Bianca Carolina Pereira da Silva
Mestra em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (2015). Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal de São Paulo (2011). Atualmente é Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico na DER Leste 4 - Secretaria da Educação de São Paulo. Possui interesse em História da América, História da Educação, Sociologia da Educação e Ensino de História, especialmente em temáticas referentes a colonialismos, Independências, pensamento decolonial, Reformas Educacionais, Educação para as relações Étnico-raciais (ERER), acesso à Educação (populações imigrantes) e metodologias ativas de aprendizagem.
Informações coletadas do Lattes em 27/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Programa em Integração da América Latina
2013 - 2015
Universidade de São Paulo
Título: Trabalho decente, divisão do trabalho e integração regional: Educação profissional para imigrantes bolivianos no Brasil,Ano de Obtenção: 2015
Vivian Grace Fernández-Dávila Urquidi.Palavras-chave: Imigração boliviana; Educação profissional; Trabalho decente; Divisão do Trabalho.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Sociologia da Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo / Especialidade: Relações Intergovernamentais.
Graduação em História
2007 - 2011
Universidade Federal de São Paulo
Título: A Presença da América na Iconografia da Morte de São Francisco Xavier, Apóstolo do Oriente (Século XVII)
Orientador: Luís Filipe Silvério Lima
Formação complementar
2011 - 2011
Pensamiento Latinoamericano. , Universidad Nacional de Córdoba - Argentina, UNC, Argentina.
2011 - 2011
Paleografia y Diplomatica. , Universidad Nacional de Córdoba - Argentina, UNC, Argentina.
2011 - 2011
Historia da America II. , Universidad Nacional de Córdoba - Argentina, UNC, Argentina.
Idiomas
Inglês
Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Participação em eventos
I Conferência Municipal de Políticas para Imigrantes. 2013. (Congresso).
Por uma política municipal de migração em defesa da vida e da dignidade dos trabalhadores imigrantes e suas famílias. 2012. (Seminário).
X Encontro Internacional da ANPHLAC. 2012. (Encontro).
16 Congreso Latinoamericano y Caribeo de Estudiantes. 2011. (Congresso).
A Presença Jesuítica na América. 2010. (Simpósio).
Guerra Civil Espanhola: 70 Anos. 2009. (Simpósio).
I Colóquio Unifesp de Filosofia Política e do Direito. 2009. (Congresso).
I Semana de História - Unifesp. Memória e Escrita dos Cronistas e Viajantes da América. 2009. (Congresso).
XVII Congresso de Iniciação Científica Pibic - Unifesp. Memória e Escrita dos Cronistas e Viajantes do Novo Mundo. 2009. (Congresso).
?1808: debates historiográficos em torno de uma efeméride?. 2008. (Simpósio).
Crise da Imagem ou Crise das Teorias?. 2008. (Congresso).
José Ortega Y Gasset E A Singularidade Ibérica: Leituras da sua Obra no Mundo Contemporâneo.. 2008. (Simpósio).
XIX Encontro Regional de História - ANPUH São Paulo. Poder, exclusão e violência.. 2008. (Encontro).
XXVIII ENEH - Encontro Nacional dos Estudantes de História. Movimentos em Movimento?. 2008. (Encontro).
Carlos Ginzburg " O Fio e os Rastros: Verdadeiro, Falso, Fictício?. 2007. (Seminário).
História e Historiadores da África: Uma Homenagem a Joseph Kizerbo. 2007. (Congresso).
I Seminário Interno de História da América -Unifesp."Malinche". 2007. (Seminário).
Revolução Russa: 90 Anos. 2007. (Congresso).
Sonho e Razão no Mundo Ibérico. 2007. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
LIMA, LUÍS FILIPE SILVÉRIO ; SILVA, BIANCA CAROLINA PEREIRA DA . A presença do Novo Mundo na iconografia da morte e dos sonhos de São Francisco Xavier: a missão jesuítica e as partes e gentes do Império Português. VARIA HISTÓRIA (UFMG. IMPRESSO) , v. 30, p. 407-441, 2014.
-
GARCIA, L. F. ; SILVA, Bianca Carolina P. . Histórias que se cruzam na Kantuta. 1. ed. São Paulo: VGL Translations e Publishing, 2016. v. 1. 153p .
Outras produções
SILVA, BIANCA CAROLINA PEREIRA DA ; BOTAO, R. U. ; JESUS, V. E. . Usos da literatura em Ciências Humanas: possíveis leituras da obra de Carolina Maria de Jesus. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SILVA, BIANCA CAROLINA PEREIRA DA . Como dar uma boa aula de História ou Geografia. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SILVA, BIANCA CAROLINA PEREIRA DA . Adaptação de plano de aula para o ensino remoto. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Planos de Aula).
SILVA, BIANCA CAROLINA PEREIRA DA . Planos de Aula Nova Escola. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Planos de Aula).
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - Atual
Governo do Estado de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico, Carga horária: 40
Outras informações:
Responsável pela formação continuada de professores da área de Ciências Humanas, com fundamento no Currículo Paulista e BNCC, metodologias ativas de aprendizagem e outras demandas da rede estadual de ensino de São Paulo.
2012 - Atual
Governo do Estado de São PauloVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de História
2011 - 2012
Museu da Lingua PortuguesaVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 40
2010 - 2011
Museu Anchieta - Pateo do CollegioVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação junto ao público em geral por meio de monitorias acerca das dinâmicas históricas relativas ao espaço em que se estabeleceu o atual museu (lugar de fundação da cidade de São Paulo; antiga localização de colégio e igreja jesuíta) e da contextualização histórica do acervo que o constitui; responsável pela salva-guarda e preservação deste.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Bianca Carolina Pereira da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?