Renê dos Santos Spezani

Possui Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1996), Especialização em Cuidados Intensivos pela Universidade Federal Fluminense (2001), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2006), Doutorado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015) e Pós Doutorado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2021). É membro da Comissão Organizadora do Programa de Atualização em Enfermagem (PROENF) de Urgência e Emergência. Também é enfermeiro e Subchefe de Enfermagem da Policlínica da Polícia Militar de Cascadura e professor no Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Tem experiência em docência e coordenação de ensino superior, bem como em ensino, pesquisa e assistência na área de Enfermagem intensiva/emergencial/oncológica, abarcando o cuidado à saúde do neonato, criança, adulto e idoso.

Informações coletadas do Lattes em 09/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Enfermagem

2011 - 2015

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Entre sombras e representações: a construção da identidade psicossocial dos adolescentes que vivem com HIV/Aids
, Ano de obtenção: 2015. Denize Cristina de Oliveira. Palavras-chave: identidade; adolescência; HIV/Aids; representação social.

Mestrado em Mestrado Em Enfermagem

2005 - 2006

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Para além do cuidar e ser cuidado: as relações de poder que se estabelecem entre enfermeiros e clientes em um centro de terapia intensiva
, Ano de Obtenção: 2006.Beatriz Gerbassi Costa Aguiar.Palavras-chave: CLIENTES; PODER DISCIPLINAR; SABER; CUIDADO.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana.

Especialização em Enfermagem Em Cuidaodos Intensivos

2000 - 2001

Universidade Federal Fluminense
Título: Produção científica sobre ansiedade e morte.
Orientador: Isabel Cruz

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia

1993 - 1996

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pós-doutorado

2019 - 2021

Pós-Doutorado. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Religiosidade. , Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Espiritualidade.

Formação complementar

2015 - 2015

Curso de Aperfeiçoamento do Quadro de Oficiais de Saúde. (Carga horária: 360h). , Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, PMERJ, Brasil.

2009 - 2009

Sistematização da assistência de enfermagem. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.

2009 - 2009

BLS - Suporte básico de vida.. (Carga horária: 8h). , Berkeley, BERKELEY, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Pragmática de Enfermagem Assistencial. (Carga horária: 60h). , Escola de Enfermagem Anna Nery, EEAN, Brasil.

2005 - 2005

ENSINANDO A CUIDAR DA CRIANÇA BEXIGA NEUROGÊNICA. , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2005 - 2005

DESEMPENHO DE EQUIPES DE SAÚDE: ENFERMAGEM CTI. (Carga horária: 20h). , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.

2004 - 2004

INSERÇÃO E MANUTENÇÃO DE DIV E PICC. (Carga horária: 16h). , Instituto Fernandes Figueira, IFF, Brasil.

2004 - 2004

CURSO DE AUXILIARES DA REANIMAÇÃO NEONATAL. (Carga horária: 10h). , Sociedade Brasileira de Pediatria, SBP, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Curso de Atualização Em Neonatologia. , Hospital Estadual Azevedo Lima, HEAL, Brasil.

2000 - 2000

atualização em emergência. , Hospital Cárdio Trauma Ipanema, IRSIL, Brasil.

2000 - 2000

Atualização no Tratamento da Asma. , Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro, SOPTERJ, Brasil.

1997 - 1997

Bolsista de Aperfeiçoamento. , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

1996 - 1996

Bolsista Iniciação Científica. , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

1995 - 1995

1ª Etapa da Campanha Nacional de Multivacinação. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

1995 - 1995

Atualização de Enfermagem Em Diabetes. (Carga horária: 33h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

1995 - 1995

Anticoncepção do Dept de Ginecologia do Iff. (Carga horária: 9h). , Instituto Fernandes Figueira, IFF, Brasil.

1995 - 1995

Básico de Oncologia. , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.

1995 - 1995

Cateter Epidural e Subaracnóideo no Contr da Dor. (Carga horária: 3h). , Copa D Or Hospital, CDH, Brasil.

1995 - 1995

Distância Em Hipertensão Arterial. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

1995 - 1995

Distância Em Exerc e Saúde e Hipertensão Arterial. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

1995 - 1995

Monitoria da Disc de Enf Em Saúde Pública. , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

1991 - 1991

Língua Inglesa. (Carga horária: 745h). , Instituto Cultural Brasil Estados Unidos, ICBEU*, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde da Mulher/Especialidade: Cuidados Intensivos.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem na Gestão e Gerenciamento.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

SPEZANI, Renê dos Santos ; MACEDO, A. A. ; CARDOSO, J. L. . III Congresso de Terapia Intensiva Pediátrica-Neonatal e Emergência da SOTIERJ. 2008. (Congresso).

Participação em eventos

20º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem (SENPE) + 1º Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem. 2019. (Seminário).

20º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem (SENPE) + 1º Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem (SINPE.Masculinidade, álcool e risco para câncer: influências de crenças culturais.. 2019. (Seminário).

20º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem (SENPE) + 1º Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem (SINPE)..A construção do Circuito afetivo-representacional de adolescentes que vivem com HIV/aids.. 2019. (Seminário).

III Semana de Enfermagem Integrada da PMERJ - XXIV Semana de Enfermagem do Hospital Central da Polícia Militar.Desafios atuais para a promoção de equidade na assistência e gestão da segurança do paciente pela enfermagem no contexto da saúde: análise teórica segundo o princípio da justiça.. 2019. (Encontro).

II Simpósio Carioca de Espiritualidade e Religiosidade no Cuidado em Saúde.e I Congresso Brasileiro do RELIGARES. 2019. (Congresso).

A Enfermeira que cuidou de heróis na II Guerra Mundial.. 2018. (Encontro).

I Semana da Saúde 2017 - Integrando profissionais da saúde saúde para a promoção da vida.Principais abordagens para construção de trabalhos de conclusão de curso. 2017. (Oficina).

11 ª Semana de Enfermagem. V Fórum de Enfermagem.Segurança do Paciente nos diferentes níveis de atenção à saúde: uma visão da enfermagem.. 2016. (Encontro).

IV Fórum de Enfermagem da UNISUAM.O cuidado de enfermagem no contexto do HIV/aids. 2015. (Encontro).

IV Fórum de Enfermagem da UNISUAM: Os desafios da enfermagem na perspectiva da atenção em saúde..O cuidado de enfermagem no contexto do HIV/aids.. 2015. (Encontro).

11ª Conferência Internacional de Representações Sociais, III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais, V FISERS: Fórum Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais.. A produção de conhecimento sobre identidade no campo da teoria das representações sociais.. 2012. (Congresso).

11ª Conferência Internacional de Representações Sociais, III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais, V FISERS: Fórum Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais.. Entre sombras e representações: a construção da identidade dos adolescentes portadores do vírus HIV/Aids no Brasil.. 2012. (Congresso).

11ª Conferência Internacional de Representações Sociais, III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais, V FISERS: Fórum Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais.. 2012. (Congresso).

11ª Conferência Internacional de Representações Sociais, III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais, V FISERS: Fórum Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais.. Representações sociais e identidade social: estabelecendo um diálogo entre duas teorias.. 2012. (Congresso).

VIII Semana de Enfermagem do Centro Universitário Plínio Leite.A humanização e o cuidado de enfermagem na perspectiva da vida e da cidadania.. 2012. (Encontro).

VIII Semana de Enfermagem do Centro Universitário Plínio Leite.A humanização e o cuidado de enfermagem na perspectiva da vida e da cidadania.. 2012. (Encontro).

Semana de Enfermagem UNIPLI.A pluralidade do poder em enfermagem.. 2010. (Encontro).

XII Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica. 2010. (Congresso).

BLS - Suporte Básico de Vida. 2009. (Outra).

II Jornada de Enfermagem em Cirurgia Pediátrica do IFF/FIOCRUZ.Pós-operatório de cirurgias oncológicas do recém-nascido e da criança.. 2009. (Outra).

IV Jornada de Enfermagem em Oncologia Pediátrica - Oncologia Pediátrica e SAE: uma busca pela capacitação, implantação e autonomia no cuidado de enfermagem..Casos clínicos: diagnósticos mais prevalentes nas diversas fases do tratamento da criança oncológica - CTI Pediátrico. 2009. (Outra).

Jornada de Apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso UNIPLI.O impacto da realização de palestras pelo enfermeiro de PSF.. 2009. (Oficina).

III Congresso de Terapia Intensiva Pediátrica-Neonatal e Emergência da SOTIERJ. Choque séptico: atuação do enfermeiro nas especialidades.. 2008. (Congresso).

III Congresso de Terapia Intensiva Pediátrica-Neonatal e Emergência da SOTIERJ.. Ações de enfermagem na intubação orotraqueal (IOT).. 2008. (Congresso).

III Congresso de Terapia Intensiva Pediátrica-Neonatal e Emergência da SOTIERJ.. Cuidados de enfermagem direcionados à criança em prótese ventilatória.. 2008. (Congresso).

I Oficina de Implementação de Eixos Temáticos do Curso de Graduação em Enfermagem. 2008. (Oficina).

Meio Ambiente - produção e consumo sustentáveis nas micro e pequenas empresas. 2008. (Outra).

Semana de Enfermagem da Casa de Saúde São José.Para além do cuidar e ser cuidado: as relações de poder que se estabelecem entre enfermeiros e clientes em um centro de terapia intensiva. 2008. (Encontro).

Semana de Enfermagem do Hospital São Vicente de Paulo.Humanização do cuidado e valorização da vida. 2008. (Encontro).

XI Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica. A utilização de terapias alternativas para o alívio da dor no paciente oncológico pediátrico: um desafio para a enfermagem. 2008. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica. Os cuidados paliativos ao paciente oncológico na visão de enfermeiros e enfermeiras pediátricos.. 2008. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica. 2008. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica. Reflexões acerca da especificidade e da complexidade do cuidar em terapia intensiva pediátrica oncológica: uma contribuição para a enfermagem.. 2008. (Congresso).

10º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem e 4º Congresso Nacional de Residência em Enfermagem. Para Além do Cuidar e Ser Cuidado: as relações de poder que se estabelecem entre enfermeiros e clientes num Centro de Terapia Intensiva. 2007. (Congresso).

10º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem e 4º Congresso Nacional de Residência em Enfermagem. Exame Físico: percepções de enfermeiros e clientes de um centro de terapia intensiva oncológico.. 2007. (Congresso).

59º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2007. (Congresso).

Prata da Casa.Para Além do Cuidar e Ser Cuidado: as relações de poder que se estabelecem entre enfermeiros e clientes em um centro de terapia intensiva.. 2007. (Encontro).

58º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Breves reflexões sobre o agir da enfermagem sob o olhar de Joyce Travelbee. 2006. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Enfermagem. 48º Congresso Brasileiro de Enfemagem. A Enfermagem. Os 70 anos da ABEn e as Perspectivas para o Próximo Milênio. 1996. (Congresso).

Jornada Materno Infantil.III Jornada de Materno Infantil. 1996. (Outra).

Semana de Debates Científicos. X Semana de Debates Cientificos da UNI RIO. 1996. (Congresso).

Curso a Distância em Exercício e Saúde e Hipertensão Arterial.Seminário de Extensão: Hábito de Exercício Físico e COntrole da Hipertensão Arterial - Interesse de Saúde Pública?. 1995. (Seminário).

Curso a Distãncia em Exercício e Saúde e Hipertensão Arterial.Seminário de Extensão: Hábito de Exercício Físico e Controle da Hipertensão Arterial - Suas Aplicabilidades em Diferentes Áreas. 1995. (Seminário).

Feira de Saúde.II Feira de Saúde. 1995. (Oficina).

Semana de Debates.IX Semana de Debates Científicos da UNI-RIO. 1995. (Outra).

Simpósio de Atualização Médica.Simpósio de Atualização Médica - Corticoterapia. 1995. (Simpósio).

Stand 7.stand 7 da Universidade do Rio de Janeiro. 1994. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Andrea Mari Guimarães Delgado Barbosa da Silva

SANTOS, I. M. M.; NAZARETH, I. V.; SILVA, L. J.; ROCHA, C. R.;SPEZANI, R.S.. Avaliação do aleitamento materno em mulheres combatentes da polícia militar após o retorno a sua atividade laborativa: na perspectiva do cuidado de enfermagem. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Roberta Kele Ribeiro Ferreira

ROCHA, M. B.; PEREIRA, G. R.; MENDES, M. F. A.;SPEZANI, R.S.. Importância das práticas educativas do estágio supervisionado na formação do enfermeiro.. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão de Biociências) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Raquel Magalhães Granadeiro

GRANADEIRO, R. M. A.; SA, S. P. C.; CHRISTOVAM, B. P.;SPEZANI, R.S.. Monitorização dos fatores de risco para hipoglicemia em pacientes críticos que utilizam a infusão contínua de insulina venosa.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Raquel Magalhães de Azevedo Granadeiro

SA, S. P. C.; CHIRISTOVAM, B. P.; DOMINGOS, A. M.; LINDOLPHO, M.;SPEZANI, R.S.. Tecnologia educacional para monitorização dos fatores de risco para hipoglicemia em pacientes críticos que utilizam a infusão contínua de insulina venosa.. 2017 - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: William da Silva Coimbra

FERREIRA, H. C.; FILHOTE, M. I. F.; CRIZOSTOMO, M. M.; ABREU, A. S. G. T.;SPEZANI, R.S.. Pesquisa-ação sobre o ensino da consulta de enfermagem pré-natal às adolescentes.. 2016.

Aluno: Andrea Mari Guimarães Delgado Barbosa da Silva

SANTOS, I. M. M.; NAZARETH, I. V.; SILVA, L. J.; ROCHA, C. R.;SPEZANI, R.S.. Avaliação do aleitamento materno em mulheres combatentes da polícia militar após o retorno a sua atividade laborativa: na perspectiva do cuidado de enfermagem. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Tainá Lima Miranda

ROCHA, C. R.; SILVA, L. J.; ALMEIDA, L. F.;SPEZANI, R.S.. Material educativo para a capacitação comartilhada da equipe de enfermagem nos cuidados ao paciente crítico adulto internado em enfermarias. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: William da Silva Coimbra

FERREIRA, H. C.; FILHOTE, M. I. F.; CRIZOSTOMO, M. M.; ABREU, A. S. G. T.;SPEZANI, R.S.. Pesquisa-ação sobre o ensino da consulta de enfermagem pré-natal às adolescentes.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Raquel Magalhães de Azeredo Granadeiro

SA, S. P. C.; CHRISTOVAM, B. P.; CAMACHO, A. C. L. F.; SOUZA, A. I.;SPEZANI, R.S.. Monitorização dos fatores de risco para hipoglicemia em pacientes críticos que utilizam a infusão contínua de insulina venosa.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Andressa da Silva; Amanda Mynssen; Cássia Valéria Santos

FIGUEIREDO, C. V. C.; FARIAS, H. P. S.;SPEZANI, R.S.. Contribuições das boas práticas no parto e pós parto.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Bianca Andrade; Gleice Assis; Margarete Araújo

FIGUEIREDO, C. V. C.; FARIAS, H. P. S.;SPEZANI, R.S.. A importância do leite materno para os recém nascidos prematuros internados na UTI Neonatal. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: FABRÍCIA S

FERREIRA, R. K. R.; DIONPIZIO, D.;SPEZANI, R.S.. Endler; Rita o. Cockrane; Rodrigo S. Sena.A aplicabilidade da Teoria Ambientalista de Florence Nightingale nas unidades de emergência.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Eliza Carmo de Deus; Carla Santana; Tatiane S

SPEZANI, R.S.; SILVA, L. O.; SORA, A. B. A.. M. Oliveira.A aplicabilidade da Teoria do Relacionamento Interpessoal de Hildegard Peplau como tecnologia de cuidado para o rastreamento do Transtorno do Espectro Autista na consulta de enfermagem na unidade básica de saúde.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Boris S

SPEZANI, R.S.; SILVA, L. O.; SANTOS, L. H. A.. Alves; Jair G. Pereira; Karyna M. Souza.Sistematização da asssitência de enfermagem à criança oncológica e sua família na unidade de emergência sob o referencial da Teoria do Déficit de Autocuidado de Dorothea Orem.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Elizete Oliveira; Luana Crespo; Maria Lima; Tarciana Silva

SPEZANI, R.S.; FIGUEIREDO, C. V. C.; SOUZA, D. M. C.. Assistência de enfermagem no pré-natal e puerpério a mulheres privadas de liberdade: um olhar sob o referencial da Teoria da Adaptação de Callista Roy.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Lorraine Silva; Rosane D

GRANADEIRO, R. M. A.;SPEZANI, R.S.; DIONPIZIO, D.. Neves; Aline Alves.Sistematização da assistência de enfermagem ap paciente portador de traumatismo craniencefálico na unidade de emergência: prspectivas para atuação do enfermeiro sob o referencial da Teoria das Necessidades Humanas Básicas.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Edjane F

SOUZA, P.;SPEZANI, R.S.; SANTOS, M. E. R.. Santos; Evellyn A. T. Rodrigues; Priscila Marques.Avaliação sistematizada ao paciente com dor torácica: atuação do enfermeiro.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Érica Cristina Silva de Moraes; Railane Oliveira Gonsalves

SOUZA, P.;SPEZANI, R.S.; SANTOS, M. E. R.. Sistematização da assistência de enfermagem ao neonato com lábio leporino e fenda palatina e sua família.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Cristina Maia; Marcos N Junior; Renata Silva; Rita Conceição

FIGUEIREDO, C. V. C.; BORGES, Z. R. A.;SPEZANI, R.S.. Atuação do enfermeiro no puerpério imediato do parto normal.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Daiane Garcia; Daniele Araújo; Núbia dos Santos

FIGUEIREDO, C. V. C.; SOUZA, D. M. C.;SPEZANI, R.S.. Obesidade gestacional: ações de promoção à saúde preconizadas na assistência do enfermeiro.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Débora J

SPEZANI, Renê dos Santos; MOREIRA, A. G. M.; SOUZA, P.; VICENTE, D. J.; FRANCA, J. F.; LEAL, R. C. M.. Vicente; Jefferson F. França; Roberta C. M. Leal.SAE como ferramenta de trabalho na unidade de hemodiálise: revisão integrativa de literatura.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Beatriz P

SPEZANI, Renê dos Santos; SOUZA, P.; MOREIRA, A. G. M.; CARDOSO, B. P.; MAMEDE, M. C. P.; SOUZA, A. C. B.. Cardoso; Monique C. Mamede; Ana Carla B. Souza.Sistematização da assistência de enfermagem na unidade de terapia intensiva adulta frente a um paciente em morte encefálica.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Juduth P

SANTOS, L. H. A.;SPEZANI, R.S.; KOOPMANS, F. F.. Silva; Lilian M. Silva; Patrícia A. Calixto.Triagem Neonatal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Beatriz Cardoso; Monique Mamede; Ana Carla B

SOUZA, P.;SPEZANI, R.S.; MOREIRA, A. G. M.. Souza.Sistematização da assistência de enfermagem na unidade de terapia intensiva adulta frente a um paciente em morte encefálica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Fabiana Lima, Germano Silva, Josiane Arêas et al

VIEIRA, P.R.;SPEZANI, Renê dos Santos; LIMA, F.J.G.; AREAS, J.M.C.; SILVA, L.F.. Déficit do autocuidado e ações de enfermagem em cliente com acidente vascular encefálico.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Emanoele Amaral, Helena Alcãntara, Sâmela Rebello

MACHADO, E. A.; ALCÂNTARA, H. A.; REBELLO, S.;SPEZANI, Renê dos Santos. Ações de enfermagem que asseguram uma prática livre de riscos durante a manipulação e administração de quimioterápicos.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Emanoele Amaral, Helena Alcãntara, Sâmela Rebello

MACHADO, E. A.; ALCÂNTARA, H. A.; REBELLO, S.;SPEZANI, Renê dos Santos. Ações de enfermagem que asseguram uma prática livre de riscos durante a manipulação e administração de quimioterápicos.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Tatielle Vieira

SPEZANI, Renê dos Santos. Cuidados Paliativos ao Cliente Oncológico na Percepção de Enfermeiros Pediátricos.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Amanda Albuquerque de Oliveira e Rafael dos Santos Martins

OLIVEIRA, A.A.; MARTINS, R.S.; VIEIRA, P.R.;SPEZANI, Renê dos Santos. A (des)humanização da saúde no sistema penitenciário: uma análise sobre a assistência de enfermagem prestada aos detentos.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Vanessa Campos Alves, Vanessa P

ALVES, V.C.; SILVA, V.P.; PACHECO, B.K.A.; VIEIRA, P.R.;SPEZANI, Renê dos Santos. Silva, Bárbara A. Pacheco.Humanização da assistência de enfermagem pré-natal.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Adriano Leitão, Fernando Oliveira, Vinícius Galvão et al

L.A.; OLIVEIRA, F.; GALVÃO, M.V.; MENEZES, R.; MORAES, A.L.S.;SPEZANI, Renê dos Santos. Assistência de enfermagem ao portador de anemia falciforme.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Jaqueline Gonçalves Cabral, Renata Maria, Janete Rodrigues

CABRAL, J.G.; MARIA, R.; GOMES, J.M.; RODRIGUES, J.D.;SPEZANI, Renê dos Santos. A sexualidade do idoso que usa anti-hipertensivo.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Rita Maria Silva, Elizângela Esther da Silva

SILVA, R.M.; SILVA, E.E.; BARBOSA, A.;SPEZANI, Renê dos Santos. O cotidiano familiar de mulheres mastectomizadas.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Juliana Espadim, Adriana Amada, Tereza Santos

ESPADIM, J.C.; AMADA, A.; SANTOS, T.C.B.; BANDEIRA, F.G.; BARBOSA, A.;SPEZANI, Renê dos Santos. Promoção da saúde: melhorando a qualidade de vida na terceira idade.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Ana Cristina Silva, Cláudia Alencar, Helena Alves et al

SPEZANI, Renê dos Santos; SILVA, A.C.; ALENCAR, C.; ALVES, H.; LOPES, K.; MENDANHA, P.; GÓES, F.B.. A atuação do enfermeiro à criança hospitalizada portadora de fibrose cística.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Tatielle Vieira

VIEIRA, T.;SPEZANI, Renê dos Santos. Cuidados paliativos ao cliente oncológico na percepção de enfermeiros pediátricos.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Alessandra Gomes da Conceição et al

CONCEIÇÃO, A.G.; RIBEIRO, E.C.; NOVAES, P.; SANTOS, R.D.; SILVA, S.C.;SPEZANI, Renê dos Santos. .Influência da visita pré-operatória de enfermagem no pós-operatório imediato de cirurgia cardíaca.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Alessandra Gomes da Conceição et al

CONCEIÇÃO, A.G.; RIBEIRO, E.C.; NOVAES, P.; SANTOS, R.D.; SILVA, S.C.;SPEZANI, Renê dos Santos. .Influência da visita pré-operatória de enfermagem no pós-operatório imediato de cirurgia cardíaca.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Aline Gonçalves, Daiane Beltrão e Raphael Pereira

GONÇALVES, A.; BELTRÃO, D.; PEREIRA, R.;SPEZANI, Renê dos Santos. O impacto da hidrocefalia nos pais de crianças internadas na unidade de terapia intensiva: uma contribuição para o conhecimento em enfermagem.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Bruna Velasco Araújo, Bruno Lanes Jardim e Vanessa Soares

ARAÚJO, B.V.; SILVA, V.S.M.; JARDIM, B.L.;SPEZANI, Renê dos Santos. As dificuldades enfrentadas pelo acadêmico de enfermagem na assistência ao paciente com cãncer no estágio supervisionado.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Joaquim Soares; Raquel Gonzales; Suely Marita

SOARES, J.; Gonzales, R.;SPEZANI, Renê dos Santos. Cuidados de Enfermagem no Pré-operatório de Cirurgia Cardíaca. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Alexandre Lima; Ednaldo Quintes; Ingrid Miranda

MIRANDA, I.; QUINTES, E.; LIMA, A.;SPEZANI, Renê dos Santos. A Prevenção de Acidentes com Materiais Pérfuro-cortantes Entre Profissionais de Enfermagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Artemísio Neto, Karine Fonseca, Paulo Bittencourt

SPEZANI, Renê dos Santos; CONCEICAO, M.; DAMASIO, V.; Fonseca, K.; BITTENCOURT, P.; NETO, A.. Participação e estratégia do enfermeiro na abordagem primária ao portador do câncer de próstata. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio LEITE.

Aluno: Vera Lúcia de Oliveira, Márcia Vieira

SPEZANI, Renê dos Santos; Silva, Jorge; Gomes, Martinha; OLIVEIRA, Vera Lúcia; VIEIRA, M.. O papel do enfermeiro no acompanhamento e avaliação da úlcera de pressão em pacientes internados em unidade hospitalar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Rafaela Vargas

SPEZANI, Renê dos Santos; Silva, Jorge; Gomes, Martinha; VARGAS, R.. Úlcera por pressão - atuação do enfermeiro na prevenção.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Rosemery Silva, Alessandro Napoleão, Vanessa de Souza sILVA

SPEZANI, Renê dos Santos; Silva, Jorge; Gomes, Martinha; SILVA, R.; NAPOLEÃO, A.; SILVA, V.S.. Cuidados de enfermagem a pacientes colostomizados.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Roberto Clins, André Coelho, Elisabeth Oliveira

SOUZA, F.;SPEZANI, Renê dos Santos; Silva, Jorge; CLINS, R.; COELHO, A.; OLIVEIRA, E.. Perspectivas para a prevenção de infecções a clientes portadores de catéter temporário de duplo lúmen. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Cláudia Bueno, Daniele Santos, Elia Santiago, Erilis Veiga

SPEZANI, Renê dos Santos; Silva, Jorge; SOUZA, F.; BUENO, C.; SANTOS, D.; SANTIAGO, E.; VEIGA, E.. Os desafios do enfermeiro para a assistência do home care. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Thiago Silva

SOUZA, F.; VIEIRA, P.R.; SILVA, T.;SPEZANI, Renê dos Santos. Entretenimento do cliente renal crônico durante as sessões de hemodiálise. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Mara Lúcia, Ivonete Gomes

SPEZANI, Renê dos Santos; Silva, Jorge; AURICÉLIA, F.; MARA, L.; GOMES, I.. Fatores de risco e o cuidado do enfermeiro na prevenção da úlcera por pressão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Damiana Siva

CORTEZ, E.; SILVA, D.;SPEZANI, Renê dos Santos; ANDRE, K. M.. Câncer de mama em homens: atuação do enfermeiro do PSF na prevenção através do auto-exame para um diagnóstico precoce. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Cátia Monteiro, Fernanda Martins, Denise Inácio Silva

CONCEICAO, M.; AURICÉLIA, F.;SPEZANI, Renê dos Santos; MONTEIRO, C.; MARTINS, F.; SILVA, D.I.. Câncer de mama: o que pode ser feito para reduzir esse índice?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Maria José Silva

SPEZANI, Renê dos Santos; Gomes, Martinha; SILVA, M.J.. A enfermagem na educação em saúde: abordagem à prevenção da amputação do pé em risco do portador de diabetes mellitus. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Elizabeth Pinto da Silva

SPEZANI, Renê dos Santos; Gomes, Martinha; SOUZA, F.. A importância da interação do enfermeiro com o cuidador de idosos na prevenção de acidentes domésticos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Letícia S

SPEZANI, Renê dos Santos; SOUZA, F.; Gomes, Martinha. Queiroz; Rita de Cássia E. Silva; Vanessa Thomaz.Dialogando sobre a viabilidade da SAE frente à PCR no setor de emergência. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Inara G

Gomes, Martinha;SPEZANI, Renê dos Santos; SOUZA, F.. Cunha; Hérica Caterine, Jéssica Nery Barbosa.Fatores de risco que contribuem para a ITU nosocomial por cateterismo vesical de demora. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Bianca S

Alves, B.S; SILVA, D. O.; Ramos, D.J.N;SPEZANI, Renê dos Santos. Alves;Daniela O. Silva; Daniele de Jesus N. Ramos.Cuidados de Enfermagem Para úlceras Por Pressão em Pacientes Nas Unidades Hospitalares. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Luciléia Lopo; Ana Mª Basílio; Rafaelly Devolder

DEVOLDER, Raffaelly; LOPO, Luciléia; BASÍLIO, A. M.; TEIXEIRA, Danielle;SPEZANI, Renê dos Santos. A utilização de terapias alternativas para o alívio da dor no paciente oncológico:um desafio para a prática de enfermagem.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Michele Vereda Nascimento; Rejane Bezerra da Silva

Nascimento, M.V; SILVA, R. B.;SPEZANI, Renê dos Santos. Assistência de Enfermagem à Mulher Mastectomizada. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Edsom Amélio; Gleiciane Sant'anna Vargas; Maycon Santos

AMELIO, E. S.; SILVA, N. L.; VARGAS, G. S.; OLIVEIRA, M. S.;SPEZANI, Renê dos Santos. A dificuldade dos homens em aderir ao programa de hipertensão arterial sistêmica: um desafio para a enfermagem.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Aluno: Kely Rodrigues; Lucilene ibeiro; Natália Pereira, Raquel Daf

SPEZANI, Renê dos Santos; SOUZA, F.; Gomes, Martinha. O cuidar/cuidados do enfermeiro no manuseio do catéter venoso central totalmente implantado.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.

Orientou

Gisele Vaz Costa

Qualidade de vida das crianças em cuidados paliativos oncológicos; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Enfermagem em Oncologia) - Instituto Nacional de Câncer; Orientador: René dos Santos Spezani;

Ana Soraya Fonseca

O cuidar sensível: a abordagem da dor na criança com câncer internada na unidade de terapia intensiva pediátrica; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Enfermagem em Oncologia) - Instituto Nacional de Câncer; Orientador: René dos Santos Spezani;

Domingos M

Silva; Paloma S,; Pereira; Jacqueline Nascimento; A espiritualidade no contexto do cuidado paliativo com paciente com insuficiência cardíaca, utilizando o referencial Clinical Caritas de Jean Watson; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: René dos Santos Spezani;

Irenice M

S; Bulhões; Susana Estarnek Leires; A importância do enfermeiro no processo de gerenciamento da central de material e esterilização (CME); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: René dos Santos Spezani;

Gabriela F

S; Félix; Isabella M; Nunes; Mayara E; Oliveira; A importância da equipe de enfermagem para a prevenção de infecção hospitalar e promoção da segurança ao paciente internado na unidade de terapia intensiva; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: René dos Santos Spezani;

Daniele C

M; Silva; Roberta S; Paim; Viviane Braz Silva; A importância da atuação do enfermeiro para a prevenção da lesão por pressão (LPP) nas unidades de terapia intensiva; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: René dos Santos Spezani;

Adriana P

Vaz; Danieli T; Silva; Renata G; M; ; P; Silva; A importãncia da assist~encia de enfermagem realizada pelo enfermeiro para o controle da transmissão vertical do HIV durante e após o período pré-natal; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: René dos Santos Spezani;

Aline Lobo; Daniele Moreira; Gláucia Barros; Marcos Costa

A importância da assistência do enfermeiro em cuidados paliativos na atenção primária à saúde; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: René dos Santos Spezani;

Elisa Carmo de Deus; Carla Santana; Tatiane M

O; Oliveira; A aplicabilidade da Teoria do Relacionamento Interpessoal de Hildegard Peplau como tecnologia de cuidado para o rastreamento do Transtorno do Espectro Autista na consulta de enfermagem na unidade básica de saúde; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: René dos Santos Spezani;

Boris S

Alves; Jair G; Pereira; Karyna M; Souza; Sistematização da assistência de enfermagem à criança oncológica e sua família na unidade de emergência sob o referencial da Teoria do Déficit de Autocuidado de Dorothea Orem; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: René dos Santos Spezani;

Elizete Oliveira; Luana

Crespo; Maria Lima; Tarciana Silva; Assistência de enfermagem no pré-natal e puerpério a mulheres privadas de liberdade: um olhar sob o referncial da Teoria da Adaptação de Callista Roy; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: René dos Santos Spezani;

ALINE M

Alves; Lorraine D; Silva, Rosane R; D; Neves; Sistematização da assistência de enfemagem ao paciente portador de traumatismo cranioencefálicona unidade de emergência: perspectivas para a atuação do enfermeiro sob o referencial da Teoria das Necessidades Humanas Básicas; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: René dos Santos Spezani;

FABRÍCIA S

Endler; Rita; o; Cockrane,; Rodrigo S; Sena; A aplicabilidade da Teoria Ambientalista de Florence Nightingale nas unidades de emergência; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: René dos Santos Spezani;

Cristiana S

A; Passos; Mônica N; Pinheiro; Renata g; Silva; A pedagogia de Paulo Freire e suas possibilidades de utilização na atuação do enfermeiro no pré-natal de adolescentes; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: René dos Santos Spezani;

Laís S

Brito; Juliana V; A; Ribeiro; Sandra M; M; Silva; Conflitos vivenciados por enfermeiros no cuidado ao paciente oncológico em terminalidade de vida; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: René dos Santos Spezani;

Adriana Almeida; Ayrine Santos; CarenTrindade; Queila Santos

A importância da abordagem educativa do enfermeiro sobre o gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde no centro cirúrgico para o meio ambiente; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: René dos Santos Spezani;

Josemar A

Vieira; Lizandra O; Santos; Yasmin N; Mariano; Sistematizando a assistência de enfermagem à criança e adolescente com síndrome de veia cava superior em emergência oncológica: perspectivas de atuação do enfermeiro sob o referencial da Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda de Aguiar Horta; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: René dos Santos Spezani;

CARINA F

Trindade; Leila M; V; Conceição; Luiz C; S; Silva; Benefícios da consulta de enfermagem realizada na atenção básica no pré-natal de gestantes que vivem com HIV/aids; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: René dos Santos Spezani;

Andreia Bazana; Érika Domingues; Vanessa Gomes Silva

Aplicabilidade da Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda de Aguiar Horta ao cuidado de enfermagem prestado ao portador de Alzheimer na unidade de emergência; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: René dos Santos Spezani;

Bruna c

Santos; Janaína M; Cavalcante; Sabrina R; Venâncio; Aaplicabilidade da Teoria Humanística de Paterson e Zderad ao cuidado de enfermagem prestado à criança/adolescente vítima de violência intrafamiliar e sua família na unidade de emergência; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: René dos Santos Spezani;

Débora Santos Queiroz; Natália Ferreira Marques

Tend~encias atuais do cuidado de enfermagem prestado às crianças com necessidades especiais de saúde (CRIANES) e suas famílias; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: René dos Santos Spezani;

Alessandra S

Duarte; Ana Caroline s; Cruz; Taiane C; Silva; Aplicabilidade da Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda de Aguiar Horta ao cuidado de enfermagem prestado ao paciente portador de esquizofrenia nas unidades de emergência; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: René dos Santos Spezani;

Rouney Motta; Juliana Silva; Rosângela Zacconi

Ações de enfermagem para o enfrentamento da insuficiência renal crônica; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: René dos Santos Spezani;

Flávia Conceição Santos; Walkíria Dantas Braga

Aplicabilidade da Teoria Ambientalista de Florence Nightingale à assistência de enfermagem realizada nas unidades de terapia intensiva neonatais; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: René dos Santos Spezani;

Ariana Viana Souza; Flávia Xisto; Leidiana Torres Nascimento

Expectativas do enfermeiro recém-formado em relação à gestão do cuidado: uma revisão integrativa na literatura brasileira; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: René dos Santos Spezani;

Cristina Apóstolo Evangelista; Bruno Bernardo Lima

A importância da educação permanente em parada cardiorrespiratória para a atuação da equipe de enfermagem; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: René dos Santos Spezani;

Fabíola S

Soares; Júlio c; o; Guimarães; Thiany D; Ferreira; A assistência do enfermeiro à gestante soropositiva ao HIV no pré-natal; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: René dos Santos Spezani;

Ana Paula Machado Cavaleiro; Elizângela de Souza

Reflexões sobre o cuidado de enfermagem ao paciente portador de esclerose lateral amiotrófica sob o olhar da Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Aguiar Horta; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: René dos Santos Spezani;

Cláudia S

Fraga; Lorena C; Badin; Vívian Oliveira; A atuação do enfermeiro com o paciente portador de gangrena de Fournier; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: René dos Santos Spezani;

Aline Lopes; Solange Marques; Neide Oliveira

A importância da atuação do enfermeiro no pós-operatório de transplante hepático; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: René dos Santos Spezani;

Evelin C

S; Costa; Juliana C; Lopes; Taiane Vilhena; Implicações para a prática assistencial do enfermeiro no período do aleitamento materno em relação à família e à criança com fenda labial; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: René dos Santos Spezani;

Gabriela Santos, Vívian de Araújo e Wanessa do Carmo

A contribuição do enfermeiro na prevenção e assistência à criança vítima de queimadura na fase pré-escolar e sua família; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: René dos Santos Spezani;

André Silva, Fernando Oliveira, Cássio Silva, Elnaan Lemos

Os desafios do enfermeiro na parada cardiorrespiratória no ambiente pré e intra-hospitalar; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: René dos Santos Spezani;

Carolina Bernardo, Izabele Costa, Williana Araújo et al

; A importância dos cuidados paliativos pelo enfermeiro à criança com câncer em estágio terminal; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: René dos Santos Spezani;

Emanoele Machado, Helena Alcântara, Sâmela Rebello

Ações de enfermagem que asseguram uma prática livre de riscos durante a manipulação e administração de quimioterápicos; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: René dos Santos Spezani;

Fernanda Amorim, Francini Alves, Gabriele Paiva et al

; HPV em homens: desvelando subsídios para a promoção do autocuidado através da assistência de enfermagem; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: René dos Santos Spezani;

Carla Elias, Sílvia Maia, Irene Saldanha et al

; Queda de idosos em ambiente domiciliar: subsídios para o cuidado de enfermagem; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: René dos Santos Spezani;

Matheus Lopes

A síndrome de Burnout e sua relação com o esgotamento dos enfermeiros; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: René dos Santos Spezani;

Bruna V

Araújo, Bruno Lanes Jardim, Vanessa S; M; Silva; As dificuldades enfrentadas pelo acadêmico de enfermagem na assistência ao paciente com câncer no estágio supervisionado; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: René dos Santos Spezani;

Aline Gonãlves, Daiane Beltrão, Raphael Pereira

O impacto da hidrocefalia nos pais de crianças internadas na unidade de terapia intensiva: uma contribuição para o conhecimento de enfermagem; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: René dos Santos Spezani;

Alessandra Conceição, Érica Ribeiro, Priscila Novaes, Rizia

Influência da visita pré-operatória de enfermagem no pós-operatório imediato de cirurgia cardíaca; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: René dos Santos Spezani;

Ana Carla Souza; Marlize Amaral Santos; Teresa C

Santos; A Prática Educativa do Enfermeiro Como Estratégia de Prevenção do Risco Ocupacional dos Trabalhadores de Enfermagem na CME Através da Utilização de EPIS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: René dos Santos Spezani;

Camila Frossard; Carla T

Oliveira; Cleidmar Carvalho; A Atuação do Enfermeiro Junto á Mulher Mastectomizada; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: René dos Santos Spezani;

Viviane Almeida da Silveira

Cuidados de Enfermagem Com a Pele do Paciente em Tratamento Radioterápico; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: René dos Santos Spezani;

Vera Lucia de Oliveira; Márcia Vieira

O papel do enfermeiro no acompanhamento e avaliação da úlcera por pressão em paciente internado em unidade hospitalar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio LEITE; Orientador: René dos Santos Spezani;

Cláudia Bueno; Daniele Freire; Elisa Santiago; Erilis Veiga

Os desafios do enfermeiro para a assistência no home care; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio LEITE; Orientador: René dos Santos Spezani;

Rafaela Vargas

Úlcera por pressão: atuação do enfermeiro na prevenção; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio LEITE; Orientador: René dos Santos Spezani;

Rosemary da Silva; Alessandro Napoleão; Vanessa de Souza Sil

Cuidados de enfermagem a pacientes colostomizados; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio LEITE; Orientador: René dos Santos Spezani;

Ivonete Gomes de Oliveira; Mara Lúcia Mattos da Costa

Fatores de risco e o cuidado do enfermeiro na prevenção da úlcera por pressão; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio LEITE; Orientador: René dos Santos Spezani;

Michele Vereda Nascimento; Rejane Bezerra da Silva

Assistência de enfermagem à mulher mastectomizada; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: René dos Santos Spezani;

Luciléia Lopo; Ana Basílio; Raffaelly Devolder

A utilização de terapias alternativas para o alívio da dor no paciente oncológico:um desafio para a prática de enfermagem; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: René dos Santos Spezani;

Bianca Silveira; Daniela Silva; Daniele Ramos

Cuidados de enfermagem para úlceras por pressão em pacientes nas unidades hospitalares; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: René dos Santos Spezani;

Edson Amélio; Gleiciane Vargas; Maycon Oliveira,Naiara Silva

A dificuldade dos homens em aderir ao programa de hipertensõ arterial sistêmica: um desafio para a enfermagem; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: René dos Santos Spezani;

Tatielle Vieira, Gisele Ferreira

Percepção de enfermeiros acerca dos cuidados paliativos no paciente oncológico; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: René dos Santos Spezani;

Produções bibliográficas

  • LIMA MIRANDA, TAINÁ ; RODRIGUES DA ROCHA, CRISTIANE ; FERREIRA DE ALMEIDA, LUANA ; LOPES SILVA SODRÉ, SARAH ; DOS SANTOS SPEZANI, RENÊ ; SILVA PINTO, ANA CRISTINA . A equipa de enfermagem diante da deterioração clínica do paciente na enfermaria: uma revisão integrativa. Enfermería Global , v. 23, p. 563-615, 2024.

  • BRANDÃO, JULIANA DE LIMA ; GOMES, ANTONIO MARCOS TOSOLI ; MELO, LAÉRCIO DELEON DE ; MARQUES, SERGIO CORRÊA ; PEREIRA, GERSON LOURENÇO ; SPEZANI, Renê dos Santos ; MELO, VÍVIAN MONTEIRO DE ; MOÇO, ADRIANA DA SILVA . Representação social das cirurgias espirituais na Umbanda: cultura, religião e contribuições da teoria de enfermagem. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 76, p. 1-9, 2023.

  • ZANCHETTA, MARGARETH SANTOS ; FELIPE, INGRYD CUNHA VENTURA ; SPEZANI, RENÊ ; FINAMORE, VERONICA ; BERGERON, CHRISTIAN . Homens lusófonos, consumo de álcool e riscos de câncer: Sob a influência cultural da masculinidade. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e29410716530, 2021.

  • ANDRADE, P. C. S. T. ; GOMES, A. M. T. ; SPEZANI, R.S. ; NOGUEIRA, V. P. F. ; BARBOSA, D. J. ; BERNARDES, M. M. R. ; PEIXOTO, A. R. S. . Representação social da morte para estudantes de enfermagem. Revista Cogitare Enfermagem , v. 26, p. 1-10, 2021.

  • SPEZANI, Renê dos Santos ; OLIVEIRA, DENIZE CRISTINA DE . Construção do circuito afetivo-representacional de adolescentes que vivem com HIV. REVISTA RECIEN - REVISTA CIENTÍFICA DE ENFERMAGEM , v. 10, p. 179-190, 2020.

  • BRANDÃO, JULIANA DE LIMA ; GOMES, ANTONIO MARCOS TOSOLI ; MOTA, DIEGO BONFANTE ; THIENGO, PRISCILA CRISTINA DA SILVA ; FLEURY, MARIANA LUIZA DE OLIVEIRA ; DIB, RACHEL VERDAN ; SANTOS, CHARLES SOUZA ; SPEZANI, Renê dos Santos . Espiritualidade e Religiosidade no contexto da integralidade da assistência: reflexões sobre o cuidado integral em saúde e enfermagem. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. e5499108780-22, 2020.

  • GRANADEIRO, RAQUEL MAGALHÃES DE AZEREDO ; SÁ, SELMA PETRA CHAVES ; CHRISTOVAM, BARBARA POMPEU ; SPEZANI, Renê dos Santos ; GRANADEIRO, DANIEL DA SILVA . Hipoglicemia durante a infusão contínua de insulina na Unidade de Terapia Intensiva. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. e163996748-17, 2020.

  • SPEZANI, Renê dos Santos ; GOMES, ANTONIO MARCOS TOSOLI ; BRANDÃO, JULIANA DE LIMA ; SANTOS, LIVIA FAJIN DE MELLO DOS ; GONÇALVES, CARLA CRISTINA . Análise estrutural das representações da COVID-19 entre fiéis da Umbanda na Cidade do Rio de Janeiro. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. e46991110014, 2020.

  • SPEZANI, Renê dos Santos ; GOMES, ANTONIO MARCOS TOSOLI ; BRANDÃO, JULIANA DE LIMA ; SANTOS, LIVIA FAJIN DE MELLO DOS ; GONÇALVES, CARLA CRISTINA . Pensamentos de umbandistas da Cidade do Rio de Janeiro sobre a pandemia da COVID-19: interfaces entre religião, saúde e sociedade. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. e33691211154, 2020.

  • SPEZANI, R.S. ; GOMES, ANTONIO MARCOS TOSOLI ; BERNARDES, M. M. R. ; MERCES, M. C. ; COUTO, P. L. S. ; DIB, R. V. ; FLEURY, M. L. O. . Antes e depois da conversão na Umbanda: a construção de um circuito afetivo-representacional religioso.. RELIGARE: REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES DA UFPB , v. 17, p. 299-323, 2020.

  • SOUZA, MARCELA TEIXEIRA DE ; NASCIMENTO, CAMILA ARAUJO ; SPEZANI, Renê dos Santos . Influências da espiritualidade e religiosidade na assistência de enfermagem a pacientes que facejam o processo morte-morrer.. REVISTA PRÓ-UNIVERSUS , v. 10, p. 32-38, 2019.

  • SPEZANI, Renê dos Santos ; DA SILVA MANUEL, DOMINGOS ; SANTANA PEREIRA, PALOMA ; DA SILVA DO NASCIMENTO, JACQUELINE . A espiritualidade no cuidado paliativo em insuficiência cardíaca, à luz da Teoria de Jean Watson.. REVISTA PRÓ-UNIVERSUS , v. 10, p. 64-69, 2019.

  • TEIXEIRA, P. A. ; SANTANA, P. P. C. ; GOES, F. G. B. ; ANDRADE, M. ; SPEZANI, R.S. . Evidências científicas da enfermagem acerca das condições da criança em terapia antirretroviral: Uma revisão integrativa. REVISTA ENFERMAGEM ATUAL IN DERME , v. 73, p. 42-49, 2015.

  • BERNARDO, CAROLINA ; BERNARDO, DEBORA ; COSTA, IZABELE ; SILVA, LIDIA ; ARAUJO, WILLIANA ; SPEZANI, RENÊ . The importance of palliative care provided by the nurse for children with cancer in terminal phase. Revista de Pesquisa: Cuidado e Fundamental (Online) , v. 6, p. 1221-1230, 2014.

  • OLIVEIRA, D. C. ; SPEZANI, Renê dos Santos . O perfil da produção científica sobre identidade no campo da teoria da representações sociais. Psicologia: Teoria e Prática (Impresso) , v. 15, p. 104-118, 2013.

  • OLIVEIRA, B.L. ; SPEZANI, R.S. ; LUCENA, L.F. . Percepções das mães enfermeiras e técnicas de enfermagem frente ao processo morte/morrer em onco-hematologia pediátrica.. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 7, p. 5165-5175, 2013.

  • SPEZANI, Renê dos Santos ; ARAÚJO, B.V. ; JARDIM, B.L. ; SILVA, V.S.M. . Dificuldades Enfrentadas Pelo Acadêmico De Enfermagem Na Assistência Ao Paciente Com Câncer No Estágio Supervisionado.. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 2, p. 297-308, 2012.

  • Miranda, L. A. ; RAMOS, R.S. ; OLIVEIRA, O. V. S. ; RAMOS, L. T. ; SOUZA, R. M. ; SPEZANI, Renê dos Santos . Ações de enfermagem na prevenção de úlcera por pressão em pacientes internados em unidades de clínica médica.. Enfermagem Atual (Rio de Janeiro) , v. 63, p. 7-13, 2012.

  • SPEZANI, Renê dos Santos ; SILVEIRA, Viviane Almeida . Cuidados de enfermagem com a pele do paciente em tratamento radioterápico.. Revista Científica do HCE , v. 4, p. 76-82, 2010.

  • SPEZANI, Renê dos Santos ; GOMES, I. ; COSTA, M. L. M. . Fatores de risco e o cuidado do enfermeiro na prevenção da úlcera por pressão. ENFERMAGEM BRASIL , v. 1, p. 280/7-287, 2009.

  • SPEZANI, Renê dos Santos ; LANZELLOTI ; aguiar ; SANTIAGO ; SHIRATORI . Refletindo Sobre a Prática e a Importância dos Cuidados de Enfermagem na Terapia Intensiva. Enfermería Global , v. 11, p. 1-8, 2007.

  • SPEZANI, Renê dos Santos ; CRUZ, I. C. F. . Produção científica de Enfermagem Sobre Ansiedade e Morte: Implicações para a (o) enfermeira (o) de cuidados intensivos. Online Brazilian Journal of Nursing , v. 4, p. 1/14-10, 2002.

  • TOMAZ, A. P. K. A. (Org.) ; SANTANA, C. J. M. (Org.) ; BORGES, C. F. S. (Org.) ; RAMOS, R. S. (Org.) ; SPEZANI, R.S. (Org.) . Ações de Enfermagem para o Controle do Câncer: uma proposta de integração ensino-serviço.. 4. ed. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Cãncer, 2024. v. 1. 544p .

  • SPEZANI, R.S. ; GOMES, A. M. T. . Entre crenças, experiências e representações: uma análise da construção da identidade psicossocial de médiuns praticantes da Umbanda médiuns praticantes. 1. ed. Curitiba: CRV, 2022. v. 1. 150p .

  • UNICOVSKY, M. A. R. (Org.) ; WALDMAN, B. F. (Org.) ; SPEZANI, R.S. (Org.) . Programa de Atualização em Enfermagem - Urgência e Emergência. Ciclo 9. Volume 1. 1. ed. Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2021. v. 1. 161p .

  • WALDMAN, B. F. (Org.) ; UNICOVSKY, M. A. R. (Org.) ; SPEZANI, R.S. (Org.) . Programa de Atualização Em Enfermagem (PROENF) Urgência e Emergência. Ciclo 6. Volume 3.. 1. ed. Porto Alegre: ArtmedPanamericana, 2019. v. 1. 168p .

  • UNICOVSKY, M. A. R. (Org.) ; SPEZANI, R.S. (Org.) ; WALDMAN, B. F. (Org.) . Programa de Atualização Em Enfermagem (PROENF) Urgência e Emergência. Ciclo 6. Volume 4.. 1. ed. Porto Alegre: Artmed/Panamericana, 2019. v. 1. 160p .

  • SPEZANI, R.S. ; WALDMAN, B. F. (Org.) ; UNICOVSKY, M. A. R. (Org.) . Programa de Atualização em Enfermagem (PROENF) Urgência e Emergência. Ciclo 6. V. 2. 1. ed. Porto Alegre: Artmed Panamericana Ltda, 2019. v. 1. 152p .

  • SPEZANI, R.S. ; UNICOVSKY, M. A. R. (Org.) ; WALDMAN, B. F. (Org.) . Programa de Atualização em Enfermagem - PROENF Urgência e Emergência. Ciclo 5. Volume 4.. 1. ed. Porto ALEGRE: Artmed Panamericana, 2018. v. 1. 168p .

  • SPEZANI, R.S. ; WALDMAN, B. F. (Org.) ; UNICOVSKY, M. A. R. (Org.) . Programa de Atualização em Enfermagem (PROENF) Urgência e Emergência - Ciclo 6 -Volume 2.. 1. ed. Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2018. v. 1. 160p .

  • UNICOVSKY, M. A. R. (Org.) ; WALDMAN, B. F. (Org.) ; SPEZANI, R.S. (Org.) . Programa de Atualização em Enfermagem. PROENF Urgência e Emergência. Ciclo 4 - Volume 3. 1. ed. Porto Alegre: Artmed/Panamericana, 2017. v. 1. 176p .

  • UNICOVSKY, M. A. R. (Org.) ; WALDMAN, B. F. (Org.) ; SPEZANI, R.S. (Org.) . Programa de Atualização em Enfermagem. PROENF Urgência e Emergência. Ciclo 4 - Volume 4.. 1. ed. Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2017. v. 1. 147p .

  • UNICOVSKY, M. A. R. (Org.) ; WALDMAN, B. F. (Org.) ; SPEZANI, R.S. (Org.) . Programa de Atualização em Enfermagem. PROENF Urgência e Emergência. Ciclo 5 - Volume 1.. 1. ed. Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2017. v. 1. 160p .

  • SPEZANI, R.S. ; WALDMAN, B. F. (Org.) ; UNICOVSKY, M. A. R. (Org.) . Programa de Atualização em Enfermagem - PROENF Urgência e Emergência. Ciclo 5. Volume 2.. 1. ed. Porto Alegre: , 2017. v. 1. 144p .

  • UNICOVSKY, M. A. R. (Org.) ; WALDMAN, B. F. (Org.) ; SPEZANI, R.S. (Org.) . Programa de Atualização em Enfermagem - PROENF Urgência e Emergência. Ciclo 3 - Volume 3.. 1. ed. Porto Aegre: Artmed Panamericana, 2016. v. 1. 158p .

  • UNICOVSKY, M. A. R. (Org.) ; WALDMAN, B. F. (Org.) ; SPEZANI, R.S. (Org.) . Programa de Atualização em Enfermagem. PROENF Urgência e Emergência. Ciclo 4 - Volume 1. 1. ed. Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2016. v. 1. 160p .

  • UNICOVSKY, M. A. R. (Org.) ; WALDMAN, B. F. (Org.) ; SPEZANI, R.S. (Org.) . Programa de Atualização em Enfermagem. PROENF Urgência e Emergência. Ciclo 4 - Volume 2.. 1. ed. Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2016. v. 1. 160p .

  • UNICOVSKY, M. A. R. (Org.) ; WALDMAN, B. F. (Org.) ; SPEZANI, R.S. (Org.) . Programa de Atualização em Enfermagem. PROENF Urgência e Emergência. Ciclo 3 - Volume 4. 1. ed. Porto Alegre: Artmed/Panamericana Editora, 2016. v. 1. 168p .

  • UNICOVSKY, M. A. R. (Org.) ; WALDMAN, B. F. (Org.) ; SPEZANI, R.S. (Org.) . Programa de Atualização em Enfermagem(PROENF). Ciclo 2 - Volume 3.. 1. ed. Porto Alegre: Artmed/Panamericana Editora, 2015. v. 1. 160p .

  • UNICOVSKY, M. A. R. (Org.) ; WALDMAN, B. F. (Org.) ; SPEZANI, R.S. (Org.) . Programa de Atualização em Enferrmagem (PROENF) Urgência e Emergência. Ciclo 3 - Volume 1.. 1. ed. Porto Alegre: Artmed/Panamericana Ltda, 2015. v. 1. 168p .

  • UNICOVSKY, M. A. R. (Org.) ; WALDMAN, B. F. (Org.) ; SPEZANI, R.S. (Org.) . Programa de Atualização em Enferrmagem (PROENF) Urgência e Emergência. Ciclo 3 - Volume 2.. 1. ed. Porto Alegre: Artmed/Panamericana Ltda, 2015. v. 1. 150p .

  • UNICOVSKY, M. A. R. (Org.) ; WALDMAN, B. F. (Org.) ; SPEZANI, R.S. (Org.) . Programa de Atualização em Enferrmagem (PROENF) Urgência e Emergência. Ciclo 2 - Volume 4.. 1. ed. Porto Alegre: Artmed/Panamericana Ltda, 2015. v. 1. 160p .

  • FAGUNDES, A. M. S. (Org.) ; UNICOVSKY, M. A. R. (Org.) ; SPEZANI, R.S. (Org.) . Programa de Atualização em Enfermagem (PROENF) Urgência e Emergência. Ciclo 1 - Volume 2. 1. ed. Porto Alegre: Artmed/Panamericana Editora, 2014. v. 1. 168p .

  • UNICOVSKY, M. A. R. (Org.) ; WALDMAN, B. F. (Org.) ; SPEZANI, R.S. (Org.) . Programa de Atualização em Enfermagem (PROENF) Urgência e Emergência. Ciclo 1 - Volume 4. 1. ed. Porto Alegre: Artmed/Panamericana Editora, 2014. v. 1. 152p .

  • UNICOVSKY, M. A. R. (Org.) ; WALDMAN, B. F. (Org.) ; SPEZANI, R.S. (Org.) . Programa de Atualização em Enferrmagem (PROENF) Urgência e Emergência. Ciclo 2 - Volume 1.. 1. ed. Porto Alegre: Artmed/Panamericana Editora, 2014. v. 1. 168p .

  • UNICOVSKY, M. A. R. (Org.) ; WALDMAN, B. F. (Org.) ; SPEZANI, R.S. (Org.) . Programa de Atualização em Enferrmagem (PROENF) Urgência e Emergência. Ciclo 2 - Volume 2.. 1. ed. Porto Alegre: Artmed/Panamericana Ltda, 2014. v. 1. 160p .

  • UNICOVSKY, M. A. R. (Org.) ; WALDMAN, B. F. (Org.) ; SPEZANI, R.S. (Org.) . Programa de Atualização em Enferrmagem (PROENF) Urgência e Emergência. Ciclo 1 - Volume 3.. 1. ed. Porto Alegre: Artmed/Panamericana Ltda, 2014. v. 1. 168p .

  • UNICOVSKY, M. A. R. (Org.) ; FAGUNDES, A. M. S. (Org.) ; SPEZANI, R.S. (Org.) . Programa de Atualização em Enfermagem (PROENF) Urgência e Emergência. Ciclo 1 - Volume 1.. 1. ed. Porto Alegre: Artmed/Panamericana Editora, 2013. v. 1. 180p .

  • SPEZANI, R.S. ; CARVALHO, L. A. F. ; SANTOS, N. F. ; REZENDE, N. M. . Humanização da assistência de enfermagem oncológica. In: Ana Paula Kelly Almeida Tomasz; Carlos Joelcio Moraes Santana; Cecília Ferreira da Silva Borges; Raquel de Souza Ramos; Renê dos Santos Spezani. (Org.). Ações de Enfermagem para o Controle do Câncer: uma proposta de integração ensino-serviço.. 4ed.Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Cãncer, 2024, v. 1, p. 25-30.

  • SPEZANI, R.S. ; PINTO, E. N. ; TONINI, T. ; SANTOS, V. O. . Metas internacionais de segurança do paciente. In: Ana Paula Kelly Almeida Tomasz; Carlos Joelcio Moraes Santana; Cecília Ferreira da Silva Borges; Raquel de Souza Ramos; Renê dos Santos Spezani. (Org.). Ações de Enfermagem para o Controle do Câncer: uma proposta de integração ensino-serviço.. 4ed.Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Cãncer, 2024, v. 1, p. 45-62.

  • SPEZANI, R.S. ; PIRES, A. A. ; TOMAZ, A. P. K. A. ; PEREGRINO, A. A. F. ; SIMOES, F. V. ; SANTOS, M. G. ; PERCINIO, M. L. L. . Radioterapia. In: Ana Paula Kelly Almeida Tomasz; Carlos Joelcio Moraes Santana; Cecília Ferreira da Silva Borges; Raquel de Souza Ramos; Renê dos Santos Spezani. (Org.). Ações de Enfermagem para o Controle do Câncer: uma proposta de integração ensino-serviço.. 4ed.Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Cãncer, 2024, v. 1, p. 217-240.

  • SPEZANI, R.S. ; RAMOS, R.S. ; SILVA, D. F. . Câncer de próstata. In: Ana Paula Kelly Almeida Tomasz; Carlos Joelcio Moraes Santana; Cecília Ferreira da Silva Borges; Raquel de Souza Ramos; Renê dos Santos Spezani. (Org.). Ações de Enfermagem para o Controle do Câncer: uma proposta de integração ensino-serviço.. 4ed.Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Cãncer, 2024, v. 1, p. 455-462.

  • MERCES, C. A. M. F. ; MEDEIROS, M. B. ; CARVALHO, R. B. ; SPEZANI, R.S. . Câncer hematológico. In: Ana Paula Kelly Almeida Tomasz; Carlos Joelcio Moraes Santana; Cecília Ferreira da Silva Borges; Raquel de Souza Ramos; Renê dos Santos Spezani. (Org.). Ações de Enfermagem para o Controle do Câncer: uma proposta de integração ensino-serviço.. 4ed.Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Cãncer, 2024, v. 1, p. 495-507.

  • DIAS, B. O. ; MARTINS, L. M. ; SPEZANI, R.S. ; PAIXAO, S. O. . Atribuições da equipe de enfermagem no atendimento de urgência e emergência na atenção primária à saúde.. In: Margarita Unicovsky; Beatriz Waldman; Renê Spezani. (Org.). Programa de Atualização em Enfermagem - Urgência e Emergência. 1ed.Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2021, v. 1, p. 49-107.

  • TRINDADE, C. F. ; CONCEICAO, L. M. V. S. ; SILVA, L. C. S. ; SPEZANI, R.S. . Contribuições da consulta de enfermagem realizada na atenção básica de saúde no acompanhamento do pré-natal de adolescentes gestantes com HIV/aids.. In: Sheyla C. R. V. Morais; Kleyde V. Souza; Elysângela D. Duarte.. (Org.). Programa de Atualização em Enfermagem (PROENF) - Saúde Materna e Neonatal. Ciclo 10. Volume 2.. 1ed.Porto Alegre: Artmedpanamericana, 2019, v. 1, p. 9-38.

  • SPEZANI, R.S. ; DIAS, B. O. ; SANTOS, B. C. ; CAVALCANTE, J. M. ; VENANCIO, S. R. S. . Aplicabilidade da Teoria Humanística de Paterson e Zderad ao cuidado de enfermagem prestado à criança/ao adolescente vítima de violência intrafamiliar e sua família nas unidades de mergência.. Programa de Atualização em Enfermagem (PROENF) Urgência e Emergência. Ciclo 6. Volume 3.. 1ed.Porto Alegre: ArtmedPanamericana, 2019, v. 1, p. 11-48.

  • SPEZANI, R.S. ; ENDLER, F. S. ; SILVA, K. L. ; OTTOLINE, R. C. ; DIAS, B. O. ; SENA, R. S. . Aplicabilidade da Teoria Ambientalista de Florence Nightingale como referencial ético, estético e político para humanização e melhoria da qualidade do cuidado de enfermagem nas unidades de emergência.. Programa de Atualização em Enfermagem (PROENF) Urgência e Emergência. Ciclo 7. Volume 2.. 1ed.Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2019, v. 2, p. 115-151.

  • SPEZANI, R.S. ; DIAS, B. O. ; MARQUES, A. S. D. ; SILVA, T. C. ; CRUZ, A. C. S. P. . Aplicabilidade da Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda de Aguiar Horta ao Cuidado de Enfermagem Prestado ao Portador de Esquizofrenia em Unidade de Emergência.. In: Spezani, R.S.;Unicovisk, M. A. R.; Waldman, B.. (Org.). Programa de Atualização em Enfermagem (PROENF) Urgência/Emergência. Ciclo 6. Volume 4.. 1ed.Porto Alegre: Artmed Panamericana Ltda, 2019, v. 1, p. 9-42.

  • SPEZANI, R.S. ; BRAGA, W. M. ; SANTOS, F. C. . Aplicabilidade da Teoria Ambientalista de Florence Nightingale à assistência de enfermagem pretada ao recém-nascido em unidades de terapia intensiva neonatais.. In: Kleyde Ventura de Souza; Elysângela Dittz. (Org.). PROENF - Programa de Atualização em Enfermagem: Saúde Materna e Neonatal. Ciclo 9.. 1ed.Porto Alegre: Artmed Panmericana, 2018, v. 1, p. 91-124.

  • SPEZANI, R.S. ; MARIANO, Y. N. ; VIEIRA, J. A. ; SANTOS, L. O. . Criança e Adolescente com Síndrome de Veia Cava Superior em Emergência Oncológica. In: Renê dos Santos Spezani; Margarita Ana Rubin Unicovsky; Beatriz Ferreira Waldman. (Org.). Programa de Atualização em Enfermagem - PROENF Urgência e Emergência. Ciclo 5. Volume 4.. 1ed.Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2018, v. 4, p. 11-40.

  • DIAS, B. O. ; BRITO, L. S. ; RIBEIRO, J. V. A. ; SILVA, S. M. M. ; SPEZANI, R.S. . Conflitos, desafios e importância da da assistência da equipe de enfermagem ao paciente oncológico em terminalidade de vida nas unidades de urgência e emergência.. In: Spezani, R.S.; UnicovisKy, M. A. R.; Waldman, B. F.. (Org.). Programa de Atualização em Enfermagem (PROENF) Urgência e Emergência - Ciclo 6 - Volume 2. 1ed.Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2018, v. 1, p. 129-157.

  • SPEZANI, R.S. ; PASSOS, C. S. A. ; RIBEIRO, M. N. S. P. ; OLIVEIRA, R. G. . Aplicabilidade da pedagogia de Freire como tecnologia leve de cuidado na consulta de enfermagem no pré-natal de adolescentes.. Programa de Atualização em Enfermagem (Saúde Materna e Neonatal) - Ciclo 10 - Volume 1. 1ed.Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2018, v. 1, p. 11-38.

  • SPEZANI, R.S. ; DIAS, B. O. ; PAIXAO, S. O. . Relacionando Progresso Científico, Bioética, Subjetividade e Humanização no Cuidado de Enfermagem em Unidades de Emergência.. Programa de Atualização em Enfermagem. PROENF Urgência e Emergência. Ciclo 4 - Volume 3. 1ed.Porto Alegre: Artmed/Pnamericana Editora, 2017, v. 1, p. 133-169.

  • SPEZANI, R.S. ; DIAS, B. O. ; PAIXAO, S. O. ; GUILHERME, F. J. A. ; FERREIRA, R. K. R. . Sistematização da assistência de enfermagem ao paciente com insuficiência cardíaca congestiva na unidade de emergência.. In: Margarita Ana Rubin Unicovsky; Beatriz Ferreira Waldman; Renê dos Santos Spezani. (Org.). Programa de Atualização em Enfermagem - PROENF Urgência e Emergência. C.3ed.Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2016, v. 3, p. 101-155.

  • SPEZANI, Renê dos Santos . Cesariana em Paciente Diabética com Feto Polidrâmico. In: Evento Comemorativo dos 106 Anos da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, 1996, Rio de Janeiro, 1996.

  • SPEZANI, Renê dos Santos . A Enfermagem Frente ao Desenvolvimento de Recursos Humanos. In: Evento Comemorativo dos 106 Anos da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, 1996, Rio de Janeiro, 1996.

  • SPEZANI, Renê dos Santos . Maus Tratos Físicos na Infância e Adolescência - Preocupalão de Enfermagem. In: X Semana de Debates Científicos da Universidade do Rio de Janeiro, 1996, Rio de Janeiro. UNIRIO, 1996. p. 35-35.

  • SPEZANI, Renê dos Santos . Maus Tratos Físicos na Infância e Adolescência. In: Evento Comemorativo dos 106 Anos da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, 1996, Rio de Janeiro. Anais do Evento, 1996.

  • SPEZANI, Renê dos Santos . A Enfermagem Frente ao Desenvolvimento de Recursos Humanos. In: 48º CBENF, 1996, Rio de Janeiro. Anais do Evento, 1996.

  • SPEZANI, Renê dos Santos ; PASSOS, Joanir Pereira ; MELO, Maria Do Carmo A de ; POLANATI, Marjorye . Enfermagem frente ao Desenvolvimento de Recursos Humanos. In: X Semana de Debates Científicos da UNIO RIO, 1996, Rio de Janeiro. anais do evendo, 1996.

  • SPEZANI, Renê dos Santos . Informes de Saúde para a Comunidade Universitária - O Cólera. In: IX semana de Debates Cientificos da UNI RIO, 1995, Rio de Janeiro, 1995.

  • OLIVEIRA, D. C. ; SPEZANI, Renê dos Santos ; RAMOS, R.S. . Representações sociais e identidade social: estabelecendo um diálogo entre duas teorias.. In: 11ª Conferência Internacional de Representações Sociais, III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Educação e Representações Sociais., V Fisers: Fórum Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais., 2012, Évora. 11ª Conferência Internacional de Representações Sociais, III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Educação e Representações Sociais, V FISERS: Fórum Internacional de Saúde, Envelhecimento Representações Sociais., 2012.

  • SPEZANI, Renê dos Santos ; OLIVEIRA, D. C. . A produção de conhecimento sobre identidade no campo da teoria das representações sociais.. In: 11ª Conferência Internacional de Representações Sociais, III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais, V FISERS: Fórum Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais., 2012, Évora. 11ª Conferência Internacional de Representações Sociais, III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais, V FISERS: Fórum Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais., 2012.

  • SPEZANI, Renê dos Santos ; OLIVEIRA, D. C. . Entre sombras e representações: a construção da identidade dos adolescentes portadores do vírus HIV/Aids no Brasil.. In: 11ª Conferência Internacional de Representações Sociais, III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais, V FISERS: Fórum Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais., 2012, Évora. 11ª Conferência Internacional de Representações Sociais, III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais, V FISERS: Fórum Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais., 2012.

  • SPEZANI, Renê dos Santos . A Complexidade e a Especificidade da Assistência em Oncologia Pediátrica na Unidadede Terapia Intensiva. In: XII Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica, 2010, Curitiba. XII Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica e I Simpósio de Nanobiotecnologia Aplicada ao Diagnóstico eTerapia do Câncer, 2010. p. 30-30.

  • SPEZANI, Renê dos Santos . Diagnósticos de enfermagem mais prevalentes nas diversas fases do tratamento da criança com câncer em um CTI pediátrico. In: XII Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica, 2010, Curitiba. XII Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica e I Simpósio de Nanobiotecnologia Aplicada ao Diagnóstico e Tratamento do Câncer, 2010. p. 41-41.

  • SPEZANI, Renê dos Santos . Refletindo sobre a atuação do enfermeiro no pós-operatório de cirurgias oncológicas do recém-nascido, da criança e do adolescente.. In: XII Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica, 2010, Curitiba. XII Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica e I Simpósio de Nanobiotecnologia Aplicada ao Diagnóstico e Tratamento do Câncer, 2010. p. 48-48.

  • SPEZANI, Renê dos Santos . Reflexões Acerca da especificidade e da complexidade do cuidar em terapia intensiva pediátrica oncológica: uma contribuição para a enfermagem.. In: XI Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica, 2008, Gramado. XI Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica, 2008. p. 87-87.

  • SPEZANI, Renê dos Santos ; FERREIRA, G. C. ; CORTEZ, E. ; VIEIRA, T. C. . Os cuidados paliativos ao paciente oncológico na visão de enfermeiros e enfermeiras.. In: XI Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica, 2008, Gramado. Anais do XI Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica. GRAMADO: SOBOPE, 2008. p. 81-82.

  • SPEZANI, Renê dos Santos ; BASÍLIO, A. M. ; LOPO, Luciléia ; TEIXEIRA, Danielle ; DEVOLDER, Raffaelly . A utilização de terapias alternativas para o alívio da dor no paciente oncológico pediátrico: um desafio para a enfermagem.. In: XI Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica, 2008, Gramado. Anais do XI Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica. Gramado: SOBOPE, 2008. p. 61-62.

  • SPEZANI, Renê dos Santos ; aguiar . A positividade dos cuidados realizados pelos enfermeiros em um centro de terapia intensiva oncológico. In: 59º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2007. Anais do 59º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Brasília, 2007.

  • SPEZANI, Renê dos Santos ; CARREIRO ; SOUSA . Breves reflexões sobre o agir da enfermagem em unidades de cuidados intensivos sob o olhar de Joyce Travelbee.. In: 58° Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2006, Salvador. Anais do 58° Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2006.

  • SPEZANI, Renê dos Santos ; P, Brochado A ; B, Costa A . Maus Tratos Físicos na Infância e Adolescência - Preocupação de Enfermagem. In: X Semana de Debates Científicos da Universidade do Rio de Janeiro, 1996, Rio de Janeiro, 1996.

  • SPEZANI, Renê dos Santos ; M, Polinati ; P, Passos J . A Enfermagem Frente ao Desenvolvimento de Recursos Humanos. In: 48º CBENF, 1996, São Paulo, 1996.

  • ZANCHETTA, M. G. S. ; FELIPE, I. C. V. ; FINAMORE, V. ; BERGERON, C. ; SPEZANI, R.S. . Masculinidade, àlcool e risco para câncer: influências de crenças culturais.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, D. C. ; SPEZANI, R.S. . A construção do circuito afetivo-representacional de adolescentes que vivem com HI/aids.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SPEZANI, R.S. . Desafios atuais para a promoção de equidade na assistência e gestão da segurança do paciente pela enfermagem no contexto da saúde: análise teórica segundo o princípio bioético da justiça.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, D. S. ; LOBO, A. A. ; COSTA, M. A. A. ; SPEZANI, R.S. . A importância da assistência do enfermeiro em cuidados paliativos na atenção básica.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NASCIMENTO, J. S. ; PEREIRA, P. S. ; SILVA, D. M. ; SPEZANI, R.S. . A espiritualidade no cuidado paliativo em insuficiência cardíaca, à luz da Teoria de Jean Watson.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SPEZANI, R.S. ; ENDLER, F. S. ; SILVA, K. L. ; OTTOLINE, R. C. ; SENA, R. S. . A aplicabilidade da Teoria Ambientalista de Florence Nightingale para a gestão do cuidado de enfermagem na unidade de emergência.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FONSECA, N. R. ; ONOFRE, D. C. C. ; FERREIRA, F. C. ; SPEZANI, R.S. . Contribuições da Teoria do Déficit de Autocuidado de Dorothea Orem à criança portadora de hipertensão arterial e sua família.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ENDLER, F. S. ; OTTOLINE, R. C. ; SENA, R. S. ; SPEZANI, R.S. . Aplicabilidade da Teoria Ambientalista de Florence Nightingale para a gestão do cuidado em unidades de emergência.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERREIRA, F. C. ; RODRIGUES, L. N. ; ARAUJO, A. A. ; SPEZANI, R.S. . A importância do enfermeiro no cuidado de crianças/adolescentes portadores de leucemia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARROS, H. K. M. ; SILVA, F. B. ; SPEZANI, R.S. . A prática do mínimo manuseio como estratégia de humanização do cuidado de enfermagem ao recém-nascido de alto risco na UTI Neonatal. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, C. M. B. ; LIMA, E. S. H. C. ; MOREIRA, A. G. M. ; RODRIGUES, A. N. ; SPEZANI, R.S. . Emoções e Vivência de enfermeiros no atendimento pré-hospitalar frente ao grande trauma.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SPEZANI, R.S. . Entre sombras e representações: a construção da identidade psicossocial dos adolescentes que vivem com HIV/aids.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GRANADEIRO, R. M. A. ; SA, S. P. C. ; CHRISTOVAM, B. P. ; SPEZANI, R.S. . Protocolo de monitorização dos fatores de risco para hipoglicemia em pacientes que utilizam a infusão contínua de insulina.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAVALEIRO, A. P. M. ; DIAS, B. O. ; LIMA, E. S. ; PAIXAO, S. O. ; SPEZANI, R.S. . Aplicabilidade da Teoria das Necessidades Humanas Básicas no cuidado de enfermagem a portadores de esclerose lateral amiotrófica.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DIAS, B. O. ; PAIXAO, S. O. ; SOUZA, C. J. ; SPEZANI, R.S. . Qualidade da assistência de enfermagem ao paciente gravemente enfermo - uma revisão bibliográfica.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CAVALEIRO, A. P. M. ; DIAS, B. O. ; PAIXAO, S. O. ; LIMA, E. S. ; SPEZANI, R.S. . Aplicabilidade da Teoria das Necessidades Humanas Básicas no cuidado de enfermagem a portadores de esclerose lateral amiotrófica.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DIAS, B. O. ; PAIXAO, S. O. ; SOUZA, C. J. ; SPEZANI, R.S. . Qualidade da assistência de enfermagem aopaciente gravemente enfermo.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GRANADEIRO, R. M. A. ; SA, S. P. C. ; CHIRISTOVAM, B. P. ; SPEZANI, R.S. . Protocolo de monitorização dos fatores de risco para hipoglicemia em pacientes que utilizam a infusão contínua de insulna. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SPEZANI, R.S. ; GRANADEIRO, D. S. ; SILVA, A. L. O. ; SILVA, C. H. ; LEMOS, E. O. ; LOPES, F. P. . Os desafios do enfermeiro na parada cardiorespiratória no embiente pré e entra-hospitalar.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SPEZANI, Renê dos Santos . A humanização e o cuidado de enfermagem na perspectiva da vida e da cidadania.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SPEZANI, Renê dos Santos . A complexidade e a especificidade da assistência em oncologia pediátrica na unidade de terapia intensiva.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SPEZANI, Renê dos Santos . Diagnósticos de enfermagem mais prevalentes nas diversas fases do tratamento da criança com câncer em um CTI pediátrico.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SPEZANI, Renê dos Santos . Refletindo sobre a atuação do enfermeiro no pós-operatório de cirurgias oncológicas do recém-nascido, da criança e do adolescente.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AMELIO, E. S. ; VARGAS, G. S. ; OLIVEIRA, M. S. ; SPEZANI, Renê dos Santos ; SILVA, N. L. P. . A dificuldade dos homens em aderir ao programa de hipertensão arterial sistêmica: um desafio para a enfermagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SPEZANI, Renê dos Santos . Reflexões acerca da especificidade e da complexidade do cuidar em terapia intensiva pediátrica oncológica: uma contribuição para a enfermagem.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SPEZANI, Renê dos Santos ; CORTEZ, E. ; FERREIRA, G. C. ; VIEIRA, T. C. . Os cuidados paliativos ao paciente oncológico na visão de enfermeiros e enfermeiras pediátricos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SPEZANI, Renê dos Santos ; BASÍLIO, A. M. ; TEIXEIRA, Danielle ; LOPO, Luciléia ; DEVOLDER, Raffaelly . A utilização de terapias alternativas para o alívio da dor no paciente oncológico pediátrico: um desafio para a enfermagem.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SPEZANI, Renê dos Santos . Ações de enfermagem na intubação orotraqueal.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SPEZANI, Renê dos Santos . Cuidados de enfermagem direcionados à criança em prótese ventilatória. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SPEZANI, Renê dos Santos . Choque séptico: atuação do enfermeiro nas especialidades. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SPEZANI, Renê dos Santos ; aguiar . Para Além do Cuidar e Ser Cuidado: as relações de poder que se estabelecem entre enfermeiros e clientes em um centro de terapia intensiva. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SPEZANI, Renê dos Santos . Exame Físico: percepções de enfermeiros e clientes de um centro de terapia intensiva oncológico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SPEZANI, Renê dos Santos . Para Além do Cuidar e Ser Cuidado: as relações de poder que se estabelecem entre enfermeiros e clientes em um centro de terapia intensiva. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SPEZANI, Renê dos Santos . Para Al´em do Cuidar e Ser Cuidado: as relações de poder que se estabelecem entre enfermeiros e clientes em um centro de terapia intensiva. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SPEZANI, Renê dos Santos . Para Além do Cuidar e Ser Cuidado: as relações de poder que se estabelecem entre enfermeiros e clientes em um centro de terapia intensiva. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SPEZANI, Renê dos Santos ; aguiar . A positividade dos cuidados realizados pelos enfermeiros em um centro de terapia intensiva oncológico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SPEZANI, Renê dos Santos ; aguiar . Para Além do Cuidar e Ser Cuidado: as relações de poder que se estabelecem entre enfermeiros e clientes em um centro de terapia intensiva. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SPEZANI, Renê dos Santos ; CARREIRO ; SOUSA . Breves reflexões sobre o agir da enfermagem em unidades de cuidados intensivos sob o olhar de Joyce Travelbee. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SPEZANI, Renê dos Santos ; M, Polinati ; P, Passos J . A Enfermagem Frente o Desenvolvimento de Recursos Humanos. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SPEZANI, Renê dos Santos . Produção Científica sobre Enfermagem Sobre Ansiedade e Morte: Implicações para o enfermeiro de cuidado intensivo. Rio de Janeiro: NEPAE-NESEN, 2004 (Produção Científica em Boletim Eletrônico).

Outras produções

SPEZANI, Renê dos Santos . A Enfermagem Frente ao Desenvolvimento de Recursos Humanos. 1997.

SPEZANI, Renê dos Santos . A Enfermagem Frente ao Desenvolvimento de Recursos Humanos. 1996.

SPEZANI, R.S. . Dialogando sobre identidade psicossocial no contexto da saúde.. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SPEZANI, R.S. . Atenção Primária à Criança e ao Recém-nascido.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SPEZANI, R.S. . Atenção á criança e ao recém-nascido com distúrbios endócrinos.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SPEZANI, R.S. . Ética e Gernciamento em UTI. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SPEZANI, R.S. . Atendimento ao Cliente com Distúrbios do Sistema Cardiovascular. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SPEZANI, Renê dos Santos . Acreditação Hospitalar. 2004 (Demais trabalhos relevantes) .

SPEZANI, Renê dos Santos . Balanço Hídrico. 2003 (Demais trabalhos relevantes) .

SPEZANI, Renê dos Santos . Curso de Atualização em Neonatologia. 2003 (Demais trabalhos relevantes) .

Prêmios

2019

Importância da assistência do enfermeiro em cuidados paliativos na atenção básica, Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM/RJ)..

2019

Érick Igor dos Santos, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2018

Moção de Congratulações 392/18, Cãmara Municipal de Niterói.

2007

Aprovação no exame de proficiência em língua espanhola, Escola de Enfermagem Anna Nery.

2004

Aprovado na proficiência em língua inglesa, Escola de Enfermagem Anna Nery.

2001

33 lugar no Concurso para Enfermeiro, Secretaria Estadual de Saúde.

2001

27 lugar para 1º Tenente Enfermeiro Policial Militar, Policia Militar do Rio de Janeiro. Quadro de Oficiais da Saúde.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Policlínica da Polícia Militar de Cascadura, Secretaria de Estado da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. , Avenida Dom Helder Camara 10199, Cascadura, 24240705 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 27154061

Experiência profissional

2018 - 2021

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

2013 - Atual

Centro Universitário Augusto Motta

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 24

Outras informações:
Professor nas Disciplinas: Enfermagem no Cuidado à Saúde da Criança e Adolescente Hospitalizado Enfermagem no Cuidado à Saúde do Adulto e Idoso Hospitalizado Enfermagem Cirúrgica Enfermagem no Cuidado ao Paciente em Unidades de Máxima Complexidade Pesquisa em Enfermagem Gerenciamento em Enfermagem Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso Trabalho de Conclusão de Curso Enfermagem Em Emergência Promovendo a Saúde Mental Professor do Curso de Pós-graduação em Enfermagem Pediátrica e Neonatal Disciplinas: Atenção Primária à Criança e ao Recém-nascido. Atenção à Criança e ao Recém-nascido com Distúrbios Endócrinos

2007 - 2013

Centro Universitário Plínio Leite

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 12

2010 - 2010

Centro Universitário Plínio Leite

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Adjunto Curso Grad. em Enfermagem, Carga horária: 16

2004 - 2011

Instituto Nacional de Câncer

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRO INTENSIVISTA CTI PEDIÁTRICO, Carga horária: 40

Atividades

  • 09/2004

    Serviços técnicos especializados , Hospital do Câncer - Unidade I.Serviço realizado, Enfermeiro Plantonista do CTI de Adultos.

2023 - Atual

Hospital da Polícia Militar de Niterói

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 24

2002 - 2023

Hospital da Polícia Militar de Niterói

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 0

Outras informações:
Cargos ocupados: Enfermeiro Policial Militar Assistencial

Atividades

  • 01/2002

    Serviços técnicos especializados , Público, Unidade de Tratamento Intensivo Para Adultos.Serviço realizado, Enfermeiro policial Militar Assistencial.

2002 - 2002

FMG EMPREENDIMENTOS HOSPITALARES LTDA

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Enfemeiro, Carga horária: 0

Outras informações:
Hospital Copa Dor - HCD

Atividades

  • 01/2002

    Serviços técnicos especializados , Hospital Copa Dor, Cardio Intensiva Cti Geral e Pós Operatória.Serviço realizado, Enfermagem Assistencial.

2001 - 2004

Hospital Estadual Azevedo Lima

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 0

Outras informações:
Cargos Ocupados: Enfermeiro Assistencial (11/2001 à 08/2003) Coordenador da Assistência de Enfermagem (09/2003 até a presente data)

Atividades

  • 11/2001 - 10/2004

    Serviços técnicos especializados , Público, Coordenação de Assistência de Enfermagem.Serviço realizado, Coordenação da Assistência de Enfermagem. Coordenação e Supervisão.

1999 - 2000

Instituto de Reabilitação Santo Inácio de Loyola

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Enfemeiro, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1999

    Serviços técnicos especializados , Hospital Cárdio Trauma Ipanema, Cti Geral e Pós Operatório Unidade Semi Intensiva.Serviço realizado, Enfermeiro Assistencial.

1996 - 1999

Clínica Enio Serra LTDA

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 0

1995 - 1996

Clínica Enio Serra LTDA

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: estagiário extra curricular, Carga horária: 0

Outras informações:
regime de plantão 12 x 36h

Atividades

  • 01/1996

    Serviços técnicos especializados , Privado, Clínica Médica e Cti.Serviço realizado, Enfermeiro Assistencial.

  • 12/1995 - 07/1996

    Estágios , Privado, Cti.Estágio realizado, extra curricular.

2016 - 2018

Universidade Salgado de Oliveira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 4

Outras informações:
Coordenador de Pós-graduação - Modalidade Strictu Sensu. Curso: Especialização em Enfermagem Neonatal e Pediátrica.

2016 - 2018

Universidade Salgado de Oliveira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Curso Especialização Enfermagem, Carga horária: 4

Outras informações:
Coordenado do Curso de Especialização Lato Sensu em Enfermagem Neonatal e Pediátrica.