Albertina Maria de Melo Tenório
Possui graduação em Letras pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (1994), mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2009) e doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2021). Atualmente é gestora - EREM João Vicente de Queiroz, efetivo da Faculdade de Formação de Professores da Mata sUL, efetivo - Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco e nivel 1 da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: albertina maria de mélo tenório e marlene maria de melo silva.
Informações coletadas do Lattes em 27/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Linguagem
2016 - 2021
Universidade Católica de Pernambuco
Título: MAcroletramento Digital no Ensino Superior: Produção de textos multimodais online
Renata da Fonte. Coorientador: Roberta Caiado varginha. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ciências da Linguagem.
Mestrado em Ciências da Linguagem
2007 - 2009
Universidade Católica de Pernambuco
Título: Uma análise comparativa da produção textual de alunos universitários de 1º e 8º período do Curso de Licenciatura em Letras, Ano de Obtenção: 2009
Marigia Aguiar.
Especialização em Gestão Escolar
1998 - 1998
Universidade de Pernambuco
Título: A História da escrita sua contribuição para os tempos atuas
Orientador: Josevaldo Nogueira
Especialização em Língua Portuguesa
1995 - 1995
Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul
Título: Uma leitura das marcas discursivas
Orientador: Maria José Gouveia
Aperfeiçoamento em Curso Básico em Libras
2018 - 2019
Instituto Inclusivo Sons do Silêncio
Título: A importância do Curso de Libras na Formação de Professores. Ano de finalização: 2019
Orientador: Marília Sena
Formação complementar
2006 -
Extensão universitária em Tópicos em Aquisição de Linguagem Escrita. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Nivelamento para o Mestrado interisntitucional. (Carga horária: 112h). , Univesidade Federal da Paraiba, UFBP, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Especialização Lingua Portuguesa. (Carga horária: 380h). , Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul, FFPMASUL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política, Planejamento e Avaliação Educacional.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
Organização de eventos
MELO, A. M. . Feira do Empreendedor FACIP. 2024. .
MELO, A. M. . FEIRA DO EMPREENDEDOR FACIP. 2023. .
MELO, A. M. . Educação: Força da Transformação Social e da Participação Cidadã. 2021. (Outro).
MELO, A. M. . Paulo Freire Filósofo da Educação. 2021. (Outro).
MELO, A. M. . Sarau Literário Ascencionado a Poesia. 2021. (Outro).
MELO, A. M. . I Circuito de Palestras de Estágio Supervisionado. 2014. (Outro).
MELO, A. M. . Campeonato Municipal de Lingua Portuguesa. 2011. (Outro).
MELO, A. M. . CAMPEONATO MUNICIPAL DE LINGUA PORTUGUESA. 2010. (Outro).
MELO, A. M. . CONFERENCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. 2010. (Outro).
MELO, A. M. . I CONGRESSO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLÓGIA. 2009. (Congresso).
MELO, A. M. . Avaliação Institucional. 2006. (Outro).
MELO, A. M. . VI Jornada Cientifica da Mata Sul. 2003. (Congresso).
Participação em eventos
LETRAMENTO DIGITAL E TECNOLOGIA EDUCACIONAL.LETRAMENTO DIGITAL. 2020. (Outra).
50 FAMASUL, rumo ao cinquentenário.A Afirmação da Mulher Letróloga no Contexto da Mata Sul de PE: história de Sucesso. 2019. (Seminário).
I encontro Internacional Sdiscon.O uso dos Emojis na Construção de Sentidos do Discuro multimodal. 2017. (Encontro).
I Encontro Internacional SDISCON. 2017. (Encontro).
Práticas Discursivas na esfera Acadêmica. 2017. (Seminário).
Seminário de Educação da Famasul.O Letramento Digital do Deenvolvimento da Escrita. 2017. (Seminário).
9 seminário nacional, Escola presente.. 2015. (Seminário).
A Eja no Contexto Reflexivo.A Alfabetização de jovens e Adultos na Diversidade: Desafios e Perspectivas. 2015. (Encontro).
Analizing the production, circulatiom and use of knowledge in texts.. 2015. (Seminário).
Genre, Memoir, Blog and Self. 2015. (Seminário).
Práticas Reflexivas na Educação de jovens e Adultos.Práticas Reflexivas na Educação de jovens e Adultos. 2015. (Encontro).
Seminário Caminhos da Pesquisa em Gêneros no PROFLetras. 2015. (Seminário).
Semminário Internacional. 2015. (Seminário).
FUNDAMENTOS DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA. 2014. (Outra).
I Circuito de palestras de Estágio Supervisionado Supervionado.coordenação das palstras. 2014. (Outra).
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCUCO. 2014. (Congresso).
LIVRO DIDÁTICO: FERRAMENTA MEDIADORA DA APRENDIZAGEM.LIVRO DIDÁTICO. 2014. (Encontro).
CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL. 2013. (Encontro).
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2012. (Encontro).
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.DEPOIMENTOS SOBRE O USO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS. 2012. (Outra).
CONGRESSO CIENTÍFICO- O PAPEL DA PSICANÁLISE: UM COMPROMISSO SOCIAL, POLÍTICO E EDUCACIONAL. 2012. (Congresso).
IMPLANTAÇÃO DO PACTO A DIFERENÇA.PACTO A DIFERENÇA. 2012. (Encontro).
O FAZER DOCENTE A HORA E A VEZ DO PROFESSOR.MOTIVAÇÃO NA SALA DE AULA. 2012. (Seminário).
O FAZER DOCENTE A HORA E A VEZ DO PROFESSOR. 2012. (Encontro).
II CONGRESSO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. MARCAS DE ORALIDADE NA PRODUÇÃO TEXTUAL DOS UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE LETRAS. 2010. (Congresso).
V ENCONTRO NACIONAL DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: CONVERGENCIA DE POLITICAS PÚBLICAS.. 2010. (Encontro).
ENCONTRO ESTADUAL DO MEC E DA UNDIME. 2009. (Outra).
Psicopedagogia 30 Anos de Percurso. 2009. (Simpósio).
Psicopedagogia 30 Anos de Percurso.Contribuições da Psicopedagogia para Atendimento de Professores de Rede Municipal sobre as Dificuldades da Aprendizagem. 2009. (Simpósio).
SEMINÁRIO TEMÁTICO.REFORMA ORTOGRÁFICA DA LINGUA PORTUGUESA. 2009. (Seminário).
SEMINÁRIO DE PSICANÁLISE. 2008. (Seminário).
XXII JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUISTICOS. MARCAS DE ORALIDADE NAS PRODUÇÕES ESCTRITAS. 2008. (Congresso).
III FESTIVAL DO ESTUDANTE.PROCESSOS MODERNOSDE AVALIAÇÃO. 2007. (Simpósio).
III Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2007. (Seminário).
I JORNADA CIENTÍFICA DA FAMASUL.O USO DO LIVRO DIDÁTICO. 2007. (Seminário).
Formação continuada em tecnologia educacional do estado de Alagoas. 2006. (Encontro).
Nivelamento para o Mestrado. 2006. (Outra).
Primeiro seminário de professores de língua portuguesa da rede estadual de ensino de Alagoas. 2006. (Seminário).
Segundo Festival do Estudante.Dez Anos de Lei de Diretrises e Bases da Educação Nacional. 2006. (Seminário).
Primeiro festival do estudante.Planejando os espaços das escolas de bairros para prática de leitura. 2005. (Simpósio).
Primeiro módulo de formação continuada. 2005. (Encontro).
Congresso internacional de alfabetização. 2004. (Congresso).
Encontro de literatura. 2004. (Encontro).
IV Jornada Científica da Mata Sul.Pedagogia de projeto: uma açaõ para reflexão na sala de aula. 2004. (Seminário).
IV Jornada Científica da Mata Sul.Implicações das inteligências multiplas para o desenvolvimento da criança no âmbito escolar. 2004. (Oficina).
Congressso Nacional de Linguistica e Filologia. 2003. (Congresso).
Participação em bancas
MELO, A. M.; FILHO., L. G. S.; SILVA, G. K. B.. A Música Pode Exercer Influencia na Iniciação Sexual do Adolesccente? Uma Proposta Investigativa no Ensino de Ciências com Ênfase nos Anos Finais. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino das Ciências) - Instituto Federal de Pernambuco.
MELO, A. M.; BARBOSA, R. L.; CARDOSO, P. B.. Práticas Sociais do Coronelismo nos Anos 50 no Interior do Brasil e Sua Abordagem no Ensino Fundamental II. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Faculdade de Formação de Professores da Mata sUL.
MELO, A. M.; BARBOSA, R. L.; SANTOS, V. F.. A Educação Cenário Antes e Durante a Pandemia no Brasil. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Faculdade de Formação de Professores da Mata sUL.
MELO, A. M.. Competências da literatura infantil na Formação do Leitor. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português e Literatura) - AEMASUL.
MELO, A. M.. Avalição da produção Textual e Pratica Docente: Um olhar no Ensino médio. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português e Literatura) - AEMASUL.
MELO, A. M.. A importância da Charge no gênero Textual para a Aprendizagem. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português e Literatura) - Faculdade de Formação de Professores da Mata sUL.
MELO, A. M.. A importância da leitura no I ano do Ensino Médio. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português e Literatura) - Faculdade de Formação de Professores da Mata sUL.
MELO, A. M.. As Dificuldades de Leitura e Escrita no Ensino Fundamental II. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português e Literatura) - Faculdade de Formação de Professores da Mata sUL.
MELO, A. M.. Variação Linguistica e a Literatura Cordelista. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Português e Literatura) - AEMASUL.
MELO, A. M.. A DIFICULDADE DE LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS DO 8 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingua Portuguesa) - Faculdade de Formação de Professores da Mata sUL.
MELO, A. M.. TIPOLOGIA TEXTUAL: TIPOS E GÊNEROS. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingua Portuguesa) - Faculdade de Formação de Professores da Mata sUL.
MELO, A. M.. AS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 9 ANO NA PRODUÇÃO DE TEXTO NO CPLEGIO MUNICIPAL TEREZINHA PESSOA DE QUEIROZ. 2014 - Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul.
MELO, A. M.. COMO PRODUZIR TEXTOS COERENTES, EXPERIÊNCIATE DE QUEIROZS COM TURMA DO 1 ANO A DO ENSINO MÉDIO DA ESCLA JOÃO VICEN. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingua Portuguesa) - Faculdade de Formação de Professores da Mata sUL.
MELO, A. M.. O CULTO LITERÁRIO COMO ESTRATÉGICO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LINGUA PORTUGUESA) - AEMASUL.
MELO, A. M.. Literatura de Cordel: Marcas da Realidade Humana e Social através da Linguagem. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LINGUA PORTUGUESA) - AEMASUL.
MELO, A. M.. A Produção Escrita através das Práticas Discursivas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LINGUA PORTUGUESA) - AEMASUL.
MELO, A. M.. A LEITURA E A ESCRITA DE TEXTOS NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LINGUA PORTUGUESA) - AEMASUL.
MELO, A. M.. A VARIAÇÃO LINGUISTICA COMO PROCESSO DE INTERAÇÃO SOCIAL. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LINGUA PORTUGUESA) - AEMASUL.
MELO, A. M.. A EXPLOAÇÃO DA GEOMÉTRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL UMA NOVA VISÃO DA GEOMETRIA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - Faculdade de Formação de Professores da Mata sUL.
MELO, A. M.. PRÁTICAS ESCOLARES DE LEITURA E ESRITA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LINGUA PORTUGUESA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LINGUA PORTUGUESA) - AEMASUL.
MELO, A. M.. A ARTE DE ARGUMENTAR PERSUADINDO NA PUBLICIDADE E PROPAGANDA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LINGUA PORTUGUESA) - AEMASUL.
MELO, A. M.. AS TIRASEM SALA DE AULA: GÊNEROS PARA CONSTRÇÃO DE SENTIDOS. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LINGUA PORTUGUESA) - AEMASUL.
MELO, A. M.. A IMPORTANCIA SOCIAL DA ESCOLA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LINGUA PORTUGUESA) - AEMASUL.
COSTA, M. V. S.; SOUZA, J. X.;MELO, A. M.. A progressão discursiva na música popular brasileira dos anos 70. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingua Portuguesa) - Faculdade de Formação de Professores da Mata sUL.
MELO, A. M.. Produções Escritas por Alunos da 8 série: Presença de Variações de Sentido. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Limgua portuguesa) - Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul.
MELO, A. M.. Uma Leitura dos Resquícios Orais no Gênero Discursivo - Carta Pessoal - no Ensino Fundamental. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Limgua portuguesa) - Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul.
MELO, A. M.. Uma Leitura das Marcas Discursivas no Gênero do Discurso/ Dramatização. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Limgua portuguesa) - Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul.
MELO, A. M.. Movimento Armorial: Importancia Ainda Desconhecida. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura) - Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul.
MELO, A. M.. Alaursa Aspectos Literarios e Culturais. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura) - Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul.
MELO, A. M.. A Construção da Aprendizagem a Partir da Interação. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul.
MELO, A. M.. Uma Reflexão Pedagógica no Ensino-Aprendizagem numa perspectiva da Linguagem Oral e Escrita. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul.
MELO, A. M.. As Multifaces da Violencoia na Escola. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESCOLAR) - Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul.
MELO, A. M.. Realidade Virtual na Educação. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul.
MELO, A. M.. A MULHER NEGRA COMO PROTAGONISMO NA LITERATURA DE RESISTÊNCIA: CAROLINA MARIA DE JESUS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Formação de Professores da Mata sUL.
MELO, A. M.. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO. 2024 - Faculdade de Formação de Professores da Mata sUL.
MELO, A. M.. COMO O PREECONCEITO LINGUÍSTICO INTERFERE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS 7 E 8 ANOS. 2024.
MELO, A. M.. Psicologia Organizacional como Auxilio na Liderança. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Sociais de Palmares.
SILVA, M. M.;MELO, A. M.. A Sociedde e a Educação. 2015.
MELO, A. M.. Estilistica: Figuras, Palavras, Construção e Pensamento. 2015.
MELO, A. M.. Princípios da Semântica (Sinônimos, Antonimos e Paraônimos). 2015.
MELO, A. M.. O Redirecionamento da Educação Básica no texto Atual da LDB. 2015.
MELO, A. M.. Tecnicas e Instrumentos para Avaliação na Escola Pública. 2015.
MELO, A. M.; VIDAL, A. M. S.. Retrospectiva da educação no brasil: Politicas e Planos. 2015.
MELO, A. M.; SILVA, S. S. F. C.. Sandra sueli Falcão C. Silva. 2015.
MELO, A. M.. Fonética: Pronúncia Inglesa e Pronuncia Norte-Americana.. 2015.
MELO, A. M.. Morfologia e Formação das Palavras. 2015.
MELO, A. M.. Concordância Verbal e Concordância Nominal. 2015.
MELO, A. M.. VESTIBULAR 2015. 2015.
Orientou
A Educação Cenário Antes e Durante a Pandemia no Brasil; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Faculdade de Formação de Professores da Mata sUL; Orientador: Albertina Maria de Melo Tenório;
Práticas Sociais do Coronelismo nos Anos 50 no Interior do Brasil e Sua Abordagem no Ensino Fundamental II; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Faculdade de Formação de Professores da Mata sUL; Orientador: Albertina Maria de Melo Tenório;
ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS: UMA QUESTÃO SOCIOCULTURAL-UM OLHAR SOBRE A MATA SUL PERNAMBUCANA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em LINGUA PORTUGUESA) - AEMASUL; Orientador: Albertina Maria de Melo Tenório;
Fatores que Podem Interferir no Desenvolvimento da Linguagem Escrita; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização) - Faculdade de Informática e Tecnológica de Pernambuco; Orientador: Albertina Maria de Melo Tenório;
RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO UMA ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização) - Faculdade de Informática e Tecnológica de Pernambuco; Orientador: Albertina Maria de Melo Tenório;
PLANEJAMENTO ESCOLAR: ORGANIZAR AÇÕES PARA GARANTIR UM ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUALIDADE; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em LINGUA PORTUGUESA) - Faculdade de Informática e Tecnológica de Pernambuco; Orientador: Albertina Maria de Melo Tenório;
SILVA; UMA CONTRIBUIÇÃO A REFLEXÃO DO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA) - Faculdade de Informática e Tecnológica de Pernambuco; Orientador: Albertina Maria de Melo Tenório;
O DESAFIO DA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA) - Faculdade de Informática e Tecnológica de Pernambuco; Orientador: Albertina Maria de Melo Tenório;
O GESTOR EDUCACIOMAL E O SURGIMENTO DE NOVOS PARADIGMAS; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUA PORTUGUESA) - Faculdade de Informática e Tecnológica de Pernambuco; Orientador: Albertina Maria de Melo Tenório;
O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR) - Faculdade de Informática e Tecnológica de Pernambuco; Orientador: Albertina Maria de Melo Tenório;
COSTA LIRA, VÃNIA EMÍLIO DA SILVA; GESTÃO DEMOCRÁTICA: UMA INTERAÇÃO GESTOR E COMUNIDADE ESCOLAR; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR) - Faculdade de Informática e Tecnológica de Pernambuco; Orientador: Albertina Maria de Melo Tenório;
Produções bibliográficas
-
MELO, A. M. . O uso dos emojis na construção de sentido do discurso multimodal. LINGUATEC , v. 3, p. 123-139, 2018.
-
MELO, A. M. . Tecnologi Digital on-line: Ensino e Aprendizagem na Era Digital. 01. ed. Aracaju: CRIAART, 2020. v. 50. 138p .
-
MELO, A. M. . Tecnologia Digital On-line Ensino Aprendizagem na Era Digital. 1. ed. Aracaju: CRIART, 2020. v. 50. 138p .
-
MELO, A. M. . Ciências da Linguagem em Foco. 1. ed. Recife: Libertas, 2017. v. 01. 208p .
-
MELO, A. M. ; LUZ. F.A . Ciências da Linguagem em Foco. 01. ed. Recife: Libertas, 2017. 208p .
-
MELO, A. M. . SAUDADE E NOSTALGIA. In: VALQUE SANTOS; ADRIANO DE SOUZA SALES. (Org.). CONFRARIA DOS POETAS CONTEMPORÂNEOS. 3ed.RECIFE: , 2024, v. 172, p. 21-171.
-
MELO, A. M. ; LUZ. F.A . HASHTAGUEAR: A PRÁTICA DO LETRAMENTO CLASSIFICATÓRIO. In: Andréa Luz. (Org.). Ciências da Linguagem em Foco. BPEed.Recife: Libertas editora, 2017, v. 01, p. 9-208.
-
MELO, A. M. ; LUZ. F.A . A prática do Letramento Classificatório. In: Andrea Francisca da Luz. (Org.). Ciencias da Linguagem em Foco. BPEed.Recife: libertas, 2017, v. 500, p. 09-208.
-
MELO, A. M. ; LUZ. F.A . HASTAGUEAR A PRÁTICA DO LETRAMENTO CLASSIFICATÓRIO. In: Andréa Luz. (Org.). Ciências da Linguagem em Foco. 569ed.Casa Amarela Recife: Libertas, 2017, v. 01, p. 09-208.
-
MELO, A. M. . Planejando os espaços das escolas de bairros para prática da leitura. In: Primeiro festival do estudante, 2005, Palmares. Planejando os espaços das escolas de bairros para prática da leitura, 2005.
-
MELO, A. M. . Pedagogia de projetô: uma ação para reflexâo na sala de aula. In: IV Jornada Científica da Mata Sul, 2004, Palmares. Pedagogia de projetô: uma ação para reflexâo na sala de aula, 2004.
-
MELO, A. M. ; AGUIAR, M. . As Marcas de Oralidade nas Produçoes Textuais. In: XXII Jornada Nacional de Estudos Linguisticos, 2008, Maceió. I Workshop Internaciona de Aquisição da Linguagem Luso-Brasileira. Macéio: Editora Gráfica, 2008. v. 01. p. 13-277.
-
MELO, A. M. . Implicações das inteligências multiplas para o desenvolvimento da criança no âmbito escolar. In: IV Jornada Científica da Mata Sul, 2004, Palmares. Implicações das inteligências multiplas para o desenvolvimento da criança no âmbito escolar, 2004.
-
MELO, A. M. ; CORREIA, M. A. B. . Tomada de Decisão Baseada em Evidencias: Estratégias para Eficiencia na Administração e Recursos Humanos. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELO, A. M. . Educação, Curriculo e Tecnologia: Educação.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MELO, A. M. . Ascencionando a Poesia. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MELO, A. M. . Educação, Conjuntura e Horizontes. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MELO, A. M. . O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS ONLINE NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELO, A. M. . O uso do argumento como ethos enunciador no gênero textual artigo Científico. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELO, A. M. . O Letramento Digital do Desenvolvimento da Escrita. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MELO, A. M. . O uso dos Emojis na Construção de Sentidos do Discurso Multimodal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELO, A. M. ; Renata da Fonte . O Uso dos Emojis na construção de sentidos do discurso multimodal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELO, A. M. ; Lima, Simone Valeria Rodrigues . DEPOIMENTOS SOBRE O USO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELO, A. M. . MOTIVAÇÃO NA SALA DE AULA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MELO, A. M. . PACTO A DIFERENÇA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MELO, A. M. . Reforma Ortográfica da Lingua Portuguesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MELO, A. M. ; Lima, Simone Valeria Rodrigues . Contribuições da Psicopedagogia para Atendimento de Professores de Rede Municipal sobre as Dificuldades da Aprendizagem Escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MELO, A. M. ; AGUIAR, M. . As Marcas de Oralidade nas Produções Textuais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MELO, A. M. . O USO DO LIVRO DIDÁTIO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELO, A. M. . PACTO NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. 2013. .
-
MELO, A. M. . PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES EDUCACIONAIS DE PERNAMBUCO. 2013. .
-
MELO, A. M. . O FAZER DOCENTE A HORA E A VEZ DO PROFESSOR. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
MELO, A. M. . PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES EDUCACIONAIS DE PERNAMBUCO. PROGEPE. 2012. .
-
MELO, A. M. . DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
MELO, A. M. . DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
MELO, A. M. . DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
MELO, A. M. . GESTÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
MELO, A. M. . PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUA PORTUGUESA. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
MELO, A. M. . DIDATICA DO ENSINO SUPERIOR. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
MELO, A. M. . DIDATICA DO ENSINO SUPERIOR. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
MELO, A. M. . TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
MELO, A. M. . TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
MELO, A. M. . TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
MELO, A. M. . METODOLOGIA CIENTIFICA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
MELO, A. M. . DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA LINGUAGEM. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
MELO, A. M. . DIDATICA DO ENSINO SUPERIOR. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Outras produções
MELO, A. M. . A EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DA ÁGUA PRETA. 2010.
MELO, A. M. . A MELHORIA DO IDEB NO MUNICÍPIO DA ÁGUA PRETA. 2010.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul, EREM João Vicente de Queiroz. , Br 101 Sul, KM 189 e 86 Campos Universitário, Br 101, 55540000 - Palmares, PE - Brasil, Telefone: (81) 36610625
Experiência profissional
2003 - Atual
Faculdade de Formação de Professores da Mata SulVínculo: EFETIVO, Enquadramento Funcional: Nivel 1, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora dos Cursos de Graduação e Especialização em Língua
Atividades
-
03/2003
Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática de Ensino de Língua Portuguesa
2012 - 2012
Universidade de PernambucoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 44
2000 - 2001
Universidade de PernambucoVínculo: Professor Tutor, Enquadramento Funcional: Nível 1, Carga horária: 40
Atividades
-
02/2000 - 12/2001
Ensino, pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pratica de Ensino
2009 - 2012
aemasulVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Coordenação do Estágio Supervisionado, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenadora do Estágios Supervisionado
2010 - Atual
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCOVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: efetivo
2018 - 2018
FACULDADE OSMAN LINSVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: contrato para 30 horas, Carga horária: 30
2008 - 2013
SECRETARIA MUN. DE EDUCAÇÃOVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, Carga horária: 40
2009 - Atual
Faculdade de Formação de Professores da Mata SulVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 20
Outras informações:
Gestora Acadêmica;Coordenadora do Departamento de Letras
2024 - Atual
EREM João Vicente de QueirozVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Gestora, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Albertina Maria de Melo Tenório e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?