Gabriel Tenaglia Carneiro
Graduado e licenciado em Biologia pela PUC-GO (2004), Mestre em Ciências Ambientais e Saúde pela PUC-GO (2007) e Doutor em Ciências Ambientais pela UFG (2012), é também Alumnus do International Visitor Leadership Program (IVLP) (2019) e especialista em Políticas Públicas pela Faculdade de Ciências Sociais da UFG (2022). Atualmente, atua como servidor público efetivo na Agência Municipal de Meio Ambiente de Goiânia, onde desenvolve políticas públicas e projetos ambientais estruturantes para o município.Destaca-se a sua experiência como coordenador de Unidade no Escritório de Prioridades de Goiânia (2021-2022), coordenador do processo de Modernização da Agência Municipal de Meio Ambiente e Assessor Técnico da Presidência da Agência (2018-2020). No período de 2013 a 2015, também ocupou a Gerência de Monitoramento Ambiental, na qual desenvolveu projetos de monitoramento da qualidade da água e do ar em Goiânia. Além disso, foi representante do município no Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paranaíba (2018-2022) como membro titular, e suplente no Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte.Na área acadêmica, leciona na UniGoiás, nos cursos de Gestão Ambiental, Biologia, Engenharia Civil, Medicina Veterinária e Arquitetura, ministrando disciplinas como Avaliação dos Impactos Ambientais, Ciências do Ambiente, Saúde Ambiental, Recuperação de Áreas Degradadas, Sistema de Gestão Ambiental, Análise de Investimentos Ambientais, Legislação Ambiental, Saneamento e Gestão de Produtos Perigosos. É ainda professor em diversos programas de pós-graduação na região de Goiânia, onde atua na área ambiental e ministra cursos de Licenciamento Ambiental.Possui sólida experiência em Geociências e Políticas Públicas, com foco em temas como Gestão Ambiental, Análise e Planejamento Ambiental, Valoração Ambiental, Ação Antrópica, Ecologia de Paisagem, Fragmentação da Paisagem, Licenciamento Ambiental, Monitoramento Ambiental e Consultoria Ambiental.
Informações coletadas do Lattes em 22/02/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências Ambientais
2008 - 2012
Universidade Federal de Goiás
Título: Processo de Fragmentação e Caracterização dos Remanescentes de Cerrado: Análise Ecológica da Paisagem da Bacia do Rio dos Peixes (GO)
, Ano de obtenção: 2012. Profª. Dr.ª Selma Simões de Castro. Coorientador: Prof. Dr. Christian Dias Cabacinha. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Fragmentação; Recuperabilidade; Conservação Ambiental.Grande área: Outros
Mestrado em Ciencias Ambientais E Saude
2005 - 2007
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Título: Suscetibilidade a Erosão Laminar na Área do Reservatório da Usina Hidrelétrica de Cana - Brava , Goiás: impactos ambientais e saúde, Ano de Obtenção: 2007
Dr. Julio Cezar Rubin de Rubin.Palavras-chave: Processos Erosivos; Análise e Planejamento Ambiental; Ação Antrópica; Assoreamento de Reservatórios.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Planejamento Ambiental.
Especialização em Políticas Públicas
2020 - 2022
Universidade Federal de Goiás
Título: Esvaziamento Político e Baixa Governabilidade na Formação da Agenda da Política Pública do Plano Diretor de Goiânia: Seus Efeitos sobre a Efetividade da Política Pública.
Orientador: Fabiana Saddi
Graduação em Biologia
2001 - 2004
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Título: Monitoramento de Boçoroca no Município de Itauçu - Goiás
Orientador: Dr. Julio Cezar Rubin de Rubin
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2015 - 2015
Resíduos de Saúde. (Carga horária: 16h). , Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.
2015 - 2015
Capacitação em Gerenciamento de Produtos Químicos. (Carga horária: 40h). , Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, CBM/GO, Brasil.
2015 - 2015
Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos. (Carga horária: 32h). , Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Planejamento Ambiental.
Organização de eventos
CARNEIRO, G. T. . IV Semana de Ciências Ambientais. 2010. (Outro).
Participação em eventos
II Congresso Brasileiro de Ecologia de Paisagens. Fragmentação da Paisagem na Microrregião de Quirinópolis - Goiás no ano de 2010: Uma Análise Ecológica da Paisagem. 2012. (Congresso).
IV Semana de Ciências Ambientais.Cobertura Florestal do Município de Rio Verde, GO: Estrutura e Composição da Paisagem entre 2005 e 2008: Dados preliminares. 2010. (Outra).
Latin American IALE Conference. 2009. (Congresso).
Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada.Fragmentação da Cobertura Vegetal no Município de Rio Verde (Go) Entre 2005 e 2008 com O Uso do Fragstats - Dados Preliminares em Sensoriamento Remoto. 2009. (Simpósio).
Simpósio Nacional de Controle de Erosão.Suscetibilidade à Erosão Laminar na Área do Reservatório de Cana Brava-Minaçu-Goiás. 2009. (Simpósio).
Congresso Brasileiro de Oceanografia XVI Semana Nacional de Oceanografia. 2004. (Congresso).
Simpósio Nacional de Geomorfologia e I Encontro Sul-Americano de Geomorfologia.Simpósio Nacional de Geomorfologia e I Encontro Sul-Americano de Geomorfologia. 2004. (Simpósio).
VII Semana Nacional e VI Internacional de Biologia - UCG. 2003. (Outra).
XVIII Congresso Brasileiro de Paleontologia. 2003. (Congresso).
VI Semana Nacional e V Internacional de Biologia - UCG. 2002. (Outra).
Participação em bancas
BARBALHO, M. G. S.;CARNEIRO, G. T.; CASTRO, S.S. ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DA PAISAGEM URBANA DE GOIÂNIA (GO) E A DISTRIBUIÇÃO DOS FOCOS EROSIVOS HÍDRICOS DE 1992 A 2016. 2019. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.
CARNEIRO, G. T.. Avaliação do ruído ambiental gerado pelo tráfego de veículos no trânsito do Setor Leste Universitário, em Goiânia/GO, Brasil.. 2018. Dissertação (Mestrado em Tecnologias e Processos Sustentáveis) - Instituto Federal de Goiás - Câmpus Anápolis.
CARNEIRO, G. T.; RANGEL, A. R. L.; SOUZA, S. B.. A. de Bessa, Morgana A.Bernardes, Ronaldo Rodrigues. Proposta de Recuperação de uma Área de Preservação Permanente no Bairro Jardins do Lago Anápolis-Goiás. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental) - Faculdade Católica de Anápolis.
ANJOS, C.;CARNEIRO, G. T.. Cemitério Municipal Vale da Paz: Um Estudo de Caso das Vigências e Conformidades Ambientais. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Gestão Ambiental) - Faculdade Araguaia.
FARIA, K.M.S.de;CARNEIRO, G. T.; CHEREM, L. F. S.. Análise Histórica da Estrutura da Paisagem da Serra das Areias - Aparecida de Goiânia (GO). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás.
FARIA, K.M.S.de; CASTRO, S.S.; SIQUEIRA, M. N.;CARNEIRO, G. T.. Avaliação do Grau de Conservação das APP's de canal de drenagem no setor sul da Alta Bacia do Araguaia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia e Análise Ambiental) - Universidade Federal de Goiás.
CASTRO, S.S;CARNEIRO, G. T.; FARIA, K. M. S.. Os Corredores Ecológicos: Estrutura, Composição e Implementação. A Importânica deste Instrumento de Gestão na Conservação dos Cerrados de Goiás". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.
Orientou
POLUIÇÃO SONORA: UM PERFIL DAS DENÚNCIAS NO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Gestão Ambiental) - Faculdade Araguaia; Orientador: Gabriel Tenaglia Carneiro;
da Silva, Fábio J; da Silva e Silvio A; da Sil; BIOMONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA NO RIBEIRÃO DAS ANTAS, ANÁPOLIS ? GO, COM A UTILIZAÇÃO DE MACROINVERTEBRADOS ?BENTÔNICOS?; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental) - Faculdade Católica de Anápolis; Orientador: Gabriel Tenaglia Carneiro;
S; Siqueira e Séfora Silvério; Sudoeste Goiano: Mudanças no Espaço Rural e Urbano Ocasionadas pela Produção Agrícola de 1990 a 2013; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental) - Faculdade Católica de Anápolis; Orientador: Gabriel Tenaglia Carneiro;
de Moraes e Ravila Pinheiro Valverde; Viabilidade no Tratamento de Efluente Industrial através da utilização de Reagente de Fenton e Fotocatálise Heterogênea; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental) - Faculdade Católica de Anápolis; Orientador: Gabriel Tenaglia Carneiro;
Piedade, Fernanda; G; Figueiredo e Flúvio C; Alves; Gerenciamento dos Resíduos Sólidos do Município de Gameleira de Goiás-Go; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental) - Faculdade Católica de Anápolis; Orientador: Gabriel Tenaglia Carneiro;
A; d; Reis, Sebastiana F; Silva, Vera L; G; Bastos; Análise do Gerenciamento de Resíduos de Saúde do Hospital Oftalmológico de Anápolis-GO; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental) - Faculdade Católica de Anápolis; Orientador: Gabriel Tenaglia Carneiro;
de Souza, Terezinha R; C; da Silva; Análise da Qualidade da Água de Abastecimento do Município de Santa Rosa de Goiás-GO; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental) - Faculdade Católica de Anápolis; Orientador: Gabriel Tenaglia Carneiro;
Práticas de Construção Sustentável com Enfoque na Gestão dos Resíduos da Construção Civil: Um Estudo de Caso do Edifício Residencial Terra Mundi; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise e Gestão Ambiental) - Faculdade Araguaia; Orientador: Gabriel Tenaglia Carneiro;
Responsabilidade Civil das Instituições Financeiras por Danos Ambientais Causados pelo Financiamento de Empreendimentos Potencialmente Poluidores; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão, Auditoria e Perícia Ambeintal) - Faculdade Católica de Anápolis; Orientador: Gabriel Tenaglia Carneiro;
Diagnóstico Ambiental do Processo Erosivo Localizado na Cabeceira do Córrego Catingueiro no município de Anápolis; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão, Auditoria e Perícia Ambeintal) - Faculdade Católica de Anápolis; Orientador: Gabriel Tenaglia Carneiro;
Potencial Poluidor das Indústrias Instaladas no Distrito Agroindustrial de Anápolis - DAIA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão, Auditoria e Perícia Ambeintal) - Faculdade Católica de Anápolis; Orientador: Gabriel Tenaglia Carneiro;
Análise da Qualidade de Água utilizada na indústria Farmaceutica; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão, Auditoria e Perícia Ambeintal) - Faculdade Católica de Anápolis; Orientador: Gabriel Tenaglia Carneiro;
AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO SISTEMA DE TRATAMENTO DOS EFLUENTES INDUSTRIAIS DE UM ABATEDOURO AVÍCOLA EM ITABERAÍ ? GO, BASEADO NOS PARÂMETROS: DEMANDA BIOQUÍMICA DE OXIGÊNIO (DBO), POTENCIAL HIDROGENIÔNICO (PH) E NITROGÊNIO AMONIACAL; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental) - Faculdade Católica de Anápolis; Orientador: Gabriel Tenaglia Carneiro;
A Forma de se Trabalhar a Educação Ambiental nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gabriel Tenaglia Carneiro;
Risco Biológico Agravado pela Falta de Saneamento Básico em Alexânia-GO: Um estudo de caso junto à rua Duque de Caxias; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gabriel Tenaglia Carneiro;
As Propriedades Funcionais do Pequi; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gabriel Tenaglia Carneiro;
Análise da Ação dos Processos Erosivos no Município de Alexânia: Apontar as Boçorocas na Zona Urbana; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gabriel Tenaglia Carneiro;
Alimentação e Nutrição na Merenda Escolar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gabriel Tenaglia Carneiro;
As Principais Causas da Obsidade Infantil e suas Consequencias para a Saúde e a Vida social da Criança; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gabriel Tenaglia Carneiro;
O Uso de Plantas com Propriedades Medicinais encontradas no Povoado de Alvorada, Município de Alexânia-Goiás-Brasil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gabriel Tenaglia Carneiro;
Câncer de Mama; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gabriel Tenaglia Carneiro;
Preparação dos Professores para Orientação Sexual; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gabriel Tenaglia Carneiro;
Falta de Saneamento Básico: Relações com as Doenças de Importancia Epidemiológica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gabriel Tenaglia Carneiro;
A Soja e a Saúde Humana; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gabriel Tenaglia Carneiro;
A Educação Sexual na Escola; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gabriel Tenaglia Carneiro;
Estudo do Aproveitamento do Lixo em Algumas Escolas Municipais de Alexânia-Go; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gabriel Tenaglia Carneiro;
Ações Pedagógicas no Contexto das Aulas de Educação Ambiental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gabriel Tenaglia Carneiro;
Incidência de Tuberculose no Município de Alexânia-GO; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gabriel Tenaglia Carneiro;
Incidência de HPV em Mulheres moradoras de Alexânia-Goiás: anos de 2006 e 2007; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gabriel Tenaglia Carneiro;
Produções bibliográficas
-
REIS, E. L. ; GOMES, A. S. B. ; BEZERRA, K. A. ; CARNEIRO, G. T. . DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DOS IMPACTOS DA ANTROPIZAÇÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA URBANIZADA DE GURUPI-TO. GEOAMBIENTE ON-LINE , p. 103-130, 2019.
-
DIAS, ANDERSON CLEITON ; OLIVEIRA, GREIFELL SANTOS DE ; ABADIA, LUCAS EDUARDO MOREIRA ; SILVA, MARCOS VINÍCIUS ALEXANDRE DA ; Carneiro, Gabriel Tenaglia . EFETIVIDADE DO PLANO DIRETOR DE ANÁPOLIS/GO: UM ESTUDO DE CASO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP). Revista Gestão e Sustentabilidade Ambiental , v. 8, p. 288-311, 2019.
-
PINHEIRO VALVERDE, RAVILA ; MARTINS MORAIS, ANA CAROLINA ; RODRIGUES CAIXETA, LEONARDO ; TENAGLIA CARNEIRO, GABRIEL . VIABILIDADE NO TRATAMENTO DE EFLUENTE INDUSTRIAL ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE REAGENTE DE FENTON E FOTOCATÁLISE HETEROGÊNEA (doi:10.5216/reec.V11i1.34861). REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil , v. 11, p. 35-45, 2016.
-
SILVA, A. S. ; SILVA, F. J. ; SILVA, S. A. ; CARNEIRO, G. T. . BIOMONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA NO RIBEIRÃO DAS ANTAS, ANÁPOLIS ? GO, COM A UTILIZAÇÃO DE MACROINVERTEBRADOS ?BENTÔNICOS?. Revista De Magistro de Filosofia , v. VIII, p. 45, 2015.
-
Karla Maria Silva de Faria ; SIQUEIRA, M. N. ; CARNEIRO, G. T. ; CASTRO, S.S . Análise geoecológica da conservação ambiental das sub-bacias do Rio Claro (GO) e do Rio Garças (MT). REVISTA NORDESTINA DE ECOTURISMO , v. 5, p. 113-118, 2012.
-
Faria, K.M.S. ; SIQUEIRA, M. N. ; CARNEIRO, G. T. ; Castro, S.S. . Análise geoecológica da conservação ambiental das sub-bacias do Rio Claro (GO) e do Rio Garças (MT). Revista Nordestina de Ecoturismo , v. 5, p. 111-118, 2012.
-
CARNEIRO, G. T. ; CABACINHA, C. D. ; FARIA, K.M.S.de ; SIQUEIRA, M. ; LIMA, J. C. S. . Cobertura Florestal do Município de Rio Verde, GO: Estrutura e Composição da Paisagem entre 2005 e 2008. Geografia (Rio Claro. Impresso) , v. 36, p. 335-357, 2011.
-
De-Campos, Alfredo Borges ; Carneiro, Gabriel Tenaglia ; de Cedro, Diego Antônio Botelho ; Bayer, Maximiliano ; Tejerina-Garro, Francisco Leonardo . Spatial distribution of tropical wetlands in Central Brazil as influenced by geological and geomorphological settings. Journal of South American Earth Sciences , v. 1, p. 1, 2011.
-
CARNEIRO, G. T. ; CABACINHA, C. D. ; Faria, K.M.S. ; SIQUEIRA, M. N. ; LIMA, J. C. S. . Cobertura florestal do município De Rio Verde, Go: estrutura e composição da paisagem entre 2005 e 2008. GEOGRAFIA (RIO CLARO. ONLINE) , v. 36, p. 335-357, 2011.
-
RUBIN, Julio Cezar Rubin de ; BARBERI, Maira ; CARNEIRO, G. T. ; MEDRADO, Leonardo D'carlo da Paz e S . Condicionantes Naturais e Antrópicos dos Processos Erosivos no Alto Rio Meia Ponte - Goiás, Brasil. Estudos (Goiânia) , Goiânia, v. 32, n.ESpecial, p. 41-56, 2005.
-
Carneiro, Gabriel Tenaglia ; SILVA, A. L. C. ; COSTA, K. C. N. ; CALDEIRA, L. R. ; PEROTTO, J. ; DUARTE, J. M. ; FERNANDES, M. R. ; BARROS, H. C. B. . SUSTENTABILIDADE DO TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA. In: Claudomilson Fernandes Braga. (Org.). Cidadania - Coleção Diálogos. 1ed.Goiânia: PIBIC-Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera, 2018, v. II, p. 109-135.
-
SILVA, A. L. C. ; Carneiro, Gabriel Tenaglia ; COSTA, K. C. N. ; CALDEIRA, L. R. ; RIBEIRO, D. R. B. ; PENHA, N. T. ; SILVA, A. J. L. ; LIMA NETO, L. G. ; MENDES NETO, A. J. . FLUXO DE TRÁFEGO: UMA ABORDAGEM MACROSCÓPICA, MICROSCÓPICA E CINÉTICA. In: Claudomilson Fernandes Braga. (Org.). Cidadania - Coleção Diálogos. 1ed.Goiânia: PIBIC - Uni-ANHAGUERA, 2018, v. I, p. 123-148.
-
RUBIN, Julio Cezar Rubin de ; BARBERI, Maira ; CARNEIRO, G. T. ; MEDRADO, Leonardo D'carlo da Paz e S . Monitoramento de Boçorocas nos Municípios de Itauçu e Goiânia. In: 12 Jornada Nacional de Iniciação Científica, realizada durante a 57 Reunião Anual da SBPC, 2005, Fortaleza - CE. Anais da 57 Reunião anual da SBPC, 2005.
-
RUBIN, Julio Cezar Rubin de ; BARBERI, Maira ; CARNEIRO, G. T. ; MEDRADO, Leonardo D'carlo da Paz e S . Processos erosivos cadastrados no alto rio Meia Ponte - Goiás/Brasil:considerações preliminares. In: Simpósio Nacional de Geomorfologia e I Encontro Sul-Americano de Geomorfologia, 2004, Santa Maria - RS. Geormorfologia e Riscos Ambintais, 2004.
-
CARNEIRO, G. T. ; MEDRADO, Leonardo D'carlo da Paz e S ; BARBERI, Maira ; RUBIN, Julio Cezar Rubin de . Processos Erosivos Originados pela Ação Antrópica no Alto Curso do Rio Meia Ponte/GO. In: VII Semana Nacional e VI Internacional de Biologia - UCG 2003, 2003, Goiânia. Revista Estudos - vida e saúde. Goiânia: Universidade Católica de Goiás, 2003. v. 30. p. 2259-2260.
-
CARNEIRO, G. T. ; RUBIN, Julio Cezar Rubin de ; BARBERI, Maira . Processos Erosivos no Alto Curso da Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte - GO: Classes de Erosões e Feições Correspondentes. In: Avaliação dos Programas de Iniciação Científica BIC/VPG, BIC/OVG/SECTEC, Voluntários, 2003, Goiânia. Avaliação dos Progamas de Iniciação Científica BIC/VPG, BIC/OVG/SECTEC, Voluntários. Goiânia: Universidade Católica de Goiás, 2003. v. 1. p. 27.
-
CARNEIRO, G. T. ; MEDRADO, Leonardo D'carlo da Paz e S ; BARBERI, Maira ; RUBIN, Julio Cezar Rubin de . Identificação e Cadastramento de Processos Erosivos no Alto Curso da Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte(GO). In: IV Semana Nacional e V Internacional de Biologia, 2002, Goiânia. Revista da Universidade Católica de Goiás. Goiânia: UCG, 2002. v. 29. p. 287-288.
-
SILVA, A. J. L. ; LIMA NETO, L. G. ; Carneiro, Gabriel Tenaglia . FACILIDADE DE ACESSO AOS TERMINAIS E PONTOS DE PARADA. ESTUDO DE CASO DO TERMINAL PRAÇA A, GOIÂNIA-GO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ASSIS, A. P. A. R. ; CARNEIRO, G. T. . Práticas de Construção Sustentável com Enfoque na Gestão dos Resíduos da Construção Civil: Um Estudo de Caso do Edifício Residencial Terra Mundi. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARNEIRO, G. T. ; SILVA, A. A. ; CASTRO, S.S. ; FARIA, K.M.S.de ; SIQUEIRA, M. N. . Fragmentação da Paisagem na Microrregião de Quirinópolis - Goiás no ano de 2010: Uma Análise Ecológica da Paisagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARNEIRO, G. T. . O Uso do programa Fragstat na Avaliação de Remanescentes da Cobertura Vegetal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARNEIRO, G. T. ; CABACINHA, C. D. ; FARIA, K. M. S. ; SIQUEIRA, M. N. . Cobertura Florestal do Município de Rio Verde,GO: Estrutura e Composição da Paisagem entre 2005 e 2008: Dados preliminares. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARNEIRO, G. T. ; CABACINHA, C. D. ; FARIA, K.M.S.de ; SIQUEIRA, M. ; LIMA, J. C. S. . Análise da Cobertura Vegetal com Uso de Sensoriamento Remoto e Ecologia da Paisagem nas sub-bacias do rios Claro e Peixes (Goiás ? Brasil) no ano de 2000.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARNEIRO, G. T. ; RUBIN, Julio Cezar Rubin de . Suscetibilidade à Erosão Laminar na Área do Reservatório da Usina Hidrelétrica de Cana Brava-Minaçu-Goiás. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CARNEIRO, G. T. ; FARIA, M.S.de ; OLIVEIRA, A.L.S ; CASTRO, S.S . FRAGMENTAÇÃO DA COBERTURA VEGETAL NO MUNICÍPIO DE RIO VERDE (GO) ENTRE 2005 E 2008 COM O USO DO FRAGSTATS - DADOS PRELIMINARES EM SENSORIAMENTO REMOTO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FARIA, K. M. S. ; CARNEIRO, G. T. ; CASTRO, S.S . ANÁLISE PRELIMINAR DO USO DA TERRA E DO PROCESSO DE FRAGMENTAÇÃO DA VEGETAÇÃO DO MUNICÍPIO DE RIO VERDE (GO) COM IMAGEM LANDSAT TM5 (2008).. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RUBIN, Julio Cezar Rubin de ; CARNEIRO, G. T. ; MEDRADO, Leonardo D'carlo da Paz e S . Projeto Identificação e Cadastramento de Processos Erosivos no Alto Curso da Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte 2003 (Relatório Técnico).
-
CARNEIRO, G. T. . Uso do Fragstats na Análise da Paisagem. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA EM CÓRREGOS URBANOS DE GOIÂNIA: UMA FERRAMENTA PARA PROMOÇÃO DO BEM ESTAR AMBIENTAL E DE SAÚDE PÚBLICA, Descrição: O Brasil se destaca no cenário mundial por possuir 12% da água doce disponível na superfície terrestre, sendo este um dos grandes patrimônios do País. Entretanto essa disponibilidade não resume apenas seu aspecto quantitativo. Os diferentes usos da água possuem requisitos de qualidade, que quando não atendidos promovem um fator limitante no seu aproveitamento. Com isso, a Política Nacional do Recursos Hídricos possui como objetivo assegurar à atual e às futuras gerações a disponibilidade de água em padrões de qualidade regumanentados (ANA, 2012). Dados do OMM/UNESCO (1997) mostram que aproximadamente metade da população mundial (2,6 bilhões de pessoas) não conta com serviço de saneamento básico e que uma em cada seis pessoas (cerca de 1,1 bilhões de pessoas) ainda não possui adequado sistema de abastecimento de água. As projeções da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que, se a tendência continuar, em 2050 mais de 45% da população mundial estará vivendo em países que não poderão garantir a cota diária mínima de 50 litros de água por pessoa. Assim, a análise qualitativa e quantitativa da água pode determinar a necessidade de uma remodelação de um determinado ambiente, a fim de diminuir as poluições, aumentar a oferta dos recursos hídricos e de melhorar a qualidade de vida dos seus usuários (SANTOS, 2008). Adicionalmente a quantidade, a qualidade da água ofertada também constitui problema atual. Além de ser um veículo direto e indireto de propagação de uma série de doenças (Saunders & Warford, 1983), o consumo de água contaminada pode acarretar diversos prejuízos à saúde. A presente pesquisa tem por objetivo monitorar a qualidade da água da cidade de Goiânia, em alguns pontos estratégicos, no meio urbano, de forma a formar um inventário de dados que subsidie outras pesquisas para melhoria da qualidade da água, e ainda, ações de prevenção da contaminação, reuso e manutenção da disponibilidade e consequente redução da pressão sobre o uso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Coordenador / REGINA DE AMORIM ROMACHELI - Integrante / Rosangela Addad Abed - Integrante / Marcos Vinícius Alexandre da Silva - Integrante / Danilo Francisco Cunha - Integrante / Mariza O. Botosso Machado - Integrante / Gabriela Graça Alburquerque - Integrante / Eryka Aveliny Soares Cabral - Integrante / Luiz Celso Teixeira de Souza - Integrante.
-
2017 - 2018
PROJETO MÍDIA, IMAGEM E CIDADANIA - SUSTENTABILIDADE E MOBILIDADE URBANA: UM ESTUDO DE CASO DA FLUIDEZ DO TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA - RMG, Descrição: O avanço do espaço urbano, demanda da gestão pública, um planejamento constante na instituição de políticas urbanas, na criação de infraestrutura e na oferta de serviços públicos, ante as necessidades e os interesses cotidianos dos cidadãos, visando o bem-estar de todos. No que tange a oferta de serviços públicos, o Brasil, com 84,4% de sua população vivendo em áreas urbanas, o transporte público coletivo é tido como um serviço essencial para a mobilidade urbana das regiões metropolitanas brasileiras. Neste Contexto, recai sobre o usuário regular do transporte público, com particular intensidade, o peso das múltiplas ineficiências do Estado brasileiro. E por meio do entendimento de seus sentimentos e percepções é possível identificar o grau de insatisfação dos cidadãos brasileiros em relação aos serviços públicos, aos governos e à vida nas maiores cidades do Brasil, locus privilegiado de observação das transformações ? positivas e negativas ? ocorridas após uma década de inclusão social e aumento da renda e do consumo. Portanto, este trabalho, tem como objetivo geral analisar: A confiabilidade e as políticas implantadas no Transporte Público, Coletivo, na Região Metropolitana de Goiânia; A fluidez do transporte público-coletivo na RMG, através de uma análise estatística dos dados fornecidos, pelo Redemob consórcio, obtidos com o sistema de informação RMTC; Além de analisar a confiabilidade e as políticas implantadas no Transporte Público Coletivo, na Região Metropolitana de Goiânia e verificar sua sustentabilidade, pois abordamos como hipótese, que os corredores exclusivos para o Transporte Público Coletivo, melhoram a Mobilidade Urbana através da fluidez do tráfego e promovem a sustentabilidade desse modal na Região Metropolitana de Goiânia. Ademais, os resultados dessa pesquisa, que ainda estão sendo adquiridos, serão no futuro, base para as políticas públicas focada na sustentabilidade da RMG. Este tipo de análise, torna-se importante para identificar as maiores adversidades da sustentabilidade do Transporte Público Coletivo e assim propor ações que visem a eficiência desse modal na RMG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Coordenador / André Luiz Cardoso da Silva - Integrante / Kelen Cristine Noleto Costa - Integrante / Lilian Rocha Caldeira - Integrante / Aline José Luiz Silva - Integrante / Antonio José Mendes Neto - Integrante / Damon Rill Batista Ribeiro - Integrante / Hygor Custódio Bizerra Barros - Integrante / Jeanny Mariana Duarte - Integrante / Leonardo Gomes de Lima Neto - Integrante / Matheus Rezende Fernandes - Integrante / Núria Thais da Penha - Integrante / Juliano Perotto - Integrante.
-
2008 - 2010
Áreas Prioritárias para expansão da cana de açúcar no estado de Goiás, Descrição: Visa identificar as áreas de expansão da cultura da cana no cerrado e em particular no estado de Goiás com o fim de avaliar a suscetbilidade e riscos a impactos ambientais. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante / Alfredo Borges Campos - Integrante / Diego Antonio Botelho de Cedro - Integrante.
-
2007 - 2009
Análise geoambiental e de impactos ambientais na Alta Bacia e Média Bacia do Rio Araguaia, estado de Goiás, Descrição: A Bacia do rio Araguaia é uma das poucas inteiramente brasileiras e que apresenta partes significativas de dois significantes ecossistemas: Floresta Amazônica e Cerrado, além da maior ilha fluvial do mundo. Tais ecossistemas são reconhecidamente sensíveis e alvo de uso e apropriação intensiva nas últimas três a quatro décadas. Por isso, constitui-se em prioridade do Governo Nacional em termos do Plano Nacional de Recursos Hídricos e é alvo de dois programas específicos, um ligado a esse plano, conduzido pela ANA e outro ligado ao MMA denominado PROTAR ? Programa de Revitalização dos Rios Tocantins-Araguaia, conduzido pela SEMARH-GO. Tais pesquisas e programas ainda não apresentam estudos em escalas mais detalhadas para caracterização geoambiental e sabe-se que o uso intensivo feito às custas de desmatamento e conversão em atividades agropecuárias, mineração, pesca, turismo, sistema viário, reservatórios, etc vêm causando numerosos impactos ambientais. Vários estudos em escalas mais detalhadas vêm sendo desenvolvidos pela equipe proponente desde 1998-99, inclusive com apoio do CNPq, PCOPG que garantiu parte substancial da infra-estrutura instaladas no Laboratório de Geologia e Geografia Física (LABOGEF) integrante dos laboratórios de pesquisa do IESA ? Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás, que novamente será o lócus do presente projeto. A proposta deste projeto é investigar cientificamente os impactos ambientais instalados na Alta e Média Bacia do Rio Araguaia, na escala regional 1:250.000 e com zoom posterior em escalas maiores. Serão priorizados os impactos de erosão, sedimentação (assoreamento), contaminação, desertificação induzida e perda de biodiversidade, tanto em solos como em recursos hídricos. Os impactos serão investigados quanto aos seus condicionantes, históricos, suscetibilidades e riscos de ocorrência ou de expansão, bem como quanto às suas causas, processos e distribuição geográfica. Pretende-se identificar as áreas c. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante / Alfredo Borges Campos - Integrante / Diego Antonio Botelho de Cedro - Integrante / Lázaro Carlos Roberto Assis Prado - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Projetos de desenvolvimento
-
2008 - 2010
Banco de dados geoambientais da Bacia do Rio Araguaia, Descrição: Trata-se da elaboração de um portal com dados alfanuméricos e espaciais resultantes dos projetos relativos à Alta Bacia do Rio Araguaia... , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Apoio à Pesquisa - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Avaliação dos Impactos Ambientais do Município de Rio Verde (GO), Descrição: Este projeto visa a elaboração de um diagnóstico dos impactos ambientais existentes, bem como das suscetibilidades e riscos ambientais do território municipal de Rio Verde (GO), em escala: 1:100.000 ou maior para áreas/setores específicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (6) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante / Alfredo Borges Campos - Integrante / Diego Antonio Botelho de Cedro - Integrante., Financiador(es): Siol Goiás Indústria de Alimentos LTDA - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2011
Impactos das Mudanças de Uso nos Solos do Cerrado, Descrição: Visa demonstrar as mudanças que Uso nos Solos vem provocando no Bioma Cerrado. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (5) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante / Alfredo Borges Campos - Integrante / Diego Antonio Botelho de Cedro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Avaliação dos Impactos Ambientais do Município de Rio Verde (GO), Descrição: Este projeto visa a elaboração de um diagnóstico dos impactos ambientais existentes, bem como das suscetibilidades e riscos ambientais do território municipal de Rio Verde (GO), em escala: 1:100.000 ou maior para áreas/setores específicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (6) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante / Alfredo Borges Campos - Integrante / Diego Antonio Botelho de Cedro - Integrante., Financiador(es): Siol Goiás Indústria de Alimentos LTDA - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Banco de dados geoambientais da Bacia do Rio Araguaia, Descrição: Trata-se da elaboração de um portal com dados alfanuméricos e espaciais resultantes dos projetos relativos à Alta Bacia do Rio Araguaia... , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2007 - 2011
Impactos das Mudanças de Uso nos Solos do Cerrado, Descrição: Visa demonstrar as mudanças que Uso nos Solos vem provocando no Bioma Cerrado. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (5) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante / Alfredo Borges Campos - Integrante / Diego Antonio Botelho de Cedro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Avaliação dos Impactos Ambientais do Município de Rio Verde (GO), Descrição: Este projeto visa a elaboração de um diagnóstico dos impactos ambientais existentes, bem como das suscetibilidades e riscos ambientais do território municipal de Rio Verde (GO), em escala: 1:100.000 ou maior para áreas/setores específicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (6) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante / Alfredo Borges Campos - Integrante / Diego Antonio Botelho de Cedro - Integrante., Financiador(es): Siol Goiás Indústria de Alimentos LTDA - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Banco de dados geoambientais da Bacia do Rio Araguaia, Descrição: Trata-se da elaboração de um portal com dados alfanuméricos e espaciais resultantes dos projetos relativos à Alta Bacia do Rio Araguaia... , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2007 - 2011
Impactos das Mudanças de Uso nos Solos do Cerrado, Descrição: Visa demonstrar as mudanças que Uso nos Solos vem provocando no Bioma Cerrado. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (5) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante / Alfredo Borges Campos - Integrante / Diego Antonio Botelho de Cedro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Avaliação dos Impactos Ambientais do Município de Rio Verde (GO), Descrição: Este projeto visa a elaboração de um diagnóstico dos impactos ambientais existentes, bem como das suscetibilidades e riscos ambientais do território municipal de Rio Verde (GO), em escala: 1:100.000 ou maior para áreas/setores específicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (6) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante / Alfredo Borges Campos - Integrante / Diego Antonio Botelho de Cedro - Integrante., Financiador(es): Siol Goiás Indústria de Alimentos LTDA - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Banco de dados geoambientais da Bacia do Rio Araguaia, Descrição: Trata-se da elaboração de um portal com dados alfanuméricos e espaciais resultantes dos projetos relativos à Alta Bacia do Rio Araguaia... , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Apoio à Pesquisa - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2011
Impactos das Mudanças de Uso nos Solos do Cerrado, Descrição: Visa demonstrar as mudanças que Uso nos Solos vem provocando no Bioma Cerrado. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (5) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante / Alfredo Borges Campos - Integrante / Diego Antonio Botelho de Cedro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Avaliação dos Impactos Ambientais do Município de Rio Verde (GO), Descrição: Este projeto visa a elaboração de um diagnóstico dos impactos ambientais existentes, bem como das suscetibilidades e riscos ambientais do território municipal de Rio Verde (GO), em escala: 1:100.000 ou maior para áreas/setores específicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (6) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante / Alfredo Borges Campos - Integrante / Diego Antonio Botelho de Cedro - Integrante., Financiador(es): Siol Goiás Indústria de Alimentos LTDA - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Banco de dados geoambientais da Bacia do Rio Araguaia, Descrição: Trata-se da elaboração de um portal com dados alfanuméricos e espaciais resultantes dos projetos relativos à Alta Bacia do Rio Araguaia... , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Apoio à Pesquisa - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2011
Impactos das Mudanças de Uso nos Solos do Cerrado, Descrição: Visa demonstrar as mudanças que Uso nos Solos vem provocando no Bioma Cerrado. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (5) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante / Alfredo Borges Campos - Integrante / Diego Antonio Botelho de Cedro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Banco de dados geoambientais da Bacia do Rio Araguaia, Descrição: Trata-se da elaboração de um portal com dados alfanuméricos e espaciais resultantes dos projetos relativos à Alta Bacia do Rio Araguaia... , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Apoio à Pesquisa - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Avaliação dos Impactos Ambientais do Município de Rio Verde (GO), Descrição: Este projeto visa a elaboração de um diagnóstico dos impactos ambientais existentes, bem como das suscetibilidades e riscos ambientais do território municipal de Rio Verde (GO), em escala: 1:100.000 ou maior para áreas/setores específicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (6) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante / Alfredo Borges Campos - Integrante / Diego Antonio Botelho de Cedro - Integrante.Financiador(es): Siol Goiás Indústria de Alimentos LTDA - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2011
Impactos das Mudanças de Uso nos Solos do Cerrado, Descrição: Visa demonstrar as mudanças que Uso nos Solos vem provocando no Bioma Cerrado. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (5) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante / Alfredo Borges Campos - Integrante / Diego Antonio Botelho de Cedro - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Avaliação dos Impactos Ambientais do Município de Rio Verde (GO), Descrição: Este projeto visa a elaboração de um diagnóstico dos impactos ambientais existentes, bem como das suscetibilidades e riscos ambientais do território municipal de Rio Verde (GO), em escala: 1:100.000 ou maior para áreas/setores específicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (6) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante / Alfredo Borges Campos - Integrante / Diego Antonio Botelho de Cedro - Integrante., Financiador(es): Siol Goiás Indústria de Alimentos LTDA - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Banco de dados geoambientais da Bacia do Rio Araguaia, Descrição: Trata-se da elaboração de um portal com dados alfanuméricos e espaciais resultantes dos projetos relativos à Alta Bacia do Rio Araguaia... , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2007 - 2011
Impactos das Mudanças de Uso nos Solos do Cerrado, Descrição: Visa demonstrar as mudanças que Uso nos Solos vem provocando no Bioma Cerrado. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (5) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante / Alfredo Borges Campos - Integrante / Diego Antonio Botelho de Cedro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Banco de dados geoambientais da Bacia do Rio Araguaia, Descrição: Trata-se da elaboração de um portal com dados alfanuméricos e espaciais resultantes dos projetos relativos à Alta Bacia do Rio Araguaia... , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2008 - 2010
Avaliação dos Impactos Ambientais do Município de Rio Verde (GO), Descrição: Este projeto visa a elaboração de um diagnóstico dos impactos ambientais existentes, bem como das suscetibilidades e riscos ambientais do território municipal de Rio Verde (GO), em escala: 1:100.000 ou maior para áreas/setores específicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (6) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante / Alfredo Borges Campos - Integrante / Diego Antonio Botelho de Cedro - Integrante., Financiador(es): Siol Goiás Indústria de Alimentos LTDA - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2011
Impactos das Mudanças de Uso nos Solos do Cerrado, Descrição: Visa demonstrar as mudanças que Uso nos Solos vem provocando no Bioma Cerrado. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (5) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante / Alfredo Borges Campos - Integrante / Diego Antonio Botelho de Cedro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Avaliação dos Impactos Ambientais do Município de Rio Verde (GO), Descrição: Este projeto visa a elaboração de um diagnóstico dos impactos ambientais existentes, bem como das suscetibilidades e riscos ambientais do território municipal de Rio Verde (GO), em escala: 1:100.000 ou maior para áreas/setores específicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (6) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante / Alfredo Borges Campos - Integrante / Diego Antonio Botelho de Cedro - Integrante., Financiador(es): Siol Goiás Indústria de Alimentos LTDA - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Banco de dados geoambientais da Bacia do Rio Araguaia, Descrição: Trata-se da elaboração de um portal com dados alfanuméricos e espaciais resultantes dos projetos relativos à Alta Bacia do Rio Araguaia... , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Apoio à Pesquisa - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2011
Impactos das Mudanças de Uso nos Solos do Cerrado, Descrição: Visa demonstrar as mudanças que Uso nos Solos vem provocando no Bioma Cerrado. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (5) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante / Alfredo Borges Campos - Integrante / Diego Antonio Botelho de Cedro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Banco de dados geoambientais da Bacia do Rio Araguaia, Descrição: Trata-se da elaboração de um portal com dados alfanuméricos e espaciais resultantes dos projetos relativos à Alta Bacia do Rio Araguaia... , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2008 - 2010
Avaliação dos Impactos Ambientais do Município de Rio Verde (GO), Descrição: Este projeto visa a elaboração de um diagnóstico dos impactos ambientais existentes, bem como das suscetibilidades e riscos ambientais do território municipal de Rio Verde (GO), em escala: 1:100.000 ou maior para áreas/setores específicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (6) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante / Alfredo Borges Campos - Integrante / Diego Antonio Botelho de Cedro - Integrante., Financiador(es): Siol Goiás Indústria de Alimentos LTDA - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2011
Impactos das Mudanças de Uso nos Solos do Cerrado, Descrição: Visa demonstrar as mudanças que Uso nos Solos vem provocando no Bioma Cerrado. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (5) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante / Alfredo Borges Campos - Integrante / Diego Antonio Botelho de Cedro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Avaliação dos Impactos Ambientais do Município de Rio Verde (GO), Descrição: Este projeto visa a elaboração de um diagnóstico dos impactos ambientais existentes, bem como das suscetibilidades e riscos ambientais do território municipal de Rio Verde (GO), em escala: 1:100.000 ou maior para áreas/setores específicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (6) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante / Alfredo Borges Campos - Integrante / Diego Antonio Botelho de Cedro - Integrante., Financiador(es): Siol Goiás Indústria de Alimentos LTDA - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Banco de dados geoambientais da Bacia do Rio Araguaia, Descrição: Trata-se da elaboração de um portal com dados alfanuméricos e espaciais resultantes dos projetos relativos à Alta Bacia do Rio Araguaia... , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Apoio à Pesquisa - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2011
Impactos das Mudanças de Uso nos Solos do Cerrado, Descrição: Visa demonstrar as mudanças que Uso nos Solos vem provocando no Bioma Cerrado. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (5) . , Integrantes: Gabriel Tenaglia Carneiro - Integrante / SELMA SIMÕES DE CASTRO - Coordenador / Raphael de Oliveira Borges - Integrante / Maria Gonçalves da Silva Barbalho - Integrante / Rosane Amaral Alves da Silva - Integrante / Karla Maria Silva Faria - Integrante / Alfredo Borges Campos - Integrante / Diego Antonio Botelho de Cedro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Agência Municipal do Meio Ambiente. , Rua 75, Setor Central, 74055110 - Goiânia, GO - Brasil, Telefone: (62) 35241421
Experiência profissional
2013 - 2013
Universidade Estadual de GoiásVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contrato Temporário, Carga horária: 3
Outras informações:
Ministrou as disciplinas de:
Biogeografia
Prática Pedagógica III
2012 - Atual
Faculdade Católica de AnápolisVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações:
Ministrei a disciplina de Avaliação Econômica de Recursos e Danos Ambientais na Pós-Graduação em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental.
2011 - 2016
FACULDADES DELTAVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 6
Outras informações:
Docente no Curso de Gestão Ambiental nas disciplinas:
Análise de Investimentos Ambientais;
Recuperação de Áreas Degradadas.
2010 - Atual
Agência Municipal do Meio AmbienteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 30
2002 - 2004
Pontifícia Universidade Católica de GoiásVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Bolsista Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista do Cnpq - Como pesquisador na área de geociências e meio ambiente
Atividades
-
06/2002 - 06/2004
Estágios , Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.,Estágio realizado, Pesquisador na área de Geociências e Meio Ambiente.
2007 - 2008
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 30
Atividades
-
10/2007
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia, Edafologia e Mineralogia, Monografia
2014 - Atual
Uni-AnhangueraVínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 9
Outras informações:
Docente nos Curso de Gestão Ambiental, Engenharia Civil e Arquitetura.
2015 - 2016
Instituto Nacional de CursosVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Coordenador do MBA, Carga horária: 3
Outras informações:
Coordenador do MBA em Gestão, Auditoria e Licenciamento Ambiental
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gabriel Tenaglia Carneiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?