MARCOS TORRES CARNEIRO
Licenciado em Pedagogia. Especialista em Gestão Educacional pela Universidade de São Paulo (UNICID). É Master of Business Administration (MBA) emGestão de Serviços Educacionais. Mestre em Educação pelo Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Doutor em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Foi professor substituto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, lotado no departamento de Politicas e práticas educacionais - DFPE, ministrando as seguintes disciplinas: Organização da Educação Brasileira (OEB), Fundamentos sócio-filosóficos da educação, Seminário de Pesquisa e Politicas e Gestão educacional. Desenvolve ainda, tutoria pela Secretaia de Educação à distância - SEDIS pela mesma universidade nas disciplinas de Educação e Realidade e Fundamentos da educação. Foi bolsista (pesquisador) do Plano de ações articuladas - PAR/OBEDUC/UFRN. Atualmente é professora da Universidade Potiguar (UNP) e da rede pública de ensino. É diretor acadêmico da Faculdade Metropolitana Norte Riograndense (FAMEN). Atua na área de políticas de educação profissional e formação docente; e desenvolve estudos e pesquisas sobre avaliação de políticas públicas, Política e Gestão da educação, Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos no contexto da diversidade. Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Avaliação de Políticas Públicas/GIAPP/UFRN. Precerista adoc da revista Estação Cientifica da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).
Informações coletadas do Lattes em 30/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2018 - 2021
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: JUVENTUDES E EDUCAÇÃO: AVALIAÇÃO FORMATIVA DO PROJOVEM URBANO EM NATAL/RN (2008-2012).
Maria Aparecida de Queiroz. Palavras-chave: Juventude; EDUCAÇÃO; Política Educacional; ProJovem Urbano.
Mestrado em Mestrado em Educação Profissional
2013 - 2015
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Título: Avaliação do Processo de Implementação do ProJovem Urbano em Natal/RN: o que dizer da dimensão Qualificação Profissional
, Ano de Obtenção: 2015.Marcio Adriano Azevedo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Avaliação de Políticas Públicas; Avaliação de Processo; ProJovem Urbano; Qualificação Profissional; Educação Profissional.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação.
Especialização em andamento em MBA EM GESTÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS
2020 - Atual
Universidade Potiguar, UnP
Título: MBA EM GESTÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS
Especialização em Gestão Educacional
2013 - 2014
Universidade Cidade de São Paulo
Título: Gestão Democrática das Escolas Públicas: possibilidades, desafios e perspectivas de superação
Orientador: Leociléa Aparecida Vieira
Aperfeiçoamento em FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
2023 - 2024
NÚCLEO DE PSICANALISE INTEGRATIVA
Título: O LUTO E A MELANCOLIA. Ano de finalização: 2024
Orientador: CAROLINE PALMEIRE
Graduação em andamento em Letras - Língua Portuguesa
2022 - Atual
Graduação em andamento em Letras - Inglês
2021 - Atual
Graduação em Pedagogia
2006 - 2010
Centro Universitário Maurício de Nassau - Recife
Título: A Politica Educacional: a partir da Década de 1990
Orientador: Luciane Mascarenhas
Formação complementar
2020 -
MBA em MBA EM GESTÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS. (Carga Horária: 360h). , Universidade Potiguar, UnP, Brasil.
2024 - 2024
AMOR COMO REVOLUÇÃO_NEUROCIÊNCIA DOS AFETOS. (Carga horária: 2h). , NÚCLEO DE PSICANALISE INTEGRATIVA, NPI, Brasil.
2024 - 2024
EXCITADOS, DESATENTOS E CANSADOS. NOTAS SOBRE A SUBJETIVIDADE ATUAL. (Carga horária: 1h). , CASA DO SABER, CASA DO SABER, Brasil.
2024 - 2024
CLASSICOS DA LITERATURACASA DO SABERCASA DO SABERCASA DOCEM ANOS DE SOLIDÃO. (Carga horária: 1h). , CASA DO SABER, CASA DO SABER, Brasil.
2024 - 2024
DESEJO E SUBJETIVIDADE NO TEMPO DO PRESENTE. (Carga horária: 1h). , CASA DO SABER, CASA DO SABER, Brasil.
2023 - 2023
Conflitos no dia a dia: como lidar. (Carga horária: 1h). , INSTITUTO SINGULARIDADES, INSTITUTO SINGUL, Brasil.
2023 - 2023
e Clínica Psicanalítica de Sigmund Freud: Bases Introdutórias a Clínica Psi. (Carga horária: 120h). , INSTITUTO GAIO ENSINO SUPERIOR, FACULDADE GAIO, Brasil.
2023 - 2023
Gestão Escolar da Educação Básica. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2023 - 2023
Avaliação do atendimento na Educação Infantil. (Carga horária: 40h). , Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF, Brasil.
2023 - 2023
Oportunidades de Educação, Trabalho e Formação Profissional para Adolescent. (Carga horária: 8h). , Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF, Brasil.
2023 - 2023
Gestão Escolar da Educação Básica. (Carga horária: 40h). , Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF, Brasil.
2023 - 2023
e Introdução à Constelação Familiar Sistêmica. (Carga horária: 60h). , INSTITUTO GAIO ENSINO SUPERIOR, FACULDADE GAIO, Brasil.
2023 - 2023
Formação de Gestores de políticas públicas e sociais. (Carga horária: 220h). , INSTITUTO GAIO ENSINO SUPERIOR, FACULDADE GAIO, Brasil.
2020 - 2020
Tutoria em Educação a Distância e Docência do Ensino Superior. (Carga horária: 240h). , Instituto Nacional de Ensino, INEEAD, Brasil.
2020 - 2020
CLOn - Curso de Moodle. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2020 - 2020
CLOn - Formação Básica em EaD. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2020 - 2020
Desenvolvimento profissional docente. (Carga horária: 24h). , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
2020 - 2020
Planejamento Financeiro e orçamento de projetos educacionais. (Carga horária: 24h). , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
2020 - 2020
Prevenção Contra Assédio do corpo Docente e Comportamento Adequado. (Carga horária: 3h). , Laureate Education inc, LAUREATE, Brasil.
2020 - 2020
O código de conduta e a ética da Laureate. (Carga horária: 3h). , Laureate Brasil, LAUREATE, Brasil.
2020 - 2020
Nossa cultura: o movimento da Laureate. (Carga horária: 3h). , Laureate Brasil, LAUREATE, Brasil.
2020 - 2020
Tutoria na Educação Online: da Formação a Atuação. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2020 - 2020
CLOn - Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA: Moodle para estudantes. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2020 - 2020
CLOn - Formação de Tutores. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2018 - 2018
Grupo de trabalho. (Carga horária: 180h). , ANPAE RN, ANPAE RN, Brasil.
2016 - 2016
Formação para tutores no AVA Moodle Mandacaru. SEDIS. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICANÁLISE.
Organização de eventos
CARNEIRO, M. T. . XI JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS. 2023. (Outro).
CARNEIRO, MARCOS TORRES . VI COLÓQUIO NACIONAL E III COLÓQUIO INTERNACIONAL: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: EM DEFESA DO PROJETO DE FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL e no I SIMPÓSIO FRANCO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO PROFISISONAL,. 2021. (Outro).
CARNEIRO, M. T. . IX Seminário Regional de Políticas e Administração da Educação do Nordeste. 2016. (Outro).
CARNEIRO, M. T. . IX Encontro Estadual de Política e Administração da Educação/RN. 2016. (Outro).
CARNEIRO, M. T. . IX Encontro Estadual de Política e Administração da Educação/RN. 2016. (Outro).
CARNEIRO, M. T. . III SEMINÁRIO PAULO FREIRE DIÁLOGOS PARA A VIDA. 2015. (Outro).
CARNEIRO, M. T. . VII Ciclo em Políticas Educacionais. 2015. (Outro).
Participação em eventos
Análise do Discurso em pauta: teorias e modos de ver o mundo. 2021. (Outra).
Criança e natureza: Práticas docentes para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. 2021. (Outra).
EXPOR DIGITAL. 2021. (Outra).
LIBRAS - Quebrando as barreiras da comunicação: contexto escolar. 2021. (Outra).
Seminário: Práticas e experiências pedagógicas nas terceiras séries em Letras e História. 2021. (Outra).
Live educação em tempos de pandemia. 2020. (Outra).
Jornada Pedagógica. 2019. (Outra).
I COLÓQUIO NACIONAL EM ÊXITO ESCOLAR, EMPODERAMENTO E ASCENSÃO SOCIAL/II SEMINÁRIO LUSOBRASILEIRO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO/III SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS.DO ÊXITO AO ABANDONO E EVASÃO ESCOLAR DOS ESTUDANTES DO PROJOVEM URBANO EM NATAL (RN). 2018. (Outra).
II Congresso de Conselheiros Escolares de Parnamirim. A PARTICIPAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR NA DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA FRANCISCA DE CANINDÉ AVELINO BATISTA. 2018. (Congresso).
II Congresso de Conselheiros Escolares de Parnamirim/RN. A participação do Conselho escolar na gestão democrática. 2018. (Congresso).
II Congresso de Conselheiros Escolares de Parnamirim/RN. O papel do Conselho Escolar na gestão democrática. 2018. (Congresso).
V SENACEM.EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA PROPOSTA DO PROJOVEM URBANO: embates e desafios. 2018. (Seminário).
X Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANAE/RN) "a Conjuntura Atual e a Política Educacional Brasileira: perspectivas e desafios".A reinserção de jovens no sistema educacional brasileiro: o ProJovem Urbano no horizonte. 2018. (Encontro).
II Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação.Politicas públicas educacionais. 2017. (Outra).
Jornada Pedagógica.Ser Professor no século XXI: Desafios e perspectivas. 2017. (Outra).
VI Seminário de Modelos e experiências de Avaliação de políticas, programas e projetos. IV Seminário Internacional sobre Avaliação.Avaliação de processo como pesquisa científica: um olhar sobre o sistema de monitoramento e avaliação do Projovem Urbano. 2017. (Seminário).
VI Seminário de Modelos e experiências de Avaliação de políticas, programas e projetos. IV Seminário Internacional sobre Avaliação.Avaliação de processo como pesquisa científica: um olhar sobre o sistema de monitoramento e avaliação do Projovem Urbano. 2017. (Seminário).
XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Adminsitração da Educação.Desafios em avaliação da aprendizagem na agenda política municipal de educação com o PAR (2007 - 2010) em Mossoró. 2017. (Simpósio).
XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Adminsitração da Educação. 2017. (Simpósio).
Articulando Saberes e Fazeres para a Construção de um referencial Cu curricular Municipal.Articulando Saberes e Fazeres para a Construção de um referencial Cu curricular Municipal. 2016. (Encontro).
Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação.POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO PARA A JUVENTUDE: O SISTEMA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO (SMA) COMO FORMA DE GESTÃO DO PROJOVEM URBANO. 2016. (Encontro).
II Seminário Marx Hoje: pesquisa e transformação social. 2016. (Seminário).
IX Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste.Formação Continuada de Professores no município de Mossoró/RN: Avaliando a execução das ações no PAR (2007-2011). 2016. (Seminário).
IX Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste. 2016. (Seminário).
IX Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste.Formação Continuada de Professores no município de Mossoró/RN: Avaliando a execução das ações no PAR (2007-2011). 2016. (Seminário).
Reunião Técnica do Projeto "Avaliação do Plano de Ações Articuladas (PAR): um estudo em municípios dos estados do Rio grande do Norte, Pará e Minas Gerais, no período de 2007 a 2013".do. 2016. (Outra).
VI Semana de Estudos, Teorias e Práticas Educativas. 2016. (Outra).
XXVII CICT Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN 2016. XXVII CICT Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN 2016. 2016. (Congresso).
VII Ciclo em Políticas Educacionais. 2015. (Outra).
A Pergunta pela Técnica na Modernidade. 2014. (Outra).
Conferência.Avaliação de Políticas Públicas em Educação. 2014. (Outra).
EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: PROJOVEM URBANO.GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM DEBATE ACERCA DO SISTEMA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO - SMA DO PROJOVEM URBANO. 2014. (Outra).
Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - XXII EPENN.A fotografia e o não dito no processo de implementação do PROEJA no IF sertão-PE. 2014. (Encontro).
II SEMINÁRIO PAULO FREIRE - EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE. 2014. (Seminário).
I Seminário Marx hoje: pesquisa e transformação social. 2014. (Seminário).
I SEMINÁRIO MARX HOJE: PESQUISA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. 2014. (Seminário).
Seminário Internacional ?Max Weber 150 Anos.Da desilusão com a república a sua adesão aberta ao socialismo: o amadurecimento político de Euclides da Cunha. 2014. (Seminário).
VI Ciclo de debates em Ciências Sociais - CESO.Da desilusão com a república a sua adesão aberta ao socialismo: o amadurecimento político de Euclides da Cunha. 2014. (Outra).
VII Colóquio Internacional de Ciências Sociais.Da desilusão com a república a sua adesão aberta ao socialismo: o amadurecimento político de Euclides da Cunha. 2014. (Outra).
V SEMANA DE ESTUDOS, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS.EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: PROJOVEM URBANO. 2014. (Outra).
II COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. 2013. (Outra).
III SEMINÁRIO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - SENACEM."AVALIAÇÃO POLÍTICA DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJOVEM URBANO NA CIDADE DE NATAL/RN NOS ANOS DE 2005/2006". 2013. (Seminário).
III SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UERN."AVALIAÇÃO POLÍTICA DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJOVEM URBANO NA CIDADE DE NATAL/RN NOS ANOS DE 2005/2006". 2013. (Simpósio).
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL LUSO-BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO. 2013. (Outra).
SEMINÁRIO SOBRE EXPERIÊNCIAS EM ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. 2013. (Seminário).
Projeto Cinema para Todos.Oficina de Roteiro, Fotografia, Câmara de Cinema e Video e oficina de Produção. 2010. (Outra).
Curso Formaçõa de Mobilizadores para o registro Civil de Nasciemnto e Documentação Básica.Formaçõa de Mobilizadores para o registro Civil de Nasciemnto e Documentação Básica. 2009. (Outra).
Capacitação em Controle Social para Conselheiros Gestores Locais e Representantes dos Movimentos Sociais e Populares.Capacitação em Controle Social para Conselheiros Gestores Locais e Representantes dos Movimentos Sociais e Populares. 2008. (Outra).
Curso de Formação em Educação Popular.Formação em Educação Popular. 2008. (Outra).
Forúm Natal pela Sustentabilidade.Educação- Pensar em todos é a melhor forma de pensar em si. 2008. (Outra).
I Forum internacional de Pedagogia.Pesquisa em Softwares educacionais. 2008. (Outra).
I Jornada de Educação em Natal.Pesquisa Cientifica e Pedagogicas em Ciencias Sociais. 2008. (Outra).
V Seminário de Educação: " A responsabilidade Social e o Pedagogo em Formação".Categorias necessáiras para o alcance de Formação profissional". 2008. (Seminário).
III Seminário de Educação: " O pedagogo e os caminhos da Educação"."O uso de Material Dourado e as operações Fundamentais". 2007. (Oficina).
IV Seminário de Educação: "Pedagogia: Teoria e Prática".Reflexões sobre a metodologia de um trabalho cientifico: referenciais teóricos e instrumentais". 2007. (Seminário).
IV Seminário de Educação: "Pedagogo: Teoria e Prática".Eucação de Jovnes e Adultos e a pedagogia libertadora: um legado de Paulo Freire. 2007. (Seminário).
Palestra "Atividade Física e Infância"."Atividade Física e Infância". 2007. (Outra).
I Seminário de eDUCAÇÃO: "O pedagogo e a prática Pedagogica".Criança sujeito de Direitos: uma conquista histórica?". 2006. (Seminário).
Palestra "Diferenças internacionais na elaboração e apresentação de demonstrações Contábeis"."Diferenças internacionais na elaboração e apresentação de demonstrações Contábeis". 2006. (Outra).
FORNAGESTE.Curso para Formação de Gestores. 2002. (Outra).
Participação em bancas
CHAGAS, K. K. N.;AZEVEDO, M. A.CARNEIRO, M. T.. ANÁLISE DE AÇÃO AFIRMATIVA PARA ESTUDANTES NEGROS DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE-CAMPUS NATAL ZONA NORTE,. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em educação profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
CARNEIRO, M. T.; SILVA NETO, A. M.; FERNANDES, J. O.. POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DO USO PEDAGÓGICO DE MÍDIAS DIGITAIS. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO em MÍDIAS NA EDUCAÇÃO) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
CARNEIRO, M. T.; SILVA NETO, A. M.; FERNANDES, J. O.. IMPACTO DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO em MÍDIAS NA EDUCAÇÃO) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
CARNEIRO, M. T.. A importância da Família na Escola Municipal Professor Francisco Ernesto Cunha. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização a Distância em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CARNEIRO, M. T.. Parceria Institucional: preceitos basilares da Escola Atual. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização a Distância em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CARNEIRO, M. T.. A contribuição da Parceria Família/Escola no processo de Ensino-aprendizagem. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização a Distância em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CARNEIRO, M. T.. Evasão Escolar. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização a Distância em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CARNEIRO, M. T.. Conselho Escolar em Ação: A intervenção nas creches Municipais Branca de Neve e Severino de Freitas Rego. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização a Distância em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CARNEIRO, M. T.. Projeto Político Pedagógico na perspectiva do diálogo e da parceria institucional: preceitos basilares da escola atual. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização a Distância em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
LOPES, P. I. X.CARNEIRO, M. T.CARNEIRO, M. T.. Reflexões acerca das relações entre Educação, Pobreza, Desigualdade Social e o programa de erradicação do trabalho infantil (PETI) da prefeitura de Natal-RN. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
LOPES, P. I. X.CARNEIRO, M. T.. Educação, Pobreza e Desigualdade social: uma análise da ação pedagógica da Escola municipal Padre Amaro em relação aos alunos que vivem em situação de pobreza na zona rural do município de Paraú/RN. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
LOPES, P. I. X.CARNEIRO, M. T.. Educação e Sexualidade na escola: um diálogo necessário. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
LOPES, P. I. X.CARNEIRO, M. T.. O Programa Bolsa Familia e as suas contribuições para a permanência e o sucesso escolar: um estudo de caso na escola municipal Coronel Zuza Torres. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CARNEIRO, M. T.GUEDES, G. B.. Programa de Benefício de prestação continuada na escola: um olhar do usuário com sídrome de Beradinellis sobre as políticas sociais de renda mínima. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
GUEDES, G. B.CARNEIRO, M. T.. Programa Mais Educação: impactos nos indicadores da vulnerabilidade social. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
GUEDES, G. B.CARNEIRO, M. T.. Conhecimento prévio e curriculo escolar: um estudo na comunidade quilombola no município de Currais Novos/RN. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
GUEDES, G. B.CARNEIRO, M. T.. Programa Bolsa Familia: redistribuição de renda e qualificação da mulher no município de Acari/ RN. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
BARBALHO, M.G.C.CARNEIRO, M. T.. Programa Bolsa Familia e o olhar do técnico em assistência social sobre beneficiários, condicionalidades e intervenções. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
BARBALHO, M.G.C.CARNEIRO, M. T.. Programa Bolsa Familia e a redução da pobreza no muncípio de Jardim do Seridó. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
BARBALHO, M.G.C.CARNEIRO, M. T.. O direito à educação: a Medida Socioeducativa em Meio Aberto recebida no CREAS do município de Currais Novos- RN no ano de 2016.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
BARBALHO, M.G.C.CARNEIRO, M. T.. Direitos Humanos e pobreza na Sociedade de agora: algumas considerações. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CARNEIRO, M. T.. Um Olhar Sobre a Organização Constitutiva da Gramática: quais as maiores dificuldades de aprendizagem?. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa com Ê) - Instituto Superior de Educação de Pesqueira.
NEVES, T. F.SILVA, J. J.CARNEIRO, M. T.. A contribuição do Psicopedagogo na Alfabetização de Crianças no Ensino Fundamental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Instituto Superior de Educação de Pesqueira.
NEVES, T. F.SILVA, J. J.CARNEIRO, M. T.. A Afetividade na Relação Professor/aluno na Educação Infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Instituto Superior de Educação de Pesqueira.
NEVES, T. F.SILVA, J. J.CARNEIRO, M. T.. Percepção Ambiental na Educação de Jovens e Adultos: Contribuições Psicopedagogicas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Instituto Superior de Educação de Pesqueira.
NEVES, T. F.SILVA, J. J.CARNEIRO, M. T.. A parceria entre a Familia e a Escola: pressupostos sobre a sua Importância. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Instituto Superior de Educação de Pesqueira.
NEVES, T. F.SILVA, J. J.CARNEIRO, M. T.. A inclusão do Aluno Surdo no Ensino Fundamental I: a atuação do Psicopedagogo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Instituto Superior de Educação de Pesqueira.
NEVES, T. F.SILVA, J. J.CARNEIRO, M. T.. Adolescente em Conflito com a lei e a escola, uma relação possível?. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Instituto Superior de Educação de Pesqueira.
NEVES, T. F.SILVA, J. J.CARNEIRO, M. T.. As Brincadeiras na Educação Infantil: pressupostos para a aprendizagem da Criança. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Instituto Superior de Educação de Pesqueira.
CARNEIRO, M. T.. "AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO DA COMUNIDADE QUILOMBO DOS PALMARES". 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GEOGRAFIA DO SEMIÁRIDO) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA.
CARNEIRO, M. T.. "PROGRAMA ESCOLA ATIVA E AS TURMAS MULTISSERIADAS EM REGIÃO DO SEMIÁRIDO: A EXPERIÊNCIA EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GEOGRAFIA DO SEMIÁRIDO) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA.
LOPES, P. I. X.CARNEIRO, M. T.. EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: PRÁTICAS DESENVOLVIDAS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CARNEIRO, M. T.LOPES, P. I. X.. TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE A PANDEMIA: ESTUDO DE CASO NA PRÉ-ESCOLA DE UMA INSTITUIÇÃO MUNICIPAL DE ENSINO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CARNEIRO, M. T.LOPES, P. I. X.. TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: ANÁLISE A PARTIR DE UMA ESCOLA ESTADUAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CARNEIRO, M. T.LOPES, P. I. X.. TECNOLOGIAS, ATIVIDADES PEDAGÓGICAS ON-LINE E PANDEMIA DA COVID-19: AÇÕES EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MARCELINO VIEIRA/RN. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CARNEIRO, M. T.SILVA, R. R. O.. A ATUAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CARNEIRO, M. T.SILVA, R. R. O.ARAUJO, J. M. O.. A AFETIVIDADE E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CARNEIRO, M. T.SILVA, R. R. O.SILVA, J. B.. : EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR: Um desafio a ser superado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CARNEIRO, M. T.SILVA, C. R.. Conselho Escolar e os desafios para participação colegiada: reflexões a partir de uma escola da rede municipal de ensino de natal/RN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Potiguar.
CARNEIRO, M. T.SILVA, C. R.. O grêmio estudantil e os desafios para a participação colegiada: reflexões a partir de uma escola pública no município de Natal/RN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Potiguar.
CARNEIRO, M. T.GUEDES, G. B.SILVA, R. R. O.. O trabalho do Coordenador Pedagógico em tempos de Democratização da Gestão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, R. R. O.CARNEIRO, M. T.. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CARNEIRO, M. T.SILVA, R. R. O.. Concepção de gestão participativa e democrática de gestores de escolas pública. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CARNEIRO, M. T.SILVA, R. R. O.. ?Desafios da ação pedagógica: as funções do coordenador pedagógico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CARNEIRO, M. T.SilvaA, C. R.LOPES, P. I. X.. A Indisciplina como elemento de desafio ao processo ensino aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CARNEIRO, M. T.SilvaA, C. R.LOPES, P. I. X.. INDISCIPLINA ESCOLAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CARNEIRO, M. T.SilvaA, C. R.LOPES, P. I. X.. EDUCAÇÃO NO CAMPO: POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CARNEIRO, M. T.SilvaA, C. R.LOPES, P. I. X.. ATRIBUIÇÕES DO GESTOR ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CARNEIRO, M. T.SilvaA, C. R.LOPES, P. I. X.. RELATO DE PESQUISA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I ? ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CARNEIRO, M. T.SilvaA, C. R.LOPES, P. I. X.. O PAPEL DO GESTOR NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: FORMAS DE ATUAÇÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CARNEIRO, M. T.SilvaA, C. R.LOPES, P. I. X.. EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CAMPO: UM DESENROLAR DO PROGRAMA PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CARNEIRO, M. T.SilvaA, C. R.LOPES, P. I. X.. EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
BARBALHO, M.G.C.CARNEIRO, M. T.SILVA, R.F.. Gestão Democrártica: o conselho escolar como mecanismo de participação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Orientou
Desafios do Gestor no Processo Educacional Escolar; 2013; Orientação de outra natureza; (Pós-Graduação em Gestão Educacional) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Marcos Torres Carneiro;
Gestão Democrática: interação Familia e escola; 2013; Orientação de outra natureza; (Pós-Graduação em Gestão Educacional) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Marcos Torres Carneiro;
Gestão Democrática e Participativa da Comunidade Escolar; 2013; Orientação de outra natureza; (Pós-Graduação em Gestão Educacional) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Marcos Torres Carneiro;
Projeto Político Pedagógico: uma Construção coletiva na gestão Democrática; 2013; Orientação de outra natureza; (Pós-Graduação em Gestão Educacional) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Marcos Torres Carneiro;
Coordenador Pedagógico: a busca da identidade Profissional; 2013; Orientação de outra natureza; (Pós-Graduação em Gestão Educacional) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Marcos Torres Carneiro;
O papel do Gestor na escola: relações e formas de atuação; 2013; Orientação de outra natureza; (Pós-Graduação em Gestão Educacional) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Marcos Torres Carneiro;
Um Olhar sobre o perfil do Coordenador Pedagógico: elementos da Gestão Educacional; 2013; Orientação de outra natureza; (Pós-Graduação em Gestão Educacional) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Marcos Torres Carneiro;
Estágio Supervisionado; 2012; Orientação de outra natureza; (LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - IFETE; Orientador: Marcos Torres Carneiro;
Produções bibliográficas
-
CAMARGO, ARLETE MARIA MONTE DE ; QUEIROZ, MARIA APARECIDA DE ; CARNEIRO, MARCOS TORRES . Formação continuada, regulação e prática pedagógica no Plano de Ações Articuladas. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 12, p. 671-683, 2018.
-
QUEIROZ, MARIA APARECIDA DE ; CARNEIRO, MARCOS TORRES ; RIBEIRO, MARIA EDILENE DA SILVA . Formação continuada de professores no PAR em municípios do Rio Grande do Norte e Pará. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE) , v. 55, p. 131-160, 2017.
-
QUEIROZ, M. A. ; CARNEIRO, M. T. . Plano de Ações Articuladas ? PAR: uma política de descentralização das ações de educação. Research, Society and Development , v. 7, p. 01-17, 2017.
-
CARNEIRO, M. T. ; AZEVEDO, M. A. ; Maria Aparecida de Queiroz . Avaliação de políticas públicas e redistributivismo na educação profissional. 1. ed. João Pessoa: Ideia, 2019. v. 1. 278p .
-
CARNEIRO, M. T. . Formação Continuada Docente: compromisso do Professor na Alfabetização. 1. ed. Natal: IESP, 2015. v. 01. 30p .
-
CARNEIRO, M. T. ; AZEVEDO, M. A. ; UCHOA, A. M. ; SILVA, L. L. S. . Avaliação de Políticas Públicas no Capitalismo Globalizado: para que e para quem?. 1. ed. Recife: Editora UFPE, 2015. v. 100. 374p .
-
CARNEIRO, M. T. . O PSICOPEDAGOGO NO CONTEXTO ESCOLAR: IDENTIDADE, ATIVIDADES E CENÁRIOS PROFISSIONAIS. 1. ed. SÃO TOMÉ: IESP, 2014. v. 21.
-
CARNEIRO, M. T. . O PSICOPEDAGOGO E AS SUAS INTERVENÇÕES DIANTE DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. 1. ed. NATAL: IESP, 2014.
-
CARNEIRO, M. T. . O Processo de Ensino - Aprendizagem na Educação Infantil: Competências e Habilidades do Professor. 1. ed. NATAL: IESP, 2014.
-
CARNEIRO, M. T. . Princípios, organização e Desafios da Gestão Escolar no século XXI. 1. ed. Natal: IESP, 2014.
-
CARNEIRO, M. T. . Conceitos, Atividades e Estratégias de Participação para a Gestão Escolar. 1. ed. Natal: IESP, 2014.
-
CARNEIRO, M. T. . EDUCAÇÃO INFANTIL: PROCESSOS INERENTES AO APRENDER HUMANO E OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM. 1. ed. MOSSORÓ: QUEIMA BUCHA, 2013.
-
CARNEIRO, M. T. . Gestão Educacional e Criatividade na solução de desafios: Comunidade, violência e sociedade. 1. ed. MOSSORÓ: QUEIMA BUCHA, 2013.
-
CARNEIRO, M. T. . Psicopedagogia Institucional e Clinica: Processos d aprendizagem e suas dificuldades. 1. ed. MOSSORÓ: QUEIMA BUCHA, 2013.
-
CARNEIRO, M. T. . Gestão Educacional e Criatividade na solução de desafios: Comunidade, violência e sociedade. 2. ed. MOSSORÓ: QUEIMA BUCHA, 2013.
-
CARNEIRO, M. T. . PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O BEM ESTAR NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. 1. ed. MOSSORÓ: QUEIMA BUCHA, 2013.
-
CARNEIRO, M. T. . METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROCESSO DE APRENDIZAGEM E SUAS DIFICULDADES. 1. ed. MOSSORÓ: QUEIMA BUCHA, 2013.
-
CARNEIRO, M. T. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DA CONSTITUIÇÃO SOCIOLÓGICA Á CONSTRUÇÃO PEDAGÓGICA. 1. ed. MOSSORÓ: QUEIMA BUCHA, 2013.
-
CARNEIRO, M. T. . FRACASSO ESCOLAR: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO. 1. ed. MOSSORÓ: QUEIMA BUCHA, 2013.
-
CARNEIRO, M. T. . Atividade Física e Desenvolvimento Humano. 1. ed. Nata: CARPEDIN, 2013.
-
CARNEIRO, MARCOS TORRES ; Maria Aparecida de Queiroz . Aspectos históricos, políticos e culturais da educação brasileira. In: Marcelo Máximo Purificação; Maria Teresa Ribeiro Pessoa; Elisângela Maura Catarino.. (Org.). A REINSERÇÃO DE JOVENS NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: O PROJOVEM URBANO NO HORIZONTE. 1ed.Ponta Grossa ? Paraná: Atena, 2020, v. 1, p. 116-126.
-
CARNEIRO, M. T. ; QUEIROZ, MARIA APARECIDA DE ; MARTINS, J. A. . Os descaminhos das políticas de educação para a juventude pobre brasileira. In: Magna França; Maria Aparecida de Queiroz; Walter Pinheiro Barbosa Júnior. (Org.). Políticas de Educação no Brasil : Contextos e embates. 1ed.NATAL: EDUFRN, 2020, v. 1, p. 267-291.
-
CARNEIRO, MARCOS TORRES ; QUEIROZ, MARIA APARECIDA DE . EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA PROPOSTA DO PROJOVEM URBANO: EMBATES E DESAFIOS. Avaliação, Políticas e Expansão da Educação Brasileira 6. 1ed.Belo Horizonte/: Atena Editora, 2019, v. 6, p. 242-246.
-
CARNEIRO, M. T. ; QUEIROZ, MARIA APARECIDA DE . Avaliação de processo como pesquisa científica: um olhar sobre o Sistema de Monitoramento e Avaliação do ProJovem Urbano. In: Ana Cristina Brito Arcoverde. (Org.). Avaliação de processo como pesquisa científica: um olhar sobre o Sistema de Monitoramento e Avaliação do ProJovem Urbano. 1ed.Recife: UFPE, 2019, v. 1, p. 225-287.
-
CARNEIRO, MARCOS TORRES ; QUEIROZ, MARIA APARECIDA DE . DESAFIOS EM AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA AGENDA POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COM O PAR (2007-2010) EM MOSSORÓ. In: Antonella Carvalho de Oliveira. (Org.). Qualidade e políticas públicas na educação. 01ed.: Antonella Carvalho de Oliveira, 2018, v. 01, p. 249-252.
-
CARNEIRO, M. T. ; UCHOA, A. M. ; RODRIGUES, I. S. ; SOUZA, E. . Ética, de Edgar Morin. Mneme - Revista de Humanidades, Caicó, p. 205 - 209, 01 dez. 2013.
-
CARNEIRO, M. T. ; Maria Aparecida de Queiroz . POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO PARA A JUVENTUDE: O SISTEMA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO (SMA) COMO FORMA DE GESTÃO DO PROJOVEM URBANO. In: Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em educação, 2016, Natal. ISBN 2º ENAPPE: 978-85-425-0585-6. NATAL: UFRN, 2016.
-
CARNEIRO, M. T. ; Maria Aparecida de Queiroz . POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOSSORÓ-RN: RUPTURAS E PERMANÊNCIAS COM O PAR (2007-2010).. In: VI Semana de Estudos, Teorias e Práticas Educativas, 2016, Pau dos Ferros. Anais VI SETEPE. campina Grande: Realize, 2016. v. 1. p. 1-9.
-
Sônia Maria Dantas de Medeiros ; CUNHA, L.L.S. ; CARNEIRO, M. T. . AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO POSSIBILIDADE PARA FORMAÇÃO HUMANA OMNILATERAL. In: VI Semana de Estudos, Teorias e Práticas Educativas, 2016, Pau dos Ferros/RN. Anais VI SETEPE. Campina Grande: Realize, 2016. v. 1. p. 1-9.
-
CARNEIRO, M. T. . EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: PROJOVEM URBANO. In: V SEMANA DE ESTUDOS, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS - I COLÓQUIO DAS LICENCIATURAS QUE INTEGRAM O PIBID/UERN, 2014, Pau dos Ferros. Anais SETEPE 2014. PAU DOS FERROS: UERN, 2014. v. 1.
-
CARNEIRO, M. T. . GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM DEBATE ACERCA DO SISTEMA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO - SMA DO PROJOVEM URBANO. In: V SEMANA DE ESTUDOS, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS - I COLÓQUIO DAS LICENCIATURAS QUE INTEGRAM O PIBID/UERN, 2014, Pau dos Ferros. Anais SETEPE 2014. PAU DOS FERROS: UERN, 2014. v. 1.
-
CARNEIRO, M. T. . Alfabetizar por onde começar?. In: I Forum Internacional de Pedagogia, 2008, Pau dos Ferros. IForum Internacional de Pedagogia, 2008.
-
CARNEIRO, M. T. . Pedagogia Freinet e a Literatura Infantil Desenvolvendo o Imaginário Infantil. In: IV SEMINARIO REGIONAL DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃODA EDUCAÇÃO DO NORDESTE, 2006, NATAL. APRESENTAÇÃO ORAL, 2006.
-
CARNEIRO, M. T. . AVALIAÇÃO ESCOLAR : ELEMENTOS PARA REFLEXÃO. In: II CICLO DE ESTUDOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS, 2008, NATAL. VERSÃO ELETRONICA, 2008.
-
CARNEIRO, M. T. ; LOPES, P. I. X. . Reflexões sobre a prática educativa: a atualidade da pedagogia da autonomia. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARNEIRO, M. T. ; LOPES, P. I. X. . O conceito de humanização e a atualidade do pensamento de Paulo Freire no contexto da pandemia.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARNEIRO, M. T. ; LOPES, P. I. X. . Pedagogia do oprimido: dialogando sobre a teoria da ação dialógica.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARNEIRO, M. T. . ?Educação de Jovens e Adultos (EJA)?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARNEIRO, M. T. . ?Educação de Jovens e Adultos (EJA)?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARNEIRO, MARCOS TORRES ; AZEVEDO, M. A. ; SILVA, L. L. S. . Avaliação de políticas públicas e educação profissional: articulando campos.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARNEIRO, M. T. ; Maria Aparecida de Queiroz . EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA PROPOSTA DO PROJOVEM URBANO: embates e desafios. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARNEIRO, M. T. ; Maria Aparecida de Queiroz . Desafios em Avaliação da Aprendizagem na agenda política municipal de educação com o PAR (2007 - 2010) EM mOSSORÓ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARNEIRO, M. T. ; Maria Aparecida de Queiroz . POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO PARA A JUVENTUDE: O SISTEMA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO (SMA) COMO FORMA DE GESTÃO DO PROJOVEM URBANO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CARNEIRO, M. T. ; Maria Aparecida de Queiroz . POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOSSORÓ-RN: RUPTURAS E PERMANÊNCIAS COM O PAR (2007-2010).'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARNEIRO, M. T. ; Sônia Maria Dantas de Medeiros ; CUNHA, L.L.S. . 'AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO POSSIBILIDADE PARA FORMAÇÃO HUMANA OMNILATERAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARNEIRO, M. T. . Educação Profissional: Finalidades, Ensino e Políticas Atuais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARNEIRO, M. T. ; Sônia Maria Dantas de Medeiros . (RE) Significando a leitura: um olhar Inovador na Concepção dos Alunos do PROEJ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARNEIRO, M. T. . Relação entre Educação e Trabalho: o lugar da Educação na Indústria Moderna e a Teoria do Capital Humano. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARNEIRO, M. T. . EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: FUNDAMENTOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARNEIRO, M. T. . Da desilusão com a república a sua adesão aberta ao socialismo: o amadurecimento político de Euclides da Cunha. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARNEIRO, M. T. . Da desilusão com a república a sua adesão aberta ao socialismo: o amadurecimento político de Euclides da Cunha. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARNEIRO, M. T. . Da desilusão com a república a sua adesão aberta ao socialismo: o amadurecimento político de Euclides da Cunha. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARNEIRO, M. T. . Gestão Educacional e Criatividade na solução de desafios: Comunidade, violência e sociedade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARNEIRO, M. T. . Psicopedagogia Institucional e Clinica: Processos d aprendizagem e suas dificuldades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARNEIRO, M. T. . Psicopedagogia Instituciona: Campo do conhecimento multidisciplinar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARNEIRO, M. T. . Autonomia da Escola e Participação Um estudo de caso em uma escola Pública de Ensino Fundamental:. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARNEIRO, M. T. . II Ciclo de Estudos em ciências Sociais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
CARNEIRO, M. T. . Programa Embaixadores estudantis. 2021.
CARNEIRO, M. T. ; SilvaA, C. R. . Ensino, pesquisa e extensão: as diversas oportunidades para a atuação do pedagogo nos múltiplos níveis e modalidades. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
FERREIRA, A. L. ; CARNEIRO, M. T. . A atuação do pedagogo no campo escolar (Educação de Jovens e Adultos-)EJA. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CARNEIRO, M. T. ; TAVARES, M. A. ; JOFRE, E. . Paulo Freire e as TICS: Um diálogo possível?. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CARNEIRO, M. T. . Programa Educar Mais. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CARNEIRO, M. T. . Avaliaçã educacional. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, M. T. . Didática. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, M. T. . Escola: papel social e desafios contemporâneos. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARNEIRO, M. T. . Infância na história e na cultura contemporânea. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, M. T. . Leitura e produção textual. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, M. T. . Projeto integrador: educação e sociedade. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, M. T. . Projeto político pedagógico. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARNEIRO, M. T. . Transtorno de aprendizagem. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARNEIRO, M. T. . Transtornos globais de desenvolvimento: fundamentos e práticas pedagógicas.. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARNEIRO, M. T. . Metodologia e prática no ensino de história e geografia. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, M. T. . Inovação e educação. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARNEIRO, M. T. . Fundamentos sociológicos e filosóficos da educação. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, M. T. . Educação Iclusiva. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, M. T. . Educação de Jovens e Adultos. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, M. T. . Curriculo e Interdisciplinaridade. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARNEIRO, M. T. . TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARNEIRO, M. T. . ESCOLA: PAPEL SOCIAL E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARNEIRO, M. T. . CURRICULO E INTERDISCIPLINARIDADE. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARNEIRO, M. T. . DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, PSICOMOTOR E PSICOSOCIAL. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARNEIRO, M. T. . FUNDAMENTOS DA APRENDIZAGEM. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARNEIRO, M. T. . EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, M. T. . METOD. E PRÁT. DE ENS. DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NOS ANOS INI. DO ENS. FUNDAMENTAL. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, M. T. . METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAM. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, M. T. . EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, M. T. . INOVAÇÃO E EDUCAÇÃO. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARNEIRO, M. T. . Didática. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, M. T. . Estudos Contemporâneos. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, M. T. . Pesquisa em educação. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, M. T. . Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, M. T. . Educação de Jovens e adultos. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, M. T. . Escola: papel social e desafios contemporâneos. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARNEIRO, M. T. . Fundamentos Filosóficos e sociológicos da educação. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, M. T. . Função social da escola. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, M. T. . Identidade e diversidade étnico-racial. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, M. T. . Infância na história e na cultura contemporânea. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, M. T. . Projeto Político pedagógico no ensino superior. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARNEIRO, M. T. ; Sônia Maria Dantas de Medeiros . Jornada Pedagógica 2018: Formação de Jovens e Adultos - realidade, desafios e perspectiva atuais. 2018. .
CARNEIRO, M. T. . Organização da educação brasileira. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, M. T. . Fundamentos Sócio Filosóficos da educação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, M. T. . Fundamentos da educação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, M. T. . Organização da educação brasileira. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, M. T. . Pesquisa da educação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, M. T. . Seminário de Pesquida III. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, M. T. . O PLANEJAMENTO NA GESTÃO ESCOLAR: PERPESCTIVAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARNEIRO, M. T. . FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO POPULAR. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2011 - 2014
Indicadores para a qualidade social na educação de jovens e adultos no contexto da diversidade, Descrição: A presente investigação visa á construção de indicadores da qualidade educativa para a educação de jovens e adultos no contexto da diversidade, tendo como parâmetro os índices e os indicadores oficiais, bem como aqueles decorrentes das ofertas dos sistemas oficiais de educação ? Estado e municípios ?, além dos programas e projetos desenvolvidos em espaços escolares e não escolares, em municípios da Região do Mato Grande norte-rio-grandense. Para a realização dos estudos, adotamos alguns procedimentos teórico-metodológicos, como a revisão bibliográfica, consulta em banco de dados oficiais, como o IBGE, análise documental, produção de fotografias, notas de campo e aplicação de questionário aberto junto às Secretarias Municipais de Educação de alguns municípios da região do Mato Grande que trabalham com a EJA. Em que pese reconhecer os avanços, como a ampliação das ofertas e a implementação de programas e projetos, como o Brasil Alfabetizado, os índices e os indicadores da investigação mostram que as iniciativas governamentais e não governamentais voltadas para a EJA no Brasil e na região do Mato Grande ainda não promovem os resultados esperados, sendo muitas vezes descontínuas e tendo o caráter compensatório. A realização da pesquisa permitiu, assim, a produção do conhecimento acerca da construção de indicadores sociais para a educação de jovens e adultos em espaços escolares e não escolares diversos, além de ter instigado a reflexividade em torno dos desafios e das possibilidades para vislumbrarmos a qualidade social da educação como um princípio de direito que deve ser garantido pelo Estado brasileiro, tema que vem permeando intensa e tensamente os debates na atual agenda da política educacional. PALAVRAS-CHAVE: Indicadores sociais. Educação e diversidade. Educação de jovens e adultos. Qualidade social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Torres Carneiro - Coordenador / Márcio Adriano de Azevedo - Integrante.
-
2010 - Atual
Plano de Ações Articuladas - PAR/OBEDUC/UFRN, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Torres Carneiro - Coordenador / Antônio Cabral Neto - Integrante / Alda Maria Castro - Integrante / Maria Aparecida de Queiroz - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2014
Universidade Estadual da ParaíbaVínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: coordenador
Outras informações:
Participei na qualidade de COORDENADOR (A) das apresentações dos trabalhos científicos, modalidade COMUNICAÇÃO ORAL, do GRUPO DE TRABALHO intitulado EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA) durante o I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO, realizado no período de 01 a 03 de dezembro de 2014, no Centro de Integração Acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande/Paraíba ? Brasil.
2013 - Atual
instituto federal de educação tecnologicaVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Aluno
Atividades
-
08/2013
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRN.,Linhas de pesquisa
2017 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
2016 - 2016
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO .
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
PESQUISA EDUCACIONAL
2016 - 2016
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
FUNDAMENTOS SÓCIO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
SEMINÁRIO DE PESQUISA III
2014 - 2014
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 11, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Participei na condição de Monitor no XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no período de 28 a 31 de outubro de 2014.
2015 - 2016
Secretaria de Educação a DistânciaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor presencial, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor Presencial do Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio
2015 - Atual
FUNDAÇÃO DE APOIO A EDUCAÇÃO E AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO RN FUNCERNVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 62
Outras informações:
Ministrei o Curso sobre o Programa Brasil Alfabetizado, em nível de formação continuada para os alfabetizadores e coordenadores do referido programa no Município de Extremoz/RN.
2015 - Atual
Instituto Superior de Educação de PesqueiraVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 72
Outras informações:
Ministrou a disciplina Educação do Campo, no Projeto de Curso de Extensão na Área da Pedagogia ? PROISEP I, com carga horária de 72 h/a
2015 - 2015
Instituto Superior de Educação de PesqueiraVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 72
Outras informações:
Ministrou a disciplina Educação do Campo, no Projeto de Curso de
Extensão na Área da Pedagogia ? PROISEP I, com carga horária de 72 h/a.
2016 - Atual
Secretaria Municipal de Educação de ParnamirimVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
2019 - Atual
Universidade Potiguar, UnPVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 15
Outras informações:
GRADUAÇÃO. 2019.1 - Disciplinas ministradas:
- Didática.
- Estudos contemporâneos.
- Pesquisa em educação.
- Psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento.
- Leitura e produção de texto
GRADUAÇÃO. 2019.2 - Disciplinas ministradas:
- Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação
- Educação de Jovens e Adultos
- Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação
- Função Social da Escola
- Metod. e Prát. de Ens. de C. Naturais nos Anos Iniciais no Ens. Fundamental
- Educação de Jovens e Adultos
- Identidades e Diversidades Étnico-Raciais
- Educação de Jovens e Adultos
- Infância na História e na Cultura Contemporânea
PÓS-GRADUAÇÃO. 2019.2 - Disciplinas ministradas:
- Projeto Político Pedagógico no Ensino Superior
- Escola: Papel Social e Desafios Contemporâneos
GRADUAÇÃO. 2020.1 - Disciplinas ministradas:
- Leitura e Produção Textual
- Didática
- Didática
- Didática
- Projeto Integrador: Educação e Sociedade
- Avaliação Educacional e da Aprendizagem Escolar
- Infância na História e na Cultura Contemporânea
- Didática
- Infância na História e na Cultura Contemporânea
PÓS-GRADUAÇÃO. 2020.1 - Disciplinas ministradas:
- Projeto Político Pedagógico no Ensino Superior
- Escola: Papel Social e Desafios Contemporâneos
- Escola: Papel Social e Desafios Contemporâneos
- Transtornos da Aprendizagem
- Transtornos da Aprendizagem
GRADUAÇÃO. 2020.2 - Disciplinas ministradas:
- Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação
- Educação de Jovens e Adultos
- Metod. e Prát. de Ens. de História e Geografia nos Anos Ini. do Ens. Fundamental I
- Educação Inclusiva
- Educação Inclusiva
- Metodologia e Prática de Ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I
- Infância na História e na Cultura Contemporânea
PÓS-GRADUAÇÃO. 2020.2 - Disciplinas ministradas:
- Transtornos Globais do Desenvolvimento: Fundamentos e Práticas Pedagógicas
- Escola: Papel Social e Desafios Contemporâneos
- Transt
2019 - Atual
FACULDADE METROPOLITANA NORTE RIOGRANDENSEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor acadêmico., Carga horária: 30
Outras informações:
Diretor acadêmico.
2021 - Atual
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações:
Desenvolvendo ações de tutoria no curso de especialização em Mídias da educação vinculado a Diretoria de Educação a Distância (Dead) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de MARCOS TORRES CARNEIRO e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?