Renan Ricardo Silva

Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP e técnico químico pela ETEC Getúlio Vargas, do Centro Paula Souza. Trabalhei com extensão rural no Grupo de Extesão de São Pedro (GESP) e participei da Articulação Regional de Agroecologia de Piracicaba (ARAPira), da RESPira (Rede de Economia Solidária de Piracicaba) e do Núcleo de Agroecologia da ESALQ - Nheengatú. Já atuei com ecologia e restauração florestal pelo GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisa em Ecologia e Manejo de Florestas Tropicais), vinculado ao LASTROP (Laboratório de Silvicultura Tropical), acompanhando implantação e desenvolvimento de projetos da pós-graduação e fiz estágio na Embrapa Territorial, em Campinas, com geoprocessamento. Atualmente estou me desligando da ACT Digital, onde trabalhei com análise de dados e estou rumando à FAPES, em Vitória-ES, para trabalhar com inovação em gestão pública.

Informações coletadas do Lattes em 29/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Aperfeiçoamento em Curso de Aprendizagem Industrial de Mecânico de Usinagem

2005 - 2006

Senai Morvan Figueiredo
Título: -. Ano de finalização: 2006

Graduação em Engenharia Agronômica

2013 - 2019

Universidade de São Paulo
Título: Produção algodoeira: caracterização biológica, econômica e manejo de pragas e doenças
Orientador: CARLOS ARMÊNIO KHATOUNIAN

Curso técnico/profissionalizante em Técnico Químico

2009 - 2010

ESCOLA TÉCNICA GETULIO VARGAS

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2007

Escola Estadual Carlos Gomes

Formação complementar

2019 - 2019

SIG com QGIS (Módulo 1). (Carga horária: 10h). , Geo Sem Fronteiras, GSF, Brasil.

2018 - 2018

Introdução à Astronomia: O Céu de Outono e Piracicaba. (Carga horária: 6h). , Camara dos Vereadores de Piracicaba, CVP, Brasil.

2018 - 2018

Curso Básico da Irrigação por Gotejamento. (Carga horária: 8h). , NETAFIM Brasil Sistemas e Equipamentos de Irrigação, NETAFIM, Brasil.

2018 - 2018

V aula aberta: Agrometeorologia de Precisão. (Carga horária: 1h). , Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, FEALQ, Brasil.

2017 - 2017

Observação de aves para iniciantes. (Carga horária: 4h). , Projeto Bem Te Vi, PBTV, Brasil.

2009 - 2010

Técnico Químico. , Escola Técnica Getúlio Vargas, ETEC GV, Brasil.

2005 - 2006

Mecânico de Usinagem. , SENAI Morvan Figueiredo, MF, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

Organização de eventos

SILVA, R. R. . I Workshop de Fragmentos Florestais: Estudo de Caso da Mata da Pedreira - ESALQ/USP. 2014. (Outro).

SILVA, E. J. V. ; SILVA, R. R. . Diálogos e trocas de Saberes entre a Rede de Sementes do Xingu e as Ciências Florestais. 2014. (Exposição).

SILVA, E. J. V. ; SILVA, R. R. . Diálogos e trocas de Saberes entre a Rede de Sementes do Xingu e as Ciências Florestais. 2014. (Exposição).

Produções bibliográficas

  • SILVA, R. R. . Determinação dos fatores K e R da EUPS para nove bacias da região amazônica. 2019 (Relatório de estágio) .