situado nocentro da cidade de Imperatriz Ma o mercadinho é em sí, um espaço repleto de herançacultural, possuindo um espaço dinâmico repleto de diversidade patrimonialista, econômica esocial da região com todas as suas cores, texturas e variedades de artigo comercial. Este relatório traz análises sobre a feira como um espaço de manifestação dos saberes e crenças da população,trazendo o que há de melhor numa feira livre fazendo experienciar tudo aquilo que é perceptível,como o cheiro, os sons, os sabores e principalmente as emoções que esses sentidos trazem à tona.Como resultados o relatório apresenta entrevistas com os feirantes que expõe todo seu sentimento de pertencimento e paixão por este lugar, expondo em suas palavras a resposta geossímbolica da feira, cada um deles em suas barracas, vendendo e anunciando seus produtos encaixa perfeitamente neste conceito. Por fim, a feira do mercadinho é um espaço de representação simbólica da paisagem cultural de imperatriz.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves - Coordenador / Camila Borges da Silva - Integrante.
-
2022 - 2023
A GEOGRAFIA DAS EMOÇÕES NO POEMA CANÇÃO DO EXÍLIO DE GONÇALVES DIAS, Descrição: A interdisciplinaridade nos estudos geográficos tem articulação com diversas áreas do conhecimento, notadamente com a arte, como a religião, com a música e com a literatura. Assim, existe uma relevância em estudar a Geografia das Emoções, por meio do poema Canção do Exílio que foi escrita por Gonçalves Dias em 1843 e compõe a obra Primeiros Cantos de 1846. Fuks, Rebeca (s/a), considera que o referido poema denotou outras canções do exílio como a de Murilo Mendes em 1930 e a de Carlos Drumond de Andrade e representa a primeira geração do modernismo, om exaltação à natureza e ao país.Dessa forma, consideramos alguns questionamentos: Quais emoções emanam do poema Canção do Exílio? Existe uma Geografia das Emoções no poema de Gonçalves Dias? Como se evidenciam os conceitos geográficos no poema analisado?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves - Coordenador / Joseildo Nogueira dos Santos - Integrante.
-
2022 - 2023
A GEOGRAFIA DO FUTEBOL EM IMPERATIZ: análises sobre geograficidades por meio das paisagens e representação no futebol amador, Descrição: O objetivo da pesquisa é conhecer as geograficidades existentes nas paisagens do futebol amador da cidade de Imperatriz, por meio dos sujeitos envolvidos. O aporte é da geografia fenomenológica, por meio da abordagem qualitativa, tipologia descritiva e explicativa.Dessa forma, o presente projeto surgiu da compreensão de que o futebol amador de Imperatriz possui elementos simbólicos necessários de análise, pois, mais que uma modalidade esportiva, o futebol é um espaço de representações sociais carregas de geograficidades, na compreensão de Dardel (2011), já apresentadas neste projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves - Coordenador / Bruno Jose dos Santos - Integrante.
-
2022 - 2023
ESTUDOS DAS TERRITORIALIDADES E DOS GEOSSÍMBOLOS DA IGREJA CATÓLICA EM AÇAILÂNDIA, Descrição: Desde o início da formação territorial do Brasil, a Igreja Católica está presente, com ações que incluem desde a catequese a conquista de territórios e, também, como organizadora de espaços, de paisagens e territorialidades da cultura brasileira, com os símbolos do catolicismo. São diferentes ordens e congregações que se fixaram em terras brasileiras e vêm desenvolvendo trabalhos na evangelização, na educação e em outras ações de âmbito social. Dessa forma, tornam-se pertinentes estudos e das territorialidades da Igreja Católica em Açailândia, considerando os questionamentos: Como se formam as territorialidades da Igreja Católica em Açailândia? Existe uma rede no espaço geográfico de Açailândia social formada pelas territorialidades da Igreja Católica em Açailândia? Quais são os geossímbolos da Igreja Católica em Açailândia? Esses questionamentos direcionaram Este projeto que busca analisar as territorialidades da igreja católica em Açailândia, por meio dos símbolos e das ações praticadas por essa Igreja, contribuirá por meio pesquisa acadêmica, de um espaço de ações e experiências com o sagrado. Também, a temática em exposição é interessante para a Geografia, pois apresenta conteúdos condizentes com um de seus ramos de estudo que é a Geografia da Religião. Em vista disso, o projeto justifica-se por estudar o território religioso, entendido [...] como reflexo do espaço vivido no cotidiano da fé. ROSENDAH, (2008, p.56).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves - Coordenador / Wudson Almeida da Silva - Integrante.
-
2022 - 2022
REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DA COVID-19, POR MEIO DE MAPAS MENTAIS NO SEGMENTO CULTURAL DE AÇAILÂNDIA-MA, Descrição: O isolamento social causou impacto imediato nas atividades culturais que geram aglomerações, como teatro, futebol, cinema e outros eventos diversos, causando desemprego, fechamento de estabelecimentos e suspensão de eventos. Na atualidade, compreender, analisar, investigar, dentre outras tarefas científicas, na busca das causas e consequências da covid-19 objeto de estudo da geografia, ciência que que estuda o espaço das relações sociais em sua totalidade tem um campo aberto para pesquisa com o acometimento da sociedade por muitas das nuances resultante do aparecimento da Covid-19. Assim, as imagens mentais do grupo pesquisado por meio dos Mapas Mentais que serão analisados pela Metodologia Kozel, contribuirão para conhecer e analisar as sensações, as percepções da pandemia desse segmento de manifestação cultural, que é condição simbólica e de sobrevivência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves - Coordenador / Wudson Almeida da Silva - Integrante.
-
2021 - 2022
A IDENTIDADE DO FUTEBOL AMADOR EM IMPERATRIZ NO PERÍODO DE 2019 A 2023., Descrição: No Brasil, o futebol faz parte da identidade do povo brasileiro e têm marcas no espaço geográfico formadas tanto pelas paisagens futebolísticas que compreendem desde os grandes estádios aos campinhos de bairros, como também, pelos cantos/ hinos, cores, brasões. Essas marcas são formadoras de uma iconografia e de uma paisagem cultual, permitindo uma leitura simbólica do futebol. Dessa forma, tornam-se pertinentes estudos e das geograficidades do futebol amador de Imperatriz, considerando os questionamentos: Quais geograficidades emanam das percepções e das paisagens do futebol amador em Imperatriz? Existe uma rede social formada pelo futebol amador em Imperatriz? Qual é o sentido de jogar futebol entre os sujeitos do futebol amador em Imperatriz?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves - Coordenador / Bruno Jose dos Santos - Integrante.
-
2021 - 2022
EXPERIÊNCIAS DE FESTEJAR DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: análises das festas religiosas em Imperatriz-MA., Descrição: pandemia de covid-19 e por consequência o isolamento social forçou uma reorganização da festa pela igreja, esta favoreceu a renovação da fé, bem como, o sentimento de união e de esperança, os religiosos então se cercaram de símbolos e significados, buscando no cyberespaço, meios de alimentar a resiliência de sua fé. O presente relatório traz análises das festas religiosas em Imperatriz-MA por meio da Paróquia Santa Tereza DÁvila e a Paróquia São Francisco de Assis, uma vez que ambas realizaram festejos online nos anos de 2020 e 2021. Como resultados o relatório apresenta entrevistas que expõem as dificuldades de se realizar estas celebrações durante o período de pandemia do covid-19, em ambas as paróquias é possível perceber falas de zelo, fé, tradição e significado, onde as igrejas passaram a procurar novos símbolos e novos significados em um espaço não desbravado por estas o cyberespaço. Em suma, o relatório apresenta as experiências de festejar durante a pandemia da covid-19, experiências estas de tanto de tristeza como de superação e fé.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves - Coordenador / Luana dos Reis Silva - Integrante.
-
2021 - 2022
CULTURA E SAÚDE: um estudo exploratório de homens trans em Imperatriz-MA, Descrição: Pensar questões que abrangem a sexualidade de homens trans, a espacialidade da cidade de Imperatriz e uma interface com as ciências da saúde é um desafio. O Brasil é reconhecido mundialmente como um dos países de maior teor transfóbico e homofóbico. As violências são de diversas maneiras, desde agressões físicas, passando pela exclusão social, até violências psicológicas e a destruição da autoestima dessas pessoas. Não é incomum também assassinatos baseados em transfobia em todo território brasileiro.Portanto, esse projeto científico foi construído de modo a discernir questões de cunho social, econômico e político. Discutir a saúde integral de homens trans é ocupar um espaço acadêmico importante na medida em que possibilita retirar da marginalidade uma vivência que possui direitos tais quais as cisgenereidades. Em Imperatriz, essa discussão é ainda mais fundamental considerando que a Região Tocantina do Maranhão vem crescendo e se expandindo como pólo universitário no interior do Estado.É nos espaços intelectuais e acadêmicos que é são germinadas ideias que circulam em uma sociedade. E em se tratando de pautas LGBQIA+, é necessário que a universidade alicerce essas temáticas contribuindo para diversos campos de saberes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves - Coordenador / Amanda de Araujo Cavalcanti Duca - Integrante / Lázaro Castro Silva Nascimento - Integrante.
-
2020 - 2021
ESTUDO DO ACESSO DE BENS CULTURAIS PATRIMONIAIS NO CIBERESPAÇO DURANTE A PANDEMIA CAUSADA PELA COVID-19 PELOS ALUNOS DA UEMASUL, CAMPUS DE IMPERATRIZ., Descrição: A pandemia de covid-19 nos trouxe novas necessidades de comunicação que foram supridos pelo cyberespaço, tendo que se adequar assim aos novos rumos da tecnologia as instituições de bens patrimoniais culturais, afim de alcançar algum público em meio ao distanciamento social proporcionado pela pandemia. Esta pesquisa, objetivando conhecer e apresentar os bens culturais patrimoniais acessados pelos alunos da UEMASUL Campus Imperatriz, por meio do ciberespaço no ano de 2021, apresenta respostas de questionários aplicados durante o período março de 20201 ao período de outubro de 2021 sobre acesso aos bens patrimoniais culturais pelos alunos. Como resultados, podemos observar que a maioria dos alunos que responderam ao questionário consome não só patrimônios nacionais como internacionais também, utilizando como principal ferramenta de acesso as redes sociais, e consumindo de maneira mais voraz principalmente os patrimônios: Gastronomia; Literatura; e Festas Populares. Ficando as Cidades Históricas em último colocado nos patrimônios acessados pelos alunos. Concluindo-se que o período de pandemia fortaleceu os laços cibernéticos afim de suprir as demandas sociais, proporcionando maior democratização da cultura nos anos de 2019 a 2021.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves - Coordenador / Luana dos Reis Silva - Integrante.
-
2020 - 2021
ESTUDO DO ACESSO DE BENS CULTURAIS DE ENTRETENIMENTO NO CIBERESPAÇO DURANTE A PANDEMIA CAUSADA PELA COVID-19 PELOS ALUNOS DA UEMASUL, CAMPUS DE IMPERATRIZ.., Descrição: O entretenimento tem se constituído como bem cultural de acesso significativo durante o isolamento provocado pela covid-19. Essa fato sustenta a importância em investigá-lo. Desta forma, faz-se necessária uma pesquisa que identifique e analise as particularidades do entretenimento e dos território do ciberespaço usados pelos alunos da UEMASUL, durante a Pandemia.Há que considerar-se que, as determinações de isolamento constituíram-se em medidas imediatas, causando rompimento do convívio social entre os alunos de forma inesperada. Assim, as conversas, os estudos, o namoro, a amizade, as festas e outras ações do estar junto no ambiente universitário deram-se nas redes sociais. Dessa forma situamos alguns questionamentos: - Como os alunos passaram a ter acesso a entretenimento? Quais os territórios do ciberespaço são ou foram mais usados? Quais os tipos de entretenimento, os alunos acessaram no ciberespaço? Esses questionamentos orientam as tarefas científicas do plano e são pertinentes no desenvolvimento do projeto do proponente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves - Coordenador / Wudson Almeida da Silva - Integrante.
-
2019 - 2020
ENTRE CHEIROS E SABORES: análise das práticas culturais de Imperatriz por meio das paisagens da culinária de rua em Imperatriz-MA, Descrição: O estudo da Geografia Cultual de Imperatriz por meio das paisagens da culinária de rua, enfatizando os cheiros e sabores. A pesquisa tem como objetivo analisar as práticas culturais por meio das paisagens da culinária de rua, identificar os tipos de culinária de rua e suas práticas culturais, além de mapear a comida de rua da cidade. O método da pesquisa é o fenomenológico com abordagem qualitativa, incluindo observações, entrevistas, registros fotográficos e filmagens. Com os estudos bibliográficos foi possível analisar a importância dos espaços públicos e da geografia dos sabores para a identificação e análise da cultura de um território, pois a culinária é carregada de significados visíveis, subjetivos e de experiências das práticas dos sujeitos. Identificamos que as culinárias vendidas na rua são semelhantes às de casa e as paisagens das barracas uma cozinha cheia de simbologia. Dessa forma, as comidas de rua fazem parte das paisagens da cidade de Imperatriz e constituem-se base de referência para o estudo da cultura dessa cidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves - Coordenador / Lidiene Rodrigues Silva - Integrante.
-
2019 - 2020
Silva. PRÁTICAS CULTURAIS NOS ESPAÇOS PÚBLICOS: análises das paisagens e das geograficidades na Beira Rio e na praia do Cacau em Imperatriz-MA.., Descrição: O espaço público é direito universal de uso do cidadão, conquistado a partir de lutas sociais e tem sua responsabilidade administrativa atribuída ao Estado em seus diferentes níveis (Federal, Estadual e Municipal). Os espaços públicos, tomados como objeto de estudo neste projeto são os espaços públicos urbanos situados na cidade de Imperatriz. Este projeto de pesquisa tem como enfoque as práticas cultuais em espaços públicos da cidade de Imperatriz. Apoiada na geografia cultural com abordagem fenomenológica, o projeto busca analisar as paisagens e geograficidades, tomando como referência, as nuances das práticas culturais que ocorrem na Beira Rio e na praia do Cacau, na culinária de rua e nas praças do centro de Imperatriz. Os procedimentos metodológicos constam de estudos bibliográficos dos conceitos de Espaço Público, Práticas Cultuais, Paisagens e Geograficidades. A metodologia desenvolvida nos planos de trabalho dos bolsistas e inclui trabalho de campo que inclui observações diretas, entrevistas abertas e registros fotográficos, bem como participação em eventos. Pretende-se analisar as particularidades culturais manifestadas e nas paisagens culturais de Imperatriz, por meio da geografia cultural humanista com abordagem fenomenológica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves - Coordenador / Wudson Almeida da Silva - Integrante.
-
2019 - 2020
ENTRE CHEIROS E SABORES: análise das práticas culturais de Imperatriz por meio das paisagens da culinária de rua em Imperatriz-MA, Descrição: A pesquisa discute as práticas culturais em espaços púbicos, apresentando reflexões das paisagens e das geograficidades em praças no Centro de Imperatriz. Apontando o termo práticas culturais, o cotidiano do homem, seus hábitos, a maneira como este usa e ocupa o espaço e o modifica. Este estudo tem como objetivo conhecer as paisagens e as geograficidades das práticas culturais em praças no centro de Imperatriz, a pesquisa tem como procedimento metodológico a abordagem qualitativa desenvolvida por meio da Geografia Cultural fenomenológica. Como resultados, este texto apresenta as geograficidades encontradas na Praça de Fátima, e na Praça da Cultura, ambas praças tradicionais do centro da cidade de Imperatriz, geograficidades estas categorizadas como: Memórias, lazer, família, felicidade, encontros, manifestações culturais e artísticas, festas,. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves - Coordenador / Luana dos Reis Silva - Integrante.
-
2018 - 2021
REGISTRO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E DA MEMÓRIA NA CIDADE DE VILA NOVA DOS MARTÍRIOS COMO RECURSO DIDÁTICO AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves - Integrante / Sônia Maria Nogueira - Coordenador / Fabrício França Costa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
2018 - 2019
SILVA. SABERES, PERCEPÇÕES AMBIENTAIS E GEOGRAFIA CULTURAL: O CASO DAS QUEBRADEIRAS DE COCO NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA., Descrição: A pesquisa busca conhecer a cultura da cidade de Imperatriz-MA por meio dos saberes e percepções ambientais das quebradeiras de coco, além de verificar os pontos convergentes nas manifestações da cultura das quebradeiras de coco e analisar a partir das suas percepções, as representações culturais do Município. O método da pesquisa é o fenomenológico com abordagem qualitativa, observações e entrevistas, registros fotográficos e filmagem para a execução dos produtos finais.Os saberes e percepções ambientais das quebradeiras de coco localizadas na zona rural da cidade constituirão a referência para o estudo da cultura de Imperatriz, possibilitando uma discussão de conceitos cultural enquanto construção social e dinâmica, sendo sistema simbólico, composto de valores, crenças e estilos de vida compartilhados por diferentes grupos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves - Coordenador / Lidiene Rodrigues Silva - Integrante.
-
2018 - 2019
SABERES AMBIENTAIS, LITERÁRIOS E ARTÍSTICOS: Estudo da Geografia Cultural no Município de Imperatriz-MA.., Descrição: O estudo das representações simbólicas no Município de Imperatriz por meio da literatura local, parte da compreensão de que, as obras literárias contêm elementos históricos e transformações do espaço físico de Imperatriz. O texto literário com sua linguagem conotativa e poética expõe de forma poética, narrativas regionais com significativa identidade regional e local. Dessa forma, a partir da compreensão de que, a produção literária possui as singularidades da cultura de Imperatriz, o plano de trabalho propõe analisar na produção literária, tais singularidades. A proposta é que, a partir de leituras consistentes, identificar, caracterizar e analisar, as representações simbólicas de Imperatriz. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves - Coordenador / Luana dos Reis Silva - Integrante.
-
2018 - 2019
ESTUDO DA CULTURA DE IMPERATRIZ POR MEIO DAS MANIFESTAÇÕES FESTIVAS E ARTÍSTICAS, Descrição: A pesquisa busca identificar os signos, simbolismos e representações da cultura imperatrizense por meio o estudo da Geografia Cultural, com foco nas manifestações artísticas e culturais na cidade de Imperatriz. Com aporte na Geografia Cultural, o objetivo da pesquisa é conhecer e analisar as singularidades culturais de Imperatriz contida nas manifestações culturais. A abordagem da pesquisa é qualitativa e os procedimentos metodológicos são levantamentos bibliográficos e pesquisa de campo, realizados com leituras, organização de resumos, observação das festividades e entrevistas com os atores envolvidos. Os resultados ainda preliminares são os resumos da temática do projeto e seleção das manifestações culturais. Definimos pelo estudo do Arraiáda Mira (festa junina), do artesanato e do carnaval. Dessa forma, para o Arraiá da Mira foi feito o levantamento para o histórico dessa festividade por meio de entrevistas com os responsáveis pela organização do evento; Para a caracterização das representações da cultura de Imperatriz contidas no carnaval e no artesanato, foi realizado observações na Feirinha da Beira Rio e no Centro de Artesanato ( Centro de Artesanato Assari) , também foram realizadas entrevistas com as artesãs.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves - Coordenador / Anne Karoline Silva Sousa - Integrante.
-
2017 - 2018
Paisagem Culturais no Município de Imperatriz-MA., Descrição: A paisagem expressa processos sociais, produtivos, culturais e religiosos estabelecidos na relação entre o homem e o meio, sendo multissensorial. Neste sentido, a paisagem se torna símbolo da identidade cultural de um lugar, pois possui formas, sons, odores, gostos, cores e texturas do grupo. Casas, igrejas, praças, barracões, som, cores e movimento, são lugares e paisagens no sentido ontológico que a geografia tem discutido, acompanhando a geografia fenomenológica de Dardel (2011) que cunhou o termo geograficidade, compreendida por meio da relação entre as pessoas e os lugares, lugares compreendidos como o encontro com os sujeitos, espaço experenciado, vivido. Nessa perspectiva, o estudo das paisagens culturais do Município de Imperatriz ao ser analisado pelo aporte geográfico, contribuirá com a análise das manifestações culturais desse espaço geográfico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves - Coordenador / Cícero Fernando Perreira Alves - Integrante.
-
2017 - 2018
Estudo da Culinária do Município de Imperatriz no Maranhão., Descrição: A geografia dos sabores surge com a preocupação de que o paladar se manifesta com a experiência geográfica com os gostos e, estes, permitem incorporar as dimensões culturais.Assim, ao primar por sensações e percepções, a geografia dos sabores permite experienciar o espaço pelos cheiros, pelo paladar, sons e sensibilidades usadas para se referir a lugares e paisagens.Nessa perspectiva, o estudo da geografia dos sabores do Município de Imperatriz ao ser analisado pelo aporte geográfico possibilitam apreensões tanto das grandes estruturas, como do lugar, espaço geográfico onde se dão atividades ligadas à sobrevivência do homem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves - Coordenador / Lidiene Rodrigues Silva - Integrante.
-
2017 - 2018
Festividades do Município de Imperatriz-MA., Descrição: A festa é um momento de confraternização, de união. A comunidade se envolve e trabalha com alegria. O papel que cada um desempenha é importante, mesmo que realizada de forma hierárquica. A leitura e prática das festas evoluem no tempo e no espaço e se tornam parte da memória e da tradição daqueles que festejam. A memória e a tradição são contribuições para a preservação do passado, e deve permanecer junto à sociedade. É a própria dinamicidade da cultura que faz com que outros ou novos elementos sejam incorporados nas festividades. Nessa perspectiva, o estudo das festas do Município de Imperatriz, ao ser analisado pelo aporte geográfico, possibilita apreensões tanto das grandes estruturas, como do lugar, espaço geográfico onde se dão atividades ligadas à sobrevivência do homem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves - Coordenador / Anne Karoline Silva Sousa - Integrante.
-
2013 - 2016
FESTAS, PAISAGEM E REPRESENTAÇÃO: de Norte a Sul delineando saberes sobre os Bois no Brasil, Descrição: O projeto tem como objetivo geral elaborar uma cartilha por meio do levantamento e apreciação das paisagens e representações das festas dos Bois no Brasil, em especial, nos estados de Rondônia, Maranhão, Mato Grosso e Paraná. Além de investigar o papel do festejo do boi na estruturação do espaço brasileiro à luz da Geografia Cultural. Para a concretização da proposta, almeja-se promover e fomentar ações transversais com outras instituições ligadas ao ensino e a área cultural, a academia, representada pela Universidade Federal do Paraná, o Grupo NEER (Núcleo de Estudos sobre Espaço e Representações), a sociedade civil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves - Coordenador / Salete Kozel - Integrante / Roberto Filizola. - Integrante / Beatriz Helena Furlanetto - Integrante / Maisa França Teixeira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
1998 - 2000
Diagnóstico e Monitoramento Sócio-Econômico de loclidades influenciadas direta e /ou indiretamente pela atuação da empresa de florestamento CELMAR, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves - Coordenador.
Prêmios
2023
Medalha Barão de Coroatá, Câmara Municipal de Imperatriz.
2023
Cidadã de Imperatrizense, Câmara Municipal de Imperatriz.
2023
Membro Honorário da Academiade Ciências, Letras e Artes de João Lisboa- ACLAJOL, Academiade Ciências, Letras e Artes de João Lisboa- ACLAJOL.
2022
Medalha Sousândrade, Universidade Federal do Maranhão.
2022
V Semama Acadêmica de Pesquisa , Inovação e Extensão da UEMASUL, UEMASUL.
2019
II Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão, UEMASUL.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E LETRAS CCHSL. , Rua Godofredo Viana Nº1300, Centro, 65901480 - Imperatriz, MA - Brasil, Telefone: (99) 35252785, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - 2016
Universidade Federal do ParanáVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 40
1992 - 1996
Serviço Social da IndústriaVínculo: Outro Enquadramento Funcional, Enquadramento Funcional: Professora
Atividades
-
05/1992 - 05/1996
Ensino,Disciplinas ministradas, Geografia
1990 - 2016
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Atividades
-
02/1990 - 12/2016
Ensino, Geografia Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Geografia da População, Geografia Urbana, Prática de Ensino, Prática de Ensino de Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental
-
02/2010 - 02/2013
Direção e administração, CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ.Cargo ou função, Diretora do Curso de Geografia.
-
10/2011 - 01/2013
Direção e administração, CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ.Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Ambiental de Áreas Protegidas.
-
02/2002 - 01/2008
Direção e administração, CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ.Cargo ou função, Coordenador do Núcleo de Educação a Distância.
-
08/2002 - 01/2006
Ensino, Metodologia do Ens. da Geog.Aplicada ao Meio Amb., Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia e Ética do Meio Ambiente
-
01/2002 - 01/2006
Direção e administração, CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ.Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Especialização.
-
01/1995 - 01/2002
Direção e administração, CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ.Cargo ou função, Direção de Curso de Geografia Licenciatura.
2022 - Atual
Universidade Estadual da Região Tocantina do MaranhãoVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Reitora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2020 - Atual
Universidade Estadual da Região Tocantina do MaranhãoVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Coordenador Institucional do PIBID, Carga horária: 20
2018 - Atual
Universidade Estadual da Região Tocantina do MaranhãoVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 15
Outras informações:
Componentes Curriculares Ministrados: Epistemologia da Geografia; Geografia Cultural; Evolução do Pensamento Geográfico; Metodologia para o Ensino de Geografia; Projeto de Pesquisa em Geografia com carga horária de (60 horas).
2017 - Atual
Universidade Estadual da Região Tocantina do MaranhãoVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professra, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - 2017
Universidade Estadual da Região Tocantina do MaranhãoVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 12
Outras informações:
Componentes Curriculares Ministrados: Epistemologia da Geografia; Geografia Cultural; Evolução do Pensamento Geográfico com carga horária de (60 horas). Estágio Supervisionado em Geografia do Ensino Fundamental com carga horária de (180 horas).
Atividades
-
01/2022
Direção e administração, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.Cargo ou função, Reitora.
1996 - 2020
Governo do Estado do MaranhãoVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?