Diêgo Bispo Conceição

Possui mestrado em informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011). Graduou-se Bacharel em Informática pela PUC-Rio em 2008. Integrou a equipe de pesquisadores do LES (Laboratório de Engenharia de Software), atuando em pesquisas na área de Sistemas de Multi-Agentes e Simulação Computacional do Comportamento de Células-Tronco. Atua em desenvolvendo de software desde de 2004, em áreas como o setor de Tecnologia Geofísica da PETROBRAS. Atualmente atua como Analista de Sistema na Secretaria de Planejamento do Estado do Rio de Janeiro e é Sócio Fundador da empresa Ápis Intelligent Solutions. Tem interesse na pesquisa de novas técnicas e algoritmos voltados para Engenharia de Software, Mercado de Capitais e Inteligência Artificial.

Informações coletadas do Lattes em 10/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Informática

2009 - 2011

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Carlos José Pereira de Lucena.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Graduação em Bacharelado em Informática

2004 - 2008

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Orientador: Carlos José Pereira de Lucena

Ensino Médio (2º grau)

1999 - 2001

[Nome removido após solicitação do usuários]

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Produções bibliográficas

  • CONCEIÇÃO, Diêgo Bispo ; Gatti, Maíra Athanázio de Cerqueira ; LUCENA, C. P. J. . n agent-based framework for stem cell behavior modeling and simulation. Monografias em Ciência da Computação , v. 17/08, p. 1-15, 2008.

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2009

    Modelagem Computacional de Sistemas Biológicos e Sociais Baseada em Sistemas Multiagentes, Descrição: Os sistemas multi-agentes são propostos como um novo paradigma para a engenharia de software de sistemas complexos e distribuídos. Este projeto se situa na área da análise, especificação e desenvolvimento de modelos, algoritmos e ferramentas computacionais para solução de sistemas complexos nos domínios biológicos e sócio- culturais utilizando Sistemas Multi-Agentes. Serão tratados de problemas tais como a simulação e visualização do comportamento evolutivo de células tronco; simulações baseadas em agentes computacionais para a gestão de parques nacionais no Brasil e o desenvolvimento de novas possibilidades de interação, inovação e criação de conteúdo de forma colaborativa em comunidades virtuais de larga escala. Desta forma, o objetivo principal deste projeto é o desenvolvimento de pesquisas e aplicações que demonstrem a aplicabilidade da tecnologia de agentes de software à domínios reais, complexos e relevantes. Os resultados deste projeto prevêem a criação de fundamentos e o desenvolvimento de tecnologias que possam contribuir para o desenvolvimento dos modelos computacionais previstos no projeto. A partir destes fundamentos e tecnologias será possível desenvolver aplicações e protótipos, cuja 1 disseminação poderá trazer um impacto social e econômico positivo em nosso país. Alguns exemplos de técnicas e fundamentos que serão desenvolvidas no âmbito deste projeto são: linguagens de modelagem, arquitetura para implementação, métodos e abordagens para o suporte ao processo de desenvolvimento, e modelos computacionais baseados em organizações multi-agentes. Prevê-se o estudo de formas de integração e uso destas técnicas em ambientes de Engenharia de Software. Este projeto está relacionado ao desafio: Modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais e sócio-culturais e da interação homem-natureza . Dada a multidisciplinar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diêgo Bispo Conceição - Integrante / Carlos Pereira de Jose Lucena - Coordenador.

  • 2007 - 2008

    Engenharia de Software para Sistemas Multi-Agentes, Descrição: Descrição: Desenvolver a área de Engenharia de Software de Sistemas Multi-Agentes (ESSMA), avaliando e validando seus fundamentos e as tecnologias desenvolvidas em domínios de aplicação que têm a vocação natural para a adoção de soluções baseadas em SMAs, como: Comércio Eletrônico, Computação Móvel, Educação à Distância e Otimização de Sistemas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diêgo Bispo Conceição - Integrante / Carlos Pereira de Jose Lucena - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2013

Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão - Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Líder técnico em desenvolvimento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2011

Laboratório de Engenharia de Software

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

2006 - 2006

Tecnologia em Computação Gráfica

Vínculo: estagio, Enquadramento Funcional: estagiario, Carga horária: 20

Atividades

  • 04/2006 - 08/2006

    Estágios .,Estágio realizado, Auxilio no desenvolvimento e documentação de software no setor de Tecnologia Geofísica da PETROBRAS. Utilizando-se da linguagem de programação LUA e Sistema Operacional Linux..

2005 - 2006

Minds At Work Sistemas e Projetos

Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor, Carga horária: 20

Outras informações:
ATIVIDADE DO ESTÁGIO: Auxilio no desenvolvimento de software. Utilizando-se da linguagem de programação C++ e da interface QT.

2004 - 2008

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Aluno de Graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2005

SINCOUT INFORMÁTICA LTDA

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Suporte e desenvolvimento, Carga horária: 20

Outras informações:
Acompanhamento de projetos, levantamento e análise, treinamento e suporte em aplicativos da empresa, acompanhamento em análise de negócios, modelagem e desenvolvimento de aplicativos internos.

2004 - 2005

SINCOUT INFORMÁTICA LTDA

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Suporte e desenvolvimento, Carga horária: 20

Outras informações:
Acompanhamento de projetos, levantamento e análise, treinamento e suporte em aplicativos da empresa, acompanhamento em análise de negócios, modelagem e desenvolvimento de aplicativos internos.