Ellanan Peçanha da Silva

Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Candido Mendes - Campos(2013) e ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Estadual Lourença Guimarães(2008). Atualmente é Professor do Espaço Paduano de Aprendizagem, Professor da Sociedade Educacional de Itaocara e Professor do Centro Educacional Professor Rui Azevedo.

Informações coletadas do Lattes em 30/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Relações Internacionais

2010 - 2013

Universidade Candido Mendes - Campos
Título: Sugestão: Ascensão ou Espontaneísmo? Uma análise da mediação de Turquia e Brasil na crise do programa nuclear iraniano
Orientador: Brand Arenari

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

Colégio Estadual Lourença Guimarães

Formação complementar

2019 -

Complementação Pedagógica em História (R2). (Carga horária: 60h). , Cruzeiro do Sul - EAD, CRUZEIRO DO SUL, Brasil.

2019 -

Introdução à Análise Macroeconômica. (Carga horária: 22h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2014 - 2014

Estudos de Oriente Médio a partir do Brasil: O estado da Arte.. (Carga horária: 19h). , Centro Cultural Justiça Federal, CCJF, Brasil.

2014 - 2014

Oriente Médio: História e Questões Correntes. (Carga horária: 6h). , Associação Nacional de História - Seção Rio de Janeiro (RJ), ANPUH-RIO, Brasil.

2014 - 2014

Vivendo como um sultão.. (Carga horária: 6h). , Casa do Saber - Rio, ∞, Brasil.

2014 - 2014

Ciclos sobre Política Externa: Os rumos da Política Externa Brasileira.. (Carga horária: 3h). , Centro Brasileiro de Relações Internacionais, CEBRI, Brasil.

2014 - 2014

Ciclos sobre Política Externa: Os rumos da Política Externa Brasileira.. (Carga horária: 2h). , Centro Brasileiro de Relações Internacionais, CEBRI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Organização de eventos

SILVA, E. P. . 1ª Semana de Relações Internacionais. 2013. (Outro).

Participação em eventos

Ciclos sobre Política Externa: Os rumos da Política Externa Brasileira após as Eleições 2014 as. 2014. (Encontro).

1ª Semana Acadêmica de Relações Internacionais.Avanços nas relações Brasil-Mundo Árabe. 2013. (Simpósio).

Conferência Internacional: Geopolítica e Segurança na América Latina. 2011. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • SILVA, E. P. . Avanços nas relações Brasil-Mundo Árabe. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

SILVA, E. P. . Oriente Médio e Primavera Árabe. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2014

Secretaria Nacional de Politicas sobre drogas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador acadêmico

Outras informações:
Pesquisa nacional intitulada "A gênese social do usuário de crack." com o objetivo de reconstruir (através de pesquisas e entrevistas de campo nas chamadas cracolâncias do país) a trajetória social dos indivíduos que fazem parte do mundo do crack. A percepção de classes do doutor sociólogo Jessé Souza (atual presidente do IPEA), nesse sentido foi fundamental, para que a descoberta das escolhas pré-escolhidas (Bourdieu) fosse efetiva, atentando para as diferentes classes sociais (uma caracterização não economicista, mas a partir dos dispositivos de capitais culturais, sociais, afetivos e financeiros) que se encontram com esse mundo. A reconstrução das trajetórias explicariam com mais fidedignidade o que faz um indivíduo se encontrar com o crack, para então serem discutidas políticas públicas que visem atacar a gênese da questão, e não pura e simplesmente o reflexo do uso do crack, bem como seu mundo de uso.

2018 - Atual

Espaço Paduano de Aprendizagem

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 21

2018 - Atual

Sociedade Educacional de Itaocara

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

2018 - Atual

Centro Educacional Professor Rui Azevedo

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4