Danilo de Oliveira Sampaio

Danilo de Oliveira Sampaio é Professor Associado III, lotado no Departamento de Ciências Administrativas (CAD) da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pós-doutorado em Administração/Comportamento do Consumidor pela Faculdade de Economia (FEP) da Universidade do Porto, Portugal. Possui doutorado em Administração (Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG/Cepead-2012), mestrado em Administração (Universidade Estácio de Sá/2004) e graduação em Administração (Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF-1993). Atua na graduação e pós de Administração de Empresas e Adm. Pública (presencial e a distância). Ex-chefe de departamento e ex-Coordenador de Pesquisa e do Curso de Mestrado Acadêmico em Administração (PPGA) na FACC/UFJF. No momento está coordenando o MBA em Gestão Comercial e Vendas. Temas de pesquisa: comportamento do consumidor, consumo, objetivos do desenvolvimento sustentável/ONU, o professor de marketing, marketing internacional. Têm 44 artigos publicados em periódicos e 70 em congressos no Brasil e exterior, 57 orientações de graduação, 5 de mestrado, 2 de doutorado e participação em bancas de graduação e mestrado. Participa de 03 grupos de pesquisa e está como líder do grupo de pesquisa DESCOR, registrado pelo CNPq e UFJF. É parecerista de periódicos e congressos nacionais e internacionais. Realiza palestras e como convidado leciona a convite em Instituições de prestígio nacional e internacional. Atuou em organizações na área de marketing e vendas, com destaque para Nestlé, Pepsico, Embratel/Brasil Center, Cisper/O-I, Mesbla/Renner. Foi um dos fundadores-membro da Campe em 1992 (Empresa Júnior de Consultoria da FACC/UFJF). É membro do European International Business Academy (EIBA - UK) e participa de trabalhos junto ao World Association for Sustainable Development (WASD-UK). Também é membro do Grupo SCORAI (Sustainable Consumption Research and Action Iniciative), que trata sobre consumo sustentável.

Informações coletadas do Lattes em 29/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Administração

2009 - 2012

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Comportamento do consumidor de alimentos orgânicos: um estudo sobre crenças, atributos e grupos de referência
Marlusa Gosling. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Palavras-chave: Comportamento do consumidor; Marketing; Alimentos orgânicos; survey; focus group.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados Com Essas Atividades; Administração pública, defesa e seguridade social; Atividades de atenção à saúde humana.

Mestrado em Administração

2002 - 2004

Universidade Estácio de Sá
Título: Administração de Marcas em Empresas de Pequeno Porte - EPP, Ano de Obtenção: 2004
Antônio Martinez Fandiño.Palavras-chave: Gestão de marcas em micro, pequena e média empresa; Empreendedorismo; Marketing.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos / Especialidade: Gestão de Micro Média e Pequena Empresa. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Empreendedorismo.

Especialização em Marketing

1994 - 1995

Escola Superior de Propaganda e Marketing

Graduação em Administração

1989 - 1993

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Nestlé - Estudo de caso
Orientador: Jorge João Mokdeci

Pós-doutorado

2018

Pós-Doutorado. , Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas, Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Marketing. , Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Desenvolvimento Sustentável.

Formação complementar

2020 - 2020

TODOS SUSTENTÁVEIS 2020. (Carga horária: 12h). , Instituto Soul, IS, Brasil.

1996 - 1996

Consultoria Técnica Saltzburg Áustria. (Carga horária: 60h). , Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.

1993 - 1993

Proficiência do Idioma Inglês. , Test Of Foreign Language, TOEFL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia e Pensamento Estratégico.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Comportamento do Consumidor.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Sustentabilidade e alimentos orgânicos.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.

Organização de eventos

SAMPAIO, D. O. . Coordenador da área acadêmica de Gestão Ambiental do EGEN-UFU. 2021. (Congresso).

SAMPAIO, D. O. . Terças Científicas do DESCOR 2021. 2021. (Outro).

SAMPAIO, Danilo de O. . II Semana Acadêmica do Curso de Gestão do Agronegócio. 2007. (Congresso).

Participação em eventos

Global July.Consumer Behaviour. 2023. (Seminário).

XLVI Encontro da ANPAD ? EnANPAD 2022. O reflexo da diversidade do conselho de administração sobre as práticas ambientalmente responsáveis: uma análise das empresas pertencentes ao Índice Carbono Eficiente ? ICO2. 2022. (Congresso).

Nova era da Administração: Ruptura, agilidade, impacto e sustentabilidade. 2021. (Seminário).

Recuperação Econômica e Retomada Verde: como ser relevante no novo normal. 2020. (Seminário).

CASI-Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE JUIZ DE FORA: o marketing educacional como ferramenta de satisfação. 2016. (Congresso).

CASI-Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Avaliação da eficiência relativa das unidades acadêmicas da Universidade Federal de Juiz de Fora por meio de análise envoltória de dados. 2016. (Congresso).

CASI-Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Mediador de mesa de artigos cinetíficos. 2016. (Congresso).

CASI-Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Consumo e Simbolismo no Brasil: Poder, Prazer e Dívidas. 2016. (Congresso).

Seminário de estudos de casos Harvard de pós-graduação. 2016. (Seminário).

A relação entre fundações de apoio e instituições apoiadas. 2015. (Seminário).

ICIEMC2015 - International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour. O comportamento do consumidor brasileiro e português quanto ao estado de uso de automóveis. 2015. (Congresso).

Encontro de Gestão e Negócios-UFU.A Utilização dos Conceitos da Teoria do Resource-Based View nas Ações da Comissão Própria de Avaliação em Instituições de Ensino Superior. 2014. (Encontro).

Encontro de Gestão e Negócios-UFU.Um Estudo Exploratório Sobre o Consumo de Alimentos Orgânicos. 2014. (Encontro).

V Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis - AdCont 2014. A Influência do Gênero na Compra de Automóvel: Um Estudo Descritivo Realizado em Brasil e Portugal. 2014. (Congresso).

XXV ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. 2014. (Congresso).

European International Business Academy-EIBA. BEHAVIOUR OF THE ORGANIC FOOD CONSUMER IN BRAZILIAN RETAIL. 2013. (Congresso).

International Conference on Marketing and Consumer Behaviour-IPAM School. Intent to purchase and consumption of organic food in Brazil: a study on the beliefs, atributes and reference groups. 2013. (Congresso).

CASI 2012 - UFF - Congresso de Administração, Sociedade e Inoivação. Práticas de gestão de pessoas no comércio varejista de pequeno porte de Juiz de Fora - MG. 2012. (Congresso).

European International Business Academy-EIBA. Organic Food Consumer Behaviour in Brazil: A Qualitative Study. 2012. (Congresso).

XVIII Seminário de Iniciação Científica da UFJF.PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS E SUAS RELAÇÕES COM O MARKETING NO COMÉRCIO VAREJISTA DE PEQUENO PORTE EM JUIZ DE FORA - MG. 2012. (Seminário).

III Encontro do Cooperativismo Rondoniense..Marketing social em cooperativas. 2011. (Encontro).

IV Encontro de Marketing da Anpad - EMA. Marketing Esportivo: um estudo exploratório da publicação acadêmica brasileira. 2010. (Congresso).

XX Semana de Tendências.Minicurso: Marketing de Varejo. 2010. (Oficina).

IV Congresso Internacional de Administração e Marketing. A Estratégia na Ótica de Cinco Cooperativas de Minas Gerais. 2009. (Congresso).

VI Seminário sobre Gestão Profissional do Cooperativismo.Marketing em Cooperativas. 2009. (Seminário).

XI Colóquio Internacional sobre Poder Local. Comportamento do Consumidor: da Revolução do Consumo à Pós-Modernidade. 2009. (Congresso).

XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP. http://abepro.org.br. 2009. (Congresso).

79ª Semana do fazendeiro.Estratégias Competitivas - noções. 2008. (Encontro).

V Encontro de Pesquisadores Latino-americanos de Cooperativismo.The planning of marketing strategies in a credit co-operative in the State of Minas Gerais, Brazil. 2008. (Encontro).

78º Semana do fazendeiro.Marketing em Cooperativas. 2007. (Encontro).

Curso de extensão - Preparation course for the TOEFLibt. 2007. (Outra).

I Congresso de Gestão de Pessoas. Gestão de competências: modismo ou realidade. 2007. (Congresso).

II Semana Acadêmica de Gestão do Agronegócio. 2007. (Seminário).

Programa de Educação Tutorial.Oficina pedagógica de brainstorming sobre marketing em organizações sociais. 2007. (Oficina).

XIX Seminário Internacional de Política Econômica. 2007. (Seminário).

XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER. Curva ambiental de Kuznets para emissão de CO2 no Brasil (1970-2002). 2007. (Congresso).

Plano de capacitação docente continuado. 2006. (Seminário).

XVIII Seminário Internacional de Política Econômica. 2006. (Seminário).

Importância do Humor na Sala de Aula. 2005. (Oficina).

II Seminário de Empreendedorismo.II Seminário de Empreendedorismo. 2004. (Seminário).

Plano de Capacitação Docente. 2004. (Congresso).

Simpósio de Empreendedorismo e Marketing. 2004. (Seminário).

VII Semead - USP - FEA.VII SEMEAD - USP - FEA. 2004. (Seminário).

XV Enangrad. XV Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. 2004. (Congresso).

XVIII ENBRA.XVIII Encontro Brasileiro de Administração. 2004. (Encontro).

A didática atual: perfil e Perspectivas de trabalho. 2003. (Oficina).

Consultoria empresarial - teoria e prática.Consultoria Empresarial. 2003. (Seminário).

Cursos de atualização acadêmica. 2003. (Seminário).

I Semana de Oportunidades da Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. 2003. (Congresso).

Marcas como diferencial competitivo.Seminário de quartas de pesquisa. 2002. (Seminário).

Team Building-TEAL.Curso de Executivos. 2000. (Oficina).

Auditorias da Qualidade.Curso de Auditoria da Qualidade. 1999. (Oficina).

Normas de Qualidade - ISO 9000. 1999. (Oficina).

Supervisão de Vendas. 1996. (Oficina).

Fundamentos da Qualidade I. 1995. (Oficina).

Qualidade Total em Vendas. 1995. (Oficina).

Curso de WINDOWS. 1994. (Oficina).

Curso de Desenvolvimento de Executivos por Simulação de Negócios. 1991. (Oficina).

Seminário de Comércio Exterior. 1991. (Seminário).

XVII ENEAD.Encontro Nacional de Estudantes de Administração. 1991. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Hanna Guimarães Santos

SANTOS, G. J.; MOURAO, L. N.;SAMPAIO, D. O.. A adoção do discurso dissidente como meio de legitimação: o caso das bonecas Baby Alive. 2023.

Aluno: Lara Cordeiro Monteiro de Barros Leite

OLIVEIRA, V. C. S. E.; SANTOS, G. J.; BARRA, G. M. J.;SAMPAIO, D. O.. Ações afirmativas para acesso à pós-graduação stricto sensu: subsídios para normatização em universidades públicas federais do Brasil. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração Pública-Profiap) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fabrício Marques Werneck

SANTOS, G. J.; ABDALLA, M. M.;SAMPAIO, D. O.. A cocriação do discurso sustentável por atores do campo da moda. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Werner Masanossuke Magalhães Tanaka

MARRA, A. V.;SAMPAIO, D. O.; FERNANDES, P. C. M.; DINIZ, G. F. C.. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS MULHERES NAS COMUNICAÇÕES INSTITUCIONAIS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITARES DE MINAS GERAIS. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Erica Santos de Oliveira

FAGUNDES, A. F. A.; PAULA, V. A. F.;SAMPAIO, D. O.. EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR NO COMÉRCIO ELETRÔNICO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM ESTUDO REALIZADO NA REGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: LEONARDO AZEVEDO DE OLIVEIRA

SOUSA, C. V. E.SAMPAIO, D. O.; BUSSLER, N. R. C.. MARKETING MACROSSOCIAL E DENGUE: Ações de enfrentamento e controle no Estado de Minas Gerais. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro Universitário Unihorizontes.

Aluno: rafael rodolfo sartorelli sadocco

ANTONIALLI, L. M.; VIEIRA, K. C.; LOURENCO, C. D. S.;SAMPAIO, D. O.. RESPOSTAS ESTRATÉGICAS DAS ESCOLAS PARTICULARES DE EDUCAÇÃO BÁSICA FRENTE ÀS POLÍTICAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

BESSEGATO, L. F.; MONTEIRO, L. A.; ANTONIALLI, L. M.;SAMPAIO, D. O.. O processo inovativo nas empresas participantes do Projeto ALI - Agentes Locais de Inovação 2019/2020, nas regionais de Juiz de Fora e Cataguases: características, fatores facilitadores e dificultadores. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: MARIANA BARROS TEIXEIRA

MARRA, A. V.;SAMPAIO, D. O.; DINIZ, G. F. C.; PAIVA, K. C. M.. ?RISCO DE ADOECIMENTO E SENTIDO DO TRABALHO: A PERCEPÇÃO DE GESTORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) - Campus Florestal.

Aluno: Matheus Eduardo Rhemann Dias da Silva

SOUSA, C. V. eSAMPAIO, D. O.. POR QUE NÃO ELAS? Uma análise da percepção de agentes públicos e ?pais? acerca das campanhas de marketing social em prol da adoção de crianças e adolescentes. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro Universitário Unihorizontes.

Aluno: Tiago Setebrine de Oliveira

SOUSA, C. V. eSAMPAIO, D. O.; REZENDE, F. V.. Significados do consumo para o público LGBT: um estudo no Estado de Minas Gerais. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro Universitário Unihorizontes.

Aluno: Sheyla Mara Schreider

SAMPAIO, D. O.; SALDANHA, J. A. V.;FAGUNDES, A. F. A.. Satisfação do cliente e qualidade em serviços de beleza na cidade de Juiz de Fora: a percepção do consumidor. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Mariana Gonzaga Grezele

SANABIO, M. T.;LIMA JUNIOR, J. H. V.SAMPAIO, D. O.. Estratégias de marketing para museus: um estudo de caso do Museu de Arte Murilo Mendes. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração Pública-Profiap) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Cristiane Dalves Damaceno

SOUSA, C. V. e; BATINGA, G. L.;SAMPAIO, D. O.. Filhos do coração: análise da percepção dos atores envolvidos no processo de adoção de crianças e adolescentes sobre as campanhas de marketing social. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro Universitário Unihorizontes.

Aluno: Paulo Sérgio Silva

SOUSA, C. V. eSAMPAIO, D. O.. ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS CIDADÃOS ACERCA DAS CAMPANHAS DE MARKETING SOCIAL EM PROL DA DOAÇÃO DE SANGUE. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro Universitário Unihorizontes.

Aluno: Sthefani Lorena Ribeiro Resende

FAGUNDES, A. F. A.SAMPAIO, D. O.; PAULA, V. A. F.; LOPES, J. E. F.. A Experiência do Cliente de Empresas de Telecomunicações: uma proposta de metodologia para sua mensuração e análise considerando aspectos regionais. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Welington Cunha

SOUSA, C. V. e; BATINGA, G. L.;SAMPAIO, D. O.. Análise das campanhas de marketing social em prol da guarda responsável e adoção de animais de estimação: um estudo em Belo Horizonte e Região Metropolitana. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro Universitário Unihorizontes.

Aluno: Renata Morais Simões de Assis

LIMA JUNIOR, J. H. V.SAMPAIO, D. O.; CASTRO, M. C. D. E.. Qualidade de vida no trabalho dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Victor Miranda de Oliveira

SALDANHA, J. A. V.;SAMPAIO, D. O.; DOMINGUES JUNIOR, P. L.. A satisfação dos usuários do transporte rodoviário coletivo urbano: uma pesquisa no município de Juiz de Fora - MG. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Gleice Santana Morais

SAMPAIO, D. O.BESSEGATO, L. F.SOUSA, C. V. e; SANTOS, G. J.. Fatores que influenciam a escolha por cooperativas de crédito: uma proposição de escala. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Marcelo Gaio Mancio

BESSEGATO, L. F.SAMPAIO, D. O.; VIEIRA, M. T.. Educação empreendedora. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Carlos José Maimere Batista

ANTONIALLI, L. M.;SAMPAIO, D. O.; BARRA, G. M. J.. Estratégias corporativas de reposicionamento na cadeia de valor: o caso de uma indústria de equipamentos para controle de acesso sediada na Zona da Mata de Minas Gerais. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Tatiana Dornelas de Oliveira

ANTONIALLI, L. M.; SOARES, F.;SAMPAIO, D. O.; BARRA, G. M. J.. Estrutura de governança e cadeia de valor: comparação entre um hospital público e outro privado na cidade de Juiz de Fora-MG. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Marcelo Gaio Mancio

BESSEGATO, L. F.SAMPAIO, D. O.; VIEIRA, M. T.; QUININO, R. C.. Educação empreendedora no ensino superior: proposta de um programa adequado ao contexto brasileiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rafhaela Pereira Rangel

SALDANHA, J. A. V.;SAMPAIO, D. O.; DOMINGUES JUNIOR, P. L.. O marketing político no processo eleitoral para reitoria em uma instituição federal de ensino superior: um estudo na UFRRJ. 2018.

Aluno: Danielle Lisboa da Motta de Almeida

SALDANHA, J. A. V.;SAMPAIO, D. O.; DOMINGUES JUNIOR, P. L.. Grau de satisfação dos serviços complementares (ao ensino) em uma instituição pública de ensino superior: uma pesquisa de marketing realizada na UFRRJ. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Igor Leon Francelino de Oliveira

SAMPAIO, D. O.SOUSA, C. V. eANDALECIO, A. M. L.. Assimetria de Informação na Relação Médico-Paciente-Farmacêutico e seus Efeitos na Prescrição e Compra de Medicamentos. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro Universitário Unihorizontes.

Aluno: Geórgia Caetano de Oliveira Santos

SAMPAIO, D. O.SOUSA, C. V. eANDALECIO, A. M. L.. Estratégia de Comunicação e Marketing em Festas e Eventos Turísticos: O Carnaval de Belo Horizonte nos anos de 2014 e 2015. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro Universitário Unihorizontes.

Aluno: Daiane Medeiros Roque

FERREIRA, M. A. M.;LIMA, A. A. T. F. C.SAMPAIO, D. O.. Investigação sobre consumo de água de uma população universitária: hiato atitude-comportamento. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Bruno Barbosa Vieira

SALDANHA, J. A. V.;SAMPAIO, D. O.; AFONSO, C. W.. Marketing aplicado ao setor público: pesquisa de marketing como ferramenta para a melhoria da qualidade da gestão de uma Instituição Federal de Ensino Superior. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Laiene Fernanda Ferreira Sousa

FAGUNDES, A. F. A.; MORIGUCHI, S. N.; LOPES, J. E. F.;SAMPAIO, D. O.. A influência do endosso de blogueiras no comportamento das consumidoras de moda no Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Daniella Cristina Santos Quevedo

SALDANHA, J. A. V.;SAMPAIO, D. O.; AFONSO, C. W.; DOMINGUES JUNIOR, P. L.. A Recuperação de Falhas na Prestação de Serviços Hoteleiros como Ferramenta de Relacionamento: um Estudo na empresa Club Med Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Francielih Dorneles Silva

FAGUNDES, A. F. A.SAMPAIO, D. O.; MORIGUCHI, S. N.; LOPES, J. E. F.. MENU DO DIA: A INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DO ATRIBUTO ORGÂNICO NA INTENÇÃO DE COMPRA DE ALIMENTOS IN NATURA E PROCESSADOS. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Tamara Cecília Rangel Gomes

FERREIRA, V. C. P.SAMPAIO, Danilo de O.; NETTO, A. F. N.. Os impactos do modelo de gestão nos resultados positivos obtidos em avaliações externas: o caso do Colégio Estadual Waldemiro Pitta (2009-2012) à percepção de seus atores sociais. 2014. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Jorge de Lima Beltrão

FERREIRA, V. C. P.SAMPAIO, Danilo de O.; NETTO, A. F. N.. O desempenho das escolas de referência no litoral sul de Pernambuco. 2014. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Jane Maria Araujo Passos

FERREIRA, V. C. P.SAMPAIO, Danilo de O.; NETTO, A. F. N.. Práticas de gestão escolar e seus reflexos no desempenho de uma escola pública: o caso da Escola Estadual José Américo Barbosa. 2014. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Denise Barra Medeiros

FERREIRA, V. C. P.SAMPAIO, Danilo de O.; NETTO, A. F. N.. Os efeitos da política de bonificação do Estado do Rio de Janeiro nas ações gestoras de escolas etaduais do município de Valença. 2014. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fernanda Cavalcanti Mello

FERREIRA, V. C. P.SAMPAIO, Danilo de O.; NETTO, A. F. N.. A Escola SEEDUC-RJ e o Modelo de Universidade Corporativa: possibilidades e aproximações. 2014. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Carla Bertânia Conceição Souza

FERREIRA, V. C. P.; SOUZA, G. C. de;SAMPAIO, D. de O.. O Programa de Educação do Estado do Rio de Janeiro e os Resultados da Região Serrana II. 2014. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Eunides Carneiro Araújo

FERREIRA, V. C. P.SAMPAIO, Danilo de O.; LOSANO, C. C. B.. Modelo de Gestão de Sucesso em uma Escola Estadual de Educação Profissional do Ceará. 2013. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rita de Cássia Costa Maia

FERREIRA, V. C. P.SAMPAIO, Danilo de O.; SOUZA, G. C. de. O Desempenho de Escolas da Rede Estadual no Município de Patrocínio - MG no PROALFA: Uma Análise dos Fatores Afetos à Gestão Escolar de Quatro Casos Comparados. 2013. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Zely Mattos Rosa

FERREIRA, V. C. P.; BOCCHETTI, A.;SAMPAIO, Danilo de O.. A gestão escolar e sua influência nos resultados do PROALFA em uma escola da rede municipal de Juiz de Fora - MG. 2013. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fernanda Cavalcanti de Mello

PARADELLA, V. C.;SAMPAIO, Danilo de O.. Uma escola para a SEEDUC-RJ: contribuições à política de formação do Estado do Rio de Janeiro. 2013.

Aluno: Frâncio Silva Mendonça

PARREIRAS, Fernando S.;Gonçalves, Carlos A.SAMPAIO, Danilo de O.. Modelo de antecedentes da satisfação, da comunicação boca-a-boca e da aprendizagem em museus: um estudo empírico no Espaço TIM-UFMG do Conhecimento. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade FUMEC.

Aluno: PATRICIA FERREIRA COIMBRA PIMENTEL

SAMPAIO, Danilo de O.; Neto, J. A. F.; Silva, E. A.. As organizações cooperativas e os dilemas da ação coletiva: uma análise da Cooperativa de Laticínios Vale do Mucuri - COOLVAM - MG. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: POLIANA CRISTINA DE OLIVEIRA CRISTO DINIZ

FAGUNDES, A. F. A.SAMPAIO, D. O.; LADEIRA, W. Jr.; LOPES, J. E. F.; DA SILVA, J. G.. POSTO, LOGO EXISTO: UMA ANÁLISE DOS FATORES INFLUENCIADORES DO CONSUMO CONSPÍCUO NAS REDES SOCIAIS CONSIDERANDO A REGIONALIDADE. 2023. Tese (Doutorado em Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Jéssica Alessandra Santos Brito

TORRES JUNIOR, N.;GOSLING, M.; RENATO, P.;SAMPAIO, D. O.; MIYAKE, D. I.. COCRIAÇÃO E QUALIDADE: Um panorama em relação ao impacto da participação dos clientes na qualidade dos serviços em empresas de varejo, atacado e distribuição. 2022. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Raul da Costa Diniz

CHRISTINO, J. M. M.; PINTO, A. M. A.;SAMPAIO, D. O.; PINTO, M. R.; TORRES JUNIOR, N.. GESTÃO DO PROCESSO DE INTERAÇÕES ENTRE OS CLIENTES EM EMPRESAS DE COLIVING. 2021. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rodrigo Oliveira da Silva

SOARES, T. D. L. V. A. M.;LIMA JUNIOR, J. H. V.SAMPAIO, D. O.. Proposta de um modelo para análise na perspectiva relacional das estratégias políticas de empresas que operam em setores regulados - o caso do setor ferroviário brasileiro. 2016. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: JULIANO LIMA SOARES

BULGACOV, S.;SAMPAIO, D. O.; CUNHA, J. C.; STEINER NETO, P. J.. Gestão da Inovação e Estratégia Empresarial: a Relação entre o Grau de Ambidestralidade e a Vantagem Competitiva. 2016. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Positivo.

Aluno: Elaine Cristina Cestari

OLIVEIRA, S. R. M.;SAMPAIO, D. O.; RODRIGUES, E. C. C.. CAPACIDADES DINÂMICAS PARA A INOVAÇÃO NA ERA DA TRANSFORMAÇÃO. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Administracao) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vinicius Junior Damasceno

BESSEGATO, L. F.SAMPAIO, D. O.; QUININO, R. C.. Comportamento do e-consumidor varejista: um estudo aplicado com Market Basket Analysis. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Túlio Pereira Veiga

SAMPAIO, D. O.SOUSA, C. V. e; SANTOS, G. J.. COMPORTAMENTO DE COMPRA ORGANIZACIONAL NO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL DE JUIZ DE FORA ? MINAS GERAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA SUSTENTABILIDADE. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Júnia Mariusa dos Santos Silveira

SANTOS, G. J.; RODRIGUES, M. C.;SAMPAIO, D. de O.. O papel do gestor escolar na implementação das tecnologias de informação e comunicação: um estudo em duas escolas da superintendência regional de ensino de Caratinga-MG. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Paulo Aparecido Tomaz

SANTOS, G. J.; RODRIGUES, M. C.;SAMPAIO, D. de O.. Possibilidades de uso das informações do sistema mineiro de administração escolar na gestão das escolas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Iberson Mendes da Costa

DAVID, M. V.; SANABIO, M. T.;SAMPAIO, D. de O.. O processo de certificação ISO 9001/2008: sistema de gestão da qualidade na SEDUC/AM: o caso de uma escola. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Antonio Pinheiro Neto

SAMPAIO, Danilo de O.FERREIRA, V. C. P.. A implementação das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nas escolas estaduais da Superintendência Regional de Caxambú. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Carolina Petermann de Mendonça

SAMPAIO, D. O.SANTIAGO, C. V.. O papel das mídias sociais no processo de vendas. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Comercial e Vendas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Thatiane Borges de Oliveira Lemos

Celso Moares;SAMPAIO, D. de O.. Eficiência em saúde: uma avaliação dos gastos per capita nos municípios da Zona da Mata Mineira pelo método da análise envolvtória de dados. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Moisés da Silva

SAMPAIO, D. de O.. Satisfação e Comprometimento no Trabalho: Estudo de caso em uma organização pública. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: VALDIONE DA SILVEIRA ROBERTO ALMEIDA

SAMPAIO, D. de O.. A COLETA E O DESTINO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA CIDADE DE ERVÁLIA ? MG. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Wellington John Costa

SAMPAIO, Danilo de O.. Marketing Social e a Imagem da Empresa. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Marketing) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Aluno: Janssem Amorim Barbosa Roque

MENDONÇA, R. R. S.;SAMPAIO, D. O.; ALMEIDA, T. G.. Aplicação de um Instrumento para Análise Estratégica: um estudo de caso realizado numa organização imobiliária sediada em Juiz de Fora. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: MARCELA OLIVEIRA ADUM

MIRANDA, A. B. L.SAMPAIO, D. O.; OUCHI, C. S. C.. RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E AMBIENTAL: CONSIDERAÇÕES DA IMAGEM INSTITUCIONAL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Marcela Eduarda de Lima Soares

SAMPAIO, D. O.; SANTOS, G. J.; PINTO, C. L.. Aplicação do marketing digital na área da saúde: o estudo de caso da empresa Samta Paz Card. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gabriel Breder Krempser

SANTOS, G. J.;SAMPAIO, D. O.; PINTO, C. L.. Plano de negócio para uma padaria no bairro São Pedro, Juiz de Fora, MG. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Hanna Guimarães Santos

SANTOS, G. J.;SAMPAIO, D. O.LIMA JUNIOR, J. H. V.. As embalagens de brinquedos no Brasil e o sexismo: um estudo segundo a teoria institucional. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Sarah Furtado Lima

LOPES, C. H. T.;SAMPAIO, D. O.; ROCHA, T. P. M.. A logística reversa aplicada às embalagens vazias de agrotóxicos, no município de Rio Pomba, MG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Danilo Guimarães dos Santos

LOPES, C. H. T.;SAMPAIO, D. O.SANTIAGO, C. V.. A certificação da qualidade em hotelaria: um estudo de campo em uma rede de hotéis de Juiz de Fora. 2017.

Aluno: Daniele Cristina de Oliveira

MENDONÇA, R. R. S.;SAMPAIO, D. O.LIMA JUNIOR, J. H. V.. Elementos potencializadores na formação da estratégia numa incubadora de empresas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Jéssica Carina Victor Domenico

SAMPAIO, D. O.LIMA JUNIOR, J. H. V.SANTIAGO, C. V.. O visual merchandising como estratégia motivadora de consumo de bens de luxo no mercado de moda em Juiz de Fora. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Paulo de Oliveira Silva

MENDONÇA, R. R. S.;SAMPAIO, D. O.. Participação popular na Administração Pública. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rodrigo Octávio de Oliveira Bita

SANTIAGO, C. V.SAMPAIO, D. O.; OLIVEIRA, V. C. S. E.. A evolução do sistema de escrituração e seus impactos em uma pequena empresa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Daniel de Paula Lanziontti

LIMA JUNIOR, J. H. V.SAMPAIO, D. O.; MORAES JUNIOR, C. S.. Estratégias de marketing do Grupo Vaporetto. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Nayara Gonçalves Lauriano

SANTIAGO, C. V.SAMPAIO, D. O.SANTOS JÚNIOR, A. F dos. A caracterização do sistema local de inovação de Juiz de Fora sob a perspectiva da Triple Hélice. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Guilherme Elias Granato de Souza

RODRIGUES, I. S.;SAMPAIO, D. O.; MARTINS, P. C.. Marketing de relacionamento: as particularidades e contradições do marketing de rede. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Sara Lacerda Batista

MORAES JUNIOR, C. S.;SAMPAIO, D. O.; BERNARDO, H. P.. Levantamento de metodologias de avaliação de marca a partir de critérios de seleção bibliométrica e revisão integrativa de literatura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gustavo Jardim Barino

CUNHA, R. M.;SAMPAIO, D. O.; CALVANO, R.. Mensuração da reputação corporativa de empresas brasileiras que vendem online: a validação de uma escala. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação Sudeste MG.

Aluno: Lara Campolina Lamas

SANTOS JÚNIOR, A. F dosSAMPAIO, D. de O.; BARRA, G. M. J.. Gestão integrada da cadeia de suprimentos: uma análise de sua eficiência enquanto fator de aumento de competitividade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Cíntia E

SAMPAIO, D. de O.MORAES, C.. Cunha O. Freitas.Implantação do Programa Saúde da Família Bucal no Município de Juiz de Fora. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Elizabeth Fernandes Mariano

SAMPAIO, D. de O.MORAES, C.. O desafio da ressocialização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Emanuel Mota Castro

SAMPAIO, D. de O.MORAES, C.. A influência da Administração na evolução do sistema prisional mineiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Márcia Cristina de Almeida

SAMPAIO, D. de O.MORAES, C.. As ações na gestão de acolhimento no hemocentro de Juiz de Fora ante as diretrizes do programa de humanização do Ministério da Saúde. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fernando Ribeiro de Rezende

SANTIAGO, C. V.; SOARES, F.;SAMPAIO, D. O.. Verificação no modelo Cerne no setor de incubação de empresas do Centro Regional de Inovação e Transferência Tecnológica - CRITT. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Mayra Prata Queiroz

FERREIRA, V. C. P.SAMPAIO, D. O.MIRANDA, A. B. L.. A gestão do turnover em um hospital: um estudo de caso sobre a rotatividade dos técnicos de enfermagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Robson Carmélio Ferreira

SAMPAIO, Danilo de O.; CUNHA, N.R.S.; CAMPOS, D. C. S.. Um Estudo sobre o Referencial Teórico do Marketing no Agronegócio de Café. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Márcio José de Mello

SAMPAIO, Danilo de O.. A importância do gestor financeiro no desenvolvimento da micro e pequena empresa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Aluno: Márcio bastos

SAMPAIO, Danilo de O.. TI empregada na gestão de Cadeia de Suprimentos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração- Sistemas de Informação) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Aluno: Luiz Cláudio Alvim

SAMPAIO, Danilo de O.. Gestão participativa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Aluno: Priscila Fidélis

SAMPAIO, Danilo de O.; Gravina; Augusto. Gestão de talentos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Aluno: Deocleciano Alves de Almeida Júnior

Luciano;SAMPAIO, Danilo de O.; Nelson. Crédito: fator facilitador de vendas e ao mesmo tempo fator de risco para as empresas do varejo de calçado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fesjf.

Aluno: LUCIANA SCHUCHTER SOARES

SAMPAIO, Danilo de O.; SILVA, J. A. O.; CUNHA, R. M.. Marketing de relacionamento no varejo: a busca pela satisfação do consumidor. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fesjf.

Aluno: Mara Lúcia Maia Gama Fernandes

SOARES, F.;SAMPAIO, Danilo de O.; CUNHA, R. M.. Cooperativa de crédito mútulo na área de saúde: Unicred Juiz de Fora. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fesjf.

Aluno: Márcio Rocha Duarte

Annik; Wagner;SAMPAIO, Danilo de O.. Ferramenta de qualidade para melhoria de processos produtivos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Aluno: Alysson Alberto Cardoso

SAMPAIO, Danilo de O.; SOARES, F.; CUNHA, R. M.. Comunicação interna como ferramenta de endomarketing: o caso da Daimler Chrysler. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Aluno: Luciana Ferreira Landin

Luciano;SAMPAIO, Danilo de O.; Santos. A relevância da margem de contribuição como perspectiva para tomada de decisão nas micro e pequenas empresas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fesjf.

Aluno: Jefferson Costa e Ludmila de S

SAMPAIO, Danilo de O.VISCARDI, A. W.; SILVA, J. A. O.. Barboza.Potencial empreendedor do profissional de odontologia em Juiz de Fora: uma pesquisa exploratória. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Aluno: Aurélio A

SAMPAIO, Danilo de O.; CUNHA, R. M.; MORAES, M. M.. Tostes.O marketing de relacionamento como um diferencial. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Aluno: Claudia Elizândra Magalhães

SAMPAIO, Danilo de O.; MORAES, M. M.; LOBO, J. R. M.. O treinamento em vendas como alavanca para otimizar os resultados na organização. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Marketing) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Aluno: Danielli Nascimento Privato

SAMPAIO, Danilo de O.; LOBO, J. R. M.; MORAES, M. M.. Propostas sobre estratégias de posicionamento do produto no mercado: o caso NM Jeans Bram. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Aluno: Maria José de L Oliveira

SAMPAIO, Danilo de O.; MORAES, M. M.; LOBO, J. R. M.. A importância do atendimento diferenciado: o caso do Centro Especializado Odontológico - CEO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Marketing) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Aluno: Juliane Aparecida Neves

SAMPAIO, Danilo de O.; MORAES, M. M.; LOBO, J. R. M.. Marketing e promoção de eventos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Marketing) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Aluno: Fabiana Nejaim de Campos

SAMPAIO, Danilo de O.; CUNHA, R. M.; MORAES, M. M.. Marketing social como estratégia empresarial. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Marketing) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Aluno: Shirley Crispi Ferreira

SAMPAIO, Danilo de O.; CUNHA, R. M.; MORAES, M. M.. O atendimento ao público como ferramenta estratégica: o caso Unimed Juiz de Fora. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Aluno: Fabiane Nejaim de Campos

SAMPAIO, Danilo de O.; CUNHA, R. M.; MORAES, M. M.. O endomarketing como fator de qualidade no atendimento em lojas de departamento. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Marketing) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Aluno: Kimara Reis de Souza Cruz

SAMPAIO, Danilo de O.; CUNHA, R. M.; MORAES, M. M.. O atendimento como diferencial para a obtenção de vantagem competitiva: caso Liferraz. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Aluno: Fernando Fortuna Campos

SAMPAIO, Danilo de O.; MORAES, M. M.; CUNHA, R. M.. A criação do departamento de vendas como diferencial competitivo na área de prestação de serviço. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Aluno: Karla Fortini Cruz

SAMPAIO, Danilo de O.; CUNHA, R. M.; MORAES, M. M.. Endomarketing como ferramneta de motivação: estudo de caso Magazine Luíza. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Aluno: Luiz Eduardo Fernandes Coelho

SAMPAIO, Danilo de O.; MORAES, M. M.; CUNHA, R. M.. O mundo digital e o futuro do marketing direto. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Marketing) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Aluno: Edson Vander Coura

SAMPAIO, Danilo de O.; MORAES, M. M.; CUNHA, R. M.. Decisão estratégica em TI. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração- Sistemas de Informação) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Aluno: Tarcísio José de Carvalho Priano

SAMPAIO, Danilo de O.; MORAES, M. M.; CUNHA, R. M.. Comparativo entre software livre e software proprietário. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração- Sistemas de Informação) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Aluno: Marcos Alexandre Julião Fernandes

SAMPAIO, Danilo de O.; CUNHA, R. M.; MORAES, M. M.. Metodologia e análise de solução de problemas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração- Sistemas de Informação) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Aluno: Nuno Miguel Fernandes

SAMPAIO, Danilo de O.; MORAES, M. M.; CUNHA, R. M.. Empreendedor , o agente responsável pelo sucesso da empresa familiar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Aluno: Marcelo O

SAMPAIO, Danilo de O.; CUNHA, R. M.; MORAES, M. M.. Costa.Principais dificuldades do D2C (Business to Consumer) para conquista do mercado. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Aluno: Maury Barreto Júnior

SAMPAIO, Danilo de O.; CUNHA, R. M.; MORAES, M. M.. Tecnologia de informação no apoio a empresa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração- Sistemas de Informação) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Aluno: Leandro de Souza Santos

SAMPAIO, Danilo de O.; CUNHA, R. M.; MORAES, M. M.. Data Warehouse. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração- Sistemas de Informação) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Aluno: Alberto Gonçalves Moura Bogea

SAMPAIO, Danilo de O.; CUNHA, R. M.; MORAES, M. M.. O comércio eletrônico, suas ferramentas e a aceitação do público. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração- Sistemas de Informação) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Aluno: Otávio de Barros Freitas

SAMPAIO, Danilo de O.; CUNHA, R. M.; MORAES, M. M.. O data warehouse como ferramenta de vantagem competitiva. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração- Sistemas de Informação) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Aluno: João Bosco da Costa e André Luiz Pires

SAMPAIO, Danilo de O.; AZEVEDO, Leonardo. Excelência no Atendimento à Clientes: como vender mais e melhor. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Aluno: Caroline de Carvalho Barradas

SAMPAIO, Danilo de O.. Excelência no Atendimento do Setor Bancário: Estudo de Caso do Banco Real em juiz de Fora. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Granbery da Igreja Metodista.

Aluno: Imaculada Vicente e Maria das Graças Manfrini

SAMPAIO, Danilo de O.. Motivação: Ferramenta para Excelência no Atendimento. 2005. Outra participação, Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

SAMPAIO, Danilo de O.. Professor participante de banca para a disciplina Sistemas de Informação Gerencial. 2004. Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

THIELMANN, R.;SAMPAIO, D. O.; CONEJERO, M. A.; SOUZA, M. A. F.; SIQUEIRA, P. H. L.. concurso público para provimento do cargo de Professor do Magistério Superior para a área de conhecimento Administração Geral, classe A ? Adjunto A e carga horária 40 h DE no âmbito do Departamento de Administração e Administração Pública (VAD) da UFF. 2024. Universidade Federal Fluminense.

SAMPAIO, D. O.BESSEGATO, L. F.. Banca - comissão de inclusão para docente permanente do quadro do Mestrado Acadêmico de Administração. 2017. Universidade Federal de Juiz de Fora.

SAMPAIO, Danilo de O.. Membro associado da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração - ANGRAD. 2004. Associação Nacional dos Cursos de Graduação Em Administração.

SAMPAIO, Danilo de O.. Membro associado individual da Associação Nacional de Pós Graduação em Administração. 2004. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.

SAMPAIO, Danilo de O.. Banca sobre o Marketing Esportivo. 2003. Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Orientou

Luiz Otavio de Freitas Oliveira Filho

Consumo de água e comportamento humano em relação aos ODS`s 6 e 12 da ONU; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ufjf; (Orientador);

Vitória Polato de Lima

Comportamento do consumidor de energia elétrica de classe média em Juiz de Fora; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; (Orientador);

LUCIANA SCHUCHTER SOARES

Empreendedorismo Feminino: Uma análise sob a ótica do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 da ONU; 2024; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ufjf; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Andyara Cesar Teixeira Barbosa

O desenvolvimento sustentável e sua interface com a saúde: uma análise sobre a convergência entre os serviços de saúde em Juiz de Fora e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável traçados pela Organização das Nações Unidas; 2024; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Lucas Nunes Moreira

Relação entre inovação e empreendedorismo: a percepção dos microempreendedores individuais na cidade de Juiz de Fora - MG; 2023; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Daniel Vieira do Carmo

Comportamento do consumidor vegano: fatores que influenciam na decisão de aquisição de produtos e serviços em Juiz de Fora; 2023; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Túlio Pereira Veiga

COMPRAS ORGANIZACIONAIS SUSTENTÁVEIS: UM ESTUDO NO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM JUIZ DE FORA (MG); 2022; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ufjf; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

[Nome removido após solicitação do usuário]

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS - IMPLANTAÇÃO DE COMPOSTEIRAS ELÉTRICAS NO RU/UFJF; 2021; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

THAÍNE QUINTANILHA FERNANDES VIEIRA

EMPREENDEDORISMO FEMININO E OS AGENTES PÚBLICOS: DESAFIOS DAS EMPREENDEDORAS DO COMÉRCIO EM CORONEL FABRICIANO - MG; 2021; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Frederico Ribeiro Rosas

Análise das ações de Desenvolvimento Sustentável implementadas na Universidade Federal de Juiz de Fora-um estudo de caso; 2020; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Lara Cordeiro Monteiro de Barros Leite

Ações afirmativas para acesso à pós-graduação stricto sensu: subsídios para normatização em universidades públicas federais do Brasil; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) - ufjf, ; Coorientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Laura Aline Caldi de Azevedo

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS POR EMPRESA DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO INTERESTADUAL POR MEIO DA ESCALA SERVQUAL EM MOMENTOS DE PANDEMIA DA COVID-19; 2020; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ; Coorientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Beatriz dos Anjos Furtado

Fatores que influenciam a intenção de compra de cosméticos sustentáveis; 2019; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora - PROPESQ; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Lucas Costa Correa

FATORES DE INFLUÊNCIA NO USO DE CRIPTOMOEDAS NO BRASIL; 2019; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora - PROPESQ; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Thiago Coutinho de Oliveira

Fatores de escolha no comportamento do consumidor de cursos de extensão na modalidade EAD no Brasil; 2019; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Sheyla Mara Schreider

Relação entre determinantes de satisfação dos clientes em serviços de salão de beleza baseado no modelo Tinoco (2018): um estudo de caso na cidade de Juiz de Fora-MG; 2018; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Gleice Santana Morais

Fatores que influenciam a associação em cooperativas de créditos; 2018; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Jani Torres

A formação básica do gestor escolar enquanto membro do processo seletivo interno da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro: o caso da Reginal Serrana II; 2015; Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Coorientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

JULIANO LIMA SOARES

Estratégia empresarial segundo a visão baseada em recursos no setor de educação: um estudo de caso na Faculdade Integrada de Sorriso após a aquisição do grupo Kroton Educacional; 2013; Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais, ; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Rodrigo Coimbra

Comportamento do consumidor de automóveis no Brasil e em Portugual; 2012; Dissertação (Mestrado em Marketing) - Universidade do Porto, ; Coorientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Rodrigo R

Coimbra; COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR, SATISFAÇÃO COM A VIDA, DIMENSÕES CULTURAIS E MOTIVAÇÃO HEDÓNICA E UTILITÁRIA: UM ESTUDO NOS SUPERMERCADOS DO BRASIL, COREIA DO SUL E PORTUGAL; 2020; Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Porto, ; Coorientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

WILLIAN DE PAULA FRANCO

Análise da escala servqual em um atacado; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Comercial e Vendas) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Elisangela Pascoalini dos Reis

O papel do profissional de vendas no setor veterinário; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Comercial e Vendas) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

PEDRO HENRIQUE DE CASTRO SOARES

O profissional de vendas em uma empresa distribuidora; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Comercial e Vendas) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Polyana Nayane Laier

Gestão de vendas em uma empresa startup; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Comercial e Vendas) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

VITHÓRIA FROSSARD COSTA

Profissional de vendas em uma empresa de móveis; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Comercial e Vendas) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Vithor Marques Oliveira

A relação de marketing e vendas em uma organização de varejo; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Comercial e Vendas) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Amélia Aparecida do Couto Martins

ALTO ÌNDICE DE ABSENTEÍSMO EM UMA INSTITUIÇÃO DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública-GP) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

ANA PAULA SOUZA FRANZONI DE OLIVEIRA

CAPACITAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL PARA FORMALIZAÇÃO DE TERMOS DE PARCERIA ATRAVÉS DO FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE UBÁ/MG; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública-GP) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

ANDRÉ MAURÍCIO LACERDA DE SOUZA

A MOTIVAÇÃO COMO FATOR DE AUMENTO DA PRODUTIVIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública-GP) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

ANDRÉA FIDÉLIS SILVA FARIA

SAÚDE BUCAL INFANTIL EM CATAGUASES; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública-GP) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Claudiomiro Ferrari de Castro

INTRODUÇÃO DE NOVO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA FUNDAÇÃO HOSPITALAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública-GP) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

DANIELLE OLIVEIRA VASQUES SOUZA

ALTERNATIVAS PARA PROFISSIONALIZAÇÃO DE AGENTES VOLUNTÁRIOS DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE: UM ESTUDO DE CASO; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública-GP) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Fabrício Araújo de Almeida Santos

POLÍTICAS PÚBLICAS DE ARBORIZAÇÃO URBANA EM BARBACENA-MG: UM PANORAMA DA ATUAL SITUAÇÃO E PROPOSTAS DE APERFEIÇOAMENTO; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública-GP) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Filipe Santiago dos Reis

A GESTÃO DE PROJETOS APLICADA ÀS TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS DA UNIÃO PARA MUNICÍPIOS BRASILEIROS: O CASO DE UMA PREFEITURA DE MÉDIO PORTE; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública-GP) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Genimar Vieira Grosso

PROPOSTA DE UMA REFORMA PARA O REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DE UM MUNICÍPIO MINEIRO; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública-GP) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

JAMAICA DOS REIS VILELA

RESTRUTURAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE-COMDEMA-CATAGUASES/MG; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública-GP) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Vânia Cristina de Souza Silva

A MELHORIA DA GESTÃO DE COMPRAS NA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANDRELÂNDIA, MINAS GERAIS; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública-GP) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

WARLEI EDUADO ALVES

A CONTINUIDADE E DESCONTINUIDADE DOS PROJETOS PÚBLICOS APÓS AS TROCAS DE GESTÕES; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública-GP) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

WILLIAN RODRIGO DA SILVA

IMPLANTAÇÃO DE UMA CRECHE NO MUNICÍPIO DE MADRE DE DEUS DE MINAS - MG; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública-GP) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Antonio Ramos

HABITAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública Municipal - EAD/PNAP) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

ANGELLO MARQUES AGRELLI

Programa de Capacitação em licitação do Ministério Público no Estado de Minas Gerais; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública Municipal - EAD/PNAP) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Antônio Carlos Guimarães da Silva

PROJETO DE INTERVENÇÃO PARA CRIAÇÃO DE UMA AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL NO MUNICÍPIO DE ERVÁLIA- MG; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública Municipal - EAD/PNAP) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

ELIZETH CRISTINA DA COSTA

COMPARTILHAMENTO DE SOLUÇÕES QUE ALIAM TECNOLOGIA E GERENCIAMENTO DA INFORMAÇÃO NOS ORGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública Municipal - EAD/PNAP) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Gilcinéa da Consolação Teles

ROTEIRO DE TRAMITAÇÃO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NA PREFEITURA MUNICIPAL DE CONSELHEIRO LAFAIETE-MG; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública Municipal - EAD/PNAP) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Fernanda da Silva Morone

IMPLATAÇÃO DO SETOR DE COBRANÇAS EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública Municipal - EAD/PNAP) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Kátia Cilene Goulart dos Santos

IMPLANTAÇÃO DE EQUIPAMENTO PÚBLICO DE SEGURANÇA ALIMENTAR: RESTAURANTE POPULAR; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública Municipal - EAD/PNAP) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Fábio José da Silva

VIABILIZAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS CIVIS PARA A ÁREA ADMINISTRATIVA DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS, COM A MINIMIZAÇÃO DO CUSTO ADMINISTRATIVO E MAXIMIZAÇÃO DO EFETIVO OPERACIONAL E REFLEXOS NO PÚBLICO EXTERNO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública Municipal - EAD/PNAP) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

FABIANO LUIS RODRIGUES ZEBRAL

MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO E SUA INTEGRAÇÃO À GESTÃO URBANA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública Municipal - EAD/PNAP) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Giselle Leon Fernandes

Endomarketing em cursos preparatórios para consursos e vestibulares de Juiz de Fora-MG: um estudo de caso do curso X; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Pedagogia Empresarial) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Josiane Lamim de Paula

O endomarketing na Livraria Paulus em Juiz de Fora-MG: um estudo de caso; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Pedagogia Empresarial) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Fernando Luiz Furtado Silva

Gestão de pessoas e liderança: vivência e práticas de uma organização; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Empresarial) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Caroline Teixeira

O profissional de RH: uma análise sobre sua atuação no marketing organizacional; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Pedagogia Empresarial) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Wellington John Costa

Marketing social e a imagem da empresa; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Marketing) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Ana Beatriz Louzada Eugênio

Influenciadores digitais enquanto agentes de impacto negativo em relação à imagem das organizações; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

RENATO MAGATON DE PAULA

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DA VENDA NO E-COMMERCE PELOS PROPRIETÁRIOS DE VAREJISTAS DE MÓVEIS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Phelipe Zatta

Marketing digital durante a pandemia do COVID-19: uma análise do comportamento do consumidor empresarial; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Larissa Fartes e Silva

A VISÃO DO CONSUMIDOR DE ALIMENTOS VEGANOS SOBRE O SEU COMPORTAMENTO DE CONSUMO: UM ESTUDO QUALITATIVO EM JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Marcela

Planejamento de uma pequena empresa na área de saúde no mundo digital de vendas; um estudo de caso; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

MARIA ALICE

A moda como forma de expressão: um estudo de caso com a geração Y da Universidade Federal de Juiz de Fora; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Katherine Sousa Pedreira

UMA ANÁLISE DOS FATORES QUE INFLUENCIAM O CONSUMO DE CERVEJAS ARTESANAIS NA CIDADE DE JUIZ DE FORA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Marcel Gaudard Cheik Kaled

A percepção da gestão de marketing pelos microempresários dos estúdios e das gravadoras de música e mídia de Juiz de Fora; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Patrícia Faria de Mattos

Percepções dos juizforanos universitários que realizam compras online em sites internacionais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Ian Weiss

Marketing em Startups; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

André Pinheiro

Comportamento do consumidor e descarte; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Elida Sporch

Percepção da qualidade dos serviços prestados pela Associação Feminina de Combate ao Câncer na cidade de S; J; Nepomuceno e região; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

João Eduardo Leitão

O modelo de Administração Pública do Comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Julia Lourenco N

de Oliveira; Políticas públicas para a Educação ? ações e resultados no município de Cruzília/MG; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

LEIZIANY SILVA RUBIM

Intercâmbio e parceria acadêmica internacional: o caso da UFJF; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Lucas Cassab Lopes

Principais falhas nas tentativas de reforma administrativa no Brasil a partir de 1995; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Marina Calçado Moreira de Abreu

ANÁLISE DO GERENCIAMENTO DO COMPOSTO DE MARKETING EXERCIDO POR UMA ORGANIZAÇÃO DO RAMO DE EMBALAGENS DE PAPELÃO ONDULADO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Geisse Vieira

O consumo de bebidas alcoólicas pelo público jovem: uma visão do marketing soicial; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Rafael Breveglieri de Castro Freitas

A gestão do marketing esportivo no projeto Vôlei UFJF; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Paola de Oliveira Rios

Fatores que levam os graduandos da Universidade Federal de Juiz de Fora a realizarem compras por impulso: um estduo em lojas virtuais; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

JOSÉ LUCAS MARTINS DIAS MOREIRA

A PERCEPÇÃO DOS CLIENTES ORGANIZACIONAIS DA MRS LOGÍSTICA S; A; EM RELAÇÃO AO MARKETING DE RELACIONAMENTO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

CARINA DO PRADO SILVA

O MARKETING INTERNACIONAL SOB O PONTO DE VISTA DAS ORGANIZAÇÕES EXPORTADORAS EM JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

RAFAEL GONÇALVES

COMPOSTO DE MARKETING EM RESTAURANTES: O CASO MR; TUGAS PIZZARIA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

JOAO PAULO WERNECK PIRES

Monografia - TCC; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Tiago Mauad

Uma revisão bibliográfica sobre marcas no contexto de marketing; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

REnata Mendes

Marketing social aplicado em cooperativas de Juiz de Fora - MG: múltiplo estudo de caso; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Roberto Trofano

Marketing de relacionamento no setor bancário; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Roberto Bastos Toffano

Monografia - TCC; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Anderson Henrique de Lima

Marketing de relacionamento no setor público: o caso dos Correios em Juiz de Fora-MG; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Bruno Gonçalves de Oliveira

A influência da indústria farmacêutica no processo de indicação de marca de medicamentos junto aos médicos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Larissa Fernandes

CLYREP SERVIÇOS GRÁFICOS LTDA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Eder Apelo Dornelas Júnior

Administração estratégica de pequenas empresas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Raquel da Rocha Guedes

Administração estratégica em uma organização de pequeno porte: um estudo de caso; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Carla Magalhães Léo

PLANO DE MARKETING DE UMA PRODUTORA DE FILMES: ATUAÇÃO NO MERCADO DE JUIZ DE FORA E PENETRAÇÃO NO MERCADO DO RIO DE JANEIRO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Robson Carmélio Ferreira

Um Estudo sobre o Referencial Teórico do Marketing no Agronegócio de Café; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Leonardo de Oliveira Gomes

Consumo de cafés especiais: um estudo na região sudeste; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Luciana Schuster Soares

Marketing de relacionamento no varejo: a busca pela satisfação do consumidor; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Marketing) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Alysson Alberto Cardoso

Comunicação interna como ferramenta de endomarketing: o caso da Daimler Chrysler do Brasil; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Marketing) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Aurélio A

Tostes; O marketing de relacionamento como diferencial; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Claudia Elizândra Magalhães

O treinamento em vendas como alavanca para otimizar os resultados na organização; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Marketing) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Danielli Nascimento Privato

Propostas sobre estratégias de posicionamento do produto no mercado: o caso NM Jeans Bram; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Marketing) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Maria José de L

Oliveira; A importância do atendimento diferenciado : o caso do Centro Especializado Odontológico - CEO; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Juliane Aparecida Neves

Marketing e promoção de eventos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Fabiana Nejaim de Campos

Marketing social como estratégia empresarial; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Marketing) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Shirley Crispi Ferreira

O atendimento ao público como ferramenta estratégica: o caso Unimed Juiz de Fora; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Fabiane Nejaim Campos

O endomarketing como fator de qualidade no atendimento em lojas de departamento; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Kimara Reis de Souza Cruz

O atendimento como diferencial para obtenção de vantagem competitiva: o caso Liferraz; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Fernando Fortuna Campos

A criação do departamento de vendas como diferencial competitivo na área de prestação de serviços; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Karla Fortini Cruz

Endomarketing como ferramenta de motivação: estudo de caso Magazine Luiza; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Luiz Edduardo Fernandes Coelho

O mundo digital e o futuro do marketing direto; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Maria das Graças Manfrini

Motivação: ferramenta para a excelência no atendimento; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

JOÃO BOSCO DA COSTA

Excelência no atendimento à clientes: como vender mais e melhor; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Caroline de Carvalho Barradas

Excelência no atendimento do setor bancário: estudo de caso do Banco Real em Juiz de Fora; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Metodista Granbery; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Danilo de Oliveira Sampaio

Nestlé: um estudo de caso; 1993; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Eliel Carlos Rosa Plácido

GESTÃO DE MARKETING EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DOS SETORES DE COMÉRCIO E SERVIÇO EM JUIZ DE FORA: LEVANTAMENTO DE DADOS, PRÁTICAS E COSTUMES; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora - PROPESQ; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

[Nome removido após solicitação do usuário]

SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NOS SETORES PÚBLICO E PRIVADO BRASILEIRO E UMA COMPARAÇÃO COM AS PESQUISAS ORIGINADAS EM PAÍSES DESENVOLVIDOS; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora - PROPESQ; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Marcela Pereira Certo

COMPREENDENDO O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO PAPEL DE CLIENTE E CIDADÃO COM RELAÇÃO À PERCEPÇÃO DO USO POR ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM MINAS GERAIS; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Grabriel Freitas

Projeto Quartas Científicas Da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Pró-Reitoria de Extensão da UFJF; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Ana Maria

Quartas Científicas da FACC; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Pró-Reitoria de Extensão da UFJF; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Ana Darc da silva

Desenvolvimento sustentável e consumo nas organizações brasileiras; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora - PROPESQ; Orientador: Danilo de Oliveira Sampaio;

Produções bibliográficas

  • SAMPAIO, D. O. ; PLACIDO, E. C. R. . Desenvolvimento sustentável: significado, consciência e estratégias segundo os gestores de organizações públicas. International Journal of Scientific Management and Tourism , v. 10, p. e1112-21, 2024.

  • COIMBRA, R. R. ; BRITTO, C. M. ; SAMPAIO, D. O. . A influência do gênero na compra de automóvel: um estudo descritivo realizado em Brasil e Portugal. Brazilian Journals of Business , v. 5, p. 53-68, 2023.

  • PEIXOTO, F. M. ; FELIX, F. M. ; SAMPAIO, D. O. . Diversidade do Conselho e Índice ICO2: Gênero importa?. Revista de Administração Faces Journal , v. 21, p. 10-28, 2023.

  • COIMBRA, R. R. ; BRITTO, C. M. ; SAMPAIO, D. O. . Hedonic and Utilitarian Motivations and their Relationship with Cultural Dimensions, Life Satisfaction, and the Attributes of Supermarkets: An International Study on Consumer Behavior. COGENT BUSINESS & MANAGEMENT , v. 10, p. 1-20, 2023.

  • SAMPAIO, DANILO DE OLIVEIRA ; BRITO, CARLOS HENRIQUE FIGUEIREDO E MELO DE . Percepções do professor e pesquisador de marketing: Um estudo qualitativo em diferentes países. CONJECTURAS , v. 22, p. 1080-1102, 2022.

  • AZEVEDO, L. A. C. ; CASTRO, M. C. D. ; SAMPAIO, D. O. . QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS EM TRANSPORTE RODOVIÁRIO INTERESTADUAL DURANTE PANDEMIA DA COVID-19. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. 01-15, 2021.

  • FONSECA, D. A. ; AQUINO, R. V. G. ; ARBEX, C. S. C. D. B. ; SAMPAIO, D. O. . A aprendizagem empreendedora na incubadora de base tecnológica do CRITT/UFJF. REVISTA UNIFESO - HUMANAS E SOCIAIS , v. 5, p. 40-53, 2020.

  • SAMPAIO, D. O. ; MORAIS, G. S. ; BESSEGATO, L. F. . Fatores que motivam a associação em uma cooperativa de crédito. REVISTA DE GESTÃO E ORGANIZAÇÕES COOPERATIVAS , v. 7, p. 62-77, 2020.

  • FURTADO, B. A. ; SAMPAIO, D. O. . Cosméticos sustentáveis: quais fatores influenciam o consumo destes produtos?. INTERNATIONAL JOURNAL OF BUSINESS MARKETING , v. 5, p. 12-28, 2020.

  • FERREIRA, V. C. P. ; DIAS, M. O. ; SAMPAIO, D. O. ; PLACIDO, E. C. R. ; FERNANDES, G. I. C. . Best Managerial practices in retail business in Juiz de Fora - MG. International Journal of Management, Technology And Engineering , v. 9, p. 3521-3538, 2019.

  • SAMPAIO, D. O. ; BERNARDO, H. P. ; RODRIGUES, I. S. ; FERREIRA, V. C. P. . Percepções do consumidor da qualidade do serviço varejista de rua. Caderno Profissional de Marketing Unimep , v. 7, p. 1-15, 2019.

  • MARTINS, A. F. H. ; FERREIRA, D. M. R. ; LIMA, A. A. T. F. C. ; FERREIRA, M. A. M. ; SAMPAIO, D. O. . Water Consumer Behaviors and Contextual Factors: Brazil and Canada Comparative Analysis. JOURNAL OF MARKETING MANAGEMENT (ONLINE) , v. 6, p. 55-69, 2018.

  • SAMPAIO, D. O. . PUBLIC-PRIVATE PARTNERSHIPS AND THEIR RELATIONSHIP WITH SUSTAINABLE DEVELOPMENT IN BRAZIL. World Sustainable Development Outlook series , v. 01, p. 01/19-14, 2018.

  • LEAL, G. S. ; SAMPAIO, D. O. ; BESSEGATO, L. F. . Avaliação econômico-financeira de produção de leite caprino na Zona da Mata Mineira. Revista "Vianna Sapiens" , v. 9, p. 91-114, 2018.

  • LEAL, G. S. ; MORAIS, G. S. ; FERREIRA, V. C. P. ; SAMPAIO, D. O. ; BESSEGATO, L. F. . Análise envoltória de dados e sua sensibilidade quanto a seleção de variáveis na análise de eficiência de unidades acadêmicas da Universidade Federal de Juiz de Fora. Horizontes Interdisciplinares da Gestão , v. 2, p. 105-132, 2018.

  • RIOS, P. O. ; SAMPAIO, D. O. ; SANTOS, G. J. ; LIMA JUNIOR, J. H. V. ; COIMBRA, R. R. . Fatores que levam os alunos de uma universidade brasileira a realizarem compras por impulso em lojas virtuais. Revista Portuguesa de Marketing (Porto) , v. 20, p. 23, 2016.

  • SAMPAIO, D. O. ; PLACIDO, E. C. R. . A consciência da definição e utilização de estratégias de desenvolvimento sustentável de acordo com os gestores de organizações públicas no Brasil. Marketing & Tourism Review , v. 1, p. 1-22, 2016.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; GOSLING, M. . Intent to purchase and consumption of organic food in Minas Gerais, Brazil. Revista Portuguesa de Marketing (Porto) , v. 18, p. 1, 2016.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; GOSLING, M. . Consumers of organic food and sustainable development in Brazil. World Journal of Entrepreneurship, Management and Sustainable Development , v. 10, p. 77-86, 2014.

  • SAMPAIO, D. de O. ; GOSLING, M. . Intenção de Compra e Consumo de Alimentos Orgânicos. RGO. REVISTA GESTÃO ORGANIZACIONAL (ONLINE) , v. 7, p. 43-62, 2014.

  • Fagundes, André Francisco Alcântara ; FAGUNDES, André F. A. ; VEIGA, Ricardo Teixeira ; SAMPAIO, Danilo de O. ; SOUSA, Caissa Veloso e ; SANTANA, Élcio Eduardo de Paula ; LARA, José Edson . Um estudo sobre a satisfação do consumidor esportivo que frequenta estádios de futebol em Belo Horizonte. RECADM : Revista Eletrônica de Ciência Administrativa , v. 12, p. 121-135, 2013.

  • SANTOS, P ; SOUSA, C. V. E. ; LARA, José Edson ; FAGUNDES, A. F. A. ; SAMPAIO, Danilo de O. . Retenção de clientes: aliando o just in time ao marketing de relacionamento. Sinergia (IFSP. Online) , v. 4, p. 09-14, 2013.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; GOSLING, M. ; FAGUNDES, André F. A. ; SOUSA, C. V. E. . As Contribuições de diferentes áreas para o estudo do consumidor. Revista da FAE , v. 16, p. 19-35, 2013.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; FAGUNDES, André F. A. ; SOUSA, Caissa Veloso e ; FONSECA, J. A. ; LARA, José Edson . Mulheres Executivas no Brasil: cotidiano e desafios. Qualit@s (UEPB) , v. 14, p. 01-15, 2013.

  • RAMPES, L. R. ; SOUSA, C. V. E. ; LARA, José Edson ; FAGUNDES, A. F. A. ; SAMPAIO, Danilo de O. . Expectativas dos estudantes de graduação para ingresso na Pós-graduação: desafios para as Instituições de Ensino Superior. RIC@. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada , v. 7, p. 40-56, 2013.

  • VAGO, F. R. M. ; SOUSA, C. V. E. ; MELO, J. M. C. E. ; Lara, José E. ; FAGUNDES, A. F. A. ; SAMPAIO, Danilo de O. . A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE ESTOQUE POR MEIO DA FERRAMENTA CURVA ABC. Revista Sociais e Humanas , v. 26, p. 638-655, 2013.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; GOSLING, M. ; FAGUNDES, A. F. A. ; SOUSA, C. V. E. . UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE ALIMENTO ORGÂNICO ENTRE 1997 A 2011. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre. Online) , v. 76, p. 620-645, 2013.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; GOSLING, M. ; SALLES, R. L. ; COELHO, M. F. . A prática empreendedora no setor turístico: uma pesquisa exploratório-descritiva em hotéis de pequeno porte. Revista da UNIFEBE , v. 1, p. 97-112, 2013.

  • SANTOS, S. C. ; SOUSA, C. V. E. ; SAMPAIO, Danilo de O. ; FAGUNDES, A. F. A. . A influência da utilização das sacolas compostáveis no comportamento de Belo Horizonte. Ambiente & Sociedade (Online) , v. 6, p. 1-18-18, 2013.

  • SAMPAIO, D. de O. ; GOSLING, M. ; FAGUNDES, A. F. A. ; SOUSA, C. V. e . Consumo de alimentos orgânicos: um estudo exploratório. Revista Administração em Diálogo - RAD , v. 15, p. 01-22, 2013.

  • FAGUNDES, André F. A. ; SAMPAIO, Danilo de O. ; VEIGA, Ricardo Teixeira ; SOUSA, Caissa Veloso e . A publicação acadêmica de marketing esportivo no Brasil. REMark. Revista Brasileira de Marketing , v. 11, p. 96-123, 2012.

  • BRONZE JUNIOR, J. C. F. ; SOUSA, Caissa Veloso e ; LARA, José Edson ; FAGUNDES, André F. A. ; SAMPAIO, Danilo de O. . O setor hoteleiro e o marketing de relacionamento: um estudo de caso na cidade de Belo Horizonte - Minas Gerais, Brasil. Turismo e Sociedade , v. 5, p. 489-506, 2012.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; Coelho, A. B. ; GOSLING, M. ; FAGUNDES, André F. A. ; SOUSA, Caissa Veloso e . O consumidor de café expresso em Minas Gerais: diferenças, hábitos e preferências. GESTÃO & REGIONALIDADE (ONLINE) , v. 18, p. 49-60, 2012.

  • SANTIAGO, W. P. ; Souza, Caissa V. ; SAMPAIO, Danilo de O. ; FAGUNDES, André F. A. . Análise da eficiência acadêmica de alunos cotistas e não cotistas: um estudo utilizando a análise envoltória de dados. Revista Ciências Administrativas (UNIFOR) , v. 18, p. 727-748, 2012.

  • DE SA, L. R. ; SOUSA, C. V. E. ; LARA, José Edson ; FAGUNDES, A. F. A. ; SAMPAIO, Danilo de O. . O consumidor infantil e sua influência no processo de decisão de compra da família. Interface , v. 9, p. 54-77, 2012.

  • FREITAS, A. F. ; FREITAS, Alan Ferreira ; SAMPAIO, Danilo de O. ; MAXIMO, M. S. . Organização Social do Quadro Social (OQS): Uma Inovação Institucional na Gestão Social de Cooperativas. Administração Pública e Gestão Social , v. 2, p. 45-66, 2010.

  • FREITAS, Alair Ferreira de ; FREITAS, Alair F. ; FREITAS, A. F. ; SAMPAIO, Danilo de O. ; MÁXIMO, M. S. . Organização do Quadro Social (OQS): uma inovação institucional na gestão social de cooperativas. Administração Pública e Gestão Social , v. 2, p. 45-66, 2010.

  • Recupero, Leonardo ; Coelho, A. B. ; SAMPAIO, Danilo de O. . Curva Ambiental de Kuznets para a Emissão de CO2 no Brasil - 1970 - 2002. Revista de Economia e Agronegócio , v. 6, p. 29-50, 2008.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; FAGUNDES, André F. A. . Estratégias de Marketing: Um Estudo Prático. Revista Pretexto (Online) , v. 9, p. 97-116, 2008.

  • RECUPERO, L. ; COELHO, A.B. ; SAMPAIO, Danilo de O. . Taxa de câmbio real efetiva e exportações de automóveis no Brasil, 1990-2005. Revista de Economia e Agronegócio , v. 6, p. 29-50, 2008.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; SALIM, C. J. . Fatores que influenciam os consumidores de Juiz de Fora a optar por um determinado supermercado. Estação Científica (FESJF. Online) , v. v.3, p. 01/03-20, 2006.

  • SAMPAIO, Danilo de O. . Marcas como diferencial competitivo em empresas de pequeno porte. Gestão & Planejamento (Salvador) , Salvador, v. 10, p. 21-34, 2004.

  • SAMPAIO, D. O. ; BRITO, CARLOS HENRIQUE FIGUEIREDO E MELO DE . PERCEPÇÕES DO PROFESSOR E PESQUISADOR DE MARKETING: UM ESTUDO QUALITATIVO EM DIFERENTES PAÍSES. In: Resiane Paula da Silveira. (Org.). Contabilidade e Negócios: Estudos e Fundamentos - Volume 1. 1ed.Formiga: Editora Real Conhecer, 2022, v. 1, p. 01-96.

  • LEAL, G. S. ; MORAIS, G. S. ; FERREIRA, V. C. P. ; SAMPAIO, D. O. ; BESSEGATO, L. F. . Sensibilidade quanto à escolha de variáveis em DEA em uma Universidade. In: Vinícius de Carvalho Paes. (Org.). Coletânea Brasileira de Engenharia de Produção 7. 1ed.Itajubá: Stellata, 2019, v. 7, p. 159-210.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; GOSLING, M. . Consumers of organic food and sustainable development in Brazil. In: Allan Ahmed. (Org.). Sustainable Development: New Multi-Disciplinary Approaches and Methodologies. 10ed.Londres: , 2013, v. 4, p. 21-.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; SANABIO, M. T. ; SANTOS, G. J. ; OUCHI, C. S. C. ; ROCHA, B. S. O. ; FERREIRA, V. C. P. ; MENDONÇA, R. R. S. . Marketing. In: Gilmar José dos Santos; Marcos Tanure Sanábio. (Org.). Administração: princípios teóricos e práticos. 1ed.Juiz de Fora: Editora UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora, 2013, v. , p. 325-360.

  • SAMPAIO, D. O. . A research group experience focused on sustainable development and management: difficulties, learning and expectations. In: 6th World Symposium on Sustainable Development at Universities, 2024, Florianópolis. 6th World Symposium on Sustainable Development at Universities, 2024.

  • SOARES, L. S. ; OLIVEIRA FILHO, L. O. F. ; BARBOSA, A. C. T. ; SAMPAIO, D. O. . ANÁLISE SISTEMÁTICA E BIBLIOMÉTRICA SOBRE OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AGENDA DA ONU PARA 2030. In: Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação - VII EIGEDIN, 2024, Naviraí. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação - VII EIGEDIN, 2024.

  • BARBOSA, A. C. T. ; MOURA, M. N. ; SAMPAIO, D. O. . O descarte de medicamentos no Brasil: Uma pesquisa documental sobre a evolução da legislação brasileira. In: Encontro de Gestão e Negócios, 2023, Uberlândia. Práticas corporativas no panorama da sustentabilidade, 2023.

  • ALMEIDA, B. C. V. ; SAMPAIO, D. O. . Cidades sustentáveis no Brasil e políticas públicas municipais: uma revisão bibliográfica. In: XV CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2023, Rio de Janeiro. XV CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2023.

  • PEIXOTO, F. M. ; CASTRO, F. E. M. F. ; SAMPAIO, D. O. . O reflexo da diversidade do conselho de administração sobre as práticas ambientalmente responsáveis: uma análise das empresas pertencentes ao Índice Carbono Eficiente ? ICO2. In: XLVI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2022, 2022. XLVI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2022, 2022. p. 23-45.

  • SAMPAIO, D. O. ; RABELLO, R. P. ; AVELAR, A. A. N. . The case study of a biokerosene and renewable platform in Brazil: an alternative to reduce the crisis caused by the inequality virus. In: International Sustainable Development Research Society Conference-ISDRS 2021, 2021, Östersund. ISDRS 2021 Conference, 2021.

  • SAMPAIO, D. O. ; VEIGA, T. P. ; LIMA, V. P. ; CARMO, D. V. ; PAULA, D. G. . A Percepção dos Brasileiros em Relação aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável de Acordo com a Organização das Nações Unidas. In: Encontro de Gestão e Negócios - EGEN, 2021, Uberlândia. Gestão num mundo pós-pandemia, 2021.

  • SAMPAIO, D. O. ; BRITTO, C. M. . Percepções do Professor e Pesquisador de Marketing: Um Estudo Qualitativo em Diferentes Países. In: Encontro de Gestão e Negócios - EGEN, 2021, Uberlândia. Gestão num mundo pós-pandemia, 2021.

  • SAMPAIO, D. O. ; RABELLO, R. P. ; OLIVEIRA, G. S. ; DEUS, R. S. ; AVELAR, A. A. N. . Deu match, o gap entre quem quer ajudar e quem quer ser ajudado: o estudo de caso da Vivart. In: Encontro de Gestão e Negócios - EGEN, 2021, Uberlândia. Gestão num mundo pós-pandemia, 2021.

  • AZEVEDO, L. A. C. ; CASTRO, A. C. D. E. ; SAMPAIO, D. O. . Avaliação da qualidade dos serviços prestados por empresa de transporte rodoviário interestadual por meio da escala servqual em momentos de pandemia da Covid-19. In: XXIII SemeAd - Seminários em Administração, 2020, São Paulo. COVID-19: Desafios para os Modelos de Gestão, 2020.

  • LIMA, V. P. ; VEIGA, T. P. ; CARMO, D. V. ; SAMPAIO, D. O. . A percepção dos microempreendedores varejistas de moda sobre o consumo acerca dos impactos da Covid-19 na região de Juiz de Fora, Minas Gerais. In: XXII-Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (ENGEMA), 2020, São Paulo. XXII-Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (ENGEMA), 2020.

  • LIMA, V. P. ; VEIGA, T. P. ; CARMO, D. V. ; SAMPAIO, D. O. ; COIMBRA, R. R. . Consumo sustentável durante a pandemia do COVID-19: um estudo comparativo entre as cidades de Juiz de Fora/Minas Gerais e Daejeon na Coreia do Sul. In: XXII Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (ENGEMA), 2020, São Paulo. XXII Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (ENGEMA), 2020.

  • SCHREIDER, S. M. ; SAMPAIO, D. O. . Relação entre os determinantes de satisfação dos clientes em serviços de salão de belezaEZA BASEADO NO MODELO DE TINOCO (2011): UM ESTUDO NA CIDADE DE JUIZ DE FORA (MG). In: Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração ? XXX ENANGRAD 2019, 2019, Uberlândia. Gestão da Aprendizagem, 30º Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração ? ENANGRAD, 2019.

  • FURTADO, B. A. ; SAMPAIO, D. O. . Cosméticos sustentáveis: quais fatores influenciam o consumo destes produtos?. In: XLIII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2019, 2019, São Paulo. Anais do XLIII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2019, 2019.

  • MORAIS, G. S. ; SAMPAIO, D. O. ; BESSEGATO, L. F. . Fatores que Influenciam a Associação em Cooperativas de Crédito. In: XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD, 2018, Curitiba. Anais do XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018, 2018.

  • FURTADO, B. A. ; SAMPAIO, D. O. . Fatores que influenciam a intenção de compra de cosméticos sustentáveis: proposta de um modelo teórico. In: XXI SemeAd - Seminários em Administração, 2018, São Paulo. XXI SemeAd - Seminários em Administração, 2018.

  • SAMPAIO, D. O. ; FERREIRA, V. C. P. ; BERNARDO, H. P. ; RODRIGUES, I. S. . Diferenças socioeconômicas e de gênero na percepção de qualidade na prestação de serviços de venda no varejo de vestuário e alimentos. In: XI Congresso de Administração Sociedade e Inovação - CASI, 2018, Rio de Janeiro. Anais do XI CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2018.

  • FURTADO, B. A. ; CORREA, L. C. ; SAMPAIO, D. O. . Comportamentos do consumidor impactados pelo vício em celular: um estudo na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. In: XI Congresso de Administração Sociedade e Inovação - CASI, 2018, Rio de Janeiro. Anais do XI CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2018.

  • MORAIS, G. S. ; KIRCHMAIR, D. M. ; SAMPAIO, D. O. ; AQUINO, R. V. G. ; BATISTA, C. J. M. . O que se publica sobre o comportamento do Consumidor nos periódicos brasileiros?. In: X CASI - Congresso de Administração Sociedade e Inovação, 2017, Petrópolis. Anais do CASI (CD ROM) ISSN: 2318-6984, 2017.

  • DORNELAS, T. ; GUILARDUCCI, C. A. ; CORREA, L. C. ; SAMPAIO, D. O. . Evolução do pensamento em marketing no contexto brasileiro: uma reflexão sobre as publicações no Brasil. In: X CASI - Congresso de Administração Sociedade e Inovação, 2017, Petrópolis. Anais do CASI (CD ROM) ISSN: 2318-6984, 2017.

  • LEAL, G. S. ; SCHREIDER, S. M. ; MANCIO, M. G. ; SAMPAIO, D. O. . A escola ativista de marketing e a escola austríaca de economia: existe divergência entre os interesses dos capitalistas, dos consumidores e da sociedade?. In: XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017 - Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração, 2017, São Paulo. Anais EnANPAD 2017, 2017.

  • SAMPAIO, D. O. . CONSUMO E SIMBOLISMO NO BRASIL: PODER, PRAZER E DÍVIDAS. In: Congresso de Administração, Sociedade e Inovação - CASI 2016, 2016, Juiz de Fora. Anais do Congresso de Administração, Sociedade e Inovação - CASI 2016, 2016.

  • LEAL, G. S. ; MORAIS, G. S. ; FERREIRA, V. C. P. ; SAMPAIO, D. O. . AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA RELATIVA DAS UNIDADES ACADÊMICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA POR MEIO DE ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS. In: Anais do Congresso de Administração, Sociedade e Inovação - CASI 2016, 2016, Juiz de Fora. Anais do Congresso de Administração, Sociedade e Inovação - CASI 2016, 2016.

  • DORNELAS, T. ; GUILARDUCCI, C. A. ; SCHREIDER, S. M. ; SAMPAIO, D. O. . A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE JUIZ DE FORA: O MARKETING EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DE SATISFAÇÃO. In: Anais do Congresso de Administração, Sociedade e Inovação - CASI 2016, 2016, Juiz de Fora. Anais do Congresso de Administração, Sociedade e Inovação - CASI 2016, 2016.

  • LEAL, G. S. ; BATISTA, C. J. M. ; MANCIO, M. G. ; SAMPAIO, D. O. . AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE DE CABRA NA ZONA DA MATA MINEIRA: UMA NECESSIDADE PELA ATUAL CONJUNTURA ECONÔMICA. In: XI SOBER Nordeste-Desenvolvimento Territorial, Políticas Públicas e Sustentabilidade: Novos olhares sobre o Nordeste Rural, 2016, Mossoró. Anais da XI SOBER Nordeste - Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2016.

  • RIOS, P. O. ; SAMPAIO, D. de O. ; SANTOS, G. J. ; LIMA JUNIOR, J. H. V. ; COIMBRA, R. R. . Fatores que levam os alunos de uma universidade brasileira a realizarem compras por impulso em lojas virtuais. In: International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, 2015, Aveiro. ICIEMC 2015 - International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, 2015.

  • COIMBRA, R. R. ; BRITO, P. M. S. Q. T. ; SAMPAIO, D. de O. . A descendência e sua influência na atitude em relação ao país de origem. In: ICIEMC 2015 - International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, 2015, Aveiro. ICIEMC 2015 - International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, 2015.

  • COIMBRA, R. R. ; BRITTO, C. M. ; SAMPAIO, D. de O. . O comportamento do consumidor brasileiro e português quanto ao estado de uso de automóveis. In: ICIEMC 2015 - International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, 2015, Aveiro. ICIEMC 2015 - International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, 2015.

  • COIMBRA, R. R. ; SAMPAIO, D. de O. ; BRITTO, C. M. . The influence of gender, the usage status and country of residence on car purchases in Brazil and Portugal. In: 41 Annual Conference of the European International Business Academy (EIBA), 2015, Rio de Janeiro. 41st Annual Conference of the European International Business Academy (EIBA), 2015.

  • SOUSA, C. V. E. ; Lara, José E. ; FAGUNDES, A. F. A. ; SAMPAIO, D. de O. ; SCHERER, F. L. . Correlatos Neuronais Presentes nas Escolhas Individuais: Uma Discussão Sobre o Neuromarketing. In: XXXIX Encontro da ANPAD - EnANPAD 2015, 2015, Belo Horizonte. XXXIX Encontro da ANPAD - EnANPAD 2015, 2015.

  • ALVES, A. O. S. ; FAGUNDES, A. F. A. ; SAMPAIO, D. de O. . A Influência da Consciência Ecológica na Intenção de Compra de Alimentos Orgânicos no Brasil. In: XVIII SemeAd - Seminário em Administração - FEA - USP, 2015, São Paulo. XVIII SemeAd - Seminário em Administração - FEA - USP, 2015.

  • SAMPAIO, D. de O. ; PLACIDO, E. C. R. . Desenvolvimento sustentável: significado, consciência e estratégias segundo os gestores de organizações públicas. In: XVII Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (ENGEMA) - FEA - USP, 2015, São Paulo. XVII Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (ENGEMA), 2015.

  • TOFFANO, R. B. ; SAMPAIO, Danilo de O. ; FAGUNDES, A. F. A. ; SOUSA, C. V. E. ; COIMBRA, R. R. . O Marketing de Relacionamento Bancário sob a perspectiva do cliente interno em onze agências no Brasil. In: ICIEMC 2014-International Conference on Innovation and Entrepreneurship in marketing and consumer behaviour, 2014, Aveiro. Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour: Bridging the Gaps, 2014.

  • COIMBRA, R. R. ; BRITTO, C. M. ; SAMPAIO, Danilo de O. . The Consumer Behaviour of New and Used Cars in Brazil and Portugal. In: ICIEMC 2014-International Conference on Innovation and Entrepreneurship in marketing and consumer behaviour, 2014, Aveiro. Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour: Bridging the Gaps, 2014.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; SOARES, J. L. . A Utilização dos Conceitos da Teoria do Resource-Based View nas Ações da Comissão Própria de Avaliação em Instituições de Ensino Superior. In: Encontro de Gestão e Negócios-UFU, 2014, Uberlândia. Encontro de Gestão e Negócios 2014-UFU. Uberlândia, 2014.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; GOSLING, M. ; FAGUNDES, A. F. A. ; SOUSA, C. V. E. . Um Estudo Exploratório sobre Alimentos Orgânicos. In: Encontro de Gestão e Negócios-UFU, 2014, Uberlândia. Encontro de Gestão e Negócios 2014-UFU. Uberlândia, 2014.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; COIMBRA, R. R. ; BRITTO, C. M. . A Influência do Gênero na Compra de Automóvel: Um Estudo Descritivo Realizado em Brasil e Portugal. In: V Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis - AdCont 2014, 2014, Rio de Janeiro. V Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis - AdCont 2014. Rio de Janeiro, 2014.

  • TOFFANO, R. B. ; SAMPAIO, D. de O. . Vertentes do marketing no setor bacário: um estudo de caso com o foco no relacionamento com o cliente interno. In: XXV Enangrad, 2014, Belo Horizonte. XXV Enangrad, 2014.

  • AQUINO, R. V. G. ; SAMPAIO, D. de O. . A aplicação do composto de marketing atualizado em uma microempresa do setor de restaurantes: um estudo de caso. In: XXV Enangrad, 2014, Belo Horizonte. XXV Enangrad, 2014.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; GOSLING, M. . Intent to Purchase and Consumption of Organic Food in Brazil. In: International Conference on Marketing and Consumer Behaviour-IPAM School, 2013, Porto. Back to Basics: consumer-centric marketing or target-centric marketing, 2013.

  • Souza, Caissa V. ; SANTOS, C. A. ; SAMPAIO, Danilo de O. ; FAGUNDES, André F. A. ; SOUSA, E. V. . Service Quality Evaluation in a Brazilian Public Organization. In: International Conference on Marketing and Consumer Behaviour-IPAM School, 2013, Porto. Back to Basics: consumer-centric marketing or target-centric marketing, 2013.

  • SOUSA, C. V. E. ; NUNES, S. S. ; FAGUNDES, André F. A. ; SAMPAIO, Danilo de O. ; SOUSA, E. V. ; CUNHA, G. R. . Profile of Brazilian Consumers that Perform Online Shopping. In: International Conference on Marketing and Consumer Behaviour-IPAM School, 2013, Porto. Back to Basics: consumer-centric marketing or target-centric marketing, 2013.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; GOSLING, M. ; SOUSA, C. V. E. ; FAGUNDES, André F. A. ; CUNHA, G. R. . Consumer Behaviour, Consumption and Symbolism: a theoretical development. In: International Conference on Marketing and Consumer Behaviour-IPAM School, 2013, Porto. Back to Basics: consumer-centric marketing or target-centric marketing, 2013.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; GOSLING, M. . Consumers of Organic Food and Sustainable Development in Brazil. In: 10 YEARS OF SUSTAINABLE DEVELOPMENT: New Multi-Disciplinary Approaches and Methodologies-The London School of Economics and Political Science(LSE), 2013, Londres. 10 YEARS OF SUSTAINABLE DEVELOPMENT: New Multi-Disciplinary Approaches and Methodologies, 2013.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; GOSLING, M. . Behaviour of the Organic Food Consumer in Brazilian Retail. In: 27th Annual British Academy of Management Conference-University of Liverpool, 2013, Liverpool. Managingto make a difference, 2013.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; GOSLING, M. . Organic Food Consumer Behaviour in Brazil-A Qualitative Study. In: European International Business Academy-EIBA, 2012, Brighton. European International Business Academy-EIBA, 2012.

  • PARADELLA, V. C. ; SAMPAIO, Danilo de O. ; PLACIDO, E. C. R. ; IUNG, Gabriel . Práticas de Gestão de Pessoas e suas Relações com o Marketing no Comércio Varejista de Pequeno Porte em Juiz De Fora - MG. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica da UFJF, 2012, Juiz de Fora. PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS E SUAS RELAÇÕES COM O MARKETING NO COMÉRCIO VAREJISTA DE PEQUENO PORTE EM JUIZ DE FORA - MG, 2012.

  • PARADELLA, V. C. ; SAMPAIO, Danilo de O. ; PLACIDO, E. C. R. ; IUNG, Gabriel . Práticas de gestão de pessoas no comércio varejista de pequeno porte de Juiz de Fora - MG. In: CASI 2012 - Congresso de Administração, Sociedade e Inoivação, 2012, Volta Redonda. Educação em Tempos de Inovação, 2012.

  • Fagundes, André F. A. ; SAMPAIO, Danilo de O. ; Souza, Caissa V. ; Lara, José E. . Marketing esportivo: um estudo exploratório da publicação acadêmica brasileira. In: IV Encontro de Marketing da Anpad - EMA, 2010, Florianópolis. IV Encontro de Marketing da ANPAD, 2010.

  • Fagundes, André F. A. ; Veiga, Ricardo Teixeira ; SAMPAIO, Danilo de O. ; Sousa, Caissa Veloso . Consumidor Esportivo: Fatores que Influenciam a Frequência nos Estádios de Futebol. In: XIII Semead - Seminário de Administração-USP, 2010, São Paulo. Sustentabilidade Ambiental nas Organizações, 2010.

  • FREITAS, A. F. ; SAMPAIO, Danilo de O. . A prática institucional da participação em cooperativas: uma estratégia de organização do quadro social. In: XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2009, Porto Alegre. Anais do XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2009.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; GOSLING, M. ; FREITAS, A. F. ; Deboção,L. P. ; Oliveira, Paulo H. . A Organização do Quadro Social (OQS) como Ferramenta Estratégica em uma Cooperativa. In: XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, 2009, Salvador. XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009.

  • Faria, Marcos A ; Souza, Caissa V. ; Lara, José E. ; Fagundes, André F. A. ; SAMPAIO, Danilo de O. . Embalagem: uma visão além dos aspectos tangíveis. In: XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, 2009, Salvador. XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009.

  • Oliveira, Paulo H. ; Gonçalves, Carlos A. ; SAMPAIO, Danilo de O. ; Deboção,L. P. ; Paula, Aderson M. . Monitoramento Ambiental, Fontes de Informação e Tomada de Decisão Estratégica: um estudo exploratório e comparativo com pequenos empreendedores do setor varejista. In: XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009, Salvador. XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; Fagundes, André F. A. ; GOSLING, M. . A Estratégia na Ótica de Cinco Cooperativas de Minas Gerais. In: IV Simpósio Internacional de Administração e Marketing, 2009, São Paulo. VI Congresso de Administração e Marketing da ESPM, 2009.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; GOSLING, M. . Comportamento do Consumidor: da Revolução do Consumo à Pós-Modernidade. In: XI Colóquio Internacional sobre Poder Local, 2009, Salvador. XI Colóquio Internacional sobre Poder Local, 2009.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; Dias, C. L. . O planejamento de estratégias de marketing em uma cooperativa de crédito no Estado de Minas Gerais - Brasil. In: V Encontro de Pesquisadores Latino-americanos de Cooperativismo, 2008, Ribeirão Preto. V Encontro de Pesquisadores Latino-americanos de Cooperativismo, 2008.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; MAXIMO, M. S. ; FREITAS, A. F. ; Vieira, Regiane . Organização do quadro social: o caso da Cooperativas Campos Altos em Minas Gerais - Brasil. In: V Encontro de Pesquisadores Latino-americanos de Cooperativismo, 2008, Ribeirão Preto. V Encontro de Pesquisadores Latino-americanos de Cooperativismo, 2008.

  • Coelho, A. B. ; SAMPAIO, Danilo de O. . Agronegócio e Investimento Direto Estrangeiro: uma análise do impacto sobre as exportações brasileiras. In: XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2008, Rio Branco - AC. Grupo de Pesquisa: 3 - Comércio Internacional, 2008.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; MAXIMO, M. S. ; FREITAS, A. F. . O Relacionamento entre Estratégia e Cultura Organizacional em Cooperativas e Associações da Cidade de Viçosa em Minas Gerais. In: XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2007, Londrina. Anais do XLV Congresso Sober, 2007.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; MAXIMO, P. . Curva Ambiental de Kuznets para a Emissão de CO2 no Brasil - 1970 - 2002. In: XLV Congresso da Sociedade de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2007, Londrina. XLV Congresso da Sober, 2007.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; CUNHA, R. M. . O e-procurement como ferramenta de otimização na logística e na cadeia de abastecimento da DaimlerChrysler do Brasil. In: ENEGEP-Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2006, Fortaleza. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2006.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; DORE, Fabiana ; Souza, Patrícia Mara . O marketing social observado por onze organizações na cidade de Juiz de Fora. In: XIX Encontro Brasileiro de Administração ? ENBRA, 2006, Belo Horizonte. Administração responsável: fator de crescimento., 2006.

  • SAMPAIO, Danilo de O. . Um Estudo Comparativo Sobre o Comportamento do Consumidor de Automóveis Novos. In: VII SEMEAD-USP, 2004, São Paulo. Um Estudo Comparativo Sobre o Comportamento dop Consumidor de Automóveis Novos, 2004.

  • SAMPAIO, Danilo de O. . Gestão de Marcas como Ferramenta de Marketing em Empresas de Pequeno Porte. In: XV ENANGRAD, 2004, Florianópolis. XV ENANGRAD, 2004.

  • SAMPAIO, Danilo de O. . Marketing em Cooperativas. In: VI Seminário sobre Gestão Profissional do Cooperativismo, 2009, Viçosa. Anais do VI Seminário sobre Gestão Profissional do Cooperativismo. Viçosa: FHCA, 2009. v. 6. p. 20-27.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; MAXIMO, M. S. ; FREITAS, A. F. . Gestão de cooperativas: uma abordagem teórica e prática. In: VI Congresso de Produção Científica da Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ, 2007, São João Del Rei. Gestão de cooperativas: uma abordagem teórica e prática, 2007.

  • SAMPAIO, D. O. ; SCHOCAIR, M. M. ; ROSAS, F. R. ; LOPES, C. H. T. . Is the Brazilian aware of the 17 United Nations Sustainable Development Goals (SDGs)?. In: 4th International SCORAI conference, 2020, Boston. 4th International SCORAI conference, 2020.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; FREITAS, A. F. ; MAXIMO, M. S. . A inter-relação entre estratégia e cultura organizacional da Cidade de Viçosa - MG. In: V Mostra Científica Unipac, 2007, Conselheiro Lafaiete. V Mostra Científica Unipac, 2007.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; MAXIMO, M. S. ; FREITAS, A. F. . Organização do quadro social em cooperativas: os desafios da prática. In: V Mostra de Produção Científica Unipac, 2007, Conselheiro Lafaiete. V Mostra de Produção Científica Unipac, 2007.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; MAXIMO, M. S. ; FREITAS, A. F. . Participação de desenvolvimento das cooperativas: a organização do quadro social em uma cooperativa agropecuária. In: XVII Simpósio de iniciação científica - SIV/UFV, 2007, Viçosa. Participação de desenvolvimento das cooperativas: a organização do quadro social em uma cooperativa agropecuária, 2007.

  • SAMPAIO, Danilo de O. ; MAXIMO, M. S. ; FREITAS, A. F. . Análise das práticas de gestão nas cooperativas de Viçosa: a relação entre estratégia e cultura organizacional nos processos decisórios. In: XVII Simpósio de iniciação científica - SIC/UFV, 2007, Viçosa. Análise das práticas de gestão nas cooperativas de Viçosa: a relação entre estratégia e cultura organizacional nos processos decisórios, 2007.

  • SAMPAIO, Danilo de O. . Ajustando a Organização Frente às Mudanças Ambientais. In: XVIII Encontro Brasileiro de Administração, 2004, Natal. XVIII Encontro Brasileiro de Administração, 2004.

  • OLIVEIRA FILHO, L. O. F. ; FRANCISQUINI, A. C. D. A. ; SAMPAIO, D. O. ; CESAR, L. G. D. . Pesquisas em regionalidade no Brasil: uma análise bibliométrica das publicações acadêmicas entre 2015 e 2023. DELOS: DESARROLLO LOCAL SOSTENIBLE , 2024.

  • SAMPAIO, D. O. . Global July Program. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SAMPAIO, D. O. . Mercado de trabalho na Administração: academia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAMPAIO, D. O. . Acordos Internacionai. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAMPAIO, D. de O. . Planejamento, elaboração e submissão de artigos científicos na área de Administração e Ciências Contábeis e Turismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAMPAIO, Danilo de O. . Treinamento em Marketing. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SAMPAIO, Danilo de O. . Mercado para Recursos Humanos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAMPAIO, Danilo de O. . Marketing Social em Cooperativas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SAMPAIO, Danilo de O. . Marketing de Varejo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SAMPAIO, Danilo de O. . Estratégias Competitivas - noções. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAMPAIO, Danilo de O. . Preparando-se para o mercado de trabalho. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAMPAIO, Danilo de O. . Palestra: Marketing pessoal: uma ferramenta indispensável para a conquista de um bom emprego. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAMPAIO, Danilo de O. . Gestão de competências: modismo ou realidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SAMPAIO, Danilo de O. . Marketing em Cooperativas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAMPAIO, Danilo de O. . Oficina Pedagógica de Brainstorming. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAMPAIO, Danilo de O. . Mini-Curso: Marketing e Comportamento do Consumidor. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SAMPAIO, Danilo de O. . A Administração de Marcas como ferramenta para os profissionais de comunicação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAMPAIO, Danilo de O. . Consultoria empresarial: teoria e prática. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIOS, P. O. ; SAMPAIO, D. de O. ; SANTOS, G. J. ; LIMA JUNIOR, J. H. V. ; COIMBRA, R. R. . Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour: Creativity, Motivation and Art. Aveiro: Edições IPAM, 2015 (CONFERENCE PROCEEDINGS ? ICIEMC 2015).

  • SAMPAIO, Danilo de O. . O mercado de trabalho e o mercado de recursos humanos no agronegócio 2007 (Artigo integrante do CD-Rom da II Semana Acadêmica do Agronegócio).

Outras produções

SAMPAIO, D. O. . Consultoria prestada de Plano de Marketing e Planejamento Estratégico a empresa incubada PLANGEO do CRITT-UFJF (Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia). 2016.

SAMPAIO, Danilo de O. . Desenvolvimento do Planejamento estratégico e Plano de Marketing. 2015.

SAMPAIO, Danilo de O. . Plano de Marketing e Vendas - Organização Ada Tecnologia - Empresa Encubada UFJF-CRITT. 2014.

SAMPAIO, Danilo de O. . Consultor ad hoc no processo de seleção de propostas para bolsas do PIBIC/CNPq/FESURV 2012-2013. 2012.

SAMPAIO, Danilo de O. . Assessoria aos alunos da empresa júnior da FACC da UFJF - CAMPE. 2010.

SAMPAIO, D. O. . Parecer de artigo científico para a Revist Anais Brasileiros de Estudos Turísticos. 2024.

SAMPAIO, D. O. . Parecer de artigo científico para o periódico BAR - Brazilian Administration Review - n. BAR-2024-0110. 2024.

SAMPAIO, D. O. . Parecer de artigo científico para o periódico - Revista PRETEXTO, artigo #9983. 2024.

SAMPAIO, D. O. . Parecer de artigo científico Revista MiP (Management in Perspective). 2024.

SAMPAIO, D. O. . Parecer de artigo científico para o periódico Anais Brasileiros de Estudos Turísticos. 2024.

SAMPAIO, D. O. . Parecer de artigo científico para o manuscrito ID RAC-2022-0300. 2023.

SAMPAIO, D. O. . Parecer de artigo científico para o British Food Journal. 2023.

SAMPAIO, D. O. ; BRITTO, C. M. . Desenvolvimento e fechamento de convênio e intercâmbio internacional entre FAA-UFJF e Universidade do Porto - FEP-UP. 2023.

SAMPAIO, D. O. . Parecer de artigo científico para o periódico RMPE - REVISTA DA MICRO E PEQUENA EMPRESA. 2023.

SAMPAIO, D. O. . Parecer de artigo científico para o periódico Gestão & Planejamento - G&P - código do artigo: 6559. 2022.

SAMPAIO, D. O. . Parecer artigo científico Revista G&P - #7521. 2022.

SAMPAIO, D. O. . Parecer de artigo para revista Management in Perspective - MiP. 2021.

SAMPAIO, D. O. . parecer emitido para revista Revista Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET, fev-2021. 2021.

SAMPAIO, D. O. . parecer técnico de artigo científico à revista Gestão.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional em 15/03/2021. 2021.

SAMPAIO, D. O. . Parecer de artigo para Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí - REAVI. 2021.

SAMPAIO, D. O. . Parecer de artigo para periódico RTA. 2021.

SAMPAIO, D. O. . Parecer de artigos científicos no Encontro de Marketing da Anpad - EMA - 2021. 2021.

SAMPAIO, D. O. . Parecer do artigo (NÚMERO 1725-5396-1-RV.DOCX) para o periódico: REVISTA DA MICRO E PEQUENA EMPRESA (RMPE).. 2021.

SAMPAIO, D. O. . Parecer de artigo para periódico - Gestão & Planejamento - G&P - #6559. 2021.

SAMPAIO, D. O. . Parecer de artigos científicos para o Congresso Semead 2021/FEA-USP. 2021.

SAMPAIO, D. O. . Parecer de artigos para Congresso EGEN 2021 - UFU/Fagen. 2021.

SAMPAIO, D. O. . Parecer de artigo Rev. Anais Bras. de Est. Tur./ ABET. 2021.

SAMPAIO, D. O. . Parecer técnico sobre artigo do periódico GESTÃO.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, constante da Qualis-Capes de Administração. 2020.

SAMPAIO, D. O. . Parecer emitido para revista Revista Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET, junho 2020. 2020.

SAMPAIO, D. O. . Parecer artigo do Congresso Semead-FEA-USP. 2020.

SAMPAIO, D. O. . Parecer de artigos científicos para evento Enanpad 2020. 2020.

SAMPAIO, D. O. . Parecer de artigo para periódico internacional. 2020.

SAMPAIO, D. O. . Parecer de artigo científico no 10º Congresso IFBAE 2019 - Instituto Franco-Brasileiro de Administração de Empresas. 2019.

SAMPAIO, D. O. . Parecer de artigo para a Revista Brasileira de Gestão de Negócios RBGN.12017721. 2018.

SAMPAIO, D. O. . Parecer de artigo científico para a Revista Brasileira de Gestão de Negócios-RBGN-2018-0075. 2018.

SAMPAIO, D. O. . Parecer de artigo em periódico RGO-3915-13840-1-RV. 2018.

SAMPAIO, D. O. . Parecer de artigo científico para periódio RBGN-2018-0075.R1. 2018.

SAMPAIO, D. O. . Parecer realizado para o periódico British Food Journal - ID BFJ-03-2018-0191. 2018.

SAMPAIO, D. O. . Parecer de artigo científico para o periódico RBGN-2018-0075.R2. 2018.

SAMPAIO, D. O. . Parecerista do XXI Semead da área de Marketing-FEA/USP. 2018.

SAMPAIO, D. O. . Parecerista do XI CASI da área de Marketing-Rio de Janeiro. 2018.

SAMPAIO, D. O. . Artigo avaliado para periódico Multiverso. 2017.

SAMPAIO, D. O. . Artigo avaliado para periódico - Revista Gestão Organizacional. 2017.

SAMPAIO, D. O. . Parecer de artigos científico para evento Enanpad 2017-Área de Marketing. 2017.

SAMPAIO, D. O. . Parecer para artigos do Congresso COGECONT - CONGRESSO DE GESTÃO E CONTROLADORIA DA UNOCHAPECÓ. 2017.

SAMPAIO, D. O. . Parecer de artigos científico para evento Semead 2017-Área de Marketing. 2017.

SAMPAIO, D. de O. . RBGN-2017-0099. 2017.

SAMPAIO, D. de O. . Parecer RBGN 3139-23970. 2017.

SAMPAIO, D. O. . Artigo avaliado - WJEMSD - World Journal of Entrepreneurship, Management and Sustainable Development -02-2016-0007. 2016.

SAMPAIO, D. O. . Parecer para a Revista Gestão & Sociedade. 2016.

SAMPAIO, D. O. . Artigo avaliado para a Revista Organizações em Contexto - ROC - 2016/6278. 2016.

SAMPAIO, D. O. . Parecer dado para o British Food Journal - BFJ-05-2016-0205. 2016.

SAMPAIO, D. O. . Parecer para a Revista Brasileira de Gestão de Negócios - RBGN. 2016.

SAMPAIO, D. O. . Pareceres elaborados para o SEMEAD 2016. 2016.

SAMPAIO, D. O. . Avaliador de artigos científicos do CASI. 2016.

SAMPAIO, D. O. . Avaliador de Projeto de Extensão de Interface com a Pesquisa. 2016.

SAMPAIO, D. de O. . Parecer de artigo científico em congresso internacional. 2015.

SAMPAIO, D. de O. . Artigo avaliado para o Congresso Enanpad. 2015.

SAMPAIO, Danilo de O. . Apresentação de Proposta para Novo Curso - APCN - Mestrado Acadêmico em Administração. 2015.

SAMPAIO, Danilo de O. . Parecer de artigos na área de marketing para o Enanpad 2015. 2015.

SAMPAIO, D. de O. . Parecer - Reeree para o CASI 2015 - UFF - Congresso de Administração , Sociedade e Inovação. 2015.

SAMPAIO, D. O. . Artigo avaliado para a Revista Gestão e Sociedade (GeS) - UFMG - Cepead- Gestão e Sociedade (ISSN 1980-5756). 2015.

SAMPAIO, D. de O. . Artigo avaliado para o African Journal of Business Management-AJBM-22.01.15-7699. 2015.

SAMPAIO, Danilo de O. . Artigo avaliado para a Revista Administração & Diálogo (RAD)-ISSN 2178-0080. 2014.

SAMPAIO, Danilo de O. . Artigo avaliado para a Revista Organizações em Contexto - ROC 2014/4612. 2014.

SAMPAIO, Danilo de O. . Artigo avaliado para a Revista Gestão e Sociedade (GeS) - UFMG - Cepead- Gestão e Sociedade (ISSN 1980-5756). 2014.

SAMPAIO, Danilo de O. . Artigo avaliado para a Revista Gestão e Sociedade (GeS) - UFMG - Cepead- Gestão e Sociedade (ISSN 1980-5756). 2014.

SAMPAIO, D. O. . Artigo avaliado para a Revista Gestão & Tecnologia n. 741/2014. 2014.

SAMPAIO, D. de O. . Artigo avaliado para Congresso Enanpad. 2014.

SAMPAIO, Danilo de O. . Parecer de artigos na área de amrketing para o Enanpad 2014. 2014.

SAMPAIO, Danilo de O. . Artigo avaliado para a Revista Organizações em Contexto - ROC/2013/3705. 2013.

SAMPAIO, Danilo de O. . ICMC 2013 ? International Conference on Marketing and Consumer Behaviour (2013/71). 2013.

SAMPAIO, Danilo de O. . Artigo avaliado para a Revista Gestão & Tecnologia (519/2013). 2013.

SAMPAIO, Danilo de O. . Artigo avaliado para a Revista O&S (127/2012). 2013.

SAMPAIO, Danilo de O. . Artigo avaliado para a Revista Organizações em Contexto - ROC 2013/4276. 2013.

SAMPAIO, Danilo de O. . Artigo avaliado para a Revista Administração em Diálogo (RAD) - ISSN 2178-0080. 2013.

SAMPAIO, Danilo de O. . Parecer de artigos na área de amrketing para o Enanpad 2013. 2013.

SAMPAIO, Danilo de O. . Artigo avaliado para a Revista Organizações em Contexto - ROC. 2012.

SAMPAIO, Danilo de O. . Uma análise de um de um caso de fracasso na adoção de uma nova tecnologia. 2012.

SAMPAIO, Danilo de O. . Parecer de artigos na área de amrketing para o Enanpad 2012. 2012.

SAMPAIO, Danilo de O. . Levantamento e análise de dados e de práticas de gestão das cooperativas de Viçosa e proximidades. 2006.

SAMPAIO, D. O. . Gestão e Desenvolvimento ? O marketing para micro, pequenas e médias empresas. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SAMPAIO, D. O. . Ciência ao bar. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SAMPAIO, D. O. . Pesquisador é convidado para conferência da ONU sobre sustentabilidade. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SAMPAIO, D. de O. . Web Empreendedores. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SAMPAIO, D. de O. . Marketing digital e comportamento do consumidor no varejo. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SAMPAIO, Danilo de O. . Sites possibilitam a venda direta entre vendedor e comprador. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SAMPAIO, D. O. . Gestão de atendimento e qualidade. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SAMPAIO, D. O. . Prêmio ANGRAD - avaliador. 2018. (Avaliador de premiação de melhor parecer científico ANGRAD).

SAMPAIO, D. O. . Planejamento estratégico direcionado. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SAMPAIO, D. O. . Missão de parceria internacional e convênio com a Flórida State University. 2016. (Missão no exterior).

SAMPAIO, D. O. . Parceria e convênio de intercâmbio internacional para discentes e docentes do Mestrado Acadêmico de Administração com a Flórida International University. 2016. (Missão no exterior).

SAMPAIO, D. de O. . Noções de Plano de Marketing. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SAMPAIO, D. de O. . Noções de Gestão e Técnicas de Vendas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SAMPAIO, Danilo de O. . Consultoria organizacional: plano de marketing. 2014. (Consultoria).

SAMPAIO, Danilo de O. . Novos buracos de fechadura: entre a privacidade e a superexposição virtual. 2014. (Reportagem).

SAMPAIO, Danilo de O. . Revisor de artigo científico em Congresso Internacional. 2013. (Revisor de artigo científico em Congresso Internacional).

SAMPAIO, Danilo de O. . Marketing aplicado às cooperativas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SAMPAIO, Danilo de O. . Gestão de pessoas: tendências e desafios. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    O comportamento dos indivíduos perante os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), Descrição: Este projeto de pesquisa deriva de uma incursão presente no Grupo de Pesquisa DESCOR, o qual possui discentes e docentes de PPGs de Administração e de graduação, ligados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O objetivo é estudar o comportamento dos indivíduos, preferencialmente na condição de consumidores, e suas relações com os ODS. O projeto é também apoiado pelas Instituições SCORAI e WASD, ambas internacionais, as apoiam as pesquisas ligadas ao desenvolvimento sustentável e a uma condição de vida melhor.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Danilo de Oliveira Sampaio - Coordenador / Rodrigo R. Coimbra - Integrante / Vitória Polato de Lima - Integrante / Daniel Vieira do Carmo - Integrante / Túlio Pereira Veiga - Integrante.

  • 2018 - 2019

    O contexto da pesquisa científica de marketing na Europa e no Brasil: atualidades, tendências e suas ligações incluindo o desenvolvimento sustentável, Descrição: A pesquisa foi fruto do projeto de pós-doutorado a ser realizado entre agosto de 2018 a julho de 2019 na Universidade do Porto, Portugal, e também na Universidade de Sussex, Inglaterra. De que forma o marketing é visto enquanto ciência e programa de pesquisa nos cursos de mestrado e doutorado no Brasil e na Europa? O marketing social, em específico o marketing sustentável, qual a sua relação com o desenvolvimento sustentável? Quais tendências de pesquisa em marketing e marketing sustentável no Brasil e Europa? E como é vista a epistemologia e metodologia referentes aos estudos de marketing e sua concepção? Espera-se com esta pesquisa mostrar uma identidade do marketing no Brasil, e ao mesmo tempo verificar como ocorre o seu estudo na Europa. Por fim, livro e artigo científico são aguardados após o término da pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Danilo de Oliveira Sampaio - Coordenador.

  • 2014 - 2017

    Compreendendo o Comportamento do Consumidor no Papel de Cliente e Cidadão com Relação à Percepção do Uso por Organizações Públicas e Privadas do Desenvolvimento Sustentável em Minas Gerais, Descrição: Projeto com apoio da Fapemig O objetivo principal desta pesquisa é verificar como o desenvolvimento sustentável pode ser percebido pelos cidadãos de Minas Gerais. O arcabouço teórico baseia-se no comportamento dos seguintes indivíduos: o consumidor final de bens e serviços de organizações do setor privado e consumidor na perspectiva do cidadão. Este projeto espera atender a perspectiva de que é possível obter um desenvolvimento econômico aliado ao desenvolvimento social e ambiental, dentro de um contexto sustentável. Para a ONU (2014), a sustentabilidade é um sistema social justo, ambientalmente equilibrado e economicamente produtivo. O campo teórico desta pesquisa reside na escola do comportamento do consumidor pertencente ao campo do marketing (ENGEL et al., 1995; KATONA, 1953; FESTINGER, 1957). O comportamento do consumidor pode ser visto como uma variável entre o aspecto racional e objetivo como pelo aspecto emocional e subjetivo (HIRSCHMAN; HOLBROOK, 1982). Para os autores hábitos, crenças e atitudes são fatores tanto pessoais quanto estímulos de marketing, os quais afetam de maneira positiva e negativa a experiência do consumo. Neste sentido, quais os fatores que levam o consumidor residente em Minas Gerais a adquirir produtos, serviços e ideias que possuem apelo sustentável? A metodologia descritiva-exploratória contará com uma fase quantitativa (survey) e uma qualitativa (grupos focais). Este projeto deverá ser aplicado nas cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Uberlândia, devido a importância econômica e demográfica destas localidades. Como resultados deste trabalho espera-se a publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais, fortalecimento da pesquisa entre os professores envolvidos de diferentes Instituições de Ensino de Minas Gerais, bem como incentivar outros pesquisadores na temática de sustentabilidade e comportamento do consumidor.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Danilo de Oliveira Sampaio - Coordenador / André Francisco Alcântara Fagundes - Integrante / Caissa Veloso e Sousa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2016

    Motivações Relacionadas ao Comparecimento dos Espectadores em Eventos Esportivos em Minas Gerais, Descrição: Projeto com apoio da Fapemig. Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar as motivações que influenciam o comparecimento dos espectadores em eventos esportivos em Minas Gerais. Considera-se que o estudo se justifica nos seguintes aspectos: (a) a importância do esporte enquanto setor econômico (POZZI, 1998; MULLIN; HARDY; SUTTON, 2004; ATKEARNEY, 2011); (b) a relevância gerencial e acadêmica de se compreender o comportamento dos torcedores e fãs de esportes; (c) a pequena quantidade de torcedores que frequentam arenas esportivas no Brasil (PAIVA, 2012; FREITAS; MONTES, 2013); (d) a pequena quantidade de estudos que pesquisam essa temática na academia nacional (FAGUNDES et al., 2012); e (e) o fato do País realizar um significativo investimento para construir e reformar estádios e ginásios esportivos para sediar a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. A escolha por Minas Gerais deve-se, em primeiro aspecto, pela importância do estado na economia do Brasil. Ademais, o estado sedia importantes equipes esportivas. Farão parte desse estudo três cidades ? Belo Horizonte, Juiz de Fora e Uberlândia ? que foram escolhidas considerando-se a sua relevância econômica, cultura e esportiva. A metodologia de trabalho proposta envolve duas etapas empíricas principais. A primeira consiste em uma pesquisa exploratória, sob a forma de oito grupos focais e entrevistas individuais com torcedores mineiros. Essa fase, de caráter exploratório, servirá para proporcionar mais assertividade na execução da segunda fase, que envolve a elaboração de uma survey, para a qual sugere-se o aprimoramento do modelo proposto por Fagundes (2013). Como metas para esse projeto tem-se: (a) dois trabalhos completos em anais de eventos científicos; (b) dois artigos submetidos em revistas indexadas; (c) nove relatórios para as equipes esportivas das cidades pesquisadas; e (d) três relatórios para as secretarias de esporte das prefeituras das cidades pesquisadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Danilo de Oliveira Sampaio - Integrante / André Francisco Alcântara Fagundes - Coordenador / Caissa Veloso e Sousa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2019

    SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NOS SETORES PÚBLICO E PRIVADO BRASILEIRO E UMA COMPARAÇÃO COM AS PESQUISAS ORIGINADAS EM PAÍSES DESENVOLVIDOS, Descrição: Projeto renovado com apoio da PROPESQ - UFJF Este projeto de pesquisa registrado na Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), versa sobre o comportamento do cidadão e do consumidor frente aos conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. São estudados organizações e instituições dos setores público e privados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Danilo de Oliveira Sampaio - Coordenador / Eliel Carlos Rosa Plácido - Integrante / Ana Cristina Ribeiro - Integrante / Marcela Pereira Certo - Integrante / Isabella Stroppa Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa.

  • 2013 - 2014

    Marketing em Museus, Descrição: A partir da publicação do Instituo Brasileiro de Museus (BRAM 2011), destaca-se que Belo Horizonte é a capital com menor número de museus do país (41), esse dado suscita várias indagações. Quais os motivos que fazem com que haja pouca concentração de museus na capital mineira? Apesar de a cidade ser nova (Belo Horizonte foi criada em 1897), seria simplista assumir que só essa característica responderia com fidedignidade a essa pergunta. Certamente, há outras vertentes a serem investigadas, tais como o capital cultural da cidade, a tradição de lazer, entretenimento (os belo-horizontinos preferem teatro e cinema a museus? Museu não entra no ranking de possibilidades de lazer? Por que?), será que as pessoas não estão satisfeitas com aquilo oferecido pelos museus da cidade? Os museus não têm qualidade suficiente? Para o cidadão, qual é e qual deveria ser o papel dos museus? Como é avaliada a qualidade das ações/atividades dos museus? Qual a direção das políticas públicas estaduais e municipais acerca do tema? Há que serem consideradas, ainda, questões (sociais, econômicas) relativas ao acesso aos museus, dentre diversas outras possibilidades e necessidades de investigação. Além disso, sendo Belo Horizonte uma cidade que receberá jogos da Copa do Mundo de 2014, os turistas buscarão atividades culturais, de lazer e de entretenimento. Nesse sentido, pelo exposto nos dois últimos parágrafos, cabe investigar, de maneira científica, a atuação dos museus em Belo Horizonte, quais as percepções do público visitante de tais instituições. A partir disso, inicialmente, a pergunta que se faz é "que fatores levam à aprendizagem, à satisfação e à recomendação dos visitantes de um museu?"o objetivo desse projeto é propor e testar um modelo, que estabeleça e mensure os fatores que, na percepção dos visitantes do Espaço TIM-UFMG do Conhecimento, aumentam o seu conhecimento, a sua satisfação e a sua propensão ao boca-a-boca positivo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Danilo de Oliveira Sampaio - Integrante / Marlusa Gosling - Coordenador / Frâncio Silva Mendonça - Integrante / Marcos Paulo Resende - Integrante.

  • 2012 - 2016

    Qualidade do Atendimento e Marketing em Varejos na Cidade de Juiz de Fora, MG, Descrição: Projeto tem apoio financeiro. Este projeto permeia a área de qualidade no atendimento e marketing no setor de varejo físico na cidade de Juiz de Fora - MG. Foram entrevistados 702 clientes finais de diferentes tipos de lojas localizadas no centro de Juiz de Fora - MG. Foi utilizada escala SERVQUAL de Parasuraman et al. (1990, 1991), bem como foram incluídas variáveis de marketing. Após análise de 9 construtos, foi possível verificar de que forma o consumidor juizforano percebe a qualidade do atendimento oferecido pelos varejistas pesquisados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Danilo de Oliveira Sampaio - Coordenador / Eliel Carlos Rosa Plácido - Integrante / Gabriel Iung - Integrante / Victor Cláudio Paradela Ferreira - Integrante / Ana Cristina Ribeiro - Integrante / Isabella Stroppa Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA NA IDENTIFICAÇÃO DO CONSUMO DE VEÍCULOS AUTOMOTIVOS: O QUE MAIS EXISTE ALÉM DAQUILO QUE O CONSUMIDOR AFIRMA?, Descrição: Considerando a utilização de técnicas de neurociências, este estudo tem como objetivo geral identificar processos mentais que se relacionem ao comportamento de compra de veículos automotivos. A pertinência do tema se dá em vista aos poucos estudos na área, o que o faz um assunto instigante para uma proposição de estudo, permitindo explorar aspectos ainda pouco explicitados nos estudos até o momento. Os dados serão coletados mediante a utilização de técnicas de neuroimagem. A técnica proposta para tratamento dos dados é a ANOVA (análise de variância.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Danilo de Oliveira Sampaio - Integrante / Caissa Veloso e Sousa - Coordenador / José Edson Lara - Integrante / André Francisco Alcântara Fagundes - Integrante / Carlos Alberto Gonçalves - Integrante / Érico de Castro e Costa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2019

    NUME-Núcleo de Ensino e Pesquisa em Marketing e Estratégia de Operações - UFMG, Descrição: Atuante como pesquisador. Linhas de pesquisa: Pesquisa em mercadologia; comportamento do consumidor; logística; estratégia e marketing de relacionamento na área de serviços.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Danilo de Oliveira Sampaio - Integrante / Marlusa Gosling - Integrante / Ricardo Teixeira Veiga - Integrante / Carlos Alberto Gonçalves - Coordenador.

  • 2009 - 2019

    NEECIM TUR - Núcleo de Estudos e Estratégias de Comunicação Integrada de Marketing Turístico, Descrição: Núcleo de estudos de estratégias e pesquisas de marketing turístico. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Danilo de Oliveira Sampaio - Integrante / Marlusa Gosling - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Gestão de marketing em organizações com e sem fins lucrativos., Descrição: Gestão de marketing em organizações com e sem fins lucrativos. Este projeto de pesquisa autônomo registrado na UFV estuda questões de gerenciamento mercadológico e de comportamento de consumidor relacionados principlamente a produtos alimentares. São estudados os produtores rurais, os varejistas e atacadistas e os consumidores finais. As organizações cooperativas possuem importância no projeto, envolvendo discentes do Curso de Graduação de Gestão de Cooperativas da UFV.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Danilo de Oliveira Sampaio - Coordenador / Alexandre Bragança Coelho - Integrante.

  • 2006 - 2010

    Gestão e desenvolvimento de cooperativas e associações, Descrição: O grupo de pesquisa visa contribuir para um desenvolvimento mais integral das organizações cooperativas, e/ou das organizações associativas em geral, aprofundando tanto na gestão social, como na empresarial, entendendo ambas como inseparáveis para uma gestão cooperativa de êxito. As pesquisas correspondentes privilegiam a interdisciplinariedade e estão atreladas ao ensino e a extensão que realiza a UFV, em especial, vinculadas ao curso de graduação em Gestão de Cooperativas, ao Mestrado em Extensão Rural e ao Mestrado e Doutorado em Economia Aplicada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Danilo de Oliveira Sampaio - Integrante / José Ambrósio Ferreira Neto - Integrante / Brício dos Santos Reis - Integrante / Marcelo José Braga - Integrante / Nora Beatriz Presno Amodeo - Coordenador / Ana Louise de Carvalho Fiúza - Integrante / Jose Horta Valadares - Integrante.

  • 2006 - 2008

    Levantamento e análise de dados e práticas de gestão das cooperativas de Viçosa e proximidades, Descrição: Este projeto de pesquisa autônomo teve como objetivo principal verificar as características empreendedoras e gerenciais nas organizações cooperativas, e para isto, foram levantados e analisados dados demográficos e estatísticos, bem como a forma de gestão das cooperativas instaladas nas cidades de Viçosa e proximidades (Paula Cândido, São Miguel do Anta, Teixeiras, Coimbra, Cajuri, Porto Firme e São Geraldo) A pesquisa analisou e coletou: ?O número de organizações cooperativas existentes, independente do porte/tamanho destas. ?Os tipos de organizações cooperativas existentes e quantidade por ramo de trabalho. ?A quantidade de associados nas cooperativas bem como os profissionais contratados (se for o caso). ?A estrutura organizacional das organizações cooperativas quanto a cultura interna, hierarquia e organograma. ?As formas de gestão nas áreas de recursos humanos, marketing, produção e financeira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Danilo de Oliveira Sampaio - Coordenador / Alair Ferreira de Freitas - Integrante / Marina Silveira Máximo - Integrante.

Prêmios

2018

Appreciation Award in recognition of your valuable presentation and construtive contribuiton as panel moderator, Joint Inspection Unit of the United Nations System and World Association for Sustainable Development.

2016

Professor Homenageado, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - Turma de Graduação de Administração 2016.

2014

Best Paper Award in International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour - 2014 - Aveiro - Portugal, Instituto Português de Administração de Marketing - IPAM.

2013

Short Listed Certificate (certificado entre os melhores artigos do congresso internacional), IPAM - The Marketing School - Porto/Portugal.

2013

Appreciation Award - paper and session chair, World Association Sustainable Development - London School of Economics and Political Science-Londres.

2008

Paraninfo da Turma de Administração de Marketing 2008, Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

2007

Patrono - Turma de Administração com Habilitação em Marketing ano 2006, Facsum - UNIP.

2006

Professor Assistente I - efetivo - Aprovado em concurso público sem tomar posse - DOU Nº 49 de 13/03/2006, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ.

2006

Professor homenageado do curso de Administração Geral, Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

2003

Reconhecimento de Avaliação Docente, Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

2002

Funcionário homeneageado - pioneirismo, Brasil Center - Embratel.

1998

Professor Homenageado, SESI - FIEMG - Curso Técnico de Formação Gerencial.

1996

Concurso público para professor substituto, Universidade Federal de Juiz de Fora.

1995

Excelência em Consultoria em Marketing de Serviços no Brasas English Course, Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - FACC. , Rua José Lourenço Kelmer, s/n :+55(32)2102-3533 - ramal 208, Campus Universitário, 36036900 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (32) 21023533, Ramal: 208, URL da Homepage:

Experiência profissional

2018 - 2019

Universidade do Porto

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pós-doutorando em Gestão e Marketing

Outras informações:
Realização de pós-doutoramento sem vínculo empregatício e sem bolsa ou salário.

Atividades

  • 08/2018 - 07/2019

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Economia da Universidade do Porto.,Linhas de pesquisa

2010 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)Ex-Coordenador do Programa de Pós-Graduação de Administração - PPGA - 2015 a 2018Ex-Chefe de Departamento de Ciências Administrativas - CAD (UFJF) - 2012 a 2014Professor de cursos de graduação e pós-graduação (MBA) da FACC-UFJFCoordenador do MBA em Gestão Comercial e Vendas da FACC-UFJF desde março de 2020Líder do Grupo de Pesquisa DESCOR - http://www.ufjf.br/descor/Professor Orientador da Empresa Júnior - CAMPE da FEA-UFJFProfessor Orientador de Estágio SupervisionadoEx-Professor Substituto entre os anos de 1996 a 1998.

Atividades

  • 10/2024

    Ensino, Administração, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Consumption and Sustainability, Sustainable Development and Management

  • 07/2021

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - FACC.,Linhas de pesquisa

  • 07/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPP-UFJF).,Cargo ou função, Conselheiro da Câmara lato sensu da Universidade Federal de Juiz de Fora.

  • 01/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - FACC.,Cargo ou função, Representante do PPGA FACC no comitê de Internacionalização dos Programas de Pós-Graduação na PROPP UFJF.

  • 07/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - FACC.,Linhas de pesquisa

  • 03/2020

    Direção e administração, Faculdade de Economia e Administração.,Cargo ou função, Coordenador do MBA em Gestão Comercial e Vendas.

  • 03/2020

    Ensino, MBA em Gestão Comercial e Vendas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Administração de Vendas e Qualidade no Atendimento, Técnicas de Vendas, Ambiente Contemporâneo de Negócios

  • 07/2019

    Ensino, MBA em Gestão de Pessoas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ambiente de Negócios Contemporâneo

  • 01/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - FACC.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Graduação em Administração Pública EAD.

  • 01/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - FACC.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Mestrado Acadêmico de Administração.

  • 01/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - FACC.,Linhas de pesquisa

  • 11/2012

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comportamento do Consumidor, Gestão de Marketing I, Gestão de Vendas, Marketing de Relacionamento, Marketing e Comportamento do Consumidor, Gestão de Marketing II

  • 10/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - FACC.,Cargo ou função, Membro do Conselho de Unidade da FACC.

  • 06/2010

    Ensino, MBA em Gestão Comercial e Vendas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Marketing de Relacionamento, Administração de Vendas, Estratégia

  • 06/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Administração, Faculdade de Administração.,Atividade realizada, Orientador - Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (graduação).

  • 05/2016 - 09/2024

    Ensino, Administração, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Consumer Behaviour, Consumption and Sustainable, Gestão Ambiental e Social, Marketing, Consumo e Sociedade, Metodologia da Pesquisa, Pesquisa e Publicação Acadêmica, Sustainable Development - Mestrado

  • 12/2012 - 12/2019

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - FACC.,Linhas de pesquisa

  • 12/2015 - 05/2018

    Direção e administração, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - FACC.,Cargo ou função, Coordenador do CESPAC-Centro de Pesquisa e Pós Graduação da FACC - UFJF.

  • 12/2015 - 05/2018

    Direção e administração, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - FACC.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Mestrado Acadêmico em Administração.

  • 12/2015 - 05/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPP-UFJF).,Cargo ou função, Membro do CSPP - Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa da UFJF.

  • 10/2015 - 05/2018

    Ensino, Administração Pública, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Estratégica - EAD

  • 12/2010 - 05/2018

    Ensino, MBA em Marketing, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Marketing de Relacionamento

  • 07/2012 - 04/2014

    Direção e administração, Faculdade de Economia e Administração.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Ciências Administrativas (CAD) da FAc. de Administração e Ciências Contábeis.

  • 11/2010 - 12/2011

    Ensino, MBA Executivo de Operações e Serviços - EAD, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Professor Tutor Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso

  • 02/2011 - 07/2011

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Avançados em Marketing I - Marketing de Relacionamento, Administração Mercadológica I, Comportamento do Consumidor

  • 12/2010 - 06/2011

    Ensino, Gestão Pública Municipal - EAD/PNAP, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Professor Orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso

  • 10/2010 - 05/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Administração.,Cargo ou função, Membro Integrante da Comissão de Criação do Curso de Mestrado em Administração.

  • 06/2010 - 12/2010

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Avançados em Marketing I - Tendências e Aplicações de Marketing

  • 09/1996 - 12/1998

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Economia e Administração, Ufjf.,Serviço realizado, Orientador de alunos em consultorias prestadas pela Empresa Júnior.

  • 09/1996 - 02/1998

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Mercadológica I, Administração Mercadológica II

2009 - 2012

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: pesquisador-doutorando

2010 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Estagiário Docente, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 12

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Marketing de Relacionamento e Marketing Eletrônico para o curso de graduação em Administração da UFMG-FACE.

2014 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Integrante grupo de pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Membro pesquisador do projeto da Fapemig - Motivações Relacionadas ao Comparecimento dos Espectadores em Eventos Esportivos em Minas Gerais. Membro do Grupo de Pesquisa UFU-CNPq - O Impacto do Amor ao Time na Intenção do Torcedor de Retornar ao Estádio de Futebol no Brasil

2021 - 2021

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Coordenador área EGEN 2021, Enquadramento Funcional: Coordenador de área Gestão Ambiental no EGEN, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenador e responsável pela área de Gestão Ambiental em Congresso Nacional - EGEN 2021, promovido pela Universidade Federal de Uberlândia, na Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN.

Atividades

  • 01/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, FAGEN.,Linhas de pesquisa

2006 - 2010

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Lotado no Deptº de Economia Rural (DER) na área de Administração

Atividades

  • 08/2008 - 12/2009

    Ensino, Gestão de Cooperativas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ERU 356 - Comunicação Organizacional, ERU 357 - Marketing em Organizações Sociais

  • 09/2007 - 01/2009

    Extensão universitária , Departamento de Economia Rural - DER.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão: DESENVOLVIMENTO GERENCIAL DE PEQUENOS COOPERADOS DA ZONA DA MATA MINEIRA.

  • 08/2007 - 01/2009

    Ensino, Gestão de Cooperativas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Organizacional - ERU 356, Marketing em Organizações Sociais - ERU 357, Teoria das Organizações - ERU 101

  • 07/2007 - 01/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, FUNARBE - Fundação Arthur Bernardes (UFV).,Cargo ou função, Conselheiro Fiscal da FUNARBE (membro suplente).

  • 06/2007 - 01/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Departamental do CCA - Centro de Ciências Agrárias.,Cargo ou função, Membro efetivo: representante da classe de professor assistente no CCA da UFV.

  • 01/2007 - 01/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Economia Rural - DER.,Cargo ou função, Membro da comissão de extensão do DER - UFV.

  • 10/2006 - 01/2009

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Economia Rural - DER.,Linhas de pesquisa

  • 02/2008 - 06/2008

    Ensino, Gestão do Agronegócio, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ERU 436 - Planejamento da Empresa Agroindustrial, ERU 460 - Marketing no Agronegócio

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Gestão de Cooperativas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ERU 356 - Comunicação Organizacional, ERU 357 - Marketing em Organizações Sociais

  • 02/2007 - 08/2007

    Ensino, Gestão do Agronegócio, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Marketing no Agronegócio - ERU 460, Planejamento da Empresa Agroindustrial - ERU 436

  • 08/2006 - 02/2007

    Ensino, Gestão de Cooperativas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Organizacional - ERU 356, Gestão de Pessoas - ementa, Marketing em Organizações Sociais - ERU 357

2002 - 2006

Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

Outras informações:
Desligado em julho de 2006 por iniciativa própria.

Atividades

  • 02/2006 - 07/2006

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de Marketing II, Administração de Marketing III, Desenvolvimento e Gerência de Produto e Serviço, Empreendedorismo

  • 06/2005 - 07/2006

    Ensino, Gestão de Negócios, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Noções de Marketing, Estratégias Competitivas

  • 04/2005 - 07/2006

    Pesquisa e desenvolvimento, Coordenação de Pesquisa e Extensão, Fesjf.,Linhas de pesquisa

  • 02/2005 - 07/2006

    Ensino, Administração Marketing, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de Marketing I, Administração de Marketing II, Administração Mercadológica II, Desenvolvimento e Gerência de Produtos

  • 02/2004 - 07/2006

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Mercadológica I, Administração Mercadológica II, Tópicos Especiais em Marketing II

  • 03/2005 - 12/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Pesquisa e Extensão, Campus Juiz de Fora.,Cargo ou função, Presidente do Comitê de Pesquisa e Extensão.

  • 02/2005 - 12/2005

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Empreendedorismo

  • 01/2005 - 12/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Revista Estação Científica.,Cargo ou função, Conselheiro editorial de artigos científicos.

  • 02/2004 - 12/2005

    Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Empreendedorismo

  • 12/2004 - 03/2005

    Ensino, Marketing, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Marketing (pós-graduação), Gerência de Produto (pós-graduação)

  • 04/2002 - 12/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Consu, Rio Branco.,Cargo ou função, Membro de colegiado superior.

  • 02/2004 - 06/2004

    Direção e administração, Coordenação do Curso de Administração Com Habilitação Em Marketing, Rio Branco.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Administração com Habilitação em Marketing.

  • 03/2003 - 12/2003

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Geral da Administração II, Organização, Sistemas e Métodos

  • 04/2002 - 02/2003

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Geral da Administração I, Teoria Geral da Administração II, Administração Mercadológica I

  • 07/2002 - 12/2002

    Direção e administração, Coordenação, Juiz de Fora.,Cargo ou função, Coordenador Adjunto de Administração e Coordenador do Programa de Treinamento Profissional - PTP.

2005 - 2006

Faculdade do Sudoeste Mineiro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 5

Outras informações:
Desligado em julho de 2006 por iniciativa própria.

2003 - 2003

Faculdade do Sudoeste Mineiro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 2

Atividades

  • 02/2006 - 07/2006

    Ensino, Administração Marketing, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração do Relacionamento com o Cliente, Vendas e Distribuição I

  • 02/2005 - 12/2005

    Ensino, Administração Marketing, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Liderança e Empreendedorismo, Tópicos Especiais de Marketing I, Tópicos Especiais de Marketing II

  • 02/2003 - 12/2003

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Mercadologia I, Mercadologia II

2003 - 2003

Faculdade Granbery da Igreja Metodista

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 12

Atividades

  • 05/2003 - 09/2003

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Mercadológica I, Administração Mercadológica II

2005 - 2005

Faculdade Vianna Júnior

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 4

Atividades

  • 02/2005 - 07/2005

    Ensino, Gestão Empreendedora, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Empreendedorismo

1996 - 1998

Serviço Social da Indústria

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/1996 - 01/1998

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Administração Geral, Qualidade, Marketing, Recursos Humanos

2000 - 2002

Brasil center Embratel

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerência, Carga horária: 44

Atividades

  • 01/2001 - 04/2002

    Direção e administração, Marketing, Juiz de Fora.,Cargo ou função, Gerência Internacional de Operadores.

  • 01/2000 - 12/2000

    Direção e administração, Marketing, Juiz de Fora.,Cargo ou função, Supervisor de Vendas e de Serviços.

1995 - 1995

Compahia Industrial São Paulo Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Trainee - Gerente de Produtos, Carga horária: 44

Outras informações:
Gerenciamento de produtos - área de marketing. Planejamento e desenvolvimento de novos produtos.

Atividades

  • 07/1995 - 11/1995

    Direção e administração, Marketing, São Paulo e Manaus.,Cargo ou função, Trainee: áreas de experiência: qualidade, vendas e produção.

  • 05/1995 - 11/1995

    Direção e administração, Marketing, Rio de Janeiro.,Cargo ou função, Gerência de produtos.

1994 - 1995

MESBLA LOJAS DE DEPARTAMENTOS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefia de vendas, Carga horária: 44

Outras informações:
Trainee e chefe de vendas em diversas lojas de departamento da Mesbla. Supervisão de vendedores e administração de cotas e resultados de vendas.

Atividades

  • 06/1994 - 04/1995

    Serviços técnicos especializados , Vendas, Rio Sul Tijuca e Niterói.,Serviço realizado, Supervisão de equipes de vendas e estoques.

  • 05/1994 - 04/1995

    Serviços técnicos especializados , Vendas, Rio de Janeiro.,Serviço realizado, supervisão de vendas e merchandising.

1993 - 1993

Nestle Ind Com Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Promoção de Vendas, Carga horária: 44

Atividades

  • 03/1993 - 06/1993

    Serviços técnicos especializados , Vendas, Belo Horizonte.,Serviço realizado, Promoção e merchandising de produtos.

1996 - 1996

Pepsi

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Vendas Sênior, Carga horária: 44

Outras informações:
Supervisão de vendedores e administração de vendas e merchandising

Atividades

  • 03/1996 - 05/1996

    Serviços técnicos especializados , Vendas, Belo Horizonte Juiz de Fora.,Serviço realizado, Apoio de logística e ao gerenciamento do depósito.

  • 03/1996 - 05/1996

    Serviços técnicos especializados , Vendas, Belo Horizonte Juiz de Fora.,Serviço realizado, supervisão de vendas e merchandising.