Eneida de Barros Santos
Possui Mestrado e Doutorado em Clínica Odontológica - área de concentração Endodontia pela Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Odontologia de Piracicaba (2000). Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), fez Atualização e Especialização em Endodontia e especialização em Radiologia pela Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Coordenou o Curso de Graduação em Odontologia da UniFTC SSA de maio de 2006 a janeiro de 2021 e atuou também como Professora Doutora na graduação de agosto de 2005 a janeiro de 2021. Em 2007, como Coordenadora de Odontologia da FTC/Paralela, recebeu a comissão do MEC para avaliação do referido curso, tendo o mesmo obtido a nota máxima 5,0 (cinco), na avaliação. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Endodontia, atuando principalmente nos seguintes temas: insucesso endodôntico, epidemiologia e microinfiltração. Atua como Coordenadora do Curso de Graduação em Odontologia do Centro Universitário Estácio da Bahia, desde outubro de 2022, além de atuar como docente do referido curso. Atualmente é professora do Curso de Aperfeiçoamento em Endodontia do Instituto Guide.
Informações coletadas do Lattes em 14/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Clínica Odontológica
1998 - 2000
Universidade Estadual de Campinas
Título: Avaliação dos fatores relacionados ao insucesso endodôntico com perda do elemento dentário
, Ano de obtenção: 2000. Brenda Paula Figueiredo de Almeida Gomes. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Bactérias; Epidemiologia; Insucesso Endodôntico; Microinfiltração.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
Mestrado em Clínica Odontológica
1995 - 1998
Universidade Estadual de Campinas
Título: Análise radiográfica e histológica da evolução de lesões periapicais em cães normais e imunossuprimidos
, Ano de Obtenção: 1998.Francisco José de Souza Filho.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Cães; Imunossupressão; Lesão periapical.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
Especialização em Especialização em Docência do Ensino Superior
2009 - 2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADOR
Título: Percepção discente sobre o processo de formação em Odontologia numa IES privada
Orientador: Regis Maliszewski da Silva
Aperfeiçoamento em Endodontia
1992 - 1992
Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Ano de finalização: 1992;
Formação complementar
2010 -
Docência do Ensino Superior. (Carga horária: 360h). , Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia, IMES, Brasil.
2006 - 2008
Gestão de Instituições de Ensino Superior. (Carga horária: 360h). , Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia, IMES, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Formação Docente para Professores. (Carga horária: 20h). , Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia, IMES, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Estágio de Capacitação Docente. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em Estágio na clínica de Endodontia. (Carga horária: 580h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em Estágio no Plantão de Urgência. (Carga horária: 290h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1987 - 1987
Extensão universitária. , Prefeitura Municipal de Olinda, P/OLINDA, Brasil.
1987 - 1987
Extensão universitária. , Hospital de Aeronáutica de Recife, HAR, Brasil.
1984 - 1986
Extensão universitária em Odontologia. (Carga horária: 820h). , Hospital Agamenon Magalhães, HAM, Brasil.
1981 - 1982
Piano. , Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
1980 - 1981
Canto Coral. , Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
1978 - 1978
Tepria Musical. , Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
Idiomas
Inglês
Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Endodontia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Clínica Odontológica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Odontogeriatria.
Organização de eventos
BARROS, E. . Membro da Comissão Científica do XXI Congresso Internacional de Odontologia da Bahia - CIOBA. 2024. (Congresso).
BARROS, E. . Membro da Comissão Científica do XX CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA DA BAHIA. 2022. (Congresso).
BARROS, E. . Coordenadora do Módulo Fatores Determinantes para o Sucesso Endodôntico. 2022. (Congresso).
BARROS, E. . Presidente da III Jornada de Odontologia e Ciências - FTC/SSA. 2019. (Outro).
ARAÚJO, E. B. S. . Presidente da II Jornada de Odontologia e Ciências - FTC/SSA. 2018. (Outro).
FEITOSA, P. C. P. ; ARAÚJO, E. B. S. . Membro da Comissão Científica do XIX Congresso Internacional de Odontologia da Bahia. 2018. (Congresso).
ARAÚJO, E. B. S. ; DAMIS, L. F. T. . Presidente da I Jornada de Odontologia e Ciências - FTC/SSA. 2017. (Outro).
ARAÚJO, E. B. S. . Membro da Comissão Científica do XVIII Congresso Internacional de Odontologia da Bahia. 2016. (Congresso).
ARAÚJO, E. B. S. . 50 Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico. 2015. (Congresso).
ARAÚJO, E. B. S. ; QUEIROZ, C. E. S. . XVII Congresso Internacional de Odontologia da Bahia - Módulo de Endodontia. 2014. (Congresso).
ARAÚJO, E. B. S. ; VILAS BOAS, A. M. . IV Simpósio de Odontologia da FTC/SSA. 2010. (Outro).
ARAÚJO, E. B. S. ; VILAS BOAS, A. M. . III Simpósio de Odontologia da FTC/SSA. 2009. (Outro).
ARAÚJO, E. B. S. ; VILAS BOAS, A. M. . II Simpósio de Odontologia da FTCA/SSA. 2008. (Outro).
ARAÚJO, E. B. S. ; GRECK, B. X. . Ação de Saúde Bucal. 2006. (Exposição).
ARAÚJO, E. B. S. . 50 Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico. 2015. (Congresso).
Participação em eventos
IV Jornada de Odontologia Estácio Bahia. 2025. (Seminário).
IX Congresso Internacional de Endodontia - NEAB. 2025. (Congresso).
VIII Congresso Internacional de Endodontia - NEAB. 2024. (Congresso).
XXI Congresso Internacional de Odontologia da Bahia - CIOBA. 2024. (Congresso).
II Jornada de Odontologia da Estácio Bahia.Hands On - Instrumentação Mecanizada em Endodontia. 2023. (Simpósio).
XX CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA DA BAHIA. 2022. (Congresso).
13º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Endodonti. 2021. (Congresso).
56ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Ensino Odontológico. 2021. (Congresso).
Curso de Acidentes e Complicações em Endodontia - Imersão. 2021. (Outra).
54ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Ensino Odontológico. 2019. (Congresso).
53ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Ensino Odontológico. 2018. (Congresso).
4º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Endodontia. 2012. (Congresso).
Congresso Mundial de Odontologia. 2010. (Congresso).
Grupo Focal. 2010. (Oficina).
VII Seminário de Pesquisa - FTC.Hepatite B em Odontologia|: riscos e prevenção. 2010. (Seminário).
Circuito Nacional de Endodontia. 2009. (Outra).
I Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Endodontia. 2009. (Congresso).
VI Congresso Alagoano de Odontologia. Saúde Bucal dos funcionários de uma IES privada. 2009. (Congresso).
Curso "Drogas aplicadas a situações de emergência em consultório odontológico" - XV Congresso Internacional de Odontologia da Bahia. 2008. (Congresso).
Curso "Tratamento endodôntico de dentes necrosados em ação imediata: princípios e evidências científicas - XV Congresso Internacional de Odontologia. 2008. (Congresso).
Encontro de Endodontia. 2008. (Encontro).
III Encontro sobre Currículos Integrativos. 2008. (Encontro).
IV Encontro sobre Currículos Integrativos. 2008. (Encontro).
Mobilização Pedagógica da FTC/SSA.Plano de Aprendizagem: como construir. 2008. (Oficina).
Profissionalização Acadêmica sobre Currículos Integrativos: experiências na área de saúde. 2008. (Oficina).
Workshop de esterilização em Odontologia - XV Congressp Internacional de Odontologia da Bahia. 2008. (Congresso).
XV Congresso Internacional de Odontologia. Avaliação do selamento coronário de dentes tratados endodonticamente - estudo "in vitro". 2008. (Congresso).
42ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico. 2007. (Congresso).
IV Jornada de Endodontia.Obturação do Sistema de Canais Radiculares. 2007. (Simpósio).
IV Seminário de Pesquisa FTC.Avaliação do selamento marginal coronário de cimentos temporários utilizados pós-tratamento endodôntico - estudo. 2007. (Seminário).
XIV Congresso Internacional de Odontologia da Bahia. 2006. (Congresso).
Curso de Extensão - Formação Docente para professores: estudo das práticas cotidianas. 2005. (Oficina).
III Jornada de Endodontia. 2005. (Encontro).
19ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológia. Avaliação dos fatores relacionados ao insucesso endodôntico com perda do elemento dental. 2002. (Congresso).
7° semana Acadêmica do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências das Saúde.Freqüência dos procedimentos endodônticos realizados durante o terceiro curso de Especialização em Endodontia/UNIVALE. 2002. (Encontro).
VII Encontro de Pesquisa da Faculdade de Odontologia da UFMG/V Encontro Científico das Faculdades de Odontologia de Minas Gerais.Fatores de insucesso endodôntico relacionados à perda do elemento dental. 2002. (Encontro).
17ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Fatores determinantes do insucesso endodôntico com perda do elemento dental. 2000. (Congresso).
Ciclo de palestras de Endodontia. 2000. (Encontro).
II Encontro Científico Internacional da Assendo. 2000. (Seminário).
VII Jornada Odontológica de Piracicaba. Avaliação dos fatores relacionados ao insucesso endodôntico. 2000. (Congresso).
16ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Análise clínico-radiográfica dos fatores envolvidos nos insucessos endodônticos. 1999. (Congresso).
Curso de Endodontia:Preparo de canais com Instrumentos Rotatórios. 1999. (Encontro).
Encontro Internacional de Endodontia - Assendo. 1999. (Encontro).
Seminário sobre Ética em Pesquisa. 1999. (Seminário).
VI Jornada Odontológica de Piracicaba. 1999. (Encontro).
15ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Desenvolvimento de lesões periapicais em cães normais e imunossuprimidos. 1998. (Congresso).
14ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Análise radiográfica de lesões periapicais em dentes de cães com forame ampliado. 1997. (Congresso).
Curso de Microscopia Eletrônica de Varredura aplicada à Pesquisa Agropecuária. 1996. (Oficina).
Jornada Odontológica de Piracicaba. 1996. (Encontro).
16º Congresso Brasileiro de Odontologia/34º Seminário odontológico Latino-Americano/4º Congresso Universitário Paulista de Odontologia. 1994. (Congresso).
XII Congresso Pernambucano de Odontologia/VII Congresso Norte-Nordeste de Odontologia. 1994. (Congresso).
47° Jornada Odontológica Internacional Prof. Dr. Marcos Antonio Compagnoni. 1993. (Seminário).
Curso de Endodontia. 1993. (Encontro).
Semana Odontológica de Piracicaba. 1993. (Encontro).
X Congresso Pernambucano de Odontologia/ V Congresso Norte-Nordeste de Odontologia. 1990. (Congresso).
XIV Congresso Paulista de Odontologia/ XXVII Seminário Odontológico Latino-Americano/ II Congresso Universitário Paulista de Odontologia. 1990. (Simpósio).
Curso de Prótese Fixa. 1989. (Seminário).
IX Congresso Pernambucano de Odontologia/IV Congresso Norte-Nordeste de Odontologia. 1988. (Congresso).
Curso de Endodontia. 1986. (Simpósio).
VIII Congresso Pernambucano de Odontologia/III Congresso Norte-Nordeste de Odontologia. 1986. (Congresso).
XIX Congresso Brasileiro de Odontologia/IV Congresso Baiano de Odontologia/ II Seminário Brasileiro de Odontologia Preventiva. 1986. (Congresso).
Curso de Atualização em Farmacologia e Terapêutica Clínica. 1985. (Simpósio).
Curso de Dentística. 1985. (Encontro).
VIII Congresso Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. 1985. (Congresso).
IV Congresso Brasileiro de Nutrição em Odontologia, XIX Semana de Profilaxia Periodontal do Rcife, VII Simpósio de Terapêutica Clínica. 1984. (Congresso).
VII Congresso Pernambucano de Odontologia/II Congresso Norte-Nordeste de Odontologia. 1984. (Congresso).
I Curso de Atualização em Clínica Odontológica. 1983. (Simpósio).
I Semana de Atualização em Ortodontia. 1983. (Encontro).
I Semana de Atualização em Patologia Geral e Bucal. 1983. (Encontro).
Participação em bancas
MEDRADO, A. R. P.;ARAÚJO, E. B. S.; ALBUQUERQUE, M. T. P.. AVALIAÇÃO DO REPARO DE LESÕES PERIAPICAIS APÓS OBTURAÇÃO DOS CANAIS REALIZADA A 0,5 E 1,0 MM AQUÉM DO ÁPICE RADICULAR EM MOLARES DE RATOS.. 2018. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
MEDRADO, A. R. P.;ARAÚJO, E. B. S.; SILVA, S. J. A.. Influência da instrumentação do canal cementário no reparo de lesões periapicais. 2014. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
ARAÚJO, E. B. S.; FIGUEIREDO, J. A. P.; MEDRADO, A. R. P.. Análise do efeito biomodulador do laser de arsenato de gálio e alumínio sobre a inflamação aguda pulpar em ratos. 2009. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
LEITE, M. F.;ARAÚJO, E. B. S.; SANTANNA, G. R.; MACEDO, A. F.; AMARAL, S. F.. Efeito do clareamento dental profissional com peróxido de hidrogênio a 37% com e sem fotoativação sobre parâmetros salivares de defesa. 2017. Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade Cruzeiro do Sul.
LEITE, M. F.;ARAÚJO, E. B. S.; SANTANNA, G. R.; MACEDO, A. F.; AMARAL, S. F.. Estudo dos parâmetros salivares em crianças submetidas a adequação do meio bucal com cimento de ionômero de vidro convencional e modificado por resina composta. 2017. Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade Cruzeiro do Sul.
ARAUJO, R. P. C.;ARAÚJO, E. B. S.; RASQUIN, L. C.; SILVA, S. J. A.; MELLO, S. M. F.. Avaliação "in vitro" da eficácia de protocolos de irrigação e de quelantes na limpeza do terço apical do canal radicular de humanos e análise da extrusão de detritos e irrigantes. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas) - Universidade Federal da Bahia.
ARAUJO, R. P. C.; SILVA, S. J. A.; ARAUJO, D. B.; MELLO, S. M. F.;ARAÚJO, E. B. S.. Avaliação da eficácia do preparo químico-mecânico do canal radicular através da microtomografia computadorizada. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas) - Universidade Federal da Bahia.
ARAUJO, R. P. C.;ARAÚJO, E. B. S.; CARVALHO, F. B.. Contribuição ao estudo da desinfecção do canal radicular preparado em três diferentes comprimentos de trabalho, utilizando movimento rotatório contínuo ou reciprocante: estudo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas) - Universidade Federal da Bahia.
BARROS, E.; QUEIROZ, C. E. S.; RIOS, M. A.. Plasma Rico em Plaquetas Aplicado à Revascularização Pulpar: Revisão de Literatura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADOR.
BARROS, E.; QUEIROZ, C. E. S.; RIOS, M. A.. Fatores Preditores de Insucesso no Tratamento Endodôntico: Revisão de Literatura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADOR.
BARROS, E.; GONCALVES, E. M. B.; RIOS, M. A.. Patência e Ampliação do forame apical: Nova abordagem. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADOR.
BARROS, E.; OLIVEIRA, M. B.; SOBRAL, M. C.. TRATAMENTO ORTODÔNTICO EM DENTES TRATADOS ENDODONTICAMENTE: O QUE LITERATURA TRAZ DE EVIDÊNCIA CIENTÍFICA?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADOR.
GONCALVES, E. M. B.;BARROS, E.; RIOS, M. A.. ENDODONTIA GUIADA EM DENTES COM CALCIFICAÇÃO PULPAR. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADOR.
QUEIROZ, C. E. S.;BARROS, E.; RIOS, M. A.. REVASCULARIZAÇÃO PULPAR EM DENTES COM RIZOGÊNESE INCOMPLETA: REVISÃO DE LITERATURA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADOR.
RIOS, M. A.;ARAÚJO, E. B. S.; QUEIROZ, C. E. S.. Os sistemas reciprocantes na remoção de material obturador de canis radiculares: revisão de literatura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador.
QUEIROZ, C. E. S.;ARAÚJO, E. B. S.; RIOS, M. A.. Emprego do Hidróxido de Cálcio como medicação intracanal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador.
RIOS, M. A.;ARAÚJO, E. B. S.; GONCALVES, E. M. B.. Reintervenção da unidade 36 com sistema reciprocante: relato de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador.
GONCALVES, E. M. B.;ARAÚJO, E. B. S.; RIOS, M. A.. Remoção de material obturador em caso de retratamento endodôntico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador.
GONCALVES, E. M. B.;ARAÚJO, E. B. S.; RIOS, M. A.. Miranda.Apicificação em dente jovem permanente com rizogênese incompleta. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador.
QUEIROZ, C. E. S.;ARAÚJO, E. B. S.; RIOS, M. A.. Revascularização pulpar- uma opção para tratamentos em dentes com rizogênese incompleta: relatos de casos clínicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador.
QUEIROZ, C. E. S.;ARAÚJO, E. B. S.; QUINTELLA, B. L. B.. Biocerâmicos no tratamento endodôntico: relato de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador.
DOURADO, D. C.;ARAÚJO, E. B. S.; BARRETO, M. P.. Protocolo de atendimento odontológico a pacientes com leucemia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador.
SANTOS, R. M.;ARAÚJO, E. B. S.; AGUIAR FILHO, O.. Diagnóstico e tratamento do cisto radicular com ênfase na enucleação cística. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador.
GONCALVES, E. M. B.;ARAÚJO, E. B. S.; RIOS, M. A.. Avulsão dental: conduta clínica odontológica para o reimplante. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador.
QUEIROZ, C. E. S.;ARAÚJO, E. B. S.; RIOS, M. A.. Tratamento endodôntico em sessão única. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador.
QUEIROZ, C. E. S.;ARAÚJO, E. B. S.; DOURADO, D. C.. Avaliação comparativa de três métodos de identificação de canais radiculares. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador.
QUEIROZ, C. E. S.;ARAÚJO, E. B. S.; DOURADO, D. C.. Traumatismo dental: uma questão de saúde pública. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador.
GONCALVES, E. M. B.;ARAÚJO, E. B. S.; RIOS, M. A.. Limas autoajustáveis ? SAF: alternativa endodôntica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador.
QUEIROZ, C. E. S.;ARAÚJO, E. B. S.; DANTAS, L. M.. Sistemas rotatórios em endodontia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador.
ARAUJO, P. S. R.;ARAÚJO, E. B. S.; VILAS BOAS, A. M.. Bioestatística: instrumento de análise em Odontologia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
QUEIROZ, C. E. S.;ARAÚJO, E. B. S.; SILVA FILHO, H. P.. Remoção da camada residual através de uma nova solução irrigadora: um revisão de literatura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
SILVA, M. F.;ARAÚJO, E. B. S.; FERREIRA, D. F.. Faceta direta com resina composta. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
QUEIROZ, C. E. S.;ARAÚJO, E. B. S.; Queiroz, L. B.. Fatores que desencadeiam o insucesso do tratamento endodôntico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
SANTOS, N. C. N.;ARAÚJO, E. B. S.; VILAS BOAS, A. M.. Agregado Trióxido Mineral (MTA) em Odontopediatria - uma revisão de literatura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
QUEIROZ, C. E. S.;ARAÚJO, E. B. S.; ARAUJO, P. S. R.. Desgaste do canal radicular em diferentes sistemas rotatórios de NITI. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
ARAUJO, P. S. R.;ARAÚJO, E. B. S.; SANTOS FILHO, H.. Gestão dos resíduos produzidos no serviço odontológico da FTC/SSA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
QUEIROZ, C. E. S.;ARAÚJO, E. B. S.; FEITOSA, P. C. P.. Influência da técnica de preparo na obturação dos canais radiculares. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
GRECK, B. X.;ARAÚJO, E. B. S.; ROCHA, S. S.. Planejamento de negócio: curso de Técnico em Saúde Bucal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
Queiroz, L. B.;ARAÚJO, E. B. S.; FEITOSA, P. C. P.. Radiografia digital em Odontologia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
SILVA, M. F.;ARAÚJO, E. B. S.; QUINTELLA, B. L. B.. Clareamento interno: alternativa consevadora no tratamento do escurecimento coronário. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
ARAÚJO, E. B. S.; QUEIROZ, C. E. S.; GRECK, B. X.. Avaliação" in vitro" da microinflitração de dois cimentos obturadores: Sea-lopex e Acroseal usando as técnicas de condensação lateral e híbrida de Target.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
QUEIROZ, C. E. S.;ARAÚJO, E. B. S.; GRECK, B. X.. Avaliação "in vitro" da infiltração em três cimentos obturadores utilizados em retrobturação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
ARAÚJO, E. B. S.; LIMA, M. J. P.; QUEIROZ, C. E. S.. Interação de diversas especialidades no atendimento a pacientes na clínica odontológica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
GOMES FILHO, I. S.;ARAÚJO, E. B. S.; FERNANDES, A. C. S.. Promoção na Carreira da Classe Professor Adjunto para Titular da Professora Ângela Guimarães Martins. 2013. Universidade Estadual de Feira de Santana.
BELTRAME, M;ARAÚJO, E. B. S.; FALCAO, A. F. P.. Promoção na Carreira da Classe Professor Adjunto para Titular do Professor Celso Emanoel de Souza Queiroz. 2009. Universidade Estadual de Feira de Santana.
RODRIGUES, C.H.R;ARAÚJO, E. B. S.; FALCAO, A. F. P.. Promoção na Carreira da Classe Professor Adjunto para Titular da Professora Mônica Beltrame. 2008. Universidade Estadual de Feira de Santana.
RODRIGUES, C.H.R.;ARAÚJO, E. B. S.; FALCAO, A. F. P.. Posicionamento dos implantes osseointegrados. 2008. Universidade Estadual de Feira de Santana.
BARROS, E.. Avaliadora de resumos de trabalhos científicos na III Jornada de Odontologia da Estácio Bahia - JOE. 2024. Centro Universitário Estácio da Bahia.
BARROS, E.. Semana Nacional da Saúde. 2022. Estácio Bahia.
MARTINS, A. G.;ARAÚJO, E. B. S.; SILVA, F. A. P.. Promoção na Carreira da Classe de Professor Assistente para Adjunto - Marcelo Filadelfo Silva. 2017. Universidade Estadual de Feira de Santana.
MARTINS, A. G.;ARAÚJO, E. B. S.; SILVA, F. A. P.. Promoção na Carreira da Classe de Professor Assistente para Adjunto - Benedita Lúcia Barbosa Quintella. 2017. Universidade Estadual de Feira de Santana.
ARAÚJO, E. B. S.; QUEIROZ, C. E. S.; ALMEIDA, L.. Seleção Docente - Marcos Azevêdo Rios. 2014. Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador.
ARAÚJO, E. B. S.. XVII Congresso Internacional de Odontologia. 2014. Associação Brasileira de Odontologia - Seção Bahia.
ARAÚJO, E. B. S.; BARREIRO, M. S.; BARBOSA, M. C. E.. Seleção docente - Márcio Costa Sobral. 2013. Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
ARAÚJO, E. B. S.; SILVA, M. F.; BARREIRO, M. S.. Seleção Docente - Luciana Mascarenhas Dantas. 2013. Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
ARAÚJO, E. B. S.; RAIMUNDO, M. C.; BARREIRO, M. S.. Seleção Docente - Alberto de Aguiar Pires Valença Neto. 2013. Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
SOARES, L.;ARAÚJO, E. B. S.; ACKERMAN, D.; BASTOS, E.; CARVALHO, C.. Comissão de Avaliação do Processo de Progressão de Carreira Docente da Rede FTC. 2013. Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
ARAÚJO, E. B. S.; BARREIRO, M. S.; PEIXOTO, I. T. A.. seleção docente - Soraia Veloso da Costa. 2013. Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
ARAÚJO, E. B. S.. Avaliação de cursos superiores. 2013. Guia do estudante - Editora Abril.
ARAÚJO, E. B. S.; BARREIRO, M. S.. Seleção Docente - Kátia Lima Aleluia de Palomino. 2012. Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
ARAÚJO, E. B. S.; VILAS BOAS, A. M.; BARREIRO, M. S.. Seleção Docente - Iza Teixeira Alves Peixoto. 2012. Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
ARAÚJO, E. B. S.. Avaliação de cursos superiores - Guia do Estudante. 2012. Guia do estudante - Editora Abril.
ARAÚJO, E. B. S.; OITAVEN, M.; BASTOS, E.; PELEGRINO, V.; BARREIRO, M. S.. Comissão de Avaliação do Processo de Progressão de Carreira Docente da Rede FTC. 2012. Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
ARAÚJO, E. B. S.; SILVA, A. V.; BARREIRO, M. S.. Seleção Docente. 2011. Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
ARAÚJO, E. B. S.; SILVA, A. V.; BARREIRO, M. S.. Seleção Docente. 2011. Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
ARAÚJO, E. B. S.; BARREIRO, M. S.. Seleção docente - Maria Clara Diniz Oliveira. 2011. Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
ARAÚJO, E. B. S.; BARREIRO, M. S.; DAMIS, L. F. T.. Seleção Docente - Mariana Carvalho Raimundo. 2011. Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
ARAÚJO, E. B. S.; BARREIRO, M. S.; MACHADO, A. W. L.. Seleção Docente - Marcelo de Castellucci e Barbosa. 2011. Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
ARAÚJO, E. B. S.; QUINTELLA, B. L. B.; MARQUES, R. S.. Seleção Docente - Daniel Filgueiras Ferreira. 2010. Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
ARAÚJO, E. B. S.. Membro da comissão examinadora de painéis e mesas demonstrativas. 2008. Associação Brasileira de Odontologia- Seção Bahia.
ZUMAEA, G. M. O.;ARAÚJO, E. B. S.; LEAL, L.. Processo de Incentivo Funcional por Produção Científica. 2007. Universidade Estadual de Feira de Santana.
ARAÚJO, E. B. S.. II Congresso Acadêmico de Odontologia. 2007. União Metropolitana de Educação e Cultura.
ARAÚJO, E. B. S.. IV Seminário de Pesquisa FTC. 2007. Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
ARAÚJO, E. B. S.. VI Projeto Interdisciplinar do Curso de Odontologia - FTC/SSA. 2005. Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.
Orientou
Liga Acadêmica de Endodontia e Periodontia; Início: 2025; Orientação de outra natureza; Centro Universitário Estácio da Bahia; (Orientador);
Prevalência de fatores relacionados a retratamento endodôntico; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Odontologia) - Universidade Vale do Rio doce; Orientador: Eneida de Barros Santos;
INSUCESSOS EM TRATAMENTO ENDODÔNTICO: REVISÃO DE LITERATURA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADOR; Orientador: Eneida de Barros Santos;
RETRATAMENTO ENDODÔNTICO COMO ALTERNATIVA AO INSUCESSO ENDODÔNTICO: REVISÃO DE LITERATURA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADOR; Orientador: Eneida de Barros Santos;
SOLUÇÕES IRRIGADORAS EM PREPAROS BIOMECÂNICOS DOS CANAIS RADICULARES; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADOR; Orientador: Eneida de Barros Santos;
O TRATAMENTO ENDODÔNTICO E A UTILIZAÇÃO DO ULTRASSOM: PARÂMETROS DE EFICIÊNCIA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADOR; Orientador: Eneida de Barros Santos;
REVASCULARIZAÇÃO PULPAR: UMA ALTERNATIVA PARA DENTES COM RIZOGÊNESE INCOMPLETA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADOR; Orientador: Eneida de Barros Santos;
Ampliação do forame apical em tratamentos endodônticos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador; Orientador: Eneida de Barros Santos;
Revascularização pulpar em dentes com rizogênese incompleta; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador; Orientador: Eneida de Barros Santos;
Avaliação das propriedades quimico-biológicas do Agregado Trióxido Mineral (MTA); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Eneida de Barros Santos;
Avaliação dos tratamentos endodônticos realizados pelos alunos de Odontologia da FTC/SSA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Eneida de Barros Santos;
Aplicabilidade endodôntica de Tomografias Computadorizadas: Cone bem e Convencional (médica); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Eneida de Barros Santos;
Perfil do cirurgião-dentista docente em IES privada; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Eneida de Barros Santos;
Avaliação da qualidade do selamento coronário de dentes tratados endodonticamente; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Eneida de Barros Santos;
Protocolo de atendimento odontológico para pacientes idosos; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador; Orientador: Eneida de Barros Santos;
Hepatite B: riscos e prevenção; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Eneida de Barros Santos;
Condições da saúde bucal dos colaboradores dos serviços gerais da FTC/SSA; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Eneida de Barros Santos;
Avaliação do selamento marginal de cimentos temporários utilizados pós-tratamento endodôntico?; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Eneida de Barros Santos;
Monitoria; 2023; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Centro Universitário Estácio da Bahia; Orientador: Eneida de Barros Santos;
Monitoria; 2023; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Centro Universitário Estácio da Bahia; Orientador: Eneida de Barros Santos;
Monitoria; 2019; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador; Orientador: Eneida de Barros Santos;
Orientação de Monitoria; 2018; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador; Orientador: Eneida de Barros Santos;
Monitoria; 2015; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador; Orientador: Eneida de Barros Santos;
Monitoria Nicole Lima e Silva - Clínica Odontológica; 2014; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador; Orientador: Eneida de Barros Santos;
Monitoria Endodontia - Andreia Aparecida de Oliveira; 2014; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador; Orientador: Eneida de Barros Santos;
Monitoria Clínica Odontológica II; 2012; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Eneida de Barros Santos;
Monitoria Clínica Odontológica II; 2012; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Eneida de Barros Santos;
Monitoria Clínica Odontológica II; 2011; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Eneida de Barros Santos;
Monitoria Clínica Odontológica II; 2011; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Eneida de Barros Santos;
Monitoria na disciplina Clínica Odontológica II; 2007; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Eneida de Barros Santos;
Monitoria na disciplina Endodontia; 2007; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Eneida de Barros Santos;
Produções bibliográficas
-
SALES, R. S. F. ; EVANGELISTA, H. A. ; SANTOS, A. S. ; ARAUJO, P. S. R. ; BARROS, E. . Aspectos da terapia endodôntica com aplicação de ultrassom. REVISTA CIÊNCIA (IN) CENA , v. 1, p. 1-10, 2023.
-
EVANGELISTA, H. A. ; NERES, E. F. ; PEIXOTO, V. S. B. ; SANTOS, M. S. ; SANTOS, A. S. ; BARROS, E. ; MOREIRA, P. M. M. C. ; LINS, L. S. S. . Manejo odontológico em pacientes portadores de alterações cardiovasculares RESUMOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS NA II JORNADA ODONTOLÓGICA DA ESTÁCIO BAHIA MODALIDADE: BANNER, 2025.. In: II Jornada de Odontologia Estácio Bahia, 2025, Salvador. s RESUMOS DOS TRABALHO APRESENTADO NA II JORNADA ODONTOLÓGICA DA ESTÁCIO BAHIA MODALIDADE: BANNER, 2025., 2023.
-
Ramos, O.O ; JESUS, G. S. A. ; EVANGELISTA, H. A. ; MOREIRA, P. M. M. C. ; LINS, L. S. S. ; SANTOS, M. S. ; SANTOS, A. S. ; SANTOS, E.B. . RESUMOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS NA II JORNADA ODONTOLÓGICA DA ESTÁCIO BAHIA MODALIDADE BANNER. In: II Jornada de Odontologia da Estácio Bahia, 2025, Salvador. TERAPIA FOTODINÂMICA COMO ADJUVANTE NO TRATAMENTO ENDODÔNTICO, 2025.
-
MELO, S. A. ; ARAÚJO, E. B. S. . Saúde bucal dos funcionários de uma IES privada. In: VI Congresso Alagoano de Odontologia, 2009, Maceió. Anais do VI Congresso Aagoano de Odontologia, 2009.
-
MELO, S. A. ; ARAÚJO, E. B. S. . Condições da saúde bucal dos colaboradores dos serviços gerais da FTC/SSA. In: VI Seminário de Pesquisa da Faculdade de Tecnologia e Ciências, 2009, Salvador. Anais doVI Seminário de Pesquisa da Faculdade de Tecnologia e Ciências, 2009.
-
SOUZA, C S ; SODRÉ, E M ; ARAÚJO, E. B. S. . Avaliação do selamento coronário de Dentes tratados endodonticamente - estudo "in vitro". In: XV Congresso Internacional de Odontologia da Bahia, 2008, Salvador. Anais do XV Congresso Internacional de Odontologia da Bahia, 2008.
-
SODRÉ, E M ; ARAÚJO, E. B. S. . Microinfiltração coronária de materiais utilizados como seladores coronários. In: IV Seminário de Pesquisa da VI Seminário de Pesquisa da Faculdade de Tecnologia e Ciências, 2007, Salvador. Anais do IV SEminário de Pesquisa daVI Seminário de Pesquisa da Faculdade de Tecnologia e Ciências, 2007.
-
ARAÚJO, E. B. S. ; GOMES, BPFA ; ZAIA, A. A. ; SOUZA FILHO, FJ . Avaliação dos fatores relacionados ao insucesso endodôntico com perda do elemento dental. In: 19ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológia, 2002, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research, 2002. v. 16. p. 129-129.
-
MEGA, T. A. P. ; SANTOS, M. L. ; COELHO, E. A. M. ; ARAÚJO, E. B. S. . Frequência dos procedimentos endodônticos realizados durante o terceiro curso de especialização em Endodontia. In: 7° semana Acadêmica do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências das Saúde, 2002, Governador Valadares. Revista Científica FACS, 2002. v. 2. p. 18-18.
-
ARAÚJO, E. B. S. ; GOMES, BPFA ; PINHEIRO, ET ; FERRAZ, CC ; SOUZA FILHO, FJ . Factors involved in the failures of endodontically-treated teeth with dental loss.. In: Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2001, Águas de Lindóia. Journal of Dental Research, 2000. v. 80. p. 1089-1089.
-
ARAÚJO, E. B. S. ; GOMES, BPFA ; SOUZA FILHO, FJ . Clinical and radiographic analysis of the factors involved with failure of the root canal therapy. Journal of Dental Research, 79(5): 1121, abstr B-040, 2000.. In: Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2000, Águas de São Pedro. Journal of Dental Research, 1999. v. 79. p. 1121-1121.
-
ARAÚJO, E. B. S. ; ZAIA, A. A. ; GOMES, BPFA ; GONDIM Jr., E ; SOUZA FILHO, FJ . Development of periapical lesions in immuno and nonimmunosuppressed dogs. In: Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 1999, Águas de Sào Pedro. Journal of Dental Research, 1998. v. 78. p. 974-974.
-
PENHA, D. O. ; ARAÚJO, E. B. S. ; COELHO, E. A. M. . Prevalência de tratamentos endodônticos nas Clínicas Integradas da Odontologia da FACS/UNIVALE. Revista Científica FACS, Governador Valadares, v. 02, n.11, p. 18-19, 2002.
-
BARROS, E. ; SANTOS, A. S. . Hands On - Instrumentação Mecanizada em Endodontia. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES, Z. F. ; MASSA, F. F. ; ARAÚJO, E. B. S. . Ampliação do forame apical em tratamentos endodônticos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ALVES, Z. F. ; ARAÚJO, E. B. S. ; MASSA, F. F. . Ampliação do forame apical em tratamentos endodônticos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MENDES, R. A. B. ; ARAÚJO, E. B. S. . IV Seminário de Iniciação Científica da Rede FTC. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ARAÚJO, E. B. S. ; MELO, S. A. . Saúde bucal dos funcionários de uma IES privada. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, E. B. S. ; MELO, S. A. . Condições da saúde bucal dos colaboradores dos serviços gerais da FTC/SSA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, C S ; SODRÉ, E M ; ARAÚJO, E. B. S. . Avaliação do selamento coronário de dentes tratados endodonticamente- estudo "in vitro". 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SODRÉ, E M ; ARAÚJO, E. B. S. . IV Seminário de Pesquisa da FTC. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ARAÚJO, E. B. S. . Obturação do sistema de canais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CRUZ, A. C. ; CARVALHO, G. ; MUNIZ, M. ; SANTOS, A. S. ; BARROS, E. . Uso da terapia fotodinâmica no controle da doença periodontal 2025 (Apresentação Oral).
-
RUVENAL, L. ; CRUZ, A. C. ; DIAS, G. ; SANTOS, A. S. ; SANTOS, E.B. . REVASCULARIZAÇÃO PULPAR EM DENTES NESCROSADOS: INDICAÇÕES, TÉCNICAS E EFICÁCIA TERAPÊUTICA 2025 (Apresentação Oral).
-
MEDEIROS, J. ; LIBORIO, M. ; FERREIRA, C. ; SANTOS, A. S. ; BARROS, E. . Planejamento Giuado na Endodontia: Indicações e limitações da técnica Endo-Guide 2025 (Apresentação Oral).
-
Ramos, O.O ; JESUS, G. S. A. ; EVANGELISTA, H. A. ; MOREIRA, P. M. M. C. ; LINS, L. S. S. ; SANTOS, M. S. ; SANTOS, A. S. ; BARROS, E. . TERAPIA FOTODINÂMICA COMO ADJUVANTE NO TRATAMENTO ENDODÔNTICO 2023 (Banner).
-
EVANGELISTA, H. A. ; NERES, E. F. ; PEIXOTO, V. S. B. ; SANTOS, M. S. ; SANTOS, A. S. ; BARROS, E. ; MOREIRA, P. M. M. C. ; LINS, L. S. S. . Manejo odontológico em pacientes portadores de alterações cardiovasculares 2023 (Banner).
-
BARROS, E. ; ALVES, A. C. ; SCAVUZZI, A. I. F. ; XAVIER, M. R. S. R. ; SANTOS, S. C. L. T. ; MENDES, V. . Cartilha de Biossegurança em tempos de COVID - 19 2020 (Cartilha).
Outras produções
ARAÚJO, E. B. S. ; VILAS BOAS, A. M. . Revisão do Projeto Pedagógico do Curso de Odontologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências - SSA. 2016.
ARAÚJO, E. B. S. ; VILAS BOAS, A. M. . Projeto Pedagógico do Curso de Odontologia da FTC/SSA. 2009.
ARAÚJO, E. B. S. ; SOUZA, L.S.S.M. . Projeto Pedagógico do Curso de Odontologia da FTC/SSA. 2007.
BARROS, E. . Projeto Learning Experience - Plano de aula. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).
BARROS, E. . Atualização PPC. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Pedagógico).
ARAÚJO, E. B. S. . Plano de Aprendizagem: como construir. 2008. (Oficina).
ARAÚJO, E. B. S. . Obturação do Sistema de Canais Radiculares. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2015 - 2016
Protocolo de atendimento odontológico para pacientes idosos, Descrição: A melhoria da qualidade de vida da população brasileira tem proporcionado um aumento da longevidade, tornando-se indispensável o interesse pela saúde bucal dos pacientes idosos, uma vez que, alterações bucais podem desencadear e/ou influenciar na manifestação de condições sistêmicas já existentes, interferindo em sua qualidade de vida. Conhecer as alterações patológicas e as naturalmente provenientes do envelhecimento, bem como medicamentos utilizados e procedimentos que possam ser realizados, é condição primordial para um atendimento odontológico ideal. Objetivo: identificar as alterações prevalentes em pacientes idosos atendidos nas clínicas odontológicas da FTC/SSA e sugerir protocolo de atendimento, principalmente pela dificuldade de se encontrar protocolos específicos para pacientes idosos, que torna-se um desafio pelo fato de que quanto mais envelhecem, mais diferentes se tornam as pessoas, pela diversidade biológica, psíquica e social. Metodologia: foram utilizadas fichas clínicas de pacientes idosos atendidos nas Clínicas de Odontologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências ? FTC/SSA, para obtenção de dados sobre as principais queixas que os levaram a procurar o atendimento odontológico, identificar as condições de saúde bucal, patologias orais evidenciadas e os tratamentos indicados. Através desses dados foram apontadas as principais manifestações orais associadas a esse grupo de pacientes e identificados os protocolos de atendimento. Conclusão: o avanço da idade trás declínio das funções fisiológicas do organismo, levando o indivíduo a um processo de envelhecimento que afetará sua vida nas mais variadas formas. Um atendimento odontológico ideal é o objetivo da odontologia geriátrica, trazendo segurança, conforto e reabilitação ao seu público alvo. Palavras-chave: Idoso, odontologia, saúde bucal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Eneida de Barros Santos - Coordenador / Roana Angelica Beltrão Mendes - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
-
2009 - 2010
Hepatite B: riscos e prevenção, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Eneida de Barros Santos - Coordenador / Silvio Andrade Melo - Integrante.
-
2008 - 2009
Saúde bucal dos colaboradores da FTC/SSA, Descrição: O atual perfil da Odontologia preocupa-se com a prevenção trazendo uma concepção de saúde bucal não somente de dentes preservados, mas sim de qualidade de vida. A política e a epidemiologia vêm contribuindo para que o Brasil deixe de ser conhecido como ?o país dos desdentados?. As ações dos cirurgiões-dentistas vão além do tratamento de doentes, orientações educativas e recomendações da fluoretação das águas de abastecimento, como por exemplo, a descentralização das políticas de saúde do Brasil. O conceito de Saúde Bucal passou por algumas alterações no decorrer do tempo que dividiu e norteou a prática odontológica. Atualmente atentando para os aspectos biológicos das doenças bucais, motiva-se o indivíduo para que invista na prevenção. As concepções de saúde bucal se modificaram, mas é certo que a qualidade de vida não existe quando há comprometimento da saúde bucal. A pesquisa será desenvolvida com os colaboradores dos serviços gerais da FTC/SSA, com o objetivo de avaliar as condições atuais da saúde bucal, com a finalidade de proporcionar melhoria nas condições da saúde geral, com redução do absenteísmo odontológico através de palestras educativas, exames bucais e realização de procedimentos curativos nas clínicas de atendimento odontológico da FTC/SSA. Os dados obtidos serão quantificados, tabulados e submetidos a análise estatística utilizando o programa Windows Excel e analisados através do programa Statistical Package of Social Science (SPSS). Unitermos: Saúde Bucal, Odontologia do Trabalho, Prevenção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Eneida de Barros Santos - Coordenador / Silvio Andrade Melo - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
-
2006 - 2007
Microinfiltração coronária de materiais utilizados como seladores coronários, Descrição: Avaliar in vitro, através do método de diafanização, a capacidade seladora de três materiais restauradores (IRM e resina), aplicados sobre os materiais intermediários (guta-percha e Coltosol). Estes serão utilizados sobre o assoalho da câmara pulpar e cavidade coronária de pré-molares humanos, imediatamente após a obturação do sistema de canais radiculares, com a finalidade de prevenir a microinfiltração coronária.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Eneida de Barros Santos - Coordenador / Emanuela Martins Sodré - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3
Prêmios
2018
Menção Honrosa na Categoria Apresentação Oral com o trabalho: Ampliação do forame apical em tratamentos endodônticos, II Jornada de Tecnologia e Ciências.
2017
Menção Honrosa na categoria apresentação oral - Ampliação do forame apical, I Jornada de Odontologia e Ciências - FTC/SSA.
2011
Professora Homenageada pelos formandos de Odontologia, Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador-BA.
2007
Professora Homengeada pela 1ª turma de Odontologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências, Faculdade de Tecnologia e Ciências.
2007
Professora Homenageada pela 2ª turma de Odontologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências, Faculdade de Tecnologia e Ciências.
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - 2021
Faculdade de Tecnologia e CiênciasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40
2006 - 2021
Instituto Mantenedor de Ensino Superior da BahiaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Superior Acadêmico, Carga horária: 40
2006 - 2021
Instituto Mantenedor de Ensino Superior da BahiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Odontologia, Carga horária: 40
2005 - 2021
Instituto Mantenedor de Ensino Superior da BahiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora do Curso de Atualização/Extensão em Endodontia
Atividades
-
04/2015
Ensino, Atualização/Extensão em Endodontia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Endodontia
-
02/2015
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador, Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador.Atividade realizada, Orientação de monitoria.
-
02/2009
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador, Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador.Atividade realizada, Orientação de trabalho de Conclusão de Curso - graduação.
-
08/2007
Ensino, Odontologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Clínica Odontológica III
-
02/2007
Ensino, Odontologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Clínica Odontológica II, Clínica Odontológica III, Endodonta
-
08/2006
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador.Linhas de pesquisa
-
05/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador.Cargo ou função, Membro do Colegiado Superior.
-
05/2006 - 06/2015
Direção e administração, Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador.Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Graduação em Odontologia.
-
07/2008 - 12/2008
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador, Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador.Atividade realizada, Orientação de monitoria em Clínica Odontológica - Endodontia.
-
02/2008 - 07/2008
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador, Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador.Atividade realizada, Orientação de monitoria em Endodontia.
-
02/2007 - 07/2007
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador, Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador.Atividade realizada, Orientação de monitoria em Clínica Odontológica.
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Odontologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Clínica Odontológica I
-
02/2006 - 07/2006
Ensino, Odontologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Endodontia I, Endodontia II
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Odontologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Endodontia I
2002 - 2002
Universidade Vale do Rio DoceVínculo: Hora/aula, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 19
Atividades
-
09/2002 - 12/2002
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Ciências da Saúde.Linhas de pesquisa
-
04/2002 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências da Saúde.Cargo ou função, Membro da Câmara de Pós-graduação e da Congregação da Faculdade de Ciências da Saúde/UNIVALE.
-
02/2002 - 12/2002
Ensino, Odontologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Endodontia
2005 - 2021
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADORVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Doutora, Carga horária: 40
2019 - 2023
Instituto odontológico das AméricasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Doutora
Outras informações:
Coordenadora e Professora da I turma de Atualização/Aperfeiçoamento em Endodontia.
Coordenadora e Professora da II turma de Atualização/Aperfeiçoamento em Endodontia.
Coordenadora e Professora da III turma de Atualização/Aperfeiçoamento em Endodontia.
Coordenadora e Professora da IV turma de Atualização/Aperfeiçoamento em Endodontia.
2019 - 2021
Instituto odontológico das AméricasVínculo: Professora da especialização, Enquadramento Funcional: Professora Doutora
Outras informações:
Professora do Curso de Especialização em Endodontia
2022 - Atual
Estácio Bahia, Estácio BahiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professora de Endodontia, Endodontia Clínica, Formação Profissional em Odontologia e Saúde Bucal e Sociedade PSF.
2021 - Atual
Estácio Bahia, Estácio BahiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Odontologia, Carga horária: 40
Atividades
-
08/2022
Ensino, Odontologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Clínica de Endodontia, Endodontia, Formação Profissional em Odontologia
-
10/2021
Direção e administração, Estácio da Bahia.Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Graduação em Odontologia.
2022 - Atual
Guide InstituteVínculo: Professora Colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora Curso Aperfeiçoamento Endodontia
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Eneida de Barros Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?