Suéllen Mota Marques Costa

Atualmente ocupa cargo efetivo como professora e pesquisadora na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). É doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e bolsista FAPEMIG pelo Programa PCRH, mestre em Construção Civil pela Escola de Engenharia da UFMG (ênfase em materiais cimentícios) (2017), especialista em Construção Civil pela Escola de Engenharia da UFMG (2014), arquiteta e urbanista pela Escola de Arquitetura da UFMG (2009) e técnica em edificações pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2002). Desenvolve pesquisas em Design para Prevenção do Crime (Design Against Crime e Crime Prevention Thorough Environmental Design) e em Sustentabilidade. Atua como pesquisadora no Laboratório de Computação Ambiental em Arquitetura e Urbanismo da UFMG e como pesquisadora e subchefe do Centro de Estudos em Design e Tecnologia (CEDTec) da UEMG. Por meio do CEDTec, colabora com as redes internacionais de pesquisa DESIS (Design for Social Inovation and Sustainability) e LENS (Learning Network on Sustainability), bem como com a parceria entre o CEDTec e o Design Against Crime Reserach Lab (DACRL), da University of the Arts London (UAL). No Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq-Brasil, é pesquisadora nas seguintes equipes: Design against Crime; Design, Sustentabilidade e Economia Criativa; Computação Ambiental em Arquitetura e Urbanismo.

Informações coletadas do Lattes em 11/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2023 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Proteção e prevenção de furtos em espaços educacionais: uma investigação das relações entre arquitetura e tecnologia por meio da tecnologia da informação
Orientador: Renato César Ferreira de Souza
Palavras-chave: Tecnologia da Informação; Crime Prevention Through Environmental Design; Design Against Crime.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Construção Civil

2015 - 2017

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Estudo da Microestrutura de Pastas de Cimento Portland com Adição de Nanosílica Estabilizada, Ano de Obtenção: 2017
Profa. Dra. Adriana Guerra Gumieri.Grande área: Engenharias

Especialização em Curso de Especialização em Construção Civil

2012 - 2014

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Agregados graúdos reciclados para concreto armado: alternativas para o mercado brasileiro
Orientador: Profa. Dra. Adriana Guerra Gumieri

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2004 - 2009

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A Prevenção do Crime Através da Arquitetura e Urbanismo
Orientador: Profa. Dra. Stael de Alvarenga Pereira Costa

Curso técnico/profissionalizante em Edificações - Ênfase em Planejamento e Projetos

1999 - 2001

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Formação complementar

2022 - 2022

Redação efetiva em inglês para aceitação de artigos em revistas internac.. (Carga horária: 1h). , Associação Brasileira de Editores Científicos, ABEC, Brasil.

2016 - 2016

Oficina Recursos de Tecnologia Assistiva de Baixo Custo. (Carga horária: 2h). , II Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino, CIM, Brasil.

2016 - 2016

Processamento e Análise de Imagens 2D e 3D. , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

2013 - 2013

Gestão de Processos - Faixa Branca. (Carga horária: 27h). , MRV Engenharia, MRV, Brasil.

2009 - 2009

Preparatório para o TOEFL. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2009 - 2009

Oficina de Capacitação em Educação Patrimonial. (Carga horária: 3h). , Fórum Mineiro Agentes do Patrimônio, FÓRUM, Brasil.

2007 - 2007

Conzenian and Muratorian Thinking. (Carga horária: 4h). , International Seminar on Urban Form, ISUF, Inglaterra.

2007 - 2007

O programa de Necessidades no Processo de Projeto. (Carga horária: 6h). , Encontro Nacional e Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído, ENCAC ELACAC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.

Organização de eventos

COSTA, S. M. M. . 24° Seminário de Pesquisa e Extensão. 2022. (Outro).

MOURAO, N. M. ; SILVA, D. D. ; COSTA, S. M. M. . Semana E:Dentro. 2021. (Outro).

COSTA, S. M. M. ; SOUSA, G. A. ; ANDRADE, J. R. ; OLIVEIRA, L. H. O. . I Pesquisa em (Dis)curso: Desdobramentos da Imagem. 2021. (Outro).

MOURAO, N. M. ; OLIVEIRA, L. H. O. ; COSTA, S. M. M. . 23° Seminário de Pesquisa e Extensão. 2021. (Outro).

OLIVEIRA, L. H. O. ; COSTA, S. M. M. . 22º Seminário de Pesquisa e Extensão. 2020. (Outro).

COSTA, S. M. M. . Fórum dos Cursos de Graduação da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2019. (Outro).

COSTA, S. M. M. ; FERREIRA, J. P. ; CANÇADO C. J. ; MARTINS, T. R. O. . I Mesa Redonda sobre Habitação Social no Brasil: uma Abordagem Interdisciplinar entre Design e Engenharia. 2019. (Outro).

OLIVEIRA, L. H. O. ; MOURAO, N. M. ; COSTA, S. M. M. . 21º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2019. (Outro).

COSTA, S. M. M. . Seminário Latino Americano de Arquitetura e Documentação. 2008. (Congresso).

COSTA, S. M. M. . Encontro Nacional e Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído. 2007. (Congresso).

COSTA, P. D. S. A. P. ; PAIVA, P. D. J. E. M. ; COSTA, S. M. M. . International Seminar on Urban Form. 2007. (Congresso).

Participação em eventos

XIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto.Sustentabilidade, Arquitetura e Segurança: uso do DephtMapX para prevenção de furtos em escola pública brasileira. 2025. (Encontro).

E:Dentro: Abertura das Atividades Acadêmicas da Escola de Design.Design para Prevenção do Crime. 2024. (Outra).

V Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Método Simples de Análise Espacial para Prevenção de Furtos em Escola Pública Brasileira. Obs.: não foi apresentado, apenas aprovado e publicado. O evento define que apenas alguns trabalhos serão apresentados.. 2024. (Congresso).

DESIS Cafe 2023.Preventing Violence Amongst Pupils. 2023. (Encontro).

E:Dentro:Abertura das Atividades Acadêmicas da Escola de Design.Design para Prevenção do Crime. 2023. (Outra).

Simpósio de Design Sustentável.Paz, justiça e instituições eficazes: prevenção da violência em escola pública. 2023. (Simpósio).

24º Seminário de Pesquisa e Extensão.Prevenção de Furtos em Escola Pública: solução ou opressão?. 2022. (Seminário).

Diálogos ABEC: webinário redação efetiva em inglês para aceitação de artigos em revistas internacionais. 2022. (Outra).

Semana do Design de Ambientes.Design para Prevenção do Crime em Escolas Públicas Brasileiras.. 2022. (Outra).

Semana E:Dentro 2022.Design para Prevenção do Crime. 2022. (Outra).

Semana E:Dentro 2021.Design para Prevenção do Crime no Brasil. 2021. (Outra).

22º Seminário de Pesquisa e Extensão.Influência da loja conceito no público consumidor de uma marca de moda sustentável. 2020. (Seminário).

15° Semana de Engenharia.Inovações Construtivas: ecoeficiência no século XXI.. 2019. (Outra).

5º Fórum HABITAR 2019: Habitação e Desenvolvimento Sustentável.Conforto Térmico em Habitação de Interesse Social: um Olhar do Designer de Ambientes com Foco em Soluções de Baixo Custo.. 2019. (Outra).

5º Fórum HABITAR 2019: Habitação e Desenvolvimento Sustentável.Design de Esquadrias para Customização em Massa da Habitação Social Brasileira. 2019. (Outra).

Quinta na Engenharia.Inovações Construtivas: ecoeficiência no século XXI.. 2019. (Outra).

Seminário Soluções para Cidades ? Perspectivas econômicas e do mercado da construção. 2019. (Seminário).

20º Seminário de Pesquisa e Extensão.Estratégias de Iluminação e Ventilação Naturais para Edificação de Interesse Social em Belo Horizonte. 2018. (Seminário).

Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino. 2016. (Congresso).

IX Congresso de Microscopia dos Materiais. 2016. (Congresso).

Mostra dos Cursos Técnicos do CEFET-MG. Curso Técnico de Edificações. 2015. (Exposição).

Mestres e Conselheiros 2º Fórum Mineiro Agentes do Patrimônio. 2009. (Outra).

Arquitetura e Documentação. 2008. (Seminário).

Encontro Nacional e Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído. 2007. (Encontro).

International Seminar on Urban Form.Urban morphology and Master Plans: research, education and communities work. 2007. (Seminário).

UFMG Conhecimento e Cultura - XVI Semana de Iniciação Científica.O uso do software WindMap como ferramenta de Planejamento Urbano. 2007. (Outra).

9º Encontro de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais.Planos Diretores Participativos. 2006. (Encontro).

Planejamento Urbano No Brasil: tragetórias e perspectivas. 2006. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Joanna Maria de Lima dos Anjos

COSTA, S. M. M.; FIGUEIREDO, M. C. B.; RENNO, S. A.; BRITO, T. R. S.. Conforto em salas de aula: uma abordagem da análise térmica voltada para Design de Ambientes. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Ambientes) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Samantha Campos Paiva Barrozo

VALADARES, V. M.; LIMA, J. M. F.;COSTA, S. M. M.. Impacto Acústico em Área Residencial Lindeira ao Aeroporto da Pampulha. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Francisco Martins Nunes

VALADARES, V. M.; CASTRO, M. L. A. C.;COSTA, S. M. M.. Desenvolvimento e Uso de Planilhas Eletrônicas Abertas no Ensino de Projeto Acústico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Raissa de Paula Campos

COSTA, S. M. M.; ABREU, S. M. B. M.; ENGLER, R. C.; DIAS, J. M. P.; GUIMARAES, L. H.. Sustentabilidade para Design de Ambientes: Novas Possibilidades para a Prática Projetual. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Ambientes) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Monique Silva Neves

COSTA, S. M. M.; RENNO, S. A.; AMIANTI, M.; HIRASHIMA, S. Q. S.. Bem-estar em biblioteca universitária: uma abordagem do Design de Ambientes. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Ambientes) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Lorena Damascena Andrade

OLIVEIRA, R. R. G.;COSTA, S. M. M.; PAIVA, J. M.. Home Office: demandas e desafios do trabalho em casa.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Ambientes) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Larissa Bueno Marques

COSTA, S. M. M.; PESSOA, S. S. M. V.; PEREIRA, C. M.. Relação entre design de ambientes e terapias destinadas à crianças com paralisia cerebral espástica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Ambientes) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Laurene Marquesane Oliveira da Silva Evans

COSTA, S. M. M.; MOURAO, N. M.; VALADARES, V. M.; GUIMARAES, L. H.. Análise de Ruído em Áreas Externas: uma abordagem do Design de Ambientes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Ambientes) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Ludmilla Ferrara Moraes

MORAES, L. F.;COSTA, S. M. M.; RENNO, S. A.; BAHIA, I. P.; BRITO, T. R. S.. Contribuições do design de ambientes para a prevenção de crimes no acesso ao metrô de Belo Horizonte. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Ambientes) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Géssica Rodrigues de Oliveira

OLIVEIRA, G. R.;COSTA, S. M. M.; FIGUEIREDO, M. C. B.; OLIVEIRA, A. C. C.; PEREIRA, C. M.. Mercado do design de ambientes: uma análise das mudanças ocorridas no cenário da pandemia da Covid-19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Ambientes) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Vitória Karolina Mendes Resende

RESENDE, V. K. M.;COSTA, S. M. M.; MOURAO, N. M.; PESSOA, S. S. M. V.; GUIMARAES, L. H.. Ambiente de convivência familiar em penitenciárias: contribuições do Design de Ambientes. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Ambientes) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Rafael Anthony Alves Batista

BATISTA, R. A. A.; BAHIA, I. P.;COSTA, S. M. M.; PEREIRA, C. M.. As contribuições do design de ambientes para os espaços de encontros de estudantes de design. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Ambientes) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Bárbara Cruz Goulart

GOULART, B. C.;COSTA, S. M. M.; NUNES FILHO, J.; PINTO, R. L.; MARTINS, T. R. O.. Ambientação de Kombi para Moradia no Brasil. 2019.

Orientou

LUIZA CARAVELLI SANTOS E SANTOS

Conforto Térmico e Design de Interiores: soluções para biblioteca de escola estadual pública; Início: 2025; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado de Minas Gerais; (Orientador);

Apolo Bourbon Dornelas

Conforto Térmico e Design de Interiores: soluções para biblioteca de escola estadual pública; Início: 2025; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado de Minas Gerais; (Orientador);

Italo Ruan Miranda Nascimento

Adaptações ao Calor: Projetando em um apartamento no edifício JK diante do aumento das temperaturas globais; Início: 2024; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado de Minas Gerais; (Orientador);

Joanna Maria de Lima dos Anjos

Conforto em salas de aula: uma abordagem da análise térmica voltada para Design de Ambientes; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Ambientes) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Suéllen Mota Marques Costa;

Monique Silva Neves

Bem-estar em biblioteca universitária: uma abordagem do Design de Ambientes; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Ambientes) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Suéllen Mota Marques Costa;

Raissa de Paula Campos Silva

Sustentabilidade para Design de Ambientes: Novas Possibilidades para a Prática Projetual; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Ambientes) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Suéllen Mota Marques Costa;

Laurene Marquesane Oliveira da Silva Evans

Análise de Ruído em Áreas Externas: uma abordagem do Design de Ambientes; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Ambientes) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Suéllen Mota Marques Costa;

Larissa Bueno Marques

Relação entre design de ambientes e terapias destinadas à crianças com paralisia cerebral espástica; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Ambientes) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Suéllen Mota Marques Costa;

Géssica Rodrigues de Oliveira

Mercado do design de ambientes: uma análise das mudanças ocorridas no cenário da pandemia da Covid-19; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Ambientes) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Suéllen Mota Marques Costa;

Vitória Karolina Mendes Resende

Estudo do espaço de visitas de uma penitenciária sob a ótica da psicologia ambiental; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Ambientes) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Suéllen Mota Marques Costa;

Ludmilla Ferrara Moraes

Contribuições do design de ambientes para a prevenção de crimes no acesso ao metrô de Belo Horizonte; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Ambientes) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Suéllen Mota Marques Costa;

Bárbara Cruz Goulart

Ambientação de Kombi para Moradia no Brasil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Ambientes) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Suéllen Mota Marques Costa;

Maria Cecília Gonçalves da Cruz

Prevenção de Furtos em Escola Pública: solução ou opressão?; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Design de Ambientes) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Suéllen Mota Marques Costa;

Gabriela Costa Mendonça

Prevenção de Furtos em Escola Pública: solução ou opressão?; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Design de Ambientes) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Suéllen Mota Marques Costa;

Yan Liszt Ximenes Medeiros

Design Gráfico para Prevenção de Furtos em Escola Pública: mais consciência, menos violência; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Suéllen Mota Marques Costa;

Luisa Cristina Dias Silva

Baú do Tesouro: Design de Produto para Prevenção de Furtos em Escola; 2022; Iniciação Científica - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa Institucional de Apoio à Pesquisa; Orientador: Suéllen Mota Marques Costa;

Everton Allan Chagas Cirino

Análise Audiovisual de Vídeos contra Violência em Estádios de Futebol: um Olhar do Design Gráfico; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Suéllen Mota Marques Costa;

Laurene Marquesane Oliveira da Silva Evans

Habitação Social Brasileira no Século 21: Design de Esquadrias com Vistas à Adaptação às Mudanças Climáticas; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Design de Ambientes) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Suéllen Mota Marques Costa;

Mariana Rosa de Almeida

O Fortalecimento da Cidadania como Estratégia de Design para Prevenção de Crimes; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Suéllen Mota Marques Costa;

Laurene Marquesane Oliveira da Silva Evans

Habitação Social Brasileira no Século 21: Design de Esquadrias com Vistas à Adaptação às Mudanças Climáticas; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Design de Ambientes) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Suéllen Mota Marques Costa;

Isaac Senhorinha da Silva

Monitoria na Disciplina Materiais e Processos - Conforto no Ambiente; 2025; Orientação de outra natureza; (Design de Ambientes) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Suéllen Mota Marques Costa;

Marcela Guimarães Cardoso

BagFriends; 2021; Orientação de outra natureza; (Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Suéllen Mota Marques Costa;

Isa Cássia Urgal Reis

BagFriends; 2021; Orientação de outra natureza; (Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Suéllen Mota Marques Costa;

Pamela Martins de Oliveira

Tecnologias Sociais para Comunidades Periféricas: Estudo de Aplicações através do Design para o Conforto Térmico e Aproveitamento de Luminosidade Natural - Parte 2; ; 2019; Orientação de outra natureza; (Design de Ambientes) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Suéllen Mota Marques Costa;

Fernanda Leite Santana

Estudo do Conforto Ambiental e da Eficiência Energética em Edificações de Interesse Social; 2018; Orientação de outra natureza; (Design de Ambientes) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Suéllen Mota Marques Costa;

Luiza Antunes Fonseca

Estudo do Conforto Ambiental e da Eficiência Energética em Edificações de Interesse Social; 2018; Orientação de outra natureza; (Design de Ambientes) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Suéllen Mota Marques Costa;

Produções bibliográficas

  • COSTA, S. M. M. ; SOUZA, R. C. F. ; ENGLER, R. C. . 16th goal for sustainable development: a case study on the role of Interior Architecture. MIX SUSTENTÁVEL (ONLINE) , v. 11, p. 17-28, 2025.

  • MEDEIROS, Y. L. X. ; COSTA, S. M. M. ; RODRIGUES, C. S. ; ENGLER, R. C. . GRAPHIC DESIGN FOR THE PREVENTION OF VIOLENCE IN A PUBLIC SCHOOL. MIX SUSTENTÁVEL (ONLINE) , v. 10, p. 115-126, 2024.

  • RESENDE, V. K. M. ; COSTA, S. M. M. ; ENGLER, R. C. . Design para penitenciária: equilibrando qualidade ambiental e segurança. REVISTA DE DESIGN, TECNOLOGIA E SOCIEDADE , v. 10, p. 23-45, 2023.

  • GOULART, B. C. ; COSTA, S. M. M. ; ENGLER, R. C. . Moradia Móvel no Século 21: motorhomes artesanais no Brasil. CADERNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO (ONLINE) , v. 27, p. 208-242, 2021.

  • ALMEIDA, M. R. ; COSTA, S. M. M. ; ENGLER, R. C. . O Fortalecimento da Cidadania como Estratégia de Design para Prevenção de Crimes. DAPESQUISA , v. 16, p. 1-21, 2021.

  • COSTA, SUÉLLEN MOTA MARQUES ; MENDONÇA, ROSÂNGELA MÍRIAM LEMOS OLIVEIRA ; MARÇAL, VIVIANE GOMES ; DELGADO, PATRÍCIA SANTOS . APRENDER COM CRIATIVIDADE: ADAPTAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA GRADUAÇÃO. REVISTA EDUCAÇÃO (GUARULHOS) , v. 15, p. 55-66, 2020.

  • ABREU, GUSTAVO BRAZ DE ; COSTA, SUÉLLEN MOTA MARQUES ; GUMIERI, ADRIANA GUERRA ; CALIXTO, JOSÉ MÁRCIO FONSECA ; FRANÇA, FABRÍCIO CARLOS ; SILVA, CLÁUDIO ; QUINÕNES, ALBERTO DELGADO . Mechanical properties and microstructure of high performance concrete containing stabilized nano-silica. Materia-Rio de Janeiro , v. 22, p. e11824-e11824, 2017.

  • COSTA, S. M. M. ; MARCAL, V. G. ; FIGUEIREDO, M. C. B. ; DELGADO, P. S. . Aplicando as bases da economia criativa: metodologias ativas na aprendizagem. In: Rosângela Míriam L. O. Mendonça; Márcia Câmara Bandeira de Figueiredo. (Org.). Economia criativa: práticas para inovação e desenvolvimento. 1ed.Belo Horizonte: Editora UEMG, 2019, v. , p. 99-115.

  • COSTA, S. M. M. . Prevenção do Crime Sem Polícia. Fonte Segura, 18 dez. 2024.

  • COSTA, S. M. M. ; MENDONCA, R. M. L. O. . Notícias UEMG: Escola de Design | Projeto de Estudos Interdisciplinares promove palestra com tema Design Sistêmico e Sustentabilidade. Notícias UEMG, 24 out. 2019.

  • COSTA, S. M. M. ; FERREIRA, J. P. . Notícias UEMG: Escola de Design | Ação Interdisciplinar Design-Engenharia. Notícias UEMG.

  • COSTA, S. M. M. ; FERREIRA, J. P. ; CANÇADO C. J. . Notícias UEMG: Escola de Design | Professora da UEMG participa de Encontro Interdisciplinar. Notícias UEMG.

  • COSTA, S. M. M. ; SILVA, B. F. A. . Notícias UEMG: Escola de Design | Unidade promove Ação Interdisciplinar com a UFMG. Notícias UEMG.

  • COSTA, S. M. M. ; LOURA, R. M. . Notícias UEMG: Escola de Design | Estudantes Núcleo de Pesquisa em Materiais Sustentáveis da UFMG. Notícias UEMG.

  • COSTA, S. M. M. ; MOUREIRA, D. L. ; RIBEIRO, N. B. . Notícias UEMG: Professores da FaPP e da Design participam de ação Interdisciplinar na UEMG. Notícias UEMG.

  • COSTA, S. M. M. ; FERREIRA, J. P. ; CANÇADO C. J. . Notícias UEMG: Escola de Design | Mesa Redonda Interdisciplinar sobre Habitação Social. Notícias UEMG.

  • COSTA, S. M. M. ; SILVA, D. D. . Notícias UEMG: Escola de Design | Estudos Interdisciplinares: Reflexões sobre a Sustentabilidade. Notícias UEMG.

  • SILVEIRA, Y. S. ; ALVES, L. C. F. ; ANDRADE, J. R. ; COSTA, S. M. M. ; MINCHILO, P. M. Q. ; SOARES, M. M. . Notícias UEMG: Escola de Design | Unidade lança projeto 'OLÁ, EU SOU ED!'. Notícias UEMG.

  • ALMEIDA, M. R. ; COSTA, S. M. M. ; ENGLER, R. C. . Notícias UEMG: Centro da Escola de Design publica artigo sobre Design para Prevenção de Crimes. Notícias UEMG.

  • GOULART, B. C. ; COSTA, S. M. M. ; ENGLER, R. C. . Notícias UEMG: Pesquisadoras da Escola de Design publicam artigo sobre moradias móveis no século XXI. Notícias UEMG.

  • COSTA, S. M. M. ; SOUSA, G. A. ; ANDRADE, J. R. . Notícias UEMG: I Pesquisa em Discurso: Desdobramentos da Imagem. Notícias UEMG.

  • CIRINO, E. A. C. ; RODRIGUES, C. S. ; COSTA, SUÉLLEN MOTA MARQUES . Notícias UEMG: Escola de Design produz vídeo contra a violência no futebol. Notícias UEMG, Belo Horizonte.

  • COSTA, S. M. M. ; SILVA, L. C. D. ; MENDONCA, G. C. ; CRUZ, M. C. G. . Notícias UEMG: Segurança na Escola de Design. Notícias UEMG.

  • MEDEIROS, Y. L. X. ; RODRIGUES, C. S. ; COSTA, SUÉLLEN MOTA MARQUES ; BICALHO, D. L. ; MARTINEZ, P. R. ; ENGLER, R. C. . Notícias UEMG: Parceria CEDTec-TipoLab: juntos pela prevenção do crime em escolas públicas. Notícias UEMG.

  • COSTA, S. M. M. ; ENGLER, R. C. . Notícias UEMG: Prevenção da Violência contra as Mulheres da Escola de Design. Notícias UEMG.

  • ENGLER, R. C. ; COSTA, S. M. M. . Notícias UEMG: Encontro da Rede Internacional Design para Inovação Social e Sustentabilidade. Notícias UEMG.

  • COSTA, S. M. M. ; ENGLER, R. C. ; DIAS, J. M. P. ; FONSECA, A. R. ; MEDEIROS, Y. L. X. ; RODRIGUES, C. S. ; VICENTE, J. V. ; DELFINO, C. L. C. ; MINIERI, E. . Notícias UEMG: Simpósio de Design Sustentável elege 3 artigos do CEDTec-UEMG como melhores do evento. Notícias UEMG.

  • COSTA, S. M. M. . Website CA_AU_UFMG: Tecnologia, Arquitetura e Prevenção do Crime: relações possíveis?. Centro de Computação em Arquitetura e Urbanismo (website).

  • MEDEIROS, Y. L. X. ; COSTA, S. M. M. ; RODRIGUES, C. S. ; ENGLER, R. C. . Newsletter UEMG: Pesquisadores da ED publicam novo artigo sobre design gráfico na prevenção da violência em escolas públicas. Newsletter UEMG.

  • MEDEIROS, Y. L. X. ; COSTA, S. M. M. ; RODRIGUES, C. S. ; ENGLER, R. C. . Notícias ED-UEMG: Pesquisadores da Escola de Design publicam mais um artigo científico sobre prevenção da violência em escolas públicas. Notícias ED-UEMG.

  • COSTA, S. M. M. ; DIAS, A. F. M. ; BRAGA, E. B. ; ENGLER, R. C. ; FRANCA, R. ; SANTOS, L. D. ; XARAO, B. O. ; SILVA, M. L. R. ; BRAGA, E. ; BORGES, I. D. L. . Newsletter UEMG: Conheça mais sobre o projeto Vozes Unidas: Prevenção do Assédio na Escola e no Trabalho. Newsletter UEMG.

  • COSTA, S. M. M. ; ENGLER, R. C. ; SILVA, L. C. D. ; MENDONCA, G. C. ; CRUZ, M. C. G. ; SOUZA, R. C. F. . Newsletter UEMG: Professoras da Escola de Design publicam artigo sobre prevenção de furtos em escola pública. Newsletter UEMG.

  • MARQUES COSTA, S.M. ; ENGLER, RITA DE CASTRO . Notícias UEMG: Design e Prevenção de Crimes: estudantes da Escola de Design desenvolvem soluções para crimes no transporte público. Notícias UEMG.

  • LEONE, A. ; COSTA, S. M. M. ; SANTOS, L. C. S. E. ; DORNELAS, A. B. . Design em ação: projeto da Escola de Design da UEMG transforma biblioteca de escola estadual mineira. Notícias UEMG.

  • COSTA, S. M. M. ; OLIVEIRA, L. H. O. ; JUNQUEIRA, P. B. ; SANTOS, L. G. R. . Notícias UEMG: Pesquisas na Escola de Design. Notícias UEMG.

  • COSTA, S. M. M. ; SOUZA, R. C. F. ; ENGLER, R. C. . Sustentabilidade, Arquitetura e Segurança: uso do DephtMapX para prevenção de furtos em escola pública brasileira. In: XIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto, 2025, Florianópolis. XIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto, 2025. v. 13. p. 1005-1017.

  • COSTA, S. M. M. ; SILVA, L. C. D. ; MENDONCA, G. C. ; CRUZ, M. C. G. ; ENGLER, R. C. ; SOUZA, R. C. F. . Método Simples de Análise Espacial para Prevenção de Furtos em Escola Pública Brasileira.. In: V Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, 2024, Evento on-line. Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, 2024.

  • MORAES, L. F. ; COSTA, S. M. M. ; ENGLER, R. C. . Sustentabilidade e Prevenção do Crime: contribuições para Espaços Públicos. In: IV Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, 2023. Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, 2023.

  • MEDEIROS, YAN LISZT XIMENES ; COSTA, SUÉLLEN MOTA MARQUES ; RODRIGUES, CLÁUDIO SANTOS ; ENGLER, RITA DE CASTRO . Peace, justice and strong institution: violence prevention in a public school. In: SDS 2023 IX SIMPÓSIO DE DESIGN SUSTENTÁVEL, 2023. ANAIS SDS 2023, 2023. p. 943-953.

  • SILVA, L. M. O. ; COSTA, S. M. M. ; ENGLER, R. C. ; LOURA., R. M. ; ASSIS., E. S. . Design de Esquadrias para Customização em Massa da Habitação Social Brasileira. In: Fórum Habitar, 2019, Belo Horizonte. Anais do 5º Fórum HABITAR 2019: Habitação e Desenvolvimento Sustentável, 2019.

  • SANTANA, F. L. ; FONSECA, L. A. ; COSTA, S. M. M. ; SALES, R. B. C. ; ENGLER, R. C. . Conforto Térmico em Habitação de Interesse Social: um Olhar do Designer de Ambientes com Foco em Soluções de Baixo Custo. In: Fórum Habitar, 2019, Belo Horizonte. Anais do 5º Fórum HABITAR 2019: Habitação e Desenvolvimento Sustentável, 2019.

  • COSTA, S. A. P. ; COSTA, S. M. M. ; ABREU JUNIOR, J. L. ; GODINHO, L.R. . Urban morphology and Master Plans: research, education and communities work. In: International Seminar on Urban Form, 2007, Ouro Preto. Seminar on Urban Form Ouro Preto, Brasil 28-31 August 2007, 2007.

  • SILVA, L. C. D. ; MEDEIROS, Y. L. X. ; MENDONCA, G. C. ; COSTA, S. M. M. ; ENGLER, R. C. . Baú do Tesouro: Design de Produto para Prevenção de Furtos em Escola. In: 24º Seminário de Pesquisa e Extensão, 2024, Belo Horizonte. Cadernos de Resumos de Pesquisas, 2024.

  • ANJOS, J. M. L. ; COSTA, SUÉLLEN MOTA MARQUES . Conforto Térmico em Salas de Aula: uma Análise Comparativa da Interferência Interna e Externa. In: 24º Seminário de Pesquisa e Extensão, 2024, Belo Horizonte. Cadernos de Resumos de Pesquisas, 2022.

  • MEDEIROS, Y. L. X. ; SILVA, L. C. D. ; MENDONCA, G. C. ; COSTA, S. M. M. ; ENGLER, R. C. . Design Gráfico para Prevenção de Furtos em Escola Pública: Mais Consciência, Menos Violência. In: 24º Seminário de Pesquisa e Extensão, 2024, Belo Horizonte. Cadernos de Resumos de Pesquisas, 2022.

  • COSTA, S. M. M. ; SILVA, L. C. D. ; MENDONCA, G. C. ; CRUZ, M. C. G. ; ENGLER, R. C. . Prevenção de Furtos em Escola Pública: Solução ou Opressão?. In: 24º Seminário de Pesquisa e Extensão, 2024, Belo Horizonte. Cadernos de Resumos de Pesquisas, 2022.

  • CIRINO, E. A. C. ; COSTA, S. M. M. ; ENGLER, R. C. . Análise Audiovisual de Vídeos Contra a Violência em Estádios de Futebol: um Olhar do Design Gráfico. In: 23º Seminário de Pesquisa e Extensão, 2021. Caderno de Resumos de Pesquisa. Anais do 23º Seminário de Pesquisa e Extensão. Belo Horizonte, 2021.

  • MARQUES, L. B. ; COSTA, S. M. M. ; ENGLER, R. C. . Relações entre Design de Ambientes e Terapias para Crianças com Paralisia Cerebral Espástica. In: 23º Seminário de Pesquisa e Extensão, 2021. Caderno de Resumos de Pesquisa. Anais do 23º Seminário de Pesquisa e Extensão, 2021.

  • MORAES, L. F. ; COSTA, S. M. M. ; ENGLER, R. C. . Crime e Ambiente: por uma cidade menos hostil.. In: 22 º Seminário de Pesqusa e Extensão, 2020, Belo Horizonte. Cadernos de Resumos de Pesquisa, 2020.

  • ENGLER, R. C. ; OLIVEIRA, P. M. ; OLIVEIRA, P. M. ; MOURAO, N. M. ; COSTA, S. M. M. . Tecnologias Sociais para Comunidades Periféricas: Estudo de Aplicações através do Design para o Conforto Térmico e Aproveitamento de Luminosidade Natural. In: 22º Semiário de Pesquisa e Extensão, 2020, Belo Horizonte. Cadernos de Resumos de Pesquisa, 2020.

  • SILVA, L. M. O. ; COSTA, S. M. M. ; ENGLER, R. C. . Mudança Climática e Pandemia: Desafios do Design de Janelas Para Habitação Popular Brasileira. In: 22º Seminário de Pesquisa e Extensão, 2020. Cadernos de Resumos de Pesquisa, 2020.

  • RESENDE, V. K. M. ; COSTA, S. M. M. ; ENGLER, R. C. . Espaço Família: Design de Ambientes também em Penitenciárias. In: 22º Seminário de Pesquisa e Extensão, 2020. Cadernos de Resumos de Pesquisa, 2020.

  • GOULART, B. C. ; ENGLER, R. C. ; COSTA, S. M. M. . Investigação da Adaptação de Kombis para Moradia no Brasil. In: 21 Seminário de Pesquisa e Extensão, 2019, Belo Horizonte. Caderno de Resumos - Pesquisa, 2019.

  • SILVA, L. M. O. ; ENGLER, R. C. ; COSTA, S. M. M. . Qualidade de Vida em Habitação de Interesse Social: Diretrizes para Produção de Janelas com Foco no Conforto Térmico. In: 21 Seminário de Pesquisa e Extensão, 2019, Belo Horizonte. Caderno de Resumos - Pesquisa, 2019.

  • OLIVEIRA, P. M. ; OLIVEIRA, P. M. ; COSTA, S. M. M. ; ENGLER, R. C. ; MOURAO, N. M. . Tecnologias Sociais para Comunidades Periféricas: Estudo de Aplicações Através do Design para o Conforto Térmico e Aproveitamento de Luminosidade Natural. In: 21 Seminário de Pesquisa e Extensão, 2019, Belo Horizonte. Caderno de Resumos - Pesquisa, 2019.

  • SANTANA, F. L. ; FONSECA, L. A. ; COSTA, S. M. M. ; SALES, R. B. C. . Eficiência Energética e Conforto Ambiental em Habitações de Interesse Social: uma Abordagem do Design de Ambientes. In: 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2018, Belo Horizonte. 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2018.

  • COSTA, S. M. M. ; SANTANA, F. L. ; FONSECA, L. A. ; SALES, R. B. C. . Estratégias de Iluminação e Ventilação Naturais para Edificação de Interesse Social em Belo Horizonte. In: 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2018, Belo Horizonte. 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2018.

  • COSTA, S. M. M. ; FERREIRA, J. P. . Inovações Construtivas: ecoeficiência no século XXI.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, S. M. M. ; FERREIRA, J. P. . Inovações Construtivas: ecoeficiência no século XXI.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, S. M. M. . A NBR 15575:2013 e a Qualidade Ambiental das Edificações Residenciais no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTANA, F. L. ; FONSECA, L. A. ; COSTA, S. M. M. ; SALES, R. B. C. . Estratégias de Iluminação e Ventilação Naturais para Edificação de Interesse Social em Belo Horizonte. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTANA, F. L. ; FONSECA, L. A. ; COSTA, S. M. M. ; SALES, R. B. C. . Eficiência Energética e Conforto Ambiental em Habitações de Interesse Social: uma abordagem do Design de Ambientes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NUNES, I. G. S. ; MAGALHAES, J. P. C. ; COSTA, S. M. M. ; ENGLER, R. C. . Segurança no Bairro 2024 (Vídeo).

  • DORNELAS, A. B. ; SANTOS, L. D. ; COSTA, S. M. M. ; ENGLER, R. C. . Mapa por Áudio 2024 (Vídeo).

  • BARBOSA, C. M. ; RABELO, R. C. F. ; COSTA, S. M. M. ; ENGLER, R. C. . Segurança em Ônibus 2024 (Vídeo).

  • SANTANA, I. R. ; PASSOS, M. L. M. O. ; JORGE, P. P. ; CARVALHO, R. C. ; FERREIRA, R. S. ; PIRES, G. D. ; ENGLER, J. ; COSTA, S. M. M. ; ENGLER, R. C. . Divulgação do Núcleo de Apoio ao Estudante 2023 (Vídeo).

  • BRAGA, E. B. ; ALMEIDA, E. R. A. ; MENDES, R. O. M. ; CORREA, R. S. ; PIRES, G. D. ; ENGLER, J. ; COSTA, SUÉLLEN MOTA MARQUES ; ENGLER, R. C. . Palestras e Oficinas para a Prevenção da Violência Contra a Mulher 2023 (Vídeo).

  • ANDRADE, B. L. ; FRUGOLI, L. G. ; COSTA, R. P. ; HYPOLITO, V. P. ; LOPES, V. O. ; PIRES, G. D. ; ENGLER, J. ; COSTA, SUÉLLEN MOTA MARQUES ; ENGLER, R. C. . Grupo de Apoio para Prevenção da Violência Contra a Mulher 2023 (Vídeo).

  • MEDEIROS, Y. L. X. ; COSTA, S. M. M. ; RODRIGUES, C. S. ; ENGLER, R. C. . Prevenção da Violência entre Estudantes 2023 (Vídeo).

  • COSTA, S. M. M. . Paz, justiça e instituições eficazes: prevenção da violência em escola pública 2023 (Vídeo).

  • COSTA, S. M. M. ; SILVEIRA, Y. S. ; ALVES, L. C. F. ; ANDRADE, J. R. . Apresentação para Projeto Olá, somos a ED. 2020 (Vídeo).

  • COSTA, S. M. M. ; COSTA, S. A. P. . A prevenção do crime através da arquitetura e do urbanismo 2009 (Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação).

Outras produções

COSTA, S. M. M. ; FERREIRA, J. P. ; CANÇADO C. J. . I Mesa Redonda sobre Habitação Social no Brasil: uma Abordagem Interdisciplinar entre Design e Engenharia. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

COSTA, S. M. M. . LinkedIn: prevenção de furtos por meio da Arquitetura/Design de Interiores?. 2025; Tema: Arquitetura e Design para Prevenção de Crimes. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . Instagram: prevenção de furtos por meio da Arquitetura/Design de Interiores?. 2025; Tema: Arquitetura e Design para Prevenção de Crimes. (Rede social).

COSTA, S. M. M. ; DORNELAS, A. B. ; SANTOS, L. C. S. E. . LinkedIn: entrega de resultados do projeto de extensão 'Conforto Térmico e Design de Interiores: soluções para biblioteca de escola estadual pública'.. 2025; Tema: Conforto Térmico e Design de Interiores. (Rede social).

COSTA, S. M. M. ; DORNELAS, A. B. ; SANTOS, L. C. S. E. . Instagram: entrega de resultados do projeto de extensão 'Conforto Térmico e Design de Interiores: soluções para biblioteca de escola estadual pública'.. 2025; Tema: Conforto Térmico e Design de Interiores. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . LinkedIn: divulgação do artigo Graphic Design for the Prevention of Violence in a Public School. 2024; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . LinkedIn: divulgação dos trabalhos do grupo de estudos 'Vozes Unidas: Prevenção do Assédio na Escola e no Trabalho'. 2024; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . Instagram: divulgação dos trabalhos do grupo de estudos 'Vozes Unidas: Prevenção do Assédio na Escola e no Trabalho'. 2024; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

FRANCA, R. ; BRAGA, E. B. ; COSTA, S. M. M. ; DIAS, A. F. M. ; ENGLER, RITA DE CASTRO ; XARAO, B. O. ; BRAGA, E. ; BORGES, I. D. L. ; CRISTINA, D. ; GONCALVES, L. G. S. ; SILVA, M. L. R. ; SANTOS, L. D. . Instagram: criação de conta no Instagram para informar sobre a prevenção do assédio. 2024; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . Instagram: divulgação do artigo Graphic Design for the Prevention of Violence in a Public School. 2024; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

MEDEIROS, Y. L. X. ; COSTA, S. M. M. ; RODRIGUES, C. S. ; ENGLER, R. C. . Instagram E-UEMG: Pesquisadores da Escola de Design publicaram em junho de 2024 o artigo 'Graphic Design for Violence Prevention in a Public School' .. 2024; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

MEDEIROS, Y. L. X. ; COSTA, S. M. M. ; RODRIGUES, C. S. ; ENGLER, R. C. . Facebook ED-UEMG: Pesquisadores da Escola de Design publicaram o artigo 'Graphic Design for Violence Prevention in a Public School'.. 2024; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . Instagram: divulgação do Vozes Unidas: o que é assédio?. 2024. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . LinkedIn: divulgação do Vozes Unidas: o que é assédio?. 2024. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . Instagram: o que é o Vozes Unidas?. 2024. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . Instagram: Vozes Unidas: filme North Country e o enfrentamento do assédio sexual. 2024; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . LinkedIn: Vozes Unidas: filme North Country e o enfrentamento do assédio sexual. 2024; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . Instagram: Elaine Braga dá seu depoimento sobre o projeto Vozes Unidas. 2024; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . LinkedIn: Elaine Braga dá seu depoimento sobre o projeto Vozes Unidas. 2024; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . Instagram: O que é Assédio Moral?. 2024; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . LinkedIn: O que é Assédio Moral?. 2024; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . Instagram: relações de trabalho no filme 'O Diabo Veste Prada'.. 2024; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . LinkedIn: relações de trabalho no filme 'O Diabo Veste Prada'.. 2024; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . LinkedIn: artigo aprovado no V COBICET 'Método Simples de Análise Espacial para Prevenção de Furtos em Escola Pública Brasileira'. 2024; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . Instagram artigo aprovado no V COBICET 'Método Simples de Análise Espacial para Prevenção de Furtos em Escola Pública Brasileira'. 2024; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . Linkedin: participação no webinar 'CPTED in Scholls' da ICA. 2024; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . Instagram: participação no webinar 'CPTED in Scholls' da ICA. 2024; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . Linkedin: diferença entre assédio moral e assédio sexual. 2024; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . Instagram: diferença entre assédio moral e assédio sexual. 2024; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . Instagram: Silêncio no set de filmagem: o lado obscuro da TV infantil.. 2024; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . LinkedIn: Silêncio no set de filmagem: o lado obscuro da TV infantil.. 2024; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . Instagram: uma história como a de tantas outras mulheres no filme 'Não mexa com ela'.. 2024; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . Instagram: 'Não nos calaremos'. Série da Netflix sobre assédio em escola. 2024; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . LinkedIn: 'Não nos calaremos'. Série da Netflix sobre assédio em escola. 2024; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . Instagram: ações do(a) agressor(a) para aumentar seu poder sobre a vítima. 2024; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . LinkedIn: ações do(a) agressor(a) para aumentar seu poder sobre a vítima. 2024; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . Instagram: divulgação da publicação do artigo 'Método Simples de Análise Espacial para Prevenção de Furtos em Escola Pública Brasileira. 2024; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . LinkedIn: divulgação da publicação do artigo 'Método Simples de Análise Espacial para Prevenção de Furtos em Escola Pública Brasileira. 2024; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . LinkedIn: uma história como a de tantas outras mulheres no filme 'Não mexa com ela'.. 2024; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

MARTINEZ, P. R. ; BICALHO, D. L. ; COSTA, SUÉLLEN MOTA MARQUES . Instagram: prevenção da violência em escola pública: parceria como continuidade. 2023; Tema: Prevenção do Crime em Escolas Públicas. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . Instagram: divulgação do projeto Prevenção da Violência contra as Mulheres da Escola de Design. 2023; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . LinkedIn: divulgação do projeto Prevenção da Violência contra as Mulheres da Escola de Design. 2023; Tema: Prevenção do Crime. (Rede social).

COSTA, S. M. M. ; ENGLER, R. C. . Canal no Youtube: CEDTec ED UEMG. 2023. (Rede social).

COSTA, S. M. M. ; ENGLER, R. C. . Instagram: início da exposição Design para Prevenção da Violência contra a Mulher da Escola de Design. 2023; Tema: Prevenção da Violência contra a Mulher da Escola de Design. (Rede social).

MEDEIROS, Y. L. X. ; COSTA, S. M. M. ; RODRIGUES, C. S. ; ENGLER, R. C. . Instagram: 'Prevenção da Violência entre Estudantes' no DESIS Cafe 2023.. 2023; Tema: Prevenção da Violência entre Estudantes. (Rede social).

MEDEIROS, Y. L. X. ; COSTA, S. M. M. ; RODRIGUES, C. S. ; ENGLER, R. C. . LinkedIn: 'Prevenção da Violência entre Estudantes' no DESIS Cafe 2023. 2023; Tema: Prevenção da Violência entre Estudantes. (Rede social).

CIRINO, E. A. C. ; RODRIGUES, C. S. ; COSTA, S. M. M. . Instagram: contra a violência, um favor ao futebol.. 2022; Tema: Design para Prevenção do Crime. (Rede social).

MEDEIROS, Y. L. X. ; COSTA, S. M. M. ; RODRIGUES, C. S. ; MARTINEZ, P. R. ; BICALHO, D. L. ; ENGLER, R. C. . Instagram: Oficina de Prevenção de Crimes em Escola Pública. 2022. (Rede social).

ANJOS, J. M. L. ; COSTA, S. M. M. . Instagram: Conforto Térmico em Salas de Aula. 2022. (Rede social).

COSTA, S. M. M. ; SILVA, L. C. D. ; MENDONCA, G. C. ; CRUZ, M. C. G. ; ENGLER, R. C. . Instagram: Prevenção de Furtos em Escola Pública: solução ou opressão?. 2022. (Rede social).

COSTA, S. M. M. ; MEDEIROS, Y. L. X. ; SILVA, L. C. D. ; MENDONCA, G. C. ; MARTINEZ, P. R. ; BICALHO, D. L. ; ENGLER, R. C. . Instagram: planejamento de ações para prevenção do crime em escola pública. 2022. (Rede social).

MEDEIROS, Y. L. X. ; COSTA, SUÉLLEN MOTA MARQUES ; MARTINEZ, P. R. ; BICALHO, D. L. ; ENGLER, R. C. . Instagram: Design Gráfico para Prevenção de Furtos em Escola Pública: mais consciência, menos violência. 2022. (Rede social).

COSTA, S. M. M. ; MEDEIROS, Y. L. X. ; RODRIGUES, C. S. ; BICALHO, D. L. ; MARTINEZ, P. R. . Instagram: vídeo de produção de cartazes tipográficos para prevenção do crime em escola pública. 2022. (Rede social).

MEDEIROS, Y. L. X. ; RODRIGUES, C. S. ; COSTA, SUÉLLEN MOTA MARQUES ; BICALHO, D. L. ; MARTINEZ, P. R. ; ENGLER, R. C. . Instagram: Parceria CEDTec-TipoLab: juntos pela prevenção do crime em escolas públicas. 2022; Tema: Prevenção do Crime em Escolas Públicas. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . Instagram: Conforto Ambiental também em favelas. 2021; Tema: Conforto Ambiental. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . Instagram: Contraste de Cor e a Percepção dos Ambientes Internos. 2021; Tema: Ambiência e Habitablidade. (Rede social).

COSTA, S. M. M. . Instagram: tendências do Design de Interiores para a próxima década. 2021; Tema: Ambiência e Habitablidade. (Rede social).

SILVA, I. S. ; COSTA, S. M. M. . Relatório de Atividades de Monitoria Acadêmica: Conforto no Ambiente 2025. 2025. (Relatório de Atividades de Monitoria Acadêmica).

COSTA, S. M. M. ; SANTOS, L. C. S. E. ; DORNELAS, A. B. . Relatório de Atividades de Extensão Universitária: Conforto Térmico e Design de Interiores: soluções para biblioteca de escola estadual pública. 2025. (Relatório de Atividades de Extensão Universitária).

COSTA, S. M. M. ; SILVA, L. C. D. ; MENDONCA, G. C. ; MEDEIROS, Y. L. X. ; GONCALVES, M. C. . Design de Mobiliário para Prevenção de Furtos em Escola. 2023. (Relatório de pesquisa).

SANTANA, F. L. ; FONSECA, L. A. ; COSTA, S. M. M. ; SALES, R. B. C. . Estudo do Conforto Ambiental e da Eficiência Energética em Edificações de Interesse Social. 2018. (Relatório de pesquisa).

COSTA, S. M. M. . Desenho Técnico. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

COSTA, S. M. M. . Materiais de Construção. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

COSTA, S. M. M. . Sistemas Construtivos e Acabamentos de Obras. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

COSTA, S. M. M. . Curso de Desenho Arquitetônico para Técnicos de Edificações. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

COSTA, S. M. M. . Curso Básico de Word para Técnicos em Edificações. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

COSTA, S. M. M. . Curso Básico de Excel para Técnicos em Edificações. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

COSTA, S. M. M. . Curso Básico de AutoCAD para Técnicos de Meio Ambiente. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, S. M. M. . Curso Básico de AutoCAD para Técnicos em Meio Ambiente. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilas para Curso Básico de AutoCAD).

COSTA, S. M. M. . Estruturas Pré-Fabricadas em Madeira. 2002. (Trabalho de Conclusão de Curso Técnico).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - 2024

    Prevenção da Violência contra as Mulheres da Escola de Design da UEMG, Descrição: O projeto destina-se à geração de alternativas para a prevenção da violência praticada contra as mulheres da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais, Inicialmente, pretende-se realizar pesquisa para identificar os tipos de violência ou constrangimentos sofridos por elas. Em seguida, elaborar-se-á propostas para a prevenção dos problemas identificados. Por sua vez, a terceira etapa consiste em implementar ações reais e práticas, bem como avaliar os resultados. E por fim, será realizada uma mostra para apresentar os resultados para toda a comunidade acadêmica. O projeto conta com a parceria do Design Against Crime Research Lab da University of the Arts London. O projeto é desenvolvido dentro da disciplina optativa Design para Prevenção do Crime e conta com a participação de graduandos em Design Gráfico, Design de Produtos, Design de Ambientes e Artes Visuais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Suéllen Mota Marques Costa - Integrante / Rita de Castro Engler - Coordenador / Gabriela Delcin Pires - Integrante / Bianca Lara de Andrade - Integrante / Elaine Batista Braga - Integrante / Evellyn Rodrigues Alves de Almeida - Integrante / Isabela Ramos Santana - Integrante / Luiza Gomes Frugoli - Integrante / Maria Luiza Manso de Oliveira Passos - Integrante / Paula Pereira Jorge - Integrante / Rafael da Cruz Carvalho - Integrante / Rafaela Pereira Costa - Integrante / Ranya Olivia Meireles Mendes - Integrante / Rayssa Silva Ferreira - Integrante / Regina Santos Corrêa - Integrante / Vânia Prado Hypolito - Integrante / Victória Oliveira Lopes - Integrante / Julia Engler - Integrante., Número de produções C, T & A: 6

  • 2023 - Atual

    Proteção e prevenção de furtos em espaços educacionais: uma investigação das relações entre arquitetura e tecnologia por meio da tecnologia da informação., Descrição: Em Belo Horizonte, furtos em escolas públicas ocorrem regularmente, logo muitos diretores optam pela instalação de câmeras de vigilância para prevenir tais delitos. Contudo, são raros os estudos científicos sobre a eficácia dessa medida. O objetivo do projeto de tese é verificar as relações entre a maneira como as câmeras de vigilância são empregadas e a ocorrência de furtos ao patrimônio de escolas públicas estaduais de nível fundamental de Belo Horizonte causados por invasores.O método consiste obter quantidades e locais de ocorrência de furtos ocorridos em Belo Horizonte no ano de 2022; obter endereços de todas as escolas de nível fundamental situadas em Belo Horizonte; por meio do cruzamento dos referidos dados, classificar as escolas conforme a quantidade de furtos ocorridos em 2022; selecionar as escolas com a maior quantidade de furtos em 2022, sendo que o número de instituições (tamanho da amostra) será definido com base em critérios estatísticos; obter os projetos arquitetônicos das instituições que compõem a amostra; visitar as escolas que compõem a amostra de modo a identificar a posição das câmeras de vigilância existentes nos respctivos projetos arquitetônicos; analisar a arquitetura das escolas e sua relação com as câmeras de vigilância existentes por meio do teste de hipóteses empregando o software DepthMapX; analisar os resultados e gerar as conclusões.O projeto é um desobramento da linha de pesquisa "Design para a Prevenção do Crime", a qual é desenvolvida pela autora na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) desde 2020. Logo, o projeto de tese pretende gerar alternativas para o enfrentamento da grave questão dos furtos nas escolas públicas do estado, atendendo à função social da UEMG e da UFMG enquanto universidades públicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Suéllen Mota Marques Costa - Integrante / Renato César Ferreira de Souza - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7

  • 2022 - 2024

    Prevenção de Furtos em Escola Pública, Descrição: Trata-se de um projeto destinado à iniciação científica de estudantes de graduação. O objetivo consiste em desenvolver a capacidade de pesquisa, redação e análise dos universitários, com foco na prevenção de furtos em escolas reais. Embora concebido para gerar diretrizes de design de mobiliário voltado para a prevenção de furtos em uma escola pública, o projeto trasncendeu esse propósito inicial. Atualmente, o projeto abarca 3 escolas públicas: uma de nível superior, uma de nível fundamental e médio e 1 de nível fundamental. Ademais, o projeto contempla, além do design de produto, o design de ambientes e o design gráfico. Tal abordagem multidisciplinar tem revelado a necessidade de intervenções espaciais e comportamentais complexas, no intuito de prevenir furtos de objetos pessoais de estudantes durante o horário das aulas. Entende-se que o projeto tem expressivo viés social, na medida em que instiga os estudantes a gerarem soluções para problema reais da sociedade contemporânea.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Suéllen Mota Marques Costa - Coordenador / Rita de Castro Engler - Integrante / Cláudio Santos Rodrigues - Integrante / Luísa Cristina Dias Silva - Integrante / Maria Cecília Gonçalves da Cruz - Integrante / Gabriela Costa Mendonça - Integrante / Yan Liszt Ximenes Medeiros - Integrante., Financiador(es): Programa Institucional de Apoio à Pesquisa (Edital 01/2022) - Bolsa., Número de produções C, T & A: 30

  • 2020 - 2021

    Design para Prevenção do Crime, Descrição: O aumento da criminalidade acarreta diversos problemas ao Brasil. Além do prejuízo financeiro e da perda de vidas humanas, o aumento da população carcerária eleva os gastos com a segurança pública. Por outro lado, as medidas adotadas até então, mostram-se pouco eficientes, face ao crescimento dos índices. Amplamente estudadas em países de língua inglesa, porém pouco conhecidas no Brasil, a Prevenção Situacional do Delito e o Crime Prevention Through Environmental Design (CPTED) apontam para soluções simples que podem prevenir delitos. No Brasil, os trabalhos de Roberson Bondaruk no início dos anos 2000 também sinalizam para amplas possibilidades de aplicação dessas estratégias no país, evolvendo arquitetos e designers nesse processo. Portanto, este projeto de pesquisa, destina-se a investigar como o Design pode contribuir para a prevenção de crimes no Brasil. Com isso, almeja-se promover o estudo do Design Contra o Crime, com o intuito de contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Suéllen Mota Marques Costa - Coordenador / Rita de Castro Engler - Integrante / Ludmilla Ferrara Moraes - Integrante / Mariana Rosa de Almeida - Integrante / Everton Allan Chagas Cirino - Integrante., Número de produções C, T & A: 11

  • 2020 - Atual

    Bem-estar, Saúde e Sustentabilidade em Design de Interiores e Ambientes, Descrição: O projeto abriga propostas de graduandos que visem investigar como o Design de Interiores e Ambientes pode melhorar a saúde e/ou o bem-estar dos usuários dos espaços, considerando a abordagem caracterísitica dessa área do conhecimento, bem como os princípios da sustentabilidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Suéllen Mota Marques Costa - Coordenador / Rita de Castro Engler - Integrante / Simone Maria Brandão Marques de Abreu - Integrante / Laurene Marquesane Oliveira da Silva - Integrante / Vitória Karolina Mendes Resende - Integrante / Larissa Bueno Marques - Integrante / Joanna Maria de Lima dos Anjos - Integrante / Monique Silva Neves - Integrante / Raissa de Paula Campos Silva - Integrante / Italo Ruan Miranda Nascimento - Integrante., Número de produções C, T & A: 24 / Número de orientações: 1

  • 2019 - 2021

    Ambientação de Veículos para Moradia, Descrição: Este trabalho destina-se a estudar a moradia móvel no Brasil, com foco em motohomes artesanais, isto é, veículos adaptados para moradia pelos próprios usuários. Almeja-se, por meio deste, compreender as possibilidade de atuação do(a) designer de ambientes, com vistas à melhoria da habitabilidade nesta tipologia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Suéllen Mota Marques Costa - Coordenador / Rita de Castro Engler - Integrante / Bárbara Cruz Goulart - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2019 - 2020

    Tecnologias Sociais para Comunidades Periféricas: Estudo de Aplicações através do Design para o Conforto Térmico e Aproveitamento de Luminosidade Natural - Parte 2., Descrição: estudo da aplicabilidade de revestimentos feitos com embalagem de Tetra Pak para melhoria do conforto térmico e da luminosidade natural em edificações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Suéllen Mota Marques Costa - Integrante / Rita de Castro Engler - Coordenador / Nadja Maria Mourão - Integrante / Pâmela Martins de Oliveira - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 2019 - 2020

    Habitação Brasileira no Século 21: Design de Esquadrias com Vistas à Adaptação às Mudanças Climáticas, Descrição: Investigar as novas possibilidades de design de esquadrias para habitação de interesse social, com vistas à adaptação às mudanças climáticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Suéllen Mota Marques Costa - Coordenador / Kátia Andréa Carvalhaes Pêgo - Integrante / Rita de Castro Engler - Integrante / Eleonora Sad de Assis. - Integrante / Rejane Magiag Loura. - Integrante / Marcelo Aureliano Monteiro de Andrade - Integrante / Sofia Araújo Lima Bessa - Integrante / Laurene Marquesane Oliveira da Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 5

  • 2018 - 2018

    Estudo do Conforto Ambiental e da Eficiência Energética em Edificações de Interesse Social, Descrição: Estudo de estratégias de conforto ambiental para edificações de interesse social com foco no design de ambientes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Suéllen Mota Marques Costa - Integrante / Rosemary Bom Conselho Sales - Coordenador / Fernanda Leite Santana - Integrante / Luiza Antunes Fonseca - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5

Prêmios

2017

Mestre em Construção Civil, Universidade Federal de Minas Gerais.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola de Design. , Rua Gonçalves Dias - de 581/582 a 959/960, Savassi, 30140091 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 0000000000

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Efetiva, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora efetiva na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Atividades

  • 07/2024

    Direção e administração, Centro de Estudos em Design e Tecnologia (CEDTec).,Cargo ou função, Subchefe do Centro de Estudos em Design e Tecnologia (CEDTec)..

  • 03/2023

    Ensino, Design de Ambientes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Materiais e Processos - Conforto no Ambiente

  • 02/2022

    Ensino, Design de Ambientes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Materiais e Processos - Tecnologia

  • 03/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Estudos em Design e Tecnologia (CEDTec).,Linhas de pesquisa

  • 08/2019

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Sustentabilidade em Sistemas Construtivos, Projeto de Graduação (Apoio em Conforto Ambiental e Automação)

  • 02/2019

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Design para Prevenção do Crime

  • 01/2019

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Estudos em Design e Tecnologia (CEDTec).,Linhas de pesquisa

  • 03/2018 - 01/2022

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Materiais e Processos de Produção V

  • 11/2020 - 12/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Design.,Cargo ou função, Subcoordenadora de Pesquisa da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais.

  • 04/2021 - 06/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Design.,Cargo ou função, Comissão Local do Processo Seletivo Para Estágio Não Remunerado - Edital 01/2021.

  • 02/2018 - 10/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Design.,Cargo ou função, Suplente no Colegiado do Curso de Graduação em Design de Ambientes.

  • 07/2020 - 08/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Design.,Cargo ou função, Membro da comissão eleitoral para eleição das chefias e subchefias dos departamentos da Escola de Design da UEMG..

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Aprofundamento em Materiais de Acabamento para Design de Ambientes, Expressão Gráfica II, Projeto de Graduação (Apoio em Sistemas Construtivos)

2017 - 2017

Faculdade Pitágoras Unidade Divinópolis MG

Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Outras informações:
Lecionar disciplinas nos curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes.

2016 - 2017

Centro de Ensino Grau Técnico - Unidade Belo Horizonte

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Outras informações:
Lecionar disciplinas diversas para o curso Técnico de Edificações. Elaboração de atividades didáticas, incluindo visitas técnicas, correção de provas e trabalhos.

2015 - 2016

Escola Técnica Conhecer

Vínculo: Profissional Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Produção de ementas e material didático (apostilas) para três disciplinas dos curso técnicos de Edificações e Agrimensura, a saber: Desenho Técnico, Acabamentos de Obras e Sistemas Construtivos e Materiais de Construção.

2014 - 2015

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40

Outras informações:
Ministrar aulas das disciplinas Desenho Arquitetônico e Informática Geral (desenho por computador e noções de informática básica) para estudantes do Curso Técnico de Edificações.

2011 - 2011

Escola Técnica Ideal

Vínculo: Profissional Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Curso Intensivo de AutoCAD para alunos do Curso Técnico de Meio Ambiente.

2011 - 2014

MRV Engenharia

Vínculo: Carteira Assinada CLT, Enquadramento Funcional: Analista de Projetos Júnior, Carga horária: 44

Outras informações:
Padronização de materiais, incluindo pesquisas e avaliação de produtos novos no mercado. Controle da elaboração de maquetes físicas. Coordenação da elaboração de projetos executivos e imagens publicitárias.

2009 - 2010

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Arquiteta e Urbanista, Carga horária: 40

Outras informações:
Exame de projetos e documentos de edificações e parcelamento do solo, visando licenciamento e emissão de alvará de construção. Também foram analisados requerimentos de regularização de edificações e parcelamentos existentes.Participação em projeto de ordenação e comunicação urbana, incluindo retificação da numeração e instalação de palcas informativas.

2010 - 2011

Paulo Orsini Arquitetura Ltda

Vínculo: Profissional Autônomo, Enquadramento Funcional: Arquiteta e Urbanista, Carga horária: 42

Outras informações:
Prestação de serviços de desenvolvimento de projetos de arquitetura comercial (lojas) para aprovação em shoppings, bem como detalhamento, projetos executivos e orçamentos. Além disso, foram elaborados projetos de iluminação, maquetes eletrônicas, etc.. Desenvolvimento de projetos para grandes redes de lojas (franquias) como Number One Idiomas, TAM Viagens, etc..

2010 - 2010

MR Arquitetos Associados

Vínculo: Profissional Autônomo, Enquadramento Funcional: Arquiteta e Urbanista, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvimento de projetos residenciais e comerciais de grande porte para aprovação em órgãos públicos e obtenção de alvará de construção.Elaboração de projetos pré-executivos e detalhamento. Escritório parceiro da Dávila Arquitetura.

2010 - 2010

Estilo Nacional

Vínculo: Profissional Autônomo, Enquadramento Funcional: Arquiteta e Urbanista, Carga horária: 15

Outras informações:
Prestação de serviços na área de Patrimônio Cultural. Elaboração de laudo de estado de conservação de núcleo urbano tombado, bem como a elaboração de um mapa das patologias encontradas.

2009 - 2010

Estilo Nacional

Vínculo: Profissional Autônomo, Enquadramento Funcional: Arquiteta e Urbanista, Carga horária: 15

Outras informações:
Prestação de serviços na área de Patrimônio Cultural. Elaboração de fichas de inventário de bens culturais.

2008 - 2009

Focus Arquitetura e Engenharia

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto de Reforma (Adequação de Acessibilidade). Revisão de Projetos de Arquitetura. Projeto Executivo de Arquitetura (agências bancárias e galpões industriais). Projeto Executivo de Urbanismo (complexo industrial). Coordenação de Projetos. Detalhamento de Projeto Arquitetônico. Projeto de Sinalização de agências bancárias.

2007 - 2008

Ferrari&Meirelles

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Detalhamento de Projeto Arquitetônico. Arquitetura de Interiores. Maquete eletrônica.

2009 - 2009

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Profissional Autônomo, Enquadramento Funcional: Arquiteta e Urbanista Trainee, Carga horária: 40

Outras informações:
Elaboração de Projeto Paisagístico para dois campi universitários.

2006 - 2007

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica, desenvolvendo estudos de clima urbano, análise de software e tratamento de dados, voltados ao estudo da circulação das massas de ar nas cidades (rugosidade, velocidade do ar, etc.). Bolsista de Programa Especial de Graduação, no laboratório de Conforto Ambiental. Bolsista de Extensão, produção de mapas (desenho urbano), levantamentos de campo (paisagem urbana), estudos de planejamento urbano e maquete eletrônica.Esse projeto visava a elaboração de Planos Diretores para seis municípios mineiros, contribuindo para o crescimento ordenado das cidades.

2002 - 2002

Pré-Casa

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40

Outras informações:
Levantamento de quantitativos para orçamento. Empresa especializada em edificações pré-fabricadas em madeira.